Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Governo da Bahia autoriza reabertura do comércio em 22 cidades na microrregião de Guanambi Foto: João Roberto/Achei Sudoeste

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), autorizou, neste sábado (13), a reabertura do comércio em 22 cidades na microrregião de Guanambi, a partir da próxima segunda-feira (15). Costa reuniu virtualmente com os gestores, que solicitaram a reabertura das atividades. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o comércio estava fechado em Caculé, Caetité, Candiba, Carinhanha, Feira da Mata, Guanambi, Ibiassucê, Igaporã, Iuiu, Jacaraci, Lagoa Real, Licínio de Almeida, Malhada, Matina, Mortugaba, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Riacho de Santana, Rio do Antônio, Sebastião Laranjeiras, Tanque Novo e Urandi para conter o avanço da Covid-19, o novo coronavírus na região. Desde o último dia 1º de março, apenas o comércio essencial estava autorizado a funcionar. Durante a reunião com o governador da Bahia, ficou determinado que cada município poderá restringir as atividades, de acordo com a determinação de cada prefeito, que inclusive, poderão estabelecer normas de atendimento, obrigar o uso de máscaras e o uso de álcool em gel na entrada dos estabelecimentos comerciais.

Governo prorroga decreto que proíbe eventos no estado da Bahia até 1º de abril Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Governo do Estado atualizou o decreto que suspende os eventos e atividades, independentemente do número de pessoas, em toda a Bahia. A publicação, que venceria neste domingo (14), passa a valer até 1º de abril de 2021. A prorrogação foi publicada em edição online do Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (13). Segue proibida a realização de atividades que envolvam aglomeração de pessoas, como cerimônias de casamento, solenidades de formatura, feiras, circos, passeatas, eventos desportivos, científicos e religiosos, bem como aulas em academias de dança e ginástica. O decreto também estabelece a volta às aulas na rede estadual de ensino, exclusivamente de forma remota, a partir de segunda-feira (15).

Brumado confirma 4 óbitos de coronavírus nas últimas 24h

Neste sábado, 13 de março, o município de Brumado registra 5842 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 15410. Entre os diagnósticos: 53 internações, 81 óbitos, 662 pacientes em tratamento e 5099 recuperados. No momento, 156 ainda aguardam resultado laboratorial e 8152 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Brumado: Homem é encontrado morto dentro de sua residência com três perfurações na cabeça Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Edimar Meira Silva, 46 anos, foi encontrado morto dentro de sua residência, na última sexta-feira (13), na Travessa Abílio Lessa, no Bairro Baraúnas, em Brumado. Segundo informou a polícia civil ao site Achei Sudoeste, Edimar estava com três perfurações de um objeto cortante na cabeça. Ainda de acordo com a polícia, foi recolhida na pia da cozinha da residência, a possível faca do tipo peixeira utilizada no crime. O corpo de Silva, possuía uma marca no pescoço produzida por uma corda, sugerindo que o autor possa ter tentado matar a vítima por estrangulamento. A polícia ainda informou que o corpo foi arrastado no interior da residência. Não haviam sinais de arrombamento no local do crime. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou o levantamento cadavérico e o corpo de Meira foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado para ser necropsiado. A Polícia Civil já instaurou um inquérito e investiga o caso.

