Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Brumado: 34ª CIPM realiza campanha Patrulha Solidária para arrecadação de alimentos e produtos de higiene Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em uma campanha denominada Patrulha Solidária, a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) está arrecadando doações de alimentos não perecíveis e de produtos de higiene, os quais serão entregues, posteriormente, a famílias carentes na região. Os interessados em colaborar podem entregar as doações na sede da 34ª CIPM/Brumado (Comando), na sede dos Destacamentos PM ou diretamente aos policiais militares.

Covid-19: Com 69 casos em monitoramento, prefeito de Caculé suspende quarentena do comércio Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em decreto publicado na quarta-feira (01), o prefeito de Caculé, José Roberto Neves (DEM), o Beto Maradona, autorizou a reabertura do comércio na cidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o gestor disse que o decreto prevê, durante os atendimentos, a adoção de diversas medidas de higiene e sanitária com vistas a impedir a propagação do vírus. Segundo ele, os comerciantes deverão utilizar máscaras e disponibilizar álcool gel para os consumidores, bem como manter um distanciamento seguro entre as pessoas. “Vamos continuar em estado de emergência em saúde, mas liberando aos poucos e com certas restrições”, ponderou. 

Covid-19: Com 69 casos em monitoramento, prefeito de Caculé suspende quarentena do comércio

No momento, a cidade possui 228 casos de pessoas que chegaram de viagem de locais suspeitos ou confirmados de coronavírus. Desse número, 69 estão sendo monitoradas de perto pela Secretaria de Saúde, porém ainda não há nenhum caso confirmado em Caculé. Apesar da reabertura do comércio, o prefeito aconselhou as pessoas a se manterem em isolamento social e a lavarem as mãos com frequência. “Estamos preocupados porque há casos confirmados em cidades vizinhas. Mas, nós como gestores, sofremos uma pressão muito grande e a gente sabe que o comércio precisa funcionar. Com a reabertura do comércio e a circulação de pessoas, a gente sabe que não estamos livres de aparecer algum caso”, declarou. Por fim, Maradona criticou o Governo do Estado por não dar o devido apoio, em termos de estrutura, para a região sudoeste nesse momento de pandemia. “Me preocupa muito essa decisão, mas as pessoas precisam voltar as suas atividades normais. Se surgir alguma coisa, a gente revoga o decreto”, avaliou.

Sobe para 295, o número de casos suspeitos de Covid-19, em Brumado

Em novo boletim divulgado na tarde desta quinta-feira (02), a secretaria de saúde do município de Brumado, atualizou os dados de Covid-19, o novo coronavírus. De acordo com a secretaria, subiu para 295, o número de casos suspeitos do vírus. Já os casos confirmados foram mantidos em cinco. 07 já foram descartados e 12 aguardam resultados do Laboratório Central (Lacen). A secretaria pede a participação popular para conter o avanço do vírus, adotando medidas de higiene e mantendo o isolamento domiciliar.

Vacina contra covid-19 está perto de ser testada em humanos em Israel Foto: iStock

Uma equipe de cientistas israelenses disse que está a poucos dias de completar a produção de uma vacina oral para o novo coronavírus. A expectativa é que o teste em humanos comece no dia 1º de junho. Em entrevista ao jornal The Jerusalem Post, o doutor Chen Katz, líder do grupo de biotecnologia Migal, disse que o componente ativo da vacina ficará pronto em pouco tempo. “Nós estamos nos estágios finais e em poucos dias nós teremos as proteínas - componente ativo”, contou. Os pesquisadores passaram os últimos quatro anos desenvolvendo uma vacina para o vírus da bronquite infecciosa (IBV), que causa uma doença brônquica que afeta aves. A eficácia da vacina foi comprovada em ensaios pré-clínicos realizados no Instituto Veterinário. O combate ao coronavírus seria uma adaptação da pesquisa. Um estudo feito em galinhas mostra que o vírus tem características genéticas similares ao covid-19. Os pesquisadores agora tentam completar a vacina em até três semanas e, se os resultados forem positivos, é possível que ela chegue ao mercado em 90 dias.

