Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "10/2015"

29 Out 2015 - 09:00h

Na próxima sexta-feira (30), o Sindicato dos Comerciários vai realizar no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em Brumado, um evento com o tema “Crie oportunidade: a criatividade como ferramenta no enfrentamento da crise”. A atividade pretende reunir o empresariado da cidade e região a fim de enumerar possibilidades criativas para enfrentar o momento de recessão vivenciado pela economia do país. Na ocasião, será celebrada uma parceria entre o Sindicato dos Comerciários de Brumado e importantes empresas locais presentes, com o objetivo de dinamizar a economia local no enfrentamento da crise. O evento terá início às 19h.   

29 Out 2015 - 08:30h

Através de denúncias anônimas, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) e outra da Rádio Patrulha, da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), chegaram a uma residência no Bairro Urbis II, onde se depararam com duas motocicletas pretas. Segundo a polícia, ao perceberem a chegada das guarnições na localidade, dois suspeitos teriam se evadido da residência. Os elementos haviam arrancado algumas peças da carenagem para descaracterizar os veículos que estavam sendo utilizados em assaltos no comércio. As motos foram encaminhadas à delegacia para serem periciadas.

29 Out 2015 - 08:00h

O método de emagrecimento do 5S associa cinco técnicas que visam a reprogramação hipotalâmica, promovendo o emagrecimento rápido, saudável e sustentável. Alia a nutrição, acompanhamento profissional diário, tratamento do corpo e a mudança comportamental. Os resultados variam entre 10 e 15 kg no mês. O paciente perde massa gorda, preserva massa magra, diminui percentual de gordura visceral e resgata o peso ideal, consequentemente, a sua saúde, a autoestima e o bem estar. A fisioterapeuta Luiza Feres está habilitada a realizar esse método em Brumado e região. Marque a sua avaliação gratuita e saiba mais sobre esse método e suas vantagens. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / 99962-3010/ 99997-3200.

29 Out 2015 - 00:00h

Em Brumado, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) trabalha salvando vidas através da coleta e armazenamento de sangue. Apesar disso, o número de doações no local ainda é pequeno e, por isso, a direção do centro apela à população que aproveite o feriado e doe sangue. A unidade do Hemoba no município tem pouquíssimas bolsas em estoque e necessita de doações de qualquer tipo sanguíneo. A situação é ainda mais preocupante, tendo em vista a quantidade de pacientes no Hospital Professor Magalhães Neto que precisa de transfusão de sangue. Além disso, a unidade do município atende em média 20 cidades. Para doar, é simples. Basta ser maior de 18 e menor de 68 anos, gozar de boa saúde, e portar documento oficial com foto. O Hemoba funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 07h às 12h, e fica localizado na Rua Manoel Fernandes dos Santos, 87, no Bairro Jardim Brasil. Doe sangue, doe vida!

28 Out 2015 - 18:30h

Está à venda uma área industrial de aproximadamente 35.000 m² no centro do município de Brumado. Dentro do local, há 8.000 m² de galpões industriais. Localizada próximo ao Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), a área conta com ótimo acesso ao centro comercial e a bairros populosos da cidade. Os interessados podem ligar para o número (77) 99968-1080.

28 Out 2015 - 18:00h

O evento público sobre a construção do Plano de Mobilidade Urbana de Brumado será promovido pela prefeitura no dia 5 de novembro, às 19h. A Política Nacional de Mobilidade Urbana é instrumento da política de desenvolvimento urbana que tem por finalidade integrar os diferentes modos de transporte e melhorar a acessibilidade e mobilidade das pessoas e cargas no território do município. Segundo a prefeitura, para o desenvolvimento do plano é fundamental a participação e contribuição da sociedade ao longo de todo processo de construção. O evento acontecerá no auditório da prefeitura, Praça Coronel Zeca Leite, 415.

