Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
12/2016
Prefeito, vice-prefeita e vereadores eleitos são diplomados em Livramento de Nossa Senhora Foto: Bahia Verdade

Em cerimônia realizada na última segunda-feira (12), na Câmara de Vereadores de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste da Bahia, o prefeito eleito, José Ricardo Assunção Ribeiro (Rede), o Ricardinho, a vice-prefeita eleita, Joanina Batista Silva Morais Sampaio (Rede), 13 vereadores eleitos e 3 suplentes foram diplomados. Durante a cerimônia são entregues os respectivos diplomas, devidamente assinados pelo juiz eleitoral. O documento legitima o eleito a tomar posse do cargo para o qual foi escolhido. O juiz eleitoral João Lemos Rodrigues presidiu o evento. O prefeito eleito venceu as eleições com 14.270 votos, o equivalente a 55,31% dos votos válidos. Em segundo, ficou o ex-prefeito Emerson José Osório Pimentel Leal (PR), com 44,69%, o equivalente a 11.529 votos.

A4 Veículos e Bradesco Financiamentos lançam a promoção Natal Premiado

A A4 Veículos já se estabeleceu como uma das grandes revendedoras de automóveis de toda a região sudoeste, resultado de muito trabalho, pesquisa e de uma visão inovadora do mercado. Com preços e prazos imbatíveis, a A4 Veículos, que recebeu recentemente o Certificado Diamante da Bradesco Financiamentos, continua surpreendendo os seus clientes. Prova disso é que, neste final de ano, os mesmos irão concorrer ao Natal Premiado, que vai sortear no dia 23 de dezembro uma motocicleta 0 KM. Então, você que já comprou ou irá adquirir seu veículo novo ou seminovo poderá ser contemplado duplamente, já que, além de contar com todas as facilidades que só a A4 Veículos oferece, poderá também ganhar uma motocicleta novinha. Não perca tempo e vá agora mesmo fazer uma visita ao showroom da A4 Veículos, que fica na Av. Exupério Pinheiro Canguçu, 245, bem no centro de Brumado. Você também pode acessar www.a4veiculos.com.br.

Prefeito e vice-prefeito eleitos são diplomados em Rio de Contas Foto: Patrick Cassiano

Na última segunda-feira (12), foi realizada a cerimônia de diplomação do prefeito, vice-prefeito e vereadores eleitos no pleito municipal 2016, em Rio de Contas, na Chapada Diamantina. Na oportunidade, foram diplomados o prefeito eleito, o médico Cristiano Cardoso de Azevedo (DEM), e o vice-prefeito eleito, Tiago de Almeida Reis (PMDB). Além deles, 9 vereadores e 2 suplentes também receberam seus diplomas. Na última semana, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) aceitou recursos dos advogados do médico para manter o deferimento do registro como candidato a prefeito de Rio de Contas. Prefeito e vice-prefeito tomarão posse no dia 1º de janeiro de 2016.

Itambé: Homem espanca e cega cachorro após flagrar animal em quintal Foto: Divulgação/PC

Um homem de 33 anos foi preso após espancar e cegar os dois olhos do cachorro de uma vizinha no município de Itambé, no sudoeste baiano. Segundo informações da delegacia da cidade, o vira-lata estava no quintal do agressor, atraído por uma cadela que estava no cio. O homem foi levado até a delegacia na sexta-feira (9), mesmo dia da agressão, e liberado após assinar um Termo de Ocorrência Circunstanciado (TCO). De acordo com o G1, ao encontrar o cachorro no quintal, o homem o espancou e usou uma barra de ferro para furar os olhos do animal. Vicente, como é chamado o vira-lata, foi jogado na rua após ser agredido. Populares reconheceram o cachorro como sendo de outra moradora da região e acionaram a polícia. O cachorro foi resgatado pelos policiais, que prestaram os primeiros socorros e encaminharam o animal para uma clínica. Em depoimento, o agressor confessou o crime e alegou que estava se defendendo do cachorro. O homem é dono de uma cadela.

