Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Caculé confirma primeiro caso de Covid-19, o novo coronavírus Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A secretaria de saúde de Caculé, confirmou, na noite da última sexta-feira (08), o primeiro caso da Covid-19, o novo coronavírus no município. Segundo informou ao site Achei Sudoeste, um paciente da cidade testou positivo para a doença, através de realização de teste rápido na rede privada. “Trata-se de um paciente do sexo masculino, de 24 anos, com história de viagem para áreas com casos confirmados da doença”, disse a secretaria. De acordo com a pasta, o paciente e toda sua família estão sendo monitorados pela equipe de vigilância epidemiológica e seguem em isolamento domiciliar. “Desde o dia 30 de abril, quando retornou da viagem, sem apresentar quaisquer sintomas que possam ser classificados como caso suspeito da Covid-19, o paciente está em isolamento domiciliar”. Seguindo orientações da secretaria de saúde da Bahia (Sesab), o paciente segue em isolamento e monitorado por 14 dias, não havendo necessidade de notificação nos sistemas de informação, bem como realização de testes confirmatórios por se tratar de paciente assintomático e sem vínculo clínico-epidemiológico. “Vela ressaltar que todas as medidas continuam sendo tomadas para evitar a disseminação da doença”, finalizou a nota.

Caculé confirma primeiro caso de Covid-19, o novo coronavírus Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prefeito da cidade, José Roberto Neves (DEM), o Beto Maradona, enviou vídeo a nossa reportagem e tranquilizou a população caculeense. “Estamos tudo monitorando o cidadão e toda sua família. Vamos ficar atentos durante toda a semana. Fiquem tranquilos”, afirmou o gestor.   

Sobe para 103, o número de casos descartados de Covid-19 em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A secretaria de saúde de Brumado, divulgou, no final da tarde desta sexta-feira (08), o boletim epidemiológico do Covid-19, o novo coronavírus. De acordo com a divulgação, subiu para 103, o número de pacientes que testaram negativo para a doença. Já os casos suspeitos notificados chegaram a 694. Ainda segundo o boletim, 28 pessoas estão aguardando resultados do Laboratório Central (Lacen). A capital do minério registrou oito casos confirmados, mas segundo o boletim, todos já estão curados. Nenhum paciente está internado no Centro de Atendimento ao Covid-19 e nem no Hospital Professor Magalhães Neto. A secretaria pede a participação popular para continuar contendo o avanço do vírus, adotando medidas de higiene e mantendo o isolamento domiciliar. De acordo com a Sesau, caso necessite sair de casa, use máscara.

Paciente de Vitória da Conquista com dengue hemorrágica está internado na UTI de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um paciente de Vitória da Conquista está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, com quadro de dengue hemorrágica. De acordo com informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, o paciente foi transferido da Unidade de Pronto Atendimento (Upa 24) de Conquista, para a UTI de Brumado, pois em sua cidade não havia leitos disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (Sus). A cidade de Vitória da Conquista já registrou duas mortes pela doença (veja aqui). A capital do sudoeste baiano registra mais 1,5 mil casos de doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti. No último levantamento divulgado pelo Núcleo Regional de Saúde, o município tinha 1.287 casos de dengue, 136 pessoas diagnosticadas com zika e 157 casos de chikugunya. Ao todo são 1580 pessoas infectadas com doenças transmitidas pelo aedes aegypti.

Governo de São Paulo decide prorrogar quarentena até o dia 31 de maio Foto: Sérgio Andrade