Comércio fechado e atuação da área azul deixa população indignada em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Não é a primeira vez que a Área Azul exerce suas atividades (veja aqui) apesar do decreto estadual determinar o funcionamento apenas dos serviços essenciais, por conta da pandemia de Covid-19, o novo coronavírus. Desde às 18h, da última sexta-feira (12), o comércio de Brumado fechou suas portas para cumprir o toque de recolher determinado pelo governo do estado da Bahia. Neste sábado (13), a população local e a classe empresarial foram pegas de surpresa com a cobrança do estacionamento rotativo em Brumado. “O comércio pode fechar para contribuir com a contenção do avanço da Covid, mas a zona azul não? E o prefeito? Até quando vai ficar nessa inércia e negacionismo?”, questionou ao site Achei Sudoeste, o empresário Paulo Coqueiro. O vereador Beto Bonelly (PSB), defensor do comércio local, divulgou um vídeo dizendo da incoerência do Área Azul na capital do minério. O parlamentar disse que apresentará um requerimento na próxima sessão legislativa. “Vou apresentar um requerimento solicitando que a Prefeitura Municipal, através do órgão competente que venha explicar o motivo deste absurdo”, disse. Bonelly assegurou que a determinação estadual tem que ser cumprida por todos, tendo em vista o avanço da doença em Brumado. “Toda semana é isto? Estamos de olho e vamos fiscalizar!”.

Brumado: Jovem de 21 anos é encontrado morto após ser abordado e colocado em porta malas de carro Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um jovem de 21 anos, identificado como Gilmar da Silva Oliveira, foi encontrado morto na madrugada deste sábado (13), nas proximidades do campo de futebol, na Vila Presidente Vargas, zona rural da cidade de Brumado. Segundo informou a polícia civil ao site Achei Sudoeste, o corpo foi localizado por volta das 00h30, após um popular entrar em contato com o Centro Integrado de Comunicações (Cicom). Oliveira foi encontrado sem sinais vitais, apresentando perfurações na cabeça. Ainda de acordo com a polícia, Silva segurava alguns invólucros de substância semelhante à cocaína. Ao lado do corpo, a polícia ainda encontrou um capacete e latas de cerveja. A mãe de Gilmar, havia comparecido na delegacia de Brumado, na sexta-feira (12), e registrado uma ocorrência, relatando que seu filho, tinha sido abordado por homens, que o colocaram na mala de um carro de cor prata, sendo conduzido até o local do crime. De acordo com a ocorrência, a mãe relatou que seu filho teria sido executado com disparos de arma de fogo. A Polícia Militar esteve no local e isolou a área. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou o levantamento cadavérico. O corpo de Oliveira foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado para ser necropsiado. A Polícia Civil instaurou um inquérito e investiga o caso.

Brumado: Engenheiro Civil de 26 anos morre vítima do coronavírus Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O engenheiro civil Mário Vinícius Aguiar Gomes, 26 anos, morreu na noite da última sexta-feira (12), em decorrência de complicações da Covid-19, o novo coronavírus. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, após apresentar os sintomas, Silva foi internado no Centro de Atendimento Covid-19, em Brumado, e o resultado do exame deu positivo para a doença. Devido ao avanço do coronavírus, Mário foi transferido para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital das Clínicas de Conquista (HCC). A morte foi confirmada na noite de ontem. Devido aos protocolos de biossegurança não haverá velório. O corpo de Vinícius será sepultado na cidade de Brumado. Nas redes sociais, amigos e familiares lamentaram a morte do jovem.

Brumado registra 77 óbitos de Covid-19 e tem 600 casos ativos da doença

Nesta sexta-feira, 12 de março, o município de Brumado registra 5776 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 15410. Entre os diagnósticos: 49 internações, 77 óbitos, 600 pacientes em tratamento e 5099 recuperados. No momento, 251 ainda aguardam resultado laboratorial e 8152 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Coronavírus: Rui Costa confirma compra de 9,7 milhões de doses da Sputnik V Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O governo da Bahia sacramentou, na tarde desta sexta-feira (12), junto ao Fundo Soberano da Rússia, a compra de 9,7 milhões de doses da vacina Sputnik V, para uso no estado. O governador Rui Costa (PT) deu a notícia durante uma reunião com os prefeitos da Região Metropolitana de Salvador. O primeiro lote do imunizante chegará em abril e as vacinas poderão ser aplicadas na população imediatamente. Um ato oficial de assinatura do contrato entre o governador e autoridades russas está previsto para a próxima semana. A vacina russa será adquirida com recursos próprios do governo do estado, sem interferência do Plano Nacional de Imunização. Rui Costa já havia avisado que não abriria mão da compra do imunizante, mesmo após o Ministério da Saúde ter anunciado a compra de 10 milhões de doses da Sputnik para o país

