Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
12/2018
12ª Cavalgada Chapéu de Couro acontece na Lagoa de São João no próximo dia 30 em Brumado

A 12ª Cavalgada Chapéu de Couro será realizada pela comunidade Lagoa de São João, na zona rural de Brumado, no dia 30 deste mês. Entre as atrações do evento estão: Sandro Júnior, Edmilson Batista e Ró e Ney. O evento terá início às 09h, com saída da Fazenda Boi Morto. Às 11h, a chegada está prevista na comunidade, onde será iniciada a Missa do Vaqueiro. Os shows começam a partir de 20h, prometendo muita animação e movimentação na comunidade rural. A Associação de Moradores da Lagoa de São João é um dos apoiadores da cavalgada.

Prefeitura de Aracatu nega que deixou de pagar 13º salário dos servidores Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em nota enviada ao site Achei Sudoeste, a Prefeitura Municipal de Aracatu, a 36 km de Brumado, informou que a atual administração, sob o comando do prefeito Sérgio Silveira Maia (PSD), jamais deixou de pagar, dentro do prazo, os direitos dos servidores, sobretudo o 13º salário, salvo nos casos em que se dependia de serviços bancários. “Infelizmente, por falta de saldo financeiro, houve atraso no pagamento do 13º dos servidores municipais do exercício de 2018, situação atípica (...)”, destacou. Em 29 de agosto de 2018, de acordo com a nota, foi publicada no Diário Oficial do Município uma nota explicativa detalhando a situação financeira do município, apontado saldo negativo em diversas fontes. Também não houve a devida e planejada provisão para pagamento do 13º salário, no período. “Tal nota já apontava dificuldades vindouras que infelizmente se efetivaram. Não há crise administrativa e sim financeira”, reiterou. Ainda segundo a nota, na última quarta-feira (26), o pagamento já está sendo regularizado para os profissionais da educação e outros, assim como estão sendo ajustadas as contas e somados aos recursos creditados para quitar a obrigação até esta sexta-feira (28), sem que haja qualquer tipo de parcelamento dos valores.

Brumado: Prefeito descobre câncer na próstata e faz campanha para homens se cuidarem Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito da cidade de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), confirmou que descobriu, recentemente, um câncer na próstata, considerada normal na sua idade. Segundo ele, o diagnóstico, que havia sido feito em Brumado, foi confirmado por um urologista em Minas Gerais. “Fui a Belo Horizonte, fiz os exames aconselhados e deu o câncer de próstata. Em oito amostras, três se revelaram positivas”, disse. No Sírio Libanês, em São Paulo, o médico especialista informou que, na sua idade, aos 72 anos, é normal esse tipo de alteração, a qual não resulta em morte em uma pessoa de mais idade. “O meu caso não é metástase. Não quer dizer que eu vá morrer disso. Posso morrer de raiva muito antes. Para tristeza geral de alguns, não é metástase”, garantiu. Eduardo ainda alertou os homens na idade dos 40 anos a fazerem os exames preventivos e cuidarem de sua saúde.

Rio de Contas: Caminhão carregado com cerveja tomba na BA-148 Foto: Reprodução/Livramento Manchete

Um caminhão carregado com caixas de cerveja tombou na tarde desta quinta-feira (27) na rodovia BA-148, no Distrito de Marcolino Moura, em Rio de Contas, a 78 km de Brumado. De acordo com o Livramento Manchete, o motorista de identidade não revelada perdeu o controle direção em uma curva e acabou tombando o veículo. A vítima sofreu apenas ferimentos leves. Ela foi socorrida e encaminhada para uma unidade hospitalar. A carga de cerveja ficou esparramada no acostamento da via. O caminhão foi removido do local por um guincho de uma empresa de energia elétrica.

18ª Ciretran: Justiça concede liberdade a presos da Operação Hot Doc Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A justiça concedeu liberdade a três presos da Operação Hot Doc, deflagrada na última quinta-feira (20), na cidade de Brumado. Kléber Tadeu Leal Cambuí, ex-coordenador da 18ª Ciretran, de Sebastião Alves Silveira, ex-servidor público do órgão, e o empresário Osvaldo Souza Oliveira, proprietário de uma autoescola na cidade de Livramento de Nossa Senhora, já estão em liberdade. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a decisão foi preferida nesta quinta-feira (27).

