Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
09/2019
Água de torneira pode causar câncer, aponta estudo americano Foto: Gausanchennai/Wikimedia Commons

Uma nova pesquisa, publicada no periódico científico Heliyon, apontou que cancerígenos presentes na água da torneira podem aumentar o risco de câncer ao longo da vida de um indivíduo. Segundo o estudo, feito nos Estados Unidos, existem 22 substâncias carcinógenas na água dos Estados Unidos, incluindo arsênio, urânio e rádio. De acordo com a Veja, o levantamento revela que, embora esteja dentro dos padrões exigidos pelas agências sanitárias do país, a água de torneira dos EUA é suficientemente poluída para gerar um risco real de câncer. A pesquisa foi feita com amostras de quase 49 mil sistemas de água do país, que servem cerca de 85% da população americana. Com base nos resultados encontrados, os cientistas afirmam que, de cada 10 mil habitantes, quatro desenvolverão câncer ao longo da vida por causa dos contaminantes presentes na água. De acordo com os pesquisadores, cabe ao povo exigir uma melhor qualidade desse recurso frente aos órgãos públicos.

Máquinas caça-níqueis são apreendidas em Livramento de Nossa Senhora Foto: Divulgação/PM

Seguindo denúncia, a polícia militar apreendeu várias máquinas caça-níqueis no município de Livramento de Nossa, a 68 km de Brumado, na quarta-feira (25). Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, diversas pessoas se reuniam no estabelecimento comercial localizado no centro da cidade para praticar jogos de azar. A guarnição também apreendeu três máquinas da mesma natureza em outro estabelecimento na Avenida Dr. Edilson Pontes, também no centro. Todos os envolvidos e os equipamentos foram conduzidos e apresentados na delegacia de Livramento.

Maior traficante da Bahia, natural de Vitória da Conquista, 'Dona Maria' é presa em São Paulo Foto: Divulgação/SSP-BA

Nesta quarta-feira (25), a maior traficante de drogas da Bahia, a conquistense Jasiane Silva Teixeira, a 'Dona Maria', foi presa por equipes da Polícia Civil e da Superintendência de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública na cidade de Mogi das Cruzes, em São Paulo. Além da distribuição de drogas, ela tinha envolvimento com homicídios, corrupção de menores, roubos, falsificações e tráfico de armas. Natural de Vitória da Conquista, ela comandava uma facção atuante na região sudoeste da Bahia, com ramificações nos estados de Minas Gerais e São Paulo. Segundo informações da polícia, a traficante será transferida para Bahia, onde responderá pela extensa ficha criminal.

Caetité: Homem é condenado a 28 anos de prisão por matar ex-companheira a facadas Foto: Divulgação/PM

Um homem acusado de matar a ex-companheira, na cidade de Caetité, a 100 km de Brumado, foi condenado a 28 anos de prisão na última terça-feira (24), no Fórum Cezar Zama, comarca do município onde ocorreu o crime. Conforme o Ministério Público da Bahia (MP-BA), Marinaldo Pereira de Souza foi condenado a cumprir a pena em regime fechado. A promotoria acusou o homem de matar a ex-companheira por motivo fútil, em situação de violência doméstica e familiar e sem possibilidade de defesa da vítima. A sentença foi proferida pelo juiz Pedro Silva e Silvério. Segundo informações do MP-BA, Marinaldo atacou Talita Castro de Souza no dia 26 de maio do ano passado, na Fazenda Araticum, localizada no distrito de Brejinho das Ametistas. Ele vinha ameaçando a vítima desde que os dois haviam rompido o relacionamento. De acordo com o G1, o órgão informou que o condenado chegou à fazenda armado com a faca e contou que estava bebendo “para criar coragem” para matar a ex-companheira.

Pressionado pelo setor aéreo e com a justificativa de que a medida pode ajudar a baratear viagens de avião, o Congresso Nacional corroborou nesta quarta-feira, 25, a resolução do presidente Jair Bolsonaro e decidiu manter a cobrança de bagagens em voos domésticos. Por 247 votos a favor e 187 contra os deputados mantiveram o veto do presidente ao trecho que tratava sobre o tema na medida provisória que abriu o setor aéreo para o capital estrangeiro. Eram necessários 257 votos da Câmara para derrubar a medida. Na terça-feira, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), se reuniu com colegas do Centrão e argumentou que derrubar o veto faria com que companhias aéreas mantivessem os altos preços das passagens. Ao sair do encontro, Maia sinalizou que o acordo havia sido feito. “Se nós derrubamos o veto, vamos estar dizendo: Gol, TAM, continuem operando cobrando esses preços horrorosos, caros e que inviabilizam o brasileiro a voar pelo nosso país”. De acordo com a Veja, representantes do governo e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) também se reuniram com deputados nas últimas semanas para pedir a manutenção do veto. Um dos argumentos foi a atração de empresas de baixo custo (low cost) ao mercado doméstico. A companhia chilena ultra low cost JetSmart, por exemplo, iniciou na terça-feira 24 a venda de passagens aéreas entre três cidades brasileiras e Santiago, capital do Chile. Outras companhias estariam interessadas e, segundo uma fonte, teriam condicionado o avanço das negociações à manutenção do veto.