Brumado: Wsouza Sistemas e Lyceu Educacional é parceria de sucesso Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Em 2014, as empresas brumadenses Wsouza Sistemas e Lyceu Educacional criaram juntas o Sistema de Gestão Escolar Bravo!, plataforma que atende principalmente escolas públicas. O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do SGEB tem fornecido aos municípios um ambiente de aulas remotas moderno e fácil. Hoje, o sistema já foi implantado em 60 cidades na Bahia, Pernambuco e Paraíba. Na região sudoeste da Bahia, os municípios Malhada de Pedras, Presidente Jânio Quadros, Aracatu, Brumado, Cordeiros, Condeúba, Guajeru, Ibiassucê, Dom Basílio, Livramento de Nossa Senhora, Paramirim, Érico Cardoso, Caetité, Tanhaçu, Planalto, Barra do Choça, Poções, Caetanos e Cândido Sales utilizam o SGE Bravo para gestão escolar de sua rede municipal de ensino. Para conhecer mais sobre a plataforma, acesse: www.sistemagestaoescolar.com.br.

Jovem de 22 anos é morta a tiros dentro de casa em Vitória da Conquista

Uma jovem de 22 anos, identificada como Hiandra Couto Soares, foi morta a tiros na quinta-feira (11), no município de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Segundo informações da Polícia Civil, o crime teria ocorrido em uma residência que fica localizada no bairro Jardim Sudoeste. Não houve informações se a casa em questão pertencia a vítima. No entanto, as equipes relataram que Hiandra estava com amigas no momento em que os suspeitos invadiram o local, efetuaram os disparos e fugiram. Até o momento, ainda não há informações sobre a autoria ou motivação para o ato criminoso. Informações preliminares também apontam que somente a vítima foi baleada. O corpo da jovem foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Operação da PF contra fraudes a benefícios previdenciários cumpre mandados de busca em Salvador e Camaçari Foto: Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (12) uma operação conjunta com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que visa desarticular um grupo criminoso que fraudava benefícios previdenciários na Bahia. A ação cumpre dois mandados de busca e apreensão nas cidades de Salvador e Camaçari, localizada na região metropolitana. De acordo com a PF, as investigações que culminaram na Operação Nocivum apontam que a fraude se dava mediante a falsificação de documentos utilizados para comprovar perante o INSS, falsamente, a exposição de trabalhadores a agentes nocivos à saúde, tais como produtos químicos, ruídos, calor, entre outros. Com isso, os investigados conseguiam reduzir o tempo de trabalho necessário para a obtenção da aposentadoria. O valor do prejuízo estimado com as fraudes é de R$ 2,5 milhões, relativos a cerca de 20 benefícios previdenciários suspeitos. Ainda segundo a PF, a previsão é de que esses números aumentem com o avançar das investigações e a identificação de outras fraudes. Os envolvidos responderão por diversos crimes, dentre eles integrar associação criminosa, estelionato previdenciário, falsificação de documento público e uso de documento falso. Se somadas, aspe nas para esses crimes podem chegar a mais de 25 anos de prisão.

Covid-19: Município de Brumado impõe restrições ao funcionamento de bancos e lotéricas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A prefeitura municipal de Brumado, através do Decreto nº 5.431, dispôs sobre medidas temporárias para prevenção e enfrentamento ao coronavírus. Levando em conta o aumento do número de casos da doença na cidade, fica determinado aos bancos e instituições financeiras restrições à entrada e permanência de clientes em seu interior, ficando este reservado ao contingente de 30% de sua capacidade. Além disso, o acesso de clientes a qualquer estabelecimento comercial e de prestação de serviços fica limitado a uma pessoa a cada 15 m² por área destinada ao atendimento ao público. Cada estabelecimento comercial e de serviços, especialmente as instituições financeiras e lotéricas, fica responsável pela organização de filas, no interior e exterior dos locais, preservando a distância de 1,5 metros entre os clientes, sob pena das medidas administrativas cabíves.