Caculé: Mulher é encontrada desmaiada dentro de casa Foto: Aloísio Costa/Informe Cidade

Uma mulher identificada como Maria Aparecida Marques Guimarães, 68 anos, moradora da Avenida Cônego Miguel Monteiro, em Caculé, a 100 km de Brumado, foi encontrada no início da tarde desta quinta-feira (27) desmaiada dentro do banheiro de sua casa. De acordo com o Informe Cidade, vizinhos desconfiaram que algo de errado poderia ter acontecido e decidiram procurar por um chaveiro para abrir a porta. Em seguida, encontraram a moradora caída no banheiro. Uma equipe do Samu foi chamada e, ao chegarem ao local, constataram que a mulher estava morta. As suspeitas são de que ela tenha sofrido um infarto. Dona Maria era fumante e tinha pressão alta. Ela era viúva e marava sozinha no imóvel.

Indivíduos são presos com drogas em casa abandonada em Brumado Foto: Divulgação/PM

Na manhã desta quinta-feira (27), guarnições do Peto e da Operação Natal em Paz estiveram em uma casa abandonada na Travessa Dois de Julho, em Brumado, onde localizaram dois indivíduos portando uma sacola plástica contendo 16 porções de substância análoga à maconha, 15 porções de substância análoga ao crack, além de uma quantia em espécie no valor de R$ 31. Um dos homens disse ser proprietário da substância, afirmando que estava comercializando. O outro indivíduo, por sua vez, informou ser usuário e alegou que se encontrava no local para adquirir drogas. Diante dos fatos, os envolvidos e o material foram conduzidos e apresentados na sede da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior, onde o fato foi registrado.

Caesg aborda carros com drogas na cidade de Piripá Foto: Divulgação/Caesg

Na noite desta quarta-feira (26), uma guarnição da Caesg se deparou com dois indivíduos em atitude suspeita enquanto fazia rondas na cidade de Piripá, a 132 km de Brumado, na Avenida Oliveira Brito. Eles estavam a bordo de um veículo de cor preta. Durante a abordagem, foi encontrado em poder de um indivíduo uma peteca de substância análoga à maconha. Já no veículo, foram encontradas mais sete petecas da mesma substância. Indagados sobre a procedência da droga, um deles disse que era de sua propriedade e que, inclusive, possuía mais outra quantidade em sua residência. Ao se deslocar até o endereço, os policiais encontraram 01 cocada de substância análoga à maconha e 20 invólucros plásticos contendo uma substância branca semelhante à cocaína. Diante do exposto, o envolvido e o material apreendido foram apresentados no Disep em Vitória da Conquista.

Brumado: Mercadinho no Bairro Olhos D'Água é assaltado por bandidos armados Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Por volta de 12h45 desta quinta-feira (27), dois assaltantes armados em uma moto invadiram um mercadinho localizado na Praça Donatila Alves Meira, no Bairro Olhos D´água, em Brumado. Com os capacetes fechados, eles levaram o dinheiro do caixa e pertences dos funcionários e de clientes que estavam no local. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, um deles usava uma roupa de uma empresa de eletricidade na cidade, uma prática que tem se tornado comum a fim de despistar as investigações. Os bandidos agiram rapidamente, tal como pode ser visto no vídeo das câmeras de segurança do estabelecimento.

Você sabe como anda a saúde de seus rins? O nefrologista alerta sobre as complicações de seu mal funcionamento