28 Out 2015 - 17:30h

O Complexo Fotovoltaico da Vila Energia Renovável, conhecido como Parque Solar, já começou a ser implantado às margens da BR 430, entre os municípios de Bom Jesus da Lapa e Riacho de Santana. O empreendimento ocupará uma área de aproximadamente 40 hectares, onde serão instalados 70 mil painéis solares com capacidade para geração de 240 MW. Para o deputado Vítor Bonfim, o parque será um marco histórico para a Bahia. “A implantação do parque é sem sombra de dúvidas um marco importante para o nosso Estado. Recentemente em audiência na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, eu e o superintendente Paulo Guimarães conversávamos sobre a grande demanda por energia em algumas regiões de nosso Estado e a consideração dos parques solares como uma opção interessante, que tem chamado a atenção de empresas de todo o mundo atraídas pela vocação do Nordeste para empreendimentos de geração deste tipo de energia e com forte potencial econômico para o desenvolvimento da região”, destacou ele. Segundo Bonfim, mais doze parques serão construídos na Bahia e esse número pode aumentar com o novo leilão marcado para novembro, que deverá atrair mais empreendimentos.

28 Out 2015 - 17:00h

O relator do Orçamento da União de 2016, deputado Ricardo Barros (PP-PR), mantém a decisão de cortar R$ 10 bilhões do Bolsa Família. O Orçamento do ano que vem prevê cerca de R$ 28,8 bilhões para o programa, e um corte significaria a redução de mais de 34%. Barros esteve hoje (28) com o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa, e saiu do encontro dizendo que não discutiu números, e sim os procedimentos para a votação do Orçamento no Congresso Nacional que, segundo ele, deve ocorrer ainda neste ano. De acordo com Ricardo Barros, na reunião com Barbosa, foram tratados apenas assuntos referentes à votação e prazos. Sobre atrasos da União no repasse de recursos a bancos públicos para o pagamento de benefícios sociais, Barros disse esperar que o governo pague as dívidas ainda em 2015 e não deixe a conta para o ano que vem. O governo espera o entendimento do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a questão do repasse a bancos públicos para saber como irá quitar as dívidas referentes a 2015. As informações são da Agência Brasil.

28 Out 2015 - 16:30h

Em discurso na tribuna livre da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (AL-BA), o deputado Luciano Ribeiro (DEM) chamou a atenção para a forma de votação do PPA - Plano Plurianual, que não chegou a ser votado, pois foi retirado da pauta de última hora. Ribeiro disse que espera que sejam feitas as devidas discussões e que haja uma votação digna. “Muito me espantou ver esta votação na pauta de hoje, sem a participação da Assembleia Legislativa, sem participação popular, sem nenhuma audiência pública, sem a convocação da sociedade organizada”, criticou ele. O deputado considera que o Governo do Estado vem agindo com total falta de planejamento, resultando, segundo ele, em projetos inacabados e sem conclusão, a exemplo da Ponte Salvador - Itaparica, onde já foram investidos 90 milhões e pode não sair e a reforma do aeroporto de Vitória da Conquista, que não tem estruturação. O deputado convocou os pares para mudar esta realidade. “A Assembleia não pode estar sempre de joelhos a aprovar as ações sem planejamento do Governo do Estado”, enfatizou ele.

28 Out 2015 - 16:00h

Nesta quarta-feira (28) é comemorado o dia do funcionário público. A data foi instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937. Já em 1938 foi fundado o Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, em que esse tipo de serviço passou a ser mais utilizado. 

Em Brumado, os servidores públicos em greve comemoraram a data com protestos e um café da manhã em frente ao paço municipal. Os grevistas ainda escreveram com ironia os parabéns aos servidores nas janelas e portas de entrada da prefeitura. O movimento vem ganhando apoio de diversas ramificações locais. 

