Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "10/2015"

30 Out 2015 - 09:30h

Por conta dos feriados do Dia do Servidor Público e Finados, a unidade da Justiça Eleitoral em Brumado não funcionará em 30 de outubro e 2 de novembro. Todos os prazos processuais que se iniciem ou encerrem na data de 30 de outubro serão automaticamente prorrogados para o primeiro dia útil após a suspensão do expediente no Tribunal Eleitoral da Bahia. No Cartório Eleitoral, o expediente estará do mesmo modo suspenso.

30 Out 2015 - 09:00h

Presidente da Comissão da Fiol e do Porto Sul na Assembleia Legislativa (AL-BA), a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) participou da caravana representativa da sociedade baiana à Brasília para defender a manutenção do trecho integral da Fiol na Bahia junto ao Tribunal de Contas da União (TCU). O grupo, liderado pelo governador Rui Costa, foi formado por senadores, deputados federais e estaduais da Bahia. O encontro foi solicitado pelo governador após ter sido anunciado que o TCU recomendaria que a Fiol fosse reduzida apenas ao trecho que vai de Ilhéus a Caetité. A comitiva foi recebida pelo presidente do órgão, Aroldo Cedraz, e pelos ministros Augusto Sherman, que relata a obra da Fiol, Bruno Dantas e Augusto Nardes. Na oportunidade, foi entregue ao presidente do TCU um documento assinado pelos deputados estaduais questionando a proposta do TCU de diminuir o tamanho da Fiol em território baiano. A deputada lembrou que a Comissão da Fiol possui documentos com parecer do TCU, emitidos em julho deste ano e entregues durante audiência do colegiado no órgão em Brasília, atestando que não haveria quaisquer impedimentos para a continuação das obras.  Em resposta, o ministro Augusto Sherman, relator da obra da Fiol no TCU, informou aos presentes que houve uma má interpretação das propostas iniciais do tribunal. Segundo ele, o órgão estaria sugerindo maiores estudos de viabilidade financeira para o trecho da Fiol que vai de Caetité até Barreiras, e não propondo que o mesmo seja cortado do empreendimento.

30 Out 2015 - 08:30h

Neste mês de outubro, a cooperativa de catadores de papel Catando a Vida completa oito anos de serviços em prol do meio ambiente e da qualidade de vida dos moradores de Caculé. Além de promover o bem estar da sociedade, a cooperativa proporciona a melhoria na qualidade de vida dos cooperados, que têm a oportunidade de trabalho e renda. Segundo a presidente da Catando a Vida, Aparecida Martins, trabalhar como cooperada é uma oportunidade de crescimento e de ajudar no sustento da família. Criada em outubro de 2007, a cooperativa já conquistou grandes avanços e reconhecimento nacional e internacional, buscando sempre formas de incentivar a coleta através de mobilizações e participações em diversos eventos na região. 

No dia 27 de outubro, os cooperados, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, da Agricultura e do Meio Ambiente, realizaram mais uma ação do Projeto “Pegada Ecológica”, reunindo a população das comunidades de Gameleira e Alegre para informar sobre a importância do cuidado com a natureza e ainda coletar materiais recicláveis nas áreas de preservação ambiental. De acordo com dados da Secretária Municipal de Assistência Social, Sônia Regina Fernandes Pessoa, a Cooperativa Catando a Vida conta atualmente com vinte cooperados, com renda mensal de R$ 600 em média.

30 Out 2015 - 08:00h

Segundo informou ao site Brumado Notícias o secretário de saúde de Brumado, Cláudio Feres, o secretário estadual de saúde, Fábio Vilas-Boas, estará na cidade no dia 23 de novembro para conhecer o sistema de saúde local. Feres declarou que o secretário estadual e sua equipe vão avaliar o modelo de funcionamento do sistema no município. Embora seja uma visita breve, o secretário acredita que através da mesma o município poderá conseguir melhorias na oferta da saúde para a cidade e região.

