Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
12/2019
fechar

Brumado: Polícia e DPE investigam supostos ataques de vandalismo e intolerância religiosa no Castelo Alto do Xangô Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Castelo Alto do Xangô, localizado na Avenida Lindolpho Azevedo de Brito, em Brumado, foi alvo de ataques de vandalismo e a suspeita é de intolerância religiosa. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a ouvidora da Defensoria Pública Estadual (DPE), Silene Assis, informou que o órgão, juntamente com a polícia, está realizando uma investigação para apurar o caso e punir os responsáveis. “O Estado Brasileiro é laico, não tem uma religião única. Todo cidadão tem direito de professar a sua fé. As religiões de matrizes africanos vêm sofrendo, não só na Bahia, mas em todo Brasil esse ódio religioso. Estamos solidários ao terreiro. As medidas cabíveis serão tomadas após a investigação”, afirmou.

Brumado: Polícia e DPE investigam supostos ataques de vandalismo e intolerância religiosa no Castelo Alto do Xangô Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No local, foram destruídas plantas históricas, de origem africana, além de monumentos artísticos que compõem a estrutura do castelo e fazem parte do patrimônio cultural e religioso da comunidade. Segundo a ouvidora, ainda não há um suspeito dos ataques. “A comunidade precisa se permitir conhecer a história da África a partir dessa casa”, finalizou.

Governo pode liberar indulto a policiais que cometeram homicídio Foto: Reprodução/NBR

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) quer liberar indulto natalino para policiais que cometeram homicídio, mas pretende incluir, no decreto, outros crimes que vedariam a possibilidade de receber o benefício. Técnicos analisam estipular que os agentes de segurança condenados por delitos contra a dignidade sexual, pedofilia, corrupção e organização criminosa fiquem impedidos de receber o indulto, que é o perdão da pena. De acordo com o jornal o Globo, previsto para ser publicado até sexta-feira, o decreto vem sendo construído pelo Ministério da Justiça e pela Secretaria-Geral da Presidência. O texto trará um formato pouco usual — de estabelecer regras específicas para uma categoria profissional: a de policiais, que fazem parte da base eleitoral de Bolsonaro.

Vereadora Ilka Abreu se posiciona contrária à extinção do Nasf em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Durante o seu pronunciamento na última sessão legislativa, a vereadora Ilka Abreu (PR) deixou claro que é contra a extinção do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf). No dia 12 de novembro, o Ministério da Saúde publicou a portaria nº 2.979, que altera o financiamento do SUS e concede ao prefeito municipal autonomia para decidir se mantém as equipes multiprofissionais. A parlamentar frisou que o governo federal não extinguiu o programa ou deixará de repassar recursos para os municípios. Na verdade, haverá uma nova forma de financiamento, ou seja, a verba continuará sendo enviada para Brumado, cabendo somente ao prefeito e ao secretário de saúde decidirem pela sua permanência. “Não é possível que um programa da envergadura e importância do Nasf seja encerrado em nosso município. Caso o gestor e o responsável pela pasta da saúde optem por acabar com o programa, a população ficará desassistida, ocasionando superlotação e longas filas na central de marcação e policlínica, além da demora no atendimento, pois a população não contará com as equipes do Nasf nas unidades básicas de saúde. Será uma perda irreparável para a saúde da população brumadense”, destacou Abreu.

Contagem regressiva para o Brumado Privilege 2020

O público de Brumado e região já estão se preparando para o principal evento do verão na capital do minério. Dia 19 de janeiro de 2020, no Parque de Exposições Gilson Brito, às 17hs, acontecerá mais uma edição do Brumado Privilege. A dupla sertaneja universitária Zé Neto e Cristiano, Bell Marques, Michele Andrade e Donas do Bar, vão animar o evento que promete sacudir o sudoeste da Bahia. A venda de passaportes para o evento está a todo vapor e certamente será recorde de público. A festa terá megaestrutura de pista, camarote prime e camarote Backstage. Os passaportes já estão à venda nos pontos de vendas autorizados. A festa será realizada pela Nacional Entretenimentos e Edy Show.

Boquira: Jovem morre depois de ser agredido com golpes de machadinha na cabeça Foto: Reprodução/Boquira em Ação

Na noite da última sexta-feira (13), o jovem José Thiago Silva dos Santos, conhecido como Dida, de 28 anos, morreu depois de ser agredido com golpes de machadinha na cabeça. O autor do crime fugiu do local em uma motocicleta. De acordo com o Boquira em Ação, Dida foi socorrido pelo Samu 192 e levado ao Hospital Municipal de Boquira, de onde foi transferido para o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) devido à gravidade do seu quadro. Na unidade, ele teve a morte cerebral constatada no domingo (15). O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) e, em seguida, liberado para realização do sepultamento. Não há informações sobre a motivação do crime, nem tampouco sobre a localização do suspeito.

