Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
09/2020
Brumado: MP opina favorável para anular comissão do processo de cassação de Eduardo Vasconcelos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Ministério Público Estadual (MPE), através do promotor de justiça Millen Castro, pugnou pela concessão da segurança pretendida pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) quanto à anulação da comissão constituída a fim de que a Comissão Processante nº 01/2020, criada pelo Decreto Legislativo nº 002/2020, seja desconstituída. Segundo o promotor, a referida comissão, criada para seguimento do processo de cassação movido contra o gestor, teria sido formada em desacordo com a legislação pertinente e, por isso, seus atos devem ser anulados. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, em sua defesa, Vasconcelos destacou que o sorteio da comissão processante, composta por três vereadores, não teria ocorrido de forma livre entre os desimpedidos, conforme postula o artigo 5º, inciso II, do Decreto Lei nº 201/67, mas de forma proporcional entre aqueles que votaram contra e a favor ao recebimento da denúncia: aos 8 vereadores que votaram pelo recebimento foram destinadas duas vagas para sorteio, enquanto, dentre os 4 que votaram contra, sorteou-se uma vaga. “Diante do exposto, como ficou demonstrada ilegalidade na forma como se formou a comissão processante, o Ministério Público pugna pela concessão da segurança pretendida, a fim de que a Comissão Processante nº 01/2020, criada pelo Decreto Legislativo nº 002/2020, seja desconstituída, por ter sido formada em desobediência ao estrito cumprimento do art. 5º, II, do Decreto-Lei nº 201/67, e consequentemente, que sejam anulados os atos por ela praticados”, determinou Castro. 

Escola técnica oferece curso para manuseio de máquinas e eletricidade em Brumado

Em Brumado, a escola técnica Ciqprol está oferecendo cursos profissionalizantes para manuseio de diversas máquinas, a exemplo de pá carregadeira, empilhadeira, retroescavadeira, guindaste e escavadeira hidráulica. Também está sendo ofertado o curso em eletricidade para prestadores de serviços da Coelba. O certificado de conclusão é válido em todo território nacional. Mais de 15 mil já foram certificados e capacitados para condução dos veículos. Para saber mais, ligue ou envie um WhatsApp para (73) 99167-6890.

Prefeito de Guanambi é denunciado por abrir licitação milionária há menos de dois meses do pleito eleitoral Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Há menos de 60 dias para as eleições municipais, o prefeito de Guanambi e candidato à reeleição, Jairo Magalhães (PSD), abriu dezenas de licitações para adquirir itens como ferragens, cimento, cerâmica, equipamentos de iluminação pública, cestas básicas e contratação de mão de obra. De acordo com o Jornal A Tarde, os itens correspondem a uma quantia de R$ 8 milhões. Além disso, por meio do pregão eletrônico 020-20, aberto na última segunda-feira (21), o gestor pretende comprar 946 caixas d’água em valor correspondente a cerca de R$ 1,3 milhão. O vereador Agostinho Lira (DEM) denunciou o caso e disse que a intenção do prefeito é usar os itens politicamente. “Esta prática foi usada pelo gestor anterior, na eleição passada. A história está se repetindo. O atual gestor foi vitorioso com uma pequena margem de votos: cerca de 800, ou seja, menos de 1% do leitorado. Nos últimos anos, não foram concedidos reajustes aos servidores. A prefeitura nunca tinha recursos para investir em ações como essas que agora ele se propõe a fazer. Infelizmente, a possibilidade de reeleição desequilibra o pleito eleitoral e o uso da máquina pública por quem está no poder. Acredito muito na justiça eleitoral e no Ministério Público Eleitoral. Temos que frear esse tipo de artifício", declarou o parlamentar.

Conect Sol é a solução para economia nas suas contas de energia

A empresa de engenharia e consultoria Conect Sol trabalha com projetos, estrutural e elétrico, para instalação de energia solar. A mudança garante uma grande economia no valor das contas de energia. Entre agora mesmo em contato com os representantes da empresa para saber mais sobre os benefícios da energia solar e encomendar um orçamento. Os telefones são: (77) 99907-9149 (suporte técnico) ou (71) 99402-1024 (comercial).

