Praticar treinos moderados de força durante 15 dias pode diminuir o acúmulo de gordura no fígado, afirma estudo publicado recentemente no periódico científico Journal of Endocrinology. A pesquisa, realizada em camundongos, revelou que mesmo para indivíduos obesos a redução de gordura no fígado pode chegar a 30%. A atividade ainda melhora o controle da glicose já que mantém glicemia em jejum em valores normais. “Todo mundo tem um pouco de gordura no fígado. Mas quando há um acúmulo e ele não é tratado, o quadro pode evoluir para uma inflamação, a esteato-hepatite. Se continuar não tratando, pode até se desenvolver para uma cirrose e, em casos mais extremos, carcinomas (tumores malignos)”, explicou Leandro Pereira de Moura, coordenador da pesquisa, à BBC News Brasil. A descoberta envolveu pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas e da Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a Universidade de Harvard e Faculdade de Farmácia e Ciências da Saúde de Massachusetts, ambas nos Estados Unidos.
Conforme publicação do Diário da Justiça, do Poder Judiciário da Bahia, publicado nesta sexta-feira (26), a justiça estadual marcou para o dia 18 de junho de 2019, a data do júri popular de Dênys Márcio Carvalho, que está preso a quatro anos, acusado pelo assassinato da ex-esposa, Vanessa Nogueira, ocorrido no dia 24 de julho de 2015, no centro de Caetité, a 100 km de Brumado. O julgamento acontecerá às 9h, no Fórum Cézar Zama, em Caetité. O sorteio para formação do Júri, composto por 25 pessoas, se dará no próximo dia 7 de maio, as 11h45, também no Fórum em Caetité. Conforme a denúncia, o réu foi enquadrado no Art. 121, §2º, incisos I e IV, do Código Penal, que trata do assassinato de outra pessoa por motivo torpe e sem possibilidade de defesa por parte da vítima. De acordo com Vilson Nunes, o Ministério Público do Estado, autor da decisão, também expediu solicitação a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar em Caetité, para reforço policial visando o bom andamento do julgamento, já que o crime trouxe grande comoção e repercussão na sociedade caetiteense e imprensa baiana.
Preso em Curitiba desde abril de 2018, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu nesta sexta-feira, 26, uma entrevista ao jornal Folha de S. Paulo e ao portal do jornal El País. Depois do julgamento do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que confirmou sua condenação no caso do tríplex do Guarujá por unanimidade, mas reduziu sua pena e abriu possibilidade de progressão ao regime semiaberto em setembro, Lula disse que só deixará a prisão se for inocentado. “Eu ficarei preso 100 anos, mas não trocarei minha dignidade pela minha liberdade”, declarou o petista. “Você pensa que eu não gostaria de estar em casa? Adoraria estar em casa com minha mulher, com meus filhos, meus netos, com meus companheiros, mas não faço nenhuma questão. Eu quero sair daqui com a cabeça erguida como eu entrei, inocente”, declarou o petista, que disse ter ido para a prisão com “muita tranquilidade”. Indagado sobre se teme passar o resto da vida preso, o ex-presidente respondeu que “não tem problema”. “Tenho certeza que eu durmo todo dia com minha consciência tranquila, tenho certeza que o [procurador Deltan] Dallagnol não dorme e o [ex-juiz Sergio] Moro não dorme. E aqueles juízes do TRF4 que nem leram a sentença fizeram um acordo lá era melhor que só um tivesse lido e falado ‘olha, todo mundo vota igual’”, criticou. Lula disse que, antes de ser condenado em segunda instância na Lava Jato e ter a prisão decretada, aliados o incentivaram a deixar o Brasil ou pedir asilo a uma embaixada estrangeira, possibilidades que rechaçou. “Eu tomei como decisão que meu lugar é aqui [no Brasil]. Tenho tanta obsessão de desmascarar o Moro, desmascarar o Dallagnol e a sua turma e aqueles que me condenaram, que eu ficarei preso cem anos, mas não trocarei minha dignidade pela minha liberdade. Quero provar a farsa montada”, disse.
