Novembro é o mês de conscientização do câncer de próstata, glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino e ajuda na formação do volume do sêmen. A necessidade de todos os anos chamar atenção para a doença é explicada pelos altos números: cerca de 65 mil brasileiros são atingidos pela enfermidade por ano, que é responsável por 13,6 mortes para cada 100 mil homens, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Embora esses números sejam altos, as taxas de incidência e mortalidade não são suficientes para convencer alguns homens a procurar um acompanhamento médico e realizar o exame de sangue e o toque retal, combinação fundamental para o diagnóstico da doença. De acordo com o urologista George Deprá Ferrari, o preconceito, baseado no machismo, ainda afasta os brasileiros dos cuidados com a saúde. “Estamos em uma sociedade patriarcal, na qual os valores masculinos são exaltados e os femininos são diminuídos. O homem não gosta de mostrar vulnerabilidade, principalmente em uma área tão delicada, que são os órgãos genitais. Ainda mais quando a gente faz o toque no ânus, local em que há uma questão simbólica de passividade, da homossexualidade. O homem tem dificuldade de procurar o médico por conta do machismo”, ressalta o urologista George Deprá Ferrari ao jornal Correio. O urologista chama atenção também para uma mudança comportamental na sociedade: “Estamos vendo o que o perfil dos pacientes está mudando ao longo dos anos. Os homens estão podendo mostrar mais sua vulnerabilidade, conseguindo procurar mais o médico. Se a gente for ver bem, isso tem nome: masculinidade toxica, que é o medo de demonstrar suas fraquezas e isso resulta em dados como homens vivendo menos que as mulheres, cometendo mais suicido e outros problemas de saúde”, diz George Deprá Ferrari.
Por volta de 23h do último sábado (30), uma mulher foi presa após ser flagrada com drogas em Rio de Contas, a 78 km de Brumado. Durante rondas pela cidade, uma guarnição da Companhia Independente de Policiamento Especializado Sudoeste (Cipe/Sudoeste) flagrou a mulher em atitude suspeita. Com ela, foram encontrados dois tabletes prensados e quatro trouxas de substância análoga à maconha, totalizando 260 gramas, oito papelotes de substância semelhante à cocaína, totalizando 7 gramas, 19 munições calibre 38 intactas, duas munições calibre 38 deflagradas, nove munições calibre 32 intactas, R$ 72 em espécie, um aparelho celular e uma faca tipo peixeira. A suspeita e todo material foram encaminhados à Delegacia Territorial de Rio de Contas.
Um homem que estava em um ônibus que seguia de Goiânia (GO) com destino a Salvador foi preso nesta terça-feira (02), em Seabra, na Chapada Diamantina, por tráfico de drogas. Durante abordagem ao veículo, agentes da Polícia Rodoviária Federal notaram que o passageiro deu informações desencontradas e apresentava nervosismo incomum. Com ele, durante vistoria, foram encontrados 31 Kg de cocaína, 1.944 comprimidos de ecstasy e mais 10 gramas de skunk, droga produzida em laboratório através de vários cruzamentos de tipos de maconha. Segundo a PRF, as drogas apreendidas poderiam render ao crime organizado mais de R$ 5,6 milhões. O homem confessou que era o responsável pelo transporte das drogas e que adquiriu os produtos em São Paulo e levaria para comercializar na cidade baiana de Ipiaú. Ele foi preso por tráfico de drogas e encaminhado com os ilícitos para a Polícia Civil de Seabra.
