O cabo da Polícia Militar Carlos Moreira de Freitas Júnior, da 64ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/ Feira de Santana), ganhou uma medalha de ouro no Campeonato Sul-Americano de Fisiculturismo, que aconteceu no Equador. Com a conquista, ele vai representar o Brasil no Mundial da Espanha, em dezembro desse ano. Carlos Alberto é paratleta - ele sofreu um acidente em 2017 que o deixou paraplégico. Ele é primeiro PM cadeirante na ativa da história da Polícia Militar. Já foi tricampeão baiano e brasileiro, além de campeão da Arnold Classic Brasil e medalhista de prata do Sul-Americano da Argentina, em 2017. De acordo com o Correio, ele entrou na PM como soldado e trabalhava em Rádio Patrulhamento Operacional, levando uma vida ativa e muito esportiva. Em dezembro de 2007, sofreu um acidente de carro em que perdeu o único irmão e um amigo. Cinco dias depois do acidente, internado na UTI, ele acordou e descobriu as perdas que tinha sofrido e também que não poderia mais mexer as pernas. “Com sete meses depois do acidente fui internado no Hospital Sarah, em Salvador, para reabilitação, e lá conheci vários esportes adaptados”, conta. Depois de ter alta, voltou logo a praticar musculação e se dedicou ao esporte.
Os carteiros aderiram ao movimento nacional e estão em greve, por tempo indeterminado, na cidade de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o delegado sindical Jarbas Barbosa Caíres explicou que a greve tem o objetivo de manter os direitos adquiridos pela categoria ao longo de mais de 50 anos de luta. “Pra se ter dentro da sua composição de vencimentos direito ao ticket alimentação, plano de saúde e hora extra, obtidos pelos acordos coletivos firmados entre os trabalhadores dos Correios e o governo”, destacou.
O sindicalista declarou que o acordo 2019/2020 não está sendo firmado devido a uma resistência da empresa, que se recusou a negociar com os trabalhadores, restando aos mesmos a realização da referida manifestação para provocação de um dissídio coletivo. “Estamos reivindicando nada mais do que a garantia e permanência dos nossos direitos. Não reivindicamos aumento salarial, nem nada que seja exorbitante para a empresa, apenas os nossos direitos”, reiterou. Jarbas ainda ressaltou que a paralisação também luta contra a privatização dos Correios
Uma operação da Polícia Federal (PF) foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (11), no Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-5), no bairro de Nazaré, em Salvador, com o objetivo de desarticular possível esquema criminoso voltado à venda de decisões judiciais e tráfico de influência na Bahia. De acordo com o G1, a ação foi batizada de Injusta Causa. De acordo com a PF, cerca de 50 policiais federais, acompanhados de cinco procuradores da república, cumprem 11 mandados de busca e apreensão em órgão público, escritório de advocacia e nas residências dos investigados. Não foram informados qual órgão público é alvo dos mandados e nem as cidades onde eles estão sendo cumpridos. Ainda segundo a PF, os mandados foram expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e têm por objetivo localizar e apreender provas complementares dos crimes praticados.
Por conta da superlotação, alguns enterros no cemitério municipal do Kadija, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, estão sendo feitos em uma área de passagem de veículos. A informação foi confirmada pela prefeitura da cidade, nesta quarta-feira (11). Conforme nota divulgada pela administração municipal, os enterros estão sendo realizados em corredores do cemitério, local destinado para área de expansão, mas que atualmente funcionava para circulação de veículos. A prefeitura argumenta que a utilização do ossuário é uma solução para resolver o problema atual de espaço no equipamento público, mas que muitos familiares não têm autorizado a exumação e translado dos restos mortais para o ossuário. Ainda segundo a prefeitura, um projeto que está em tramitação prevê a construção de um cemitério vertical, que vai contar com mais espaço e pavimentos para a comunidade.
No próximo sábado (14), às 9h, será realizada uma aula gratuita do curso de pós-graduação de Engenharia de Segurança do Trabalho, oferecido pela Faculdade Pitágoras, em Brumado. A aula será ministrada pelo Professor Danilo Viana, Engenheiro Civil, Mestre em Engenharia de Processos e Engenheiro de Segurança. Os interessados devem realizar a inscrição, também gratuita, através do link (clique aqui). As aulas serão realizadas na própria faculdade. Para maiores informações, ligue: (77) 3453-1246 / (77) 98124-5622.
