Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "10/2013"

10 Out 2013 - 20:50h

Os Correios e a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresa de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) confirmaram hoje (10) o fim da greve, iniciada em meados de setembro. A decisão foi tomada após assembleias de ontem (9) à noite nos estados onde ainda havia paralisação de trabalhadores. De acordo com os Correios, serão necessários seis dias úteis para normalizar todos os serviços prestados pela empresa.Nas assembleias, os trabalhadores da estatal acataram a decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) sobre o dissídio da categoria: reajuste salarial de 8% e de 6,27% nos benefícios. De acordo com a Fentect, não haverá descontos dos dias parados, mas sim compensação das horas não trabalhadas. No máximo, duas horas por dia pelo período até 180 dias, destacou a Federação.

10 Out 2013 - 20:20h

O Dia das Crianças está chegando e melhor lugar para escolher presentes para os pequenos é a Squaresom, em Brumado. Tem presentes para todos os gostos. Para a criança que gosta de tecnologia a loja conta com tablets, netebooks, computadores e celulares de última geração. Os que gostam de música vão ficar encantados com a seção de instrumentos musicais. E para a criançada que gosta de velocidade, a Squaresom tem ainda minimotos motorizadas e bicicletas. Os brinquedos tradicionais como triciclos, velocípedes e carrinhos com pedais também estão no estoque da loja. Não perca tempo e escolha uma das opções da Squaresom, a loja que oferece o que há de melhor para facilitar a escolha do presente ideal para as crianças. Faça uma criança sorrir com os presentes da Squaresom, a loja número um de Brumado. A Squaresom está na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, no Centro de Brumado. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-3422.

10 Out 2013 - 19:51h

Desde o dia 31 de agosto o delegado Cláudio Marques vem comandando as investigações sobre o suposto estupro a uma adolescente de 13 anos. O crime teria acontecido na estrada da Cascalheira, via de acesso à rodovia de escoamento da Magnesita, no Bairro Olhos D’Água, em Brumado. Na ocasião, a menor, acompanhada da mãe, registrou queixa na delegacia dizendo ter sido raptada por dois homens em uma motocicleta que a violentaram na Cascalheira. Mas após inúmeras apurações, o delegado e os investigadores chegaram a conclusão de que se tratava de um estrupo forjado pela garota, que só queria causar embaraço aos pais. “Ela se recusou a fazer todos os exames de corpo de delito, e a partir daí começamos a desconfiar da veracidade das palavras dela. Até mesmo membros da família ficaram desconfiados e se comprometeram a pagar exames em clínica particular, mas ela manteve a recusa”, contou o delegado ao site Brumado Notícias. De acordo com Marques, a garota não apresentava sintomas de abalo emocional e nem mesmo sinal de lesão corporal. “Por causa da falta de evidências, chegamos à conclusão de que tudo não passou de uma invenção da mente da menina para chamar a atenção dos pais, que não a deixaram ir numa festa”, esclareceu Cláudio Marques, que aproveitou para tranquilizar os moradores da localidade citada. “Aproveito para passar essa mensagem de utilidade pública para tranquilizar os moradores do entorno da Cascalheira. Não há indícios de estupradores na região. A notícia registrada pela polícia e que foi veiculada pela imprensa não passa de uma falsa comunicação de crime e denúncia caluniosa, a qual colocou os moradores da localidade em pânico”, reforçou o delegado, acrescentando em seguida que quem forja uma notícia criminosa está sujeito a ser indiciado e responder pelos crimes já mencionados.

