Crianças de apenas dois anos que passam muito tempo em frente a smartphones, tablets e computadores já correm maior risco de problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão. De acordo com um estudo publicado recentemente no periódico científico Preventive Medicine Reports, uma hora por dia em frente a esses dispositivos já é o suficiente para afetar o comportamento das crianças, incluindo redução no autocontrole, na estabilidade emocional e na curiosidade. No novo estudo, pesquisadores da Universidade de San Diego e da Universidade da Georgia, ambas nos Estados Unidos, analisaram dados de 40.000 crianças americanas com idade entre 2 e 17 anos. Elas participaram de uma pesquisa nacional de saúde realizada em 2016 que continha informações sobre dados médicos, questões emocionais, de desenvolvimento, comportamento e hábitos, como o uso diário de mídias digitais.
Os resultados mostraram que os adolescentes que passam mais de sete horas por dia em frente às telas eram duas vezes mais propensos a serem diagnosticados com ansiedade ou depressão do que aqueles que passavam uma hora por dia. O uso moderado de telas, correspondente a cerca de quatro horas por dia, também estava associado a uma redução no bem-estar psicológico do que o uso de uma hora por dia. Crianças em idade pré-escolar (até cinco anos) que usam esses acessórios com frequência correm o dobro do risco de se tornarem impacientes. Elas também têm mais dificuldade de se acalmarem depois de ficarem muito empolgadas com alguma coisa, em comparação com as crianças que passam menos tempo em frente a esses dispositivos. Os pesquisadores concluíram também que 9% dos participantes com idade entre 11 e 13 anos que passavam uma hora por dia mexendo no celular tendiam a perder a curiosidade por aprender coisas novas. A taxa subiu para 22,6% entre os adolescentes que passam pelo menos sete horas por dia em frente às telas. Entre os jovens de 14 a 17 anos, 42,2% dos participantes cujo tempo de tela excedia sete horas diárias não concluíam tarefas, como dever de casa ou atividades domésticas. Por outro lado, esse número caiu para 27,7% quando o uso era de quatro horas e 16,6% quando o tempo foi limitado a uma hora por dia.
Acusado de matar a esposa grávida de três meses com uma facada nas costas, Rafael Silva dos Santos foi preso nesta terça-feira (06), em Igaporã, a 164 km de Brumado. O crime ocorreu no último sábado (03), na cidade de Barreiras. Segundo informações da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), o serviço de inteligência localizou o acusado na comunidade Tanque de Claudiano, na residência dos pais. Familiares da vítima informaram à polícia que Rafael é ciumento e violento. Após o crime, ele fugiu levando um dos filhos do casal, um menino de 4 anos. Ele segue custodiado na Delegacia Territorial de Igaporã.
Consumidores com contas em atraso podem renegociar suas dívidas com até 95% de desconto no Feirão Limpa Nome do Serasa Consumidor. O evento acontece até o dia 1º de dezembro pela internet. Neste ano, as empresas parceiras são: Santander, Ipanema, Tribanco, Porto, Itaú, Claro, NET, CredSystem, Recovery e Vivo. Podem participar mesmo consumidores que não estão negativados — é possível negociar novas condições de pagamento para contas atrasadas. São 61,4 milhões de inadimplentes no Brasil, segundo dados de setembro da Serasa Experian. O Feirão pode renegociar as dívidas de até 33 milhões de endividados. De acordo com a consultoria, cada negativado tem, em média, quatro dívidas, totalizando 4.462 reais. Ao todo, esses consumidores devem 268 bilhões de reais. “Todas as empresas do Feirão estão dispostas a negociar com o consumidor. Há vantagem: o banco, por exemplo, pode voltar a ter um cliente ativo”, contou a gerente do Serasa Consumidor, Joyce Carla.
O Ministério da Educação (MEC) publicou, nesta terça-feira (6), o resultado final do edital 02/2017 SERES/MEC, que autoriza o Centro Universitário UniFG, mantido Centro de Educação Superior de Guanambi (CESG), a oferecer o curso de Medicina na cidade de Brumado. A autorização faz parte de uma perspectiva de expansão da UniFG, no sentido de fomentar a produção de profissionais da área de saúde, no semiárido baiano. O curso de Medicina em Brumado abre um leque de oportunidades para estudantes do semiárido baiano, que não precisam mais se deslocar para os grandes centros para ter acesso a um ensino superior de qualidade.
