Um motorista embriagado foi preso na madrugada desta quinta-feira (25) depois que foi flagrado fazendo zigue-zague pela Avenida Senador Filinto Müller, em Cuiabá. De acordo com a Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) da Polícia Militar, o motorista, de 37 anos, adormeceu ao volante, subiu na calçada e dormiu no veículo. A polícia encontrou um recém-nascido, filho do suspeito, em uma cadeirinha no banco do passageiro, ao lado do motorista. Segundo a Polícia Militar, os policiais estavam logo atrás do carro do suspeito e perceberam que ele andava em zigue-zague. Testemunhas chamaram a polícia depois que ele subiu no meio-fio da avenida e foi encontrado adormecido ao volante. O condutor, o bebê e o veículo foram levados à Central de Flagrantes de Cuiabá. A mãe da criança e familiares foram chamados para resgatar o recém-nascido. De acordo com o G1, na delegacia, o suspeito chorou e pediu desculpas sobre o ocorrido. Ele será ouvido pela Polícia Civil. Nem o motorista ou o bebê tiveram ferimentos.
O professor Luiz Edmundo Prado de Campos, presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-Ba), esteve na cidade de Brumado e nas demais inspetorias da região. As visitas visam conhecer a realidade dos profissionais de cada localidade, além de promover convênios com as prefeituras municipais para realização de uma fiscalização maior. Ao site Achei Sudoeste, ele destacou que o papel do órgão é fazer o cadastro e a fiscalização do exercício profissional da engenharia, agronomia, geologia, geografia, urbanismo e metrologia a fim de proteger a sociedade de pessoas não habilitadas ou que estejam exercendo a profissão de forma errada.
O presidente ainda informou que, em Brumado, assim como nos demais município onde existem cursos nas referidas áreas, há um projeto para criação de um escritório de assistência técnica. “A ideia é aproveitar o conhecimento dos alunos da universidade para dar uma assessoria ao pessoal de baixa renda”, afirmou. O acordo de cooperação técnica com a prefeitura, conforme explicou, tem o objetivo de unir forças, inclusive com compartilhamento de dados, para um maior rigor no exercício da profissão.
Em Caculé, a 100 km de Brumado, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura informa que estão abertas as inscrições para o curso preparatório da Universidade Para Todos - UPT. Neste ano, serão disponibilizadas 50 vagas para o município. O curso será presencial, com carga horária de 20 horas semanais e aulas das disciplinas Português, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), História e Geografia. O curso está disponível no município há quatro anos e será realizado no polo da Uneb, antigo Formigli Rebouças. As inscrições serão realizadas no período de 23 de abril a 02 de maio de 2019
A Polícia Civil, por intermédio dos Investigadores da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), cumpriu, na última terça-feira (23), um mandado de apreensão em desfavor de um adolescente de 20 anos de idade. O jovem ainda não havia atingido a maioridade penal quando, em conjunto com um comparsa, tentou contra a vida de outro jovem. A tentativa de homicídio ocorreu em 22 de julho de 2016, na zona urbana do município de Brumado. Na época, o adolescente efetuou quatro disparos contra a vítima, a qual conseguiu fugir do local e se dirigiu ao Hospital Municipal. O indivíduo já responde a três procedimentos pela prática de atos infracionais análogos ao tráfico de drogas e será levado para a cidade de Vitória da Conquista, onde cumprirá medidas socioeducativas.
Comumente ouvimos as pessoas expressarem o desejo de realizarem algum procedimento estético, como correção de nariz, silicone nos seios, uma cintura mais delgada, entre outros tantos. Porém, a cirurgia plástica não deve ser encarada apenas pelo lado estético, apesar de sua importância, mas também por poder, na maioria dos casos, devolver autoestima às pessoas, fazendo com que se sintam bem em muitos aspectos de sua vida. Há pessoas que não prendem o cabelo, não tiram a blusa, não vão a praia ou à academia por problemas estéticos que podem ter correção simples, e não procuram por algum medo ou insegurança passada por algum familiar ou amigo. Porém só a pessoa que se sente limitada por qualquer um desses motivos é que sabe realmente a importância de uma correção. Adriano Reis, cirurgião plástico, que faz parte do quadro da Clínica Mais Vida, observa que nem sempre o procedimento cirúrgico é a melhor indicação, por isso é muito importante detectar as principais queixas para que o tratamento atinja o melhor resultado possível, ou seja, cabe ao cirurgião indicar e orientar sobre todas as possibilidades e técnicas disponíveis, sendo a decisão muitas vezes tomadas em conjunto com a paciente. Salienta também a fundamental e imprescindível necessidade de procurar um profissional médico habilitado a exercer a especialidade, para reduzir os riscos e aumentar a segurança dos procedimentos, e consequentemente a possibilidade de sucesso, pois infelizmente existem em nosso país médicos não especialistas exercendo a cirurgia plástica. O especialista em cirurgia plástica deve sempre estar atualizado com os conceitos médicos, pois é uma especialidade séria, e com muitas responsabilidades. Portanto, seja qual for a sua necessidade, procure um cirurgião plástico, para garantia da sua saúde física, mental e porque não, social! Agende sua consulta. Cuide da saúde de seu corpo. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868.