Um papagaio foi apreendido pela Policia Militar de Teresina em uma casa que funcionaria como ponto para venda de drogas. Segundo os policiais que atuaram na operação, ao chegarem o pássaro avisou os donos quando a PM chegou, berrando: “Mamãe, Polícia!”. De acordo com o major Mello, do 17º Batalhão de Polícia Militar, o animal deixou os policiais espantados: “Ele deve ter sido treinado para isso. Começou a gritar assim que os policiais se aproximaram”. O animal foi encaminhado para a Central de Flagrantes de Teresina. A dona do papagaio é uma mulher conhecida como "Índia", que foi presa duas vezes por tráfico de drogas. “Atualmente, ela está acamada porque sofreu um acidente. Então quem estava despachando era o marido dela”, revelou o major Mello. De acordo com o G1, o papagaio será encaminhado pelos policiais do Batalhão de Polícia Ambiental para o Zoobotânico de Teresina.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (26) que a conta de luz terá cobrança extra em maio. De acordo com a agência, a bandeira tarifária passará da cor verde em abril, na qual não há cobrança extra, para a cor amarela no mês que vem. Desde dezembro, a bandeira era mantida verde, e não havia cobrança extra. Com isso, será cobrado R$ 1 a mais na conta a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos
Um levantamento feito pelo G1 em todo o Brasil aponta que os presídios da Bahia estão 29,5% acima da capacidade total, índice que coloca o estado como o terceiro menos superlotado do país e menos superlotado do Nordeste. Na Bahia, somando todos os regimes de prisão, 15.660 pessoas estão encarceradas no sistema prisional, que dispõe de 12.095 vagas. O levantamento, realizado dentro do Monitor da Violência, foi feito com base nos dados dos 26 estados e do Distrito Federal. Os dados foram levantados pelo G1 via assessorias de imprensa e por meio da Lei de Acesso à Informação e são referentes a março/abril, os mais atualizados do país. O último Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen), do governo, é de junho de 2016 – uma defasagem de quase três anos. O índice de superlotação carcerária na Bahia é menos da metade da média nacional, que registra excedente de 70%. Os dados deixam a Bahia atrás apenas de Santa Catarina, que tem superlotação em 23,1%, e do Paraná, que tem o menor índice excedente do país: 15,4%. Atualmente, com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Bahia tem população estimada de 14.812.617 pessoas. A partir desse número, é possível afirmar que, a cada 945 baianos, um está encarcerado. O estado com a maior superlotação da população carcerária do Brasil é Pernambuco, com 178,6% dos detentos excedendo a capacidade dos presídios, que é de 11.767 vagas, 328 a menos que a Bahia.
A sessão que aconteceu na Câmara de Vereadores de Dom Basílio, a 54 km de Brumado, na última quinta-feira (25) foi suspensa e depois encerrada pelo presidente João Marcos Almeida Oliveira (PTC), o Marcão. A decisão ocorreu após um bate-boca entre o vereador Ademilson Silva de Oliveira (PCdoB), o Edy Frutas e algumas pessoas que estavam presentes na plenária. Os ânimos se exaltaram quando o vereador Zilmar Coelho Chaves (PR) pediu ao presidente que explicasse porque desempatou a votação do projeto de abairramento votando pela rejeição do mesmo, afirmando que o povo foi prejudicado. Em resposta, o mesmo afirmou que deveria ter sido feita uma consulta popular antes de encaminhar o projeto para o legislativo e destacou que o próprio parlamentar, quando era presidente, desempatou a votação que instituiu a Taxa de Iluminação Pública, votando a favor da mesma e que muitas pessoas também se sentiram prejudicadas. De acordo com o Tribuna do Sertão, quando a palavra foi franqueada ao vereador Edy Frutas, o mesmo acusou o prefeito de mandar funcionários públicos para participar da sessão e tentar pressionar os vereadores para aprovar os projetos de interesse do poder executivo. Na oportunidade, ele disse que as pessoas presentes não representavam a população e que eram desocupadas. O público não reagiu bem às palavras do vereador e deu-se início a um bate-boca. A Polícia Militar foi acionada para garantir a segurança no local, mas não chegou a entrar no plenário porque a sessão foi encerrada antes.
Uma operação da Polícia Federal (PF) que apura crimes eleitorais cometidos em 2016, na cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, por um então candidato a vereador do município, está sendo realizada na manhã desta sexta-feira (26). De acordo com informações da PF, cerca de 20 policiais cumprem mandados de busca e apreensão, quatro mandados de medidas cautelares diversas da prisão e cinco mandados de intimação no município. Ação desta sexta é a segunda fase da Operação Condotieri e visa apurar a conduta de alguns dos indiciados, que segundo a PF têm tentado impedir ou embargar a instrução criminal do inquérito policial da operação. O nome do político envolvido e os endereços onde os mandados estão sendo cumpridos não foram divulgados.
