Nesta segunda-feira, 30 de agosto, o município de Brumado registra 9760 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 2 internações, 196 óbitos, 139 pacientes em tratamento e 9425 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.
No último sábado, 28 de agosto, foi celebrado o dia dos bancários. A data representa um marco na organização da categoria, que deflagrou uma grande greve em 1951. Após 69 dias de paralisação, os funcionários dos bancos conquistaram 31% de reajuste salarial e deram o pontapé inicial para a estruturação nacional. Nestes 70 anos de luta, os bancários se estabeleceram como uma das categorias mais organizadas do país, conquistando diversos direitos. O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região faz parte dessa história há 59 anos e hoje representa mais de 1.200 trabalhadores em 45 municípios. Além de fortalecer as campanhas nacionais, o SEEB/VCR tem atuado firmemente na defesa dos direitos e interesses dos funcionários. “Neste período de pandemia, pudemos comprovar na prática a importância do bancário e da bancária para o país, pois com garra e coragem enfrentamos o medo e a demora na vacinação para garantir o acesso da população aos recursos necessários para sobreviver. Demonstramos o quanto o trabalho da categoria é essencial para o país e para a sociedade, por isso quero parabenizar a todos e todas pelo nosso 28 de agosto, Dia do Bancário”, disse Leonardo Viana, presidente do Sindicato.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Por volta de 23h deste domingo (30), quatro veículos se envolveram em um acidente na rodovia que liga Caetité ao Distrito de Brejinho das Ametistas, a 100 km de Brumado. Segundo informou a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, duas pessoas morreram em razão do impacto. De acordo com a polícia, após falha mecânica em um Gol, dois veículos, uma motocicleta Dafra e um Renault Duster, pararam para ajudar a sinalizar, momento em que um Siena colidiu com os veículos parados. O condutor do Duster, identificado como Nivaldo Fernandes Rocha, foi socorrido, mas não resistiu. O condutor do Siena, identificado como Ubirajara Santos, foi socorrido em estado grave e a passageira Jussara Santos Souza morreu no local. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) removeu os corpos e a Polícia Militar registrou a ocorrência.
Em Brumado, a empresa Ibar Nordeste está disponibilizando vaga para Eletricista de Manutenção para realizar manutenção preventiva, preditiva e corretiva em máquinas, equipamentos, painéis e instalações elétricas. Os interessados devem enviar currículo para [email protected]. Colocar no título do e-mail: Eletricista de Manutenção.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Através da Indicação nº 636/2021, o vereador Beto Bonelly (PSB) solicitou ao prefeito de Brumado que, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, distribua mudas de palma para os pequenos agricultores com o objetivo de melhorar a alimentação dos seus rebanhos durante os períodos de estiagem. Em sua justificativa, o parlamentar frisou que, nesses períodos, muitos agricultores passam por dificuldades para alimentar os seus rebanhos e a palma seria uma alternativa barata para complementar a dieta dos animais na zona rural. “Este recurso vai fazer a diferença nas longas estiagens”, defendeu Bonelly.
Foto: Reprodução/TV Bahia O motorista de uma carreta morreu após o veículo bater em um caminhão, no Km 876 da BR-116, próximo ao povoado de Veredinha, na cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. O acidente aconteceu no domingo (29). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista da carreta perdeu o controle da direção e atingiu o caminhão. A vítima ficou presa às ferragens e morreu ainda no local da batida. A carga de leite e creme de leite que ele levava ficou espalhada na pista. Segundo o G1, o acidente provocou congestionamento, porque a via precisou ser interditada. Não chovia no momento do acidente e ainda não há detalhes do que provocou a batida. Não há detalhes se o motorista do caminhão teve ferimentos.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Uma invasão comercial a terras da União no Loteamento Santa Inês (veja aqui), em Brumado, tem promovido o desmatamento de árvores nativas. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, André Alves da Silva explicou que as terras são entregues a lavradores associados para o plantio. Seus pais, por exemplo, possuem uma área de cerca de 15 hectares na região. No entanto, empresários locais têm invadido, ilegalmente, as terras para fins de loteamento, o que tem causado um grande impacto ambiental. “São gananciosos”, acusou. Silva disse que a família tem sofrido ameaças devido à situação e, por isso, já acionou a polícia, o Ministério Público e a Defensoria Pública a fim de se resguardar. “Temos plena consciência que a terra não é nossa, é da União, mas estamos usando os meios legais para nos garantir o direito de trabalhar a terra. É uma guerra, não tem lógica. Ninguém nunca sofreu essa pressão que a gente sofre”, afirmou.