30 Out 2015 - 07:30h

Apesar da crise na economia do país, a presidenta Dilma Rousseff reiterou ontem (29) que o Programa Bolsa Família não será alvo de cortes nem redução no Orçamento. Segundo Dilma, “há muita conversa que não é séria” e “boatos” sobre o programa, mas os recursos e o pagamento em dia do benefício estão garantidos. "Estou aqui dizendo para vocês: o Bolsa Família não vai ser interrompido, o Minha Casa, Minha Vida não vai ser interrompido”, acrescentou a presidente. Dilma destacou que o país atravessa um período de dificuldades econômicas e que está “apertando o cinto” para reduzir despesas, mas sem abrir mão de gastos sociais considerados importantes, como o Bolsa Família e os investimentos no programa habitacional. A presidente listou cortes de oito ministérios e de 30 secretarias e a redução do número de cargos comissionados e do próprio salário como medidas tomadas pelo governo para cortar gastos.

29 Out 2015 - 18:30h

Segundo o diretor-geral do Departamento de Trânsito na Bahia (Detran-BA), Maurício Bacelar, os condutores de veículos ciclomotores de cinquenta cilindradas, as chamadas “cinquentinhas”, continuam tendo que apresentar o documentação de habilitação para circular na Bahia. Há 16 dias, uma decisão preliminar da juíza Nilcéa Maggy, da 5ª Vara Federal em Pernambuco, definiu que o documento não seria mais obrigatório em todo o território nacional para condutores específicos desse tipo de veículo. Porém, o Detran na Bahia ainda não recebeu nenhuma norma do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), órgão que normatiza os departamentos estaduais. Para Bacelar, o estado enfrentaria retrocesso caso a decisão seja realmente normatizada. “Se por acaso essa decisão se confirmar, é admitir que menores pilotem ela [a cinquentinha]. É uma decisão contra a vida. Seria um retrocesso nas políticas de educação no trânsito”, ressaltou ele ao G1. De acordo com o diretor, mais de 75% do acidentes ocorridos na Bahia envolvem veículos ciclomotores.

29 Out 2015 - 18:00h

A semana tem sido de intenso calor na cidade de Brumado. Na última quarta-feira (28) foi registrado pico de 41°C de sensação térmica. Nos últimos dias, o céu permaneceu limpo, mas nesta quinta-feira (28) o sol apareceu entre nuvens e os serviços de meteorologia apontam que deve chover durante a noite no município. De acordo com a previsão, além da noite de hoje (29), deve chover também no domingo (01) e na segunda-feira (02), feriado de finados. Segundo a estação Clima Tempo, o município registrou máxima de 36°C nesta quinta-feira.

29 Out 2015 - 17:30h

Entre os dias 15 de novembro e 06 de dezembro deste ano será realizada a 1ª Copa Dalmir Pereira de Futebol no Estádio Municipal Gilberto Cardoso, em Brumado. Idealizada pela Secretaria Municipal de Esportes, a competição tem por objetivo preencher a lacuna esportiva de final de ano, após a eliminação da seleção local do Campeonato Intermunicipal de Futebol e ao mesmo tempo manter os atletas em atividades durante o final da temporada. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o secretário municipal de esportes, Miguel Lima Dias, esclareceu que Dalmir Pereira foi um dos maiores zeladores do estádio na década de 1990 até metade da primeira década desse novo milênio, quando morreu. Na ocasião, o estádio era carinhosamente chamado de Campo dos Prazeres. “Estava devendo essa homenagem ao amigo Dalmir”, comentou o secretário. A copa terá também a colaboração da Liga Brumadense de Futebol, que já visa selecionar atletas para a nova base da seleção para os jogos regionais do ano que vem. Oito equipes participarão da competição. São elas: Bahia, Santos, Magnesita, Feirense, Vila, Umburanas, Real São Félix e Boleiros. Na noite da última quarta-feira (28), os dirigentes se reuniram com a organização para definir a forma de disputa do torneio. Serão sete rodadas no estilo mata-mata. Os jogos serão realizados nas tardes de sábado e domingo.

29 Out 2015 - 16:30h

Através da Portaria 061/2015, o presidente do legislativo brumadense estabeleceu ponto facultativo na Câmara nesta sexta-feira (30) em razão do feriado do Dia do Servidor Público, transferido do dia 28 de outubro, data de sua comemoração, para o dia 30. A Portaria foi publicada no Diário Oficial. Em razão disso, a sessão da Câmara ocorrida sempre às segundas-feiras será realizada na próxima quarta-feira, às 9h.