Falta de equipamentos da UTI é o motivo para cancelamento da visita do governador a Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em nota encaminhada ao prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT), através da assessoria da equipe de cerimonial administrativa, o governador Rui Costa cancelou a visita que faria nesta quarta-feira (14), ao município de Brumado, onde iria realizar a entrega do módulo, equipamentos e materiais permanentes da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) - adulto e neonatal - do Hospital Professor Magalhães Neto. A nota não apresenta uma justificativa para o cancelamento, apenas informa que a solenidade será remarcada em data posterior. O assunto chegou a ser ventilado na sessão legislativa, na noite da última segunda-feira (12), mas sem haver detalhamento do motivo. 

Falta de equipamentos da UTI é o motivo para cancelamento da visita do governador a Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O site Brumado Notícias buscou por telefone informações mais precisas junto ao gabinete do prefeito brumadense, bem como com o secretário municipal de saúde, mas não obteve êxito. Nossa reportagem, porém, conseguiu informações de que um dos motivos do cancelamento da solenidade teria sido a falta de tempo para aquisição dos aparelhos da UTI adulto, tendo em vista que a licitação do município para aquisição dos equipamentos só foi publicada no dia 09 de dezembro. Outro motivo seria o reordenamento da agenda do chefe do executivo, uma vez que houve um equívoco em deixar de fora do roteiro da visita a inauguração de importantes obras já concluídas na cidade, como o presídio, a sede da 18ª Ciretran, a unidade da UPA 24 horas e o Sicom.

Fox Trendline acaba de chegar na Taisan Auto em Brumado

Está querendo comprar um carro? Então, passe agora mesmo na Taisan Auto e confira os modelos disponíveis na concessionária. No local, acabou de chegar um Fox Trendline, 2014/2015. Esse e mais diversos outros modelos só na Taisan Auto, onde tem as melhores opções e as melhores condições de pagamento. A concessionária fica localizada na Avenida Centenário, 853, Novo Brumado. Ligue (77) 3441-5551.

Município de Brumado é certificado pelo Selo Unicef 2013-2016 Foto: Divulgação

Na manhã da última segunda-feira (12), o prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) recebeu das mãos da adolescente Thainá Evelin Alves Pinto, presidente do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), o troféu do Selo Unicef Município Aprovado. Na ocasião, estiveram presentes os Secretários Municipais de Desenvolvimento Social, Saúde, Educação e a Articuladora Municipal do Selo Unicef. Na Edição 2013-2016, 1.134 municípios do Semiárido Brasileiro concorreram ao Selo, 308 foram certificados e apenas 28 na Bahia, sendo Brumado um deles. Foram quatro anos de intenso trabalho para garantir as ações propostas pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância - Unicef, bem como manter e/ou avançar nos indicadores referentes aos direitos à saúde, educação, proteção e participação social das crianças e adolescentes. O certificado é um reconhecimento internacional aos municípios que mais avançaram na direção da redução das desigualdades sociais e garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

Brumado: Participe do Panetone Solidário do Projeto Natal Feliz

Diferentemente das demais campanhas natalinas que visam arrecadar brinquedos para as crianças, este ano a associação de moradores do Bairro Dr. Juracy, em Brumado, está promovendo a campanha Panetone Solidário, que faz parte do Projeto Natal Feliz. Através dela, as pessoas podem doar o típico panetone para as famílias carentes da região. “Pode parecer estranho, mas há pessoas que nunca experimentaram um panetone por não terem condições de comprar. Então, acreditamos que essa será uma recordação inesquecível para elas, mas para isso precisamos da ação solidária dos nossos conterrâneos”, declarou o líder comunitário Jobson Cruz. A associação do bairro promoverá uma festa com animação de artistas da terra no dia 23 de dezembro, na Praça João Romão, marcando a entrega das iguarias de natal. Para saber como doar, é só entrar em contato através dos números (77) 99962-0333 ou (77) 3453-1680.

Brumado: Decoração natalina da Câmara de Vereadores é realizada com materiais recicláveis Foto: Divulgação

Com o objetivo de conscientizar às pessoas sobre a necessidade de preocupação com o meio ambiente, o legislativo brumadense convidou o artista plástico Kezinha Produções para desenvolver um projeto de decoração de natal em que fossem desenvolvidas ideias sustentáveis. Com bom gosto e criatividade, o artista plástico deu início a um projeto utilizando materiais recicláveis e transformando-os em enfeites natalinos. Pneus velhos foram transformados em árvore de natal e bonecos de neve; além disso, peças decorativas e mangueiras de luz utilizadas em anos anteriores também foram reaproveitadas. O presidente da Câmara de Vereadores, Alessandro Lôbo (PRB), ficou muito satisfeito com o projeto e aprovou a sua execução.

