Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
11/2016
fechar

A indústria brasileira voltou a dar algum sinal positivo em setembro.  Na comparação com agosto, a produção do setor subiu 0,5%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado levemente positivo veio depois de duas quedas seguidas. Em agosto, frente a julho, foi registrada baixa de 3,8% e em julho, na comparação com junho, houve retração de 0,1% - número revisado. De acordo com o G1, apesar do leve aumento, o IBGE lembra que a indústria ainda está 20,7% abaixo do nível recorde atingido em 2013. De agosto para setembro, cresceu a produção de itens alimentícios (de -8% para 6,4%), indústrias extrativas (de -1,7% para 2,6%) e veículos automotores, reboques e carrocerias (de -12% para 4,8%). Em relação a setembro do ano passado, a atividade fabril recuou 4,8%. Ainda que o resultado tenha sido negativo, essa queda é a menor desde junho de 2015. No ano, de janeiro a setembro, a retração acumulada é de 7,8% e, em 12 meses, de 8,8%. Por outro lado, recuaram as produções de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-8,1%), de perfumaria, sabões, produtos de limpeza e de higiene pessoal (-2,7%), de produtos de minerais não-metálicos (-5,0%) e de produtos farmoquímicos e farmacêuticos (-6,2%). Na comparação com setembro do ano passado, as maiores quedas partiram de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-12,5%) e indústrias extrativas (-9,2%).

Incêndio atinge local próximo a área de preservação ambiental em Rio de Contas Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Um incêndio de grandes proporções atinge uma área de mata do distrito de Mato Grosso, que pertence à Rio de Contas, na Chapada Diamantina. Segundo a Secretaria do Meio Ambiente do município, o fogo foi percebido por moradores no final da tarde de domingo (30), em um local próximo à Área de Preservação Ambiental (APA) Serra do Barbado. Equipes de brigatistas começaram o trabalho de combate às chamas na manhã de segunda-feira (31) e parte do incêndio foi controlada. Conforme a secretaria, o trabalho para debelar as chamas continua e um helicóptero também auxilia na operação. Ainda não há suspeitas do que provocou o incêndio. Conforme a Secretaria do Meio Ambiente de Rio de Contas, técnicos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) devem ir ao local para fazer perícia e identificar as causas do incêndio.

Brumado: Projeto Let’s Dance do Tiro de Guerra encerra o Outubro Rosa Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na segunda-feira (31), as dançarinas do Projeto Let’s Dance, do Tiro de Guerra de Brumado, realizaram uma aula de dança na Praça Coronel Zeca Leite, encerrando a programação do Outubro Rosa na cidade. Idealizador do projeto, o Subtenente Paulo Souza, Chefe de Instrução do TG, agradeceu a participação de todos os que abrilhantaram o evento. Ele informou que as aulas de dança ocorrem de segunda à quinta-feira, às 19h, no Tiro de Guerra, sob a coordenação da professora Juliana Barretto. As aulas são gratuitas.

Dom Basílio pode decretar estado de calamidade pública devido à seca Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na segunda-feira (31), o representante da Superintendência de Defesa Civil (Sudec), Paulo Sérgio Luz, se reuniu na Secretaria de Agricultura de Dom Basílio com o prefeito eleito, Roberval Meira, com o futuro secretário de Governo e Administração, Gelson Caires, e com alguns integrantes do Conselho Municipal de Defesa Civil. A reunião se deve à situação crítica de falta de água na cidade. O objetivo é buscar soluções para o problema com o fornecimento de carros pipas para atender a população do município. Após o encontro, chegou-se a conclusão de que é necessário decretar estado de calamidade pública devido à grave seca que assola o município.

CARP promove Exposição Família Santuário da Misericórdia em Brumado

Em Brumado, a Exposição Família Santuário da Misericórdia teve início na Festa da Luz 2016. A exposição reflete a temática do ano da Misericórdia e da Família a partir do Documento Amoris Leatitia, do Papa Francisco. A exposição estará aberta para visitação no próximo dia 2 de novembro, a partir de 18h, no Centro de Evangelização Jesus Eu Confio em Vós (saída para Vitória da Conquista). O evento também contará com atividade oracional durante a exposição. No dia 2, não haverá Grupo de Oração na Igreja Santa Rita. A entrada é gratuita. A exposição é uma realização da Comunidade de Adoradores e Resgate da Paz (CARP).