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, determinou que uma equipe do Mec visite Brumado nos próximos dias para conhecer em detalhes o sistema de educação do município, que é 100% em tempo integral. A decisão foi tomada pelo ministro durante audiência com o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), e o deputado federal José Rocha (PL) nesta quarta-feira (11), em Brasília. O ministro se mostrou impressionado com os avanços alcançados pelo município e adiantou que, dependendo do resultado da visita da equipe do MEC, pode usar o exemplo de Brumado em todo país. O Mec deve apoiar Brumado com recursos, inclusive para a instalação de sinal de Internet Wi-Fi em toda rede escolar.
Em contato com o site Achei Sudoeste, o morador do Bairro Olhos D'água, Matheus Santos, cobrou a instalação de uma quadra poliesportiva na localidade, que não conta com nenhum espaço do tipo. Segundo ele, as crianças costumam jogar bola na rua, correndo risco de serem atropeladas. O morador declarou que já reforçou o apelo ao vereador Elias Pereira (PV), o Piau, para construção de uma quadra ou ginásio na Rua Eremita Alves Novais, onde há um espaço adequado inclusive para instalação de uma praça. O parlamentar já reivindicou, junto ao Executivo Municipal, a reforma das quadras poliesportivas dos Bairros Baraúnas e Dr. Juracy. Em conversa com o morador, Piau informou que o pedido foi feito em Salvador e ele está correndo atrás da viabilização da demanda. “Se andar em vários bairros vocês encontram quadras e, infelizmente, aqui no nosso bairro não tem”, reiterou Santos.
O distrito de Itaquaraí, em Brumado, mantém há 55 anos a tradição da romaria até a cidade de Bom Jesus da Lapa para acompanhar os festejos do Bom Jesus. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a dona Natalina Bernardes disse que faz o percurso há 30 anos como uma espécie de herança da família. “Meus pais iam de cavalo, de carro de boi, de pé. Levavam dois a três meses para chegar na Lapa. Não queremos deixar essa sementinha morrer”, relatou. Hoje, os romeiros mantém a tradição da peregrinação, mesmo fazendo o trajeto de carro. “Trabalho o ano todo pra fazer essa caminhada. Isso significa muito pra mim”, completou. Oito carros pequenos e três caminhões levaram os romeiros para a cidade de Bom Jesus da Lapa na peregrinação deste ano. Quase 200 pessoas participam da caminhada. Mesmo morando no Rio de Janeiro há 20 anos, Idalguiberto Bernardes, natural do distrito, faz questão de acompanhar a romaria todos os anos. “A gente chora de emoção”, disse.
A safra agrícola de cereais, leguminosas e oleaginosas encerrará o ano de 2019 com recorde, produzindo 239,8 milhões de toneladas, número que representa uma alta de 5,9% – 13,3 milhões de toneladas – em relação ao resultado de 2018, segundo estimativas feitas pelo Levantamento Sistemático da Produção Agrícola em agosto. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira, 10. De acordo com o levantamento, o crescimento foi impulsionado pela produção de milho, que atingiu o patamar recorde desde o início da série histórica em 1975, com a possibilidade de ampliar 21,5% em relação ao ano anterior, percentual que corresponde a 17,5 milhões de toneladas a mais do produto. O aumento da produção do grão foi favorecido pela antecipação do plantio da soja, que após colhida dá lugar ao milho, e pelas boas condições do clima. Além disso, o preço do milho estava bom no mercado internacional, segundo o gerente de Agricultura do IBGE, Carlos Alfredo Guedes. “O Brasil exportou muito milho em 2019, especialmente para países que atendem o mercado chinês e que estão ampliando a produção de carne de porco em razão da gripe suína na China”, afirma Guedes. Outras lavouras de grãos também devem fechar o ano com alta, tais como o algodão, 32,4%, o sorgo, 13,9% e o trigo, 9,5%. No entanto, há a expectativa de a soja, o arroz e o feijão sofrerem quedas de 3,9%, 12,7% e 1,1%, respectivamente. O declive da soja, que é a commodity responsável pela maior parcela da produção brasileira, ocorreu devido a problemas climáticos, sofrendo perdas de 4,6 milhões de toneladas. “O clima ficou muito seco entre novembro e dezembro, principalmente na região que engloba as plantações no Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Mesmo assim, a estimativa do produto é de 113,2 milhões toneladas”, explica Guedes.
