Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Polícia encontra grande quantidade de pedras de crack no Bairro Mercado em Brumado Foto: Divulgação/PM

Por volta de 10h30min, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) averiguou uma edificação abandonada no Bairro Mercado, em Brumado, a qual era usada para a prática de tráfico de drogas. No local, foram encontradas 267 pedras análogas ao crack, prontas para comercialização. O material apreendido foi levado e apresentado ao preposto da Polícia Civil, na sede da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), onde o fato foi registrado.

Aracatu: Arma de fogo é apreendida pela Caesg no Povoado de Várzea da Pedra Foto: Divulgação/Caesg

No último domingo (16), a Caesg realizava rondas táticas e ostensivas em uma estrada vicinal no Povoado de Várzea da Pedra, em Aracatu, a 36 km de Brumado, quando visualizou um indivíduo em atitude suspeita. Ao perceber a aproximação da viatura, ele entrou em um matagal, dispensando uma espingarda cartucheira calibre 32 e algumas munições. Foi feita uma varredura no local com o intuito de localizar o indivíduo, porém não foi possível a sua captura. O material encontrado foi apresentado na 20ª Coorpin, em Brumado, para providências cabíveis.

Rio do Antônio: Moradores da Fazenda Mandacaru estão sem iluminação pública há dois anos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os moradores da Fazenda Mandacaru, na região da Casa dos Escravos, no município de Rio do Antônio, a 67 km de Brumado, estão sem iluminação pública há mais de dois anos. Moradores da localidade disseram de suas indignações com o poder público em contato com o site Achei Sudoeste. De acordo com eles, os postes da localidade estão sem lâmpadas e os moradores seguem convivendo com a escuridão, o descaso da Prefeitura Municipal de Rio do Antônio, administrada pelo prefeito José Souza Alves (DEM), o Deca, e  a insegurança em trafegar na região. “Desde o mês de agosto de 2016 que estamos cobrando do município, dos vereadores e funcionários públicos, mas, até o momento, sem sucesso”, disseram. A nossa reportagem entrou em contato com a prefeitura local, mas as ligações não foram atendidas.

Brumado: Suspeito de assaltar churrascaria na Exupério Pinheiro Canguçu é preso Foto: Divulgação/PM

No Bairro Irmã Dulce, em Brumado, uma guarnição da Polícia Militar prendeu o suspeito de assaltar uma churrascaria na Rua Exupério Pinheiro Canguçu. Com o indivíduo, foi encontrada uma porção de substância similar à maconha. Segundo informações obtidas pelo Achei Sudoeste, algumas vítimas fizeram o reconhecimento do homem através de suas roupas e moto utilizada no assalto. O suspeito e o material foram levados e apresentados ao preposto da Polícia Civil na sede da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), onde o fato foi registrado.

Tanhaçu: Com síndrome rara, bebê aguarda transferência para hospital especializado em neurocirurgia pediátrica Foto: Reprodução/TV Bahia

Com apenas dois meses, o bebê Ytalo Davy está internado desde que nasceu no Hospital Esaú Matos, em Vitória da Conquista, por conta de uma síndrome rara. Ele aguarda uma vaga em uma unidade de saúde da capital. A criança tem dificuldades para respirar e precisa passar por uma cirurgia. De acordo com a TV Bahia, a família busca a transferência da criança desde o dia 28 de agosto. Os pais de Ytalo já procuraram a Defensoria Pública e a prefeitura, mas ainda não obtiveram retorno sobre a vaga. No sexto mês de gestação, a lavradora Edna Ferreira, natural do município de Tanhaçu, descobriu o problema, que pode levar à paradas respiratórias. A síndrome causa compressão da área do cérebro que é responsável pela respiração. Em nota, o Hospital Esaú Matos informou que a vaga que o bebê precisa é em um hospital especializado em neurocirurgia pediátrica. Até a publicação desta reportagem, a criança ainda não havia sido transferida para um hospital de Salvador.