Chapada Diamantina: Motorista de carro morre após batida frontal com caminhão na BR-242 Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um homem morreu após o carro que dirigia bater de frente com um caminhão, na BR-242, altura da cidade de Itaberaba, região da Chapada Diamantina, na manhã desta sexta-feira (12). Uma segunda pessoa estava na carona no carro de passeio e foi levada em estado grave para o Hospital Ana Catarina, na cidade. Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foram até o local, e a suspeita é de que o motorista do carro de passeio tenha dormido ao volante. Ele seguia sentido Itaberaba, e o caminhão estava na direção contrária, a caminho de Seabra. De acordo com a PRF, o motorista da caminhonete tentou desviar para o acostamento, mas o veículo menor invadiu a contramão, e ocorreu a batida frontal. O impacto foi tão forte que o carro foi partido ao meio. Os ocupantes do caminhão tiveram ferimentos leves e também foram levados ao Hospital Ana Catarina, para a realização de exames médicos, mas passam bem. O acidente ocorreu por volta das 8h30, e o trânsito ficou congestionado na rodovia. Os veículos envolvidos no acidente foram retirados do local e por volta das 11h30, o trânsito começou a fluir normalmente.

Herzem Gusmão, prefeito de Conquista, tem piora no estado de saúde e é entubado em tratamento da Covid-19 Foto: Reprodução/Instagram

O prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão (MDB), que está internado há quase três meses para tratamento da Covid-19, teve um piora no estado de saúde e precisou ser entubado, por volta das 11h desta sexta-feira (12). Herzem foi diagnosticado com Covid-19 em 7 de dezembro de 2020. Pouco mais de sete dias depois, ele foi internado em Vitória da Conquista, no Hospital Samur, com complicações pulmonares causadas pela doença. Em 26 de dezembro, ele foi transferido para o Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde segue internado na UTI. De acordo com postagem feita nesta manhã no perfil do prefeito, Herzem Gusmão, que tem 72 anos, tinha quadro clínico estável, mas piorou nas últimas 12 horas. Os filhos do prefeito irão para São Paulo nesta sexta, para acompanhar o tratamento do pai. No momento, ele está na companhia da primeira dama, Luci Freire Gusmão. Por causa da doença, em 1º de janeiro a vice-prefeita Sheila Lemos (DEM), eleita no pleito de 2020, tomou posse do cargo de prefeita de Vitória da Conquista. Uma semana depois, Herzem tomou posse do cargo em cerimônia virtual.

Brumado: João Paulo Rocha faz análise do seu período de gestão à frente da SMTT Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta quinta-feira (11), João Paulo Rocha foi exonerado do cargo de superintendente municipal de trânsito e transportes de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele disse que só tem a agradecer pelo período que passou à frente do órgão. “Saí da Secretaria Municipal de Educação, onde fiz um trabalho de excelência. Desde modo, fui convidado a compor a coordenação de fiscalização da superintendência. Assumi a SMTT com um único objetivo: promover ações que pudessem salvar vidas”, pontuou. Rocha ainda fez questão de agradecer ao pessoal do administrativo, aos agentes de trânsito, ao coordenador Jansen Ricardo, que foi o seu braço direito nessa trajetória, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a Polícia Militar (PM) e a todos aqueles fizeram parte dessa parceria. “Saio com o sentimento de dever cumprido. O meio político é muito instável e, quando você consegue atingir um grau de excelência e visibilidade, isso incomoda. O trabalho que fiz à frente da SMTT foi de excelência”, concluiu. Para seu lugar, o prefeito de Brumado, nomeou o ex-vereador, José da Silva Santos (PSB), o Santinho.

