Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Reportagem exibida durante o Esporte Espetacular, da Rede Globo, neste domingo (30), falou sobre a importância do futebol feminino de base e mostrou a peneira com mais de 400 atletas de 15 estados diferentes que aconteceu no Estado de São Paulo. As atletas do Unidos Futebol Clube (UFC), time de futebol de Brumado, e a treinadora Edna Pereira tiveram destaque na matéria. Nela, a técnica apareceu como uma incentivadora das atletas em busca do sonho de serem jogadoras de futebol profissional. Edna disse que não conseguiu realizar o mesmo sonho na juventude por conta do preconceito e da falta de oportunidades, mas agora se realiza através das meninas. Já a jogadora Carla Raíza vive outra realidade nos dias de hoje, já que tem todo apoio da família. A reportagem ainda frisou que as atletas viajaram 1500 km de distância e de 27 horas de ônibus para participarem da peneira em São Paulo. O evento contou com a presença ilustre das atletas Cristiane e Vanessa Alves, da Seleção Brasileira de Futebol Feminino.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Recentemente, foram publicados dois atos oficias de reconhecimento de cursos ofertados na Uneb de Brumado. Nesta quinta-feira (27), o Conselho Estadual de Educação (CEE), através de publicação feita no Diário Oficial do Estado da Bahia, reconheceu o curso de Bacharelado em Direito. Implantado no ano de 2012, o curso formou a sua primeira turma em julho de 2017. Já em 2018, a Uneb recebeu a visita de uma comissão instituída pelo CEE, a qual verificou documentos, espaço físico, biblioteca e demais equipamentos essenciais ao bom funcionamento da graduação, além de ter conversado com estudantes, professores e funcionários, quando puderam comprovar, in loco, a qualidade da formação ofertada ao seu público-alvo. Além deste, a Uneb de Brumado também teve reconhecido pelo CEE o curso de Licenciatura em Pedagogia, ofertado a professores-alunos do município de Aracatu, através de parceria com o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor).
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Mães perdem filhos, filhos perdem pais. São milhares as histórias atravessadas pela epidemia de mortes no trânsito que o Brasil, há décadas, vive e não tem sido capaz de controlar. A cada 15 minutos, em média, uma morte é registrada nas ruas e estradas do país. Em 20 anos, foram 734.938 óbitos, segundo levantamento do jornal o Globo, a partir de dados públicos do Ministério da Saúde — número superior à população de nove capitais, como Vitória, Cuiabá e Florianópolis. Além das vidas interrompidas e das marcas trágicas deixadas em seus sobreviventes, os acidentes sobrecarregam a saúde pública. Entre 1998 e 2018, o país desembolsou R$ 5,3 bilhões, corrigidos pela inflação, em procedimentos médicos relacionados ao trânsito, cobertos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Quem estuda o assunto prevê que o cenário deve piorar, com mais acidentes, mortes e gastos públicos, se medidas propostas pelo presidente Jair Bolsonaro que alteram o Código de Trânsito Brasileiro avançarem no Congresso.
O Programa Saúde na Hora foi criado em maio de 2019 pelo governo federal com o objetivo de estender os horários de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios que aderiram ao programa, facilitando assim o acesso da população aos serviços de saúde na Atenção Básica. A ampliação dos horários de atendimento para funcionamento das unidades ficará entre 60h e 75h semanais. O município de Brumado aderiu ao programa e a UBS Liziane dos Santos Alves, localizada ao lado do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, foi habilitada e terá o horário de atendimento estendido. O Fundo Nacional de Saúde (FNS) adotará as medidas necessárias para as transferências de recursos estabelecidos aos respectivos Fundos de Saúde e a unidade já deverá estar atendendo em horário estendido no próximo mês de julho.
Em comemoração aos seus dois anos de existência em Brumado, a Gráfica Life Print lançou uma promoção imperdível. Na compra de 2500 folhetos, você ganha 500 cartões de visita 4x4 e 01 banner 1,00 x 0,70. Além disso, os 10 primeiros compradores ganharão um brinde surpresa. A promoção é válida do dia 1º a 31 de julho. Aproveita e faça a sua encomenda. A Life Print fica localizada na Rua Dr. Gutemberg Leal, nº 192, no Bairro das Flores. O telefone é: (77) 99969-3777.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Com apenas 7 anos, o cantor Sandro Júnior será entrevistado pela apresentadora Eliane Camargo, que comanda o programa "Eliane Camargo" todos os domingos, no canal do Boi. O brumadense irá apresentar a música “Pode Me Chamar de Bebê”, composição própria. A canção foi avaliada pela produção do programa e o artista aguarda apenas a data que será agendada pela emissora. A apresentação pode render a ele a gravação de mais um CD, além de outros prêmios. A participação no programa será a primeira em uma emissora de TV.
A cidade de Brumado receberá nos próximos dias o Laboratório Exame, especializado em Análises Clínicas. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O objetivo é oferecer um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório irá dispôr de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. Em breve, maiores informações sobre a unidade do Laboratório Exame, em Brumado.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Nos dias 07 e 08 de julho, o município de Caculé, a 100 km de Brumado, receberá a visita do SAC Móvel - Serviço de Atendimento ao Cidadão. Os atendimentos serão feitos na Praça Miguel Fernandes, das 8h às 17h. Na oportunidade, serão oferecidos os seguintes serviços: emissão de Carteira de Identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF), Antecedentes Criminais, Recadastramento de Pensionistas e Ouvidoria Geral do Estado.