Um catador de materiais recicláveis identificado como Gilson Santos da Silva, 38 anos, foi socorrido na tarde da última segunda-feira (09), por uma equipe do Samu 192, após ser agredido no aterro municipal, localizado às margens da BA-152, em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Segundo informou a polícia civil ao site Achei Sudoeste, a unidade móvel solicitou o acompanhamento de uma guarnição para atender o homem que teria sido agredido por um grupo de indivíduos desconhecidos. No local, uma testemunha disse que as agressões teriam ocorrido na noite de domingo (08), quando os elementos chegaram no aterro e levaram Gilson, juntamente com um amigo conhecido como “Neguinho de Brumado”, para um lugar afastado do lixão. A testemunha relatou que ouviu gritos e que, horas depois, Gilson retornou ao aterro com ferimentos pelo corpo. A vítima mora no aterro com uma irmã. Os suspeitos não foram mais vistos e a polícia está investigando o caso.
Dois homens, de 23 e 52 anos, foram presos suspeitos do roubo de um carro que dirigiam após serem perseguidos por 8 km por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-116, em trecho de Jequié, no sudoeste da Bahia. Conforme o órgão, a dupla abandonou o veículo após entrar em um matagal e um deles foi encontrado em uma pousada. Segundo a PRF, o caso aconteceu na noite de segunda-feira (9) após os policiais realizarem uma fiscalização de rotina no km 685 da rodovia. Houve troca de tiros, mas ninguém ficou ferido. De acordo com o órgão, os agentes deram ordem de parada a um veículo com duas pessoas, mas eles não obedeceram. Durante o ocorrido, o motorista do veículo fez uma série de ultrapassagens forçadas e tentou bater contra a viatura. A PRF não detalhou em que local o outro suspeito foi encontrado. A dupla contou, em depoimento à polícia, que o carro que foi roubado em Camaçari, na região metropolitana de Salvador, e seria levado para São Paulo. Os policiais ainda estão realizando buscas na tentativa de recuperar as armas usadas pelos suspeitos. Eles foram levados para a Delegacia de Polícia Civil em Jequié, onde se encontram à disposição da justiça.
De acordo com levantamento realizado pelo IBGE entre os anos de 2016 e 2019, a cidade de Brumado perdeu cerca de 2.278 mil habitantes. Segundo o censo demográfico, em 2016, a população da capital do minério era estimada em cerca de 69.473 habitantes; já em 2018, a estimativa caiu bastante, chegando aos 67.048 mil habitantes. Este ano, o IBGE divulgou que o município possui 67,195 habitantes. Para o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), os números estão defasados. “Entendo que Brumado só teve uma redução efetiva de 1996 a 2000, quando perdemos 0,1%. Depois, por volta de 2007, houve a possibilidade de Brumado sofrer uma outra redução, mas nós pedimos para refazer o censo e isso foi perfeitamente retificado. Se tivéssemos perdido aquilo que se preconizava na época, por uma pesquisa não muito bem elaborada, Brumado teria perdido o fundo de participação dos municípios e o percentual cairia de 2.0 para 2”, declarou. O gestor estima que, com o advento da realização do primeiro vestibular de medicina, previsto para acontecer em 2020, o município registre um crescimento considerável em sua população, ultrapassando os 70 mil habitantes, assim como aconteceu nas cidades de Vitória da Conquista e Guanambi.
