Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
12/2020
fechar

Prefeito exalta conquista da aplicação da Lei Aldir Blanc para artistas e segmentos culturais de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) disse que está bastante satisfeito com o fato de Brumado ser um dos poucos municípios que conseguiram aplicar o recurso viabilizado pela Lei Aldir Blanc na Bahia (veja aqui). Especialmente em um momento de crise, o gestor comemorou a conquista. “Tive que resistir para que o dinheiro realmente ficasse aqui. Graças a Deus temos uma equipe competente que deu o devido cumprimento aos prazos. Não é muita coisa, mas, em época de pandemia, qualquer coisa serve”, avaliou. O prefeito destacou ainda que, por conta da Lei Aldir Blanc, Brumado terá um hino e um símbolo que identifique o município. “O que importa é que o dinheiro ficou em Brumado e que os artistas foram contemplados”, resumiu. 

2020 teve ao menos 420 estudos por dia sobre Covid-19 Foto: Menahem Kahana/AFP

Quantos estudos foram publicados sobre a Covid-19 em 2020? Talvez não seja possível saber com exatidão, mas é fato que o caminho percorrido por milhares de cientistas muitas vezes anônimos mostra as principais frentes de batalha contra a pandemia. De acordo com o G1, o banco de dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) reuniu, até 20 de dezembro, 148.919 artigos, de todo o mundo, sobre a doença. Nem todos são estudos publicados em revistas científicas; cerca de 14 mil – pouco menos de 10% – aparecem como versão prévia (pré-prints), ainda não revisadas por outros cientistas. Se distribuídos ao longo deste ano, o número significa uma média de quase 420 artigos divulgadas por dia. Uma outra base de dados, a Dimensions, de uma empresa sediada em Londres, aponta um número ainda maior. Até a mesma data, foram catalogados 239.192 artigos sobre o tema, feitos por 18,5 mil organizações em 194 países. Cerca de 15% são prévias. As universidades que aparecem com mais publicações são Harvard, Oxford e a Universidade de Toronto, no Canadá. Um terceiro levantamento, da empresa americana Primer, aponta, também até 20 de dezembro, 92,5 mil pesquisas relacionadas à Covid. Os temas com mais artigos são cuidados com pacientes; mortalidade e fatores de risco; e vacinas e tratamentos. Cada um tem mais de 10 mil estudos catalogados. Cientistas de todas as áreas se dedicaram a pesquisas sobre a pandemia neste ano.

Explosão de caminhão de empresa de Brumado e morte por coronavírus estão entre as mais lidas de outubro

O mês de outubro começou trágico no Achei Sudoeste. No topo das notícias mais lidas, o acidente que vitimou três jovens trabalhadores da empresa Empreendimentos Projetos e Construções Limitas (EPCL), da cidade de Brumado. Um caminhão da EPCL explodiu no município de Cocos e a suspeita é de que a explosão tenha sido causada por explosivos que estavam na cabine do veículo (veja aqui). Em seguida, a morte da ex-vice-prefeita Isabel Cristina Santana Gondim (PSDB), 68 anos, vítima do novo coronavírus, abalou a comunidade brumadense. A odontóloga já estava há semanas internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em Vitória da Conquista, quando veio a óbito (veja aqui). O município de Tanhaçu surge no foco da notícia em terceiro no ranking das mais lidas. Produtores rurais da cidade acionaram o Ministério Público após veterinário da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) sacrificar 105 novilhas apreendidas durante operação na região rural (veja aqui). Em quarto lugar, um homem foi alvejado e morto na Avenida Centenário, em pleno centro comercial da cidade de Brumado. Há cerca de um ano, Mata Onça havia saído da cadeia depois de cumprir pena (veja aqui). Por último, a notícia de que o secretário municipal de saúde Cláudio Feres testou positivo para a Covid-19 entrou para a lista das mais lidas do mês (veja aqui). 

Menino de 7 anos resgata irmã bebê de casa pegando fogo Foto: Nicole Davidson/Facebook

Um menino de apenas 7 anos ajudou a salvar a irmã de 22 meses em meio a um incêndio na casa onde moravam no estado americano de Tennessee, nos EUA. De acordo com a mãe, Nicole Davidson, seu filho Eli garantiu que a irmã bebê saísse com segurança da casa em chamas. As informações são da emissora local WVLT. Nicole disse que acordou no meio da noite e percebeu que havia fumaça e chamas na casa. Ela e seu marido Chris são ex-bombeiros e entraram em ação, tirando dois de seus filhos da situação de perigo. “Chris pegou o extintor tentando me dar tempo para pegar as crianças, e eu agarrei os meninos porque eles estavam mais próximos do fogo”, disse Nicole. Nicole conta que o fogo na sala de estar a impediu de chegar ao quarto onde sua filha de 22 meses ainda estava dormindo.