Mesmo com perda de mais 40% nos subsídios salariais, servidores dos Correios suspendem greve Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Durante a assembleia realizada na terça-feira (22), na capital baiana, os servidores dos Correios decidiram suspender a greve retomar as atividades. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, André Aguiar, que faz parte da diretoria do Sincotel (sindicato dos servidores que representa a categoria), informou que a Federação irá recorrer da decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que manteve a retirada dos direitos dos trabalhadores. “Vamos recuar para ganhar força e, depois, voltarmos a lutar pelos nossos direitos, que foram usurpados nesse momento”, destacou. Segundo Aguiar, a perda dos servidores chegou a mais de 40% nos subsídios salariais. “São redução de tickets e do tempo de licença maternidade, retirados auxílios de servidores que têm filhos especiais e gratificações, além de várias cláusulas do nosso acordo coletivo, que teria validade até 2021”, afirmou. A empresa alega que está passando por uma crise e não tem condições de arcar com as despesas. Para o diretor, no entanto, os Correios estão em um momento positivo, inclusive com o aumento da demanda de encomendas. “Isso não justifica a retirada de direitos dos trabalhadores. A empresa tem alta lucratividade. A verdadeira intenção é sucatear a empresa. Com a privatização dos Correios quem irá perder é o povo brasileiro”, criticou.

Laboratório Exame: Especializado em análises clínicas em Brumado

O Laboratório Exame é especializado em análises clínicas em Brumado e região. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O laboratório oferece um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório dispõe de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. O laboratório Exame fica localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 655, centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 / (77) 99991-5757.

Populares cobram atendimento nos Correios em Palmas de Monte Alto Foto: Vilson Nunes

Desde o dia 15 deste mês, a agência dos Correios da cidade de Palmas de Monte Alto, a 183 km de Brumado, está de portas fechadas. No local, consta apenas um aviso informando que quem precisar de atendimento deve se deslocar à agência dos Correios no município de Guanambi. Revoltados, os populares cobram a reabertura da unidade e a entrega de encomendas, visto que a agência vizinha disse que não se responsabiliza por esse tipo de serviço. Segundo o radialista Vilson Nunes, o fechamento se deve à falta de servidores suficientes para atendimento à população, visto que dois estão de férias. A Supervisão Regional dos Correios ainda não se pronunciou sobre a questão.

Transforme o seu sorriso no Neo Odonto: Núcleo de Estética Oral em Brumado

Já imaginou ter seus dentes de volta? Com os implantes dentários isso é possível! A clínica conta com profissional especializado em Implantodontia para te atender da melhor forma possível. Além disso, o consultório trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação agora mesmo e agende o seu tratamento. O Neo Odonto fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).

Governador classificou a insistência ao retorno das aulas presenciais na Bahia como insensibilidade com a vida Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O governador Rui Costa (PT) lamentou e demonstrou perplexidade com a pressão de alguns setores para retomada das aulas presenciais na Bahia. Ele ressaltou que é preciso considerar as taxas de contaminação e mortes pelo novo coronavírus no Estado. “As pessoas perderam qualquer referência de solidariedade e de fraternidade com a vida humana. A doença não foi embora, não tem vacina. Não podemos acelerar, sob pena de aumentarmos o número de mortes. Os números são ainda muito altos no Brasil e na Bahia”, disse. A declaração foi feita durante coletiva de imprensa na agenda de entrega de mais uma encosta em Salvador, na manhã desta quarta-feira (23). Costa não soube explicar o que está acontecendo com a postura dos brasileiros diante da pandemia. “Um colégio acharia normal que morresse todo dia uma sala de aula de aluno? Esse colégio funcionaria normalmente se isso acontecesse? Não podemos colocar em risco vidas humanas. Não há a menor hipótese de cogitar o retorno às aulas presenciais nesse momento. Não quero ser responsável pelas mortes de alunos e professores”, declarou, perplexo com o grau de insensibilidade com a vida humana e de amor ao próximo que as pessoas têm revelado.

Caetité registra 5°óbito pela Covid-19 e quatro estavam em tratamento oncológico Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Caetité, a 100 km de Brumado, mais um óbito em decorrência da Covid-19 foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde. Trata-se de um paciente, do sexo masculino, que realizava tratamento contra um câncer na cidade de Vitória da Conquista, onde teria sido infectado. A morte aconteceu no dia último 20, mas entrou no boletim de ontem. Dos cinco pacientes que morreram em virtude da doença no município, quatro faziam tratamento oncológico. No momento, a cidade possui apenas 4 casos ativos.