O governador João Doria (PSDB) prorrogou a quarentena em todo o estado de São Paulo até o dia 31 de maio. O anúncio foi feito no início da tarde desta sexta-feira (8) em coletiva no Palácio dos Bandeirantes, na Zona Sul da capital paulista. “Teremos que prorrogar a quarentena até o dia 31 de maio. Queremos, sim, em breve, juntos poder anunciar a retomada gradual da economia como, aliás, está previsto no Plano São Paulo. A experiência de outros países, e nós temos utilizado essas experiências aqui, mostra claramente o colapso da saúde e, quando isso acontece, paralisa tudo”, disse Doria. De acordo com o G1, o governador defendeu que a flexibilização das medidas restritivas, neste momento, prejudicaria não apenas o sistema de saúde, mas também a própria recuperação econômica do estado. “Na região metropolitana [registramos] um aumento de 760% em apenas 30 dias. Em um mês, 760%. Estamos todos atravessando o pior momento desta pandemia. Só não reconhece, vê, percebe, aqueles que estão cegos pelo ódio ou pela ambição pessoal. Autorizar o relaxamento agora seria colocar em risco milhares de vidas, o sistema de saúde e, por óbvio, a recuperação econômica”, afirmou. Com a decisão, permanecem autorizados a funcionar apenas serviços essenciais. A ampliação do isolamento se deve ao aumento do número de casos e mortes em razão do coronavírus. Atualmente, são 3.416 óbitos confirmados por exame laboratorial, um aumento de 7% em relação aos números de quinta-feira (7). O número de casos confirmados no estado é de 41.830, valor 5% superior ao registrado na quinta.

PM apreende dois ônibus com passageiros vindos de São Paulo para Livramento de Nossa Senhora Foto: Divulgação/PM

Na manhã desta sexta-feira (08), a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) interceptou, na altura do Distrito de Itanagé, na BA-152, dois ônibus que estariam se deslocando com passageiros de São Paulo para a cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Os veículos foram interceptados e conduzidos à barreira sanitária localizada no Bairro Taquarí. A Polícia Militar manteve contato com a Agerba e a Secretaria Municipal de Saúde a fim de agilizar os procedimentos necessários. Segundo informou a PM ao site Achei Sudoeste, os condutores dos ônibus e todos os passageiros passaram por atendimento médico e deverão seguir as medidas de prevenção a Covid-19, o novo coronavírus. A operação contou ainda com o apoio e colaboração da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), no pátio de onde os ônibus ficaram retidos.

TJ-BA concede liminar e suspende corte de energia em hotéis, bares e restaurantes Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) concedeu uma liminar que suspende o corte de energia elétrica em hotéis, bares e restaurantes pelo período de 120 dias. A decisão foi dada após um pedido feito pela Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (FeBHA), por causa dos efeitos da pandemia do novo coronavírus na economia, em ação contra a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba). De acordo com Silvio Pessoa, presidente da FeBHA, a decisão foi concedida na quinta-feira (7) e é retroativa. Ou seja, começa a contar desde março, quando a pandemia da Covid-19 chegou ao nosso estado, e seguirá até junho deste ano. “Essa medida vai beneficiar 4 mil hotéis e 26 mil bares e restaurantes. Lembrando que a energia é um dos três principais custos fixos de um empreendimento. O turismo foi o primeiro a ser prejudicado e será o último a ter a sua recuperação”, contou Silvio. De acordo com o G1, com isso, durante esse intervalo, ou enquanto a liminar estiver em vigor, a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) não poderá cortar a energia desses estabelecimentos e nem poderá cobrar juros quando uma negociação for feita para liquidar os pagamentos. Silvio falou ainda sobre o problema que o setor enfrenta com a demanda contratada. Muitas vezes os estabelecimentos são cobrados por algo que não consome. “[A] demanda contratada é extremamente prejudicial para os empreendimentos. A demanda contratada é quantos quilowatts você planeja consumir durante determinado período. Caso você não atinja esse consumo, ela vai cobrar o que você contratou”, contou. Por meio de nota, a Coelba disse que é uma empresa regulada e que atende as recomendações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e que apresentará recursos a essa liminar. Em relação à demanda contratada, disse que está ciente da situação e que acompanha de perto. A empresa não deu mais detalhes sobre a questão.