Subway Brumado funciona em novo horário Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em Brumado, o Subway está funcionando em novo horário: de segunda a quinta-feira, de 11h às 23h, e de sexta-feira a domingo, de 11h às 00h. O serviço de entrega continua funcionado diariamente, de 17h às 23h. A loja localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 06. Os melhores sanduíches naturais você encontra no Subway Brumado. O número do delivery é (77) 3453-1473.

Eleitos de Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras serão diplomadas na próxima quinta-feira (15) Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Prefeitos e vereadores eleitos na última eleição nos municípios de Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras, que compõem a 90ª Zona Eleitoral, serão diplomados na próxima quinta-feira (15). A solenidade acontecerá no Salão do Júri, no Fórum Dr. Duarte Moniz, em Brumado, sendo presidida pelo titular da vara eleitoral, o juiz Genivaldo Alves Guimarães. O evento terá inicio ás 15h e seguirá o protocolo de entrega dos diplomas e da declaração da Justiça Eleitoral assinada pelo presidente da junta eleitoral da comarca. Também serão diplomados os suplentes de vereadores. Gestores e parlamentares serão empossados em suas respectivas cidades, no dia 1º de janeiro de 2017.

Brumado: Prefeito eleito enxerga crise como mal necessário para o amadurecimento do Brasil Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o prefeito eleito do município de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), considera a atual crise como um mal necessário para o crescimento e amadurecimento do país. “Essa crise foi uma das maiores bênçãos para esse país, pois ela veio mostrar o lado perverso da nossa sociedade. A crise propiciou mostrar o lado da corrupção, a necessidade de mudar o perfil das nossas instituições e dos poderes constituídos”, explicou o futuro gestor. Vasconcelos disse que o país precisa atualizar as relações trabalhistas, as leis trabalhistas e os impostos, que mais penalizam do que favorecem aos empregadores na criação de novos postos de trabalho. Para o futuro prefeito, o Brasil sente o peso do sindicalismo excessivo. “Às vezes, parece que é crime gerar emprego no Brasil, pois os impostos se tornam mais caros quando se resolve montar um comércio para ofertar emprego. Não se resolve o problema do empregado matando o patrão, no entanto, o sindicalismo está pesando contra o patrão no país e isso é um dos fatores que temos de repensar”, pontuou Vasconcelos.

Presídio, UPA, Sicom, IFBA e Ciretran ficam de fora da agenda do governador em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A prefeitura de Brumado divulgou um convite à população para a visita do governador Rui Costa (PT) ao município, a qual acontecerá na manhã da próxima quarta-feira (14). Embora fosse de conhecimento público que o motivo da visita é a solenidade de entrega da Unidade de Terapias Intensivas (UTI) - adulto e neonatal -, havia a expectativa de que o governador também fosse realizar a inauguração do novo prédio da 18ª Ciretran, já em funcionamento, bem como do Sistema Integrado de Comunicação (Sicom). Além disso, era esperado o lançamento do edital para o funcionamento do presídio, que está com as obras concluídas, uma vez que o próprio governo anunciou que a unidade prisional estaria em funcionamento ainda este ano. Também era aguardado algum pronunciamento sobre a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e acerca da ordem de serviço para conclusão do acesso ao Ifba. No entanto, no convite oficial da prefeitura, assinado pelo prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT), todos esses órgãos ficaram de fora da programação da visita do governador. As atenções estarão voltadas exclusivamente para a UTI, que receberá parte dos equipamentos para início do funcionamento, para a entrega de sistemas simplificados de água e assinaturas de editais do Bahia Produtiva. A solenidade acontecerá na Praça Coronel Zeca Leite.