Caminhão tomba na BA-262 entre os municípios de Brumado e Aracatu Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na noite da última quarta-feira (25), um caminhão carregado com maracujá tombou na BA-262, entre os municípios de Brumado e Aracatu. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, o motorista perdeu o controle e acabou tombando no acostamento da pista. Parte da rodovia teve de ser bloqueada pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE) por conta da carga que ficou espalhada no local. O motorista do caminhão sofreu apenas ferimentos leves. Somente na manhã de hoje (26), o caminhão, com placa de Rio do Antônio, foi removido por um guincho.

Ex-governador do Tocantins, Marcelo Miranda é preso Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O ex-governador do Tocantins Marcelo Miranda (MDB) foi preso na manhã desta quinta-feira 26 pela Polícia Federal. De acordo com o canal Globo News, ele é alvo de uma operação para desarticular uma organização criminosa suspeita de corrupção, peculato, fraudes em licitações, desvio de verba pública, falsificação de documentos e lavagem de dinheiro. A Polícia Federal estima que o grupo causou prejuízos de mais de 300 milhões de reais à administração pública. Miranda foi detido em Brasília, no apartamento funcional da mulher, a deputada Dulce Miranda (MDB-TO) — que não é investigada. A corporação alega que os investigados manipularam provas, com a falsificação de documentos e compra de depoimentos. São cumpridos onze mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva em cidades do Tocantins, Goiás e Pará. De acordo com a Veja, o objetivo da operação denominada “12º Trabalho” é obter novas provas e interromper a continuidade do crime de lavagem de dinheiro. Os investigados continuam utilizando “laranjas” para dissimular a origem ilícita de bens móveis e imóveis, frutos de propinas, diz a corporação. A defesa de Marcelo Miranda informou que ainda não teve acesso aos autos e à decisão e que não há razão para um decreto prisional, já que os fatos investigados são passados.

CNJ suspende fechamento de comarcas do interior pelo Tribunal de Justiça da Bahia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em decisão de um procedimento de controle administrativo, suspendeu a resolução nº 13/ TJBA que determinava o fechamento de 18 comarcas do interior do estado, até a análise do mérito da questão. A decisão desta quarta-feira (25) suspende também qualquer ato do Tribunal de Justiça que tenha por finalidade a desativação de comarcas. Até então somente a comarca de Maragogipe tinha suas atividades suspensas por uma decisão do CNJ. As outras ainda aguardavam movimentação de fechamento do Tribunal de Justiça baiano. De acordo com o Bahia Notícias, a decisão assinada pela conselheira Maria Tereza Uille Gomes determina ainda que o TJ-BA encaminhe ainda em 15 dias informações com a relação completa de todas as Comarcas existentes no estado com o nome do juiz titular ou substituto e quantos cargos de juiz de Direito ou substituto estão vagos na Bahia. “Cumpre ressaltar que este Conselho, no cumprimento de suas funções constitucionais, pode atuar de ofício de modo que os Conselheiros não ficam adstritos aos limites dos pedidos das partes”, acrescenta a decisão que é válida e pode ir além do que pede o requerente Thiago Santos Castilho Fontoura. A decisão também aborda a contradição do tribunal de criar vagas para desembargadores - a Corte obteve autorização do Supremo Tribunal Federal (STF) para a criação de nove cadeiras. “Dessa forma, vislumbra-se uma aparente contradição do TJ-BA, na medida em que alega dificuldade financeiras para fundamentar a desativação de Comarcas no interior, mas cria novos cargos na segunda instância, acarretando aumento significativo de despesas. Esse plausível descumprimento da Política Nacional de Atenção Prioritária ao Primeiro Grau de Jurisdição caracteriza o fumus boni iuris”, pontua a Conselheira.