Plantação com mil pés de maconha é achada em Abaré Foto: Divulgação/SSP-BA

Uma plantação com mil pés de maconha foi encontrada e erradicada por equipes do 20º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Paulo Afonso), no município de Abaré, norte da Bahia, nesta quinta-feira (11). A informação é da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA). Dois suspeitos que estavam no local fugiram após a chegada dos policiais. Ninguém foi preso. De acordo com informações da PM, denúncias levaram as equipes até a localidade conhecida como 'Zoeiro', em uma região de Caatinga, onde, durante o patrulhamento, dois suspeitos foram identificados mas conseguiram fugir. Duas armas de fabricação caseira foram apreendidas no local. Ainda segundo a polícia, a plantação foi erradicada e este é o terceiro plantio da erva destruído, em uma semana, na região norte do estado por equipes da PM. Três pés da maconha, com cerca de um metro e meio de comprimento, foram arrancados e apresentados, junto com as armas, na Delegacia Territorial (DT) de Abaré. O material foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). Os suspeitos ainda estão sendo procurados.

Brumado: Acesso ao Centro Covid-19 foi liberado após moradores consertarem esgoto estourado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os moradores da Rua Princesa Isabel, em Brumado, improvisaram fossas secas na via para consertar o esgoto estourado há meses (veja aqui). Além disso, tiveram de tapas os buracos da rua, que é via de acesso ao Centro de Atendimento Covid. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o comerciante Albino Lopes disse que as ambulâncias com pacientes diagnosticados com a doença estavam tendo dificuldades de circular no local por causa da quantidade de buracos. “As ambulâncias estão tendo de fazer um percurso mais longo. Pra não deixar isso acontecer, nós tapamos os buracos com pedra e terra. Além das ambulâncias, os caminhões com oxigênio passam pela rua para chegar ao Centro Covid-19”, salientou. O morador reclamou da falta de iniciativa da prefeitura e da Embasa para fazer os devidos reparos na Princesa Isabel. “As duas empresas têm que ver o que fazem porque a gente não aguenta mais. Isso que fizemos é provisório”, cobrou.

Covid-19: criança de 3 anos morre à espera de leito de UTI em São Paulo Foto: Arquivo Pessoal

Uma criança de três anos morreu na quarta-feira (10) na cidade de Alumínio (SP). A causa da morte foram complicações decorrentes da covid-19. Bernardo José Rivera esperava uma vaga na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para o tratamento da infecção pelo novo coronavírus. Segundo a família do menino, Bernardo tinha a saúde debilitada por conta de sequelas de um afogamento ocorrido no ano passado. Por conta do acidente, ele ficou três meses em coma e estava traqueostomizado. “Tomamos todos os cuidados possíveis, mas essa doença entrou de forma repentina na nossa família. Ninguém entrava em casa com sapatos, todos tomávamos banho antes de ingressar na casa, não recebíamos visitas, mas infelizmente nada adiantou”, afirmou Daiana, irmã do garoto, em entrevista ao UOL.

Brumado: Sem prefeitura e Embasa, moradores improvisaram fossas secas para sanar esgoto estourado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O problema do esgoto estourado na Rua Princesa Isabel, em Brumado, continua causando diversos transtornos na vida dos moradores. A prefeitura disse que não irá consertar mais esgotos estourados na cidade, tendo em vista que a atribuição compete a Embasa. No entanto, a empresa não se posiciona. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a comerciante Lucide Gomes disse que os próprios moradores improvisaram fossas secas na localidade, visto que a situação não podia continuar como estava. “Arregaçamos as mangas e fizemos as fossas na rua até eles decidirem fazer. Quando ninguém sabe. Foi o jeito. A gente não aguentava mais o mau cheiro. Estava prejudicando o meu comércio e também a saúde, que é o principal”, afirmou. A moradora classificou o impasse que existe entre a prefeitura e a Embasa a um duelo em um ringue. Também comerciante na localidade, o senhor Albino Lopes explicou que a fossa seca foi necessária, haja vista que a água do esgoto estava refluindo para o seu estabelecimento. 

