Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
09/2020
fechar

Eleições 2020: Convenção PP e PT confirma Geraldo Azevedo e Zé Ribeiro para disputar a prefeitura de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A convenção da união dos Partidos Progressista (PP) e do Partido dos Trabalhadores (PT) oficializou os nomes de Geraldo Leite Azevedo (PP) e José Ribeiro Neves (PT) para disputa à prefeitura de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o pré-candidato a prefeito, definiu que é uma emoção verdadeiramente singular apresentar novamente o seu nome para apreciação da comunidade brumadense. “É o PP e o PT de mãos dadas e corações irmanados para implantar a verdadeira democracia e o verdadeiro desenvolvimento em Brumado. Sincera e honestamente, Zé Ribeiro e Geraldo compõem não apenas uma aliança de partidos políticos, mas uma identificação de sentimentos, de ideias e propostas para uma Brumado livre, feliz e desenvolvida à luz da transparência”, resumiu. Pela primeira vez disputando uma chapa majoritária, Zé Ribeiro disse que assumiu o compromisso e irá até o fim para fazer o melhor pelo município. “A nossa tarefa agora é implantar um novo modelo político e fazer a população voltar a sorrir”, destacou.

Barra da Estiva: Indivíduos são presos acusados de tráfico de drogas e cultivo ilegal de maconha Foto: Divulgação/Cipe Sudoeste

Nesta terça-feira (15), após denúncia acerca de dois indivíduos que estariam cultivando maconha às margens de um rio na cidade de Barra da Estiva, a 123 km de Brumado, policiais da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) e da Cipe Sudoeste deslocaram-se ao local para apuração dos fatos. No local, encontraram dois indivíduos com as características descritas na denúncia. Procedida a abordagem, os sujeitos indicaram onde estavam as plantas às margens do rio e algumas já acondicionadas para comercialização em suas residências. Ambos foram apresentados e tiveram a prisão em flagrante formalizada.

Com chapa puro sangue, PSDB lança Toe de Gentil e Bianca Santana na disputa pela prefeitura de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) oficializou o lançamento de sua chapa majoritária, composta pelas pré-candidaturas a prefeito e vice-prefeita, Antônio Gentil, o Tõe de Gentil, e Bianca Santana, à prefeitura de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o pré-candidato disse que vai à luta para defender os interesses do povo, priorizando a educação, a saúde e o esporte. “Trabalhar com honestidade e respeitar os eleitores. Não tenho interesse político nenhum e nem vou me vender para ninguém. Sou um político honesto e sério”, destacou. Esta é a primeira vez que o empresário coloca o seu nome à disposição dos munícipes para disputar um cargo político. Questionado sobre a sua motivação, Gentil disse que acredita no seu projeto de governo para ajudar o povo. “Nós somos políticos do povo. Eu vou para as ruas”, pontuou. De sua parte, a candidata a vice-prefeita definiu que a sua figura representa a mulher e os jovens e que a chapa pretende trazer renovação para a política local. “A gente quer o novo e a mudança”, resumiu.

Caculé atinge maior índice Ideb entre os municípios com mais de 20 mil habitantes Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A cidade de Caculé, a 100 km de Brumado, atingiu o maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) entre os municípios com mais de 20 mil habitantes. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito José Roberto Neves (DEM), o Beto Maradona, destacou que a cidade está em escala crescente em todos os índices municipais e a educação é o carro chefe de sua administração. “A gente entende que é através da educação que vamos melhorar os outros fatores no município. É sempre nesse norte que concluímos o nosso mandato”, pontuou. Para ele, o resultado se deve a um conjunto de ações implantadas em todas as salas de aula, na sede e na zona rural, com o objetivo de melhorar a qualidade e desempenho dos estudantes. “Tem escolas que o Ideb chega a 7.4, fruto de um trabalho feito com muita dedicação, sensibilidade e compromisso com a classe de professores, com os estudantes e suas famílias, além dos investimentos disponibilizados pelo Governo do Estado ao Município. Um verdadeiro trabalho de equipe”, avaliou. O prefeito fez questão de parabenizar os profissionais da educação, fundamentais para o alcance desse número.