Bebê com problema no coração aguarda transferência há 20 dias em Vitória da Conquista Foto: Reprodução/TV Sudoeste

A bebê com problema no coração, que espera por uma transferência para uma unidade especializada há quase 20 dias, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, tem duas ordens judiciais para ser levada para outro hospital, mas segue internada no Esaú Matos, que é municipal. Com cerca de um mês de vida, o quadro de saúde da pequena Heloísa Gonçalves Santos é considerado grave. Ela precisa ser transferida para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal, em Salvador, na qual deve passar por uma cirurgia de urgência. Dezesseis dias após nascer, Heloísa foi diagnosticada com cardiopatia congênita, uma alteração na estrutura do coração. O relatório médico foi apresentado ao Ministério Público, no qual consta um pedido de urgência da transferência e onde é citado o risco de morte da criança. “O bebê tem uma má formação grave do coração. Precisa de uma cirurgia urgente, que representa a possibilidade de sobrevida dele. Até então, nós estamos mantendo o bebezinho usando a medicação que possibilita a melhora na circulação do sangue, mas a gente não sabe por quanto tempo ele vai resistir. É uma corrida contra o tempo”, contou a médica Carla Fraga. De acordo com o G1, no dia 29 de novembro, uma decisão judicial determinou a transferência da bebê para um hospital de qualquer área da federação e, na ausência de uma unidade do SUS ou conveniado, seriam pagos os custos de um hospital particular. A ação ainda estabelecia uma multa diária de R$ 5 mil para descumprimento da ordem.

Brumado: Moradores da comunidade da Lagoa Funda estão sem sinal de telefonia móvel Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, na comunidade rural da Lagoa Funda, os moradores estão incomunicáveis devido à falta de sinal de celular, que vinha de uma torre repetidora instalada na localidade em 2014. Diversos moradores estão sendo prejudicados por conta da falta de comunicação. A dona de casa Sueli Aparecida, por exemplo, perdeu de marcar consultas médicas na Central de Marcação de Exames por não ser comunicada sobre a alteração de horário no atendimento. “Estava esperando há vários meses e a consulta foi antecipada. Não conseguiram falar comigo porque estava com o aparelho fora da antena, que é o único meio que temos para captar o sinal”, relatou.  O problema também tem afetado os moradores que não conseguem falar com familiares de outros municípios ou utilizar o celular em usos comerciais. O sinal foi desativado pela Anatel e, até o momento, as localidades de Lagoa Funda, Jacaré, André, Retiro, e Pedra Preta estão sem sinal de telefonia móvel.

Jequié: Homem é morto por amigo após ser confundido com animal durante caça Foto: Alberto Maraux/SSP-BA

Um homem foi morto com um tiro de espingarda na cabeça, após ser confundido com um animal, por um amigo que caçava com ele, na zona rural de Jequié, no sudoeste da Bahia. Conforme o delegado Moabe Macedo, que investiga o caso, a situação aconteceu no povoado do Baixão. O caso aconteceu na madrugada de domingo (15). Segundo informações do delegado Moabe Macedo, a vítima foi identificada como Cosme Ferreira dos Santos, de 53 anos. De acordo com o delegado, o amigo da vítima, que não teve a identidade revelada, se apresentou na delegacia de Jequié, junto com um advogado, foi ouvido e liberado. O caso é tratado como um acidente. Ainda segundo Moabe Macedo, a polícia aguarda o laudo para concluir as investigações, mas testemunhas e a perícia inicial confirmam a versão do amigo da vítima. O corpo de Cosme Ferreira dos Santos foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Jequié. De acordo com o G1, não há informações sobre o velório e sepultamento da vítima.

Anac publica homologação provisória do Aeroporto Isaac Moura Rocha em Guanambi Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou a homologação provisória do Aeroporto Isaac Moura Rocha, em Guanambi, a 141 km de Brumado. Técnicos da agência estiveram na cidade no mês passado para avaliação do equipamento. Com a homologação, as empresas interessadas em operar com voos partindo de Guanambi já podem solicitar as operações junto à Anac. A Azul Linhas Aéreas é uma das empresas interessadas na operação. A princípio, a companhia deverá ofertar voos lingando a cidade a Belo Horizonte (MG). A expectativa é de que outras empresas, como a Passaredo, também operem no aeroporto de Guanambi, com destinos como Salvador, São Paulo e Brasília.