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) convoca, a partir do próximo dia 13 de maio, os eleitores de Riacho de Santana e Matina para a realização do recadastramento biométrico. O procedimento é obrigatório e o cidadão que não atender ao chamado terá seu título cancelado. Para ser atendido, o eleitor poderá, a partir da segunda-feira (6 de maio), utilizar o serviço de agendamento, a ser disponibilizado por meio do site do TRE-BA.
Enquanto o mercado de trabalho no Brasil segue deteriorado, com queda do emprego formal e aumento expressivo da informalidade, cresce o número de pessoas dedicadas ao trabalho não remunerado no país, sobretudo aquele relacionado às atividades domésticas. É o que revela uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o G1, o instituto investiga quatro formas de trabalho que, se fossem remuneradas, poderiam agregar valor ao Produto Interno Bruto (PIB) do país. Segundo a pesquisa, em 2018 148,8 milhões de brasileiros realizavam pelo menos um tipo de trabalho não remunerado, 10,2 milhões a mais que em 2016, quando esse número era de 138,6 milhões – um aumento de 7,35% no período.
O descarte irregular de objetos perfurocortantes, como seringas e vidros, tem prejudicado o trabalho dos garis em Brumado. Na cidade, já foram registrados alguns acidentes que geram transtornos aos profissionais da coleta de lixo. As lesões sofridas pelos garis ao recolher o lixo podem causar sérios problemas de saúde, como cortes e picadas com seringas contaminadas. Para prevenir esse tipo de situação, a população deve promover o correto descarte do lixo. Seringas, vidros e qualquer objeto perfurocortante deve ser descartado em caixas de papelão ou dentro de garrafas pet devidamente sinalizadas. O material não deve ser misturado com o lixo comum a fim de evitar acidentes. Contribua com o trabalho dos garis e faça a sua parte.
O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA-BA), Luís Edmundo Prado de Campos, se reuniu na manhã de hoje (25) com o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos para celebração de um Acordo de Cooperação Técnica. A parceria visa promover ações de fiscalização da categoria, bem como a correta aplicação dos recursos públicos e a valorização do exercício profissional no que se refere às obras públicas realizadas na cidade. Diante do acordo, o Município irá colaborar, através das secretarias de infraestrutura, meio ambiente e planejamento, na orientação dos profissionais envolvidos na realização das obras sobre a legislação profissional. Já o Crea disponibilizará informações sobre a situação cadastral das empresas e seus responsáveis técnicos que estiverem participando de processos de licitação ou executando obras que possuam relação com a Administração Direta e Indireta do Município, entre outras ações.
Tristeza, raiva e medo. Este são os sentimentos que predominaram em 2018 em todo o mundo, indica relatório global produzido pelo Instituto Gallup. De acordo com o documento, estas três emoções atingiram níveis recordes pelo segundo ano consecutivo. Entre os países mais tristes estão Chade, Níger, Serra Leoa, Iraque e Irã – nações afetadas por crises políticas e/ou econômicas. Apesar disso, a América Latina parece estar mais sorridentes do que nunca, especialmente a população do Paraguai, que recuperou o título de país mais positivo e feliz do mundo. O levantamento ainda apontou que apesar das emoções negativas terem predominado em 2018, os níveis de stress apresentaram um leve declínio – exceto nos Estados Unidos, cuja porcentagem chegou a 55% dos entrevistados. A média global foi de 35%. Diante dos dados, a pesquisa concluiu que o nível de infelicidade no mundo é semelhante ao encontrado em 2017.
A palestra Uaugomais aconteceu na noite desta quarta-feira (24), no Clube Social de Brumado, promovida pelo Sebrae em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas e a Sala do Empreendedor e a colaboração da Ordem DeMolay e de voluntários. O evento contou com a presença do prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), que fez o discurso de abertura. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Lívio Santos Muniz, gerente adjunto da unidade regional do Sebrae, em Vitória da Conquista, destacou que mais de 400 pessoas participaram do evento na cidade. Ele ressaltou a união das entidades parceiras, que juntas contribuíram para realização de um evento tão significativo. “Brumado, hoje, é uma praça extremamente importante para o Sebrae e, como tal, não poderíamos deixar de realizar continuamente eventos dessa natureza”, afirmou. A palestra foi ministrada pelo Administrador, Consultor e Palestrante Fred Alecrim, que abordou a questão de fazer algo a mais para atrair e fidelizar o consumidor. “O grande diferencial é a pessoa entender o seu papel e assumir a sua responsabilidade. Entender aonde você pode fazer mais, se concentrando no seu ponto forte”, resumiu. O ingresso para participação na palestra foi 1 kg de alimento e toda a arrecadação, cerca de meia tonelada, será doada à Casa dos Velhinhos Luiza de Marilac.