Eles são responsáveis em filtrar o sangue, isso todos sabem. Mas o que muitos desconhecem é que esse órgão exerce funções, que são vitais ao nosso organismo. Portanto, merece uma atenção especial de nossa parte. A principal doença tratada pelo nefrologista é a Insuficiência Renal, que ocorre quando o paciente tem as funções básicas realizadas pelos rins comprometidas. A insuficiência pode ser aguda ou crônica. Insuficiência Renal Aguda é a perda súbita da capacidade de seus rins filtrarem resíduos, sais e líquidos do sangue e a crônica é quando a perda das funções ocorre de maneira gradual e permanente. O nefrologista cuida do paciente portador de : Hipertensão Arterial, Diabético, Cálculo Renal, Glomerulopatias, Infecção Urinária e todas as doenças sistêmicas que podem lesas os rins. Em muitos casos, as doenças dos rins apresentam poucos ou nenhum sintoma nas suas fases iniciais, o que dificulta o diagnóstico e o início precoce do tratamento, fatores fundamentais para a cura ou a ampliação da qualidade de vida do paciente. Por isso, quando o trabalho do nefrologista é realizado logo no início do aparecimento das doenças renais, isso é revertido em resultados primordiais para a saúde e o bem-estar do paciente, evitando assim que curse para Insuficiência Renal Crônica com necessidade de Hemodiálise ou Transplante. Marcelo Santana destaca que a relação de funções dos rins é grande, assim como o número de complicações que pode apresentar, e o mais grave é que a grande maioria não percebe. Desta forma, previna-se, faça uma consulta com o especialista para saber como anda a saúde desse importante órgão. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868.

Brumadense acusado de roubo é preso após denúncias na cidade de Caetité Foto: Marcos Oliveira/Sudoeste Bahia

O brumadense Wilquer Pereira Gomes, suspeito de roubos a residências e estabelecimentos comerciais em Caetité e região, foi preso. Várias pessoas entraram em contato com a polícia informando sobre a localização do suspeito, que foi detido na Rua Coração de Maria, no Bairro Ovídio Teixeira. Na Delegacia Territorial de Guanambi, ele foi reconhecido pelas vítimas, mas teve de ser liberado, visto que não houve flagrante. De acordo com o Sudoeste Bahia, Wilquer possui diversas passagens por arrombamentos e furtos em várias cidades da região.

Número de feminicídios cresce 6% na Bahia em 2018 Foto: Adriana Oliveira/TV Bahia

O número de feminicídios na Bahia cresceu em 2018. De acordo com o balanço apresentado pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP), 70 feminicídios foram registrados em todo o estado, o que representa um crescimento de 6,1% em comparação com 2017, quando foram contabilizados 66 feminicídios. Já o número de Crimes Violentos Letais Intencionais (Homicídio, Latrocínio e Lesão Corporal Seguida de Morte) teve o menor registro desde 2012. Foram 5.506 casos em todo o estado, entre 1º de janeiro a 25 de dezembro deste ano, 715 a menos que o mesmo período do ano passado. De acordo com o G1, o número representa uma redução de 11,5%. Os dados foram apresentados na manhã desta quinta-feira (27), pelo secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, durante coletiva de imprensa. O secretário destacou ainda que a última grande operação da polícia, deflagrada em dezembro, desarticulou uma quadrilha que movimentava cerca de R$ 1 milhão por mês. Ao longo do ano, cerca de R$ 5 milhões foram retidos apenas de uma quadrilha, entre dinheiro apreendido, contas congeladas, imóveis sequestrados. Vinte e nove veículos também foram recolhidos.

Prefeitura de Guanambi esclarece valor do cachê pago à dupla Zezé de Camargo e Luciano no Réveillon

Em nota enviada ao site Achei Sudoeste, a Prefeitura de Guanambi, através da Secretaria de Cultura, informou que os valores  a serem pagos para a dupla Zezé Di Camargo e Luciano estão dentro do praticado no mercado para datas exclusivas, como é o caso do Réveillon. A nota veio após a informação de que a prefeitura pagaria à dupla o dobro do cachê pago pela prefeitura da capital baiana. A Assessoria de Comunicação disse ainda que valores estão abaixo de contratos firmados pela dupla em anos anteriores, no mesmo período. Em Guanambi, os irmãos tocarão no dia 31 de dezembro, com um cachê de R$ 360 mil. “A questão é reconhecida pelos órgãos de controle, que recomendam anexar aos procedimentos administrativos valores de referência, o que foi cumprido rigorosamente pela gestão municipal. Convém salientar ainda que os valores desembolsados, além do cachê, estão inclusos os custos com passagens aéreas, deslocamento da equipe de produção, produção de todo show, entre outras despesas”, completou.