29 Out 2015 - 16:00h

Após denúncias de contaminação de urânio na região de Lagoa Real, o Tribunal de Contas da União (TCU) vai investigar a atuação da estatal federal Indústrias Nucleares do Brasil (INB) e as operações da empresa. Apresentado pelo ministro Bruno Dantas, o pedido para instauração do processo foi aprovado por unanimidade pelos ministros da corte de contas. Na ocasião, o ministro ressaltou dados da Secretaria de Saúde da Bahia, que apontam que houve aumento nos novos casos de câncer na região de Caetité, superior ao número de casos de todo o restante do estado. De acordo com o R7, Dantas lembrou ainda que, no mês passado, o governo baiano anunciou a instalação de uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) na região.

29 Out 2015 - 15:30h

De acordo com medida sancionada pelo governador Rui Costa (PT), ambulâncias que prestam serviços de urgência para o estado e aos municípios terão passe livre quando passarem por pedágios em rodovias baianas. A medida já começa a valer a partir desta quinta-feira (29). Com a lei, as concessionárias que cobram pelo serviço terão 45 dias para se adequarem à nova medida. Segundo o decreto, as ambulâncias devem ser "identificadas por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente" para terem livre acesso aos pontos de pedágio.

29 Out 2015 - 15:00h

Acusado de matar o brumadense Breno Nogueira de Souza no dia 19 de junho de 2007, em Vitória da Conquista, Henrique Elder Dantas Guerra Moreira Campos foi condenado a 14 anos de reclusão. Perito da Polícia Civil na época do crime, Henrique ainda perdeu o direito de exercer a atividade. O julgamento foi realizado na última quarta-feira (28), em Vitória da Conquista. Há oito anos, o acusado seguiu a vítima depois de uma discussão na saída de um bar e interceptou o carro de Breno no meio da rua. Em seguida, desceu do veículo e atirou contra a vítima à queima roupa. O jovem brumadense morreu no local do crime. O caso gerou uma comoção muito grande na cidade de Brumado na época.

29 Out 2015 - 14:30h

Um acidente ocorrido no início da manhã desta quinta-feira (29), na BR-122, entre Porteirinha e Nova Porteirinha, no Estado de Minas Gerais, deixou dois mortos e uma pessoa ferida. Três veículos se envolveram em uma colisão. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, um Siena de propriedade da Câmara de Vereadores da cidade de Lagoa Real, no sudoeste baiano, bateu em um caminhão carregado com botijão de gás a 10 quilômetros das cidades de Nova Porteirinha e de Janaúba. Em seguida, outro carro que vinha logo atrás também colidiu no fundo do Siena. Equipes do Samu, do 6º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Janaúba, Polícia Rodoviária Estadual e da 3ª Delegacia Regional da Polícia Civil de Janaúba estiveram no local. Uma mulher e um idoso que estavam no veículo da cidade de Lagoa Real morreram na hora - Natanael Alves dos Santos, de 56 anos, e Dezuíta Pessoa Silva, de 51 anos. O motorista ficou ferido e foi encaminhado ao Hospital Regional de Janaúba. Os três veículos seguiam no mesmo sentido.

29 Out 2015 - 14:00h

O Ministério da Justiça abriu processos administrativos contra as empresas de telefonia móvel Oi, Vivo, Tim e Claro para investigar como as operadoras adotaram as mudanças no modelo de serviços de acesso à internet pelo celular. As empresas passaram a adotar, no ano passado, um modelo no qual, quando o cliente usa todo o pacote de internet móvel que foi contratado, ele tem o serviço de navegação suspenso e é preciso pagar um valor adicional para continuar navegando na internet. Anteriormente, quando a franquia chegava ao fim, a velocidade de navegação era reduzida, mas o usuário não tinha que pagar a mais. O órgão verificou possíveis indícios de violações às normas de defesa do consumidor, como falha no dever de informação, descumprimento de oferta e ofensa à publicidade feita ao longo dos anos. Segundo o ministério, quando as empresas forem notificadas, terão o prazo de dez dias para apresentarem defesa. Se condenadas, podem ser multadas em mais de R$ 8 milhões.