Rio de Contas: Ex-prefeito se recupera em Vitória da Conquista após temporada em UTI

O ex-prefeito da cidade de Rio de Contas, Márcio de Oliveira Farias (PSD), de 45 anos, passou por momentos difíceis na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Samur, em Vitória da Conquista. Agora, ele está se recuperando e deixou uma mensagem, em vídeo, pelo apoio recebido. “Amigos e amigas, graças a minha fé e a fé de vocês, Deus ouviu e atendeu as nossas preces e realizou o milagre em mim depois de ter passado por momentos difíceis numa UTI. Agradeço a Deus e a cada um de vocês de todas as religiões que dispensaram momentos de suas vidas para orar por mim. Estou quase recuperado de tudo e em breve estarei aí para dar um abraço em cada um de vocês com as bênçãos de Deus”, destacou. Atualmente, Farias é servidor do INSS.

O Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama chega esta semana aos municípios de Boquira, Ibicoara e Malhada de Pedras. O Saúde Sem Fronteiras é um programa itinerante, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), que tem por objetivo realizar mamografias, exame que detecta precocemente o câncer de mama. O atendimento está voltado para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos. Em Boquira, o atendimento começou no dia 15 e termina no dia 27. A unidade móvel estará estacionada na Praça Nossa Senhora da Abadia. Serão 1.525 mulheres aptas para a realização dos exames de mamografia. Em Ibicoara, o atendimento começou nesta segunda-feira (17) e prossegue até o dia 21 e a unidade móvel vai ficar estacionada na Praça Mérico Martins Junior, área de eventos. Neste município, a meta da Sesab é atender a 686 mulheres dentro da faixa etária. Já em Malhada de Pedras, a unidade móvel estará estacionada na Praça da Prefeitura. O atendimento começa nesta segunda-feira (17), prosseguindo até o dia 19. No município, a meta de atendimento é de 546 mulheres. Nos dois municípios, o atendimento começa às 7h e prossegue até as 18h. Para ser atendida, a mulher deve levar um documento de identidade, Cartão do SUS e um comprovante de residência. Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia.

Reprovação ao governo do prefeito de Livramento chega a 81%, diz pesquisa Folha Regional Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Segundo levantamento do Instituto de Pesquisa Folha Regional, realizado neste mês de setembro, a rejeição ao prefeito de Livramento de Nossa Senhora, José Ricardo Assunção Ribeiro (Rede), o Ricardinho, subiu de 74% para 81% em seis meses. Na avaliação, apenas 2% dos entrevistados avaliaram a gestão como ótima, 5% boa, 11% regular, 57% ruim e 24% péssima. Não souberam ou não responderam somaram 1%. Os serviços públicos da cidade também foram mal avaliados. Questionados sobre os principais problemas do município, 50% dos entrevistados responderam a saúde, seguido da água, com 18%.

Brumado: Alunos da Uneb promovem mesa redonda no próximo dia 26

No próximo dia 26, a Turma da Disciplina Direito e Movimentos Sociais, da Uneb/Brumado, realizará uma Mesa Redonda com bacharéis em Direito, militantes de Movimentos Sociais, que se formaram pela Turma Elizabeth Teixeira - Pronera/UEFS. Será um momento de discussão sobre a política pública educacional e sobre a vivência prática, desafios e resultados alcançados. As Turmas Especiais de Direito para Beneficiários da Reforma Agrária são resultados da luta dos movimentos sociais do campo, em torno do acesso à educação e respeito à cultura camponesa. O resultado foi a criação do Pronera - Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Decreto nº 7352/2010), que institucionalizou e apontou diretrizes para todos os níveis da educação, com enfoque no público da Reforma Agrária. As inscrições serão feitas no local, a partir das 13h30, devendo ser entregue 1 kg de alimento, que será destinado para entidade filantrópica da cidade. Os debatedores são: Edelson Silva Moreira - Bacharel em Direito, Militante do MPA  (Movimento dos Pequenos Agricultores); Elieli Nunes Rodrigues - Advogada, Militante do MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores); Rosalvo José dos Santos – Bacharel em Direito, Militante do MST e Salviano Lima Sousa - Bacharel em Direito, Militante do MST. 

