Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Os shows e as aulas nas unidades de ensino das redes pública e privada continuam suspensos em toda a Bahia. O Governo do Estado decidiu prorrogar até 28 de fevereiro o decreto nº 19.586, que venceria no próximo domingo (21). A prorrogação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (20). O decreto ainda proíbe a realização de atividades com público superior a 200 pessoas, como passeatas, feiras, circos, eventos científicos, desportivos e religiosos. Shows e festas, públicas ou privadas, seguem proibidos independentemente do número de participantes. Cerimônias de casamento e solenidades de formatura podem ser realizadas desde que limitadas a até 200 pessoas. A parte festiva desses eventos não está permitida.
O município de Brumado atingiu a sua pior marca em ocupação de leitos para pacientes na luta contra a Covid-19, o novo coronavírus, desde o início da pandemia, em março de 2020. Na última sexta-feira (19), de acordo com boletim epidemiológico divulgado pela secretaria de saúde (Sesau), 24 pacientes estão em leitos hospitalares para tratamento da doença. A cidade tem 4736 casos confirmados. O total de notificações suspeitas é de 13143, além de 54 óbitos, 217 pacientes em tratamento e 4465 recuperados. No momento, 64 aguardam resultado laboratorial e 7851 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.
Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste Na primeira noite de vigência do toque de recolher na Bahia, as ruas da cidade de Brumado, ficaram vazias após às 22h desta sexta-feira (19). De acordo com o decreto estadual, está proibida a circulação de pessoas entre 22h e 5h da manhã do dia seguinte, com exceção de profissionais de serviços essenciais. A medida vale até a próxima quinta-feira (25), com o objetivo de barrar o crescimento de Covid-19 no estado.
Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste Um dos principais espaços públicos de lazer, a Praça Coronel Zeca Leite, a Praça da Prefeitura, ficou completamente vazia. A 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) está nas ruas realizando blitz para fazer valer o decreto estadual do governador Rui Costa (PT). O Major Mário Cabral está no comando da operação em Brumado e nos municípios atendidos pela 34ª CIPM.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Um forno da empresa RHI Magnesita explodiu nesta sexta-feira (19) na cidade de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o caso que ainda será investigado pela empresa, ocorreu na madrugada, na sede da mineradora, na Vila Presidente Vargas. De acordo com funcionários, o rompimento de uma tubulação de água no interior do forno, pode ter provocado a explosão, devido à pressão na injeção de óleo. Em seguida, a área foi isolada e todo o forno desligado pela equipe elétrica da empresa. Apesar do susto, ninguém se feriu. A nossa reportagem apurou que o local passaria por reformas neste ano. Em nota, a empresa lamentou o ocorrido e garantiu a segurança e transparência de suas ações. “A RHI Magnesita confirma que, na madrugada do dia 19 de fevereiro, ocorreu uma projeção de sínter em um de seus fornos, da unidade de Brumado/BA. Os procedimentos preventivos de segurança foram seguidos adequadamente, garantindo a segurança de nosso pessoal e de nossas operações. O espaço foi isolado para a contenção imediata do material. Vale esclarecer que, apesar da alta temperatura do sínter e de sua característica incandescente, não houve incêndio no local. As causas ainda estão sendo apuradas pela empresa, que reitera seu compromisso com a segurança e com a transparência de suas ações”.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Questionado pelo site Achei Sudoeste sobre o decreto estadual impondo toque de recolher em todo estado e quais seriam as medidas adotadas em Brumado, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) se esquivou do questionamento fazendo uma analogia. “Napoleão quando voltava da guerra ele chegava em todas as cidades tocava o canhão e batia o sino. Em um determinado lugar em que chegou, deram a salva de 21 tiros em homenagem ao imperador e o sino não tocou. Então, ele condenou o capelão da igreja à guilhotina. No outro dia cedo, quando ia passar a guilhotina, o religioso que acompanhava o ato perguntou qual era o seu último desejo e ele disse que era explicar ao governador o motivo pelo qual não bateu o sino. E assim foi feito, levaram ele até o governador. O mesmo explicou que não bateu o sino porque no campanário da igreja não tem sino. Pronto, tá explicado. Simples assim”, declarou.