Brumado: Delegado realiza balanço das atividades da Polícia Civil em 2019 e destaca parceria com a PM Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O delegado titular da Polícia Civil de Brumado, Samuel Paz, fez um balando das atividades da entidade no ano de 2019. Ele destacou o trabalho conjunto com a Polícia Militar que resultou na redução dos principais índices de criminalidade nos onze meses deste ano, em comparação com o mesmo período do ano anterior. “Foi um ano bom, é um trabalho que é feito a longo prazo. O trabalho de repressão e de combate ao crime está culminando nesses resultados agora. Temos que engrandecer o trabalho da nossa Polícia Militar, que é a polícia preventiva, a que está nas ruas combatendo efetivamente a ação dos criminosos. E essa presença constante traz a redução da criminalidade ajudando no nosso trabalho com os crimes que temos para elucidar”, ressaltou. O delegado declarou que, embora os crimes com o uso de arma de fogo tenham diminuído, o estelionato tem crescido no interior. Os bandidos atuam com novos tipos de golpe, como clonagem de aplicativo de mensagem, invasão de contas bancária e troca de cartões. “A polícia está buscando meios para combater essa criminalidade, temos que nos aperfeiçoar para chegar à uma investigação de excelência”, concluiu.

Caesg apreende maconha e dinheiro em residência na cidade de Barra da Estiva Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No domingo (15), enquanto realizava rondas pela cidade de Barra da Estiva, a 123 km de Brumado, uma guarnição da Caesg recebeu informações de que na Rua Jânio Quadros havia uma grande movimentação característica de tráfico de drogas. Em conjunto com policiais militares, a Caesg se deslocou ao endereço citado, onde foram recebidos por uma menor de idade. A mesma permitiu a entrada dos policiais para averiguação na residência. Durante as buscas, foi localizada certa quantidade de substância análoga à maconha, além de várias embalagens plásticas utilizadas no acondicionamento de entorpecentes e a quantia de R$ 200. Indagada, a menor informou que o ilícito pertencia ao seu companheiro, o qual não se encontrava na residência.

Brumado: 4º Festival de Teatro do Interior da Bahia abre inscrições Foto: Divulgação

Estão abertas as inscrições para o 4ª Festival de Teatro do Interior da Bahia. Companhias, produtoras, grupos ou artistas independentes podem se inscrever por meio do formulário online (clique aqui) até o dia 30 de dezembro de 2019. As 12 montagens selecionadas serão divulgadas até o dia 15 de janeiro de 2020 nas redes sociais do festival e na imprensa. O festival acontece em três cidades baianas entre os meses de fevereiro e março. A curadoria do evento será responsável por convidar mais duas montagens das cidades-sede do projeto para participar da programação, que inclui também mesas redondas, palestras e oficinas. Cada montagem contemplada se apresentará duas vezes. As cinco melhores serão indicadas ao mais prestigiado prêmio do teatro baiano, o Prêmio Braskem de Teatro, na categoria Espetáculo do Interior da Bahia. Idealizada em 2015, junto com a primeira edição do Festival de Teatro do Interior, a categoria tem o objetivo de valorizar, reconhecer e premiar a produção teatral do estado, abrindo espaço para o surgimento de novos talentos. O 4º Festival de Teatro do Interior da Bahia tem realização da Polo Cultural.

Incêndio atinge a região de Cana Brava na cidade de Livramento de Nossa Senhora Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um incêndio voltou a atingir a vegetação no Parque Natural da Serra das Almas, na região da comunidade de Cana Brava e Itagaçu, na cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Imagens registradas na última sexta-feira (13) mostram que o fogo pode ser visto de longe. Segundo informações do Centro Integrado de Comunicação (Cicom), também há denúncias de focos de incêndio na região do município de Érico Cardoso. Além das matas, fauna e flora, o fogo coloca em risco nascentes que são as principais fontes de água que abastecem algumas cidades do sudoeste. A polícia suspeita que os incêndios que estão acontecendo nas serras da região sejam criminosos.

Reumatologia com o médico Euler Donato no Centro Médico São Gabriel em Brumado

A Reumatologia é uma especialidade clínica que cuida basicamente de dois grupos de doença: as doenças musculoesqueléticas, que são as que envolvem cuidados com as articulações, ossos e músculos; e as doenças autoimunes, como lúpus eritematoso sistêmico, esclerose sistêmica e miopatias inflamatórias. O Centro Médico São Gabriel traz para Brumado e região o médico reumatologista Euler Donato. Agende sua Consulta: (77) 3441-1502 / (77)99925-8807 (whatsapp).

