O vereador Amarildo Bomfim Oliveira (PSB) ajuizou ação comum, com pedido de tutela antecipada, contra a Construtora Zadar Ltda, que administra a Área Azul em Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o parlamentar relatou, na ação, que o Município celebrou o contrato de concessão com a empresa para a implantação, exploração, operação, manutenção e gerenciamento do Sistema de Estacionamento Rotativo nas vias e logradouros públicos da cidade. Através da Lei nº 1.873, de 30 de setembro de 2019, a Câmara Municipal inseriu, alterou e revogou dispositivos da Lei nº 1.811, de 28 de setembro de 2017, que instituiu o referido sistema. Acontece que, segundo Bomfim, a Zadar está descumprindo a lei aprovada no legislativo, em especial no que se refere aos 15 minutos de tolerância para início da cobrança. “Trata-se de ato ilegal que reiteradamente vem sendo praticado pela empresa contratada”, pontuou. Para o vereador, a população está sendo lesada às custas do enriquecimento ilícito da empresa. No pedido, ele requer a concessão da liminar para fins de que seja determinando a empresa concessionária do serviço público o cumprimento da Lei ora vigente, até final decisão, bem como a condenação do requerido, em custas e honorários de sucumbência, além de multa diária. A ação foi assinada pelo advogado Irenaldo Muniz.
A Polícia Militar de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, apreendeu na tarde deste sábado (18), um veículo que foi produto de estelionato na cidade de Guanambi. A informação foi confirmada ao site Achei Sudoeste pela 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). De acordo com a PM, o caminhão Mercedes Bens 1113, cor azul, de placa policial 6694, foi localizado na Avenida Lindeberg Cardoso, área de servidão da BA-148. O veículo e o motorista foram levados para a Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora para adoção de medidas cabíveis.
Um homem acusado de agredir a esposa, no Povoado de Boi Morto, na zona rural da cidade de Paramirim, a 129 km de Brumado, evadiu-se de sua residência com a chegada da Polícia Militar. Segundo informou a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, o fato foi registrado neste sábado (18), às 08h20. A PM foi acionada pela Guarda Civil Municipal (GCM). A vítima, é natural do município de Érico Cardoso afirmou a polícia que fora agredida fisicamente em conjunto com violência patrimonial. De acordo com ela, seu cônjuge é agressivo e com frequência danifica a residência e móveis, assim como é ameaçada constantemente. Na fuga, o homem deixou para trás um revólver calibre .32. A polícia realizou buscas em toda a região e o agressor ainda não localizado. A mulher foi encaminhada para a Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora para registro de boletim de ocorrência. A arma foi apreendida.
Um homem foi preso e onze tabletes de maconha, além de 43 trouxinhas da erva, foram apreendidos, durante ação do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) da 77ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. O caso foi registrado na sexta-feira (17). De acordo com a Polícia Militar, as equipes faziam rondas no bairro de Alto de Maron, quando avistaram um homem que correu ao perceber a presença dos policiais. Ele pulou muros de casas, mas acabou alcançado. Durante a abordagem, foi encontrada uma parte da droga e depois o homem contou que tinha outras porções em uma casa da região, onde foi encontrado o restante da maconha, além de embalagens e balanças. Conforme a Polícia Militar, o suspeito foi levado, junto com o material, para o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) de Conquista, onde está à disposição da Justiça. O nome dele não foi divulgado.
Um homem foi preso e cerca de 27 quilos de drogas, entre elas maconha, cocaína e crack, foram apreendidos por equipes do 19º Batalhão da Polícia Militar (BPM), na cidade de Jequié, sudoeste baiano. A ação foi realizada na tarde de sexta-feira (17). De acordo com a PM, guarnições passavam pela rua João Costa, no bairro de Alto do Bela Vista, quando agentes abordaram o suspeito e encontraram com ele três tabletes de maconha. O homem disse aos agentes que, em uma casa abandonada, próxima ao local da abordagem, havia outros entorpecentes. Lá foram encontrados mais 35 tabletes de maconha, 94 trouxas da mesma erva, dois quilos de crack e 114 pedras da mesma droga, um quilo de cocaína e 60 porções do entorpecente, seis balanças, três celulares, um caderno com anotações do tráfico e um quadro de motocicleta com chassi pintado. O homem e os materiais apreendidos foram conduzidos para a Delegacia Territorial (DT) de Jequié. Além de ter sido autuado por tráfico de drogas, ele tinha passagem por furto, registrado no mês de maio, e estava em liberdade provisória, de acordo com a Polícia Civil.