Foto: Reprodução/TV Bahia Uma mulher identificada como Jacqueline de Jesus de Souza, de 36 anos, morreu após ser atingida com golpes de facão na cidade de Teixeira de Freitas, no sul da Bahia. De acordo com informações da Polícia Civil, após o crime, ocorrido na tarde de quarta-feira (17), ela foi socorrida por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levada ao Hospital Regional, mas não resistiu aos ferimentos. Segundo o G1, não há informações sobre a autoria ou o que pode ter motivado o crime. O caso será investigado pela Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste O prefeito da cidade de Jequié, Zenildo Brandão Santana (PP), o Zé Cocá, destacou em entrevista ao site Achei Sudoeste que a UTI Covid-19 que atende à região atingiu 100% de ocupação. Ele afirmou que está debatendo, juntamente com a sua equipe de governo, medidas mais restritivas para evitar o avanço da doença. “Aqui em Jequié estamos em colapso total. Estamos pedindo à população que fique em casa, quando possível, use máscaras, que os comerciantes não aglomerem, usem o protocolo de distanciamento nos bares e restaurantes. Nesse momento, a maior condição para combatermos a Covid-19 é usar máscara e não aglomerar”, argumentou. Para o gestor, essa nova onda está muito mais forte, atingindo também o público jovem. “É momento de nos organizarmos e cobramos a população. Nos acomodamos, mas precisamos nos unir para combater esse problema”, reiterou.
Foto: Reprodução A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), ainda não constatou nenhum caso da doença de Haff no estado. Entretanto, no período de agosto de 2020 a 17 de fevereiro de 2021 foram notificados 47 casos compatíveis com a Síndrome. Destes, 40 casos confirmados, sendo 27 laboratorialmente e 13 por critério clínico-epidemiológico nos municípios de Camaçari, Candiba, Entre Rios, Salvador, Dias D'Ávila e Feira de Santana. Foram descartados cinco casos. Salvador teve o maior número de casos (17), seguido de Camaçari (16). Os casos foram notificados nos meses de agosto, outubro e novembro de 2020 e não houve ainda confirmação de casos em 2021. A doença de Haff consiste em rabdomiólise (síndrome caracterizada por uma destruição das fibras musculares esqueléticas) sem explicação e se caracteriza por ocorrência súbita de extrema rigidez muscular, mialgia difusa, dor torácica, dispnéia, dormência, perda de força em todo o corpo e urina cor de café, associada a elevação sérica de creatinofosfoquinase (CPK), associada à ingestão de crustáceos e principalmente ao consumo de pescados. Também conhecida como a doença da urina preta, a doença de Haff é geralmente associada ao consumo do peixe olho de boi. As causas da infecção ainda são pouco conhecidas. Além disso, ela também causa falta de ar, dormência e perda de força em todo o corpo. As orientações da Sesab à população são: aos primeiros sintomas, busque uma unidade de saúde imediatamente e identifique outros indivíduos que possam ter consumido do mesmo peixe ou crustáceo para captação de possíveis novos casos da doença. Aos profissionais de saúde, as orientações são: observar a cor da urina (escura) como sinal de alerta e o desenvolvimento de rabdomiólise, pois neste caso, o paciente deve ser rapidamente hidratado durante 48 a 72 horas e evitar o uso de antiinflamatórios.