Na noite de segunda-feira (14) foi realizada a última sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Brumado. A bancada de oposição estava completamente vazia, já que a maioria dos petistas e a comunista Liu Vasconcelos não compareceram. Também foi notada a ausência do presidente Alessandro Lôbo (PSL). Diante disso, os projetos de lei de autoria do poder executivo e do próprio legislativo saíram da pauta de votação, mas retornarão na próxima quinta-feira (17), às 09h, quando ocorrerá uma sessão extraordinária. Durante a sessão de ontem (14), os parlamentares que fizeram uso da palavra apresentaram um retrospecto de suas atividades durante o ano, já desejando felicitações de Natal e Ano Novo aos munícipes. A sessão contou ainda com a presença do secretário de agricultura, recursos hídricos e meio ambiente, Frederico Neves, que representou o prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT). O secretário também apresentou um resumo de ações da pasta durante o ano e agradeceu em nome do prefeito a colaboração dos parlamentares por mais um ano de harmonia entre o legislativo e o executivo. Ao final foi servido um coquetel aos presentes, que ainda apreciaram a iluminação natalina na praça legislativa.
Na madrugada de hoje (15), o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome disparou diversos emails para pedir ajuda na manutenção dos valores do programa social no Orçamento de 2016. Na correspondência eletrônica, o órgão federal lembra que o relatório do deputado Ricardo Barros (PP-PR) sugere corte de R$ 10 bilhões no Bolsa Família para 2016 - proposta que deve ser votada na Comissão Mista de Orçamento na próxima semana. “Mande um e-mail com a mensagem abaixo para os deputados dessa Comissão pedindo que votem contra o corte, que tiraria 23 milhões de pessoas do Programa. Não podemos deixar que os mais pobres paguem a conta”, alerta a pasta. O pedido apresenta um texto base para ser encaminhado aos membros da comissão e a lista de todos os parlamentares envolvidos na decisão. No texto, o governo defende que o corte tiraria 23 milhões de pessoas do Programa e colocaria em risco conquistas importantes do país.
O deputado federal baiano Erivelton Santana (PSC), que foi o mais bem votado nas eleições 2014 em Brumado, com 3970 sufrágios, compareceu à sessão do Conselho de Ética nesta terça-feira (15), na Câmara dos Deputados, para ser contra o processo de cassação do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Santana e outros parlamentares, tentaram adiar a decisão sobre o andamento da matéria e foram derrotados. O também deputado baiano José Carlos Araújo (PSD), presidente do Conselho de Ética, optou por abrir uma decisão “democrática” durante a sessão para evitar novo adiamento da votação de admissibilidade do processo contra o peemedebista carioca. Após pedido de vista por um dos membros do grupo, Araújo decidiu que não tomaria uma decisão monocrática de encerrar a discussão e permitiu que o plenário votasse sobre a concessão de tempo para análise do novo relator, apresentado pelo deputado Marcos Rogério (PDT-RO) - o que transferiria a definição de admissibilidade para a sexta-feira (18). O presidente do Conselho passou a presidência ao seu vice, Sandro Alex (PPS-PR), para que pudesse votar em pedido de vista e discussão. As informações são do Bahia Notícias.
Um pastor que liderava as Assembleias de Deus no município de Livramento de Nossa Senhora morreu na manhã desta terça-feira (15), em Salvador, com suspeita de Calazar. Segundo informações obtidas pelo Bsite rumado Notícias, o pastor Jason Cardoso estava internado em um hospital da capital baiana com complicações de saúde. Informações ainda não confirmadas revelam que ele teria sido diagnosticado com leishmaniose visceral, conhecida como Calazar. O falecimento deixou muitas pessoas consternadas na cidade. O pastor tinha esposa e dois filhos adolescentes.
O comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Major Jocevã Oliveira, rebateu em entrevista ao site Brumado Notícias na manhã desta terça-feira (15) as críticas do vereador José Santos (PTC), o Santinho, que foram atribuídas à polícia. Durante discurso na câmara de vereadores, o parlamentar declarou que a companhia está sem comando, que os policiais temem fazer patrulhamento nos bairros periféricos e ainda preferem passear nas viaturas pelos bairros nobres do município. “Ele me ofendeu como policial e ofendeu muito mais a tropa ao dizer que somos covardes. No linguajar dele os bandidos são corajosos e os policiais são medrosos. Só queria saber em que time ele está jogando”, respondeu o comandante, denunciando o que do seu ponto de vista seria o real motivo da insatisfação do vereador com o comando.
“Ele é o único vereador que aparece aqui na companhia e quando aparece é acompanhado dos seus eleitores para pedir a retirada de veículos irregulares que foram apreendidos pelos soldados nas vias públicas. Acredito que ele tenha criado uma birra com a companhia por não cedermos a esse tipo de comportamento dele”, afirmou o Major. Segundo ele, ao invés de criticar o trabalho da polícia, o parlamentar deveria fazer valer o seu mandato apresentando projetos que colaborem com ações sociais. O Major também respondeu as afirmações de que as guarnições só passeiam pelo centro da cidade. “Ele está muito equivocado, pois as viaturas não passeiam, fazem patrulhamento, e nossos soldados são técnicos, se não teríamos um relatório gigantesco de embates da polícia com os bandidos. Ao invés disso, sem o embate, mas com a eficiência, fizemos a apreensão de 60 armas de fogo esse ano em Brumado. Ele precisa se informar melhor, ler mais os blogs de notícias do município, para ele ver que mesmo com as nossas limitações nossos soldados agem como verdadeiros heróis. Quando patrulhamos mais o centro da cidade é porque ali há a maior concentração de pessoas e é ali que os bandidos agem para cometerem seus delitos”, explicou Jocevã.
Apesar do pouco efetivo policial, o Major deixou claro que os soldados têm se desdobrado para trabalhar em prol da segurança local. “Queria que ele passasse apenas uma noite a bordo de uma viatura para que pudesse sentir na pele o que é o trabalho ostensivo de um policial militar. Assim, ao invés de fazer críticas infundadas, ele passasse a enxergar o sacrifício do ofício”. Ao final o comandante deu um alerta ao vereador. “Ele deu ousadia aos bandidos, se o objetivo era esse eu não sei, mas ele passou para a comunidade um retrato mentiroso de que os bandidos não temem a polícia daqui, quando na verdade, ao fazermos rondas nos bairros periféricos, os marginais logo se escondem temendo o policiamento. O senhor vereador e a comunidade brumadense podem ter a certeza de que nossa companhia é formada de homens corajosos que não medem esforços em trabalhar em prol da segurança pública da comunidade”, finalizou o comandante.
Pesquisa realizada pelo instituto Datafolha apontou que 42% dos brasileiros classificam os serviços oferecidos pelas operadoras de planos de saúde como péssimos, ruins ou regulares. “Isso mostra que a diferença entre os setores público e privado está cada vez menor e não por um melhora do primeiro, mas devido a uma piora da saúde suplementar”, avaliou Carlos Vital, presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), que solicitou a pesquisa. No geral, 17% dos entrevistados usuários do sistema suplementar responderam estar aguardando do plano de saúde autorização para a realização de um atendimento. Desses, 52% esperam por uma consulta; 24%, cirurgias, 23%, exames e 1% por outros procedimentos. O tempo de espera é, para a maioria dos casos (63%), de até um mês. “O pior é que, muitas vezes, as demoras e dificuldades são planejadas para que o paciente seja obrigado a procurar o SUS”, afirmou Vital. A falta de acesso a medicamentos foi o ponto mais criticado pelos entrevistados: 30% deram nota de zero a quatro para este item. Já 27% dos usuários criticaram os valores das mensalidades. O reembolso de gastos com consultas, procedimentos e exames foi criticado por 19% dos entrevistados. A recusa do plano para liberar procedimentos recebeu nota negativa de 15%. Os itens melhor avaliados foram a qualidade das instalações dos locais de atendimento, quantidade de médicos, qualidade no atendimento de emergência, quantidade de hospitais, clínicas e laboratórios e quantidade de profissionais de saúde.