A maioria dos brasileiros, 56%, diz ser a favor da abertura do processo de impeachment do presidente Jair Bolsonaro pelo Congresso, de acordo com pesquisa feita pelo Datafolha entre 13 e 15 de setembro. O percentual de pessoas a favor do impeachment de Bolsonaro oscilou dois pontos para cima desde o último levantamento, em julho deste ano. Agora, se declararam contra a abertura do processo 41% dos entrevistados e 3% disseram não saber (eram 42% e 4% na pesquisa anterior, respectivamente). O tema do impeachment de Bolsonaro voltou a ser discutido com mais força entre os partidos de oposição depois dos atos bolsonaristas de 7 de setembro, em que o presidente fez discursos de ataque às istituições e seus apoiadores pediram o fechamento do Congresso e do Supremo Tribunal Federal, pautas inconstitucionais e antidemocráticas. Entre os segmentos da população mais favoráveis à queda de Bolsonaro estão homosssexuais e bisexuais (83%), estudantes (68%) e habitantes do Nordeste (67%). Na outra ponta, ainda se mostram mais contrários ao processo de impeachment empresários (69%), os que têm renda mensal maior que dez salários mínimos (55%), e evangélicos (53%). O levantamento do Datafolha ouviu presencialmente 3.667 pessoas maiores de 16 anos em 190 municípios. A parcela da sociedade a favor do impeachment tem aumentado sistematicamente desde janeiro, segundo o Datafolha. À época, 42% eram favoráveis à abertura do processo de impedimento do presidente, ante 53% favoráveis. Em maio, 49% se diziam a favor e 46% contrários à abertura do impeachment pelo Congresso.
Na última terça-feira (14), a Guarda Civil Municipal (GCM) de Cristalina, no estado de Goiás, recebeu a informação que um caminhão Volvo de cor branca, que havia saído da cidade de São Paulo carregado de alho, com destino ao estado do Maranhão havia mudado o roteiro de viagem passando pela BR-040 quando deveria trafegar pela BR-153, rodovia Belém/Brasília. Segundo a GCM, às 19h, o motorista realizou contato com o proprietário informando que o veículo tinha apresentado problemas mecânicos, mas que já tinha solucionado o problema e iria seguir viagem durante toda a noite para compensar o atraso. Ainda segundo a CGM, o sistema de monitoramento da carga continuou acusando que o veículo ainda continuava em Cristalina, momento que o proprietário da carga tentou por diversas vezes contato com o motorista e não obteve êxito.
Em seguida, ao tentar realizar a atualização do sistema de monitoramento da carga, o veículo não estava mais emitindo a localização. De acordo com a GCM, após as 22h, o sistema enviou uma atualização de localização, em ato continuo o proprietário da carga informou o ocorrido. Ainda segundo a GCM, a equipe realizou deslocamento até o sinal de localização, onde foi possível visualizar um caminhão com as mesmas características dentro do lote 24, da quadra 37, do bairro Cristal. A Guarda Municipal de Cristalina informou que por um buraco no portão foi possível identificar que os indivíduos estavam retirando a carga do caminhão. A GCM adentrou no local e abordou todos os envolvidos, inclusive o motorista, que estava dormindo dentro do caminhão. Durante entrevista com os abordados todos se contradiziam a todo momento. Os envolvidos foram presos pelo crime de furto qualificado e conduzidos para a Delegacia de Cristalina.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente interino da Liga Brumadense de Futebol (LBF), Enildo Pereira dos Santos, informou que, em reunião nesta sexta-feira (17), a prefeitura garantiu a premiação do Campeonato Brumadense de Futebol. Segundo Enildo, o evento deverá ser retomado no mês de novembro deste ano com a premiação de R$ 15mil. A LBF havia feito a cobrança no mês de agosto deste ano (veja aqui).