Brumado: Pelo terceiro ano consecutivo, prefeitura nega reajuste salarial dos servidores municipais Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A prefeitura municipal de Brumado e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindsemb) não chegaram a um acordo quanto ao reajuste salarial da categoria, mesmo após várias reuniões de negociação. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente do sindicato, Jerry Adriano, disse que o prazo se esgotou e o órgão acionará a justiça. “As negociações começaram no mês de abril e foram até maio. O secretário alega que a prefeitura não tem condições de dar o repasse”, afirmou. De acordo com os cálculos feitos pelo Sindsemb, o repasse aos 384 servidores públicos municipais seria de R$ 108 mil, o que está dentro das possibilidades da administração, tendo em vista as inúmeras nomeações publicadas no Diário Oficial que incham a folha de pagamento. Adriano informou ainda que já encaminhou ofício à prefeitura solicitando a reabertura das negociações salariais, mas o documento não foi respondido. O próximo passo, segundo o presidente do Sindsemb, é acionar a justiça a fim de garantir a reposição da perda salarial da categoria. “O último reajuste foi em 2017, que é equivalente a 2016. Acompanhamos a apresentação do orçamento para 2020 e, mais uma vez, os servidores ficaram de fora”, frisou.

CDL de Brumado lança campanha para reforçar importância de se associar à entidade

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado está lançando uma campanha para reforçar a importância da filiação à entidade para o crescimento do comércio local e da economia. A entidade realiza mais de 50.300 consultas de crédito com o objetivo de proteger o comércio da inadimplência, bem como promove a campanha promocional Liquida Bahia a fim de fomentar as vendas no período de julho. De acordo com a CDL, nos meses de setembro e outubro, o filiado que indicar outra empresa para se associar receberá um desconto equivalente a uma mensalidade básica. Seja um associado e agregue valor ao comércio local através de inúmeros benefícios. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-1222.

Caetité lidera extração de pequi na Bahia e é o 44º município no Brasil

No ano passado, foram extraídas 145 toneladas de pequi na cidade de Caetité, onde a produção do fruto vem crescendo desde 2016. De acordo com dados do IBGE, a cidade é líder da Bahia e 44º município extrator nacional de pequi. O Brasil foi responsável pela extração de 17.859 toneladas de pequi em 2016; 21.915 toneladas em 2017 e 21.945 toneladas de pequi em 2018. No município de Caetité, o primeiro registro de extração de pequi ocorreu em 2016. Naquele ano foram contabilizados apenas 2 toneladas. Já em 2017 e 2018 o município saltou para 141 e 145 toneladas do fruto, respectivamente.

Brumado: Urologista Luan Queiroz é especialista do Centro Médico São Gabriel

O urologista é o médico especialista responsável por cuidar dos órgãos reprodutores masculinos e tratar o sistema urinário das mulheres e dos homens. O urologista realiza exames de diagnóstico e prevenção de doenças relacionados ao trato urinário, como exemplo o câncer de bexiga e infecções urinárias. O Centro Médico São Gabriel inovando para melhor atender traz para Brumado e região o Especialista em Urologia Luan Queiroz, atendimento todas as quintas feiras. Agende sua consulta: (77) 3441-1502 / (77) 99925-8807 WhatsApp.

Autor de homicídio é capturado na cidade de Guajeru Foto: Divulgação/PM

No dia 18 de agosto, um homicídio foi registrado na estrada entre as fazendas Campo Frio e Sanguessugas, no município de Guajeru, a 68 km de Brumado. O autor desferiu golpes de faca na vítima, identificada como José Carlos dos Santos, que faleceu no local. A Polícia Civil investigou e o Poder Judiciário procedeu com a expedição do mandado de busca e apreensão e prisão do autor. Por essa razão, a guarnição deslocou em apoio e foram encontrados e colhidos uma camisa, a motocicleta e a faca grande utilizada no crime. O suspeito foi capturado e apresentado na sede da delegacia territorial de Brumado.

Conheça os vasos e pedras decorativas da loja de decoração Brumas

Quer dar um toque de elegância e sofisticação ao seu ambiente? Conheça os vasos e pedras decorativas da Brumas, loja localizada na Avenida Centenário, 317, no Bairro Novo Brumado. Além dos vasos e pedras, a loja trabalha com revestimento de parede para áreas internas e externas, gesso 3D, PVC 3D e pedra natural. Para agendar um horário para conhecer as peças, basta ligar para o telefone (77) 99828-8085. Na Brumas, você vai encontrar a inspiração que faltava para decorar os mais diversos ambientes.

Guanambi: Policial civil morre após sofrer parada cardíaca Foto: Reprodução

Lotado na 22ª Coorpin, em Guanambi, o policial civil Moisés de Oliveira Mathias, de 63 anos, morreu na última quarta-feira (25), na UPA 24 horas, no referido município. Segundo o coordenador da 22ª Coorpin, delegado Clécio Magalhães, o inspetor da Polícia Civil sofreu uma parada cardíaca e não resistiu. O corpo do policial será transladado para Salvador, onde será velado e sepultado pela família.