Composta pelos vereadores Tiago de Souza Amorim (PP), Edilsa Maria Teixeira do Espírito Santo (PCdoB), a Lia Teixeira e Renato Santos Teixeira (Sem Partido), três parlamentares da base do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido), a Comissão de legislação, justiça e redação final da Câmara de Vereadores de Brumado emitiu parecer pela rejeição do projeto de decreto legislativo que sustava o uso da máscara contra a Covid-19 em Brumado (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o vereador Amarildo Bomfim (PSB) criticou o posicionamento da comissão, que tem considerado inconstitucionais todas as propostas da oposição. “Não podemos fazer nada. Ou fazemos aquilo que o gestor quer ou não conseguimos fazer nada”, disparou. Para o parlamentar, o trabalho da oposição está bastante limitado e a Câmara Municipal está agindo como uma extensão do gabinete do prefeito. “Não posso me render aos caprichos de A ou B. Tenho que ter autonomia e independência para exercer o meu mandato. Senão não precisava da Câmara de Vereadores, bastava ser só uma extensão da prefeitura”, afirmou.
O corpo de mãe e filha, de 48 e 20 anos, respectivamente, foi encontrado em estado avançado de putrefação na tarde desta terça-feira (2), em uma casa em Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia na fronteira com Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul. As informações são do G1. De acordo com a polícia paraguaia o marido da mulher e pai da jovem, de 57 anos, confessou ter matado as duas e disse que cometeu o crime após receber “uma ordem divina”. Ainda segundo a Polícia Nacional do Paraguai, um vizinho da casa acionou o Corpo de Bombeiros por sentir um mau cheiro vindo do local. Os bombeiros foram até o bairro residencial de Pedro Juan Caballero, constataram o mau odor e pediram para entrar na residência. O proprietário da casa chegou a tentar impedir a entrada, mas os militares paraguaios conseguiram adentrar. Lá dentro, os bombeiros encontraram os corpos de mãe e filha em avançado estado de putrefação, deitados em camas separadas. Conforme o médico legista Cesar González Haiter, elas teriam sido mortas há cerca de 4 meses, já que os corpos estão sem os órgãos. Equipes de Criminalística da Polícia Nacional do Paraguai foram até o local para prender o suspeito dos crimes e desvendar a maneira em que as mulheres foram mortas. Conforme o médico legista, não há marcas de violência nos cadáveres. Ainda de acordo com o Ministério Público paraguaio, o homem morava com um outro filho, adolescente. Eles continuaram vivendo normalmente na residência mesmo com os corpos no local. A polícia não confirma se o jovem participou do crime, mas afirma que ele não denunciou o pai nem que os corpos continuavam na residência. O homem de 57 anos foi preso e afirmou aos policiais que cometeu o crime após receber “uma ordem divina dos céus”. O caso segue em investigação.
A comunidade batista celebrou 60 anos em Brumado e a Primeira Igreja Batista Missionária de Brumado promoveu uma ação global para presentear os munícipes. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Pastor Ângelo Mário disse que a Carreta da Esperança é uma forma de oferecer um atendimento digno às comunidades periféricas. “Nos alegramos muito em celebrar os 60 anos da presença Batista em Brumado com essa grande festa social. Fico muito como pastor de oferecer a nossa comunidade esse serviço de altíssima qualidade. A Igreja existe não somente para pregar o Evangelho”, afirmou. Já o Pastor Arnaldo Pinheiro reforçou que a festa não é só da Igreja, mas do povo. “O pensamento é abençoar a comunidade com aquilo que eles nem sempre tem oportunidade. Também nos preocupamos com o social”, destacou. Através da carreta, uma grande estrutura foi montada para oferecer diversos serviços à comunidade. O Pastor Felipe Hora pontuou que, além de evangelizar, a comunidade Batista busca oferecer dignidade e bem estar ao povo. “Queremos um povo bem assistido e feliz”, completou.