Depois de registrar alta de 0,54% em março, a prévia da inflação acelerou para 0,72% em abril, puxada pelo aumento nos preços de combustíveis e alimentos. Essa é a taxa mais alta desde junho de 2018, quando o índice alcançou 1,11%, impactado pela greve dos caminhoneiros. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE). Antes disso, a última vez que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) ultrapassou o patamar deste mês foi em maio de 2016 (0,86%). O resultado é, também, a maior variação para abril desde 2015 (1,07%). No acumulado de doze meses, o IPCA-15 tem alta de 4,71%; esse é o maior índice desde março de 2017, quando chegou a 4,73%. O grupo dos transportes teve a maior alta, de 1,31%, puxada pelo aumento nos combustíveis, especialmente a gasolina, que subiu 3,22%. Ainda contribuíram para o resultado no setor os aumentos nos ônibus urbanos (1,04%), trem (3,05%) e metrô (0,68%), além das passagens aéreas (5,54%). A segunda maior alta foi do setor de alimentos e bebidas, que acelerou 0,92%. O destaque ficou com o tomate, que subiu 27,84%.
A brumadense Paula Luísa Lima Melo de Barros, filha de Dagvaldo Silva Melo, mais conhecido como Fiapo, será nomeada pelo Governador Rui Costa (PT) para o cargo de diretora geral do Hospital Regional de Guanambi (HRG). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a portaria de nomeação será publicada na próxima semana no Diário Oficial do Estado. Melo, que é enfermeira de profissão, tem especialização em saúde pública, obstetrícia, ginecologia, neonatologia e especialista de micropolítica da gestão do serviço público, mestre em ciências ambientais e saúde, além de docente dos cursos de enfermagem e medicina na cidade de Guanambi. O nome de Paula foi uma indicação do deputado federal Charles Fernandes (PSD).
Um curso de Instalador de Sistemas de Energia Solar Fotovoltaica está sendo promovido pela empresa Eletec Cursos na cidade de Brumado. As aulas serão ministradas na Unicesumar - os interessados podem comparecer diretamente no local. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o professor Edson Meirelles informou que um laboratório para as aulas práticas foi montado especificamente para o público do município. Os equipamentos são todos novos e serão inaugurados durante o curso em Brumado. “Estamos com quatro sistemas montados para as aulas práticas. Brumado passa a ser uma referência pra gente. Daqui, vamos levar para o norte de Minas, pra Goiás, Vitória da Conquista, Jacobina, Barreiras e indo até o sul do Ceará”, declarou. Segundo ele, o curso visa qualificar e certificar profissionais para trabalharem no segmento que mais cresce no mundo.
Tem sido compartilhada nos últimos dias nas redes sociais uma notícia falsa segundo a qual o Ministério da Economia do governo Bolsonaro baixou um decreto que acabou com o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), necessário ao exercício da advocacia no país. Publicada em um blog que se diz especializado em Direito, o “Direto ao Direito”, a lorota distorce e inventa informações sobre o Decreto 9.745/2019, editado no último dia 8 de abril e que dispõe sobre a estrutura da pasta comandada por Paulo Guedes. De acordo com a Veja, a fake news afirma que o decreto contém um artigo que define “regulação profissional” como uma das atribuições do Ministério da Economia. A partir daí, mesmo sem qualquer citação à OAB no decreto ou maiores explicações sobre o objeto da tal “regulação”, a “notícia” conclui que o governo “é quem vai regular todas as profissões do país” e tomará o lugar da OAB e de outras entidades, como os conselhos regionais de Medicina, de Engenharia, de Psicologia e de Farmácia. “Agora restam serem transformados em meros sindicatos onde a filiação não será mais obrigatória como condição para se atuar profissionalmente, nem eles mais podendo aplicar a pena de exclusão, que tinha como consequência o impedimento do exercício da profissão”, diz a mentira. Ainda segundo a notícia falsa, o presidente Jair Bolsonaro vai regulamentar o decreto e criar uma secretaria específica para expedir uma tal “habilitação dos profissionais”, “sem a devida necessidade dos Conselhos expedirem suas carteiras funcionais”. O autor da lorota diz até ter sido “informado” de que a regulamentação “está prevista até o dia 15 de maio”.