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Os estabelecimentos comerciais e as pessoas que descumprirem o toque de recolher que será adotado por sete dias na Bahia a partir desta sexta-feira (19) serão indiciadas pela polícia por crime contra a saúde pública. A informação foi confirmada pelo governador Rui Costa (PT). “A polícia vai autuar por crime contra a saúde e ordem pública. As pessoas serão conduzidas à delegacia, registrado o procedimento e encaminhado ao Ministério Público para abertura de processo criminal. Também será solicitado a cada prefeitura que casse o alvará de funcionamento dos estabelecimentos que desrespeitem os decretos e, eventualmente, pedir ordem judicial para fechamento desses pontos comerciais”, disse o governador. Costa sinalizou que o horário de restrição do funcionamento de estabelecimentos comerciais e de circulação de pessoas pode ser ampliado caso não seja suficiente para reduzir os índices de contaminação e de ocupação de leitos por conta da Covid-19. Rui disse também que atividades não essenciais podem ser fechadas se o sistema de saúde chegar ao limite. O governador lembrou que existem novas variantes do coronavírus circulando na Bahia e, ressaltando a importância dos cuidados contra a doença, falou que acredita que o início da vacinação passou uma falsa idéia de que o vírus tinha ido embora. Por isso, ele frisou que apenas 2% da população foi vacinada até o momento.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste A prefeitura de Malhada de Pedras adotará um toque de recolher mais rígido do que aquele determinado pelo Governo do Estado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Carlos Roberto Santos da Silva (PSD), o Beto de Preto Neto, informou que publicará um decreto próprio determinando o recolhimento e fechamento de bares a partir das 20h desta sexta-feira (19). “Vai ser mais rígido ainda do que o decreto do governador, apesar de o número de casos na cidade ser estável”, declarou. O prefeito explicou que a medida é preventiva a fim de evitar aglomerações em bares e restaurantes, especialmente nos finais de semana. O decreto terá validade de 15 dias. A vigilância Sanitária, com o apoio da Polícia Militar, fará a fiscalização para fazer cumprir o decreto.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Dino Douglas, que faz parte da coordenação e supervisão do IBGE na cidade de Brumado, anunciou que o instituto abriu processo seletivo para agente censitário municipal (01 vaga), agente censitário supervisor (06 vagas) e recenseador (55 vagas) no município. No total, serão 62 vagas para Brumado. As inscrições já começam a partir desta sexta-feira (19), no site (clique aqui). Segundo Douglas, as vagas administrativas (agente censitário municipal e supervisor) exigem nível médio de escolaridade e 40 horas semanais de jornada. A remuneração do agente censitário municipal é de R$ 2.100 e o supervisor de R$ 1.700, além de demais benefícios. Já no caso de recenseador exige nível fundamental de escolaridade e a sua remuneração é por produção, conforme o número de domicílios visitados. As provas serão realizadas no mês de abril, nos dias 18 e 25. Após a seleção, os candidatos aprovados passarão por treinamento, o qual também terá caráter eliminatório.
Foto: Divulgação/SSP-BA Policiais do Pelotão Especial Tático Operacional (Peto) da 25ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/ Casa Nova) salvaram um recém-nascido engasgado com leite, na noite desta quarta-feira (17), em Vila Azul, município de Casa Nova. Após receber os primeiros cuidados dos PMs, o bebê foi conduzido ao hospital. A mãe amamentava o pequeno Lucas quando percebeu que o bebê estava engasgado. Após contato do Centro Integrado de Comunicação, os PMs chegaram a casa da família e encontraram a criança já em sufocamento. De acordo com o subcomandante da 25ª CIPM, capitão Gilvani Denison Nascimento Aguiar, os policiais utilizaram manobras e a criança voltou a respirar normalmente. “Quando os PMs chegaram a mãe e avó estavam desesperadas, mas rapidamente os policiais executaram a manipulação e logo o bebê chorou”, detalhou. A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foi ao local e conduziu o menor até o Hospital Municipal da cidade para maiores cuidados. O menino já foi liberado e passa bem.