Rui Costa anuncia pagamento de contas de água para famílias no cadastro social Foto: Reprodução/Youtube

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), anunciou em coletiva concedida no início da tarde desta quinta-feira (2) que o estado pagará as contas de água de famílias que estão no cadastro social da Embasa e consomem menos de 25 metros cúbicos durante o mês. A medida é uma das ações voltadas para socorrer a parcela mais pobre da população dos efeitos econômicos provocados pela pandemia de coronavírus. Segundo Rui Costa, a medida será adotada nos próximos três meses e deve atingir 860 mil pessoas em todo o estado. “Nós vamos enviar para a Assembleia um projeto de lei garantindo o pagamento das famílias que estão no cadastro social e que tem esse consumo. Terão a conta paga pelo governo por 90 dias. Isso significa recurso imediato nas mãos das pessoas. Sei que muita gente fala que está suspenso o corte, mas as pessoas que precisam de água e energia pensam que depois de 90 dias podem ter a água e energia cortada. O governo assumiu que vai pagar essas contas. Estamos falando de 860 mil pessoas beneficiadas”, disse o governador. O governo do estado já havia anunciado na última quarta-feira (1) que pagaria a conta de luz de famílias com consumo inferior a 80 quilowatts também por 90 dias.

Brumado: Polícia Militar prende homem que tentou 'martelar' o pai e a mãe no Bairro das Flores Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última segunda-feira (30), de acordo com boletim de ocorrência registrado na delegacia local, o filho tentou agredir o pai e a mãe, que são idosos, no Bairro das Flores, em Brumado. Ele tentou agredir ambos usando um martelo porque queria dinheiro para comprar drogas. No relato do pai, ele e sua esposa dormiam no quarto, momento em que o filho entrou e tentou desferir golpes com um martelo. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o casal conseguiu fugir e acionar a polícia. Em depoimento ao delegado de plantão, a vítima disse que o filho conseguiu levar o seu relógio avaliado em R$ 700. Uma viatura do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) foi acionada e, após buscas no bairro, o suspeito foi encontrado na região do Mercado Municipal. Ele foi conduzido à delegacia para adoção das medidas cabíveis.

Coronavírus: Estudo prevê falta de leitos e equipamentos no Brasil para o dia 21 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um estudo divulgado em plataforma científica assinado por especialistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e pelo secretário Nacional de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira, aponta cenários com possíveis medidas que podem precisar ser tomadas pelo governo federal no combate à pandemia do coronavírus Sars-Cov-2 no Brasil. O artigo foi publicado como prévia (pré-print) em plataforma que reúne pesquisas ainda não divulgadas em revistas científicas, ou seja, que ainda não foram revisadas por outros cientistas que fazem parte dos comitês das publicações. O texto alerta para a falta de recursos de saúde no país já no começo de abril, para a possibilidade de o governo requisitar o controle de leitos de hospitais privados, a necessidade de produção de insumos e de mobilização grandes formadores de opinião por uma mensagem única para conter a epidemia. Em 20 de março, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, já havia afirmado que os casos da Covid-19, doença causada pelo coronavírus, deveriam disparar no país entre os meses de abril e junho.

Eleições 2020: Nilo Coelho recebe apoio de três vereadores da base do prefeito de Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Em Guanambi, a 141 km de Brumado, três vereadores vão mudar de partido até o fim de semana para apoiar o ex-governador e ex-prefeito Nilo Coelho (DEM), que tentará retornar ao cargo de prefeito. Os reforços são: os vereadores Carlos Jackson (PDT), Loló, Fausto Azevedo (PSB) e o presidente da câmara, Zaqueu Rodrigues (PDT). O destino dos três será o Democratas (DEM), mesmo partido de Nilo e do prefeito de Salvador ACM Neto, atual presidente nacional da sigla, e de Rodrigo Maia, deputado federal pelo Rio de Janeiro e presidente da Câmara dos Deputados. Os três faziam parte até então da base de apoio do prefeito Jairo Magalhães (PSB). Zaqueu deve concorrer à reeleição ou pode até mesmo ser indicado como candidato a vice-prefeito na chapa de Nilo. Fausto também deve tentar mais um mandato - ele vai deixar sua cadeira na Câmara e voltar à suplência com a exoneração de Hélio Pereira (PSD), o Lelé, da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Já Loló, no terceiro mandato, não deve ser candidato e dedicará seu apoio à candidatura de seu filho Diego Pi. A adesão dos vereadores ao projeto político de Nilo Coelho deve enfraquecer consideravelmente as pretensões de Magalhães de conquistar a reeleição.