Laboratório Exame: Especializado em análises clínicas em Brumado

O Laboratório Exame é especializado em análises clínicas em Brumado e região. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O laboratório oferece um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório dispõe de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. O laboratório Exame fica localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 655, centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 / (77) 3441-5039 / (77) 99941-0068 (WhatsApp).

Brumado: Dudu será homenageado em inauguração de brinquedoteca no Hospital Magalhães Neto Foto: Reprodução/Facebook

Na próxima sexta-feira (27), às 18h, acontecerá a cerimônia de inauguração da Brinquedoteca Luiz Eduardo Santos Silva, no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado. O nome da sala é uma homenagem ao brumadense Dudu, que, aos três anos, foi diagnosticado com câncer. Na época, seus pais, Patrícia Santos Silva e Luiz Arlindo da Silva, buscaram tratamento em um hospital especializado no câncer infantil, o Centro Médico Boldrine. Após 5 meses, Luiz Eduardo foi submetido a um transplante de medula óssea, considerado um dos mais bem-sucedidos da história da unidade de saúde. Ele chegou a receber alta com diagnóstico de cura, mas, apenas cinco dias depois de chegar em casa, o seu estado de saúde se agravou. Juntamente com a família, retornou para o hospital, pois o câncer havia se espalhado. Ele lutou por mais cinco meses pela vida, mas não resistiu. O caso repercutiu amplamente na cidade e a comunidade ficou bastante comovida com a história.

Transforme o seu sorriso no Neo Odonto: Núcleo de Estética Oral em Brumado

Em Brumado, o Neo Odonto - Núcleo de Estética Oral trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação e tenha um sorriso lindo e saudável. O consultório fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. O Neo Odonto conta com uma equipe especializada e pronta para fazer o seu diagnóstico e indicar o tratamento necessário. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).

Universidade de Boston realiza pesquisa de combate à seca em Tanhaçu e Caturama Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Atualmente, o Instituto Norueguês de Pesquisa Urbana e Regional (NIBR), em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o Massachussets Institute of Technology e a Boston University, está conduzindo o projeto de pesquisa intitulado “Breaking the curse? The politics of drought in the Brazilian Northeast”. Conforme apurado pelo site Achei Sudoeste, os municípios baianos de Tanhaçu e Caturama estão na lista para uma pesquisa sobre políticas de combate à seca no Nordeste. Ao todo, 90 municípios brasileiros farão parte da sondagem. Fazem parte do questionário da pesquisa perguntas como: quais as principais lideranças políticas, considerando os últimos 10, 15 anos (e como elas são conhecidas, se pelo nome mesmo ou algum apelido); e se esses líderes são ligados a alguma família tradicional da política local, ou seja, se têm parentes que já foram prefeitos ou vereadores. O objetivo central do projeto é analisar a evolução e implementação de políticas públicas contra os efeitos da seca que historicamente afetam a região. O projeto é financiado pelo Conselho de Pesquisa Norueguês e tem fins estritamente acadêmicos. A data para término do projeto é 01 de março de 2020. Durante o período da pesquisa, nenhuma informação coletada será utilizada para fins comerciais ou fornecida a terceiros. Após seu término, todas as informações serão anonimizadas para eventual uso futuro.

Brumado: Polícia Civil intensifica investigações a fim de elucidar feminicídio que vitimou Ariane Reis Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o delegado que preside as investigações sobre o feminicídio da jovem Ariane dos Reis, Leonardo Soares, disse que a Polícia Civil já instaurou inquérito a fim de apurar os fatos e elucidar o caso. Segundo ele, a família está sendo ouvida para saber detalhes acerca da convivência do casal e se chegar às exatas circunstâncias que envolveram o crime que chocou a comunidade. “Também já foi expedida a necropsia do corpo da vítima pra saber o que de fato aconteceu, que tipo de lesão levou a sua morte”, declarou, acrescentando que, somente após o laudo da necropsia, é que a polícia poderá confirmar como a jovem foi executada. O delegado adiantou que os familiares disseram que ambos conviviam bem e foram pegos de surpresa com o crime. Sobre a apresentação do acusado, Soares afirmou que, até o momento, o mesmo não se entregou e não há informações sobre se isso irá acontecer.