O caminhoneiro David da Silva Porto, 45 anos, morador do Distrito de Itaquaraí, na cidade de Brumado, está desaparecido há 6 dias, após deixar a cidade de São Paulo com destino a Barreiras, na região oeste da Bahia. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a família não consegue contato com David desde a sua saída da capital paulista. De acordo com familiares, o rastreador do veículo deixou de funcionar após a cidade de Brasília (DF). O brumadense está com um caminhão Volvo na cor branca, com placa policial MQZ-3293. Desesperada, a família pede para quem tiver qualquer informação concreta sobre o paradeiro de Porto, que entre em contato através dos números: (77) 99812-6242 / (77) 99815-9305.
Na última quinta-feira (16), uma guarnição da Companhia de Emprego Tático Operacional (Ceto), em rondas pelo Bairro Loteamento Pereira, na cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado, avistou um indivíduo em uma motocicleta em atitude suspeita. Durante revista pessoa, foi encontrado em seu bolso uma porção de substância análoga à maconha. Indagado sobre a procedência da droga, Jeilson Gomes Reis, 27 anos, afirmou que comercializava drogas em sua residência. A guarnição se deslocou até a sua residência e, com a devida autorização do proprietário, adentrou e encontrou o restante do material ilícito. Jeilson foi conduzido e apresentado na delegacia para ser autuado pelo crime de tráfico de drogas, juntamente com dois tabletes de substância análoga à maconha, certa quantidade de pó branco aparentando ser cocaína, além de uma balança de precisão, uma faca usada para cortar drogas, R$ 677 em espécie, uma folha de cheque de mil reais e dois celulares.
Agricultores e agricultoras familiares de 24 comunidades, de nove municípios do Território Sertão Produtivo, estão participando da ação Adote uma Árvore. O objetivo é incentivar essas famílias para o plantio de arvore nativas e frutíferas em seus quintais, aumentar a produção de frutas e, consequentemente, contribuir para uma alimentação diversificada e saudável, além de conscientizar sobre a preservação do meio ambiente. Estão sendo atendidas 500 famílias. A iniciativa é da equipe da Assessoria Técnica e Educacional para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Cootraf), que presta serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater) aos beneficiários do Bahia Produtiva, projeto do Governo do Estado, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial. São distribuídas mudas nativas de Pau D' Alho e Paineira, e de frutíferas como goiaba, laranja, graviola e ponkan. Nesse processo de mobilização, para a conscientização ambiental, as mudas adotadas recebem um nome especial, escolhido por cada um(a) dos(as) beneficiários(as), que ficam responsáveis pela manutenção, pelos cuidados necessários para o crescimento da planta. Junto com a muda, a família recebe um quilo de adubo orgânico, para o preparo inicial do berço de plantio. No ato da entrega, as famílias recebem também orientações técnicas sobre plantio e cultivo das mudas e de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), incentivando o consumo de alimentos da nossa biodiversidade, garantindo assim a segurança alimentar e nutricional, em função da diversidade e riqueza que essas espécies oferecem.