Brumado: Na suplência, forrozeiro está confiante que assumirá cadeira legislativa Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O compositor e forrozeiro Manoel Rodrigues Filho (PMDB), o Carcará do Sertão, que obteve 715 votos para vereador nas últimas eleições em Brumado, está na suplência e confiante de que será homologado para assumir a cadeira legislativa a partir de janeiro de 2017. Fã de Edgar Mão Branca, que após ficar na suplência também assumiu uma cadeira de deputado federal, o forrozeiro brumadense acredita que o fato se repetirá em seu caso. “Penso que diante das medidas adotadas pelo novo prefeito, alguém dentre os eleitos poderá assumir alguma pasta na prefeitura. Aí eu seria empossado vereador”, esclareceu Carcará ao site Brumado Notícias. Figura folclórica e com poucos recursos, ele usou da criatividade em sua campanha. Em cima de uma carroça, o então candidato percorreu a cidade distribuindo santinhos, o que atraiu a atenção do eleitorado. Carcará considera que ganhou votos de amigos, simpatizantes e os famosos votos de protesto. “A turma estava a fim de mudanças e resolveu depositar em mim esses votos de protesto, mas posso assegurar que, se eu assumir a função, vou direcionar minha voz dentro daquela câmara para o bem comum da comunidade. Temos muitos problemas em nosso município e eu que moro na periferia e convivo com a realidade menos favorecida saberei apontar bem essas carências e pendências que o poder público tem com a classe pobre e esquecida da nossa cidade”, pontuou o músico.

Com dívida de R$ 1 bi, Renova Energia tem nota rebaixada pela Agência Fitch Ratings Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em meio a negociações de venda de ativos e entrada de um novo sócio, a Renova Energia teve a sua nota de crédito rebaixada por risco de calote. Com vencimentos de quase R$ 1 bilhão nos próximos 90 dias e vivendo a maior crise desde que foi criada, a empresa de energia eólica teve sua capacidade financeira colocada em xeque pela agência de classificação de risco Fitch Ratings. Segundo a agência americana, a estrutura de capital da Renova é insustentável e deixa a companhia em uma posição "altamente vulnerável e exposta a um evento de inadimplência". A posição de caixa da empresa mais a previsão de entrada de recursos até a data dos vencimentos não são suficientes para fazer o pagamento integral e pontual das obrigações previstas em 2017. Segundo uma fonte próxima da companhia, hoje a Renova trabalha com duas vertentes para sair da crise. Uma delas seria encontrar um novo sócio que colocasse dinheiro na empresa e, assim, desse fôlego para conseguir refinanciar as dívidas e tocar os novos projetos. Outra saída é a venda de ativos para diminuir a alavancagem da empresa.

Mesmo sendo declarado de utilidade pública, FEMP-Brumado não será realizado este ano Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Associação Cultural Projeto Festival de Música Popular de Brumado (FEMP-B) foi declarada como sendo de utilidade pública através da Lei 1.775, de 22 de junho de 2016, de autoria do vereador Weliton Lopes (DEM), aprovada pela câmara municipal e sancionada pelo prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT). Apesar disso, o FEMP-B não será realizado pelo segundo ano consecutivo. Idealizador e coordenador do festival, o músico Chiquinho Amorim justificou ao site Brumado Notícias que não conseguiu alavancar recursos, nem diante do poder público e muito menos da iniciativa privada, para realização do festival. O projeto chegou a se tornar a referência e atraiu festivaleiros de diversas partes do país. O FEMP Brumado fez parte do pacote de apoio da Bahiatursa, porém, por falta de incentivo financeiro, o festival tem ficado de fora do calendário cultural, o que está sendo lamentado pela comissão organizadora e pelos talentos da diversificada musicalidade nacional. Chiquinho Amorim adiantou que está apresentando o projeto para uma empresa mineradora do município a fim de captar os recursos para resgatar o festival no próximo ano.

Na Bahia, mulheres do PSD fizeram a diferença nas eleições, diz Ivana Bastos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na Bahia, o trabalho realizado pelo PSD Mulher gerou bons resultados nas últimas eleições. Foram eleitas 14 prefeitas, 9 vice-prefeitas e 74 vereadoras entre as mais de 800 mulheres que disputaram cargos eletivos pelo PSD no Estado. No total, o PSD elegeu 83 prefeitos e 595 vereadores. Com esse resultado, o PSD igualou o número de mandatárias eleitas em 2012, tornando-se também o partido que mais elegeu prefeitas e vereadoras na Bahia. Para a coordenadora do PSD Mulher Bahia e deputada estadual Ivana Bastos, o número expressivo de mulheres disputando cargos eletivos foi a maior vitória do partido nestas eleições. “A maior participação feminina é um reflexo das comissões do PSD Mulher em todo o Estado. Hoje, temos núcleos em 72 municípios baianos, onde as mulheres trabalham ativamente discutindo a política. O trabalho que o PSD Mulher fez, de criar comissões nesses municípios, diplomar as coordenadoras, de estar sempre presente, é um exemplo e fez a diferença nessas eleições”, afirmou Bastos.