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Após mais de um mês, a Câmara de Brumado ainda não abriu um processo administrativo para investigar o uso indevido de carro oficial pelo vereador Wanderley Amorim da Silva (DEM), o Nem. Em entrevista ao site Achei Sudoeste no último dia 22 de julho, data em que divulgamos a denúncia, a presidente da casa legislativa, vereadora Verimar Dias da Silva Meira (PT), informou que recebeu a solicitação do vereador para utilização do carro oficial em viagem até a prefeitura da cidade de Caetité. Na ocasião, a petista disse que, caso a denúncia de uso indevido fosse verídica, a Câmara abriria um processo administrativo para investigar o fato (veja aqui). Até o momento, a presidente ainda não tomou nenhuma medida sobre o caso. Meira apenas respondeu a ofícios enviados pela Auditoria Pública Cidadã Baiana (Aucib), a qual, segundo informações, entrará com processos contra Wanderley na justiça, além de um pedido de impeachment na Câmara de Vereadores. Após a divulgação da denúncia, Nem se defendeu das acusações atacando a imprensa local (veja aqui). Com o ocorrido, Amorim tem adotado o silêncio e não se pronuncia em debates nas sessões do legislativo brumadense.
Utilizar a energia elétrica de forma mais eficiente é uma grande preocupação de todos os brasileiros, ainda mais diante dos aumentos sofridos na conta de luz todos os meses. A Ativa Soluções em Energia dará algumas dicas para que você consiga economizar e utilizar a sua eletricidade da melhor forma possível. Dica 01: utilizar lâmpadas de LED, elas são mais eficientes e utilizam menos energia elétrica. Dica 02: desligar o chuveiro elétrico enquanto se ensaboa no banho; o chuveiro é um dos maiores vilões da conta de energia. 15 min de banho todos os dias em um chuveiro de 4500W gera um impacto de 34 kWh no mês, o que, em valores atuais, equivale a R$ 30,38. Dica 03: substituir o ar condicionado antigo por um mais moderno, de tecnologia dual inverter. Dica 04: acumular roupas para a lavagem, centralizando preferencialmente em um dia da semana. Dica 05: investir em energia solar! Com a energia solar você supre sua necessidade de energia, utilizando uma fonte primária que é o sol. O custo do investimento tem um retorno muito rápido e você fica livre dos aumentos na sua conta de luz. A empresa fica localizada na Avenida Centenário, 131. Para maiores informações, ligue: (77) 99824-2640 (WhatsApp).
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semec) mostra que, na última semana, 2501 alunos compareceram às aulas presenciais nas escolas. Os números têm aumentado gradativamente desde a retomada das aulas no dia 26 de julho. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de educação, João Nolasco, comemorou o aumento da adesão dos alunos às aulas presenciais. “Não vamos ficar acomodados. Olhai e vigiai 24 horas. É o que sempre digo a equipe da Semec”, assegurou.
A ausência de dentes pode gerar um desequilíbrio na boca bem como problemas funcionais que vão além do comprometimento estético. Próteses removíveis conhecidas popularmente como roachs e dentaduras incomodam e não proporcionam a segurança necessária para comer, sorrir e falar. A Dom odontologia Premium está realizando a semana do implante, sua chance para realizar o grande sonho de se livrar das desconfortáveis dentaduras e roachs, e voltar a sorrir e viver com mais segurança. Agende sua avaliação pelo nosso WhatsApp (77) 98108-8430 / (77) 3441-0728. A Dom Odontologia Premium funciona na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 570 - 1º andar.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Em Brumado, as praças esportivas já foram liberadas e a Secretaria Municipal de Esportes tem se planejado para retomada dos campeonatos municipais. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente interino da Liga Brumadense de Futebol (LBF), Enildo Pereira, disse que a realização do Campeonato Brumadense de Futebol está condicionada à liberação da premiação de R$ 15 mil, garantida ainda durante a gestão do então secretário de esportes, Édio da Silva Pereira (PCdoB), o Continha. Enildo informou que a previsão era de que o campeonato fosse iniciado em setembro, porém as discussões em torno da premiação são um impeditivo. “Todos os times têm despesas. Mexer com futebol amador é difícil. Os clubes já fizeram suas despesas e estão só me cobrando. Ainda não tenho uma solução”, contou. O presidente da LBF está no aguardo de uma reunião com o atual secretário de esportes para decidir os rumos do campeonato. “Vamos definir se o campeonato vai ser iniciado ou parado porque não tenho condições de bancar uma premiação. Não é cabível iniciar o campeonato sem a garantia da premiação”, afirmou.