Filtro solar com proteção acima de 50 é o mais eficaz, confirma estudo Foto: ThinkStock/Veja

A estação mais quente do ano exige cuidados extras com a pele, ou seja, usar bastante protetor solar. No entanto, muitas pessoas evitam utilizar filtros com fator de proteção acima de 50. O motivo? A crença de que fatores mais altos não oferecem maior proteção. A notícia: eles oferecem sim! É o que diz estudo recente publicado no Journal of the American Academy of Dermatology (JAAD). A equipe analisou dados recolhidos a partir da observação de cerca de 200 pessoas, entre homens e mulheres. “Estudos feitos em laboratório concluíram que fatores mais altos oferecem maior proteção, justificando o uso desse tipo de produto”, afirmou Murilo Drummond, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). A crença de que fatores mais altos não oferecem maior proteção passou a circular em 2011, quando a Food and Drugs Administration (FDA), agência que regulamenta remédios e alimentos nos Estados Unidos, afirmou que não havia evidências provando os benefícios clínicos no FPS acima de 50. Desde então, alguns dermatologistas passaram a recomendar o uso de fatores menores com base no tipo de pele do paciente.

Brumado: Hospital recebe novas camas e aparelhos visando otimizar atendimento ao público Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No último sábado (22), o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado, recebeu novos equipamentos visando otimizar o atendimento ao público. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, informou que a unidade adquiriu mais 20 camas, todas em aço inox, a fim de impedir o problema do ferrugem, que acaba estragando também os colchões. “Já compramos 45 e agora chegaram mais 20, trocando assim todas as camas do hospital”, completou. Feres disse ainda que outros equipamentos, como ventiladores e cadeiras, foram adquiridos para suprir a necessidade da unidade de saúde, bem como para repor aqueles que estão com muito tempo de uso. Além deste, Feres afirmou que estão para chegar camas elétricas, acopladas com balança, para equipar a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com o objetivo de facilitar e melhorar o tratamento dos pacientes, principalmente daqueles que fazem hemodiálise. Mais uma licitação será realizada, conforme adiantou, para comprar mais equipamentos. “Os investimentos não param. Nesse final de ano, continuamos operando, não paramos cirurgias, nenhuma consulta, nenhum procedimento eletivo. O prefeito fez questão de que a saúde em Brumado não parasse”, destacou. Os equipamentos foram viabilizados através de emendas parlamentares.

Confiança do comércio sobe e atinge maior nível desde 2013 Foto: Dado Galdieri/Bloomberg/Getty Images

O Índice de Confiança do Comércio (Icom) subiu 5,7 pontos na passagem de novembro para dezembro, atingindo 105,1 pontos, no maior patamar desde abril de 2013, quando estava em 105,6 pontos, informou nesta quarta-feira, 26, a Fundação Getulio Vargas (FGV). A marca de 100 pontos indica nível elevado de confiança. “A confiança do comércio encerra 2019 com alta expressiva no quarto trimestre. É a primeira vez desde março de 2014 que o índice ultrapassa os 100 pontos, limite que identifica a transição para níveis elevados de confiança. Depois de passarem por períodos turbulentos ao longo do ano, como a greve dos caminhoneiros e o período eleitoral, os comerciantes esperam aumento de vendas neste fim de ano e têm boas expectativas para o começo de 2019. A sustentação dessa recuperação dependerá da continuidade da melhoria do mercado de trabalho e da redução da incerteza”, avalia Rodolpho Tobler, Coordenador da Sondagem do Comércio da FGV-Ibre. A alta da confiança em outubro atingiu onze dos treze segmentos e foi influenciada pela melhora tanto da percepção dos empresários com relação à situação atual quanto das expectativas em relação aos próximos meses. O Índice de Situação Atual (ISA-COM) subiu 4,1 pontos, para 97,4 pontos, na terceira alta seguida, registrando o maior valor desde abril de 2014 (99,8 pontos). Já o Índice de Expectativas (IE-COM) registrou o terceiro resultado positivo consecutivo, ao subir 7,0 pontos e atingir 112,5 pontos, o maior valor desde fevereiro de 2011 (115,9 pontos). Com os resultados de dezembro, o Índice de Confiança do Comércio (ICOM) médio do trimestre voltou a fechar em alta em relação ao trimestre anterior depois de dois trimestres de queda. A alta no trimestre decorre da melhora tanto do Índice de Situação Atual quanto do Índice de Expectativas, algo que não acontecia desde o quarto trimestre de 2017. “Esse resultado reforça o cenário de recuperação das vendas em 2019”, informa a FGV.