Católicos acompanham missas através das redes sociais e via rádio em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, por conta das medidas de contenção e enfrentamento ao coronavírus, as missas e eventos religiosos foram suspensos a fim de impedir a aglomeração de pessoas. Em entreivst aao site Achei Sudoeste, o Padre Cléo, que faz parte da Paróquia do Bom Jesus, disse que, nesse período de quarentena, as missas e demais celebrações estão sendo transmitidas via live, através do Facebook, e também pela Rádio Nova Vida, na 87,9 FM. “Assim vai acontecer durante toda Semana Santa porque não tem outra alternativa. Convidamos os fiéis para, nos horários das celebrações, estarem em família acompanhando e celebrando”, declarou. Para o pároco, essa é uma fase de adaptação em que os fiéis são convidados a vivenciar uma igreja doméstica. “A resposta está sendo bastante positiva”, completou. A comunidade católica deverá colocar um ramo na frente de suas casas para celebrar o Domingo de Ramos e, simbolicamente, estar em comunhão.

Estado da Bahia vai pagar conta de luz de 677 mil baianos nos próximos três meses Foto: Carol Garcia/GOVBA

Um anúncio feito pelo governador Rui Costa (PT), na última quarta-feira (1º), garantiu duas boas notícias para os baianos. Em função da crise gerada pelo novo coronavírus, o Estado vai assumir, pelos próximos 90 dias, o pagamento da conta de luz de mais de 677 mil pessoas que tenham Cadastro Social e consumam até 80 kilowatt (kW) por mês. Além disso, após atualização da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), a Bahia passou a registrar 34 pacientes curados da Covid-19, o que representa quase o dobro do número informado no último boletim divulgado pelo órgão. De acordo com Rui, um projeto de lei que viabiliza a ação será enviado, já nesta quinta-feira (2), para a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). “Espero que esse projeto seja aprovado o mais rápido possível. Trata-se de mais uma iniciativa para ajudar quem mais precisa, pessoas em situação de extrema pobreza. Todo aquele consumidor que, atualmente, consome até 80kW por mês terá a conta de energia elétrica paga pelo Governo do Estado durante 90 dias. Ao todo, são 677.524 mil ligações, ou seja, mais de 677 mil famílias baianas ajudadas por essa iniciativa e com o dinheiro economizado pelos próximos três meses”, informou. O governador reforçou que, mesmo chegando a 34 pacientes curados do novo coronavírus, as medidas de proteção à vida devem continuar. “É importante que todos fiquem em casa e saiam apenas se for absolutamente necessário”, concluiu.

Casal é preso suspeito de traficar drogas em frente a sua residência na cidade de Igaporã Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na última terça-feira (31), denúncia de populares aponta que um casal de ambulantes estaria traficando drogas em frente à própria residência, na cidade de Igaporã, a 163 km de Brumado. Segundo informou a polícia militar ao site Achei Sudoeste, no local, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) localizou a dona da casa portando pequena quantidade de maconha. Em busca realizada no imóvel, a polícia encontrou duas sacolas contendo ao todo 74 buchas de maconha prontas para comercialização, além de mais R$ 170 provenientes de comercio ilícito. O casal foi conduzido à delegacia em Guanambi.

Caminhão-baú com carga avaliada em R$ 1 milhão é recuperado pela PRF na BR-116 Foto: Divulgação/PRF