Menino de 12 anos morre afogado em Guajeru Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O corpo de Deivdi Souza Araújo, 12 anos, foi sepultado no domingo (15), no Cemitério Jundiá, em Guajeru, a 63 km de Brumado. O menino morreu na tarde do sábado (14) afogado em um tanque localizado na área urbana da cidade. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, Deividi brincava com alguns amigos no local, conhecido como Tanque de Raul, quando se afogou. Alguns amigos chegaram a buscar ajuda, mas ele já estava sem vida.

Squaresom prepara Natal de ofertas com diversos produtos com preços promocionais em Brumado

Neste Natal, a Squaresom preparou uma série de ofertas especiais para presentear os seus consumidores. Na loja, você encontra eletrônicos, eletrodomésticos, móveis e muito mais com preços promocionais. Tem painel para TV por R$ 148, conjunto de panelas com sete peças por R$ 199, sofá de canto com puff por R$ 999, churrasqueira por R$ 115, entre outros produtos. Passe na Squaresom agora mesmo e confira as ofertas. A loja fica localizada na Rua Exupério Pinheiro Ganguçu, em Brumado. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-3422.

Brumado: Morre Zé Borracheiro, incansável lutador dos direitos sociais e do consumidor Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Morreu neste final de semana, em sua residência em Brumado, José da Silva, o popular Zé Borracheiro, vítima de um infarto. Borracheiro ganhou notoriedade na cidade por sua incansável luta pelos direitos sociais e também em defesa dos consumidores. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, era motorista aposentado do extinto Derba e ganhou muita visibilidade no município ao ir contra o preço elevado dos combustíveis e do gás GLP, chegando a denunciar um possível cartel na revenda do gás de cozinha em Brumado. Ele apresentou documentos na Câmara de Vereadores para que providências fossem tomadas. Na época em que o governo do estado pouco fez pela recuperação da rodovia BR-030, Zé Borracheiro, por conta própria, pegou um carrinho de mão cheio de terra e tapou buracos no trecho entre Brumado e Tanhaçu, próximo ao distrito de Sussuarana. Do outro lado da rodovia, ele também fez o seu protesto individual fixando placas, por ele mesmo confeccionadas, para  alertar os condutores da proximidade da passagem de nível e travessia da linha férrea no percurso no sentido Brumado a Caetité. Zé Borracheiro também fazia várias participações na Rádio Alternativa, onde também cobrava dos políticos locais mais atenção aos direitos da comunidade e dos consumidores. O brumadense deixa esposa e filhos, além de muitas saudades.

Passageira reclama de atrasos constantes da TPC Turismo em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Roseane Chaves reclamou da falta de consideração e respeito da empresa TPC Turismo para com os usuários do serviço de transporte. Ela relatou que, na última sexta-feira (13), a sua mãe comprou uma passagem em Brumado, para a linha Brumado a Vinhedos, no interior de São Paulo, mas o ônibus atrasou mais de três horas para seguir viagem. “Acho uma falta de respeito com o cidadão, que tem de ficar esse tempo todo esperando. Os ônibus dessa empresa só andam quebrado. Isso acontece constantemente”, afirmou. A passageira criticou ainda a falta de suporte que a empresa teria de oferecer nesses casos. “Eles não dão um lanche. Os passageiros já saem com fome. Não é a primeira e nem a última vez que isso acontece. Eles têm de cumprir horário. Duvido que eles vão esperar se o passageiro atrasar”, reivindicou.

Sarampo: Brasil atinge 99,4% de cobertura vacinal, melhor índice em 5 anos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A campanha nacional de vacinação contra o sarampo registrou o melhor índice dos últimos cinco anos, com índice de cobertura de 99,4% das crianças de até um ano de idade. Com o resultado, o Brasil ultrapassou a meta de cobertura da vacina tríplice viral – contra sarampo, rubéola e caxumba – estabelecida pelo Ministério da Saúde. De acordo com a Veja, no entanto, oito estados e o Distrito Federal não atingiram a meta mínima, de 95%: Pará (85,4%), Roraima (87,9%), Bahia (88,9%), Maranhão (90%), Acre (91,4%), Piauí (91,9%), Distrito Federal (93,7%), São Paulo (93,9%) e Amapá (94,9%). O Ministério da Saúde alerta que a baixa cobertura vacinal é responsável pela disseminação do sarampo em território nacional. “Ainda temos cerca de 1 900 municípios que, mesmo com a intensificação das ações de vacinação por meio de campanhas, não conseguiram atingir a meta. Isso é preocupante para 2020, porque ainda existe surto da doença no país”, alertou o diretor do Departamento de Imunizações e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Julio Croda.