O áudio das sessões da Câmara Municipal de Brumado está disponibilizado no site oficial www.cmbrumado.ba.gov.br. O objetivo é fazer com que a população tenha conhecimento das discussões que acontecem nas sessões. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações cuja finalidade é promover maior interação com as pessoas na busca do desenvolvimento da cidade. Clique aqui e ouça o áudio.
No último domingo (13), mais de 400 atletas participaram da 1ª Meia Maratona Olivia Run Super Herói Haley em Vitória da Conquista. A corrida, composta por distâncias de 5, 10 e 21 km, contou com presenças ilustres, como o comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar, Major Jocevã Oliveira, e o delegado da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior, Cláudio Marques. Debaixo de um sol forte, os dois fizeram o percurso mais longo. O pódio foi formado pelos seguintes competidores: Gilmar Guimarães (5 km), Vanderlan Santos (10 km) e Edilson Marinho (21 km).
Uma quadrilha especializada em roubo de motocicletas e assaltos a estabelecimentos comerciais que atuava em Caetité e na zona rural da cidade foi desarticulada pela 94ª Companhia Independente de Polícia Militar no último domingo (13). Segundo informações da polícia, os assaltantes foram presos depois de roubarem uma pastelaria. Os policiais detiveram dois suspeitos em uma oficina a partir de descrições fornecidas pelas vítimas do assalto. A dupla estava com um revólver calibre 32. Dando continuidade a operação, a guarnição localizou mais três elementos. Com eles foi apreendida uma motocicleta roubada. Além disso, outra moto roubada foi encontrada em um matagal. Os acusados, a arma apreendida e as motos roubadas foram encaminhados à Delegacia Territorial de Caetité. Eles vão responder por roubo à mão armada e organização criminosa.
Em parceria com o Programa AABB Comunidade, a Secretaria de Educação de Brumado trabalhou neste ano com a proposta de complementação educacional, baseada na valorização da cultura do educando e de sua comunidade. Essa complementação foi efetivada por meio de atividades lúdicas desenvolvidas em torno de áreas como saúde, higiene, esporte e linguagens artísticas, possibilitando a construção de conhecimentos e o acesso à cidadania. Na última quinta-feira (10), aconteceu no Salão de Festas da AABB de Brumado o encerramento das atividades do programa. O evento contou com apresentações dos alunos e educadores. A Secretária de Educação do Município, Acácia Gondim, parabenizou toda a equipe envolvida no evento e ressaltou que o Programa AABB Comunidade vem crescendo a cada ano e em 2016 promete ser ainda melhor.
Desde a última quinta-feira (10), quase 14 milhões de famílias brasileiras começaram a ter sua renda complementada com o pagamento do Bolsa Família. Até o próximo dia 23, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) vai repassar R$ 2,3 bilhões aos beneficiários do programa. Como em todo mês de dezembro, o calendário de pagamento é antecipado, para que termine antes da véspera de Natal. Para saber o dia em que o recurso estará disponível para saque, o beneficiário precisa observar o último dígito do Número de Identificação Social (NIS), impresso no seu cartão. Para cada final, há uma data correspondente por mês, que indica o primeiro dia em que a família poderá fazer a retirada do dinheiro. O valor fica disponível para saque por 90 dias. O beneficiário deve estar atento ao seu extrato, que traz a próxima data de saque. Além disso, ele pode também consultar o calendário pelo aplicativo Bolsa Família para smartphones (telefones celulares com acesso à internet), que é gratuito. Na Bahia, neste mês de dezembro, serão beneficiadas 1.797.610 famílias - o equivalente a um investimento de R$ 295.855.438.00.