No dia 12 deste mês, Brumado sediará o Acelera Microcrédito, evento que busca fortalecer o empreendedorismo na cidade. Em entrevista ao Achei Sudoeste, Atanilton Souza, que faz parte do gerenciamento do Banco do Nordeste, organizador da iniciativa, disse que o evento irá premiar alguns empreendedores de sucesso, tanto do Agroamigo, da área rural, como do Crediamigo, de microfinanças urbana. “É um evento de grande importância para a região e para o município. Será um marco na região. Brumado merece um evento desse porte”, destacou Souza. Durante a iniciativa, serão disponibilizados diversos serviços, como corte de cabelo e aferição de pressão e glicemia. Jamerson Ramos, que também faz parte da organização do evento, frisou que o Acelera Microcrédito será realizado em um momento de valorização do empreendedorimo na cidade, considerado um mercado em potencial. “O nosso objetivo é fortalecer essa atuação e as parcerias que a gente tem no município, valorizando os nossos clientes”, completou. Coordenador do Agroamigo na região, Gilberto Souza destacou que o evento é mais uma oportunidade de negócio e de desevolvimento para a cidade.
O ministro Luiz Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, decidiu nesta terça-feira (6) que vai levar à julgamento na Segunda Turma do tribunal o novo pedido de liberdade feito pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A defesa apontou parcialidade do juiz Sérgio Moro na condenação do petista dentro da Operação Lava Jato e na condução de outros processos. O argumento já havia sido utilizado em outros habeas corpus em favor de Lula, todos rejeitados pela Justiça, mas agora foi repetido, com base na decisão de Moro de aceitar convite do presidente eleito Bolsonaro para assumir como ministro da Justiça no ano que vem. Para a defesa de Lula, Moro demonstrou “inimizade capital” e “interesses exoprocessuais” ao condenar Lula, no ano passado, por corrupção e lavagem de dinheiro, o que, no entender dos advogados, deveria afastá-lo do processo.
A jovem Ivyna Bittes, natural de Macaúbas, a 199 km de Brumado, está desaparecida há dias e familiares e amigos fazem um apelo para quem tiver pistas da sua localização. A família não sabe dizer porque ela sumiu sem deixar notícias. Até o momento, sabe-se apenas que Ivyna deixou uma mensagem para uma amiga relatando que estava muito triste e incomodando muitas pessoas. Nas redes sociais, foi iniciada uma grande corrente de apoio para localizar a jovem. Quem tiver alguma notícia, pode entrar em contato através do número: (77) 99923-1357.
Foram abertas na segunda-feira (5) as inscrições para o Programa de Estágio da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba). Ao todo, são 70 vagas, em diversas áreas, para as cidades de Brumado, Salvador, Juazeiro, Feira de Santana, Eunápolis, Itabuna, Teixeira de Freitas, Valença, Santo Antônio de Jesus, Irecê e Vitória da Conquista. Os interessados em participar do processo devem ter a previsão de conclusão do curso entre dezembro de 2019 e dezembro de 2021, além de disponibilidade de 24 ou 30 horas semanais - com o máximo de seis horas por dia de estágio. Podem participar da seleção, estudantes de todos os cursos superiores, especialmente os de Administração, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e correlatos, Comunicação Social - Propaganda, Marketing, Jornalismo, Publicidade, Relações Públicas, Economia, Direito, Matemática e Estatística, e de todas as Engenharias.?? Os interessados em participar do processo de seleção têm até 5 de dezembro para fazer as inscrições, através da internet. Durante a seleção, os candidatos passarão por testes online, triagem curricular, vídeo entrevista, dinâmica presencial, painel com executivos e entrevista individual. As primeiras contratações serão realizadas no mês de fevereiro de 2019.
Na última terça-feira (06), agentes da polícia civil do município de Riacho de Santana deflagraram a Operação Deus do Egito com o objetivo de prender Janderson Alves Santana, responsável por aplicar diversos golpes na região. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, os prejuízos causados chegam a R$ 3 milhões. Janderson foi preso no Bairro Pernambuco, na cidade de Caetité, a 100 km de Brumado, em cumprimento a um mandado de prisão expedido pelo juiz da Comarca de Riacho de Santana. Agora, a polícia investiga o destino do dinheiro das vítimas.