Brumado: Novo decreto flexibiliza abertura de restaurantes e lanchonetes, com restrição a bebidas alcoólicas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em novo decreto que ainda será publicado no Diário Oficial do Município, a prefeitura de Brumado flexibilizou a reabertura de restaurantes e lanchonetes.  Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) salientou que, basicamente, o que permanece de fora são os locais em que há venda de bebidas alcoólicas, tendo em vista que o álcool pode ser um fator preocupante nesse momento de pandemia. Fora isso, o gestor frisou que restará o retorno das aulas, previsto para o dia 1º de junho, data considerada pelo mesmo o marco zero da retomada da normalidade no município. “A partir daí, não haverá mais sobre o que deliberar. Acredito que estamos em uma reta quase que liberação de tudo”, asseverou.

Casos de infarto em casa aumentam na pandemia Foto: Thinkstock/Veja

Pesquisadores italianos revelaram que houve um aumento de 58% no número de infartos fora dos hospitais ao longo dos primeiros 40 dias da pandemia de Covid-19 no país, em comparação com o mesmo período do ano passado. O estudo conduzido pela Fundação IRCCS Policlinico San Matteo, mostrou também que o o crescimento foi ainda maior nas regiões mais afetadas pelo novo coronavírus: 187% na província de Lodi e 143% em Cremona. De acordo com a Veja, em Pavia e Mantova, onde um número menor de pessoas foram infectadas, as taxas ficaram em torno de 24% e 18%, respectivamente. As causas serão investigadas, mas duas das possíveis explicações é fato de o doente evitar ir para o hospital com medo de ficar doente pelo novo coronavírus e a resistência dos próprios hospitais em lidar com pacientes não infectados em plena epidemia.  O cenário tem sido semelhante em diversas instituições de saúde do Brasil. Diz Simone Savastano, autor do trabalho, para a publicação médica TCTMD: “Nosso sistema hospitalar estava muito sobrecarregado pela epidemia, então tentamos deixar os pacientes em casa e prescrever medicamentos em casa. Mas provavelmente não prestamos a devida atenção aos sintomas e lamentavelmente agora sabemos que é muito difícil decidir quais pacientes podem ser deixados em casa e quais precisam ser levados ao hospital”.

Guanambi: 1º quadrimestre de 2020 tem a maior redução no número de homicídios dos últimos 11 anos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O município de Guanambi, a 141 km de Brumado, contabilizou no 1º quadrimestre do ano de 2020, com registro de 02 mortes, a maior redução no número de homicídios em comparação ao mesmo período dos últimos 11 anos (2010 a 2020). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, esses dois registros do ano de 2020 representaram uma redução em torno de 78% dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) em relação à média geral mensal de 09 mortes em janeiro, fevereiro, março e abril dos anos de 2010 a 2019. Em relação ao número de homicídios ocorridos de janeiro até abril do ano passado (2019) em comparação ao mesmo período do ano de 2020 a redução foi em torno de 72%, com o registro de 07 mortes em 2019 e 02 mortes no ano de 2020. Para o Comandante do 17º BPM, diversos fatores contribuíram para essa expressiva redução, entre os quais o aumento do número de policiais nas ruas, principalmente nos horários e locais de maior incidência desse tipo de delito, diversas operações realizadas na cidade, bem como operações desenvolvidas pelo setor de inteligência do 17º BPM e um planejamento operacional com foco na redução da criminalidade na cidade.

Brumado: Condutores e passageiros de veículos serão advertidos se não estiverem utilizando máscaras Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Através de decreto, o Município de Brumado tornou obrigatório o uso de máscaras pela população para combate e enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o coordenador de educação no trânsito da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Jansen Ricardo, disse que a máscara faz parte dos dispositivos de prevenção na via em razão da pandemia. “Se eu entender que a cinta do capacete deve estar afixada para me dar garantia de sobrevivência no translado eu também devo entender que uma máscara protetiva, sendo ela lei na União, no Estado e no Município, eu tenho que usar. Sou obrigado a usar a máscara dentro dos veículos por força de lei municipal”, afirmou. A orientação, segundo ele, é de que todos os condutores e passageiros usem máscara. Caso contrário, os condutores e passageiros poderão ser advertidos ou mesmo notificados por qualquer fiscal do trânsito.