Guanambi: Empresa fantasma é habilitada para fabricar placas padrão Mercosul Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Fábrica de Placas Guanambi Ltda , cuja sede ainda não existe, está habilitada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) como estampadora das novas placas padrão Mercosul na Bahia. No entanto, uma declaração da prefeitura, emitida no último dia 14, indica que, após consulta no cadastro imobiliário e uma equipe ter ido ao local da sede, foi constatado que não existe nenhum imóvel com o número 2.187. Foi concedido prazo de 24 meses para que a empresa apresente comprovante de que “possui as suas rotinas fabris  e administrativas voltadas para a fabricação de placas veiculares”. A não apresentação da documentação acarretará a revogação do credenciamento. O presidente da Associação dos Estampadores de Placas do Estado da Bahia, George Lélis, disse que vários casos como esse foram identificados e que isso é muito suspeito.  As informações são do Bocão News.

Vendas no Natal têm melhor índice desde 2014 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O varejo teve o melhor Natal desde 2014. As consultas para vendas a prazo entre 04 e 24 de dezembro cresceram 2,66%na comparação com o mesmo período de 2017. Os dados são da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Este é o segundo ano consecutivo de alta. Nos últimos anos, as vendas a prazo no Natal tiveram o seguinte desempenho: +2,13% (2017), -2,29% (2016), -4,16% (2015), -8,3% (2014), +3,62 (2013) e +3,90% (2012).

Possibilidade de infestação do aedes aegypti alertam para risco de surto da dengue em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após um período de chuvas, o verão chegou com força na cidade de Brumado e há uma preocupação geral quanto ao risco de infestação do mosquito aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, falou sobre as notificações de casos suspeitos na cidade. Embora os dados do último ciclo ainda não tenham sido divulgados, o secretário destacou que, com as chuvas e as altas temperaturas, é natural que o índice de infestação aumente. Segundo ele, o município, através da Vigilância Epidemiológica, realizou, acerca de trinta dias, um serviço de limpeza nos bairros com maior índice de infestação, justamente para eliminar os locais com focos do aedes aegypti. “Já estamos recebendo alguns pacientes no hospital com quadro suspeito, é natural. Nessa época do ano, é comum. Não é alarmante, são casos esporádicos, mas a população precisa ligar o sinal vermelho. O combate ao mosquito não depende somente do poder público, depende de cada cidadão. Se cada um fizer a sua parte, com certeza não teremos a proliferação do mosquito”, frisou. Feres ressaltou que a população não deve deixar água parada em recipientes onde o mosquito possa depositar as suas larvas. Quanto ao concurso realizado no último domingo (23), através do qual serão efetivados 12 agentes de endemias, o secretário informou que o município trabalha com o quantitativo preconizado pelo Ministério da Saúde. “Teremos com o concurso uma reposição e não uma ampliação desse quantitativo”, afirmou.

Acidentes no feriado de Natal causam 89 mortes em rodovias federais Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste/Arquivo

Durante o feriado prolongado de Natal, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou 89 mortes e 1.485 pessoas feridas em acidentes nas rodovias federais do país. Os dados, divulgados nesta quarta-feira, 26, são relativos aos quatro dias entre 21 e 25 de dezembro. Ao todo, foram contabilizados 1.166 acidentes, sendo 303 deles considerados graves. Em 2017, o período natalino teve um dia a menos na contagem oficial (entre 22 e 25 de dezembro) e, mesmo assim, foram registrados mais acidentes (1.352), com 79 mortes. Desde 2011, a PRF realiza a Operação Rodovida, com ações especiais em épocas com maior fluxo rodoviário (como comemorações de fim de ano, férias escolares de janeiro e Carnaval). O órgão se diz em um esforço integrado com outras entidades (a Casa Civil, Ministérios da Segurança Pública, Saúde, Cidades, Transportes e autoridades estaduais e municipais) para “a redução do número de acidentes e de sua letalidade”. Trabalhando com contingente reforçado nos quatro dias do feriado de Natal, a Polícia Rodoviária Federal abordou 155.600 pessoas durante o período, focando a fiscalização em infrações como ultrapassagens irregulares, excesso de velocidade e direção após o consumo de álcool.