Um homem de 57 anos foi assassinado a tiros dentro de casa na cidade de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano. O crime aconteceu na madrugada desta terça-feira (15). Segundo informações da polícia, Edson Machado Ribeiro, conhecido como Edson do PT, foi encontrado ensanguentado e somente de cueca. Vizinhos disseram ter ouvido pelo menos dez disparos durante a madrugada. A polícia acredita que a vítima tenha sido surpreendida pelos criminosos enquanto estava dormindo. Peritos preservaram a cena do crime e o caso está sendo investigado. Edson era militando do Partido dos Trabalhadores e uma pessoa bastante conhecida na cidade. Amigos mais próximos acham que ele tenha sido morto por engano. Este é o segundo homicídio registrado em Livramento em menos de vinte dias.
Agentes da Polícia Federal estiveram, na manhã desta terça-feira (15), nas residências oficiais dos ministros do Turismo, Henrique Eduardo Alves (PMDB) e de Ciência e Tecnologia, Celso Pansera (PMDB). Os dois são alvos de mandados de busca e apreensão da Operação Catilinárias, que visa evitar a destruição de provas de sete processos instaurados a partir da Lava Jato. Nesta manhã, a PF também esteve na casa do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), do deputado Aníbal Gomes (PMDB-CE) e do ex-ministro Edison Lobão (PMDB-MA). A ação foi solicitada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Nesta terça, são cumpridos 53 mandados de busca e apreensão em oito estados: Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Pará, Pernambuco, Alagoas, Ceará e Rio Grande do Norte. Segundo a Folha de S. Paulo, embora não seja alvo direto de um mandado de busca, o presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB) também é objeto desta operação. Um dos inquéritos investigados nesta fase é o dele. As buscas ocorrem em endereços funcionais de investigados, sedes de empresas, escritórios de advocacia e órgãos públicos com o objetivo de “evitar que provas importantes sejam destruídas pelos investigados". De acordo com a PF, também foi autorizada apreensão de bens "que possivelmente foram adquiridos pela prática criminosa”.
O clima de recesso das sessões legislativas em Brumado foi quebrado com o pronunciamento do vereador José Santos (PTC), o Santinho, que subiu o tom da voz e fez duras críticas à polícia militar no município. O parlamentar também não poupou o Estado, que em suas colocações desprezou a segurança na cidade. Santinho afirmou que os soldados preferem “passear” de viatura pelos bairros centralizados, abandonando as periferias. “Aqui não está faltando efetivo policial, mas sim a vontade de enfrentar o inimigo, pois para mim está claro que falta coragem para a grande maioria dos policiais. Não se vê as viaturas fazendo ronda nos bairros periféricos, pois a maioria dos policiais prefere ficar passeando de viatura nos bairros nobres da cidade”, disparou o vereador ao site Brumado Notícias.
Segundo o parlamentar, falta comando e vontade de agir da polícia no município. “Brumado não pode ficar assistindo a esse filme de terror que está sendo protagonizado pelos criminosos que agem como se aqui fosse uma terra sem lei”, reiterou ele, alegando não ter medo da polícia. “Muitos policiais não gostam de mim porque sabem que eu não tenho papas na língua”, concluiu José Santos. Em entrevista coletiva, o vereador reafirmou as críticas e acrescentou que alguns policiais desabafaram que está faltando comando na 34ª Companhia Independente de Polícia Militar. “Estão com saudade dos comandos anteriores”, asseverou Santinho.