Tumor de quase 20 kg é retirado de jovem de 25 anos em hospital do Acre Foto: Arquivo Pessoal

Cirurgiões removeram um tumor de quase 20 kg do ovário de uma jovem de 25 anos em um hospital do Acre. O procedimento aconteceu nesta quinta-feira (10), no Hospital Regional do Juruá, em Cruzeiro do Sul, no interior do estado. De acordo com informações do G1, a cirurgia durou mais de três horas. A paciente segue internada na enfermaria, mas se recupera bem do procedimento. A expectativa é de que tenha alta médica no sábado (12). A mulher notou que a barriga vinha crescendo de forma anormal há cerca de três meses e decidiu procurar ajuda médica, traz a matéria do G1. Para investigar do que se tratava, ela foi submetida a um exame de tomografia. A partir dos resultados o diretor clínico da unidade, Marlon Holanda, e o ginecologista Billy Rodrigues, identificaram o tumor de grandes proporções. Os dois médicos participaram da cirurgia. “Era um tumor no ovário direito, que cresceu e tomou todo o abdômen da paciente em cerca de três meses apenas. Um tumor muito grande que pesava em torno de 20 quilos. [O tumor] Estava grudado no intestino, mas foi desfeito a aderência que tinha e retirado totalmente, e não teve nenhum problema”, contou o médico Marlon Holanda. Ele ainda sinalizou que esse tipo de caso é raro. Que episódios semelhantes até já surgiram, mas nenhum com um tumor do tamanho do retirado da paciente na quinta-feira. Ainda conforme a reportagem, o ginecologista Billy Rodrigues revelou que a paciente chegou a pensar que estava grávida. Ela fez um teste, que deu negativo. Após o exame, a paciente procurou o hospital. “Ela disse que as pessoas ficavam perguntando se ela estava grávida. Pedi os exames e percebemos que se tratava de um tumor gigante e a gente programou para fazer a cirurgia. Foi um tumor de crescimento bastante rápido. A paciente é testemunha de Jeová e não aceitava transfusão sanguínea, caso fosse necessário. Ela chegou a assinar um termo, mas, graças a Deus, não foi preciso”, contou Rodrigues.

Brumado: Agência no INSS só será reaberta ao público após instalação de equipamentos de biossegurança Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Embora diversas agências do INSS tenham sido reabertas na segunda-feira (14) em todo país, a unidade de Brumado ainda não tem data para reabertura. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Gilberto Nunes, gerente do escritório do INSS na cidade, explicou que a agência ainda não está estruturada com todos os equipamentos de proteção necessários para segurança dos servidores e dos segurados. “Tem uma previsão de que esses equipamentos estejam disponíveis, provavelmente, até o final do mês. Estando tudo pronto será anunciada a data de reabertura”, pontuou. Por enquanto, os serviços continuam sendo disponibilizados remotamente, assim como vem sendo feito desde o início da suspensão das atividades presenciais. 

Mãe abraça filha durante tiroteio, mas criança é atingida no peito no Rio de Janeiro Foto: Reprodução/TV Globo

A mãe da menina de três anos baleada em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, abraçou a filha para tentar protegê-la dos tiros. A criança foi atingida na porta de casa na noite de segunda-feira (14). Os pais não quiseram gravar entrevista pois moram em uma área de risco. A mãe contou que a menina estava brincando quando ela montava a barraca de salgados onde trabalham, na porta de casa, na comunidade do Massapê, em Santa Cruz da Serra, quando ouviu os tiros. De acordo com o G1, ela abraçou a menina e, logo depois, viu que a filha estava ferida. A criança foi atingida no tórax e socorrida em uma unidade de saúde da região. Depois, ela foi levada para o Hospital Adão Pereira Nunes. A Secretaria de Saúde de Duque de Caxias afirma que ela não corre risco de morrer.