Brumado: Secretaria de meio ambiente punirá autores de corte de árvores em praça Foto: WhatsApp/Brumado Notícias

Nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (31), um homem foi flagrado cortando duas árvores na área de estacionamento da Praça Heráclito Cardoso, no Bairro do Tanque, em Brumado. O entorno da praça se tornou um dos principais entroncamentos comerciais do município, o que atrai a atenção de prestadores de serviços e ambulantes. Em contato com a redação do site Brumado Notícias, um grupo de mototaxistas que se valia da sombra das árvores declarou que a poda foi encomendada por alguns comerciantes no intuito de barrá-los de fazer uso do local, juntamente com alguns ambulantes. O assunto viralizou nas redes sociais. Por telefone, nossa reportagem falou com o secretário municipal de meio ambiente, Frederico Neves. Ele disse que recebeu as imagens e que não há o aval da secretaria para realização da poda, o que configura crime ambiental. “Foi arrancada uma árvore do logradouro público sem autorização da secretaria. Já deslocamos uma equipe ao local para averiguar melhor os fatos, tomar as medidas cabíveis e aplicar a devida punição”, disse o secretário, alertando para a poda indiscriminada. O secretário considerou positiva a mobilização popular em denunciar o crime ambiental e adiantou que está tentando implantar em Brumado o plano municipal de arborização para que haja um controle melhor de podas na cidade, além de manter a área verde urbana.

Brumado: Irmãs são assaltadas e bandidos levam cerca de R$ 10 mil em joias folheadas a ouro Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No último sábado (29), duas irmãs que passavam pela Praça Nelson Lula, em Brumado, foram assaltadas por volta de meio dia. Em uma moto, um criminoso, acompanhado de um comparsa, anunciou o assalto. Armado, ele conseguiu levar uma sacola que continha um mostruário de joias folheadas a ouro, avaliadas em cerca de R$ 10 mil. Além disso, foram roubados um relógio, uma bolsa, óculos de grau e documentos. A polícia já sabe que o assaltante tem dentes podres e pode ser facilmente identificado. O bandido estaria agindo na região há um tempo.

Foragido da delegacia de Caculé é capturado e apresentado em Brumado Foto: Divulgação/PM

Policiais militares conseguiram recapturar, na madrugada desta segunda-feira (31), um dos presos foragidos da Delegacia de Polícia de Caculé, no sudoeste baiano, no último dia 27. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, um menor de idade natural de Ibiassucê, foi encontrado no município de Guajeru e apresentado na delegacia de Brumado. Ele havia sido preso há cerca de três meses por envolvimento em assaltos. Outros três foragidos seguem sendo procurados. São eles: Ivan de Andrade Santos, Jonas Carvalho de Oliveira e José Benedito Ribeiro da Costa.

Brumado: Visando contenção de despesas, Eduardo Vasconcelos fala em manter pastas na geladeira Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O prefeito eleito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), já começou seu projeto de contenção de despesas para o primeiro ano de gestão. Por telefone ao site Brumado Notícias, o novo gestor declarou que diante da atual crise econômica está elaborando uma planilha de contenção de gastos, através da qual terá de sacrificar algumas pastas até que o setor público se recupere. Indagado se pretende excluir ou fundir algumas secretarias, Vasconcelos respondeu que isso é mera especulação. “Algumas pastas vão continuar, mas não de forma plena, como as primárias”, afirmou o futuro prefeito. Segundo ele, no primeiro período de sua gestão não nomeará ninguém para as pastas, mas as mesmas continuarão sendo assistidas interinamente. “Estamos vivendo em época de crise, com o governo reduzindo ministérios, mas não vamos cortar essas pastas, apenas não vamos dar plena atenção como as prioritárias”, explicou o prefeito eleito. Eduardo preferiu não anunciar quais pastas vão para a geladeira, mas especula-se que a secretarias de esporte, cultura, lazer e agricultura possam ficar em segundo plano no primeiro ano do governo em Brumado.

Arquivo