Boquira: Vereadores de oposição exigem elevação dos próprios salários

Ignorando ao atual momento de crise que assola os municípios, os vereadores de oposição de Boquira, a 237 km de Brumado, exigiram na justiça que sejam elevados os seus próprios salários para R$ 7.596,68, baseados em uma lei aprovada no final do mandato passado. Os quatro vereadores da bancada de oposição não deram crédito aos apelos dos colegas e até do presidente da Casa, que, juntamente com a assessoria, procurou convencê-los de que o aumento seria danoso, podendo inclusive provocar a demissão de servidores da Câmara. Isso porque a porcentagem dos recursos a serem destinados à folha de pessoal e subsídios dos edis não pode ser maior que 70% do duodécimo repassado pela prefeitura. De acordo com o O Eco, a indignação da comunidade vem desde que foi aprovada a Lei Municipal 659/2016, que, baseada no limite máximo de 30% dos salários dos deputados estaduais, estipulou a elevação desproporcional à realidade da Câmara de Boquira. Apesar de apresentar a real situação, o presidente foi intimado no último dia 12 a efetuar o pagamento atualizado de R$ 7.596,68 a cada vereador. O presidente afirma que não há outra saída senão demitir funcionários contratados e rescindir contratos de prestações de serviços, essenciais ao funcionamento da Casa, para que não incorra em irregularidades. Nas redes sociais, a situação tem repercutido negativamente.

Venha conhecer o Plaza Super Hortifruti em Brumado

Em Brumado, o Plaza Super Hortifruti é um hortifruti, mercado e padaria que funciona na Rua Dr. Mário Meira, 266, ao lado do Bradesco, no coração da cidade. No local, são vendidos produtos orgânicos certificados, que significam mais saúde e qualidade nos seus alimentos. Faça uma visita e conheça o Plaza Super Hortifruti, onde tem preço baixo todo dia.

Programa Mais Médicos realiza encontro anual de capacitação em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Cerca de 80 profissionais estrangeiros e brasileiros, inseridos no programa Mais Médicos, do governo federal, estiveram reunidos na sexta-feira (14), no auditório do campus do Instituto Federal da Bahia (Ifba), em Brumado, onde participaram de mais uma de três etapas de capacitação anual. Médicos cubanos, bolivianos e brasileiros, das regiões de Brumado e Guanambi, compareceram ao evento, que ainda contou com a presença de representantes do Ministério da Saúde, bem como dos supervisores regionais e da tutora. A médica brumadense e supervisora do Programa Mais Médicos do Brasil, Márcia de Castro, disse em entrevista ao site Achei Sudoeste que o encontro é, na verdade, uma capacitação pedagógica seguida de uma avaliação anual das atividades desenvolvidas por cada profissional em sua unidade básica de atuação.

Programa Mais Médicos realiza encontro anual de capacitação em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A supervisora destacou que o programa vem atingindo seu objetivo de levar o profissional médico às regiões onde outrora havia carência de um profissional de saúde para atender, principalmente nas comunidades rurais de difícil acesso. O diferencial nos últimos anos, conforme observado pela supervisora, tem sido o interesse de médicos brasileiros de ingressarem, quebrando algumas barreiras de resistência ao programa. Já a tutora, a argentina Maria Caputo, reforçou que a capacitação visa debater temas voltados a endemias pouco conhecidas pelos médicos estrangeiros, que, no entanto, são bastante comuns em território nacional. Desde 2003 atuando na região de Paramirim, a cubana Maira Leila resumiu um pouco da sua atuação na localidade. “É um povo carente de atenção médica, porém muito acolhedores. Me graduei com os ensinos de anos vividos na minha unidade de atuação”, pontuou. O diretor do Ifba, Rui Santana, recepcionou os profissionais durante a abertura dos trabalhos do dia, que deram sequência com as palestras ilustradas com slides.