Brumado: Artistas e segmentos assinam termo de adesão da Lei Aldir Blanc Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Artistas e segmentos culturais do município de Brumado participaram, na tarde desta segunda-feira (28), da solenidade para assinatura do termo de adesão da Lei Aldir Blanc. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de cultura, Paulo Lobo, avaliou que o momento é muito bom para a classe artística, tendo em vista que o Município conseguiu garantir a aquisição do recurso. “Muitos municípios da microrregião não receberam o recurso por falta de capricho dos gestores. A administração aqui teve uma preocupação grande em garantir os recursos para ajudar os artistas. Veio em uma boa hora, exata, visto que os artistas não estão trabalhando por conta da pandemia. Esse dinheiro vai amenizar bastante a situação”, salientou. O recurso destinado a Brumado é de R$ 491.346,26. Mais de 50 artistas, entre diversos segmentos, serão contemplados no município.

Instituto Butantan recebe mais 500 mil doses da CoronaVac Foto: Divulgação/Instituto Butantan

O estado de São Paulo recebeu na manhã desta segunda-feira (28) o quinto lote de doses da Coronavac, vacina contra o coronavírus produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. As 500 mil doses prontas chegaram ao Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo. O avião, vindo da China, pousou por volta das 11h40. Outro carregamento com mais 1,5 milhão de doses deve chegar na próxima quarta-feira (30), totalizando o recebimento de mais de 10,6 milhões de doses até o fim de dezembro, segundo o Butantan.

Brumado: Prefeito preocupado e confiante na recuperação de Herzem Gusmão da Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em tratamento contra o novo coronavírus, o prefeito da cidade de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão (MDB), teve de ser transferido para atendimento no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), disse que o amigo é ex-fumante, idoso e diabético e, por isso, necessitou de maiores cuidados depois de três semanas da contaminação. “Uma coisa que me tranquiliza e me dá quase certeza do seu retorno é que ele não foi entubado em nenhum momento. Precisou de suporte de oxigênio, o que é natural, mas sem entubamento. Espero que ele retorne há qualquer momento. É um ser humano fora de série, um cara puro, sem maldade, de boa fé. Estou rezando para que ele volte logo”, declarou. Segundo o último boletim divulgado, ele recebe medicação, apresenta o quadro clínico estável e permanece internado na unidade semi-intensiva do Sírio-Libanês.

Brumado fecha 2020 com 1.115 casos de dengue Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O boletim final emitido pela Vigilância Epidemiológica (Vigep) mostra que o município de Brumado fechou 2020 com 1.115 casos de dengue. Ao longo do ano, foram registradas 1.514 notificações e 352 descartes. Dentre os confirmados, 39 pacientes apresentaram sintomas com sinais de alarme da doença. Além da dengue, o município também registrou 10 casos de Chikungunya e 15 do zika vírus, patologias que formam as arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. Com a chegada do verão, há também a expectativa de chuvas para o início do próximo ano, o que preocupa a secretaria municipal de saúde. O secretário de saúde voltou a cobrar da população maior atenção no combate ao mosquito vetor, uma vez que o fator climático da cidade é favorável para a proliferação do mesmo. “Todos os anos, o ano todo, somos lembrados das nossas condições referentes à dengue e as arboviroses no seu contexto geral. Temos o mosquito, o clima e uma parcela da comunidade que sempre baixa a guarda, o que muito favorece para o aumento do contágio dessas patologias. Voltamos a frisar, se não houver um comprometimento comunitário, vamos ter outro surto da dengue em 2021, tão grande ou até maior do que o que foi este. Depende de cada um de nós controlarmos essa contaminação”, argumentou em entrevista ao site Achei Sudoeste. 