Brumado: 136 pacientes continuam em tratamento do novo coronavírus

Nesta quarta-feira, 23 de setembro, o município de Brumado registra 1303 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 27,34% do total de 4976 notificações. Entre os diagnósticos: 09 internações, 15 óbitos, 136 pacientes em tratamento e 1152 recuperados. No momento, 105 ainda aguardam resultado laboratorial e 1737 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Guanambi registra queda nos casos de coronavírus Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nas últimas 24 horas, a cidade de Guanambi não registrou nenhum novo caso da Covid-19. Além disso, o número de casos ativos diminuiu de 27 para 20. O município possui, até o momento, 3 óbitos relacionados à doença. O último foi registrado no dia 17 deste mês. Trata-se de uma mulher de 76 anos, com comorbidades.

Riachão das Neves: Locutor de vaquejadas é morto a tiros e polícia investiga caso como execução Foto: Reprodução/TV Bahia

Um locutor de vaquejadas bastante conhecido no oeste da Bahia foi morto a tiros, na tarde de terça-feira (22), em um bar de Riachão das Neves. A vítima, Pecula Alves de Oliveira, tinha 44 anos. De acordo com o G1, havia várias pessoas no bar, no momento do crime. Os criminosos chegaram ao local em um carro branco e começaram a atirar para cima. Depois eles atiraram contra Pecula e fugiram. Até o momento, os criminosos não foram identificados. Segundo a polícia, as armas utilizadas no crime foram pistolas 9mm. O caso está sendo tratado como execução, entretanto a motivação ainda é desconhecida.

Adolescente de 16 anos morre afogado em lagoa de Macaúbas Foto: Corpo de Bombeiros

O corpo de um adolescente de 16 anos, identificado como Jeferson Henrique Santana Silva, foi encontrado na tarde de terça-feira (22), na Lagoa Vargem do Boi, em Macaúbas, no sudoeste da Bahia. Ele estava desparecido desde segunda (21), quando havia saído para nadar com um amigo na região. Segundo o Corpo de Bombeiros de Vitória da Conquista, a lagoa tem cerca de 40 metros de uma margem a outra. Segundo os agentes que trabalharam na operação, o local é uma barragem grande e com vários buracos, com desníveis que chegam a quase quatro metros de profundidade. O amigo da vítima, percebendo que ele estava se afogando, tentou resgatá-lo, mas não conseguiu. A região não tem uma incidência grande de afogamentos. “Eles estavam nadando, em uma região que dá cerca de 40 metros de distância, quando a vítima disse que estava se afogando. Eles sabiam nadar. O amigo foi ajudar e quase era puxado por ele, o que seriam duas vítimas”, disse ao G1, nesta quarta-feira (23), o soldado Benigno, do Núcleo de Operações Aquáticas do 7º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar, que trabalhou no resgate. Os agentes foram acionados por volta das 19h de segunda-feira, mas, por causa das condições de luminosidade, não puderam fazer as buscas de imediato e deram início ao procedimento na manhã de terça-feira. Por volta das 8h, o corpo foi encontrado. A mãe do adolescente esteve no local com a equipe, mas não quis permanecer até o resgate. Após ser encontrado, o corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica para exame pericial e adoção dos procedimentos legais. Não há detalhes sobre o sepultamento da vítima.

Prefeito da cidade de João Dourado, médico Celso Loula Dourado morre aos 72 anos Foto: Reprodução/Redes Sociais

O prefeito da cidade de João Dourado, no norte da Bahia, morreu na madrugada desta quarta-feira (23), em Salvador. Celso Loula Dourado tinha 72 anos e era pré-candidato à reeleição. De acordo com o G1, informações preliminares dão conta de que o prefeito sofreu uma arritmia cardíaca e foi internado na em hospital de Salvador, onde morreu. Ainda não há detalhes com relação à unidade onde ele estava hospitalizado. Ele deixa a esposa, Ana Maria Silva Loula Dourado, e duas filhas. Celso Loula Dourado era médico desde 1977 e foi empossado como prefeito em 2017.