A reportagem do site Achei Sudoeste esteve na Praça Dr. Nelson Lula, em Brumado, onde conversou com os moradores acerca da insatisfação dos mesmos com a construção de uma rotatória na localidade. O projeto inicial elaborado pela prefeitura e aprovado pela Caixa Econômica Federal previa a reforma da praça em sua totalidade, não incluindo a rotatória, que dividirá a praça ao meio. Sem flexibilidade por parte da prefeitura, os moradores entraram com uma ação provocando o Ministério Público Estadual (MPE) a intervir na questão, porém ainda não conseguiram sensibilizar o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) a rever o atual projeto e manter o primeiro, onde não existia a rotatória. Mesmo com várias negativas, os residentes no entorno da praça disseram a nossa reportagem que vão continuar insistindo no intuito de abortar a construção da rótula. Os moradores também convocaram a câmara de vereadores e a comunidade em geral para entraram em um consenso com o prefeito para que seja retirada a rótula do atual projeto da praça.
O vereador João Batista Pereira dos Santos (PTB), popularmente conhecido como João de Ogum, de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, tem direcionado severas críticas à Embasa em razão dos serviços oferecidos pela empresa na cidade. “Essa empresa é uma vergonha”, disse. Segundo ele, a Embasa não respeita a população e distribui água com coliformes fecais, conforme atestado em documentação que está com a Promotoria Pública. Há um ano e oito meses, o vereador cobra explicações da empresa, mas sem sucesso. “A Embasa não serve água potável nenhuma, serve uma lavagem para população. A água de Livramento é bosta pura”, completou ao site Achei Sudoeste. Recentemente, houve um surto de casos de diarreia na cidade, que teria sido provocado, segundo Ogum, devido aos coliformes fecais presentes na água. O vereador ainda coloca em cheque o funcionamento da estação de tratamento da Embasa, que constantemente apresenta defeito. Para João de Ogum, não se trata de uma briga política e sim por humanidade. “Será que eles não têm capacidade de oferecer uma água sadia para 40 e poucos mil habitantes?”, questionou.
Em um acidente ocorrido no final da manhã desta terça-feira (06), uma motocicleta foi parar debaixo de um caminhão baú na travessia do semáforo da Rua Exupério Pinheiro Canguçu, no centro comercial de Brumado. O motorista do caminhão (placa da cidade de Linhares, no Espírito Santo), identificado como Manoel Meira, disse ao site Achei Sudoeste que tentou passar lentamente pelo trecho, mas se deparou com a moto, que entrou fechada na curva. “Quando vi que ele destampou fechado na curva, só fiz frear e esperar a batida”, relatou o caminhoneiro. No reflexo, o piloto conseguiu se projetar para fora da moto antes da colisão. Reclamando de dores nos pés, ele recebeu os primeiros socorros do Samu 192 no local do acidente, sendo removido para o Hospital Professor Magalhães Neto.
Uma guarnição da polícia militar esteve no local e realizou os procedimentos para o controle do trânsito no percurso. Nossa reportagem observou que a travessia é carente de melhor sinalização, principalmente no conjunto semafórico, que há anos opera irregularmente sem os farois para pedestres. Morador da região, o representante comercial Adriano Ires declarou que sempre ocorrem acidentes na localidade, tendo como agravante a péssima sinalização e a falta de educação por parte dos condutores em geral, que, corriqueiramente, invadem o sinal vermelho. “Aqui cabe culpa ao poder público, que não dá a devida atenção à sinalização, e a uma parcelamento da comunidade, que não respeita o tempo de passagem e o limite de velocidade. Se não foram tomadas medidas preventivas, não vai demorar e teremos acidentes de maior proporção, talvez até com óbito por aqui”, avaliou.
A Paraná Pesquisas divulgou um levantamento sobre a percepção do brasileiro quanto a nomeação do juiz Sérgio Moro para o Ministério da Justiça. De acordo com a amostra, 82,6% dos brasileiros acreditam que o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) acertou ao convidar o magistrado para o governo. Já 14,6% disseram que o capitão da reserva errou no convite. 2,8% preferiram não opinar ou não souberam. A pesquisa atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,0% para os resultados gerais. Nas análises das questões por localidade, o grau de confiança atinge 95,0% para uma margem de erro de 3,5% para a Região Sudeste, onde foram realizadas 880 entrevistas, 4,5% para a Região Nordeste, onde foram realizadas 543 entrevistas, 5,5% para a Região Norte mais Centro-Oeste onde foram realizadas 305 entrevistas e 6,0% para a Região Sul, onde foram realizadas 292 entrevistas. Foram entrevistados 2.020 brasileiros em 174 municípios e em 26 Estados mais Distrito Federal, entre 3 a 5 de novembro.