Consultório Odontológico Dentes Claros transforma o seu sorriso

Quer cuidar do seu sorriso e ter dentes saudáveis e bonitos? O Consultório Odontológico Dentes Claros dispõe de equipamentos modernos e materiais de alta qualidade para lhe proporcionar o melhor tratamento especializado. Entre os procedimentos realizados na Dentes Claros, estão: clareamento dental, estética, limpeza, restauração, cirurgia, prótese dentária, raio-x, botox, tratamento de canal, além de aparelhos fixos e removíveis. Atendimento em crianças e adultos. Marque agora mesmo uma avaliação pelos telefones: (77) 3441-0099 ou (77) 99829-6326 e agende o seu atendimento. O consultório fica localizado na Rua Coronel Tibério Meira, 126-A, 1º Andar, em Brumado. Fernanda Cardoso - CRO-BA 12.430 é a dentista responsável.  Consultório odontológico Dentes Claros, seu sorriso faz a diferença!

Grupo Valdir Saraiva em Caculé: Uma referência de êxito para o empreendedorismo nacional Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Instalado há trinta anos na cidade de Caculé, a 100 km de Brumado, o Grupo Valdir Saraiva construiu um império empreendedor que gera cerca de 700 empregos diretos, o que muito vem colaborando com o crescimento na região. O empresário Valdir Saraiva recebeu a equipe de reportagem do site Achei Sudoeste em seu escritório na empresa referência do grupo, a Dimacol. Durante a entrevista, o diretor presidente detalhou que o grupo conta com um posto de combustíveis, um hotel, a transportadora e uma fazenda com produção de uma das cachaças mais comercializadas no país, a Poço da Pedra. Com a Dimacol, o grupo se expandiu atendendo 40% do estado de Minas Gerais e 100% dos municípios da Bahia e do Sergipe. Natural de Licínio de Almeida, Saraiva disse que sua veia empreendedora herdou do pai, que era comerciante em sua terra natal. Com o passar do anos com a intenção de expandir o legado do pai, o empresário se mudou para Caculé, onde, segundo narrou, encontrou muita inspiração para levar adiante o seu ambicioso projeto. Perseverança é a palavra dominante do vocabulário do empresário quando se fala em manter as portas abertas na frágil economia nacional.

Grupo Valdir Saraiva em Caculé: Uma referência de êxito para o empreendedorismo nacional Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

“Quem quer empreender no Brasil tem que ter muita força de vontade, coragem e perseverança. Não é nada fácil manter um negócio em nosso país. Há uma desconfiança muito grande do mercado internacional no que tange a investir em nosso país e essa desconfiança gera negatividade e instabilidade comercial, o que muito prejudica os interesses comerciais internos, principalmente para o empreendedor. Já enfrentei diversas crises, várias moedas e projetos econômicos que não deram muito certo para nós, porém só sobrevivemos a essas turbulências da nossa frágil economia por causa da nossa insistente perseverança”, declarou. Em seguida, ele fez um agradecimento emocionado às 700 famílias por ele empregadas, a quem prefere chamar de parceiros e colaboradores. “Falo sempre que sinto no meu coração que até já poderia ter diminuído o ritmo e parado de trabalhar já há alguns anos. No entanto, a gratidão das 700 famílias que aqui trabalham, ou melhor, que aqui se dedicam como parceiros colaboradores nos dá cada vez mais energia e força para continuarmos. A gratidão dessa famílias é o nosso maior lucro e fonte de energia para continuarmos”.

Praticook Brumado: Alimentação saudável para você comer bem e viver bem

Com o objetivo de promover um estilo de vida leve, a Praticook possui um extenso catálogo de produtos saudáveis, com opções integrais, diet, light, low carb, detox, sem glúten e sem lactose. A loja trabalha com refeições congeladas, práticas e acessíveis, que têm todos os nutrientes necessários para uma alimentação equilibrada, além de lanches saudáveis para te ajudar a emagrecer sem sacrifícios. O conceito da marca Praticook busca incentivar o maior número de pessoas a seguir um estilo de vida saudável, com praticidade e sabor. Tudo para tornar o seu dia a dia e sua vida melhores. Nossos produtos são preparados com ingredientes selecionados e sem adição de conservantes. A ideia é comer bem para viver bem. Praticook, a sua loja de produtos saudáveis: vem ser saudável com a gente! A loja está localizada na Praça Dr. Nelson Lula, 146, centro de Brumado. Para maiores informações e disk-entrega ligue: (77) 3441-0687 / (77) 99961-0687.