Brumado: Comunidade participa do Natal Solidário da CDL e crianças se divertem com a casa do Papai Noel Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A comunidade brumadense abraçou a causa e está participando ativamente da campanha Natal Solidário, promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) através da Casa do Papai Noel. Para participar, basta trocar 1 kg de alimento não perecível pelo cupom de entrada para a atração, que fica instalada na Praça Armindo Azevedo, no centro da cidade. A troca deve ser feita na sede da CDL. O site Achei Sudoeste esteve no local e conversou com Valquíria Meira, que levou a família inteira para a visita. Para ela, a campanha é uma forma de incentivar doações que irão beneficiar muitas famílias carentes. Encantado com os detalhes da atração, o pequeno Igor Dias Meira disse que gostou bastante do Papai Noel e espera receber muitos presentes do bom velhinho neste ano. Já o Papai Noel declarou que são muitos os pedidos das crianças que visitam a casa. Tem pedido de carrinho, celular, trenzinho, roupa do Homem Aranha e kit de maquiagem. Todos os alimentos arrecadados serão doados, posteriormente, para famílias carentes e em situação de vulnerabilidade social.

Lagarto: Excelência em serviços de informática em Brumado

Na Lagarto, você tem acesso aos melhores serviços em informática. Manutenção em computadores, notebooks e impressores, além de recargas de cartuchos e toners, são apenas alguns dos serviços oferecidos. Além da garantia de qualidade, a loja dispõe de preços imbatíveis. Confira agora mesmo. Passe na Rua Esther Trindade, 79, Ginásio Industrial, e converse com um atendente. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6984 / (77) 99826-8420.

Prefeitura de Brumado convida população para lançamento da pedra fundamental da faculdade de medicina Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A prefeitura de Brumado já está convidando a população para o lançamento da pedra fundamental das obras de construção da faculdade de medicina. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o evento está marcado para às 09h na próxima sexta-feira (20). O prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), estará recepcionando a diretoria executiva e administrativa da Universidade de Guanambi (UniFG) para o lançamento da obra. A secretaria de infraestrutura do município concedeu o alvará para da obra na última quinta-feira (11). A universidade será construída à margem da BA-262, nas proximidades do Condomínio Londres/Euroviile. Em uma área de 30 mil m², o campi terá uma megaestrutura para receber o curso de medicina. O prazo para a conclusão da obra será de seis meses, com isso, em junho de 2020, será realizado o primeiro vestibular de medicina em Brumado.

Conheça os vasos e pedras decorativas da loja de decoração Brumas

Quer dar um toque de elegância e sofisticação ao seu ambiente? Conheça os vasos e pedras decorativas da Brumas, loja localizada na Avenida Centenário, 317, no Bairro Novo Brumado. Além dos vasos e pedras, a loja trabalha com revestimento de parede para áreas internas e externas, gesso 3D, PVC 3D e pedra natural. Para agendar um horário para conhecer as peças, basta ligar para o telefone (77) 99828-8085. Na Brumas, você vai encontrar a inspiração que faltava para decorar os mais diversos ambientes.

Brumado: Com baixo efetivo e sem sede própria, Adab encontra dificuldades para fiscalização e atendimentos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o veterinário Clemente Gomes, da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), declarou que o órgão possui baixo efetivo e, por isso, encontra dificuldades para atuar na região. “Estamos com um quadro diminuto, não é o que deveríamos ter”, disse. Segundo Gomes, devido à situação, em Brumado, há veterinários que estão diretamente envolvidos com a inspeção. A sede própria da Adab foi fechada e, hoje, a unidade atua em um espaço dentro do Sac, em Brumado. O veterinário informou que as demandas já estão sendo viabilizadas a fim de que agência possa realizar um trabalho de fiscalização melhor na região. “A Adab é bem atuante em Brumado e nos 15 municípios da região”, completou.

Laboratório Exame: Especializado em análises clínicas em Brumado

O Laboratório Exame é especializado em análises clínicas em Brumado e região. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O laboratório oferece um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório dispõe de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. O laboratório Exame fica localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 655, centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 / (77) 3441-5039 / (77) 99941-0068 (WhatsApp).

Arquivo