A Prefeitura Municipal de Paramirim, a 129 km de Brumado, decretou novas medidas emergenciais de prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus. Segundo o decreto, continua permitida a prática de esportes coletivos nos campos, quadras poliesportivas e em estabelecimentos congêneres, sem presença de público nas arquibancadas e arredores. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, fica suspensa até o dia 30 de novembro de 2021 a realização de eventos e atividades, com a presença de público, que envolvam aglomeração de pessoas, tais como: festas, eventos de lazer, campeonatos, shows, recepções, passeatas e afins, ressalvadas as atividades previamente comunicadas por escrito, com 05 dias de antecedência e autorizadas pela Secretaria Municipal de Saúde e/ou Vigilância Sanitária Municipal. Os estabelecimentos comerciais que funcionem como restaurantes, bares, pizzarias, esfiharias, trailers, churrascarias, lanchonetes, quiosques, hamburguerias, cafeterias e congêneres, durante o atendimento presencial, deverão adotar e cumprir as regras sanitárias de prevenção à contaminação pela Covid-19, a exemplo da obrigatoriedade do uso de máscara. Continua proibido o uso de som automotivo, especialmente nas proximidades dos bares, restaurantes e estabelecimentos afins, bem como, em todas as vias públicas do município. Entre outras determinações, a Administração Municipal continua recomendado o uso de máscara de proteção, conforme recomendação do Ministério da Saúde.
O projeto de decreto legislativo que visava suspender o decreto, de autoria do Executivo, que desobrigou o uso de máscara em Brumado, foi arquivado pela presidência da Câmara Municipal (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o vereador Amarildo Bomfim (PSB) criticou a decisão da presidente Verimar Dias da Silva Meira (PT), visto que a mesma havia declarado achar um absurdo desobrigar o uso de máscara facial contra a Covid-19 na cidade. “Fizemos o projeto, protocolamos tudo direitinhos, porém mais uma vez, infelizmente, fomos pegos de surpresa”, disse. Amarildo acreditava que, após passar pelas comissões, o projeto seria encaminhado para análise do plenário, tendo em vista que o parecer das comissões é apenas opinativo. “Ela não pode arquivar nenhum projeto do vereador. O regimento interno da casa diz que, sempre que o parecer da comissão for pela rejeição do projeto, o plenário deverá deliberar primeiro sobre o parecer”, explicou. Por fim, Bomfim cobrou que a presidente da Câmara, independente de posição política, faça valer o regimento interno e cumpra o que diz a lei. “Vou protocolar um pedido para que o projeto seja votado em plenário antes de ser arquivado. Caso isso não seja atendido, vou recorrer ao Ministério Público”.
O turista André Serpa disse que perdeu cerca de R$ 2,4 mil após cair no golpe da “falsa reserva”. Ele mora em São Luís, no Maranhão, e escolheu o destino turístico de Morro de São Paulo, na cidade de Cairu, baixo sul da Bahia, para passar a lua de mel com a esposa, em setembro deste ano. Segundo André, ele e a esposa fizeram a reserva com a certeza de que estavam em contato com a pousada desejada, mas o perfil na rede social era falso e direcionava os clientes para um telefone usado por golpistas. “Eles fizeram um valor muito bom para a gente e nós, tranquilos, falamos com o hotel, achando que era o verdadeiro, fizemos a transferência”, explicou o turista ao G1. De acordo com a gerente da pousada, Ivana Teixeira, há cerca de duas semanas o estabelecimento recebeu um e-mail de outro turista, desta vez do município de Belo Horizonte, em Minas Gerais, onde informava que havia caído no mesmo golpe. Ele só percebeu que havia sido vítima de um golpe depois que depositou R$ 4,6 mil. Ainda de acordo com Ivana, mais duas famílias caíram no golpe da falsa reserva este ano. “[Os golpistas] vão oferecendo descontos e mais descontos até a pessoa ficar tentada a fechar. Ele [cliente] acha que ele está ganhando o melhor desconto da vida e acaba caindo no golpe”, detalhou Ivana. A Polícia Civil informou que não há um levantamento de quantas pessoas já foram vítimas do golpe da falsa reserva no estado. No entanto, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), afirmou que o número de perfis falsos aumentou muito durante a pandemia da Covid-19. De junho de 2020 e novembro deste ano, foram identificados mais de 80 perfis falsos na internet associados a hotéis e pousadas da Bahia, de acordo com a ABIH.