Foi sepultado nesta sexta-feira (17), em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, o corpo da estudante universitária de 19 anos que foi morta na cidade e que teve corpo encontrado em Planalto (veja aqui). O ex-companheiro da vítima e dois outros homens, estudantes de uma faculdade particular foram presos, suspeitos do crime. Sashira Camilly Cunha Silva foi enterrada por volta das 11h, no Cemitério Parque da Cidade. A cerimônia foi de muita comoção, e um protesto silencioso, pedindo justiça para o caso, foi realizado no local. O ex-namorado da jovem confessou o crime. Segundo a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), ele dopou a vítima com um remédio de uso controlado, através deum refrigerante, e a esfaqueou no pescoço e no rosto. A polícia disse, no entanto, que ele não teve coragem de matá-la. Já o segundo envolvido foi responsável por pegar o carro da vítima. O combinado entre os três suspeitos era vender o veículo posteriormente. Ao chegar ao local do crime, o segundo jovem percebeu que a vítima ainda estava viva e a enforcou até a morte. Depois levou o carro e corpo até a cidade de Planalto. A polícia informou ainda que o terceiro envolvido teria feito a ligação entre o ex e o segundo envolvido, que não eram próximos. Ele serviu como articulador entre os dois, e pagou um carro de aplicativo para que o segundo envolvido fosse até o local do crime. À polícia, os dois comparsas alegaram que não sabiam que a vítima seria Sashira.
Um incêndio foi registrado em uma área de vegetação de Macaúbas, a 199 km de Brumado, na quinta-feira (16). Segundo informações da Defesa Civil do município, cerca de 109 hectares foram destruídos (1 hectare equivale a 10 mil m²). Ainda segundo o órgão, o fogo começou próximo à comunidade de Pau de Légua, e se estendeu até parte da comunidade de Nova Macaúbas. Não há informações sobre a causa do incêndio, nem se houve feridos. De acordo com o G1, as chamas foram controladas por volta das 21h30 por voluntários e funcionários da Defesa Civil e da Secretaria de Meio Ambiente.
Milhares de tabletes prensados de maconha foram destruídos, nesta quinta-feira, 16, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. A droga foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na quinta-feira (16), durante abordagem a um caminhão que cruzava a BR-116 com destino a Mossoró (RN) (veja aqui). Segundo informações da polícia, as 2,7 toneladas do entorpecente estava escondida dentro de uma carga de feno no veículo que vinha de Ourinhos (SP). A incineração durou quatro horas. Na Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes de Conquista, o motorista do caminhão confessou o crime e afirmou que receberia R$ 6 mil pelo transporte da droga quando ela fosse entregue a um traficante no Rio Grande do Norte. De acordo com a polícia, o homem foi autuado em flagrante e indiciado no inquérito policial por tráfico de drogas. Ele foi transferido para o sistema prisional e ficará à disposição do Poder Judiciário.
Uma tentativa de homicídio foi registrada na Vila Presidente Vargas, a 9 km da sede do município de Brumado, no final da tarde desta quinta-feira (16). Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, Gilmar Sampaio Pereira, de 27 anos, foi atingido por disparos de arma de fogo no tórax, virilha e mão esquerda. Um homem encapuzado e trajando roupas escuras fugiu em direção à comunidade do Espinheiro após cometer o crime. A vítima foi socorrida e encaminhada ao Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. A Polícia Militar esteve no local e registrou a ocorrência.
Após reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada na manhã desta sexta-feira (17), ficou decidido o retorno imediato da vacinação dos adolescentes acima de 12 anos, com ou sem comorbidades, no estado da Bahia. A deliberação da CIB é contrária à recomendação do Ministério da Saúde, feita na quinta-feira (16) (veja aqui). Nesta sexta, o esquema de imunização seguia sem incluir esse público. Não foi informado, contudo, se a retomada da vacinação de adolescentes sem comorbidades já vale a partir desta sexta. Segundo informações da secretária da Saúde da Bahia em exercício, Tereza Paim, a decisão foi tomada após a participação dos médicos especialistas, membros da Sociedade Baiana de Infectologia, Miralba Freire e Alfredo Bandeira. Ainda segundo Paim, a Sociedade Brasileira de Infectologia emitiu, na manhã desta sexta-feira, uma nota técnica da Sociedade Brasileira de Infectologia, confirmando a importância de vacinar os adolescentes. “Essa decisão está respaldada em reunião da CIB, que acabou de acontecer, com o grupo de 417 municípios, secretários de saúde municipais, e respaldada técnico e cientificamente pela presidente da Sociedade Baiana de Infectologia e pelo médico do corpo diretivo da Sociedade Brasileira de Infectologia, e componente da nossa diretoria de vigilância epidemiológica. Portanto, a retomada será realizada com o grupo, tanto com comorbidade como adolescentes saudáveis”.