A foto de um cachorro dentro de um caixão na cidade de Ilhéus, no sul da Bahia, está repercutindo nas redes sociais. Na imagem, o animal aparece dentro de um caixão, cercado de flores e enrolado em um lençol. Segundo informações da funerária Serviço de Assistência Familiar (SAF), que vendeu o caixão para os donos do cachorro, o caso aconteceu no último sábado (7). O equipamento usado no velório é desenvolvido especialmente para animais de estimação. De acordo com a funerária, a empresa não realiza velórios, processos de conservação e sepultamentos de cachorros, apenas vende o caixão. A cerimônia foi feita pelos donos do animal e não há detalhes do velório e sepultamento do cão. O G1 não conseguiu contato com os donos do cachorro. Não há detalhes sobre a morte do animal.
Na terça-feira (10), os professores da rede municipal de Rio do Antônio, a 66 km de Brumado, paralisaram as atividades devido ao atraso no pagamento dos salários. Em comunicado, os professores disseram que, assim de que a situação for resolvida e os salários pagos, as aulas serão retomadas. A classe docente se comprometeu a repor os dias de aulas perdidos após a solução do impasse.
O secretário-adjunto da Receita Federal, Marcelo de Sousa Silva, apresentou nesta terça-feira (10) as alíquotas em estudo pelo governo federal do imposto sobre pagamentos, que vem sendo comparado à antiga Contribuição Provisória Sobre Movimentação Financeira (CPMF). Segundo ele, cada saque e cada depósito em dinheiro deverá ser taxado com uma alíquota inicial de 0,40%. Cada operação de débito e de crédito deve ser submetida a uma alíquota de 0,20%. De acordo com o G1, a proposta foi apresentada durante o Fórum Nacional Tributário, organizado pelo SIndifisco Nacional. A ideia da equipe econômica é que a contribuição sobre pagamentos substitua gradativamente a contribuição patronal sobre salários (folha de pagamentos), a Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL) e, também, o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). “É uma alíquota de 0,20% no débito e crédito para poder desonerar parcialmente a folha em algo equivalente a um FGTS [7%]”, disse o secretário-adjunto ao final do evento. A área econômica do governo avaliou que a tributação atual sobre a folha de pagamentos (patrão e empregado juntos), que soma atualmente 43,5%, é “muito acima” de outros países da região, como México (19,7%) e Chile (7%), representando um “desestímulo à contratação de mão de obra”.
Nesta segunda-feira (09), o delegado Leonardo Rabelo completou oito anos à frente da administração da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o delegado falou sobre o trabalho desempenhado na cidade ao longo desses anos. “No dia 9 de setembro de 2011, fui nomeado para exercer o cargo de coordenador regional em Brumado e, daí pra cá, a polícia civil vem conseguindo alguns bons números. Hoje, Brumado é uma das regiões mais tranquilas da Bahia em relação aos crimes violentos, como homicídios. A gente já chegou a ter no município em torno de 20 homicídios ao ano, só na sede, e, hoje, terminamos o ano, geralmente, entre 7 e 10 crimes violentos letais e intencionais”, declarou. O delegado ainda frisou que a cidade se destaca no combate aos crimes contra a administração pública, citando as duas operações realizadas na 18ª Ciretran, as quais culminaram na prisão de algumas pessoas. Após a criação do núcleo de combate aos crimes contra o patrimônio, Rabelo informou que também houve uma redução nesse tipo de delito no município. Diante dos excelentes resultados obtidos à frente da coordenadoria, o delegado foi homenageado com o título de cidadão brumadense em cerimônia promovida na Câmara de Vereadores, na última semana. Sobre a honraria, Rabelo disse que já se considerava, de coração, cidadão de Brumado, ficando extasiado com o título.