Diretor comemora expansão de atuação do Ifba em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

De portas abertas para a comunidade, o campus do Instituto Federal da Bahia (Ifba) tem conseguido expandir a sua atuação no município de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o diretor Rui Santana destacou que o fato do Ifba ter aberto espaço para atender alguns eventos locais tem atraído cada vez mais o interesse da comunidade local pelas atividades desenvolvidas na instituição e, dessa forma, os jovens, como público-alvo mais desejado para formação nas áreas técnicas ofertadas, estão cada vez mais buscando ingresso nos cursos profissionalizantes disponíveis no campus. 

Diretor comemora expansão de atuação do Ifba em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O diretor detalhou que o reflexo é sentido no recorde de inscrições para o processo seletivo que já está perto de 1000 inscrições, a maior procura em todo o estado. Com isso, o campus vem buscando ampliar a sua oferta de ensino, tanto que é aguardado o início da segunda etapa das obras de construção do galpão para aulas práticas de engenharia de minas e mineração, já orçada em R$ 400 mil, e que tão logo deverá entrar no edital de publicação, na expectativa de que a execução das obras se inicie até o mês de novembro.

Dom Basílio projeta explorar turismo ecológico na Serra das Éguas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Com as obras de limpeza e desassoreamento das três barragens na região da comunidade Alto do Rosário, a administração do município de Dom Basílio está projetando a exploração futura do turismo ecológico no percurso de 06 km de estrada aberta na Serra das Éguas. Com a ajuda do guia Antônio Rosário e da engenheira Débora Pereira, a equipe de reportagem do site Achei Sudoeste percorreu parte do trecho que está sendo avaliado para a exploração do turismo dentro da extensa vegetação de caatinga, apelidada carinhosamente de “estrada do Pastim”. São vários atrativos e uma grande biodiversidade de flora e fauna regional, como pássaros, cobras e até o raro cachorro do mato, bem como os belos cactos floridos e lindas cachoeiras.

Dom Basílio projeta explorar turismo ecológico na Serra das Éguas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O guia apresentou também uma histórica rota, ou estrada comercial, construída pelos desbravadores da região há mais de 150, anos. O percurso conta com cerca de pedras, que, além de orientar o caminho, também servia para demarcar as propriedades, mantendo os animais dentro dos limites de terra de cada produtor. Seu Rosário revelou que o trecho de cerca de pedras também foi muito utilizado pelos cangaceiros para fugir da polícia da caatinga, no período conhecido como ‘tempos dos revoltosos’. O prefeito Roberval Galego, que também acompanhou a nossa equipe de reportagem pelo aventureiro rali, confirmou a intenção de explorar o turismo ecológico na localidade, porém o projeto só ganhará maior projeção após a conclusão das obras de limpeza das barragens que abastecem o município.

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou (77) 99951-4755. A matriz da clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265. Já a sua filial, na Rua Coronel Paulino Chaves, 160.

Aracatu: Homem armado é preso ameaçando populares na Rua Sebastião Partes Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Policiais militares da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) prenderam um homem armado que ameaçava pessoas na cidade de Aracatu, a 36 km de Brumado. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, o fato foi registrado na tarde do último sábado (15), na Rua Sebastião Partes.  No local, os policiais se depararam com o acusado, que ao avistar a guarnição tentou empreender fuga e arremessou a arma sobre o muro de um galpão. Entretanto, foi alcançado, imobilizado e desarmado. O homem foi encaminhado para 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), em Brumado, onde foi apresentado. As vítimas também foram conduzidas a unidade policial para registro da ocorrência. A arma que estava em posse do elemento foi apreendida.

