Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste O Bombeiro Civil George Dias falou ao site Achei Sudoeste e ao Programam Achei Sudoeste no Ar sobre as manobras de desengasgo para socorrer pessoas nessas condições. Dias alertou que, infelizmente, o engasgo é algo que acontece com frequência e as pessoas precisam saber como agir para salvar vidas.
O bombeiro explicou que pedir o socorro profissional faz parte do protocolo de emergência, porém quanto mais rápido as manobras de desengasgo forem iniciadas, mais chances a vítima tem de sobreviver. “Mais de 90% dos casos que tiveram a intervenção de uma pessoa na manobra de desengasgo foram realizados com êxito”, destacou.
Hoje, George ressaltou que o protocolo para realização da referida manobra foi aprimorado para garantir o melhor atendimento de socorro nesse tipo de ocorrência. “O engasgo pode ser definido como parcial ou total. Hoje, o manual nos traz que o golpe dorsal (tapa) pode ser usado mesclado com a compressão abdominal, que é aquela que a gente se apoia por trás da vítima em posição segura para tentar retirar o objeto da via área do paciente”, relatou.
Segundo Dias, o golpe dorsal (tapa) ajuda no deslocamento desse objeto e, por isso, foi reinserido na manobra.
O bombeiro orientou que, em caso de engasgamento, os primeiros socorros devem ser realizados o mais rapidamente possível, visto que um bloqueio nas vias aéreas pode culminar em uma parada respiratória. “Os primeiros socorros consistem na ajuda imediata, na manutenção dos sinais vitais e em evitar o agravamento”, frisou.
Importante salientar que a postura adequada durante a alimentação e a mastigação correta e devagar influenciam no aumento da probabilidade da ocorrência de um engasgo.