Espingarda é apreendida pela polícia em estrada vicinal na cidade de Caetité Foto: Divulgação/Cipe Sudoeste

Na última segunda-feira (14), ao realizar deslocamento na BR-030, próximo à cidade de Caetité, a 100 km de Brumado, a polícia avistou um motociclista em uma estrada vicinal. No local, antes mesmo da aproximação dos policiais para realização da abordagem, o indivíduo conseguiu fugir deixando para trás uma arma de fogo tipo espingarda cartucheira calibre 28, com 3 cartuchos intactos e 1 deflagrado. O armamento foi conduzido e apresentado na delegacia territorial de Caetité.

Um bebê de 1 ano e 8 meses morreu e outras 15 crianças foram hospitalizadas na cidade de Araci, no interior da Bahia, depois de passarem mal ao ingerir água. A suspeita da vigilância epidemiológica é que a água esteja contaminada. Resultados de testes devem sair nesta terça-feira (15). A morte da criança aconteceu na última quarta-feira (9), na semana em que as crianças foram hospitalizadas com os mesmos sintomas: vômitos, diarreia e dores abdominais. Cinco crianças seguem internadas no Hospital Estadual da Criança, em Feira de Santana, nesta terça. De acordo com o G1, outros 20 adultos também tiveram sintomas leves. Eles foram atendidos e medicados no Hospital Municipal de Araci. Dois deles foram transferidos para o Hospital Português, em Salvador. A prefeitura notificou a Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A (Embasa) para que o abastecimento na zona rural do município fosse suspenso. Amostras da água foram colhidas e encaminhadas para serem examinadas no Laboratório Central de Saúde Pública, também na capital baiana. Por meio de nota, a Embasa disse que suspendeu a distribuição da água na localidade, embora não veja indícios de problemas, já que é a mesma água que abastece outros 50 povoados entre Araci, Tucano e Santa Luzia. A Embasa disse ainda que os resultados dos exames bacteriológicos devem sair nesta terça. Por causa da suspensão da água na localidade, a prefeitura disponibilizou carros-pipa para abastecer os moradores da região.

Tanque Novo tem situação de emergência decretada em razão da estiagem

O município de Tanque Novo, na região sudoeste da Bahia, teve o decreto de emergência homologado pelo Governo do Estado nesta terça-feira (15) por causa do período de estiagem. Na publicação, o governo informou que a medida foi tomada considerando os danos decorrentes da estiagem, que tem afetado as atividades econômicas e a população da cidade. Com isso, o estado deverá adotar as medidas que se fizerem necessárias. O decreto de situação de emergência é válido por 180 dias. 

Bolsonaro diz que 'está proibido' falar em Renda Brasil no governo até 2022 Foto: Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta terça-feira (15) que no governo dele “está proibido” se falar em Renda Brasil e que o programa Bolsa Família vai continuar em vigor. De acordo com o G1, o Renda Brasil chegou a ser discutido no governo como um programa de assistência social para substituir o Bolsa Família. A intenção era aproveitar a experiência do auxílio emergencial, que acaba no fim do ano, e criar um programa que aumentasse o valor do benefício do Bolsa Família. No entanto, Bolsonaro e a equipe econômica não conseguiram chegar a um acordo sobre os cortes em gastos do governo que deveriam ser feitos para financiar o novo programa, o que vinha deixando suspensa a criação do Renda Brasil.

Malhada de Pedras: Por 5x2, TRE-BA mantém mandatos de prefeita e vice-prefeito Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última terça-feira (15), a prefeita da cidade de Malhada de Pedras, Terezinha Baleeiro Alves Santos (PP) e seu vice, Adriano Reis Paca (PSD), venceram em segunda instância o processo de cassação no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE). No último dia 8, o juiz José Batista de Santana Júnior havia votado pela rejeição dos recursos (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o advogado de defesa Magno Silva explicou que, por 5 a 2, o órgão reformou a sentença e afastou a hipótese de inelegibilidade. “Então, ela não tem nenhum impedimento com relação a este processo. A justiça assim foi feita. As decisões de primeiro grau são sempre passíveis de reformas por um órgão de segundo grau. O TRE entendeu que não houve qualquer prática de abuso de poder econômico ou político”, destacou. Dessa forma, segundo reiterou, a prefeita está apta a concorrer à reeleição.