A Prefeitura de Porto Seguro anunciou a desobrigação do uso de máscaras de proteção contra a Covid-19 em ambientes abertos. A medida foi publicada no Diário Oficial da segunda-feira (1º) e já está valendo nesta terça (2). As máscaras seguem obrigatórias em ambientes fechados, comércio em geral, locais de trabalho, casa de shows, eventos e festas. Segundo a prefeitura, quem descumprir essa medida será responsabilizado por crimes contra a saúde pública e contra administração pública em geral. De acordo com o documento, a decisão foi tomada considerando o “alto índice de vacinação em todo o território municipal e a redução das internações e de novos casos graves da doença”. A prefeitura, no entanto, não divulgou o percentual de imunização do município.
Homens armados e encapuzados atacaram um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na cidade de Prado, no extremo sul da Bahia, no último domingo (31). No ataque, ônibus foram incendiados e casas depredadas. Ninguém ficou ferido. Segundo a coordenação do MST, os suspeitos chegaram no local no momento em que acontecia uma assembleia. Não há informações de como o ataque começou, mas os suspeitos incendiaram dois ônibus, depredaram casas e atiraram em veículos de assentados que estavam estacionados. Para fugir do ataque, trabalhadores fugiram para uma área de mata e para uma plantação de eucalipto. A Polícia Militar foi acionada, esteve no local e acompanha o caso. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas.
A Justiça acatou denúncia formulada pelo Ministério Público Estadual (MPE) contra o prefeito do Município de Barreiras em razão da manutenção de um lixão na cidade. De acordo com o Núcleo de Investigação dos Crimes Atribuídos a Prefeitos do MP (CAP), o prefeito se mantém conivente desde 2017 ao funcionamento de um depósito irregular de lixo, “conduta provocadora de poluição ambiental, especialmente pelo lançamento de detritos que tornaram uma área rural imprópria para a ocupação humana em razão de danos ambientais causados à saúde, à flora e a deterioração de bioma”. A denúncia foi oferecida pelo CAP, que contou com o apoio da Promotoria Regional Ambiental de Barreiras. A decisão foi publicada nesta sexta-feira, 29, no Diário de Justiça Eletrônico, pela Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Bahia. O prefeito João Barbosa de Souza Sobrinho (DEM), o Zito, foi denunciado pela manutenção do lixão em área rural, que vem causando danos às pessoas da localidade em razão do acúmulo de insetos e pragas, além da poluição provocada no solo, na atmosfera e na flora, e os danos causados pela fumaça decorrente de incêndios no local, próximo à Rodovia BR-242.
Uma mulher morreu após ter sido espancada pelo companheiro em Feira de Santana, no interior baiano. A vítima tinha 38 anos e faleceu na segunda-feira (1º), após passar 17 dias internada no Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA). Ivoneide Mendes dos Santos morava no bairro Campo do Gado Novo. Segundo a polícia, ela foi espancada dentro de casa, no dia 16 de outubro, pelo companheiro, cujo nome não foi divulgado. De acordo com o G1, a vítima foi socorrida por familiares para a Policlínica do bairro Parque Ipê e depois foi transferida para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HDPA, porque estava em estado grave. Ela sofreu vários hematomas na cabeça e não resistiu aos ferimentos. O corpo de Ivoneide foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). Não há informações sobre o sepultamento dela. O suspeito das agressões não foi preso e é procurado pela polícia. A motivação do crime é desconhecida, até o momento.