Mulher é presa no oeste da Bahia suspeita de atear fogo no companheiro Foto: Divulgação/PC

Uma mulher suspeita de atear fogo no companheiro foi presa na quarta-feira (10), na zona rural de São Desidério, oeste da Bahia. O crime ocorreu em outubro de 2020, e o homem morreu. Segundo a Polícia Civil, o crime aconteceu em Barreiras, cidade vizinha de onde a mulher foi presa. De acordo com as investigações, a suspeita discutiu com o companheiro e, em seguida, jogou álcool e ateou fogo nele. A vítima, identificada como José Gabriel de Oliveira, chegou a ser encaminhado para o Hospital do Oeste, em Barreiras, mas não resistiu aos ferimentos. A prisão foi feita por policiais da 11ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), de Barreiras, que cumpriu mandado de prisão preventiva. A suspeita, que não teve a identidade divulgada, vai responder na Justiça por homicídio qualificado, por motivo torpe, emprego de fogo e impossibilidade de defesa da vítima.

Brumado: Diretório do PT avalia liberdade eleitoral do ex-presidente Lula e o fortalecimento da sigla Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O presidente do diretório do Partido dos Trabalhadores (PT) na cidade de Brumado, Márcio Aguiar disse que já esperava a decisão do ministro Edson Fachin anulando todas as condenações do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. Segundo ele, embora tardia, a decisão foi acertada, tendo em vista que o ex-presidente havia sido condenado injustamente, sem provas. “O juiz Sérgio Moro foi parcial nos autos do processo. A condenação do Lula foi injusta, todos nós sabemos disso e já esperávamos essa decisão”, pontuou. Para Aguiar, o momento é de pensar novas estratégias para o processo político de mudança que está por vir, visto que o ex-presidente volta a ser elegível diante da decisão. “O PT quer dialogar com a sociedade porque nós não podemos continuar com esse desgoverno insano, insensível e desumano. O PT vai organizar uma frente ampla dos partidos de esquerda para fazer com que o Brasil volte a ser um país alegre e capaz de mudar a realidade em que nos encontramos”, completou.

Com R$ 1,8 bilhão gastos contra a Covid-19, governo baiano poderia vacinar toda a população Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Com os R$ 1,85 bilhão gastos em 2020 no combate à pandemia da Covid-19 (veja aqui), o governo da Bahia poderia ter comprado vacinas suficientes para imunizar toda a população do estado, com as duas doses dos imunizantes, mesmo com a vacina mais cara de todas, isso caso o governo federal tivesse autorizado a compra direta pelo estado. De acordo com informações do governo baiano, dos R$ 1,85 bilhão desembolsados, R$ 1,5 bilhão foi referente a montagem de leitos, equipes de profissionais e medicamentos. Os outros R$ 350 milhões foram gastos com cestas básicas para estudantes e centro de acolhimento. O G1 levantou junto ao Ministério da Saúde (MS) os valores unitários das doses das vacinas já adquiridas pelo governo federal. Com esses valores, foi possível concluir que o montante gasto pelo governo do estado em 2020, para combater a pandemia, dava para imunizar toda a população baiana, se o governo tivesse autorização para fazer a compra direta dos imunizantes. Segundo o Ministério da Saúde, a vacina mais cara adquirida pela pasta foi a CoronaVac, junto à Fundação Butantan, com cada dose custando R$ 58,20. Se for levado em conta a estimativa do IBGE, de que em 2020 a população baiana totalizava 19.930.634 pessoas, custaria ao governo do estado R$ 1.737.925.797,6 para comprar as duas doses suficientes para imunizar toda a população. Ainda segundo o MS, as doses da AstraZeneca/Oxford importadas junto ao Instituto Serum, da Índia, em negociação intermediada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), cada dose sairia por R$ 30. Isso significa um gasto de R$ 895.838.040 para vacinar todos os 14.930.634 moradores da Bahia, menos da metade dos R$ 1,85 bilhão gastos em 2020. Já o custo da AstraZeneca/Oxford via Covax Facility, ainda segundo o Ministério da Saúde, sai por US$ 4,31. Com o dólar valendo cerca de R$ 5,77, cada dose sairia por R$ 24,86. Por esse valor, o governo da Bahia gastaria R$ 742.610.915,51 para vacinar toda a população baiana. A dose mais barata, de acordo com os preços levantados junto ao Ministério da Saúde, foi a da AstraZeneca/Oxford, estabelecida no contrato de encomenda tecnológica para entrega de 100,4 milhões de doses pela Fiocruz: R$ 20. Com isso, seriam gastos R$ 597.225.360 para vacinar toda a população baiana, menos de um terço dos R$ 1,85 bilhão desembolados em 2020.