Foto: Divulgação/PRF Dois homens foram presos após agentes da Polícia Rodoviária Federal encontrarem 2.440 mil comprimidos de ecstasy escondidos na caixa de som em carro no início da tarde desta quinta-feira (18), na BR-116, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. De acordo com a PRF, uma equipe da polícia rodoviária abordou um automóvel com placas de Areia, no estado da Paraíba. Na ocasião, os policiais perceberam nervosismo por parte dos ocupantes. Motorista e passageiro apresentaram informações desencontradas sobre o destino e motivo da viagem, o que levou a equipe a vistoriar o carro. Ao abrirem o porta-malas, os PRFs estranharam o peso da caixa de som, foi quando encontraram os milhares de comprimidos de ecstasy. Conforme explica a PRF, os comprimidos produzem alterações no sistema nervoso central e são geralmente usados em festas frequentadas por jovens, provocando euforia e alucinações. Se usado em altas doses, pode provocar convulsões e parada cardiorrespiratória. Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao condutor e ao passageiro e os dois foram apresentados a autoridade de plantão da delegacia de Polícia Civil de Vitória da Conquista. Inicialmente, responderão pelo crime previsto no artigo 33 da Lei 11.343/2006 (Tráfico de drogas). O crime de tráfico de drogas tem pena prevista de cinco a 15 anos de prisão.
Foto: Cássio Antônio Um morcego branco foi encontrado pela primeira vez no Parque Natural Municipal do Espalhado (PNME) em Ibicoara, na Chapada Diamantina. O animal foi visto após uma expedição da secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo do município baiano para verificar a existência do “animal de aparência exótica”. O Chefe de Parque, Roberto Nogueira que teve a primeira experiência visual com o mamífero, foi quem conduziu a equipe técnica e até o local onde possivelmente seria encontrado o “morcego albino”. Esteve presente também na "Expedição Morcego Branco", o Secretário de Meio Ambiente e Turismo – Luã Sampaio, o Diretor de Fiscalização – Narciso Silva, o Subsecretário Cássio Antônio e também fotógrafo que registrou o animal e o Biólogo e Analista Ambiental da Secretaria, Alan Silva Junior. Segundo o analista ambiental do município de Ibicoara, Alan Silva Junior, é provável que o animal seja da espécie diclidurus albus, com hábito insetívoro e solitário, apresenta pelagem branca única, e morcegos com estas características são da família Emballonuridae, também conhecido na América Central como “morcego fantasma” que ocorre do México ao sudeste do Brasil. Em território brasileiro, foi observado na Região Amazônica, no Espírito Santo e na Bahia só tem evidência científica na região de Mata Atlântica na Costa do Cacau. Não havia registro ainda na Chapada Diamantina, mesmo não sendo uma espécie ameaçada de extinção, a observação desse animal é rara e inédita na região. Agora, iremos incentivar a participação de instituições científicas interessadas no estudo populacional da espécie presente no Parque Natural Municipal do Espalhado em Ibicoara.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Enquanto as taxas de óbitos e infectados pelo novo coronavírus subiram nos últimos dias, na Bahia, em sete cidades do estado não ocorreu nenhuma morte desde o começo da pandemia: Rio de Contas, Cipó, Anguera, Cravolândia, Catolândia, Tanque Novo e Brotas de Macaúbas. Em Rio de Contas, na Chapada Diamantina, a 78 km de Brumado, houve investimento pesado em fiscalização. Em parceria com os profissionais da atenção básica, as equipes da vigilância sanitária monitoram os casos positivos e suspeitos. “Se um paciente sair de casa suspeito ou positivo a atenção básica aciona a vigilância. Se a pessoa não cumprir a quarentena, a gente conta com o apoio da PM, que vai junto com a equipe da saúde para garantir que ele fique em casa”, declarou a secretária municipal de saúde, Sara Lafetá ao jornal Correio. Ela pontuou ainda que tem investido bastante em campanhas educativas, em redes sociais, rádio e carros de som pelas ruas da cidade. Não há limitação de horário para bares e restaurantes, o único exigido é o cumprimento dos protocolos de higiene e prevenção, como distanciamento de dois metros entre as mesas e utilização de 50% da capacidade do estabelecimento. Os turistas ficaram proibidos de entrar na cidade de março até setembro passados. Agora, só entram com comprovação da reserva de hospedagem. Com 12.979 habitantes, Rio de Contas registra 1.421 casos de covid-19, sendo 263 confirmados e 254 curados. Outros cinco aguardam resultado do exame, 8 estão ativos e uma pessoa está hospitalizada.