Eleições 2020: Com patrimônio de quase R$ 60 milhões, Nilo Coelho registra chapa em Guanambi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

De acordo com o Divulgacand, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Nilo Augusto Morares Coelho (DEM) registrou, na última terça-feira (22), a sua chapa majoritária para disputar a prefeitura de Guanambi, município que fica a 141 km de Brumado. Com um patrimônio declarado de R$ 59.846.596,75, Coelho terá o atual vereador Arnaldo Pereira de Azevedo (PSDB), o Nal, como vice. Azevedo declarou bens à justiça eleitoral no valor de R$ 505.017,45. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o limite de gastos para a campanha eleitoral executiva é de R$ 500.448,83. A dupla encabeça a coligação “O trabalho é a nossa marca”. As eleições serão realizadas no dia 15 de novembro. O adiamento ocorre em função da pandemia do coronavírus e acarretou mudanças no calendário eleitoral.

Brumado: Artistas e entidades têm até às 23 horas de hoje (23) para realizar cadastro na Lei Aldir Blanc

De acordo com o Secretário de Cultura de Brumado, Paulo Lôbo, os espaços e/ou coletivos culturais têm até às 23h desta quarta-feira (23) para realizar o cadastramento para fins de habilitação para recebimento do Benefício Emergencial concedido pelo Governo Federal através da Lei Aldir Blanc. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele reforçou que as pessoas jurídicas terão de acessar o site da prefeitura, através do www.brumado.ba.gov.br/, para efetivar o cadastro. Depois de preenchido o formulário, os documentos obrigatórios (RG e CPF do responsável legal; comprovante de endereço; cartão do CNPJ (Caso não possua CNPJ, enviar CPF do responsável pelo espaço); e foto do espaço cultural) devem ser enviados para o e-mail [email protected]. “Temos, por enquanto, em média, 25 pessoas inscritas no Município. Queremos que todos façam as inscrições e o dinheiro, no valor de meio milhão, fique no município e todos recebam”, disse. As pessoas físicas, conforme explicou o secretário, devem realizar as inscrições no site do Governo do Estado.

Casos de Chikungunya crescem mais de 300% na Bahia Foto: Divulgação

O número de casos de chikungunya registrados na Bahia entre janeiro e agosto deste ano aumentou 334%, em comparação ao mesmo período do ano passado. De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab), de janeiro a agosto de 2019, foram notificados cerca de 7,5 mil casos de chikungunya no estado. No mesmo período deste ano, a pasta registrou cerca de 33 mil casos.

Caculé: Prefeitura autoriza funcionamento de quadras esportivas e campos de futebol Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em decreto publicado na segunda-feira (21), a prefeitura de Caculé, a 100 km de Brumado, autorizou o funcionamento de quadras de esportes e campos de futebol society, somente para treinos. A liberação foi dada seis meses após a proibição das atividades por conta da pandemia do novo coronavírus. A liberação deverá seguir alguns protocolos, como: número máximo de 20 (vinte) jogadores no campo society e 14 (quatorze) na quadra de futsal; proibida a presença de público nos ambientes; horário permitido para as atividades será de 15h às 22h; vedada a realização de torneis. A fiscalização será intensificada pela Vigilância Sanitária Municipal, havendo, inclusive, uma equipe para aferição da temperatura, sempre que possível. 

Uma mulher denunciou ter sido estuprada após sair de uma festa na cidade de Belmonte, localizada no sul da Bahia. Ela estava acompanhada do namorado, que foi agredido durante o crime. Segundo informações da Polícia Militar (PM), o caso ocorreu na Praça Picopeu, no domingo (20). Policiais do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM) realizavam rondas na região, quando foram abordados pela jovem, que denunciou ter sido estuprada após sair de uma festa na Praia do Mar Moreno. Ainda de acordo com os PMs, as vítimas foram encaminhadas para o Hospital de Belmonte e, durante a rondas, conseguiram prender o suspeito. Ele foi conduzido para a delegacia de Porto Seguro, onde a ocorrência foi registrada. O fato será investigado pela Polícia Civil.

Major Osvaldo Vidal assume comando da 94º CIPM em Caetité Foto: Radar 030

Em cerimônia realizada na terça-feira (22), no complexo da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Caetité, a 100 km de Brumado, o Major Osvaldo Veloso Vidal assumiu o cargo de comandante da unidade policial. De acordo com o Radar 030, atualmente, o cargo era ocupado pelo Major Welington Cirilo Costa, que foi transferido para Comando do Policiamento da Região Sudoeste em Vitória da Conquista. No evento, estiveram diversas autoridades, além de comerciantes, policiais militares e agentes da Polícia Civil. Vidal tem 23 anos na Polícia Militar da Bahia e ocupava a Chefia da Seção de Planejamento Operacional no 17º Batalhão da Polícia Militar de Guanambi.