Um caminhão-baú que transportava carga de derivados do leite foi recuperado por policiais da Polícia Rodoviária Federal (PRF) nesta quarta-feira (1º), na BR 116, trecho do município de Canudos, no norte da Bahia. Segundo a PRF, a carga é avaliada em R$ 1 milhão de reais. A Polícia Rodoviária Federal informou que agentes do órgão faziam uma fiscalização na rodovia, quando a seguradora da carga do caminhão entrou em contato para relatar o roubo. A empresa informou que um caminhão com placa de Uruaçu (GO) havia sido alvo de assalto na região. A carreta tracionava dois semirreboques e transportava uma carga de derivados de leite. Durante as buscas, de acordo com a PRF, o motorista, que estava em assustado, foi encontrado no acostamento. Ele informou aos policiais que foi surpreendido pelos assaltantes, que fizeram disparos de arma de fogo no painel frontal do caminhão. O homem também disse que conseguiu parar o veículo e fugir. A Polícia Rodoviária Federal informou que o caminhão-baú foi encontrado na altura do KM 131. A mercadoria estava intacta dentro do compartimento de carga. Os policiais continuaram fazendo buscas na região à procura dos autores do crime, mas, até a última atualização desta reportagem, eles não haviam sido encontrados.

Prefeito de Caculé determina reabertura do comércio Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em decreto publicado nesta quarta-feira (01), o prefeito da cidade de Caculé, José Roberto Neves (DEM), o Beto Maradona, autorizou, a partir desta quinta-feira (02) a retomada de todas as atividades privadas que não tenham sofrido impedimento ou restrições do Governo Federal ou do Governo Estadual, desde que respeitadas as regras sanitárias e de higiene. Ficam mantidas as regras para que não haja aglomeração de pessoas no mesmo local. Os estabelecimentos comerciais em geral deverão funcionar até às 18h; já padarias e supermercados até às 19h. Restaurantes, lanchonetes, sorveterias e bares poderão funcionar até às 22h, sem aglomerações, com, no máximo, 4 pessoas por mesa e distanciamento de 2 metros entre as mesas. As feiras livres também estão autorizadas a funcionar para abastecimento ao público. As aulas, por sua vez, permanecem suspensas até o dia 12 de abril. A medida visa, segundo o prefeito, conciliar as medidas de prevenção ao coronavírus com a manutenção da economia.

Preso é encontrado morto no Conjunto Penal de Jequié Foto: Divulgação/Seap

Um detento foi encontrado morto no Conjunto Penal de Jequié, no sudoeste da Bahia, por volta das 16h de terça-feira (31). Segundo a direção da instituição, o corpo de Fábio Pereira de Andrade, 48 anos, apresentava ferimentos nos braços e nas costas. Informações iniciais apontam que o crime pode ter sido motivado por envolvimento com o tráfico de drogas ou por homofobia. Fábio já tinha passagens por tráfico e, nesta última vez, tinha sido preso em outubro de 2019. De acordo com o G1, o corpo foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) da cidade.

Guanambi: PM e Vigilância Sanitária fazem ação de fiscalização em bares abertos irregularmente Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No último dia 28 de março, a Prefeitura Municipal de Guanambi, a 141 km de Brumado, editou o Decreto nº 713, que determinou diversas medidas restritivas com o objetivo de prevenir a propagação do coronavírus através do isolamento social. Dentre essas medidas está o fechamento de bares na cidade de Guanambi. No entanto, muitos desses estabelecimentos comerciais, na sede e na zona rural, continuam burlando o decreto municipal. Por conta disso, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Sanitária e o 17º Batalhão de Polícia Militar, resolveu endurecer a fiscalização dos bares através de uma blitz conjunta nos próximos dias. Os bares que forem flagrados abertos ao público serão interditados e seus proprietários serão presos e conduzidos à delegacia pela prática do crime de infringir determinação do poder público, com pena de um a três meses de detenção.

Brasil tem 244 mortes e 6.931 casos de Covid-19 Foto: Pedro Teixeira/Agência O Globo

O número de pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus no Brasil subiu para 6.931 e o total de mortes chega a 244. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde na quarta-feira (01). No último balanço do governo, na terça-feira (31), o total de infectados chegava a 5,717 e 201 mortes confirmadas.

Sindicato dos Bancários cobra medidas contra contaminação nas filas das agências em Brumado e região Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na quarta-feira (1°), o Sindicato dos Bancários enviou ao poder público de Vitória da Conquista, Brumado, Itapetinga, Livramento de Nossa Senhora e Poções um novo ofício cobrando medidas de enfrentamento à aglomeração de pessoas nas agências bancárias da região. No documento, a diretoria reitera que se os órgãos responsáveis não garantirem, conforme as recomendações do Ministério da Saúde, uma distância de, no mínimo, dois metros na fila - caso os clientes não tenham máscara - ou de um metro - se estiverem usando -, o risco de contaminação é altíssimo. Nos cinco municípios citados, conforme salientou, enormes filas continuam se formando nas unidades bancárias, já que as medidas de fechamento parcial do comércio não incluíram os bancos. No último dia 23, o sindicato já havia encaminhado ofícios às prefeituras solicitando providências que evitassem a aglutinação de pessoas nos bancos, mas não obteve resposta.