Na quinta-feira (16), a prefeitura realizou uma audiência pública na Câmara de Vereadores para discussão e apresentação de ações para elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2022. Com transmissão simultânea através de videoconferência, poucas pessoas compareceram ao evento. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Ricardo Benevides Ferreira, contador do Município, explicou que a LOA é composta por prioridades, metas e indicadores para o orçamento do ano subsequente. “A gente traz as informações de forma educativa para que a população entenda o que é o orçamento público. Através disso, as pessoas podem contribuir com o Município diante de suas necessidades. Esse é o momento da população participar e dar a sua opinião”, afirmou. Para 2022, o orçamento estimado para o Município de Brumado é de R$ 240 milhões, cerca de 10% a mais do que foi em 2021. Segundo Benevides, a educação, saúde e infraestrutura são os setores que mais consomem desse orçamento. “Esses são os principais pilares”, pontuou.
O padrasto da estudante universitária morta em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado (veja aqui), acredita que o ex-companheiro da vítima premeditou o crime. O corpo de Sashira Camilly Cunha Silva foi encontrado na quinta-feira (16) no município de Planalto, na mesma região. “Esse rapaz não deixou minha filha viver e falava que se ela não vivesse com ele, não viveria com mais ninguém. Então o que ele premeditou, ele acabou com nossa família”, disse Célio Barbosa. Ainda na quinta-feira, três pessoas foram presas por suspeita de envolvimento no crime, que é investigado como feminicídio. Sashira cursava Engenharia Civil, assim como os suspeitos. Segundo o padrasto da jovem, a esposa dele e mãe da vítima está muito abalada, assim como o irmão de Sashira, que tem apenas 11 anos. “Minha esposa está em uma situação difícil. Nosso filho de 11 anos, que era o maior chamego com essa menina. Não sei o que será de nossa vida”, lamentou ao G1. “Então esse é mais um feminicídio que acontece e eu digo a vocês que eu vou levantar essa bandeira e não vou descansar. É mais uma bandeira que eu levanto na minha vida”, complementou Célio. Segundo informações da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Vitória da Conquista, o ex-companheiro, que não teve o nome divulgado, foi até a delegacia, junto com uma advogada, por volta de meia noite desta quinta-feira. Ele se apresentou e relatou o caso com detalhes. Na manhã de quinta-feira, equipes da Coordenadoria de Polícia, junto com a Deam, foram até as casas dos outros dois homens. Um dos suspeitos, que teria finalizado o crime, levou os policiais até o local onde o corpo foi abandonado, no município de Planalto.
O voo inaugural da companhia Azul Linhas Aéreas acontecerá na próxima segunda-feira (20) no município de Guanambi, a 141 km de Brumado. A aeronave ATR 72-600 pousará no Aeroporto Isaac Moura Rocha às 15h vindo do Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte, dando início de um novo ciclo de desenvolvimento da cidade e toda região com a operação de linha aérea regular. Inicialmente, segundo a Prefeitura de Guanambi, a companhia irá operar às segundas, quartas, sextas e domingos. O Terminal de Passageiros do Aeroporto de Guanambi recebeu investimentos de mais de R$ 1 milhão, o que possibilitou atender as muitas exigências dos órgãos reguladores. Relevante para a operação da Azul, o Aeroporto de Belo Horizonte conta com cerca de 70 voos diários para 36 destinos diretos.