Brumado: Professores e APLB mobilizam carreata de protesto contra o retorno das aulas no dia 21 de setembro Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A APLB sindicato está organizando uma carreta em protesto contra o retorno das aulas presenciais na rede municipal de Brumado. A mobilização será realizada na próxima sexta-feira (18). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, André Azevedo, professor e presidente interino da APLB no município, disse que a manifestação é, além das iniciativas jurídicas, mais uma forma de a categoria se posicionar contra esse retorno. “Somos contrários a este retorno neste momento e da forma como a prefeitura vem conduzindo esse processo. Infelizmente, em Brumado, os últimos dias nos trouxeram muita preocupação. Parece que é o período mais crítico que estamos vivendo no enfrentamento à pandemia. Ao contrário do que foi colocado, não queremos ser cobaias. Queremos segurança para retornar às salas de aula”, argumentou. Azevedo denunciou que, em visita às unidades escolares, a APLB constatou que nenhuma alteração foi feita nos prédios até o momento a fim de adequar os mesmos para essa retomada. “Isso nos faz pensar que há outros interesses por trás e eu não quero entrar nesse mérito. Contamos com a credibilidade do Ministério Público e da Justiça, que, de forma imparcial, irá analisar a situação e avaliar as condições oferecidas ao professor e aos alunos para permanência nas escolas. Essa insistência vai trazer um transtorno muito grande para a própria prefeitura”, destacou.

MPE aguarda decisão judicial diante de ação civil pública contrária ao retorno das aulas em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Ministério Público Estadual (MPE) moveu uma ação civil pública na Justiça a fim de impedir o retorno das aulas presenciais no município de Brumado, no dia 21 de setembro (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o promotor público Millen Castro declarou que o órgão entende que o momento não é propício, tendo em vista o crescente número de casos da Covid-19 na cidade. Além disso, Castro frisou que o direito à educação está sendo atendido em parte através das aulas virtuais implantadas, segundo a própria secretaria, com a participação massiva dos alunos da rede municipal. “Não mudou o panorama sanitário e de saúde na cidade. Brumado continua com casos crescentes, num patamar, inclusive, de mais óbitos. Não há mais como ficar negociando já que o Município resolveu adotar uma decisão unilateral. Como temos posições diferentes sobre o assunto que o mesmo seja entregue ao Judiciário para que o juiz possa deliberar se o município tem condições sanitárias de retomar as aulas presenciais”, comentou. Para o promotor, é muito mais difícil impor medidas sanitárias e de higiene para as crianças em ambiente escolar. “A nossa preocupação é que as crianças podem ser um grande fator de contaminação”, completou.

Brumado terá loja Casas Bahia ainda este ano Foto: Reprodução

Considerada a maior rede varejista do Brasil, a Casas Bahia instalará uma unidade no município de Brumado. A empresa realizou uma pesquisa de mercado, através da qual constatou a pujança da economia na capital do minério. A instalação da unidade promete gerar grande quantidade de empregos, diretos e indiretos, para os brumadenses. Com a loja, os munícipes e a população de toda microrregião terão acesso a uma imensa variedade de produtos.

151 pacientes estão em tratamento da Covid-19 em Brumado

Nesta terça-feira, 15 de setembro, o município de Brumado registra 1144 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 26,04% do total de 4294 notificações. Entre os diagnósticos: 5 internações, 15 óbitos, 151 pacientes em tratamento e 978 recuperados. No momento, 81 ainda aguardam resultado laboratorial e 1625 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Jequié: PF acha documentos em churrasqueira durante operação contra fraudes e desvios Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal (PF) encontrou documentos em uma churrasqueira localizada no imóvel de uma das pessoas investigadas na operação Guilda de Papel, deflagrada na manhã desta terça-feira (15) e que apura crimes de fraude à licitação e a direitos trabalhistas, além de desvio de verbas públicas em Jequié, no sudoeste da Bahia (veja aqui). Como parte da operação, foi cumprido um mandado judicial que determinou o afastamento do prefeito Sérgio da Gameleira (PSB) pela segunda vez. A operação cumpriu 10 mandados de busca e apreensão e outros cinco de medidas cautelares diversas da prisão, para apurar irregularidades na contratação de cooperativa. Houve mandados cumpridos também na cidade de Feira de Santana, cidade que fica a 100 quilômetros de Salvador e onde está localizada a sede da cooperativa investigada. Em coletiva realizada no fim desta manhã, o delegado da PF Jorge Vinicius Gobira Nunes informou que os documentos achados na churrasqueira ainda serão analisados. “Esses papéis estavam na casa de uma das investigadas. Os documentos serão analisados e, ao final, poderão ser utilizados como integrantes do inquérito”, afirmou ao G1. Ainda de acordo com o delegado, caso fique constatado que os documentos tenham relação com a investigação e que eles seriam destruídos, a pessoa responsável pelo ato poderá responder por crime de obstrução da justiça.