10 Out 2013 - 19:20h

Durante esta quarta-feira (10) o deputado estadual Marquinho Viana (PV) esteve em Salvador para participar do I Encontro Nacional das Frentes Parlamentares Ambientalistas das Assembleias Legislativas Estaduais. Todos os estados brasileiros, exceto Minas Gerais, possuem Frentes Parlamentares Ambientalistas, que objetivam acompanhar os processos legislativos socioambientais nas Assembleias Legislativas. Estiveram presentes na abertura do evento o deputado federal (SP) e presidente nacional do Partido Verde, José Luiz de França Penna; o deputado federal (MA) e líder do PV na Câmara Federal, Sarney Filho; o presidente estadual do PV na Bahia e prefeito de Licínio de Almeida, Alan Lacerda; e o vereador da Câmara Municipal de Salvador, Marcel Morais. Na próxima quinta-feira, 11, Marquinho Viana deve continuar na capital baiana para participar da discussão do Código Florestal, tema do I Encontro do Observatório Nacional. Os dois encontros estão sendo realizados pela Fundação SOS Mata Atlântica, Frente Parlamentar Ambientalista e Frente Parlamentar Ambientalista da Bahia.

10 Out 2013 - 16:50h

Mais uma vez a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) se reuniu com outros parlamentares e foi até Brasília nesta quinta-feira (10) para pedir agilidade nas obras da Fiol – Ferrovia de Integração Oeste Leste. Os deputados baianos, tanto federais quanto estaduais, foram recebidos pelo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e relator dos processos da ferrovia no órgão, Weder de Oliveira. De acordo com Bastos, que é presidente da Comissão Especial da Fiol na Assembleia Legislativa da Bahia, ela e os demais deputados debateram com Oliveira os problemas que têm impedido o início das obras nos lotes 5A, 06 e 07 da ferrovia. Sobre o lote 5A, toda a documentação pendente sobre as modificações do projeto da obra foi entregue no último dia 09 e o TCU se comprometeu em analisar tudo com celeridade. No tocante aos outros dois, o documento sobre as sondagens feitas nos trechos ainda não foi organizado para envio ao TCU. O ministro então lembrou que a empresa responsável pelo consórcio da Fiol, Valec, tem até o dia 18 de outubro para entregar a documentação. Weder Oliveira ainda afirmou que vai tentar fazer uma análise conclusiva dos documentos e liberar as obras nos três lotes até o final das sessões do Tribunal nesse ano.

10 Out 2013 - 16:20h

O Programa Educa Mais Brasil já está com as inscrições abertas para quem quiser concorrer a bolsas de estudo em graduação EAD (Ensino à Distância). O Educa Mais é um programa de inclusão que oferece descontos de até 50% para os estudantes selecionados. Mas para concorrer às vagas, o inscrito deve preencher alguns requisitos, como: não possuir condições financeiras de arcar integralmente com as mensalidades do curso e estar há, no mínimo, 6 meses sem estudar. De acordo com Andréia Torres, Diretora de Expansão e Relacionamento do Educa Mais Brasil, o objetivo do programa é incluir as pessoas que estão fora do cenário educacional e oferecer uma alternativa a quem não poderia entrar numa faculdade de qualidade. As inscrições podem ser feitas apenas através do site www.educamaisbrasil.com.br e as vagas são limitadas. Mais informações no próprio site ou através dos telefones 0800 724 7202 e 0800 724 7775.

10 Out 2013 - 15:55h

Acompanhado do secretário municipal de Saúde, Cláudio Feres, o prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (PSL), esteve Salvador na última quarta-feira (09) para receber novos investimentos do Governo do Estado na saúde do município. Um dos principais benefícios recebidos foi para o Laboratório Central (Lacen), um veículo. O novo carro vai auxiliar no atendimento dos usuários brumadenses do Lacen quanto dos moradores das 20 cidades da região que utilizam os serviços do laboratório. Dias também recebeu como investimento 13 novos computadores, que servirão para as unidades básicas de saúde do município. “Estamos muito satisfeitos por mais essa importante conquista, pois os serviços prestados pelo Lacen irão ficar ainda melhores. Estamos no caminho certo, buscando o atendimento às principais reivindicações de nossa população”, comemorou o prefeito. O secretário Cláudio Feres também se mostrou satisfeito com os novos benefícios. “Os serviços prestados pelo Lacen são de excelência e agora ficarão ainda melhores. A parceria com o Governo do Estado na área de Saúde vem sendo consolidada de uma forma muito representativa, proporcionando grandes avanços para o nosso município”, declarou Feres. 