Minas Gerais é o estado brasileiro que percentualmente menos investiu em saúde ao logo do ano passado, mesmo com a pandemia de Covid-19. Segundo o Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO), divulgado pela Secretaria de Estado da Fazenda, o estado fechou o ano com R$ 5,7 bilhões de despesas liquidadas em saúde, o que corresponde a 10,75% dos impostos arrecadados. Desde agosto do ano passado, o G1 acompanha a divulgação do relatório de todos os estados brasileiros. Ainda no terceiro bimestre, Minas era o que tinha investido menos, com destinação de 7,7% da arrecadação em Ações e Serviços Públicos em Saúde (ASPS). No quinto bimestre, o estado ficou em penúltimo lugar, com investimento de 10,29%. Por lei, o governo deve gastar o correspondente a 12% da receita proveniente de impostos com saúde anualmente. Considerando para cálculo do índice as despesas liquidadas, ou seja, aquelas que já foram realizadas, outros dois estados não aplicaram a taxa mínima em 2020: Paraná, que destinou 10,83% dos recursos à saúde, e Mato Grosso, com 11,6%. Os estados podem usar o orçamento empenhado (planejado) no último bimestre do ano para calcular os investimentos em Saúde, o que elevaria esse percentual, mas a prática, apesar de legal, é questionada pelo Ministério Público de Contas e por especialista, que aponta “manobra”. Ainda considerando as despesas liquidadas no ano passado, Amazonas foi o que aplicou o maior percentual, com 19,70%, seguido pelo Amapá, com 19,35%.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Na última terça-feira (16), uma guarnição da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA) apreendeu 17 jabutis na cidade de Contendas do Sincorá, a 104 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a apreensão ocorreu através de uma denúncia do Ministério Público Estadual (MPE). Um homem de 51 anos foi detido e apresentado na sede da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) em Brumado. Os jabutis foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) de Vitória da Conquista.
Cerca de 8,64 milhões de trabalhadores não sacaram ainda aproximadamente R$ 7 bilhões do abono salarial PIS-Pasep 2020-2021. No caso do PIS, que é pago para trabalhadores da iniciativa privada, 8.169.485 de trabalhadores não sacaram o valor aproximado de R$ 6,6 bilhões. O PIS, pago pela Caixa Econômica Federal, abrange 22.238.600 de trabalhadores, com direito a receber cerca de R$ 17,5 bilhões no calendário 2020/2021. Há ainda cerca de 2 milhões de trabalhadores que não sacaram o PIS do calendário 2019-2020, segundo a Caixa. No caso do Pasep, que é pago pelo Banco Brasil para trabalhadores do setor público, cerca de 477 mil trabalhadores não sacaram ainda o abono salarial, com saldo remanescente de R$ 373 milhões. O abono salarial do Pasep para o exercício 2020/2021 abrange 2.712.900 trabalhadores, totalizando R$ 2,6 bilhões em recursos. Em todos esses casos, os saques podem ser feitos até o dia 30 de junho de 2021.
Foto: Divulgação/PRF Um homem foi preso e 104,6 kg de cocaína foi encontrada dentro de uma caminhonete transportada por um caminhão guincho, na quinta-feira (18), na BR-116 em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. A droga e o veículo foram apreendidos, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), responsável pela ação. A apreensão aconteceu no km 830, quando os policiais deram ordem de parada ao caminhão guincho. Ao verificar a caminhonete transportada na carroceria do caminhão, os policiais encontraram a droga embalada em tabletes. De acordo com a PRF, a carga está avaliada em R$ 12 milhões. Segundo informações da PRF, o motorista, que não teve a identidade divulgada, disse que estava trabalhando e que os carros seriam levados de Minhas Gerais até Feira de Santana, cidade a cerca de 400 km de Vitória da Conquista. O motorista do caminhão foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas. O homem, o veículo e os entorpecentes apreendidos foram encaminhados para delegacia da Polícia Civil de Vitória da Conquista.