O município de Brumado recebe esta semana, na terça (15), quarta (16) e quinta-feira (17), uma Agência Móvel da Coelba, especialmente montada para levar até os consumidores os serviços da concessionária. A unidade de atendimento ficará estacionada na Avenida Doutor Guilherme Dias, 442, no Ginásio Industrial. O atendimento será realizado de 8h às 16h. No local, os clientes poderão realizar o cadastramento na Tarifa Social de Energia, benefício do Governo Federal que concede descontos de até 65% na conta de luz. Para isso, os interessados devem se apresentar munidos de CPF, identidade, última fatura de energia e Número de Identificação Social (NIS) ou cartão do Bolsa Família ou número do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Além do cadastramento na Tarifa Social, estarão disponíveis na unidade móvel serviços como pedidos de novas ligações, parcelamento de débitos, segunda via de conta de energia, religações, entre outros. As Agências Móveis têm o objetivo de facilitar a vida dos consumidores, além de aproximar a concessionária da comunidade.
O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), é alvo de nova ação da Operação Lava Jato. Segundo a Folha de S. Paulo, a operação deflagrada na manhã desta terça-feira (15) cumpre mandado de busca e apreensão na residência oficial do parlamentar, que é alvo de dois inquéritos sobre o esquema de corrupção na Petrobras. Cunha mora na Península dos Ministros, em Brasília, e sua casa amanheceu cercada por viaturas da polícia. De acordo com a publicação, a nova fase se chama Catilinárias e se restringe a autoridades políticas com foro privilegiado, mas até agora não houve nenhuma prisão.
A ação foi solicitada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e teve aval do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki. Os agentes da PF também cumprem mandados de busca e apreensão no condomínio de Cunha no Rio de Janeiro e nas casas do deputado Aníbal Gomes (PMDB-AL) e do senador Edson Lobão (PMDB)-MA). Os dois também são investigados por envolvimento no esquema de desvios. Cunha já foi denunciado pela PGR pelo suposto recebimento de propina, mas o STF ainda não acolheu o processo. Logo, o presidente da Câmara não é oficialmente considerado réu.
Há meses o município de Brumado não recebe o larvicida para combater o mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e da chikungunya. Desde então, o índice de proliferação do mosquito subiu, o que preocupa a Vigilância Epidemiológica (Vigep). Dentre os locais mais afetados estão os bairros São Félix, Malhada Branca, São Sebastião, Apertado do Morro, Urbis II e III, Residencial Bom Jesus, Cidade das Esmeraldas e Irmã Dulce. Nessas localidades os agentes de endemias Genivaldo Rocha da Silva e Valdir de Freitas Santos estão utilizando uma espécie de peixe conhecido no agreste do Pernambuco como Guppy para combater o mosquito. É um peixe pequeno, que se alimenta de 100% das larvas que surgem nos reservatórios. Ele também é conhecido como “chupa pedra” por trabalhar limpando as bordas das caixas de alvenaria, comendo qualquer substância orgânica que encontrar pela frente. O peixe é forte e resiste a água clorada e com baixa salinidade, além de se reproduzir rápido - uma fêmea pode produzir até 100 filhotes por mês, segundo dados coletados pelos agentes.
Valdir, que fez a primeira captura de 26 peixes há seis anos, disse ao site Brumado Notícias que já distribuiu vários filhotes na região. “Sempre que fazemos a entrega incentivamos os moradores que tão logo percebam que os peixes deram cria passem para seus vizinhos. Desta forma todos se tornam agentes multiplicadores no combate ao mosquito”, afirmou o agente de endemias. Segundo Genivaldo Rocha, supervisor dos agentes de endemias na região, foram detectadas mais de 900 larvas do mosquito na localidade durante o ano. O supervisor apresentou um lote com mais de 170 amostras coletadas no último mês. “Se a comunidade não participar, não vamos conseguir vencer esse mosquito. O peixinho vai ajudar e muito, mas para isso os moradores precisam colaborar com as nossas ações. Sem a mobilização popular e do poder público, o mosquito conseguirá fazer muitas vítimas em nossa cidade”, pontuou o agente supervisor.