A reportagem do Achei Sudoeste esteve no Bairro Jardim de Alah, em Brumado, onde os moradores reclamam da falta de pavimentação e do esgoto à céu aberto que corre em diversas ruas. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o morador da Rua João Caires Soares, Marcos Meira, disse que já foram feitas inúmeras promessas para execução do serviço de pavimentação da via, porém, até hoje, nada foi feito. Ele reclamou da precariedade das condições de trafegabilidade da rua, o que dificulta bastante o dia a dia dos moradores.
O morador da Rua Aurelino de Jesus, Renner Aguiar, também reivindicou a realização do serviço de esgotamento na localidade. Segundo ele, a desculpa do poder público é de que a responsabilidade é da Embasa. “Aqui está um descaso. A gente tem nossos direitos, pagamos os impostos. Como eles vão cobrar o IPTU, se não tem o saneamento básico?”, afirmou, acrescentando que os moradores não se importam de pagar o imposto, desde que o calçamento e o saneamento sejam devidamente realizados no bairro. Para ele, o esgoto a céu aberto no local é uma questão de saúde pública, tendo em vista a quantidade de animais peçonhentos que são atraídos para a localidade.
Em contato com o site Achei Sudoeste, o brumadense Ricardo Mota denunciou a falta de atendimento no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado. Segundo informou, ele esteve na unidade de saúde na madrugada da última segunda-feira (22), passou pelos procedimentos de triagem, porém não foi atendido. “Passamos pela triagem, fizemos a ficha, aguardamos de 3h30 até 5h30, mas não fomos atendidos. Nesse dia, levei meu filho que estava muito doente”, relatou. Mota ainda ficou indignado, tendo em vista que, no momento, só havia o seu filho como paciente na sala de espera do hospital. Ele não soube informar se havia médico de plantão ou o que aconteceu para que o seu filho não fosse atendido. “Assim que o dia amanheceu, procuramos um atendimento particular e resolvemos o problema da criança”, completou. A consulta particular custou R$ 320, fora os medicamentos. A Secretaria Municipal de Saúde ainda não se manifestou sobre o assunto.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou no Diário Oficial da União nesta quarta-feira, 24, a atualização da tabela mínima do frete, com reajuste médio de 4,13%. Por lei, os valores devem ser atualizados sempre que o preço do óleo diesel tenha oscilação superior a 10%. Desde a última mudança na tabela, em janeiro, o diesel oscilou 10,69%. O piso mínimo do frete entrou em vigor no ano passado, como parte do acordo entre o governo e os caminhoneiros visando o fim da greve da categoria. Apesar disso, os motoristas reclamam da falta de fiscalização do mecanismo pelo órgão. Em nota, a ANTT informou que “vem intensificando as fiscalizações em seus postos de pesagem com foco na aplicação da tabela de frete”. Além disso, reiterou que os valores são previamente definidos para cada tipo de autuação, e podem variar no tipo de enquadramento e no valor, entre 550 reais e 10.500 reais. Nas últimas semanas, o assunto voltou a chamar atenção. No dia 12 de abril a Petrobras anunciou um reajuste de 5,7% no preço do óleo diesel, mas mudou de ideia horas depois, após intervenção do presidente Jair Bolsonaro. Quatro dias depois, o governo federal anunciou um pacote de medidas para atender o setor de transporte de cargas. Entre elas, liberou 500 milhões de reais para uma linha de crédito voltada aos caminhoneiros via BNDES. A medida, porém, não agradou aos caminhoneiros, que começaram a articular uma nova paralisação em todo o país. A categoria pleiteava maior fiscalização da tabela mínima do frete. No dia 17, a estatal voltou a anunciar um aumento no valor do diesel, desta vez um reajuste de 4,8%, que equivale ao aumento de R$ 0,10 no preço do litro do diesel. A notícia dividiu a categoria. No entanto, depois de novas negociações com o governo, os motoristas desistiram da greve, em troca da promessa da criação de mecanismos mais eficazes para a fiscalização da tabela mínima do frete.