10 Out 2013 - 15:25h

O Dia das Crianças está chegando e o Subway preparou uma promoção imperdível para fazer a alegria da criançada. No dia 12 de outubro, na compra de um sanduíche, você ganha um refrigerante de 300 ml. A promoção também é válida para o Barato do Dia e para o Baratíssimo. Neste Dia das Crianças, leve o seu filho (a), sobrinho (a), primos (as) para comer no Subway, onde os sanduíches são gostosos e saudáveis. Esse Dia das crianças será irresistível! O Subway fica localizado na Praça Coronel Zeca Leite, 06, no Centro de Brumado. O telefone é (77) 3453-1473.

10 Out 2013 - 14:50h

No município de Lagoa Real, no sudoeste baiano, a Secretaria Municipal de Agricultura entregou 27 mil raquetes de palmas sem espinhos, resistentes a praga cochonilha de carmim, a agricultores familiares. Segundo a Secretaria, o objetivo da ação é contribuir para a sustentabilidade da bovinocultura de leite e da ovinocultura e também incentivar a produção de alimentos com plantas resistentes à seca. Os agricultores contemplados com as raquetes devem devolver ao final de um ano a mesma quantidade recebida, a fim de que outros agricultores sejam beneficiados e o banco de mudas de palmas sem espinhos possa ser mantido.

10 Out 2013 - 14:10h

Dois homens em uma motocicleta abordaram um encarregado de obras da empresa Andrade Gutierres, prestadora da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), em Brumado, na tarde da última quarta-feira (09), no povoado do Riachão, na obra do viaduto que corta a BA-148. Durante a abordagem, os homens perguntaram ao gerente se havia vaga de emprego na empresa. Em seguida, o elemento que estava na carona da moto sacou uma arma de fogo e anunciou o assalto. Sem reagir, o encarregado entregou a carteira contendo documentos pessoais, cartões bancários e a quantia de R$ 750 aos bandidos, que ainda levaram uma pulseira de ouro. Os marginais fugiram na sequência. A ocorrência foi registrada na delegacia. Pelas características apontadas, a polícia suspeita que a ação criminosa possa ter sido efetuada pela mesma dupla que ao meio dia de quarta-feira assaltou uma farmácia na Rua Exupério Pinheiro Canguçu.

10 Out 2013 - 12:10h

Durante a sessão legislativa realizada na última segunda-feira (08), o vereador Weliton Lopes (PR) chamou a atenção para os efeitos da greve dos bancos iniciada no dia 19 de setembro que estão sendo sentidos pela população e pelo comércio local. Segundo Lopes, os comerciantes e os populares estão impossibilitados de realizarem transações bancárias essenciais. O vereador disse que reconhece os direitos da categoria, mas que é preciso pensar na população. Lopes convocou os demais parlamentares para um conversa com os bancários, a fim de que estes possam realizar ao menos os atendimentos prioritários. “Não podemos aceitar que em prol da garantia do direito de uma classe trabalhista, milhares de pessoas sejam prejudicadas”, afirmou, salientando que as pessoas mais simples, que não sabem fazer uso dos caixas eletrônicos, estão sendo as mais prejudicadas. Ao final, o parlamentar disse que o poder judiciário deveria interferir para que os atendimentos de primeira necessidade sejam garantidos.

10 Out 2013 - 11:40h

Em visita ao município de Livramento de Nossa Senhora no último domingo (06), o deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB) aproveitou para rever alguns amigos que representam lideranças políticas na região do sertão produtivo e da Chapada Diamantina. O deputado encontrou-se com o prefeito da cidade de Paramirim, Júlio Bittencourt (PSD). Durante entrevista ao site Brumado Notícias, Bittencourt afirmou que o deputado e o ex-ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB), promoveram grandes mudanças na cidade por ele administrada. “Inquestionavelmente, fizemos obras gigantes em Paramirim através do Ministério da Integração Nacional enquanto Geddel ainda era ministro e com o apoio de Lúcio na Câmara dos Deputados. Foram trabalhos que engrandeceram e mudaram a vida de Paramirim”, admitiu o prefeito. Questionado sobre um possível apoio aos amigos peemedebistas, o gestor preferiu ser cauteloso, pois afirmou que ambos pertencem a outro alinhamento político. “Vamos conversar, pois temos a nossa amizade e um alinhamento político dentro de outra conotação. Os dois têm um histórico de trabalho reconhecido em toda a Bahia e Lúcio é um amigo pessoal”, concluiu Bittencourt.