Algumas obras de pavimentação estruturantes estão sendo realizadas na cidade de Brumado a fim de melhorar a mobilidade urbana. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de infraestrutura, Douglas Malheiro, disse que, no que se refere à obra de duplicação da ponte sobre o Rio do Antônio, que liga o Bairro São Jorge e adjacências ao Bairro Dr. Juracy, os trabalhos estão em fase final, devendo ser concluídos nos próximos dois meses. O objetivo é ampliar a ponte para melhorar o tráfego de veículos nos dois sentidos - a recuperação da ponte antiga também está prevista de ser feita em planejamento futuro. Segundo o secretário, o surgimento de novas ruas às margens do Rio do Antônio estão sendo executadas com o intuito de melhorar a acessibilidade a pontos importantes na região. Outra obra de suma importância é o alargamento da via que faz o entroncamento entre a Avenida Centenário e a Rua Dr. Antônio Mourão Guimarães. Até o momento, Malheiros informou que já foi feita a limpeza da área e, em breve, a pavimentação será realizada a fim de melhorar o fluxo no trecho. Por último, a pavimentação aos fundos do Ginásio de Esportes Antônio Imbassay, na região entre os bairros São José e o Santa Tereza. No tocante à obra, o secretário adiantou que está sendo feita a terraplanagem do local, que é um corredor de tráfego muito importante para a cidade. “Tudo para melhorar a trafegabilidade e dá acesso às escolas”, finalizou.
Em contato com a cidade de Sapucaia, no Rio de Janeiro, o site Achei Sudoeste conversou com Daiane Campos, que está à procura do seu pai, Gildásio Batista Campos, desaparecido há 23 anos. Ele saiu de casa, na cidade de Maetinga, a 71 km de Brumado, com destino ao estado de São Paulo quando Daiane tinha só 3 anos e, desde então, ela não teve mais notícias do pai. “Ele desapareceu em São Paulo à procura de serviço. Tenho fé em Deus que vocês do site vão me ajudar a encontrar o meu pai”, contou. Daiane mora no Rio de Janeiro há quase dois anos, mas toda sua família continua residindo em Maetinga, incluindo mãe e irmãos.
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, suspendeu parcialmente decisão da Justiça do Trabalho que havia proibido a contratação de mão de obra terceirizada nas unidades prisionais na Bahia. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, ao deferir pedido de liminar na Suspensão de Tutela Provisória (STP) 138, ajuizada pelo governo estadual, o ministro autorizou a terceirização apenas em duas unidades recém-construídas nos Municípios de Irecê e Brumado, considerando que a superlotação extrema no sistema carcerário do estado acarreta risco potencial à ordem pública. O Ministério Público do Trabalho (MPT) ajuizou ação civil pública visando à extinção dos contratos entre o Estado da Bahia e empresas privadas para gerir unidades prisionais estatais. Também pediu que o governo se abstivesse de renovar ou de firmar novos contratos de terceirização para as funções de agentes penitenciários. Pedido de liminar foi acolhido em parte pela Justiça do Trabalho apenas para impedir novas contratações. A decisão foi mantida, sucessivamente, pelo Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região e pelo presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST). No STF, o estado afirma que já se passaram mais de três anos da decisão questionada e que, nesse período, foram construídas as unidades prisionais de Brumado e de Irecê, que não podem ser utilizadas em razão da proibição.
O ex-presidente Lula, preso em Curitiba desde 7 de abril de 2018, quer aproveitar os problemas de saúde de Felix Fischer para tentar tirar seus processos das mãos do relator da Lava-Jato no Superior Tribunal de Justiça. O petista argumenta que, depois de 30 dias de ausência do ministro, o tribunal teria que redistribuir os processos de Fischer entre os ministros da 5ª Turma e da 6ª Turma, que julgam ações penais no tribunal. De acordo com a Veja, o pedido de Lula já foi até encaminhado ao presidente da Corte, João Otávio de Noronha. Se a coisa vingar, estará aberta a porteira para que outros réus da Lava-Jato escapem de Fischer, relator considerado “linha dura” com investigados por corrupção. Como o Radar revelou na semana passada, Noronha já escolheu o novo relator da Lava-Jato que irá substituir Fischer no seu período de afastamento.
Conectada com a realidade adotada na maior parte dos municípios brasileiros, a prefeitura de Brumado está convocando a população para dar a sua parcela de contribuição para construção do Orçamento Municipal do ano de 2020. Para participar, basta entre no site oficial da prefeitura, no endereço www.brumado.ba.gov.br, e dar a sua sugestão. As propostas podem ser enviadas até o dia 20 de setembro. O Orçamento Participativo vem sendo legitimado por experiências exitosas em grande parte das cidades em que foi utilizado.