Chegou na Criative Fotografia, em Brumado, o novo minilab Noritsu QSS-3501. Essa ma?quina possui a maior tecnologia e qualidade em revelac?a?o de fotos do mercado. Ale?m disso, possui capacidade de produc?a?o de ate? 1200 fotos por hora, tamanhos que varia de 10x15 até 60x90 Ela utiliza tecnologia a laser para colorac?a?o das imagens, sendo minuciosa nos detalhes. Suas fotos têm durabilidade de ate? 150 anos sem desbotar, se bem conservadas! Venham conferir essa novidade. Hoje, a loja trabalha com revelação com entrega no mesmo dia. A Criative também dispõe de vários produtos na parte de fotografia para melhor atender clientes e parceiros. A loja fica localizada na Rua Oflávio Silveira Torres, 27. Revele suas fotos sem sair de casa, enviado suas fotos pelo WhatsApp (77) 99942-0844.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste No Loteamento Santa Inês, em Brumado, muitos lavradores possuem a posse de terras da União para o plantio. Filho de lavradores, André Alves da Silva denunciou ao site Achei Sudoeste que as terras estão sendo invadidas para fins comerciais. Na última quarta-feira (25), ele esteve no local para dar comida aos bichos e se deparou com duas pessoas derrubando toda plantação. Um deles estava com uma arma na cintura e André teve de acionar a polícia para preservar a sua integridade física. “Um dos rapazes me apresentou um documento de 2016 alegando que ele é o dono do terreno. Nós lavradores, que estamos lá há mais de 22 anos, temos consciência que as terras pertencem à União e nunca tivemos a sua titularidade, mas somos legalizados”, relatou. Silva explicou que a cidade está crescendo e área tem chamado a atenção de empresários locais. “O terreno lá onde meus pais cultivam a terra está sofrendo essa invasão dessas pessoas a fim de lotear a terra. Estão usando o poder do dinheiro e do fogo”, afirmou.
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado está realizando a certificação digital, seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde. A CDL alerta que o serviço é considerado essencial e, portanto, não pode parar. Com o certificado digital SPC, você confirma sua identidade e assina documentos digitalmente com mais segurança. O agendamento deve ser feito através dos telefones: (77) 3441-1222 ou (77) 99853-6601.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Na última semana, uma reunião foi realizada entre o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), o secretário de educação João Nolasco e os empreiteiros das empresas madrinhas responsáveis pela manutenção e conservação das escolas da rede municipal. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Nolasco salientou que esse tipo de reunião tem sido realizada desde a retomada das aulas presenciais no dia 26 de julho para discutir as demandas da área. “É mais uma reunião de alinhamento”, definiu.
Temos o objetivo de oferecer um atendimento humanizado e personalizado proporcionando-lhe maior satisfação aos nossos clientes e colaboradores, disponibilizando equipamentos de alta tecnologia na realização de exames laboratoriais de qualidade com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida de toda população e região. Realizamos seus exames laboratoriais com excelência e qualidade. Atendemos com humanização nossos clientes, sustentabilidade e responsabilidade social. Nosso compromisso é com a vida; visando a confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização para vocês clientes. Não deixe de entrar em contato conosco. (77) 3441-9286 / (77) 99991-5757 (WhatsApp). O Laboratório e Clínica Exame fica localizado na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 655, Centro de Brumado.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Entre os dias 26 e 29 de setembro deste ano, representantes do Ministério da Educação (MEC) farão uma visita de monitoramento na Faculdade de Medicina em Brumado (veja aqui). A equipe de especialistas verificará as condições para o funcionamento do curso. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde Cláudio Soares Feres disse que as expectativas para a visita são as melhores possíveis. “Não tenho dúvidas que Brumado será outra depois dessa Faculdade de Medicina. Foi uma coisa sonhada e desejada, porque a faculdade só vem para municípios com estrutura na saúde pública”, salientou. Com a instituição, Feres pontuou que Brumado deixará de ser exportador de estudantes para ser importador.