Bahia tem 29 novos casos e número de infectados pelo coronavírus chega a 246 Foto: Rubens Fraulini/Itaipu

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou, no final da tarde desta quarta-feira (1º), mais 29 novos casos de contaminação pelo novo coronavírus no estado. Com isso, o total de casos confirmados no estado totaliza 246, o que representa 3,8% do total de casos notificados. A primeira morte no estado foi registrada no domingo (29). E a segunda morte ocorreu na segunda-feira (30). Até o momento, 1.763 casos foram descartados. Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 17 horas desta quarta-feira (1º). Ao todo, 34 pessoas estão curadas e 33 estão internadas. Ainda de acordo com a Sesab, de 27 a 01/04, 141 pacientes com suspeita de Covid-19 estão internados em hospitais do estado. Em comparação ao boletim de segunda-feira (31), houve uma queda, quando tinha 149 casos. Esse número segunda-feira correspondia a 92.

PRE apresenta balanço do mês de março nas rodovias estaduais de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Companhia Independente de Policiamento Rodoviário de Brumado divulgou nesta terça-feira (01) o balanço de acidentes do mês de março, nas rodovias de acesso à região. Segundo o balanço enviado ao site Achei Sudoeste, durante todo o mês, os policiais intensificaram as ações nos diversos postos de fiscalização e controle de trânsito, além de abordarem com foco no enfrentamento ao tráfico de drogas, armas de fogo e uso de bebida alcoólica. Nesse período, segundo o balanço, foram registrados 32 acidentes com 04 mortes. Em relação ao mesmo período do ano anterior, a PRE registrou o mesmo número de acidentes totais, porém com um aumento de 02 mortes. A maioria aconteceu na região de Brumado e na região de Sussuarana. Pelo segundo mês consecutivo, destaca-se o baixíssimo número de acidentes na Serra do Marçal: apenas 01. Isso se deve, segundo a CIPRV, as ações de Pit Stop pela Vida. Na condição das vítimas de acidentes, apenas 01 foi considerado grave.

Coronavírus: Mercado Municipal de Brumado funcionará aos sábados até o meio dia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em nota técnica enviada ao site Achei Sudoeste, a Secretaria de Saúde de Brumado determinou que o Mercado Municipal deverá abrir aos sábados apenas até o meio dia, devendo permanecer fechado durante o restante do final de semana, reabrindo-se, normalmente, às segundas-feiras. A medida leva em consideração que, nos dias de isolamento social determinados, não houve fluxo significativo no local. No final de semana, deverá ser evitada a circulação interna de transeuntes, os quais muitas vezes não estão lá para adquirir alimentos.

Covid-19: Secretário de Saúde de Conquista reconhece que números reais devem ser bem maiores que os oficiais Foto: Divulgação/PMVC

Após as declarações ao site Achei Sudoeste do secretário de saúde de Brumado, Cláudio Soares Feres, da existência de muita subnotificação de casos de Covid-19, o novo coronavírus, em Vitória da Conquista, a prefeitura local se pronunciou. De acordo com Alexsandro Nascimento Costa, secretário de saúde de Conquista, ele reconhece a possibilidade. “É uma realidade esse tipo de situação em todas as cidades do mundo, eu também acredito que exista subnotificação, em Vitória da Conquista (…) é uma realidade que não está posta só para Conquista, é para todos os lugares dessa pandemia, não há sistema que consiga”, pontuou Costa em entrevista coletiva à imprensa. Segundo o Blog do Caíque Santos, Alexsandro disse ainda que a oferta de exames para Conquista é limitada em função de vários fatores. “O próprio Ministério esclarece essa limitação que existe na disponibilidade dos exames, na entrega dos resultados. Lá no Instituto Adolfo Lutz, tem 16.000 exames por fazer. A característica da doença, ela é tão severa do ponto de vista da propagação, que este sistema acaba sendo insuficiente, lógico que você vai ter subnotificação”.  No momento, a cidade tem 181 casos notificados; 78 descartados; 66 aguardando resultado; 36 aguardando coleta e um caso confirmado de coronavírus.