O corte de 0,75 ponto percentual na taxa básica de juros, a Selic, anunciado pelo Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, na noite desta quarta-feira, 6, surpreendeu boa parte dos agentes do mercado financeiro. A redução em si já era esperada, mas em uma escala menor, de até 0,50 ponto percentual. Foi a sétima vez consecutiva que o Banco Central revisou o indicador para baixo, agora a 3% ao ano, o menor nível da história. Com isso, espera-se que o Brasil consiga manter o nível de investimento para fomentar a economia em tempos de novo coronavírus. A autoridade monetária, no entanto, já deu indícios de que realizará ao menos um novo corte para o indicador em 2020. Segundo comunicado, a instituição “considera um novo ajuste, não maior do que o atual, para complementar o grau de estímulo necessário como reação às consequências econômicas da pandemia da Covid-19”. Sendo assim, o comitê deixa claro que deve, nos próximos encontros, reduzir a taxa de juros para até 2,25% ao ano. Diante deste cenário de incerteza, alguns analistas começam a fazer suas apostas: as projeções são, em alguns casos, de que a Selic possa cair para a faixa de 2% ao fim deste ano. Com a Selic ao menor patamar histórico, o país deve registrar, pela primeira vez na história, juro real negativo. Isso significa que a inflação, medida pelo IPCA, irá superar o juro nominal ou o valor real dos juros serão menores do que a inflação. Esse cenário implica ainda numa mudança de comportamento dos investidores individuais. Num momento em que a renda fixa perde a atratividade, especialistas acreditam que a hora exige um perfil mais arrojado no mercado de ações, por exemplo. Hoje, mais de 2,4 milhões de pessoas investem na bolsa de valores brasileira.

Guanambi: Casos de dengue aumentam e preocupa Vigilância Epidemiológica Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

De acordo com boletim epidemiológico, a cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado, possui 45 casos confirmados de dengue, a maioria no Distrito de Mutans. Além disso, são 186 notificações suspeitas. Sobre o aumento no número de casos, o diretor da Vigilância Epidemiológica Municipal, Ernivaldo Viana, disse que o trabalho de combate à dengue é contínuo e, até o momento, 53 mil imóveis cadastrados já foram inspecionados. Segundo ele, contribuiu para o crescimento o aumento do volume de chuvas e a falta de limpeza em terrenos baldios. Viana salientou ainda que a situação é preocupante tendo em vista que o índice de casos na cidade é de 05%, ou seja, a cada 100 casas, 5 tem focos do mosquito da dengue.

Simões Filho: Ambulância com pacientes capota na BR-324 Foto: Bahia10

Uma ambulância capotou na BR-324, altura de Simões Filho, cidade da região metropolitana de Salvador, na quinta-feira (7). As informações são do G1. Apesar do susto, nenhuma das pessoas que estavam no veículo teve ferimentos. A informação foi confirmada pela ViaBahia, concessionária que administra o trecho da via. Segundo a ViaBahia, o veículo pertence a prefeitura de Monte Santo, no interior baiano. Não há detalhes sobre o que provocou o capotamento, no entanto informações iniciais apontam que a situação ocorreu após o motorista perder controle da direção do veículo. Ainda de acordo com a ViaBahia, por causa do impacto, parte da ambulância ficou destruída. O veículo chegou a ficar de ponta cabeça no local, até ser retirado por um guincho.

Brumado: Quartel do Tiro de Guerra está sendo ampliado com refeitório e sala de instruções Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O quartel do Tiro de Guerra de Brumado está sendo ampliado para oferecer melhores condições aos atiradores. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Subtenente Edmundo disse que a primeira etapa das obras teve início mês de março de 2019, sendo concluída no final de ano passado. Agora, segundo ele, também com o apoio da prefeitura municipal, a instituição iniciou a segunda etapa dos trabalhos. “A prefeitura de Brumado, em parceria com o 6º Comando de Polícia Militar, tirou o telhado e colocou laje, o que nos possibilita uma futura construção na parte de cima das instalações. A parte de instalações sanitárias, que era deficiente, oferece melhores condições para os nossos soldados e visitantes”, afirmou. Segundo o Subtenente, a sala de instruções do TG também foi ampliada e a área de refeitório está sendo finalizada. “Dentre os quartéis do TG da sexta região militar, o Tiro de Guerra de Brumado está na vanguarda dessas ampliações”, frisou o Subtenente.