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste O Projeto de Decreto Legislativo nº 001/2021, protocolado na Câmara Municipal, susta integralmente a aplicação e os efeitos do Decreto Executivo nº 5.537/2021, que dispõe sobre a desativação do Cemitério Senhor do Bonfim em Brumado (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o vereador Reinaldo de Almeida Brito (DEM), o Rey de Domingão, um dos autores da proposta, está confiante na aprovação do projeto. “Não é possível que a Câmara de Vereadores vai reprovar uma proposta dessas. A população está triste porque o cemitério foi lacrado, inclusive para visitação dos entes queridos. As pessoas querem fazer suas homenagens diariamente ou no Dia de Finados”, argumentou. Para o parlamentar, a verdadeira intenção do prefeito é demolir o cemitério. “Não tem outra explicação. Ele não vai fazer uma reforma. Simplesmente lacrou pra fazer uma demolição”, acusou. No entanto, Brito destacou que, para viabilizar esse plano, o prefeito teria de pedir a autorização do legislativo. “Ele não pode passar por cima da Câmara”, acrescentou.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Uma mulher de 26 anos, identificada como Maísa Pereira Caíres, morreu na noite do último sábado (28), após um homem desconhecido invadir sua fazenda e deflagrar diversos tiros de arma de fogo. O fato aconteceu às 22h30, na zona rural da cidade de Barra da Estiva, a 123 km de Brumado. Além de Maísa, a sua filha, uma criança de 7 anos, também foi atingida por três disparos e está internada no Hospital Susy Zanfretta. Caíres chegou a ser socorrida pela Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e morreu na unidade de saúde. O hospital ainda não divulgou um boletim médico sobre o estado de saúde da criança. Segundo informou a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, rondas estão sendo realizadas em todo o município, mas até o momento, o autor do crime não foi identificado. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia no local. O corpo de Pereira foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado para ser necropsiado.
Foto: Divulgação Depois de um longo tempo convivendo com medidas restritivas por causa da pandemia do Coronavírus e, ao mesmo tempo, cientes de que viajar ainda requer cuidados pessoais e coletivos, as pessoas estão buscando no ecoturismo uma alternativa de respiro ao ar livre. É neste contexto que o turismo de natureza vem crescendo na Bahia, em especial na Chapada Diamantina. Segundo o jornal A Tarde, as prefeituras de municípios com potencial para este tipo de turismo aproveitam o momento de retomada do setor turístico na Bahia para fazer investimentos. Assim, passeios em trilhas e cachoeira, por exemplo, voltam a ser opções das mais procuradas por quem busca ar puro para manter a sanidade mental nestes tempos difíceis. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a procura pelo turismo de natureza é observado desde o ano passado, com o início da pandemia, e se mantém em alta. Mas com características particulares: são viagens por curtos períodos e com deslocamentos via terrestre. Ainda conforme o Sebrae, as pessoas estão preferindo alugar casas (de campo, de praia e sítios), ao invés de se hospedarem em grandes hotéis. Principal porta de entrada da Chapada Diamantina, região rica em rios, cachoeiras, matas preservadas e história, Lençóis é um dos municípios baianos onde o turismo de natureza se intensifica. Com mais de quatro mil leitos distribuídos em cinco hotéis de alto padrão, além de pousadas, hostels, campings e casas de aluguel, a cidade herdeira dos tempos áureos do garimpo de diamantes anuncia que está aberta ao turismo e que as atrações turísticas, como Cachoeira do Mosquito e Parque da Muritiba, estão abertas, seguindo os protocolos sanitários. Conforme dados da prefeitura, o município oferece mais de 90 opções de bares, restaurantes, bistrôs e cafeterias, onde é possível apreciar a culinária regional e contemporânea. No turismo receptivo, Lençóis abriga mais de 40 agências, com mais de 60 guias capacitados e quase 400 condutores de visitantes.
Foto: Divulgação O ex-prefeito de Itabuna, Fernando Gomes (PTC), afirmou em entrevista a uma rádio da região, que encerrou sua vida política e apontou como motivo o crescimento da corrupção e das negociatas no país. “Quando fui deputado, tinha homens de bem na Câmara. Mas esse Congresso é diferente”, afirmou ele. “Hoje, deputado coloca emenda na cidade e quer comissão depois. Na minha época, como deputado, isso não existia. Tem deputado que pede de 20%, até 50%. Vai fazer obra como desse jeito?”, acrescentou ele, garantindo que não sairá candidato e nem mesmo aceitará se for nomeado para algum cargo público. O nome de Fernando Gomes ganhou repercussão nacional no ano passado, após ele ter declarado, durante transmissão pela internet, que iria autorizar que estabelecimentos comerciais reabrissem as portas em Itabuna “morra quem morrer”. O vídeo circulou nas redes sociais e virou alvo de críticas. De acordo com o jornal A Tarde, o ex-prefeito tentou se reeleger nas eleições municipais de 2020, mas ficou como o terceiro candidato mais votado, alcançando 15,35% dos votos.