A equipe do Ministério da Economia manteve em 4,7% a estimativa para o tombo da economia brasileira em 2020. As informações são do G1. O número foi divulgado nesta terça-feira (15) por meio Boletim Macrofiscal do orçamento de 2020, uma publicação da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia. Essa é a mesma previsão que foi divulgada pela equipe econômica em maio, e depois, em julho. O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia. Segundo o boletim, os indicadores econômicos sugerem uma retomada da atividade econômica neste trimestre, apesar da retração da economia no 2º trimestre. Ainda de acordo com a equipe econômica, a indústria e o comércio devem ser o motor da atividade no 3º semestre deste ano e o setor de serviços deverá ganhar protagonismo nos últimos meses de 2020. A estimativa de queda do PIB neste ano é reflexo de medidas restritivas e de distanciamento social tomadas para frear a pandemia do novo coronavírus. As ações levaram, por exemplo, ao fechamento de boa parte do comércio e de fábricas ligadas a áreas consideradas não essenciais. Esses serviços, porém, estão sendo gradativamente reabertos em todo país.

Caetité não registra novos casos de Covid-19 nos últimos três dias Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Há três dias, a cidade de Caetité, a 100 km de Brumado, não registra novos casos de coronavírus. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o município possui 122 casos confirmados, dos quais apenas 3 estão ativos. Três pessoas aguardam resultado e 105 estão sendo monitoradas. De acordo com o Sudoeste Bahia, na cidade, 4 óbitos foram registrados em decorrência da Covid-19.

Ideb: Desde 2013, ensino médio brasileiro não atinge nível esperado de qualidade Foto: João Paulo Barbosa

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019, divulgado nesta terça-feira (15), mostra que o nível de qualidade do ensino médio brasileiro continua abaixo do esperado pelo Ministério da Educação (MEC). Embora tenha havido avanços em relação a 2017, o país não atinge a meta nessa etapa de ensino desde 2013. O Ideb vai de 0 a 10 e leva em conta dois fatores: quantos alunos passam de ano e qual o desempenho deles em português e em matemática. Em 2019, a meta nacional a ser cumprida, somando escolas públicas e particulares, era 5 - mas o resultado ficou aquém do esperado. A média foi bem inferior a isso: 4,2. Apesar de todos os estados, com exceção de Sergipe, terem aumentado o Ideb em relação à edição anterior, o resultado é insatisfatório. Uma "nota" de 4,2 não chega sequer ao patamar que era esperado para o país em 2015.

Operação da PF afasta prefeito de Jequié do cargo e cumpre mandados de busca Foto: Divulgação/PF

Uma operação da Polícia Federal (PF) foi deflagrada na manhã desta terça-feira (15) para combater crimes de fraude à licitação e a direitos trabalhistas, além de desvio de verbas públicas, em Jequié, no sudoeste da Bahia. Como parte da operação, foi cumprido um mandado judicial que determinou o afastamento do prefeito Sérgio da Gameleira (PSB) pela segunda vez. O afastamento foi expedido pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região e vale por 60 dias. O G1 entrou em contato com a prefeitura de Jequié, que informou que, por enquanto, não vai emitir nota sobre o caso. Batizada de Guilda de Papel, a operação cumpre 10 mandados de busca e apreensão e outras cinco medidas cautelares diversas da prisão. Além de Jequié, as ações foram realizadas também na cidade de Feira de Santana.