O Suba 100, uma das maiores provas de Mountain Bike, acontecerá neste final de semana, na cidade de Santa Terezinha, em Feira de Santana. O atleta e empresário Beto Bike estará entre os 1500 ciclistas que participarão da competição. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele disse que a prova, que está em sua quarta edição, é uma das que mais atrai participantes na Bahia. Para o atleta, será um desafio para conhecer o que há de novo no mercado esportivo do ciclismo, além de uma oportunidade de fazer contatos. Serão 160 km de trilha, com muitos aclives e declives, executados durante dois dias. “Se o homem tiver uma vida sem desafios, perdeu a graça. O objetivo é largar e chegar. É gostoso e prazeroso você ver que vai ser sofrido, mas vai valer a pena. É um evento diferenciado”, afirmou. O empresário fez questão de ressaltar que o intuito da prova é largar e concluir, não necessariamente ser o primeiro, devido ao alto nível de dificuldade da competição.
A arrecadação das receitas federais somou 109,854 bilhões de reais em março, com queda de 0,58% (descontada a inflação) em relação ao mesmo mês de 2018, segundo a Receita Federal. É o mais baixo valor arrecadado desde 2017. Em relação a fevereiro deste ano, a queda foi ainda maior, de 5,24%. Segundo a Receita Federal, o resultado é explicado pela redução nas alíquotas de tributos sobre o óleo diesel, o que diminuiu a arrecadação a partir de junho de 2018. Outro fator apontado foi a redução no recolhimento de programas de renegociação de dívidas tributárias neste ano. De acordo com a Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia, a arrecadação de março veio abaixo da expectativa mediana (desconsidera os extremos nas projeções) do mercado financeiro, de 115 bilhões de reais. Entretanto, a secretaria ponderou que em fevereiro o resultado ficou acima do projetado pelos analistas do mercado. De janeiro a março, a arrecadação somou 385,341 bilhões de reais, com crescimento de 1,09% sobre igual período do ano anterior. Segundo o chefe do Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros da Receita, Claudemir Malaquias, a queda real de 0,58% veio dentro das projeções do órgão. Ele afirmou que, no mês passado, o governo já revisou para baixo as previsões do ano. As desonerações concedidas pelo governo resultaram em uma renúncia fiscal de 23,212 bilhões de reais entre janeiro e março de 2019, valor maior do que no mesmo período do ano passado, quando ficou em 20,741 bilhões de reais. Apenas em março, as desonerações totalizaram 8,121 bilhões de reais, também acima das do mesmo mês do ano passado (6,966 bilhões de reais). Já as reduções do PIS/Cofins sobre o diesel e da Cide, dadas no ano passado após a greve dos caminhoneiros, acumulam custo de 1,280 bilhão de reais e 377 milhões de reais, respectivamente.
Na última terça-feira (23), o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações publicou no Diário Oficial da União a prorrogação da Autorização para Operação Permanente (AOP) por mais dois anos à Unidade de Concentrado de Urânio (URA ) das Indústrias Nucleares do Brasil (INB) em Caetité, a 100 km de Brumado, concedida pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen). Segundo o órgão, a INB atendeu de forma satisfatória as condições exigidas na legislação pertinente. Na publicação, consta que, caso julgue necessário, a Cnen poderá suspender a licença para preservação da segurança nuclear e radiológica.
O Curso de Energia Solar Fotovoltaica será promovido pela empresa Eletec Cursos na cidade de Brumado, com aulas práticas e teóricas. As aulas serão ministradas na Unicesumar, entre os dias 25 e 28 de abril. O curso visa qualificar e certificar profissionais para trabalharem no segmento. De acordo com o professor Edson Meirelles, sócio da Eletec Cursos, este é o setor que mais cresce no mundo e a região possui o maior potencial para geração de energia solar no país. Os interessados devem entrar em contato com a empresa responsável através do telefone (77) 99944-6138.