Pandemia segue seu curso normal em Brumado, diz prefeito no que se refere ao avanço do coronavírus Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Questionado sobre a evolução da pandemia do coronavírus na cidade de Brumado, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) disse ao site Achei Sudoeste que a vida segue o seu curso normal no município. O gestor descartou a possibilidade de restringir o funcionamento de serviços não essenciais com vistas a conter o avanço da doença na cidade. Para ele, existe muita neurose e estupidez na forma como algumas pessoas lidam com a pandemia no Brasil. “Tudo demais é excesso. Em Brumado, o efeito rebanho está se cumprindo. Brumado não está nem além, nem aquém. Estamos seguindo o curso normal”, defendeu. Para o gestor, a fome, a dengue e a Aids matam mais no país do que a Covid-19. “Não estou fazendo nenhuma defesa do não ter cuidado. Longe de mim. Aplaudo quem quer ter o seu devido cuidado, mas é preciso ter equilíbrio. Brumado está cumprindo o seu papel”, concluiu. 

292 pessoas estão em tratamento da Covid-19 em Brumado

Nesta segunda-feira, 28 de dezembro, o município de Brumado registra 3757 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 10976. Entre os diagnósticos: 7 internações, 43 óbitos, 292 pacientes em tratamento e 3422 recuperados. No momento, 156 ainda aguardam resultado laboratorial e 6365 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Vitória da Conquista: Policiais militares surpreendem garoto que pediu ceia em carta de natal Foto: Divulgação/SSP-BA

Um pedido simples destinado ao Papai Noel surpreendeu as equipes da Patrulha Solidária do Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPR-S), em plena véspera de Natal. Em sua cartinha, o pequeno Mário, de 9 anos, pedia uma ceia natalina para ele e sua família. A história chegou às mãos da tenente Maria Alice de Santana, coordenadora da Patrulha Solidária, através da parceria da PM com a TV Sudoeste. No bilhete, Mário disse que, por conta da mãe estar desempregada e do falecimento recente do seu pai, a família estava sem ter o que comer. “Minha mãe comprou dois reais de pão e um suco para nós comermos. Por favor, me ajuda!” escreveu o menino. Emocionada, a oficial contou que, ao ler o pedido do garoto, ela e os integrantes da unidade se uniram, receberam a ceia doada pelo restaurante Genecy, prepararam a cesta básica com alimentos e levaram presentes para o pequeno morador do Bairro Cruzeiro, em Vitória da Conquista. “Ele vive com a mãe e mais três irmãos nos fundos da casa da avó e assim que chegamos lá ele não acreditou! Dava pra ver o brilho nos olhos. Isso só mostra que o nosso trabalho nos humaniza muito e com certeza essa família terá um Natal ainda mais bonito”, concluiu a tenente.

Petrobras anuncia mais uma alta nos combustíveis: gasolina sobe 5% e diesel, 4% Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Petrobras informou nesta segunda-feira (28) que vai elevar em 4% o preço médio do diesel em suas refinarias e em 5% o da gasolina a partir de terça-feira (29), em meio a uma alta do petróleo nas últimas semanas e uma desvalorização do real frente ao dólar nos últimos dias. A nova alta no preço dos combustíveis foi a segunda anunciada em duas semanas. Em 15 de dezembro, a estatal elevou o preço do diesel e da gasolina. Com a alta de 4%, o preço médio do combustível mais vendido do Brasil passará a ser de R$ 2,02 por litro. No acumulado do ano, a redução do valor é de 13,2%, segundo informou a Petrobras. De acordo com o G1, o preço médio da gasolina da Petrobras para as distribuidoras será de R$ 1,84 por litro, acumulando no ano redução de 4,1%. Apesar da alta das cotações dos combustíveis da Petrobras na terça-feira, especialistas apontam a permanência de uma defasagem ante a paridade de importação.

Homem acusado de feminicídio é preso em Caetité Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Nesta segunda-feira (28), em uma ação conjunta, as polícias militar e civil conseguiram prender um homem de 43 anos acusado de matar a ex-companheira, Rita de Cássia dos Santos, de 49 anos. Ele estava foragido desde o dia 14 de novembro, quando cometeu o crime no Bairro Santo Antônio, em Caetité, a 100 km de Brumado. O corpo de Rita foi encontrado em avançado estado de decomposição. De acordo com a polícia, o acusado foi localizado na Fazenda Tabocas, na zona rural da cidade. O homem confessou que assassinou a ex-mulher motivado por ciúmes. Ele encontra-se custodiado na Delegacia Territorial de Guanambi.