Dona Dete mantém tradição de servir acarajé aos servidores e presos na delegacia de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta quarta-feira (26), a Baiana Dona Dete do Acarajé esteve na sede da delegacia, na cidade de Brumado, para servir o quitute aos servidores e presos. A tradição é mantida há quase 30 anos. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a Baiana disse que começou a servir os acarajés aos detentos por conta de uma promessa, a qual, segundo ela, cumprirá até o dia em que morrer. “Me sinto bem em toda última quarta-feira do ano levar essas acarajés pra eles. Acho que é uma tradição boa, então estou muita satisfeita e realizada. Tem três anos e seis meses que eu dei três infartos e, graças a Deus, estou aqui sã e viva pra todo ano levar essa oferenda”, destacou. Nesse final de ano, Dona Dete desejou um feliz Ano Novo pra todos os munícipes e pra todas as colegas de trabalho.

Indulto de Natal é uma tradição do Brasil, diz ministro do STF Foto: Divulgação/STF

Enquanto o presidente Michel Temer avalia se volta atrás em sua decisão e concede o indulto de Natal a presos, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello afirmou que o benefício é um instrumento tradicional no país. “O indulto é uma tradição no Brasil e eu não sei porque nós não concluímos o julgamento da Adin (ação direta de inconstitucionalidade) que impugnou o anterior, de 2017. Agora, precisamos pensar nas verdadeiras panelas de pressão que são as penitenciárias brasileiras”, afirmou, questionado por jornalistas na saída do velório do advogado Sigmaringa Seixas. O indulto, permitido pela Constituição, concede perdão a presos que tenham seguido requisitos listados em decreto presidencial. O detento que se enquadre nesta situação pode ter a pena extinta e até deixar a prisão. O recuo de Temer sobre o benefício em 2018 teria ocorrido depois de um pedido do defensor público-geral federal em exercício, Jair Soares Júnior. Nesta quarta, o ministro da Justiça, Torquato Jardim, disse que o presidente ainda não havia tomado a decisão a respeito do indulto. “A hipótese está sob exame”, limitou-se a dizer. De acordo com a Veja, o presidente eleito Jair Bolsonaro já afirmou que não dará indultos durante o seu governo.

Brumado: Município programa logística para retirada de Gameleiras no Hospital Magalhães Neto Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As cinquentenárias gameleiras que ainda se encontram no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado, serão retiradas, tendo em vista que estão causando prejuízos para a unidade e para as residências vizinhas. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de meio ambiente, João Nolasco, destacou que as árvores são muito grandes e as suas raízes estão invadindo a canalização do hospital e gerando inúmeros prejuízos. Por conta disso, conforme informou, alguns leitos estão interditados. Nolasco adiantou que será feita uma mobilização para retirada das gameleiras, incluindo agentes da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), que farão o bloqueio de parte da via, técnicos da Coelba para desligar a rede de energia, além de uma equipe de limpeza para retirar o lixo do local. “A gente está se planejando, pois teremos de mobilizar várias equipes de setores diferentes”, declarou.

Justiça manda Detran-BA suspender implantação da placa Mercosul Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A juíza Daniela Guimarães Andrade Gonzaga impôs o prazo de 24 horas para que o Detran-BA suspenda totalmente os efeitos da portaria 1273/2018 que fazia exigências para as estampadoras se credenciarem e estarem aptas a trabalhar com placa Mercosul no Estado da Bahia. O pedido de liminar foi impetrado pela Associação Baiana de Empresas Estampadoras de Placas e Tarjetas Automotivas (ABEEP).  A magistrada ainda majorou a multa de R$ 5 mil por dia para R$ 20 mil, mantendo o limite de R$ 200 mil estabelecendo o prazo de até 24 horas para cumprimento da decisão. Além disso, a decisão pede que oficie ao Ministério Público Estadual a apuração de atos de improbidade administrativa, já que a decisão do dia 30 de novembro não estava sendo cumprida.

Arquivo