10 Out 2013 - 11:20h

Em reunião realizada na última terça-feira (09), na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), prefeitos e presidentes de consórcios intermunicipais do estado voltaram a debater o atual pacto federativo brasileiro, que já foi alvo de protestos na Marcha dos Prefeitos a Brasília. A reunião teve por finalidade formar uma caravana que seguirá até a capital federal no dia 15 de outubro, quando será reivindicada a aprovação da PEC 39/2013, que versa pela ampliação de 2% nos repasses ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Durante o encontro, foi levantada a hipótese de fechamento de todas as prefeituras no dia 25 de outubro. Apenas os serviços essenciais seriam mantidos. Entre as reclamações dos gestores estão a política de desonerações do governo federal sobre o Imposto sobre Produto Industrializado (IPI), que tem impacto direto sobre o montante de recursos transferidos para os cofres dos municípios. De acordo com estimativas da Receita Federal e do Tribunal de Contas da União, entre 2009 e 2012, os municípios baianos acumularam prejuízos de R$ 496 milhões com essa política de desoneração. As reivindicações ainda incluem o volume acumulado de restos a pagar da União; o impacto financeiro de legislações nacionais como a Lei do Piso do Magistério; o aumento do salário mínimo acima da inflação e do crescimento da receita; a omissão das demais esferas no financiamento da saúde; o subfinanciamento dos programas federais nas áreas de educação, saúde e assistência social; e a defasagem da Lei de Responsabilidade Fiscal. Os prefeitos reivindicam autonomia financeira e se queixam do subfinanciamento de mais de 400 programas federais executados hoje pelos municípios.

10 Out 2013 - 11:00h

Na 21ª Subseção da OAB em Brumado foi realizado o I Simcont – Simpósio Contábil-Tributário Baiano. Com o tema Sped: Se correr o Fisco pega, se ficar o FCONT, o evento teve como palestrante oficial a maior autoridade do Brasil em Sped, Roberto Dias Duarte. Além deste, estiveram presentes no Simpósio, a delegada da Receita Federal em Vitória da Conquista, Maria Helena Nunes; a Procuradora da Fazenda Nacional, Ana Carolina Araújo de Souza; o juiz federal em Vitória da Conquista, João Batista de Castro Júnior; o juiz da comarca de Brumado, Genivaldo Alves Guimarães; o conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade, Edvaldo Paulo de Araújo; o auditor fiscal da Secretaria da Fazenda da Bahia, Alexandre Alcântara da Silva; o procurador do município de Brumado, Acioli Viana Silva; o presidente da OAB-Brumado, Osvaldo Laranjeiras; e a advogada coordenadora do Núcleo Tributário, Bianca Marques. O evento também teve a participação do público contábil da região. Para a organização do I Simcont, o Simpósio alcançou sua finalidade ao oferecer aos brumadenses a oportunidade de estar diante de questões jurídicas e contábeis, destacadas nos maiores eventos temáticos do país, e principalmente por reunir em um único encontro uma plateia bastante heterogênea, composta por advogados, contadores, empresários e estudantes. A expectativa é de que no próximo ano a cidade de Brumado volte a ser palco da segunda edição do evento.

10 Out 2013 - 10:40h

Dois homens foram atacados por um enxame de abelhas enquanto trabalham na última quarta-feira (09), no município de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano. De acordo com informações obtidas pelo site Brumado Notícias, os homens foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e encaminhados para o hospital de Livramento de Nossa Senhora. As vítimas, identificadas como Delcino e Josué, estão internados em estado grave e poderão ser transferidas para Vitória da Conquista ainda hoje (10). 