A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, ajuizou no Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira (9), uma ação para permitir que pacientes Testemunhas de Jeová maiores de idade e capazes não sejam obrigados a receber transfusão de sangue, mesmo na hipótese de risco iminente de morte. Na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF 618), Dodge afirma que há lesão a dignidade da pessoa humana, de consciência e de crença em várias decisões judiciais, atos do Conselho Federal de Medicina e de instituições de saúde que negam as Testemunhas de Jeová o direito de recusar a transfusão de sangue. Na ação, Dodge afirma que na interpretação das Testemunhas de Jeová da Bíblia, “Deus permite o consumo da carne de animais, mas impõe a abstenção do respectivo sangue, que representa a alma e a vida”. Seus membros são conhecidos pelo persistente proselitismo religioso, pela não intervenção em atividades políticas e militares e, mais especificamente, pela recusa a transfusões de sangue. Com tal entendimento, as Testemunhas de Jeová se sentem impura e indigna do reino e Deus. De acordo com o Bahia Notícias, até o ano 2000, o membro que aceitasse transfusão de sangue perdia a condição de “irmão” na comunidade religiosa e o convívio social. Desde então, porém, a comunidade passou a não mais excluir o membro que aceita a transfusão de sangue, deixando a cargo da Testemunha de Jeová a sua autoexclusão, segundo a sua própria consciência. O grupo começou a aceitar, ainda, que o membro decida pelo recebimento de elementos secundários do sangue, transmitidos da mãe para o filho na gestação, como, por exemplo, a albumina, as globulinas, as interleucinas e o interferão. A procuradora-geral da República salienta que a recusa no recebimento de transfusão não significa desejo de morte ou desprezo pela saúde e pela vida. Dodge destaca que a Testemunha de Jeová “defende e incentiva a existência e o desenvolvimento de métodos alternativos à transfusão de sangue, mas, na sua impossibilidade, prefere se resignar à possibilidade eventual de morte do que a violar suas convicções religiosas”.
No último domingo (08), a nova direção executiva do Partido dos Trabalhadores (PT) de Brumado foi eleita com a participação dos membros efetivos do diretório. Na oportunidade, foram eleitos: Márcio Aguiar Santos para o cargo de presidente e Jacson Leite para vice. De acordo com a sigla, 100 filiados participaram das eleições municipais. No total, foram computados 99 votos a favor e 1 contrário.
O país registrou 57.341 mortes violentas em 2018. São quase 157 assassinatos por dia, ou seis por hora. É o que mostra o anuário da violência divulgado nesta terça-feira 10 pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). O número é alto e coloca o país no ranking dos mais violentos do mundo, mas também representa uma queda de 10,2% em relação a 2017, que bateu o recorde da série histórica com 63.880 mortes computadas. O Anuário contabiliza como mortes violentas a quantidade de homicídios dolosos, latrocínios, lesões corporais seguida de morte, assassinatos de policiais e mortes decorrentes de intervenções policiais. O estudo compila os números oficiais das Secretarias de Segurança Pública dos 27 estados brasileiros. O estado mais violento é Roraima, com uma taxa de 66,6 mortes violentas a cada 100.000 habitantes; seguido por Amapá, com 57,9, e Rio Grande do Norte, com 55,4. Para se ter uma ideia, a média nacional ficou em 27,5. Já entre os estados com a menor taxa de assassinatos figuram São Paulo, com 9,5; Santa Catarina, 13,3; e Minas Gerais, 15,4. De acordo com a Veja, especialistas da área de segurança pública explicam que a queda no número de homicídios ocorre em boa parte devido a um arrefecimento na guerra pelo controle do tráfico de drogas entre facções criminosas, que se deflagrou em 2016 e chegou ao auge em 2017. Por outro lado, a violência policial aumentou em 19,6% de 2017 para 2018. No ano passado, 6.220 pessoas foram mortas por policiais militares e civis em serviço ou de folga. Em 2017, foram 5179. O perfil das vítimas de policiais repete o mesmo padrão dos últimos anos – a maioria é negra (75,4%), só estudou até o ensino fundamental (81,5%), são homens (99,3%) e tem entre 20 e 24 anos (33,6%).