Foto: Getty Images Um estudo publicado na sexta-feira (27) na revista The Lancet indica que a variante delta do coronavírus dobra o risco de internações, se comparada à infecção causada pela cepa Alfa, detectada inicialmente no Reino Unido. As informações são do site O Antagonista. A pesquisa, realizada por estudiosos britânicos entre 29 de março e 23 de maio deste ano, abrangeu mais de 43 mil pessoas que testaram positivo para a doença. O estudo identificou uma taxa mais alta de casos provocados pela variante Alfa (80%) em comparação à cepa Delta (20%). “Embora a proporção de casos Delta na época em que fizemos o estudo tenha sido de apenas 20%, ela cresceu nos meses seguintes e passou a representar cerca de dois terços dos novos casos de Covid registrados no país, ultrapassando a Alfa e se tornando a variante dominante na Inglaterra”, disseram os autores do estudo. O estudo indica que o risco de ser internado em um hospital em decorrência da infecção provocada pela variante Delta é mais do que o dobro em relação à Alfa. Considerando o risco de internação e o de necessidade de um atendimento de emergência, o risco é uma vez e meia maior. Na pesquisa, apenas 1,8% dos casos de covid-19 ocorreram no grupo de pessoas totalmente vacinadas. Com isso, os pesquisadores não conseguiram dados suficientes para tirar conclusões sobre o risco de internação desse grupo.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada nesta sexta-feira (27), foi aprovada a inclusão de jovens com idade de 12 a 17 anos sem comorbidade na vacinação contra Covid-19, de forma escalonada. Foi decidida ainda a antecipação da dose de reforço (3ª dose) para idosos de 80 anos ou mais; idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILPI); imunossuprimidos; e profissionais de saúde ativos da linha de frente, com idade acima de 60 anos. “A antecipação da 3ª dose para esses grupos prioritários tem o objetivo de conter o avanço da variante Delta, identificada pelo Lacen-BA (Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia), através de sequenciamento genético. Será realizado ainda o rastreamento por meio de teste de antígeno e RT-PCR nas regiões onde foram detectadas as variantes, e todos os pacientes internados nas UTIs terão amostras colhidas e sequenciadas”, explica a secretária estadual da Saúde em exercício, Tereza Paim. De acordo com a decisão da CIB, as doses de reforço devem ser aplicadas com intervalo mínimo de seis meses em relação à última dose, no caso de idosos, pessoas institucionalizadas e profissionais de saúde. Já para pessoas imunossuprimidas, a 3ª dose deve ser aplicada com intervalo de 28 dias em relação à última dose. A imunização deverá ser feita, preferencialmente, com a vacina da Pfizer ou, de maneira alternativa, com Janssen ou AstraZeneca. No escalonamento por idade, apenas os municípios que já alcançaram a vacinação de pessoas com 18 anos poderão avançar para a faixa etária de 17 a 12 anos sem comorbidades, de forma escalonada. Para este grupo, a vacinação deverá acontecer, obrigatoriamente, com o imunizante da Pfizer.
Foto: Reprodução/Pixabay A primeira morte pela variante delta do novo coronavírus na Bahia foi confirmada nesta sexta-feira, 27, pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Trata-se de um tripulante de um navio americano que esteve ancorado na Bahia. Ele tinha 43 anos e não teve a identidade divulgada. Não há informações se o homem estava vacinado. No mesmo navio, também foi detectado um caso da variante beta. Outros dois casos da delta já foram confirmados na Bahia, nos municípios de Feira de Santana e Vereda. Os dois homens não estavam vacinados. Em Feira, o homem de 52 anos apresentou sintomas no dia 20 de julho. Já o morador de Vereda, de 29 anos, teve os primeiros sintomas no dia 14 de julho. Nenhum dos dois precisou ser internado. Eles foram monitorados pelas secretarias municipais de saúde e também pela Sesab. É possível que outras pessoas tenham sido infectadas pela delta, identificada inicialmente na Índia e apontada como mais transmissível.