10 Out 2013 - 10:20h

Uma cerimônia para entrega dos certificados da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) foi realizada pela direção e coordenação do Centro Educacional Monteiro Lobato na última terça-feira (08). Durante o evento, seis alunos do Ensino Fundamental II foram premiados com medalhas de ouro, prata e bronze. São eles: Thalles Cézar Coelho Santos (Ouro), João Gabriel Costa Cassimiro (Prata), Luis Filipe de Oliveira Novais (Prata), Ian Filipe Costa Araújo (Bronze), João Pedro de Souza Palmeira (Bronze) e Marina Dias Guimarães (Bronze). A direção do CEML disse estar muito satisfeita com os resultados obtidos e com o desempenho dos alunos.

10 Out 2013 - 09:50h

“O Programa Minha Casa, Minha Vida tem que se chamar casa abandonada”. Dessa forma resumiu o vereador e presidente do PT em Abaíra, Antônio Cruz Campos, em sua denúncia enviada ao site Brumado Notícias sobre a forma como o programa federal vem sendo tratado no município. De acordo com o parlamentar, pessoas que não tem nem condições financeiras para pagar aluguel não conseguem a casa, mas outras que nem no local dos loteamentos vão estão recebendo o benefício. “Existem casas abandonadas no povoado Morro Abaíra, aonde muitas vezes as pessoas só vão para fazer churrasco”, denunciou. Campos considera como vergonhosa essa situação narrada por ele e quer a investigação urgente da Polícia Federal nesse caso. “Precisa fiscalizar o programa. Pessoas que não precisam estão recebendo as casas, que tem até cavalo morando dentro, mas não tem gente. É por isso que o Governo do Estado, o Governo Federal e a Polícia Federal precisam vir com urgência até Abaíra”, explicou o petista. Para o vereador, é injusto existir pessoas precisando e elas não conseguirem um imóvel pelo programa.

10 Out 2013 - 09:07h

Morreu aos 88 anos Mário Joaquim Martins, tio do deputado estadual João Bonfim (PDT). Casado com Eunice da Silva Martins, Mário teve seis filhos - Luiz, Welton, Fátima, Mário, Elder e Luciano. Nos anos 70, durante a gestão do prefeito Manoel Fernandes, Mário Martins foi vereador na cidade de Brumado. No entanto, Martins renunciou ao parlamento por conta da ditadura, voltando a atuar como auditor fiscal do estado; função que exerceu até sua aposentadoria. Há cerca de 50 dias, Mário sofreu um infarto que o deixou internado em uma UTI, no Hospital IBR, em Vitória da Conquista. Apesar dos esforços da equipe médica, o ilustre brumadense faleceu na noite da última quarta-feira (09) por volta das 21h. Consternado, o deputado João Bonfim falou por telefone com o site Brumado Notícias, ocasião em que deixou uma mensagem de pesar pela passagem do tio. “Junto com a tia Nice, o tio Mário formava o elo central da corrente que une toda a família. Mesmo com a idade avançada, é uma perda muito grande não só para família, mas também para Brumado, que perde mais um dos grandes nomes da sua história”, lamentou Bonfim. O corpo de Mário Martins está sendo velado em sua residência, que fica localizada na Rua Marechal Deodoro, no Centro de Brumado. O sepultamento está marcado para às 17h, no Cemitério Central Senhor do Bonfim. 

10 Out 2013 - 08:37h

O projeto de lei 20.506\2013, que visa autorizar e regulamentar a venda de bebidas alcoólicas nos estádios e arenas desportivas da Bahia, foi apresentado nesta semana na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA)pelo deputado estadual João Bonfim (PDT). No texto do projeto consta que tais bebidas poderão ser vendidas, apenas para maiores de 18 anos, em bares, lanchonetes, camarotes e espaços VIPS dos locais. Para justificar o PL, Bonfim colocou que, mesmo algumas pessoas culpando a bebida pelo aumento da violência nos estádios, não existe um estudo cientifique que comprove essa tese. Como exemplo da não ligação entre as duas coisas, o parlamentar citou no projeto a Copa das Confederações, evento no qual as bebidas foram vendidas e não houve incidentes violentos. A venda de bebidas alcoólicas em eventos esportivos começou a ser proibida em 2008.