Levantamento coloca Brumado na zona de risco da dengue, zika e chikungunya Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O segundo Levantamento de Índice Rápido (Lira) de infestação do mosquito aedes-aegypti colocou o município de Brumado na zona de risco para uma possível epidemia de dengue, zika e chikungunya. As amostras coletadas pelos agentes de endemias no último mês apontam que o índice de infestação do mosquito transmissor das três patologias está em 1.8, acima do tolerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O coordenador da vigilância epidemiológica local, Fábio Azevedo, esclareceu em entrevista ao site Brumado Notícias que as larvas depositadas nos tanques e objetos que não foram supervisionados receberam a água das chuvas e com o tempo quente começaram a eclodir. O coordenador ressaltou que o índice apresentado é apenas uma parcial do quadro geral no município, uma vez que nem todas as quadras e casas são vistoriadas. Assim, a preocupação é de que o número apresentado seja ainda pior, o que expõe o atual momento de vulnerabilidade na cidade. Os agentes de endemias já iniciaram a vistoria nos equipamentos de trabalho, precavendo a necessidade de ações mais enérgicas nas próximas semanas, tendo em vista os vários focos do mosquito encontrados nas residências, terrenos baldios e os despejos irregulares de entulhos, onde se encontram muitos recipientes acumulando água das chuvas. “Nossa visão é de preocupação, mas esperamos que o alerta desperte a população para continuar na luta contra o mosquito”, disse Azevedo.

Educa Mais Brasil: Abertas as inscrições para bolsas de estudo em Brumado

Quem procura por cursos com preços mais acessíveis em faculdades particulares vai encontrar para o semestre 2017.1 muitas oportunidades. Isso porque o Educa Mais Brasil, maior programa de inclusão educacional do país, está selecionando estudantes que não podem pagar 100% da mensalidade nestas instituições de ensino para beneficiá-los com bolsas de estudo de até 70% de desconto. O programa conta com a adesão de mais de 15 mil instituições parceiras e inscreve estudantes de todas as regiões do país. Na Bahia, são mais de 47.390 mil bolsas de estudo para 2017.1. Em Brumado, as oportunidades são para Graduação, Pós-Graduação, Educação Básica, Cursos Técnicos, Idiomas, Preparatório para Concursos, Cursos Profissionalizantes e Pré-Vestibular/Enem. Para ser contemplado, o candidato precisa atender a alguns critérios estabelecidos no regulamento do Programa, entre eles o de não poder pagar a mensalidade integral, identificado por meio da análise socioeconômica. Também é avaliada a condição de pagar uma parte da mensalidade.  Para se candidatar é preciso realizar a inscrição, por meio do site www.educamaisbrasil.com.br. Mais informações podem ser obtidas na central de atendimento pelos telefones 4007-2020 (Capitais e Regiões Metropolitanas) ou 0800 724 7202 (para demais localidades).

Após um mês e 22 dias, estudantes desocupam campus da Uesb em Itapetinga Foto: Reprodução

Estudantes que ocupavam desde o dia 21 de outubro o campus da Universidade Estadual do Sudoeste Bahia (Uesb) em Itapetinga, no sudoeste baiano, deixaram o local na última sexta-feira (9). A ocupação foi feita em protesto contra a PEC-55, que limita os gastos públicos. Segundo informações da assessoria da universidade, os estudantes realizaram uma assembleia na última quinta-feira (8), quando ficou decidida a desocupação. De acordo com o G1, representantes da administração central da universidade estiveram presentes na assembleia e, após a decisão, dialogaram com os discentes e os orientaram sobre o procedimento de desocupação. Apesar da saída dos estudantes, as aulas continuam paralisadas porque os professores da universidade estão em greve, também em protesto contra a PEC-55 e contra a reforma do Ensino Médio. Os campi da Uesb em Jequié e Vitória da Conquista permanecem ocupados.

Invista seu 13º salario no sonho da casa própria no Brumado Park

Para que você possa começar 2017 com planejamento e cautela, o 13º salário deve ser utilizado com o objetivo da realização de sonhos. Se você está determinado a cumprir esta meta, que tal usar esse valor na compra da casa própria? Especialistas afirmam que os fundos imobiliários têm ativo fixo, por isso transmitem maior segurança, inclusive em momentos de crise. O 13º salário pode ser aplicado na entrada da compra de um imóvel, servindo como um valor a mais para diminuir o montante do financiamento ou adiantando prestações, amortizando as parcelas de forma antecipada. Ao diminuir o saldo devedor você pode ver as suas parcelas futuras também diminuídas. Você também pode fazer um fundo de reserva com o 13º salário, que vai servir para pagar as despesas extras na aquisição da casa própria, ou usá-lo para pagar serviços e taxas. Projeto da E2 Engenharia e Empreendimentos, o Brumado Park Residence é uma ótima opção. O condomínio se configura como o primeiro empreendimento fechado de Brumado e terá um conjunto de 12 torres (prédios) com 16 apartamentos cada, com dois e três quartos. A área total do condomínio será cercada por muros e contará com espaços de lazer, como praças, piscinas, salão de eventos, academia e uma extensa área verde. A entrada será guardada por um porteiro 24h, garantindo mais segurança para os moradores, que poderão ter acesso através da guarita. O contato da Central de Vendas é (77) 3441-0877.