Ao menos 3.100 pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas que caíram na cidade de Condeúba, a 123 km de Brumadio, desde o último dia 29 de outubro. A Prefeitura da cidade decretou situação de emergência na segunda-feira (5). De acordo com a prefeitura da cidade, as chuvas atingiram os povoados do Riacho Seco, Canabrava, Olho D'água e Fazenda Baixão do Nena (Zona Rural do município). Ainda segundo a prefeitura, sete pessoas ficam feridas e 50 estão desalojadas. Com a chuva, instalações públicas, barragens, estradas rurais, acessos vicinais foram danificados, além da suspenção das aulas na cidade.
O prefeito, Silvan Baleeiro de Sousa, esteve nos locais afetados no dia 30 de outubro e, diante dos prejuízos, acionou a Superintendência Estadual de Proteção e Defesa Civil- (Sudec-BA) para analisar a situação. Paulo Luz, superintendente estadual, esteve no local e confirmou que, ao menos, foram contabilizados 200 mm de chuva em cinco horas no dia 29 de outubro. Ainda segundo o superintendente, com o rompimento das barragens, muita lama foi levada para a casa dos moradores. Na tarde desta terça-feira (6), o prefeito de Condéuba vai se reunir com a equipe da Defesa Civil para organizar medidas e ações para atuação.
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (6), duas operações simultâneas com o objetivo de desarticular duas organizações criminosas especializadas em fraudar licitações e desviar recursos públicos que atuavam em diversos municípios da região sul da Bahia. O órgão apura fraude de R$ 34 milhões de empresários que eram beneficiários do Bolsa Família. Conforme o órgão, estão sendo cumpridos 13 mandados de prisão preventiva e 50 mandados de busca e apreensão. Os mandados das operações, intituladas de Sombra e Escuridão e Elymas Magus, de acordo com a PF, são cumpridos em cidades como Aurelino Leal, Camamu, Ibirapitanga, Igrapiúna, Ilhéus, Itabela, Itabuna, Ituberá, Santo Antônio de Jesus, Ubaitaba e Ubatã. Conforme a PF, cerca de 115 policiais federais e mais 24 auditores da Controladoria Geral da União participam da ação.
Na última segunda-feira (05), uma briga entre um homem e uma mulher terminou em tragédia em Barra da Estiva, a 134 km de Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, Maria Nilza foi morta a pauladas e facadas no Bairro Alto México. O autor do crime, identificado como Nilson Guimarães, foi preso em flagrante. O corpo da vítima deve ser encaminhado ao Instituto Médico Legal de Brumado para ser feita a necropsia. Nilson já tinha passagens pela polícia por roubo e tráfico de drogas.
Embora ainda faltem dois anos, já surgiram muitos rumores sobre quem serão os candidatos à prefeitura de Brumado nas eleições 2020. Uma das figuras centrais na política brumadense, Emanoel Araújo Lima (Patriota), o Manelão, negou ao site Achei Sudoeste que apoiaria o vereador Zé Ribeiro (PT) em uma possível candidatura ao Executivo Municipal. “Não tenho compromisso nenhum com Zé Ribeiro. Isso é conversa fiada”, declarou. Ele ainda citou que, nas eleições de 2014, em que concorreu ao cargo de deputado estadual, chegou a pedir o apoio de Zé Ribeiro, mas o mesmo alegou que já tinha compromisso com Zé Raimundo (PT). Para Manelão, a disputa será acirrada em 2020, com vários nomes almejando o cargo de prefeito de Brumado. De sua parte, ele assegurou que pretende sair candidato à prefeitura. “Meu nome está à disposição da comunidade. Não vou negar que tenho vontade de administrar o meu município. Nós temos um projeto político para Brumado que é diferente de tudo”, frisou.