A oitava edição da Exposição Agropecuária de Brumado, a ExpoBrumado, começa neste final de semana e os preparativos para o evento estão a todo vapor. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente da Cooperativa Mista Agropecuária de Brumado (Coopmab), Ivan Caires, disse que os expositores já estão montando seus estandes no Parque de Exposições Gilson Brito, onde também acontecerá diversos shows. A expectativa, segundo ele, é de que sejam fechados bons negócios durante a exposição. “O diferencial nesse ano é que temos muitos animais de outros estados”, informou. No total, cerca de 30 expositores farão parte do evento nesta edição. A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), que é parceira da ExpoBrumado, estará no local fazendo a inspeção dos animais. Serão três dias de exposição. Na sexta-feira (26) e no domingo (28) a entrada é franca e aberta a todos os interessados. Somente na noite de sábado (27) será cobrado ingresso.
Uma comissão mista do Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (25) relatório sobre a medida provisória que autoriza a participação de até 100% de capital estrangeiro em companhias aéreas brasileiras. O relatório, elaborado pelo senador Roberto Rocha (PSDB-MA) também retira a cobrança por bagagem e obriga as companhias aéreas a transportarem malas de até 23 quilos em voos domésticos. A medida provisória foi editada em dezembro do ano passado, pelo então presidente Michel Temer. Por se tratar de uma MP, o texto tem força de lei desde que foi publicado, mas precisa ser aprovado pelo Congresso; caso contrário, perderá a validade. A proposta ainda passará por votações na Câmara e no Senado antes de virar lei. A proibição de cobrança por bagagens de até 23kg não estava no texto original da medida provisória, mas foi incluída por Rocha no relatório. O texto aprovado nesta quinta inclui a previsão.
Em denúncia feita ao site Achei Sudoeste, o brumadense Ricardo Mota denunciou que o seu filho não recebeu atendimento no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, mesmo depois de esperar por duas horas, na madrugada da última segunda-feira (23). O pai afirmou que só havia o seu filho esperando atendimento no horário. O Secretário Municipal de Saúde, Cláudio Feres, disse que já encaminhou o caso ao diretor clínico do Hospital Municipal, que, por sua vez, está notificando as pessoas que estavam de plantão no momento do ocorrido. “Essas pessoas têm direito de resposta. Vamos avaliar as imagens, o horário que o paciente chegou e, se de fato for da forma que o pai está relatando, vamos punir os responsáveis”, destacou. Feres ressaltou ainda que não é essa a orientação passada pela pasta aos funcionários da unidade de saúde. Segundo ele, o atendimento de qualidade é uma das premissas da secretaria.
Na última terça-feira (23), o prefeito da cidade de Aracatu, Sérgio Silveira Maia (PSD), e o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Wilber Pinto Aguiar (PSD), firmaram um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público Estadual para a exoneração de 26 ocupantes de cargos públicos em situação de nepotismo. Os gestores terão de realizar a exoneração nos próximos trinta dias. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, além disso, não poderão nomear para cargos em comissão ou de confiança servidores que não sejam efetivos ou pessoas que sejam cônjuge, companheiro ou parente até terceiro grau do prefeito, vice-prefeito, secretários municipais, vereadores ou de servidores com cargos comissionados na Administração Pública. No documento, os gestores se comprometem ainda a encaminhar à Câmara de Vereadores dois projetos de lei que vedam a contratação de pessoas nos casos previstos pela Súmula Vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal (STF).
Em Brumado, a dona de casa Nilda Moreira conseguiu comprar uma televisão nova depois de juntar moedas de R$ 1,00 e R$ 0,50 em um cofrinho. A televisão de plasma, que custou o valor de R$ 800, foi comprada à vista através da internet. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ela contou que esperou um ano e meio para juntar o valor e adquirir o televisor, que substituiu o antigo que havia em casa.
“Vou começar a juntar moedas de novo para comprar um notebook”, disse. O segredo para juntar a quantia desejada, segundo Dona Nilda, é ter foco e acreditar no seu objetivo.
O presidente Jair Bolsonaro assinou nesta quinta-feira (25) o decreto que revoga o horário de verão. A assinatura ocorreu durante cerimônia no Palácio do Planalto. Bolsonaro já havia anunciado no início do mês, em uma rede social, a decisão de acabar com o horário de verão neste ano. Durante o horário de verão, parte dos estados brasileiros adiantava o relógio em uma hora. No início do mês, o porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, informou que o Ministério de Minas e Energia fez uma pesquisa segundo a qual 53% dos entrevistados pediram o fim do horário de verão. De acordo com a pasta, por outro lado, o Brasil economizou pelo menos R$ 1,4 bilhão desde 2010 por adotar o horário de verão.