Rússia deve registrar segunda vacina contra covid-19 até 15 de outubro Foto: Reprodução

Após a Sputnik V, a Rússia planeja registrar uma segunda vacina em potencial contra a covid-19 até o dia 15 de outubro. As informações são da agência de notícias Reuters. A vacina foi desenvolvida pelo Instituto Vector, da Sibéria, que concluiu o estágio inicial de testes em humanos na semana passada. A Rússia registrou sua primeira candidata a vacina, a Sputnik V desenvolvida pelo Instituto Gamaleya, de Moscou, em agosto. Os testes em estágio avançado desta candidata com pelo menos 40 mil pessoas estão em andamento. Na última semana a Bahia firmou um contrato com o governo russo para comercializar 50 milhões de doses da Sputnik V. Com isso esta imunização deve ser aplicada no estado.

Brumado: Cemnas informou que aplica descontos nas mensalidades dos alunos em razão da pandemia Foto: Reprodução/Facebook

Em Brumado, o Centro de Educação Maria Nilza Azevedo Silva (Cemnas), conforme instruções do Conselho Estadual de Educação, optou pelo regime especial de atividade curricular através de aulas remotas como medida de prevenção à propagação da Covid-19. As aulas presenciais foram suspensas para resguardar a saúde de alunos e funcionários. Em nota enviada ao site Achei Sudoeste, a escola disse que atendeu a todos os requisitos determinados pelo Ministério Público Estadual (MPE), bem como não mediu esforços para melhorar a prática de ensino, adquirindo plataforma com sala de aula virtual. A unidade escolar foi acionada na justiça para reduzir as mensalidades dos alunos durante pandemia do novo coronavírus (veja aqui). O Cemnas também se mobilizou para redefinir as atividades não presenciais, com carga horária integral, respeitando a totalidade dos 200 dias letivos. “Desde o início do ano letivo, o Cemnas adota uma política de desconto nas mensalidades para os clientes, com a situação de emergência em saúde pública de importância internacional. A escola mantém o desconto e não está cobrando multa e juros por atraso nos pagamentos”, frisou.

Ibirataia: Seis homens são presos em propriedade rural com 3.500 pés de maconha Foto: Divulgação/Delegacia de Ibirataia

Seis homens foram presos na zona rural da cidade de Ibirataia, no sul da Bahia, após a polícia encontrar um hectare com 3.500 pés de maconha. A prisão aconteceu na segunda-feira (21), em uma propriedade rural. De acordo com a delegacia de Ibirataia, as investigações para identificar os suspeitos e a plantação começaram há cerca de um mês. Os policiais fizeram um cerco à propriedade e identificaram os seis suspeitos dentro de uma casa. O grupo tentou fugir ao identificar os policiais, mas foi detido. Os presos têm idades entre 24 e 55 anos. Três deles já respondiam por crimes como posse de arma de fogo, tráfico de drogas, latrocínio – que é o roubo seguido de assassinato – e estupro. Um já havia cumprido pena por assalto a um banco no Piauí e tinha mandado de prisão em aberto por associação criminosa. Os policiais encontraram a plantação a cerca de 2 km adentrando a mata da propriedade rural. Os 3.500 pés de maconha estavam misturados em meio à plantação de cacau. Segundo a polícia, o plantio tinha sistema de irrigação por meio de bomba de água. Parte dos pés de maconha foram recolhidos para perícia e o restante foi incinerado no próprio local da plantação. Os suspeitos foram levados para a delegacia, onde o caso foi registrado.

Brumado: PRE apreende 91 kg de maconha em ônibus da empresa Novo Horizonte na BR-030 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na noite desta terça-feira (22), a 2ª Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPR) apreendeu na BR-030 grande quantidade de maconha em ônibus da empresa Novo Horizonte, que fazia itinerário Guanambi a Salvador. Segundo informou a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) ao site Achei Sudoeste, o entorpecente foi encontrado no compartimento de bagagem do veículo. Embalados com fita adesiva, os 91 tabletes de maconha pertenciam a dois jovens, de 27 e 21 anos. Ambos se negaram a explicar a origem e destino da substância ilícita. Confirmado o crime, o material citado e o casal identificado como responsáveis foram apresentados na delegacia de Brumado para a adoção das medidas cabíveis ao caso.

Arquivo