A Operação Semana Santa foi realizada pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE) durante o período do feriado, nas rodovias de acesso à região sudoeste. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Capitão Mota destacou que o recesso foi tranquilo, com um saldo positivo em comparação ao mesmo período do ano passado. De acordo com o relatório da operação, foram registrados 02 acidentes, 01 com vítima e 01 sem vítima. Além disso, houve um aumento considerável no tráfego nas rodovias da região. “Nós aumentamos a fiscalização de veículos nos postos e também com as blitz volantes realizada pelo Tático Ostensivo Rodoviário. Tivemos um aumento de, praticamente, 100% de pessoas abordadas, de 2018 para 2019 - foram, aproximadamente, 1032 pessoa”, declarou. O Capitão informou que a operação continua com a realização de abordagens, agora com a finalidade de prevenir delitos nas rodovias, especialmente o tráfico de drogas e o porte ilegal de armas. “A gente vem trabalhando nas rodovias da região, não só buscando o fator da fiscalização repressiva, mas também de modo a tentar educar o cidadão”, finalizou.
A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a ação popular na qual um juiz da 14ª Vara do Distrito Federal concedeu liminar que abriu brecha para que psicólogos oferecessem terapia de reversão sexual, conhecida como “cura gay”, tratamento proibido pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) desde 1999. A decisão de Cármen foi tomada no dia 9 de abril e publicada no Diário de Justiça nesta quarta-feira, 24. Em setembro de 2017, o juiz federal Waldemar Cláudio de Carvalho acolheu um pedido da psicóloga Rozangela Alves Justino, segundo o qual a Resolução do CFP restringia a liberdade científica. A Resolução 001/1999 do órgão estabelece que “os psicólogos não exercerão qualquer ação que favoreça a patologização de comportamentos ou práticas homoeróticas, nem adotarão ação coercitiva tendente a orientar homossexuais para tratamentos não solicitados”. A norma aponta que “os psicólogos não exercerão com eventos e serviços que proponham tratamento e cura das homossexualidades”. Em sua decisão, Cármen sustentou que parece haver “usurpação da competência” do STF, prevista no artigo 102 da Constituição, o que justifica a suspensão da tramitação da ação popular. A legislação estabelece que cabe à Corte máxima processar e julgar “a ação direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual e a ação declaratória de constitucionalidade de lei ou ato normativo federal”. “Sem prejuízo da reapreciação da matéria no julgamento do mérito, defiro a medida liminar requerida para suspender a tramitação da Ação Popular e todos os efeitos de atos judiciais nela praticados”, afirma a ministra. Com a decisão, a resolução do CFP se mantém “íntegra e eficaz”, ressaltou Cármen.
Agora, os usuários da rede pública de saúde têm acesso de forma quase instantânea aos resultados de exames laboratoriais do Laboratório Central (Lacen) através do site da prefeitura, o www.brumado.ba.gov.br. O objetivo, segundo a Administração Municipal, é proporcionar mais conforto, comodidade e dar condições ao paciente de acessar e imprimir via online os exames. Para obter os resultados, o paciente deve entrar no site e clicar no menu Resultados de Exames Lacen.
Subiu para 233 o número de mortos identificados no rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com a Defesa Civil de Minas Gerais, 37 pessoas ainda são procuradas pelos bombeiros e dois nomes foram retirados da lista de desaparecidos, nesta quarta-feira (24), a pedido da Polícia Civil. No dia 25 de janeiro deste ano, a barragem da Mina Córrego do Feijão se rompeu, matando dezenas de pessoas e contaminando o Rio Paraopeba, um dos afluentes do Rio São Francisco. Os rejeitos devastaram a área administrativa da mineradora, incluindo o refeitório, onde muitos trabalhadores almoçavam na hora do rompimento. A usina ITM de beneficiamento também foi atingida, assim como vagões de trens e veículos que estavam na empresa. Após varrer a mineradora, a lama atingiu comunidades de Brumadinho destruindo casas, inclusive uma pousada, a atingindo propriedades rurais. No 90º dia de buscas, o Corpo de Bombeiros atua com 150 militares, quatro cães e 97 máquinas pesadas divididos em 24 frentes de trabalho.
Após denúncia, o Centro Integrado de Comunicações (Cicom) informou que na Rua Laguna, no Bairro Novo Brumado, um indivíduo havia agredido fisicamente uma idosa. De posse dessa informação, uma guarnição de motopatrulhamento encontrou no local uma senhora que disse que o vizinho havia a agredido com um soco, abrindo-lhe os supercílios. Em meio a essa situação, a guarnição, com a permissão da proprietária, adentrou a residência do agressor, que foi então capturado e conduzido à Delegacia Territorial de Brumado para fins de esclarecer o fato.