A cirurgia geral é a especialidade médica que se ocupa com o estudo dos mecanismos fisiopatológicos, diagnósticos e tratamentos de enfermidades que são passiveis de cirurgias, ou seja, quando após detalhados exames se tem o diagnóstico que a solução para o problema do paciente é a prática cirúrgica. O especialista em cirurgia geral apresenta como uma de suas principais características o alto controle emocional e resistência física, já que compreende em sua rotina de trabalho procedimentos cirúrgicos das mais vastas enfermidades. Na Clínica Mais Vida, sempre oferecendo profissionais da mais alta qualificação e comprometimento com seu trabalho, os pacientes tem a sua disposição o médico Bruno Fernandes, atuando na especialidade de cirurgia geral, apresentando em seu currículo uma vasta experiência profissional, além de estudos constantes de atualização profissional, fator primordial em sua área de especialização. Agende sua consulta. Prevenir é o melhor remédio! Clínica Mais Vida, consultas e exames, tudo em um só lugar para sua maior comodidade. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500/ (77) 99989-6868.
Com o intuito de estreitar os laços com a sociedade, a Cipe Sudoeste/Caesg realizará um evento de atletismo na cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Major Edson Mascarenhas, comandante da instituição, disse que a Corrida Desafio Combatendo Sudoeste acontece no dia 24 de novembro, nas imediações da Av. Olívia Flores e da Jota Pedral, no período noturno, às 18h. Serão duas modalidades de corrida: de 5 km e 10 km. Segundo o Major, civis, militares e cadeirantes poderão participar do evento, com direito a camisa, medalha de participação, além dos troféus para os vencedores. As inscrições, no valor de R$ 40, podem ser feitas pelo site www.sympla.com.br. Corredores de toda região podem se inscrever. “Já fizemos o contato com o pessoal do trânsito, com o corpo de bombeiros, com o Esquadrão Falcão, que irá fazer todo percurso conosco, além do pessoal da própria unidade da Caesg, que dará todo suporte para que a gente possa fazer desse evento um sucesso”, destacou Mascarenhas.
Três pessoas com paraplegia conseguiram andar novamente com a ajuda de um implante que estimula a médula através de ondas elétricas, mostrou artigo publicado na revista Nature. Os pesquisadores da Universidade de Lausanne, na Suíça, revelaram que o mecanismo permitiu aos pacientes caminhar com auxílio de andadores e muletas; em alguns momentos, eles até mesmo conseguiram dar alguns passos sem qualquer suporte. Lesões medulares interrompem a comunicação através do sistema nervoso, levando à perda de funções neurológicas e paralisia. Normalmente, os nervos da medula enviam sinais cerebrais para as pernas; no entanto, no caso de indivíduos paraplégicos, o sinal é geralmente muito fraco para criar movimento. Para contornar essa falha na comunicação, o implante potencializa o sinal do cérebro, permitindo que os músculos das pernas sejam ativados. “Este pequeno dispositivo é um gerador de impulsos, ativando o eletrodo que está localizado [implantado] na medula espinhal”, explicou Jocelyne Bloch, uma das autoras do estudo, à CBS News. Além disso, de acordo com Gregoire Courtine, cientista que desenvolveu a técnica, o implante mostra indícios de reparação dos nervos danificados. “As fibras nervosas estão crescendo novamente. Elas estão reconectando o cérebro à medula”, contou à CBS News. Por causa deste resultado inesperado, a equipe está confiante de que a paralisia possa ser revertida em algum grau, embora ainda seja necessário determinar até que ponto. Um dos pacientes que estão sentindo os efeitos do dispositivo é David Mzee, cuja paraplegia já durava sete anos. É ele quem controla a estimulação – que acontece remotamente através de um relógio. Quando ativado, Mzee é capaz de andar cerca de 800 metros com a ajuda de um andador ou muletas para apoio.
A primeira empresa que havia sido classificada para gerenciar a Zona Azul em Brumado foi desclassificada e uma nova empresa assumirá a gestão da área. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Superintendente Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), André Cardoso, explicou que a primeira empresa deu entrada no certame como Microempreendedor Individual, porém, após o procedimento licitatório, a segunda colocada entrou com um recurso alegando que a mesma não se enquadrava na categoria, tendo em vista o seu faturamento anual. “A segunda colocada irá assumir diretamente o posto”, afirmou Cardoso, esclarecendo que não haverá necessidade de um novo certame. O prazo para início da implantação da Zona Azul na cidade continua o mesmo, até o mês de dezembro. “Não vai atrasar em nada”, garantiu.