Foto: Reprodução/GOVBA O Governo da Bahia desmentiu boatos de redução de 20% dos salários dos servidores públicos que circulam nas redes sociais, nesta quinta-feira (18). Na mensagem que circula no WhatsApp, a informação falsa diz que a proposta do governo da Bahia inclui servidores ativos, aposentados e pensionistas. Em nota, o governo informou que não vai propor a redução de 20% nos salários dos servidores públicos por quatro meses. Disse ainda que o texto da notícia falsa afirma que o projeto seguiria para votação na Assembleia Legislativa até o final da semana, o que também é mentira. “A fake news é acompanhada de dois links. Ao clicar no primeiro, o usuário é direcionado à página principal do site G1, onde não tem nenhuma notícia sobre o assunto. E o segundo link trata-se de uma pegadinha, uma piada de internet: aparece um ‘meme’ do humorista e deputado federal Tiririca, com a frase 'É mentira'”, detalhou o governo da Bahia.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Apesar do impasse diante da reprovação aos projetos encaminhados pelo prefeito à Câmara Municipal de Brumado, o vereador Amarildo Bomfim Oliveira (PSB) não se considera oposição. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele salientou que não é oposição, nem situação, tendo em vista que essas denominações, em sua concepção, são “besteira”. “Vem o projeto, se é bom a gente tem que aprovar. Não é porque sou oposição que eu vou votar contra, mesmo o projeto sendo bom. Ou porque sou situação que tenho que votar a favor. Não é assim que funciona. Não faz sentido”, destacou. O parlamentar garantiu que atuará no legislativo votando a favor daquilo que for benéfico para o povo de Brumado.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Questionado sobre se a Câmara Municipal de Brumado sofreria interferência do Poder Executivo, comandado pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), o presidente José Carlos Marques Pessoa (PSB), o Zé Carlos de Jonas, respondeu que ele quem comanda a casa legislativa. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele garantiu que o prefeito não tem influência nas decisões da casa. “Em momento nenhum, o prefeito está aqui querendo que eu faça isso ou aquilo. A única coisa que ele está fazendo é mandando os projetos pra cá. Não vou aceitar que ele interfira em algo ruim para o povo”, assegurou.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste A Petrobras anunciou nesta quinta-feira (18) mais um aumento dos preços médios de venda às distribuidoras da gasolina e do diesel, que irão vigorar a partir de sexta-feira (19), segundo comunicado da estatal. O preço médio de venda de gasolina nas refinarias da Petrobras passará a ser de R$ 2,48 por litro, refletindo aumento médio de R$ 0,23 por litro. Já o preço médio de venda de diesel passará a ser de R$ 2,58 por litro, refletindo aumento médio de R$ 0,34 por litro. É a quarta alta do ano nos preços da gasolina, e a terceira no valor do litro do diesel. Em dezembro, o litro da gasolina custava em média R$ 1,84. Já o do diesel saía a R$ 2,02. Com os novos reajustes, o litro da gasolina nas refinarias acumula alta de 34,78% desde o início do ano. Já o diesel subiu 27,72% no mesmo período.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o vereador Amarildo Bomfim (PSB) falou sobre a exoneração da esposa, Lucidalva Oliveira, do cargo de diretora do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto logo após a sessão em que o mesmo votou contrariamente aos projetos encaminhados pelo prefeito à Câmara de Vereadores (veja aqui). O parlamentar declarou que o mais prejudicado com a decisão foi a população. “Técnica de enfermagem, técnica de laboratório, técnica em farmácia, socorrista, gestora hospitalar, pós-graduada em saúde pública e, acima de tudo, humana. Quem perdeu não foi Amarildo foi a população porque todos reconhecem o excelente trabalho que ela realizava no hospital”, rebateu. Para Bonfim, infelizmente, a retaliação faz parte da política. Apesar do impasse, ele garantiu que está tranquilo e que continuará fazendo o seu trabalho. “Paciência. Quando Deus fecha uma janela ele abre uma porta e eu confio muito em Deus. Tenho muito orgulho da mulher que eu tenho e da profissional que ela é. Ela é guerreira. Trabalhava por amor, não só pela remuneração. A população que perdeu com a saída dela, mas vamos tocar o barco”, reiterou.