Aumentou o número de casos de dengue e de outras arboviroses na cidade de Brumado em relação ao mesmo período do ano passado. A situação preocupa a Vigilância Epidemiológica Municipal (Vigep). Em entrevista Achei Sudoeste, a coordenadora da Vigep, Ilka Lima, destacou que os números não são alarmantes, mas preocupam o setor devido ao histórico de surtos registrado no município. “Já estamos tomando as devidas ações quanto a isso, mas receosos quanto ao que poderá acontecer devido ao período de chuva e agora o período quente, que é propício ao surgimento de mosquitos”, frisou. A coordenadora informou que já foram registrados casos positivos de dengue na cidade e o objetivo é identificar o tipo de vírus que circula no município, a fim de serem adotadas as melhores ações de combate ao mosquito. Segundo Lima, o índice de infestação predial do aedes-aegypti é de 2.4 em Brumado, considerado alto, porém ainda dentro da realidade do município. Os bairros onde há maior índice de infestação são o Dr. Juracy e o São Félix. A coordenadora fez um apelo à comunidade para redobrar os cuidados com recipientes que possam acumular água e serem um reservatório para proliferação do mosquito. “Precisamos estar sempre em alerta. Todo cuidado é pouco!”, reiterou.
A Polícia Civil de Brumado, da 20ª Coorpin, prendeu quatro pessoas em sua área de atuação nesta quarta-feira (24) durante a megaoperação nacional denominada #PC27. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, quatro mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos. Três pessoas foram presas em Livramento de Nossa Senhora e uma em Brumado, condenadas pela prática de delitos, tais como homicídio, tráfico de drogas e porte ilegal de arma. Os nomes não foram divulgados pela polícia. Em todo o país a Polícia Civil apreendeu e prendeu mais de 2200 pessoas, empregando o total de 12718 policiais e 4040 viaturas. Os presos permanecerão custodiados nas carceragens de Livramento de Nossa Senhora e Brumado, até ulterior remoção para uma unidade prisional.
Um homem não identificado morreu na madrugada desta quarta-feira (24), após ser atropelado por uma carreta, na BR-116, em Vitória da Conquista, aa 132 km de Brumado. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu no Km-816 da rodovia, nas proximidades da localidade de Lagoa das Flores, às 2h50. A carreta tem placa do estado do Rio Grande do Sul. Segundo informações de testemunhas, o pedestre estava parado sobre a pista no momento do acidente. O condutor da carreta, um homem de 39 anos, foi encaminhado a Polícia Civil local para prestar esclarecimentos. A vítima foi levada pelo Instituto Médico Legal de Vitória da Conquista. Não há detalhes sobre sepultamento.
O engenheiro Felipe Figueiredo Rocha, da área de Recursos Hídricos da Vale, afirmou que, em uma reunião interna da mineradora, ele apontou a situação de risco de algumas barragens, incluindo a do Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), que rompeu em janeiro deste ano e deixou pelo menos 231 mortos. Rocha foi ouvido pela CPI de Brumadinho nesta terça-feira, 23. A comissão foi aberta no Senado para apurar as causas do rompimento da barragem. “Os riscos da barragem, apesar de não serem iminentes, foram apresentados para a diretoria da Vale. A todas apresentações e todas informações a que eu tive acesso, eu dei publicidade”, declarou o engenheiro na CPI, que não soube afirmar se os relatórios chegaram “em sua completude” ao presidente da empresa, Fábio Schvartsman. O executivo citou o engenheiro durante a sua participação na comissão, afirmando que, se soubesse de algo, Rocha poderia ter feito denúncia nos canais da companhia. Em seu depoimento aos senadores, Felipe Rocha afirmou que optou por contratar uma advogada particular, sem utilizar serviços jurídicos da Vale. De acordo com Rocha, o relatório sobre as recomendações da barragem em Brumadinho havia sido enviado para a diretoria e a análise de risco foi feita por um consórcio que incluía a empresa Tüv Süd. O engenheiro informou na CPI que, apesar dos relatórios, os funcionários da geotécnica não demonstraram preocupação com os riscos. Ele acrescentou que possui a lista de presença das reuniões em que tais pautas foram conversadas. Ainda, o engenheiro leu na CPI um e-mail sobre a situação da barragem do Córrego do Feijão que, segundo ele, seria para comprovar que os diretores foram comunicados. Mesmo assim, Rocha afirmou que não é possível colocar a Vale como culpada pelo rompimento da barragem porque ainda há uma investigação. Ele afirmou que sua área não é a responsável pela definição de limite de risco das barragens. Na sessão de ontem, a CPI também ouviu César Grandchamp, geólogo da Vale que afirmou que “não tinha nada” que dissesse à empresa que a estrutura em Brumadinho poderia estar em risco. Questionado pelos parlamentares, o geólogo afirmou que a companhia está pagando sua defesa no processo e que este é um “direito” dado aos funcionários da empresa. Auditor da empresa alemã Tüv Süd, Arsênio Negro Júnior preferiu ficar calado.