A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ingressou com um pedido de habeas corpus junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) em busca da liberdade do petista e citando como “fatos novos” o convite do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), aceito por Sergio Moro para se tornar ministro da Justiça e Segurança Pública no próximo governo. “Salta aos olhos que todo esse cenário de ilegalidades e arbitrariedades praticadas pelo juiz Sergio Moro contra o ex-presidente Lula teve o potencial de alterar o resultado das eleições presidenciais recentemente ocorridas. Até 11.9.2018 Lula tinha a liderança absoluta em todas as pesquisas de opinião. Quem foi o beneficiado — ao menos potencialmente — por essa situação? O presidente eleito, principalmente”, diz o documento, assinado pelos advogados Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira Martins. Moro condenou Lula, em primeira instância, a nove anos e seis meses de prisão, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro em um processo da Operação Lava Jato, que apurava se o ex-presidente fora beneficiado pela posse oculta e reforma de um apartamento tríplex no Guarujá (SP). Em janeiro de 2018, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) confirmou a condenação, ampliando a pena a doze anos e um mês de prisão. Pouco mais de dois meses depois, no início de abril, o petista foi preso para iniciar o cumprimento na pena. Permanece, desde então, na carceragem da Polícia Federal em Curitiba. Outro elemento citado pelos defensores foi uma declaração do vice-presidente eleito, Hamilton Mourão (PRTB), ao jornal Folha de S.Paulo, na qual o general diz que o juiz federal foi convidado “ainda durante a campanha” para o cargo.
O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) aprovou com ressalvas as contas da Prefeitura de Barra da Estiva, de responsabilidade do prefeito João Machado Ribeiro (PTB), o João de Didi, relativas ao exercício de 2017. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o conselheiro Plínio Carneiro Filho, relator do parecer, multou o prefeito em R$ 5 mil em razão de irregularidades apontadas no relatório técnico das contas. O município apresentou uma receita arrecadada de R$ 44.255.584,14 e promoveu despesas de R$ 47.589.842,69, o que resultou em um déficit de R$ 3.334.258,55. A despesa total com pessoal representou 57,14% da receita corrente líquida, ultrapassando, portanto, o limite máximo de 54% previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal. Em relação às obrigações constitucionais, o prefeito aplicou 26,76% da receita na manutenção e desenvolvimento do ensino, quando o mínimo exigido é 25%. No pagamento da remuneração dos profissionais do magistério foi investido um total de 61,04% dos recursos advindos do Fundeb, sendo o mínimo 60%. Nas ações e serviços de saúde foram aplicados 19,69% dos recursos específicos, também superando o percentual mínimo de 15%. Ainda cabe recurso da decisão.
O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) afirmou nesta segunda-feira, 5, ser favorável à gravação de professores por alunos dentro de sala da aula. “Só o mau professor se preocupa com isso daí”, disse, em entrevista à Band, após criticar o ensino de questões relacionadas a minorias e defender o projeto Escola sem Partido, movimento que visa a combater uma suposta “doutrinação ideológica” nas instituições de ensino — e já foi contestado pela Advocacia-Geral da União (AGU) e pelo Ministério Público Federal (MPF). A gravação ou filmagem de professores chegou a ser estimulada após o segundo turno por uma deputada estadual de seu partido eleita em Santa Catarina, que tentava coibir manifestações contrárias à eleição de Bolsonaro. Denunciada pelo Ministério Público, Ana Caroline Campagnolo foi impedida pela Justiça de seguir com sua campanha. Segundo a decisão, a prática fere a liberdade de expressão, o pluralismo de ideias e as concepções pedagógicas. Entretanto, para Bolsonaro, os professores deveriam se orgulhar caso suas aulas fossem gravadas por alunos. “Quando eu dava aula de educação física no quartel, se tivesse alguém me filmando — naquela época não tinha telefone celular —, não teria problema nenhum”. O presidente eleito também criticou a prova do Exame Nacional do Ensino Médio, que no domingo, 4, incluiu uma pergunta de linguagem que citava o “pajubá”, descrito na prova como o “dialeto secreto” usado por gays e travestis. “Uma questão de prova que entra na dialética, na linguagem secreta de gays e travestis, não tem nada a ver. Não mede conhecimento nenhum. A não ser obrigar para que no futuro a garotada se interesse mais por esse assunto. Temos que fazer com que o Enem cobre conhecimentos úteis”, disse na entrevista.