Um homem de 40 anos foi morto com mais de 10 tiros no bairro Vila Rica, em Barreiras, cidade do oeste baiano. As informações são do G1. O crime aconteceu na noite de segunda-feira (1º) e uma criança de oito anos foi atingida por bala perdida. De acordo com a delegacia da cidade, a vítima foi identificada como José Bonifácio Dourado Araújo. Ele estava em um carro, passando pela na Rua Professora Edna Bonfim, quando foi abordado por homens em outro veículo. Testemunhas contaram que os suspeitos já chegaram atirando. José Bonifácio tentou escapar, mas os atiradores emparelharam com o carro dele, que também foi alvejado e ficou cheio de marcas de disparos. Ele chegou a sair correndo do veículo, mas foi perseguido e morto poucos metros depois. Os suspeitos fugiram em seguida e ainda não foram identificados. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e constatou a morte de José Bonifácio no local. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) também foi chamado, fez a perícia e removeu o corpo. Um dos disparos contra José Bonifácio atingiu uma menina de raspão no pescoço. Ela não tem parentesco com o homem, foi socorrida por moradores para o Hospital do Oeste e não corre risco de morte. O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios. Não há detalhes sobre o que motivou o ataque, nem sobre o sepultamento da vítima.
Um homem morreu neste sábado (30) após ter pulado no lago de uma fazenda para fugir de abelhas, se afogado e ter sofrido um ataque de piranhas. As informações são do jornal Extra. A vítima tem 30 anos e participava de uma pescaria com dois amigos. O caso ocorreu na zona rural de Brasilândia de Minas (MG). O grupo foi atacado por um enxame de abelhas quando pescava na beira do lago. Os três pescadores pularam no lago para fugir dos insetos. Dois conseguiram nadar e sair da água, mas a vítima acabou se afogando. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a corporação esteve no lago para tentar encontrar o corpo do homem afogado. Um militar conseguiu localizá-lo a aproximadamente, quatro metros da margem do lago. O bombeiro mergulhou para verificar o corpo. Segundo a corporação, o militar percebeu que a vítima estava com o rosto dilacerado. Antes de tocar no corpo, o bombeiro saiu da água e perguntou se o lago tinha peixes carnívoros. Como resposta, ouviu que o lago é repleto de piranhas. Após a retirada da água, os bombeiros verificaram que os peixes haviam dilacerado várias partes do corpo. A face direita ficou irreconhecível, segundo a descrição feita pelos militares. A corporação chegou a fazer contato com a perícia. Mas como não havia indícios de crime, os peritos não compareceram. O corpo foi liberado para a família.
O Tático Rodoviário Ostensivo (TOR) da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) apreendeu no último domingo (31) uma arma de fogo dentro de um veículo na BA-262, na cidade de Anagé, a 80 km de Brumado. Segundo informou a PRE ao site Achei Sudoeste, a arma estava dentro de um Palio de cor branca, de placa de Cordeiros (BA), conduzido por um homem de 36 anos. Durante a abordagem, a espingarda Sarasqueta calibre .20, dois rádios comunicadores, oito cartuchos calibre .20 estavam a bordo de veículo. O proprietário não tinha documento de porte/posse, translado ou documento de aquisição da arma. Ele foi conduzido para o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) em Vitória da Conquista.
Na madrugada do último domingo (31), uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) flagrou um evento particular na comunidade de Lamarão, zona rural de Brumado. No local, um suspeito foi detido pelos seguranças com drogas. Dentro do espaço da festa, foram encontrados dentro de uma caixa de remédio diversos cigarros de maconha e porções da droga. Ao todo, 11 cigarros de maconha e mais quatro porções foram apreendidas. De acordo com a PM, todos os envolvidos foram encaminhados à delegacia para adoção das medidas cabíveis.
O secretário especial do Tesouro e Orçamento do Ministério da Economia, Esteves Colnago, informou nesta semana que a projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) deste ano subiu de 8,4% para 9,1%. Atualmente, o salário mínimo está em R$ 1.100. Com a nova previsão para o INPC no acumulado de 2021, o valor subiria para R$ 1.200,1 no ano que vem. Esse valor está R$ 31,1 acima da última proposta oficial do governo para o salário mínimo em 2022, divulgada em agosto, de R$ 1.169. De acordo com informações do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o salário mínimo serve de referência para 50 milhões de pessoas no Brasil, das quais 24 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). As informações são do G1.