Poções: Quatro pessoas morrem em batida de carro com ônibus na BA-262 Foto: Arquivo Pessoal

Quatro ocupantes de um carro vieram a óbito após uma colisão frontal com um ônibus em um trecho da BA-262, entre Poções e Nova Canaã, no sudoeste baiano. segundo o G1, o caso ocorreu no final da tarde deste domingo (27) na altura do km 235 da BA-262. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), via G1, equipes da corporação foram até o local e, após constatarem o fato, acionaram o Corpo de Bombeiros, Departamento de Polícia Técnica e Samu. Não há informações sobre as circunstâncias da batida. As vítimas foram identificadas como Helton Silva Novaes, de 35 anos, que dirigia o carro; Jamile da Silva Ferreira, 21 anos; Guilherme Ferreira da Silva, 17 anos; e Emilly da Silva, de 2 anos. Segundo a polícia, Helton e Jamile eram os pais de Jamile. Não há informações sobre se Guilherme tem grau de parentesco com as outras vítimas. Todos eram moradores de Poções. Os corpos foram levados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Vitória da Conquista.

Três traficantes armados morrem em confronto com a Rondesp em Vitória da Conquista Foto: Diuvlgação/SSP-BA

Pistola, revólveres, munições e cocaína foram apreendidos com três homens, na cidade de Vitória da Conquista. O flagrante realizado pela Rondesp Sudoeste aconteceu no último sábado (26). Os militares receberam informações da Cipe Mata Atlântica sobre traficantes que haviam fugido do Sul da Bahia para Conquista. Moradores do Bairro Urbis VI relataram a presença de três novos moradores. As guarnições da Rondesp Sudoeste cercaram a casa e iniciaram a tentativa de abordagem. Os criminosos atiraram e foram feridos no confronto. O trio foi socorrido, mas não resistiu. Com eles, os militares apreenderam uma pistola fabricada na Turquia, calibre 9 mm, dois revólveres calibre 38, carregador, munições, um tablete de cocaína e um caderno com anotações do tráfico.

Hamilton Mourão é diagnosticado com Covid-19 e fica isolado Foto: Pablo Jacob/Agência O Globo

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, foi diagnosticado com Covid-19. A informação foi divulgada neste domingo por meio de nota enviada pela assessoria de comunicação da Vice-Presidência. Ainda segundo a nota, Mourão ficará em isolamento na residência oficial do vice-presidente, o Palácio do Jaburu. A nota não traz informações sobre o atual estado de saúde de Mourão. De acordo com o jornal o Globo, em maio, Mourão e sua mulher, Paula, foram submetidos a exames, mas testaram negativo para a Covid-19. Na época, o vice-presidente se manteve em quarentena até que o resultado dos exames ficasse pronto. Com Mourão, sobe para 16 o número de integrantes do alto escalão do governo federal infectados pela Covid-19. Além de Mourão e do presidente Jair Bolsonaro, 14 ministros de estado foram diagnosticados com o novo coronavírus desde o início da epidemia no Brasil, em março deste ano.

Homem de 45 anos morre em acidente na BR-430 em Igaporã Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

No último sábado (26), um acidente envolvendo uma motocicleta e um veículo de passeio, na BR-430, na cidade de Igaporã, a 149 km de Brumado, vitimou Elpídio Fernandes do Amaral Neto, de 45 anos. A colisão frontal lançou o homem para longe. A esposa da vítima, que seguia na garupa da moto, foi encaminhada para o Hospital Municipal José Olinto Cotrim. Segundo informações da polícia, o motorista do carro, que é médico, chegou a prestar socorro às vítimas no local do acidente. Ele compareceu à delegacia de Caetité para prestar esclarecimentos. O corpo da Elpídio foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi. 

Vítima de coronavírus, morre o ex-delegado e ex-vereador de Dom Basílio Aristides Cambuí Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na noite da última sexta-feira (25), faleceu, aos 91 anos, o ex-delegado e vereador do município de Dom Basílio, Aristides Cambuí, vítima do novo coronavírus. Ele estava internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em Vitória da Conquista. Este é o terceiro óbito em decorrência da Covid-19 na cidade. Cambui é oriundo de Livramento de Nossa Senhora e radicado em Dom Basílio desde o ano de 1970. Casado com Rita Pereira Oliveira. Atuou por 14 anos na Delegacia de Polícia do próprio município onde morava e foi vereador de 1982 a 1988. Ele deixa esposa, filhos e netos.