Um incêndio atingiu a Serra das Araras, na cidade de Ituaçu, a 98 km de Brumado, e ameaça desmatar grande parte da região. Um vídeo publicado nas redes sociais mostra que o fogo está se alastrando rapidamente pelo local. Há três dias a região está sendo queimada. Mais de 15 moradores da comunidade da Fazenda Boqueirão se mobilizaram para tentar apagar as chamas, porém o fogo continua se espalhando pela serra. Brigadistas da região também estão atuando no local, mas o morador pede por reforço. “Estamos precisando de reforço porque, como a água é muito longe, fica difícil. Quando a água acaba lá em cima, ficamos de mãos atadas. Também tem lugares que é de difícil acesso”, relatou. O morador pede a ajuda de prefeitos da região e do próprio governador Rui Costa (PT) para conter o fogo e impedir um desastre ambiental ainda maior.
Vinculada ao Ministério da Saúde (MS), a Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 comunicou nesta quinta-feira (16), a revisão da recomendação para imunização contra Covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos, restringindo somente para os adolescentes de 12 a 17 anos que apresentem deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade. Conforme a recomendação do MS, a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos que apresentem deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade está mantida. Apenas o público dentro deste perfil continua a receber o imunizante. A Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 do, subsidiada pela Câmara Técnica Assessora de Imunização da Covid-19 do MS, informou, ainda, que revisará, sempre que necessário, suas recomendações, com base em dados de segurança e na evolução das evidências científicas.
A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) já desativou 50 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento da Covid-19 em Vitória da Conquista, Guanambi e Caetité, na região sudoeste da Bahia. A desativação é por conta do avanço da vacinação contra o coronavírus na região e a queda nos casos graves que dependem de internações em UTI´s. A região sudoeste tinha 120 leitos, mas, no momento, está operando com 70, dos quais apenas 14 estão ocupados, representando 20% da capacidade. Na cidade de Brumado, 10 leitos de UTI Covid ainda continuam ativos, além de 40 em Vitória da Conquista e 10 em Caetité. Nos referidos municípios, as unidades ficaram por muito tempo com ocupação máxima, atendendo mais de 70 cidades com população de 1,8 milhão de habitantes.
Pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta quinta-feira (16), pela Folha de S.Paulo, revela que a reprovação do governo Jair Bolsonaro segue em tendência de alta. De acordo com o levantamento, a reprovação oscilou 2 pontos percentuais em relação ao levantamento feito em julho - 53% consideram o governo ruim ou péssimo, o pior índice do mandato; na última pesquisa, eram 51%. O Datafolha ouviu presencialmente 3.667 pessoas com mais de 16 anos, em 190 municípios de todo o país nos dias 13 a 15 de setembro. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos. O presidente é avaliado como bom ou ótimo por 22%, oscilação negativa dos 24% da pesquisa anterior, que já indicava o pior índice de seu mandato. O consideram regular 24%, mesmo índice de julho. A novidade antes da pesquisa foi a realização dos atos contra o Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 7 de setembro. O recuo do presidente após a pressão institucional, sugere o levantamento, também não trouxe impacto perceptível na forma de uma queda abrupta de apoio ao presidente na sua base.
Na Avenida Dino Cotrim Risério, no Bairro Santa Tereza, o despejo irregular de entulho em uma praça voltou a incomodar os moradores. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o morador Isaac Martins acusou a prefeitura de mandar fazer o lixão no local. “A prefeitura mandou fazer um lixão em frente as nossas casas e esqueceram que aqui tem gente morando. Como faz um aterro com colchão, sofá velho? É um verdadeiro descaso”, disse. Isaac relatou que toda vizinhança tem sofrido com a poeira, o mau cheiro e toda espécie de bicho atraído pelo lixo, que está sendo jogado também em cima da calçada. Os moradores pedem que o poder público tome as providências necessárias para retirar o entulho do local. “Isso é uma vergonha. É desumano”, completou.