Mãe e filha ficaram feridas após um carro bater na moto em que elas estavam, no domingo (31), em Feira de Santana, cidade do interior da Bahia. O acidente aconteceu no cruzamento da Avenida Santo Antônio com a Rua Brigadeiro Eduardo Gomes e foi registrado por imagens de câmeras de segurança de um bar. No vídeo, é possível ver o momento em que o veículo, em alta velocidade, atinge a motocicleta. Após a batida, mãe e filha caíram no chão e a moto foi parar embaixo de um outro carro que estava estacionado no local. O motorista do veículo que bateu na motocicleta fugiu do local sem prestar socorro. As vítimas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Segundo informações apuradas pela TV Subaé, afiliada da TV Bahia, a mãe está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular de Feira de Santana. O estado de saúde dela não foi divulgado. Já a filha recebeu os atendimentos médicos e foi liberada.
Pela trigésima vez consecutiva, a estimativa da inflação oficial no país foi de alta, alcançando 9,17% para este ano e 4,55% para 2022. A projeção é do boletim Focus, do Banco Central (BC), divulgado nesta segunda-feira (1º). O documento reúne previsões de mais de 100 instituições do mercado financeiro para os principais indicadores econômicos. Nem a alta dos juros foi suficiente para segurar a estimativa do mercado financeiro para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e, pela primeira vez, o patamar é superior a 9%. Na semana passada, a previsão estava em 8,96%. O IPCA não deveria ser maior que 5,25% este ano, segundo a meta de inflação fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). O centro da meta é de 3,75%, mas a margem de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo permite que o índice varie de 2,25% a 5,25%. No caso da taxa básica de juros, a Selic, principal ferramenta de controle da inflação, a projeção dos economistas é que chegue a 9,25% ao ano em 2021. Para 2022, pela primeira vez, a expectativa é de que a taxa, que atualmente está em 7,75% ao ano, fique acima de dois dígitos e alcance a marca de 10,25%. Os analistas reduziram a expectativa sobre o Produto Interno Bruto (PIB), que em 2021 deverá ser de 4,94% ao ano. A previsão é menor do que na semana passada, de 4,97%, e menor que há um mês, quando o crescimento previsto era de 5,04%. Para 2022, a projeção para o PIB também diminuiu. Os especialistas que participam da pesquisa semanal do Banco Central indicaram um crescimento do PIB de 1,20%. Para 2023, a previsão se manteve estável, com crescimento de 2,00%.
Um ônibus que saiu de Governador Valadares (MG) com destino a Salvador quebrou na cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, nesta segunda-feira (1), e deixou dezenas de passageiros parados na rodoviária. Segundo passageiros, a empresa responsável pela linha, a Viação Cetro, não tomou nenhuma providência a fim de resolver o problema, que só foi solucionado no final desta tarde, após seis horas de espera. A única informação oferecida pela companhia, alegaram os passageiros, foi de que deveriam aguardar para realizar um novo embarque. Eles relataram ainda que não houve nenhum tipo de suporte ou custeio da alimentação durante o tempo em que estiveram no terminal rodoviário. Eles ainda não sabem o diagnóstico do defeito e não nos dão informações”, contou ao Bahia Notícias uma passageira que estava no ônibus, acrescentando que até aquele momento nenhuma previsão de reembarque foi indicada pela Viação Cetro. A empresa ainda não se pronunciou sobre o caso.