O Ministério da Educação definiu que, do total de vagas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) previstas para o primeiro semestre do ano que vem, 70% irão para os cursos considerados pela pasta como prioritários: saúde, engenharia e de formação de professores. Do total de vagas para cada microrregião, 45% destinam-se a cursos da área de saúde, 35% aos de engenharia e 20% aos de licenciatura, pedagogia e normal superior. Dos cursos reservados para a área de saúde, 35% das vagas são para medicina. Das vagas reservadas para a área de licenciatura, 25% serão destinados aos cursos de física, química e língua estrangeira; 25% aos de sociologia, artes e filosofia; 15% aos de geografia, história e educação física; 15% aos de matemática, biologia e português; 15% aos de pedagogia e normal superior e 5% às demais licenciaturas. A norma está em portaria publicada hoje (14) no Diário Oficial da União.
A campanha “Trabalho Infantil - você não vê, mas existe” foi lançada hoje (14) pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) para combater a exploração de meninos e meninas. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 3 milhões de crianças, entre 5 e 7 anos de idade, trabalham no Brasil - outros 70 mil têm, no máximo, 9 anos. Além de receberem baixos salários, uma em cada quatro crianças deixa a escola e muitas trabalham em condições degradantes. Em cinco anos, foram registrados mais de 12 mil acidentes de trabalho envolvendo menores. As principais formas de trabalho infantil são o trabalho escravo; a exploração sexual; a destinação para atividades ilícitas, como tráfico de drogas, e trabalhos que oferecem risco à saúde - no lixo, nas pedreiras, no carvão e nas indústrias do tabaco. Do total de crianças exploradas, pouco mais da metade está na zona urbana. Dessas, 61% não recebem salário fixo e 90% sofrem prejuízos escolares.
No último dia 12, os alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Ana Rodriga Teixeira, localizada no Distrito de Cristalândia, em Brumado, participaram de uma cerimônia de formatura. Segundo a professora Jaqueline Gama Lima, todos adquiriram as habilidades necessárias da alfabetização e estão lendo e produzindo textos. A equipe da unidade escolar está bastante satisfeita com o desempenho dos estudantes. Familiares dos alunos fizeram parte da cerimônia e aplaudiram de perto mais essa conquista.
Na manhã de hoje (14), o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff foi (PT) debatido na OAB. Os deputados federais Lúcio Vieira Lima (PMDB) e Daniel Almeida (PCdoB), o primeiro a favor e o segundo contra o impeachment, representaram a Câmara Federal. Especialistas em Direito Constitucional, Miguel Calmon e Marcos Sampaio também participaram do debate com opiniões divergentes. Para Calmon, os crimes de responsabilidade previstos na Constituição Federal não são suficientes para o afastamento da presidente Dilma Rousseff. Em contrapartida, o jurista Marco Sampaio defende a legitimidade do processo de impeachment. Na oportunidade, Sampaio reafirmou que as pedaladas fiscais do governo Dilma são um crime.
De acordo com dados divulgados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o Brasil registrou melhora no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em 2014. Os números mostram que o IDH passou de 0,752 em 2013 para 0,755 em 2014. Apesar do aumento, o Brasil caiu uma posição no ranking mundial de desenvolvimento humano e passa a ocupar o 75º lugar entre 188 países. De acordo com o Relatório de Desenvolvimento Humano 2015 lançado hoje (14), o país perdeu uma posição porque foi ultrapassado pelo Sri Lanka, que teve crescimento acelerado no último ano. O IDH mede o desenvolvimento humano por meio de três componentes: a expectativa de vida, educação e renda. O relatório mostra que, no Brasil, indicadores que representam melhorias sociais tiveram avanço, como a esperança de vida ao nascer, que aumentou de 74.2 em 2013 para 74.5 em 2014, e a média de anos de estudo que passou de 7,4 para 7,7 nesse período. Houve queda na Renda Nacional Bruta (RNB) per capita de 2014 (15.288), quando comparada a 2013 (15.175). Desde 1990, a RNB do Brasil não havia sofrido retração.