Dois homens suspeitos de serem caçadores foram presos após uma operação interagências entre a Polícia Militar da Bahia e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Conforme a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), foram apreendidas sete espingardas, diversas munições, armadilhas e carcaças de animais silvestres. Segundo informações da SSP-BA, a ação fez parte do levantamento de informações sobre a caça predatória na região da Estação Ecológica do Rio Preto, na cidade de Formosa do Rio Preto, no oeste da Bahia. De acordo com o órgão de segurança pública, equipes do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) e do Inema iniciaram as buscas pelos supostos autores, na localidade do “Povoado do Peixe”, em Santa Rita de Cássia. A SSP-BA informou que um dos homens estava na casa onde mora, local apontado pelas informações levantadas pelo Inema, e foi abordado. Outros dois suspeitos também foram identificados pelas equipes na localidade e no povoado de Veredão, divisa com o estado do Piauí. Ainda segundo a SSP-BA, o primeiro, ao ver as equipes, fugiu por uma região de mata fechada, deixando pra trás uma espingarda tipo rifle calibre 22, nove trabucos, três redes, duas aratacas e tatuzeiras, dois estilingues - materiais usados para capturar os bichos -, além de cartuchos de calibres 36, 28 e 22, pólvora e recipientes contendo chumbo e espoleta. Já o segundo foi encontrado em Veredão e, após também autorizar a entrada dos agentes na casa onde mora, teve quatro espingardas de calibre 36, 32, 22 e 5.5, além de carcaças de animais selvagens guardadas em um freezer apreendidas. Os suspeitos e os materiais foram encaminhados para a Delegacia Territorial (DT) de Santa Rita de Cássia.
O brumadense Robson dos Santos Leite protocolou nesta sexta-feira (17), na Câmara Municipal, uma denúncia contra o vereador Wanderley Amorim da Silva (DEM), o Nem, por suposta prática de infração político-administrativa. Segundo a denúncia enviada ao site Achei Sudoeste, através do ofício nº 43/2021, o parlamentar requisitou veículo oficial do legislativo para uma visita à Prefeitura Municipal de Dom Basílio no dia 16 de julho. Ocorre que, no mesmo dia, estava sendo realizada no município a Tomada de Preços nº 004/2021, vinculada ao Processo Administrativo nº 065/2021, em que foi participante a Empresa Brumalimp Ltda. Conforme fotos anexadas na denúncia, o parlamentar estava, juntamente com funcionários da referida empresa, no estacionamento da prefeitura com o carro oficial do legislativo brumadense. Em outra oportunidade, o denunciante relatou que o mesmo vereador requisitou novamente veículo oficial da Câmara para utilização no dia 22 de julho, em uma viagem a serviço do seu mandato à prefeitura de Caetité (veja aqui). No mesmo dia, também houve um procedimento licitatório no Município, em que a empresa Brumalimp Ltda foi participante.
Fotos anexadas na denúncia mostram Amorim na companhia de funcionários da referida empresa, utilizando o veículo oficial. “(...) devido ao recorrente envolvimento do vereador Wanderley com assuntos particulares da empresa Brumalimp Ltda há forte suspeita de que ele, em verdade, se trata de um sócio oculto da referida empresa, a qual está sendo diretamente beneficiada com a utilização indevida de bens públicos por parte do referido vereador”, citou. Outra ilegalidade apontada na denúncia é o fato de que o parlamentar não solicitou da Câmara o pagamento de diárias nos dias relacionados ao uso do veículo oficial. “A não solicitação de diária se deu, seguramente, porque o seu pagamento só ocorre quando o vereador comprova que viajou a serviço do mandato”, acusou Leite. Diante das supostas ilegalidades, o denunciante pede que seja aberta uma Comissão Especial de Inquérito (CEI), por meio da qual, caso seja comprovada a prática de ato de improbidade administrativa, o mandato do vereador deverá ser cassado.
Uma jovem de 19 anos foi encontrada morta nesta quinta-feira (16), no município de Planalto, no sudoeste da Bahia. De acordo com a Polícia Civil, três suspeitos de envolvimento com o crime já foram presos. A vítima foi identificada como Sashira Camilly Cunha Silva. De acordo com o G1, ela era estudante universitária e cursava Engenharia Civil. Ela estava desaparecida e os familiares realizavam buscas para encontrá-la. A data do sumiço, no entanto, não foi detalhada. A suspeita é de que Sashira tenha sido sequestrada e assassinada. Segundo a polícia, o crime é investigado como feminicídio.