Casal é flagrado com 65 kg de maconha no porta-malas do carro na BR-116 Foto: Divulgação/SSP-BA

Um casal foi flagrado quando transportava 65,5 kg de maconha no porta-malas de um carro na BR-116, nesta quarta-feira (6). A apreensão foi realizada pela Companha Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga, nas proximidades da cidade de Chorrochó. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP), a droga estava distribuída em 12 pacotes, escondidos na mala do carro. De acordo com o comandante da Cipe Caatinga, major Adriano Dias, o motorista ficou bastante nervoso durante abordagem em uma blitz e acabou levantando suspeitas. A polícia ainda apreendeu R$ 860 em espécie, um relógio e dois celulares. Os dois foram autuados por tráfico de drogas e associação criminosa.

SMTT intensifica ações em Brumado devido à campanha do Maio Amarelo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Neste ano, a campanha Maio Amarelo de 2020, de prevenção e segurança no trânsito, tem como tema “Perceba o risco, proteja a vida”. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o coordenador da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Jansen Ricardo, explicou que, devido à pandemia do coronavírus, o Departamento Nacional de Trânsito determinou que todas as ações da campanha sejam promovidas de maneira virtual, através das redes sociais e da mídia. Segundo ele, as ações presenciais foram adiantadas para o mês de setembro. “Estamos estabelecendo junto com o Departamento Estadual de Trânsito e o Departamento Nacional de Trânsito as ações que serão mês a mês desenvolvidas em prol da conscientização do cidadão, sendo ele pedestre, passageiro ou condutor”, frisou. Nesse ano, especificamente por conta do coronavírus, o coordenador salientou que a campanha tem um papel ainda mais importante no sentido de evitar a sobrecarga do sistema de saúde. “A gente procura conscientizar o cidadão pra que possamos minimizar e evitar um futuro acidente de trânsito”, completou. Já o coordenador de fiscalização, João Paulo, acrescentou que, devido ao momento tenso vivido em todo país, o Conselho Nacional de Trânsito estabeleceu a interrupção de alguns prazos para recursos e a SMTT tem que cumprir essas determinações. “Ainda não há uma data para que esses prazos retornem, mas a preocupação da SMTT, da coordenação em si e do Município é de proteger o povo de Brumado. O Maio Amarelo vem pra fortalecer”.

Bahia registra 62 novos casos de coronavírus e chega a 4.528 pessoas infectadas

A Bahia registrou, nas últimas horas, 62 novos casos confirmados de coronavírus. De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde (Sesab) no início da noite desta quinta-feira (7), o estado totaliza 4.528 pessoas contaminadas com a doença, com 165 mortes, cinco a mais do que os números apresentados na última quarta-feira (6).

Brumado: Delegado fala sobre prisão de acusado de feminicídio no estado de Minas Gerais Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O caminhoneiro acusado de matar a própria esposa na cidade de Brumado foi preso na zona rural de Verdilândia, no estado de Minas Gerais, após meses foragido (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o delegado da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), Arilano Botelho, informou que o caso aconteceu em setembro do ano passado e, desde então, a polícia estava empenhando todos os meios necessários para localizar o indivíduo. Com o apoio da Polícia Civil de Minas Gerais, o delegado salientou que uma equipe da coordenadoria foi deslocada até o local, onde o mesmo foi preso. “É uma vitória da Polícia Civil, para o povo de Brumado e para todos que estão envolvidos diretamente nessa situação trágica. Foram meses de investigação”, relatou. Botelho informou ainda que foram utilizados drones na operação de localização do indivíduo, tendo em vista se tratar de lugar de difícil acesso. “Ele estava desarmado e sozinho na casa. Foi tudo muito rápido. Quando ele deu por si, a casa já estava cercada e ele se entregou”, afirmou. Com o acusado, foram encontrados diversos documentos, retirados no Pará, em nome de Olivério, o que indica, segundo o delegado, que ele estaria tentando levar uma vida normal no estado de Minas. O acusado responderá pela prisão em flagrante em Minas e, posteriormente, será transferido para Brumado, onde cumprirá a pena.