Igrejas evangélicas e católica se posicionaram a favor do movimento, bem como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Brumado) e a Câmara de Vereadores, que vêm buscando mediações com o prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) para que haja mais flexibilidade nas negociações a fim de que se chegue a um denominador comum e a greve seja encerrada.

28 Out 2015 - 15:30h

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes de Brumado (SMTT) realizou a pintura das vagas privativas de estacionamento para portadores de deficiência em vários pontos do centro de Brumado. A cor universal das demarcações horizontais é azul, mas o órgão inovou ao demarcar as áreas com a cor verde. O superintendente municipal de trânsito, Clidemar Amorim, justificou ao site Brumado Notícias que o azul não é uma regra ou obrigatoriedade nessas sinalizações. “O verde é uma forma simbólica de carinhosamente estendermos o tapete verde da acessibilidade aos portadores de deficiência que trafegam por nossas vias”, disse Amorim. Apesar da mudança, ele reconhece que algumas sinalizações encontram-se irregulares, como acontece na calçada de entrada da própria prefeitura e na agência da Caixa Econômica Federal, onde a vaga de estacionamento está junto com a rampa de acessibilidade.

28 Out 2015 - 15:00h

Dando continuidade ao projeto Patrulha do Povo, o vereador Castilho Viana (PSB) esteve na creche localizada no Bairro Dr. Juracy, em Brumado. No local, o parlamentar pode conferir de perto as necessidades da creche, que, segundo ele, funciona em um prédio antigo, sem condições estruturais de atender as crianças de maneira aceitável. Após a visita, Viana encaminhou ao poder executivo uma solicitação de reforma urgente para o prédio e espera que em breve a obra possa ser iniciada. Em entrevista ao Brumado Notícias, o vereador ressaltou que este é o verdadeiro papel do Patrulha do Povo, buscar cada vez mais benefícios e soluções de problemas para a população brumadense, visando uma melhor qualidade de vida para toda a comunidade.

28 Out 2015 - 14:30h

O Ministério da Educação divulgou na manhã desta quarta-feira (28) os gabaritos oficiais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos podem conferir o resultado das provas através do site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) (clique aqui). O exame foi realizado no último final de semana por mais de 5,7 milhões de pessoas, com as provas de Ciências Humanas e de Ciências Exatas no sábado (24), e as provas de Linguagens de Matemática, além da redação, no domingo (25). Quem fez o exame poderá saber o seu desempenho apenas em janeiro. No início do ano que vem, o ministério da Educação também deve lançar o portal do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), por onde os candidatos podem acessar as vagas para instituições de ensino superior com as notas do Enem.

28 Out 2015 - 14:00h

Com unidades em Caetité e Ibitira, o Lapeclin - Laboratório de Análises Clínicas tem a sua central de atendimento localizada na Rua Tibúrcio Leite, nº 15, em Brumado. Trabalhando com confiança, segurança e excelência, o Lapeclin dispõe de uma série de exames: bioquímica, hormônios de fertilidade, urínalise, hematologia, imunologia, parasitologia, hemostasia, marcadores tumorais, citologia, hormônios da tireoide, bacteriologia, marcadores cardíacos, exames pré-natais, exames de DNA, entre outros. Se você valoriza profissionais capacitados, um laboratório equipado com toda tecnologia necessária e a confiança de resultados precisos, faça seus exames no Lapeclin. Há 29 anos no mercado atendendo com excelência e referência como o melhor laboratório da região. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-2040.

28 Out 2015 - 12:00h

Na noite da última terça-feira (27), uma guarnição da Rondesp realizou a maior apreensão de explosivos em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. Segundo informações do Blitz Conquista, o proprietário de um imóvel no Bairro Kadija chamou a polícia após não conseguir contato com o locatário da residência, que não havia pagado o aluguel. No imóvel, os militares encontraram 48 bananas de explosivos em gel (dinamites), uma caixa com 100 espoletas e 80 metros de estopim, além de uma barra de maconha e várias embalagens para comercialização de drogas. O material foi encaminhado ao Disep. O delegado plantonista, Luís Henrique, informou que o Exército já foi comunicado acerca da apreensão e, nesta quarta-feira (28), uma equipe se deslocará até a cidade a fim de recolher o material. A polícia está investigando o caso com o objetivo de saber de quem são os explosivos e como eles seriam utilizados. Em julho deste ano, policiais da 78ª CIPM prenderam um suspeito com 10 cartuchos de explosivos.