Brumado aguarda Sesab para implantação de 10 leitos de UTI Covid Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O município de Brumado aguarda uma autorização da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) para a implantação de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivamente para atendimento aos pacientes diagnosticados com a Covid-19, o novo coronavírus. A informação foi confirmada ao site Achei Sudoeste pelo secretário de saúde de Brumado, Cláudio Soares Feres. Segundo apurou a nossa reportagem, os leitos serão implantados no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto (HMPMN). A secretaria de saúde de Brumado ainda solicitou 10 leitos de retaguarda. Uma ala já está sendo preparada no HMPMN e a reforma do local já teve início. A expectativa é de que a Sesab autorize o mais rápido possível a criação dos leitos intensivos na capital do minério.

'É preciso fechar o Brasil para o país não colapsar', diz neurocientista Foto: Reprodução/TV Globo

A cada dia mais um triste recorde no número de mortes por Covid-19 no Brasil. Na última quarta, 10/3, foram 2349 mortos. E os prognósticos não são nada bons. Neurocientista e professor, Miguel Nicolelis, baseado em estudos e modelos matemáticos, previu que se nada for feito chegaremos aos 3 mil mortos ainda em março. Entrevistado no Encontro, o especialista fez uma análise da situação descontrolada e foi incisivo em dizer que só um lockdown eficiente é capaz de reduzir os números. “É preciso fechar o Brasil para o Brasil não colapsar”, disse ao G1. Segundo Nicolelis, faltou decisão política, visão estratégica e ter os cidadãos como prioridade. E nesse momento em que pessoas mais jovens, que se expuseram mais, estão sendo boa parte das vítimas, o neurocientista compara a situação com uma guerra. “Estamos falando de uma guerra de extermínio. Aumentar o número de leitos já não adianta. A única saída é decretar um lockdown nacional pelas próximas três semanas. Isso é apoiado pela comunidade internacional científica. A velocidade de crescimento do vírus é exponencialmente mais veloz que a capacidade de criar, equipar e por gente no leito de UTI. Não tem como combater isso criando mais vagas nos hospitais. É preciso decretar lockdown de pelo menos 21 dias e pagar um auxílio financeiro para que as pessoas fiquem em casa”, diz ele, que aplaude o lockdown praticado em Araraquara (SP). “Araraquara é um exemplo claro de que a medida do fechamento funciona, é uma luz no fim do túnel. Precisamos de gestores que tenham coragem e determinação”. Além do lockdown imediato, Nicolelis aponta outras medidas para achatar a curva: “Criar uma comissão de salvação nacional reunindo a sociedade civil, STF, Congresso, cientistas, governadores e prefeitos para manejar a pandemia da forma adequada, e aumentar em 10 vezes a vacinação, alcançando, pelo menos, 2 milhões de pessoas por dia para que em 90 a 120 dias saiamos da fase mais crítica”.

Arquivo