Brasil tem 9.146 mortes e 135.106 casos confirmados de novo coronavírus

O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (7) o balanço dos casos de novo coronavírus no Brasil. Os principais dados são: 9.146 mortes, eram 8.536 mortes na quarta-feira (6). Foram 610 mortes confirmadas em 24 horas. 135.106 casos confirmados, eram 125.218 na quarta-feira (6). Foram 9.888 casos novos confirmados.

Completada primeira fase das obras de construção da policlínica regional de saúde em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A primeira etapa das obras da Policlínica Regional de Saúde de Brumado chegou ao fim. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Marcelo Alves, supervisor das obras, explicou que, nesse primeiro momento, foram concluídos os serviços de terraplanagem e parte da fundação. “A Policlínica engloba cerca de 25 consultórios, uma área grande de imagem, a parte de ressonância magnética, raio-X, tomografia, eletrocardiograma, eletroencefalograma, ultrassonografia, mamografia e teste de ergometria”, enumerou. 

Completada primeira fase das obras de construção da policlínica regional de saúde em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em razão da pandemia, Alves frisou que os operários estão se revezando em turnos a fim de evitar aglomeração, bem como fazendo uso de máscara, sabonete líquido e álcool gel para cumprir as medidas sanitárias e de higiene preconizadas pelo Ministério da Saúde. O supervisor estimou que a obra deverá ser entregue dentro do prazo estimado.

Brumado registra 94 casos confirmados de dengue e notificações já passam de 500 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A cidade de Brumado está em estado em alerta com o número crescente de casos de dengue. O boletim divulgado esta semana pela Vigilância Epidemiológica aponta 94 pessoas infectadas, sendo que 09 apresentam sintomas graves da doença. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o boletim aponta ainda que, no geral, há 514 notificações suspeitas - 60 foram descartados e 351 ainda aguardam análise laboratorial. A chikungunya tem 01 caso confirmado e outro ainda em análise, e a Zika possui 02 casos confirmados e outros 04 aguardando resultado. Dentre as localidades mais afetadas está o Bairro Santa Tereza, com 19 pacientes com dengue. Agentes da vigilância epidemiológica e agentes comunitários de saúde têm somado esforços na abordagem da comunidade, alertando quanto às medidas de prevenção contra o aedes-aegitpy. A prefeitura também passará a adotar medidas disciplinares a proprietários de terrenos baldios que estejam com mato alto, lixo e entulho servindo de berçário para proliferação do mosquito transmissor.

686 casos suspeitos são notificados de coronavírus em Brumado

A secretaria de saúde de Brumado, divulgou, na noite desta quinta-feira (07), mais um boletim epidemiológico da Covid-19, o novo coronavírus na cidade. De acordo a publicação, 686 casos suspeitos da doença já oram notificados. Ainda segundo o boletim, 25 pacientes estão aguardando resultados do Laboratório Central (Lacen). 97 pessoas testaram negativo para o vírus. O município tem oito casos confirmados, mas segundo o boletim, todos já estão curados. Nenhum paciente está internado no Centro de Atendimento ao Covid-19 e nem no Hospital Professor Magalhães Neto. A secretaria pede a participação popular para continuar contendo o avanço do vírus, adotando medidas de higiene e mantendo o isolamento domiciliar. De acordo com a Sesau, caso necessite sair de casa, use máscara.