Um estudo canadense publicado hoje (14), nos Estados Unidos, mostrou que o uso de antidepressivos durante a gravidez aumenta em 87% o risco de autismo para a criança. As conclusões do trabalho são importantes, já que de 6% a 10% das mulheres recebem a prescrição de antidepressivos, destacam os pesquisadores que analisaram os dados médicos de 145.456 grávidas na província de Quebec. Segundo a professora Anick Bérard, da Universidade de Montreal e do Centro Hospitalar Universitário Sainte-Justine, principal autora do estudo, disse que tomar antidepressivos, sobretudo os que atuam sobre a serotonina (um neurotransformador), durante o segundo ou o terceiro trimestre da gravidez, quase duplica o risco de autismo no bebê. Bérard e sua equipe acompanharam 145.456 crianças desde a gestação até os 10 anos.
Um ônibus de romeiros que saiu do estado de Minas Gerais com destino a Bom Jesus da Lapa tombou no último sábado (12), quando trafegava pela BR-030, próximo ao Distrito de Ibitira, em Rio do Antônio, entre os municípios de Brumado e Caetité. O site Brumado Notícias colheu informações de que no momento do acidente o condutor teria perdido o controle da direção e acabou tombando o veículo fora da pista.
O acidente mobilizou equipes do Samu 192 das cidades da região, que tiveram de socorrer cerca de 22 passageiros feridos. Eles foram encaminhados aos hospitais de Caetité, Guanambi e Brumado. Não houve registro de óbito. O ônibus foi apresentado no Departamento de Polícia Técnica de Brumado e, em seguida, encaminhado para o pátio da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), no posto da BA-262, no mesmo município.
Está querendo comprar um carro? Então, passe agora mesmo na Taigun Auto e confira os modelos disponíveis na concessionária. No local, tem um Golf TSI, 2014/2014. Esse e mais diversos outros modelos só na Taigun Auto, onde tem as melhores opções e as melhores condições de pagamento. A concessionária fica localizada na Avenida Centenário, 853, Novo Brumado. Ligue (77) 3441-5551.
A partir desta segunda-feira (14), os Correios aumentam as tarifas dos seus serviços. A mudança, que foi divulgada através do Diário Oficial da União, busca diminuir o déficit no orçamento da empresa estatal, que deve chegar a R$ 2 bilhões até o final do ano, segundo a Agência Brasil. Com a alteração nos preços, o custo do envio de uma carta não comercial passou de R$ 0,95 para R$ 1,05, por exemplo. Já o valor da carta comercial aumentou de R$ 1,40 para R$ 1,50. A expectativa da empresa é que as receitas cresçam R$ 780 milhões por ano com o reajuste. A atualização não se aplica ao segmento de encomendas.
Mais um grande evento realizado pelas produtoras Sólegal e Beto Bonelly superou as expectativas na capital do minério. Desta vez, a ‘Noite da Sofrência’, que foi realizada no último sábado (12), no Parque de Exposições Gilson Brito, em Brumado, teve ótima repercussão do público e reuniu milhares de fãs apaixonados. Embalados pelos shows dos cantores Tayrone, Júlio Nascimento e a banda Novo Clima, os foliões aprovaram a pontualidade e qualidade da festa. O cantor Sinho Ferrary, que também se apresentaria no evento, não pode marcar presença devido a problemas de saúde. Os organizadores do evento agradeceram ao público pela presença e pelos elogios creditados a ‘Noite da Sofrência’. “Mais uma vez realizamos uma festa com muito sucesso em Brumado. Agradecemos primeiramente a Deus por nos ter concedido a oportunidade de promover este grande evento. Ao público brumadense que sempre prestigia os nossos eventos, o nosso muito obrigado”, disseram Gilson Porto e Beto Bonelly. Os produtores ainda lembraram que a estrutura do Pré-Réveillon do Sítio Novo, que será realizado no próximo dia 26, já está sendo montada. “A expectativa também é muito positiva para o Pré-Réveillon. Vamos produzir mais um grande evento em nossa cidade e já convocamos o público para esta mega festa”. A festa terá tenda eletrônica com o DJ Toninho, a Banda Caso Contrário, Fan Estourado, Seu Maxixe, Torres da Lapa, Daniel Vieira, Max e Léo e Sinho Ferrary.