Relatório da ONU aponta que 7 mil recém-nascidos morrem diariamente no mundo Foto: Agência Brasil

A Organização das Nações Unidas apontou através de um relatório a estimativa de que quase 7 mil bebês morrem todos os dias antes de completar um mês de vida. O documento ainda pede a nações que adotem medidas para melhorar a situação. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) anunciaram que as taxas de sobrevivência de recém-nascidos vêm melhorando desde 2000, mas cerca de 2,5 milhões de bebês morreram em 2018. Reportagem da Agência Brasil destaca que o relatório aponta que uma em cada 37 mulheres na África Subsaariana morre durante a gestação ou o parto. O documento lembra que mulheres no parto e seus bebês enfrentam risco maior em países em que há conflitos ou crise humanitária, como Síria e Venezuela, pela falta de acesso a tratamentos essenciais.

Livramento de Nossa Senhora: Suspeito de homicídio é preso em Minas Gerais Foto: Divulgação/PC

Nesta terça-feira (24), policiais civis de Minas Gerais e da Bahia cumpriram mandados de busca e apreensão e de prisão na cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. As ordens judiciais foram decretadas pelo Poder Judiciário de Nova Lima/MG, local onde o fato ocorreu. 

Livramento de Nossa Senhora: Suspeito de homicídio é preso em Minas Gerais Foto: Divulgação/PC

Rubens Santos Gomes foi preso por suposta prática de homicídio qualificado e estava foragido desde 2013. O cumprimento da medida só foi possível graças ao trabalho de integração entre as polícias judiciárias de Minas e da Bahia. O preso foi transportado via aeronave oficial da PC/MG para Minas Gerais e permanecerá à disposição do judiciário local.

Governo vai cobrar imposto de 13º e férias em acordo trabalhista Foto: Vanderlei Almeida/Veja

As verbas rescisórias como 13º salário, férias e horas extras fixadas em acordos trabalhistas não poderão mais ser classificadas como indenizatórias e será necessário o desconto de Imposto de Renda sobre esses valores. A mudança na legislação trabalhista consta em uma lei sancionada na última sexta-feira e publicada na segunda-feira, 23, no Diário Oficial da União. A nova norma tenta acabar com uma prática comum entre empresas e trabalhadores, que colocam todo o valor do acordo como indenização para fugir da cobrança de impostos, diminuindo o que a empresa tem a acertar e aumentando o ganho do trabalhador. Isso acontece porque sobre verbas indenizatórias não há cobrança de contribuição previdenciária e Imposto de Renda, por exemplo, que incidem sobre a remuneração. De acordo com a Veja, a lei ainda traz parâmetros mínimos do que deverá ser estipulado como verba indenizatória. Ela não poderá ter base de cálculo inferior a um salário mínimo por mês ou inferior à diferença entre a remuneração reconhecida como devida e a efetivamente paga pelo empregador, cujo valor total de cada mês não será inferior ao salário mínimo. Com a mudança, a expectativa da equipe econômica é arrecadar até 20 bilhões de reais nos próximos dez anos com a cobrança de Imposto de Renda sobre essas verbas de acordo. Apenas os pagamentos claramente indenizatórios – referentes a bônus, auxílios e mesmo eventuais danos morais – continuarão livres do pagamento de impostos.

Homem com mandado de prisão em aberto por roubo e corrupção de menores é preso em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na noite da última terça-feira (24), os grupos de radiopatrulhamento e Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), em rondas ostensivas no Brisa II, em Brumado, avistaram e capturaram o indivíduo Márcio Henrique Rodrigues Lima, que possuía mandado de prisão em aberto após condenação por crime de roubo e corrupção de menores. O elemento foi conduzido e apresentado na sede da Delegacia Territorial de Brumado, onde permanece à disposição da justiça.

Governo fixa preço base de combustíveis e média da gasolina na Bahia será de R$ 4,59 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) publicou nesta terça-feira (24) a regulação do preço médio ponderado ao consumidor final e a gasolina na Bahia terá o valor de R$ 4,59. O preço terá validade a partir de 1º de outubro, segundo ato publicado no Diário Oficial da União (DOU). A publicação do Confaz estabelece os Preços Médio Ponderado ao Consumidor Final (PMPF) de combustíveis para cada um dos 26 estados brasileiros. O PMPF serve de base para o recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) feito pelas refinarias. Além da gasolina, a tabela traz preços de referência para outros combustíveis, como querosene da aviação, etanol, gás natural veicular (GNV), gás natural industrial, óleo combustível, diesel e gás de cozinha. Para a Bahia, desde a última regulação, o preço base para a gasolina teve uma redução. Os valores estimados no documento são de R$ 4,59 para gasolina comum, R$ 3,65 para o diesel S10, R$ 3,55 o óleo diesel e R$ 2,44 para o gás natural.

Arquivo