29 Out 2015 - 12:00h

Segundo o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio-BA), Carlos Andrade, as vendas do comércio da Bahia devem cair entre 6% a 8% no Natal deste ano em comparação ao mesmo período de 2014. A previsão foi baseada no cenário econômico do país e da região Nordeste e nos dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que estima uma queda de 4,1% nas vendas - pior índice desde a série histórica sobre vendas de Comércio, em 2004. Dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que o desaquecimento das vendas no comércio não é recente. Na análise sazonal da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), os negócios mantêm cenários de retração da atividade econômica. O volume de vendas no comércio varejista na Bahia caiu 12,2% em agosto em relação a igual mês de 2014. Na comparação com julho/15, a queda foi negativa de 1,8%. Nos primeiros oito meses deste ano, as vendas do varejo acumulam recuo de 6,2% em comparação ao mesmo período (janeio-agosto) de 2014. Ao mesmo tempo, o desemprego, uma das principais consequências da crise, já afetou mais de 590 mil pessoas na Bahia. No acumulado do ano, foram 550.237 admissões contra 590.708 desligamentos, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Até setembro, as demissões no Brasil somavam 14.809.775. De janeiro a setembro foram 14.152.014 contratações. As informações são do Jornal Correio.

29 Out 2015 - 11:30h

De acordo com decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), divulgar imagens de pedofilia na internet é crime federal. Por 8 votos a 2, a Corte negou um recurso da Defensoria Pública Federal de Minas Gerais que solicitava a devolução à Justiça Estadual de um processo contra um homem acusado por divulgar imagens de jovens praticando sexo explícito. De acordo com o Estadão, como a decisão tem repercussão geral, ela servirá de jurisprudência para ações com o mesmo teor. 

29 Out 2015 - 11:00h

A Conferência Municipal do PCdoB será realizada em Brumado, no Clube dos Mineradores, no próximo sábado (31), da 9h à 12h. A pauta do evento será a eleição da nova direção partidária, eleição de delegados para a Conferência Estadual e tática do partido visando às eleições municipais de 2016. Além disso, às 11h, acontecerá ato político com lideranças locais, regionais e a presença do deputado federal Daniel Almeida e da deputada estadual Ivana Bastos. A direção do PCdoB convida todos os filiados, militância e a população em geral para participar da conferência e agradece desde já a presença de todos.

29 Out 2015 - 10:30h

Os proprietários de veículos com placa de final 9 têm até esta sexta-feira (30) para quitar o Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em cota única, ou, para quem optou pelo parcelamento, pagar a terceira e última parcela. Já os contribuintes que possuem veículos com placa de final 0 que optaram pelo parcelamento devem estar atentos ao prazo para pagamento da segunda parcela, que deve ser feito até 29 de outubro. De acordo com a Secretaria da Fazenda (Sefaz), para efetuar o pagamento, basta dirigir-se a uma agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob com o número do Renavam em mãos. Em caso de dúvida, o contribuinte pode entrar em contato com o call center da Sefaz-BA pelo 0800 071 0071. O calendário de pagamentos do IPVA 2015 está disponível no site do órgão.

29 Out 2015 - 10:00h

Após dois anos de jejum de títulos nacionais, o estado mais vencedor do futebol brasileiro voltou a exercer sua tradicional supremacia nesta temporada. De acordo com o jornal a A Tarde, na última quarta-feira, 28, ficou definido que a  Copa do Brasil será de um time paulista, pois Santos e Palmeiras avançaram para a decisão. O Peixe, que já havia vencido na ida por 3 a 1, voltou a bater o São Paulo pelo mesmo placar. Já o Verdão derrubou o único intruso das semifinais: o carioca Fluminense, que tinha ganho o primeiro jogo por 2 a 1. Nesta quarta, o 2 a 1 foi para o Palmeiras, que passou na disputa de pênaltis. Com isso, a chance de os clubes de São Paulo faturarem as duas principais competições nacionais de 2015 ficou enorme, afinal, o Corinthians lidera o Brasileiro com oito pontos de vantagem sobre o vice. Desde a primeira edição da Copa do Brasil, em 1989, os paulistas só ficaram dois anos sem conquistar o mata-mata e o Brasileirão em duas oportunidades. Em ambas, quebrou o jejum com dobradinhas em 1998 e 2002.