STJ torna réus 4 desembargadores e 3 juízes por venda de decisões na Bahia Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu nesta quarta-feira (6), por unanimidade, tornar réus quatro desembargadores e três juízes do Tribunal de Justiça da Bahia e mais oito pessoas supostamente envolvidas em um esquema de compra e venda de decisões judiciais. Segundo os relatórios da operação Faroeste, deflagrada em 2019, as sentenças eram relacionadas a disputadas de terras na região oeste do estado. De acordo como G1, a decisão foi tomada na primeira sessão de julgamento por videoconferência da Corte. Os ministros se reuniram virtualmente em razão da pandemia da Covid-19. Relator do caso, o ministro Og Fernandes afirmou no voto que há “justa causa” para o recebimento da denúncia. Entre os crimes apurados, estão organização criminosa e lavagem de dinheiro. Com a decisão, quatro desembargadores passam a responder a processos criminais: Gesilvaldo Britto, Maria do Socorro Barreto Santiago (ambos, ex-presidentes do tribunal), José Olegário Monção e Maria da Graça Osório. Também foram tornados réus três juízes de direito: Marivalda Moutinho, Marcio Reinaldo Miranda Braga e Sérgio Humberto Sampaio. Foram incluídos em ações criminais, ainda: Antônio Roque do Nascimento Neves, Júlio César Cavalcanti Ferreira, Karla Janayna Leal Vieira, Adailton Maturino dos Santos, Márcio Duarte Miranda, Geciane Souza Maturino dos Santos, José Valter Dias e Joílson Gonçalves Dias.

Vigilância Epidemiológica reporta 197 casos confirmados de dengue em Caetité Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Neste ano, a equipe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Caetité, a 100 km de Brumado, já registrou 197 casos confirmados de dengue na cidade - três desenvolveram a forma mais grave, com quadro de queda de plaquetas. O número vem determinando ações pontuais de controle do mosquito transmissor, a exemplo da programação de borrifação com agente inseticida. Agentes comunitários de endemias e saúde também realizaram campanha de conscientização para o combate aos focos do aedes aegypti, com a fixação de cartazes em pontos estratégicos da cidade.

Vitória da Conquista: Casal com três filhos passa por dificuldades após mãe dar à luz trigêmeos Foto: Reprodução/TV Bahia

Um casal, que mora na cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, que tinha três filhos passa por dificuldades após a mãe dar à luz a trigêmeos. Sem poder contar com a ajuda da família, por conta do isolamento social, o marido de Simone, que é autônomo, teve de parar de trabalhar para ajudar com as crianças. Simone e Cesar já tinham três filhos, dois meninos e uma menina quando ela engravidou pela quarta vez. Foi uma gestação desejada e planejada, já que eles queriam mais uma menina para completar a família. Entretanto, o que eles não planejavam aconteceu: três filhos de uma vez só. “No momento, desmaiei né? Porque a gente nunca espera. Esperávamos só um, porque na família não tem casos de gêmeos e trigêmeos”, disse Simone Ferreira. A notícia chegou literalmente como um presente de natal, no dia 24 de dezembro do ano passado. Depois disso, Simone, que também era autônoma, teve que parar de trabalhar. “Como era gravidez de alto risco, então tem todo um procedimento. Eu tive que parar de trabalhar, tive que ficar em casa de repouso, por conta deles, porque se não eles nasceriam prematuros, tanto que eu fiquei internada por 27 semanas”, contou. Miguel, Esther e Miqueias nasceram no dia 4 de março, mas só tiveram alta 15 dias depois, bem no começo da pandemia. As despesas mais que triplicaram, por isso a família teve de contar com a ajuda de desconhecidos, pessoas que eles chamam de anjos, que criaram um grupo no WhatsApp para ajudar com doações de leite, fraldas e mantimentos. Mesmo com toda ajuda que a família vem recebendo, as despesas são grandes. Só de fralda, são 40 por dia. Além das seis latas do leite especial que os bebês tomam por semana. Cada uma sai em média por R$ 40. “O que mais importa agora é a fralda, o leite, porque a demanda é muito grande. São seis latas por semana, são 40 fraldas por dia, então a demanda é muito grande para eles", contou a mulher.

Arquivo