Semana Brasil e dia dos pais fazem vendas superar expectativas no comércio de Brumado, avalia CDL Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Dia dos Pais e a Semana Brasil impulsionaram as vendas no comércio de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Orlando Gomes, que faz parte da diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), disse que o mês de agosto deste ano superou as vendas do mesmo mês no ano passado. “Acredito que a retomada do comércio vem sendo produtiva e as coisas estão começando a acontecer”, comentou. Com relação à Semana Brasil, Gomes salientou que os comerciantes que participaram ativamente da campanha e proporcionaram descontos reais obtiveram bons frutos. “Deu também uma boa impulsionada na economia local”, pontuou. O foco, segundo ele, é trazer novos estímulos para o comércio do município a fim de incrementar as vendas nos próximos meses. 

Valor da produção agropecuária deve chegar a R$ 771,4 bilhões em 2020, diz ministério Foto: TV Sergipe

O Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) de 2020 deve chegar a R$ 771,4 bilhões, aumento de 10,1%, ao valor de 2019 (R$ 700,3 bilhões). O VBP deste ano é o maior já obtido na série histórica, que começou 1989, informou o Ministério da Agricultura nesta segunda-feira (14). As lavouras resultaram em R$ 519 bilhões, o equivalente a 67,3% do VBP, e a pecuária, em R$ 252,3 bilhões, ou 32,7% do VBP. As lavouras aumentaram seu faturamento em 13,6% em relação ao ano passado, e a pecuária, 3,7%. A soja representou 37,4% do valor das lavouras, com R$ 194,2 bilhões, o milho, com 15,8% equivalendo a R$ 81,9 bilhões. “Alguns produtos estão obtendo resultados nunca obtidos anteriormente, como a soja, milho, carne bovina, carne suína e ovos”, diz José Garcia Gasques, coordenador-geral de Avaliação de Política e Informação da Secretaria de Política Agrícola do ministério. Gasques explica que dois fatores são responsáveis por esses resultados, os preços internos e as vendas externas. “Os preços internos, bastante superiores aos do ano passado, e as exportações, de carnes e grãos principalmente para a China, impulsionam o desempenho favorável”, esclarece. Os produtos com melhor desempenho são os seguintes: amendoim 23,7%, arroz 19,9%, cacau 16,6%, café 39,8%, feijão 13,8%, laranja 8,8%, mamona 33,4%, milho 15,2%, soja 26,1%, e trigo 67,4%. Já os produtos com redução do VBP podem ser observados no algodão -2,9%, banana -8,8%, batata-inglesa -23,7%, mandioca -3,7%, tomate -13,1% e uva -13,8%. Esses produtos tiveram, em geral, produção menor neste ano e preços mais baixos. Os estados que puxam os valores da produção agropecuária brasileira são Mato Grosso (R$ 136,5 bilhões), Paraná (R$ 98,5 bilhões) e São Paulo (R$ 95,7 bilhões).

Eleições 2020: Cenário político definido com três candidaturas ao Executivo de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O site Achei Sudoeste já havia divulgado no último sábado (12) que o desenho político de Brumado estava para três candidaturas ao cargo de prefeito (veja aqui). Nesta segunda-feira (14), com o anúncio do médico Geraldo Leite Azevedo (PP), que vai para a disputa tendo o vereador José Ribeiro Neves (PT) na vice, a população local já sabe os nomes dos prefeituráveis para o pelito municipal em 2020, que ocorrerá em 15 de novembro. Tentando a reeleição, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) anunciou o atual vice-prefeito Édio da Silva Pereira (PCdoB), o Continha, como companheiro de chapa. Ainda no sábado (12), o pré-candidato democrata Fabrício Abrantes anunciou a sua chapa, tendo como vice o médico oftalmologista Aurino Rocha (Podemos). Cenário definido, agora o processo eleitoral terá início e a população irá às urnas para eleger o candidato que governará a capital do minério pelos próximos quatro anos.

Arquivo