Governador Rui Costa estará em Brumado na próxima quarta-feira (14) Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Nesta segunda-feira (12), foi confirmada, por meio de convite oficial da Prefeitura Municipal, a visita do governador Rui Costa à cidade de Brumado. A visita ocorrerá na quarta-feira (14). O prefeito Aguiberto Lima Dias, juntamente com secretários e membros do governo, recepcionará o governador Rui Costa e sua comitiva, às 9h, no Aeroporto Sócrates Marianne Bittencourt. Em seguida, todos irão até a Fazenda Lameirão, onde acontecerá a entrega de 13 Sistemas Simplificados de Água para várias localidades rurais. Às 10h30, será realizado ato de entrega dos equipamentos e materiais permanentes da UTI do Hospital Professor Magalhães Neto. O cerimonial terá a sua culminância na Praça Coronel Zeca Leite, com a assinatura dos editais do Bahia Produtivo - Socioambiental e os pronunciamentos do prefeito e do governador.

Mãe denuncia filho que queria matar a família toda e até bebê Foto: Reprodução/TV Anhanguera

A mãe do suspeito de manter a ex-namorada e o filho em cárcere privado contou que o homem, de 34 anos, pretendia matar toda a família e queimar os corpos com pneus, em Goiânia. Ela disse que ele já havia recolhido pneus e gasolina para cometer o crime. Os itens estavam no carro do suspeito. O homem foi preso neste domingo (11) enquanto ameaçava a ex-namorada na porta da casa dela. A Polícia Militar prendeu o suspeito por ameaça, injúria e resistência. De acordo com o G1, ele foi até a casa da ex-namorada porque, segundo a jovem, ela havia fugido do cárcere no sábado (10), depois de ficar oito dias na casa dele sendo ameaçada. De acordo com a mãe do suspeito, ela também era ameaçada de morte caso chamasse a polícia ou ajudasse na fuga da ex-namorada do filho.  Ela ainda disse que o filho já havia sido preso por tentar matá-la com um facão em 2011.

Cipe Sudoeste apreende arma de fogo e motocicleta alienada na zona rural de Tanhaçu Foto: Divulgação/Cipe-Sudoeste

Após denúncia de populares, a Cipe-Sudoeste (Caesg) esteve em uma fazenda no município de Tanhaçu, no sudoeste baiano, a fim de investigar um homem acusado de cometer vários arrombamentos na região. No local, os policiais não encontraram o suspeito, mas o pai do mesmo confirmou a denúncia. Além disso, ele entregou à Caesg uma espingarda calibre 28, dois cartuchos do mesmo calibre, um facão e uma motocicleta de placa policial CHK-9197, pertencentes ao indivíduo. O veículo é alienado e estava sendo usado pelo acusado para a realização de furtos. Segundo a polícia, os comparsas do suspeito foram encontrados e encaminhados à delegacia para prestar esclarecimentos. O material apreendido foi apresentado na delegacia de Tanhaçu.