Porto Seguro: Festa com 200 pessoas é encerrada pela polícia em condomínio de luxo em Trancoso Foto: Diuvlgação/SSP-BA

Uma festa com cerca de 200 pessoas foi encerrada pela polícia em um condomínio de luxo no distrito de Trancoso, que fica em Porto Seguro, no sul da Bahia, na noite de sábado (26). Trancoso é um dos principais destinos turísticos do estado. A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) divulgou que os policiais foram até a festa, chamada “Sarará”, após um card postado em uma rede social sobre o evento. De acordo com a Polícia Militar, equipes do 8º batalhão da PM encerraram o evento. O responsável pela festa fugiu com a chegada da polícia, mas já foi identificado e é procurado. Segundo a PM, os convidados deixaram o imóvel após terem sido informados sobre as consequências do descumprimento do decreto do Governo da Bahia, que proíbe a realização de eventos dessa natureza em todo o estado.

Motociclista morre após ser atropelado por carreta na BR-116 em Vitória da Conquista Foto: Reprodução/G1

Um motociclista morreu após ser atropelado por uma carreta, na BR-116, no trecho entre as cidades de Cândido Sales e Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Conforme a ViaBahia, que mandou equipes de resgate, o acidente aconteceu por volta das 16h de sábado (26), no KM 920. A vítima, que não teve a identidade revelada, morreu no local do acidente. O corpo do motociclista foi removido e levado ao Instituto Médico Legal (IML) de Vitória da Conquista.

Brumado: Abasteça no JF Auto Posto II e concorra prêmios

O JF Auto Posto II, localizado na Rua Antônio Francisco da Silva, no Bairro Santa Tereza, em Brumado, está com uma super promoção com show de prêmios. Além de você abastecer o veículo com combustível da melhor qualidade e com o melhor preço da cidade, ainda vai concorrer a prêmios. É isso mesmo, todo sábado, o JF Auto Posto II vai sortear diversos brindes para seus clientes. No abastecimento de qualquer combustível acima de R$ 30,00, no JF Auto Posto II, solicite o seu cupom e participe da promoção.

Brumado: Com ampliação da área azul, vanzeiros buscam liberação da SMTT para atuarem na Avenida Centenário Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Motoristas de van de comunidades rurais de Brumado buscam sensibilizar a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) com relação à liberação de um ponto fixo para a categoria na Avenida Centenário. Em nome da categoria, Alan Henrique explicou ao site Achei Sudoeste que os motoristas reivindicam um ponto fixo em frente à antiga Cesta do Povo. “Ali pra gente trabalhar é uma localidade muito boa. Queremos reivindicar aquele local. Com a Zona Azul, a gente teria que pagar o ponto ou ser deslocado para outro lugar. Por isso, estamos vendo com a SMTT aquela localidade”, afirmou. De sua parte, o superintendente João Paulo informou que o departamento está estudando a possibilidade de um ponto com isenção de pagamento do estacionamento para atuação da categoria. “A priori queríamos conseguir essa isenção, mas o representante alega que seria inviável por questões de logística e visibilidade. Não há nada que impeça eles de exercerem a sua atividade, desde que estejam legalizados”, declarou.

Conect Sol é a solução para economia nas suas contas de energia

A empresa de engenharia e consultoria Conect Sol trabalha com projetos, estrutural e elétrico, para instalação de energia solar. A mudança garante uma grande economia no valor das contas de energia. Entre agora mesmo em contato com os representantes da empresa para saber mais sobre os benefícios da energia solar e encomendar um orçamento. Os telefones são: (77) 99907-9149 (suporte técnico) ou (71) 99402-1024 (comercial).

Encruzilhada: Lavrador com guillan-barré está internado há 4 meses à espera de medicamento Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Um lavrador de Encruzilhada, no sudoeste baiano, aguarda há quatro meses um medicamento para tratar a síndrome de guillan-barré. Evandir Gonçalves Barbosa, de 59 anos, foi diagnosticado com a enfermidade, que provoca fraqueza muscular, e está internado em Vitória da Conquista, na mesma região, no Hospital Crecêncio Silveira. Segundo o G1, familiares já entraram na Justiça em busca do remédio, mas sem êxito até o momento. Um relatório médico informou que o medicamento necessário para o tratamento é a imunoglobulina humana. O remédio deve ser aplicado no Hospital Geral de Vitória da Conquista, mas antes é necessário fazer um pedido.  Como não está sendo medicado, lavrador pode perder os movimentos das pernas. Por meio de nota, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) informou que há alguns meses vem sendo realizadas licitações e dispensas para aquisição do medicamento, mas não tem conseguido. A pasta informou que o problema está na produção do medicamento devido à falta de plasma. Ainda segundo a Sesab, nem o Ministério da Saúde tem conseguido fazer aquisição e distribuir para os pacientes cadastrados.

Arquivo