Um novo decreto publicado pela prefeitura de Salvador atualiza as restrições sobre a pandemia e mantém o distanciamento social na cidade. O prefeito Bruno Reis (DEM) chegou a anunciar que estava analisando o fim da exigência de distância de 1 metro (veja aqui) nos estabelecimentos comerciais e escolas, mas o decreto publicado em edição extra do Diário Oficial determina que o distanciamento social deverá ser seguido conforme as regras do governo do estado. Ainda de acordo com a publicação, deixa de ser obrigatória a aferição de temperatura da entrada dos estabelecimentos comerciais em Salvador. O decreto também detalha como devem ser realizadas as atividades culturais e esportivas da cidade.
Um homem e uma mulher morreram em confronto com policiais militares, na tarde de sábado (30), na zona rural de Barra do Choça, região sudoeste. Eles foram baleados durante uma ação de combate ao tráfico de drogas, conforme a Polícia Militar. Outras três pessoas fugiram. O caso ocorreu no distrito de Barra Nova. Militares da 79ª Companhia Independente da PM receberam uma denúncia anônima de que havia pessoas armadas, oferecendo entorpecentes e aterrorizando a comunidade. Perto da estação da Embasa, a guarnição avistou cinco pessoas em atitude suspeita e na tentativa de abordagem, os agentes foram surpreendidos por tiros. Houve revide e duas pessoas do grupo ficaram feridas. Outras três conseguiram fugir por um matagal e não foram presas, até o momento. De acordo com a Polícia Militar, o homem e a mulher atingidos pelos disparos foram socorridos para o Hospital Municipal de Barra do Choça, mas não resistiram aos ferimentos. O homem morto foi identificado como Sérgio Almeida dos Santos, de 26 anos, que estava com tornozeleira eletrônica e tinha antecedentes criminais. A mulher que morreu não foi identificada. Na operação, a polícia apreendeu dois revólveres e munições, além de porções de maconha e crack.
Uma mulher foi presa, nesta segunda-feira (1º), ao ser flagrada com cerca de 20 quilos de maconha escondidos na bagagem. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que fez a apreensão no município de Seabra, na Chapada Diamantina, a suspeita estava em um ônibus que fazia o itinerário Goiânia - Salvador. A PRF detalhou também que o flagrante aconteceu durante uma checagem de rotina, no Km-408 da BR- 242, quando policiais notaram que a passageira demonstrava nervosismo e depoimentos contraditórios. Por causa disso, os policiais decidiram inspecionar os pertences no compartimento de bagagens, onde foram encontrados os entorpecentes em duas malas de viagem. Ao ser questionada, a mulher de 28 anos informou que recebeu a droga em Brasília (DF) e pretendia levá-la até Salvador. Disse ainda que receberia a quantia de R$ 500 após entregar o entorpecente apreendido. A identidade da passageira não foi divulgada. Ela foi presa e encaminhada, junto com a droga apreendida, para uma delegacia da região e deverá responder pelo crime de tráfico de drogas.
Como um grande exército do bem, equipes da Patrulha Solidária do Comando de Policiamento Regional (CPR) Sudoeste se juntaram a empresários parceiros e deram mais suporte para moradores do Quilombo Boqueirão, na zona rural de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. A ação aconteceu, no sábado (30). Conforme explicou a coordenadora do projeto, tenente Maria Alice de Santana, esta foi a primeira vez que a unidade deu apoio às 40 famílias do povoado, entregando cestas básicas, roupas, 100 kits de limpeza, 230 absorventes e 200 brinquedos. “Esse é um dos Quilombos mais vulneráveis, na região. Aproveitamos os materiais arrecadados nas campanhas ‘Doe um brinquedo e ganhe um sorriso’ e ‘Dignidade feminina é regra’ e doamos”, contou. Para o comandante do CPR Sudoeste, coronel Ivanildo da Silva, a pandemia do novo coronavírus impactou diretamente na economia dessas comunidades. “Seguiremos unidos com os diversos segmentos sociais para levar, além dos suprimentos, o nosso carinho e apoio”, disse o oficial.