Brumado: Com escola em quarentena, mãe mantém rotina de aulas com o filho em casa Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Mesmo com a suspensão das aulas em Brumado, muitas famílias têm seguido uma rotina de atividades com as crianças em casa. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Norma Sandra disse que procura manter, todos os dias, uma rotina de estudos com o filho Filipe Amorim, de 5 anos, para que ele não perca o hábito de aprender. Com o auxílio de um quadro branco, ela incentiva o pequeno Felipe com atividades escolares, jogos e brincadeiras. “Também busco atividades em diversos livros que eu tenho em casa de educação infantil. Sempre procuro variar os conteúdos”, relatou. Segundo ela, as atividades são enriquecidas com brincadeiras e jogos para estimular o aprendizado. “Não é só passar a matéria, é fixar. E nada melhor pra fixar esses conteúdos do que usar o lúdico. Ele gosta muito e se envolve mais. Muitas vezes, ele até pede tarefinhas ou atividades pra fazer”, contou. Para o Filipe, mesmo com saudades da escola, a mãe é uma excelente professora.

Brumado tem 5 casos confirmados de Covid-19

A secretaria de saúde de Brumado, confirmou, no final da tarde desta quarta-feira (01), mais um caso que testou positivo para o Covid-19, o novo coronavírus. Com isso, o município chega ao quito caso confirmado do vírus. De acordo com a pasta, o número de casos notificados suspeitos subiu para 269. 07 foram descartados. Segundo o boletim, 11 resultados são aguardados o envio dos resultados pelo Laboratório Central (Lacen) de Salvador. A secretaria pede a participação popular para conter o avanço do vírus, adotando medidas de higiene e mantendo o isolamento domiciliar.

Brumado: Médica é afastada junto com equipe de Unidade Básica de Saúde após contrair Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma médica que trabalha em uma unidade de saúde de Brumado é uma das pacientes infectadas pelo coronavírus no município. A informação foi confirmada na última terça-feira (31). A prefeitura informou que a médica atende na Unidade Básica de Saúde Joaquim de Castro Donato e foi afastada. A equipe que trabalhava com ela também foi afastada das atividades e deve ficar isolada. A prefeitura não detalhou quantas pessoas foram afastadas, mas disse que a unidade de saúde foi isolada na terça e assim permanecerá pelo período de 14 dias. A secretaria de saúde solicitou que todos os pacientes que foram atendidos pela médica entre os dias 16 a 23 de março mantenham o isolamento. O isolamento social será mantido pela prefeitura de Brumado, que possui quatro casos do Covid-19.

Covid-19: Ministério da Saúde e CNJ autorizam sepultamentos sem atestado de óbito Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Diante do alastramento dos contágios pelo novo coronavírus, o presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Dias Toffoli, e o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, assinaram nesta terça-feira, 31, portaria que autoriza o sepultamento e cremação de pessoas sem a necessidade de um atestado de óbito. A medida ocorre após o próprio Mandetta ter afirmado a governadores de Estado que o momento é de preparar funerárias para o provável aumento no número de vítimas fatais da Covid-19. A portaria, à qual a Revista Veja teve acesso, deve ser publicada nas próximas horas, e especifica, por exemplo, que estabelecimentos de saúde poderão enviar pessoas para sepultamento ou cremação sem certidões de óbito “na hipótese de ausência de familiares ou pessoas conhecidas do obituado ou em razão de exigência de saúde pública”. Entre as justificativas da medida estão a “necessidade de uniformização nacional do protocolo de anotação da causa mortis relacionada às doenças respiratórias no preenchimento das Declarações de óbitos por todos os serviços de saúde do País” e a constatação de que deve se “providenciar o sepultamento em razão dos cuidados de biossegurança, a manutenção da saúde pública e respeito ao legítimo direito dos familiares do obituado providenciarem a inumação [enterro]”.

Arquivo