Eleições 2018: Lula 25%, Marina 15% e Aécio 11%, diz Datafolha Foto: Reprodução

Uma pesquisa do instituto Datafolha, divulgada nesta segunda-feira (12) pelo jornal Folha de São Paulo, apontou que o ex-presidente Lula lidera as intenções de voto no primeiro turno das eleições de 2018. Lula (PT) tem 25%; Marina Silva (Rede) aparece com 15%; Aécio Neves (PSDB) com 11%; Jair Bolsonaro (PSC) tem 9%; Ciro Gomes (PDT) tem 5%; Michel Temer (PMDB) tem 4%; Luciana Genro (Psol) 2%; Ronaldo Caiado (DEM) 2%; e Eduardo Jorge (PV) 1%. Brancos e nulos somam 20% e não sabe são 6%. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais para cima ou para baixo e índice de confiança de 95%. O Datafolha ouviu 2.828 pessoas nos dias 7 e 8 de dezembro. Lula também lidera em outros três cenários de primeiro turno simulados pela pesquisa. Em um desses cenários a pesquisa acrescentou o governador Geraldo Alckmin (PSDB). Ele fica com 8%. Marina tem 17% e Lula tem 26%. No cenário com o ministro das Relações Exteriores José Serra (PSDB), o tucano aparece com 9%. Marina com 16% e Lula com 25%.

Brumado: MPF ajuíza ação para garantir a prestação de contas na transição de mandato Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma Ação Civil Pública foi movida pelo Ministério Público Federal na Bahia (MPF-BA) em junho com o objetivo de garantir, nesse período de transição de mandatos na prefeitura municipal de Brumado, a prestação de contas dos recursos repassados ao município por meio de convênios federais. Segundo o órgão, a ação visa assegurar que o atual gestor apresente ainda este ano as prestações de contas referentes ao seu mandato. O prazo final para apresentação das referidas prestações é 31 de dezembro de 2016. Além disso, a ação também pretende garantir que o prefeito deixe ao seu sucessor todos os documentos necessários para as prestações de contas cujo prazo seja posterior a dezembro de 2016. O atual prefeito se comprometeu judicialmente a cumprir as providências. Caso as determinações não sejam cumpridas, o gestor será penalizado.

Escolas estaduais realizam renovação de matrícula em Brumado Foto: Divulgação

Os estudantes que já estudam na rede estadual têm até o dia 30 de dezembro para realizar a renovação da matrícula. Todos os estudantes já matriculados e com frequência regular nas escolas estaduais podem fazer a renovação da matrícula pela internet. Para tanto, os pais, responsáveis ou estudantes maiores de 16 anos devem digitar o código na carta de renovação que o aluno recebe na escola no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br/matricula). Esta carta de renovação deverá ser devolvida à secretaria escolar para efetivar a renovação da matrícula. Além da internet, quem preferir pode fazer a renovação presencialmente nas secretarias das escolas. A matrícula segue de 24 a 31 de janeiro para alunos que irão mudar de escolas e alunos novos. O estudante que não renovar a matrícula no período indicado perderá a vaga em sua escola atual. Para mais informações acesse: www.educacao.ba.gov.br.

Órgãos fiscalizadores apuram denúncia de vazamento de urânio em Caetité Foto: Reprodução/Eco Debate

O Instituto do Meio Ambiente (Ibama) e a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) estiveram na mineração de urânio, em Caetité, a fim de investigar um suposto vazamento. A fábrica que o Programa Nuclear Brasileiro montou em Caetité para concentrar o minério extraído pelas Indústrias Nucleares do Brasil (INB) é considerada uma bomba-relógio, desde a sua construção pela Odebrecht e empreiteiras terceirizadas. De acordo com o site Eco Debate, os fatos mostram que a obra correu sem o rigor e a fiscalização técnica exigidas para manipulação de produtos de extrema periculosidade, como é o caso do urânio. Isto explica, em parte, os vazamentos em série, de licor ou pó radioativos, ocorridos na unidade de concentrado de urânio da INB. 

Órgãos fiscalizadores apuram denúncia de vazamento de urânio em Caetité Foto: Reprodução/Eco Debate

As causas apontadas estão entre a insegurança técnico-operacional, irresponsabilidade gerencial, inadequação da estrutura da planta industrial e equipamentos obsoletos. Em abril de 2000, milhões de litros de licor de urânio vazaram para o solo. Os problemas são conhecidos pelos órgãos fiscalizadores da atividade nuclear desde sempre. Documentos oficiais da CNEN e do Ibama relatam falhas não resolvidas pela INB. Desde 2004, fiscais da CNEN já apontavam as possibilidades de contaminação do lençol freático. Aliás, muito antes, o Estudo de Impacto Ambiental indicava o risco de contaminação das águas superficiais e subterrâneas, entre os prejuízos que a mineradora traria para a região.

Arquivo