Brumado: Cipe Sudoeste apreende drogas, celular e dinheiro no Esconso Foto: Divulgação/Cipe Sudoeste

Durante um patrulhamento ostensivo em Brumado, uma guarnição da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe Sudoeste), apreendeu drogas, celular e dinheiro na Rua José Mariano da Silva, no bairro Esconso. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, a ocorrência foi registrada na tarde deste sábado (15). Um suspeito foi conduzido a delegacia de Brumado, após dispensar a sacola com o produto ilícito. Durante a abordagem, os policiais verificaram que dentro da sacola havia sete pinos de substância análoga a cocaína.

Tanhaçu: Picape colide com motocicleta e piloto morre na hora na BA-142 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem de prenome Tiago morreu na noite deste sábado (15), na BA-142, no trecho que liga os municípios de Tanhaçu e Ituaçu, na região sudoeste da Bahia. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a vítima estava conduzindo sua motocicleta, quando foi surpreendido por uma picape S10 com placa policial de Tanhaçu. O piloto da motocicleta é natural da cidade de Barra da Estiva, morreu na hora. Sem prestar socorro, o motorista da picape fugiu do local do acidente. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) registrou a ocorrência e controlou o trânsito na rodovia. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado foi acionado e realizou a perícia. O corpo de Tiago foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsado.

Brumadense morre afogado após tentar nadar no Balneário da Gruta da Mangabeira em Ituaçu Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O brumadense Vilson Lima de Oliveira, 41 anos, morreu na tarde deste sábado (15) vítima de afogamento no Balneário da Gruta da Mangabeira, em Ituaçu, a 115 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a vítima estaria passeando no local, quando resolveu nadar nas águas do Balneário, se afogando em seguida. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas quando chegou ao local já encontrou o homem sem vida. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado já realizou a perícia. O corpo será encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Polícia de Ituaçu.

Brumado: Preço da gasolina dispara e chega a R$ 5,18 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O litro da gasolina foi reajustado para R$ 5,18 neste final de semana, nos postos de revenda do município de Brumado. Esse já é o quarto reajuste desde o final da paralisação dos caminhoneiros, que ocorreu no mês de maio. Logo após as manifestações, o litro da gasolina era vendido a R$ 4,799; com o primeiro reajuste pós-paralisação, em junho, os consumidores passaram a pagar R$ 4,899. Em julho, o valor foi de R$ 4,959. No final de agosto elevado para R$ 5,079. Já em setembro, o preço do litro do combustível disparou e está sendo comercializado a R$ 5,18.

Vitória da Conquista: Menina de 3 dias de nascida sobrevive a picada de escorpião Foto: Reprodução/Correio

Se a fé cristã acredita que Jesus Cristo viveu de novo ao terceiro dia, o mesmo se pode dizer da pequena Maria Sofia, que após três dias de nascida, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, foi picada por um escorpião-amarelo (Tityus serrulatus), espécie mais letal desse aracnídeo, e sobreviveu. Maria Sofia está entre as 15.082 pessoas que foram vítimas de picadas de escorpião de 1º de janeiro até 11 de setembro, na Bahia. Esses 15 mil casos dão uma média de 55 registros por dia. Em todo o ano passado, a média foi 58. A recém-nascida, hoje com 12 dias de vida, foi picada cinco vezes, segundo a família e o laudo médico, assinado pela pediatra Silvia Patrícia Ledo, da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral de Vitória da Conquista, onde a menina ficou internada após ser atendida no Hospital Municipal Esaú Matos. De acordo com o jornal Correio, o animal foi encontrado preso ao coto umbilical da criança, escondido dentro da fralda. Antes de ir para essas unidades, Maria Sofia ainda passou por um posto de saúde e ninguém viu o escorpião. O fato ocorreu na manhã do feriado de 7 de setembro, no conjunto habitacional Campo Verde, do programa federal Minha Casa, Minha Vida, no bairro Campinhos, periferia da cidade.

Arquivo