Estudantes do povoado de São Domingos 2em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, vivem uma espécie de rodízio para ir à escola. São dezenas de estudantes que não consegue frequentar as escolas devido a mudanças no transporte que atende à localidade. Segundo a TV Sudoeste, a unidade escolar que atende os estudantes de São Domingos 2 fica no povoado da Estiva, a quase 10 quilômetros de distância. Um aluno ouvido pela reportagem disse que chegou a percorrer o caminho a pé. Antes, um ônibus atendia a localidade, mas atualmente uma Kombi é que faz o serviço. A justificativa dada, segundo os moradores, é redução e custos no transporte. Procurada, a secretaria de educação do município disse que foi feita uma licitação para contratação de uma prestadora do serviço, mas que a ganhadora da concorrência não apresentou a documentação em tempo. Devido a isso, a pasta declarou que tem suprido as necessidades com veículos da frota da prefeitura. A secretaria ainda afirmou que vai chamar a segunda colocada na licitação para executar o serviço.
A economia brasileira fechou 43.196 empregos com carteira assinada em março deste ano, segundo números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta quarta-feira (24) pelo Ministério da Economia. O saldo é a diferença entre as contratações (1.216.177) e as de demissões (1.304.373) no período. Esse foi o primeiro resultado negativo em três meses. A última vez que o Brasil havia registrado demissões foi em dezembro do ano passado, com o fechamento de 341.621 postos com carteira assinada. O resultado surpreendeu os analistas do mercado financeiro, que estimavam nova abertura de vagas no mês passado. Esse também foi o pior saldo para meses de março desde 2017, quando 62.624 trabalhadores foram demitidos. No mesmo mês do ano passado, foram registradas 56.151 contratações. Após três anos seguidos de demissões, a economia brasileira voltou a gerar empregos com carteira assinada em 2018, quando foram abertas 529.554 vagas formais, de acordo com dados oficiais.
Um homem foi encontrado morto dentro de sua residência, no Distrito de Iguatemi, em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Segundo informações da Polícia Civil, o corpo de José das Graças de Souza foi localizado no início da noite de ontem (23) por populares no quintal do imóvel. O Departamento de Polícia Técnica foi acionado para realizar o levantamento cadavérico. Depois, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. As causas da morte ainda são desconhecidas.
Pesquisa divulgada nesta quarta-feira (24) aponta que 35% dos brasileiros acreditam que o primeiro trimestre do governo de Jair Bolsonaro é ótimo ou bom. O número é superior ao dos que consideram a administração ruim ou péssima, 27%. Pelo menos 31% dos entrevistados avaliam o governo como regular. O levantamento é a primeira Pesquisa CNI-Ibope sobre a gestão Bolsonaro, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O primeiro trimestre de Bolsonaro é a sexta com melhor avaliação desde a chegada de Fernando Collor ao Palácio do Planalto em 1990. O número dos que avaliam a atual administração como ótimo ou bom é inferior aos obtidos no primeiro mandato de Dilma Rousseff (56%), nos dois mandatos de Luiz Inácio Lula da Silva, 51% e 49%, respectivamente, Fernando Collor (45%) e o primeiro governo de Fernando Henrique Cardoso (41%). Assim, a atual gestão é mais bem avaliada que a de Itamar Franco (34%), que o segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso (22%), que Michel Temer (14%) e que o segundo mandato de Dilma Rousseff (12%). A CNI-Ibope aponta, também, que a população tem opinião mais positiva sobre Jair Bolsonaro do que em relação ao seu governo. Pouco mais da metade dos entrevistados (51%) afirma confiar no presidente, mesma parcela da população que diz aprovar a sua maneira de governar. Contudo, 45% das pessoas ouvidas pela pesquisa afirmaram não confiar em Bolsonaro e 40% desaprovam sua maneira de governar.