28 Out 2015 - 11:30h

Através de comunicado, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informou aos usuários da cidade de Guanambi que, depois de decisão judicial, voltará a cobrar a taxa de esgotamento sanitário no valor de 80%. Segundo a empresa, a cobrança será feita nas contas com vencimento em novembro. A taxa foi instituída após a implantação de um sistema de esgotamento sanitário que trata apenas 45% do esgoto produzido na cidade. O tributo gerou muita polêmica e, desde 2011, o Ministério Público tenta impedir a cobrança da taxa, que já havia sido suspensa e reativada algumas vezes nesse período. A Câmara de Vereadores chegou a aprovar lei municipal que fixa o valor da taxa a ser cobrada em no máximo 40%. Em nota oficial, a prefeitura, por meio do seu Departamento Jurídico, disse que buscará reverter a decisão e regular a cobrança da taxa de esgoto com índices mais justos e acessíveis à população.

28 Out 2015 - 11:00h

Entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) dará início em Brumado a operação especial do feriado de Finados, que vai reforçar o policiamento nas rodovias, em pontos e horários de maior incidência de acidentes. Além do patrulhamento ostensivo, a PRE fará ações educativas, buscando sensibilizar motoristas e passageiros sobre a importância do trânsito seguro. Segundo a Polícia Rodoviária, o excesso de velocidade, a embriaguez ao volante e as ultrapassagens indevidas serão o foco das fiscalizações, já que essas infrações são as que mais causam mortes.

28 Out 2015 - 10:30h

Na noite da última terça-feira (27), a Caixa Econômica Federal decidiu em assembleia por fim à greve e, nesta quarta-feira (28), a agência na cidade de Brumado já está atendendo normalmente. Mesmo com o fim da greve, a categoria continuará lutando por melhorias nas condições de trabalho em cada banco, combatendo o assédio, fim das metas abusivas e reivindicando por mais contratações, para que a população também deixe de ser explorada e tenha um atendimento digno. O Banco do Brasil já havia posto fim à paralisação na última terça-feira (27), mas a Caixa decidiu ficar mais um dia em greve. No total, foram 22 dias de paralisação e 100% dos bancos públicos permaneceram fechados durante a greve, na base territorial do Sindicato de Vitória da Conquista e região. Para o presidente do SEEB/VCR, Paulo Barrocas, é preciso que a categoria permaneça engajada e continue lutando contra a exploração dos bancos. A greve continua no Banco do Nordeste nesta quinta-feira (29).

28 Out 2015 - 10:00h

Um caminhão pipa que presta serviços para uma empresa de terraplanagem tombou no início da manhã desta quarta-feira (28), próximo à rótula de entroncamento do anel rodoviário, entre a BA-262 e a BR-030, em Brumado. O site Brumado Notícias apurou no local que o veículo seguia para a Barragem do Rio da Antônio para abastecer, quando o condutor perdeu o controle da direção e o caminhão tombou no acostamento, no sentido contrário do percurso. 

O motorista sofreu algumas lesões e recebeu os primeiros socorros do Samu 192, sendo em seguida encaminhado ao Hospital Professor Magalhães Neto. Alguns mecânicos da empresa que estiveram no local explicaram que o acidente pode ter sido causado pelo rompimento da barra central de transmissão dos eixos do caminhão. A Polícia Rodoviária Estadual controlou o tráfego no trecho no intuito de evitar novas ocorrências.