Mais um caso de estelionato e agiotagem foi sentenciado em Brumado no último dia 11, no Fórum Duarte Moniz, em Brumado. Na oportunidade, dois réus foram denunciados por tentativa de estelionato e agiotagem. Na denúncia consta que em 2010 a vítima celebrou com os réus contrato de financiamento para construção de uma casa. O suposto estelionatário omitiu que o imóvel estava escriturado em nome de terceiro. Pelo contrato, o valor da casa ficou estipulado em R$ 85.000,00, tendo a vítima entregue ao acusado, como entrada, a quantia de R$ 25.000,00, sendo que o restante deveria ser financiado pela Caixa Econômica Federal (CEF). O acusado atrasou o início das obras em cinco meses e ainda paralisou a construção por diversas vezes. Diante disso, a vítima terminou a residência com recursos próprios, desembolsando cerca de R$ 40.000,00. Em janeiro de 2012, a vítima soube que o estelionatário transferiu, de forma fraudulenta, a escritura do terreno. Somente quando a casa estava praticamente finalizada, o acusado revelou que o terreno lhe pertencia. Por meio de medida cautelar autorizada pela justiça concluiu-se que o acusado praticava agiotagem, pois emprestava dinheiro a juros de 4% ao mês, taxa superior à permitida por lei. Na sentença, os réus foram condenados - o primeiro teve a pena definitiva de dois anos e quatro meses de reclusão, em regime inicial aberto, sendo também condenado ao pagamento de cinquenta dias-multa, fixada a unidade em 1/30 do salário mínimo vigente à época do fato. O segundo foi condenado a pena definitiva de dois anos de reclusão, em regime inicial semiaberto; além de ter sido condenado ao pagamento de quarenta dias-multa, fixada a unidade em 1/30 do salário mínimo vigente à época do fato.
De acordo com dado da pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (13), em 13 anos de Palácio do Planalto, o PT tornou a vida melhor para 31% dos brasileiros. Para outros 26% a vida piorou desde a ascensão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao poder, em janeiro de 2013. Todavia, a maioria (42%) não conseguiu observar melhoria ou piora. O levantamento faz parte de um estudo realizado pela Folha de S. Paulo para apontar as mudanças observadas no país após 13 anos de governos petistas no plano federal. Já com o partido respondendo a um processo de impeachment da atual mandatária, a presidente Dilma Rousseff, a pesquisa indica ainda que 24% dos entrevistados observam a permanência da sigla no Palácio do Planalto como ótimo/ bom, enquanto que 35% consideram ruim/ péssimo e 40% regular.
Até o fim de 2016, os números de celulares de todo o país terão mais um dígito. A partir do dia 29 de maio, o nono dígito começa a valer para os telefones das áreas com DDD entre 61 e 69, que inclui os estados do Acre, de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso Sul e Rondônia e do Tocantins, além do Distrito Federal. A partir do dia 6 de novembro, entram as regiões com DDD entre 41 e 49, ou seja, os estados do Paraná e de Santa Catarina. Na mesma data, o nono dígito começa a valer para as áreas de registro 51, 53, 54 e 55, todas no Rio Grande do Sul. O dígito 9 será acrescentado à esquerda dos atuais números. Após a data de implantação do nono dígito, as ligações marcadas com oito números ainda serão completadas por um tempo determinado, para adaptação das redes e dos usuários. Gradualmente haverá interceptações e os usuários receberão mensagens com orientações sobre a nova forma de discagem. Após esse período de transição, as chamadas marcadas com oito dígitos não serão mais completadas. Segundo a Anatel, a inclusão de mais um dígito nos telefones móveis tem como principal objetivo aumentar a disponibilidade de números na telefonia celular.