Quer dar um toque de elegância e sofisticação ao seu ambiente? Conheça os vasos e pedras decorativas da Brumas, loja localizada na Avenida Centenário, 317, no Bairro Novo Brumado. Além dos vasos e pedras, a loja trabalha com revestimento de parede para áreas internas e externas, gesso 3D, PVC 3D e pedra natural. Para agendar um horário para conhecer as peças, basta ligar para o telefone (077) 99828-8085. Na Brumas, você vai encontrar a inspiração que faltava para decorar os mais diversos ambientes.
No final do mês de junho, cinco profissionais do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, foram contratados e já estão atuando nas Unidades Básicos do Município de Brumado. Os médicos estão atendendo nas UBSs Dr. Arlindo Magno Stanchi, localizada no Bairro Malhada Branca, na UBS Dr. Joaquim de Castro Donato, que faz parte do complexo do Caic, e nas UBSs de Cristalândia, Umburanas e Ubiraçaba, situadas na zona rural. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as contratações irão suprir a demanda nos locais e minimizar o déficit no atendimento médico na cidade.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste De acordo com dados do Cartório Eleitoral da 63ª Zona, composta pelos municípios de Caetité e Lagoa Real, 2.563 títulos de eleitor foram cancelados na cidade de Caetité. Em Lagoa Real, foram 640. Os cancelamentos, segundo a Chefe do Cartório Eleitoral, Patrícia Soares, os cancelamentos se deram em razão da falta de voto nas três últimas eleições consecutivamente. De acordo com o Sudoeste Bahia, para ter o documento de volta, é preciso ir até o Cartório Eleitoral munido dos documentos pessoais para emitir um novo título. Todos os dias são distribuídas 40 senhas para atendimento ao público. Em Caetité, apenas 44% dos eleitores realizaram o cadastramento biométrico.
A construção de uma nova linha de transmissão interligando a Subestação de Energia (SE) Igaporã III às subestações de Janaúba (MG) e Presidente Juscelino (MG) vai gerar novos empregos para Caetité, Guanambi e municípios de Minas Gerais. A obra ainda está em fase de licenciamento ambiental. A Equatorial Energia foi a concessionária vencedora da licitação, realizada em 2016 pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para a implantação, operação e manutenção dos Lotes 14, 15 e 16, correspondentes ao trecho citado. Ao todo, serão construídos 1.152 km de linha, atravessando cinco municípios da Bahia e 24 de Minas Gerais. Serão investidos R$ 337,4 milhões no projeto - o prazo para a entrega e início da operação do sistema está previsto para fevereiro de 2020. Em Caetité serão 36,55 km de linha, já em Guanambi 43,65 km.
Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265, e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160.
Foto: Divulgação/SSP-BA Um bebê do sexo masculino, de dois meses, foi encontrado por policiais militares, no sábado (29), na Avenida Jorge Amado, em Camaçari, cidade da região metropolitana de Salvador. A informação é da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA). De acordo com a secretaria, a criança foi deixada na avenida, ao lado de uma pasta com documentos, pela guarnição do 12° Batalhão da Polícia Militar (BPM/Camaçari). A SSP-BA informou que os militares faziam patrulhamento de rotina, em Camaçari, quando foram avisados por populares sobre um bebê que foi abandonado na Avenida Jorge Amado. Quando os PMs chegaram ao local indicado confirmaram a denúncia. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e fez o atendimento da criança, ainda na avenida. Em seguida, uma mulher apareceu alegando ser a mãe e os policiais notaram que a mulher aparentava ter distúrbios mentais. Conforme informações do Conselho Tutelar, a mulher que alegou ser mãe da criança é a genitora. Ela foi encaminhada para o Hospital Geral de Camaçari para passar por uma avaliação médica pois, segundo o Conselho, na tentativa de diálogo, a mulher falava coisas desconexas e pedia o filho de volta. Com isso, não foi possível saber o motivo do abandono. O bebê não foi entregue a mãe. Ele está sob a guarda do Conselho que busca encontrar outros membros da família para que se responsabilizem pelo bebê. De acordo com a SSP-BA, o caso foi registrado na 18ª Delegacia Territorial (DT/Camaçari) que acionou representantes do Conselho. Não há detalhes se a mulher foi ouvida. O G1 tentou, mas não conseguiu contato com a delegacia de Camaçari até a publicação desta reportagem.
Foto: Divulgação/SSP-BA Um homem morreu após entrar em confronto com a polícia no sábado (29), em um sítio de Iraquara, cidade da Chapada Diamantina. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), Ronaldo Cruz de Souza é suspeito de vigiar uma plantação do sítio com 250 mil pés de maconha. A SSP-BA informou que policiais das Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipes) Chapada e Semiárido chegaram à propriedade após denúncias anônimas.
Foto: Divulgação/SSP-BA Por conta da grande quantidade de pés de maconha, a polícia informou que solicitou um trator da prefeitura de Iraquara para ajudar na erradicação da plantação. Além dos pés de maconha, os PMs acharam 72 kg da erva colhidos e 40 kg da mesma droga prensada em uma casa que fica dentro do sítio. A maconha era cultivada e distribuída na propriedade, segundo informou a polícia. Conforme detalhou a SSP-BA, guarnições chegaram ao terreno e foram recebidas a tiros por Ronaldo Cruz. No confronto ele foi atingido, socorrido para o hospital da cidade, mas não resistiu. Com o suspeito, também foram encontrados um revólver calibre 38 e munições.
A diretoria do Clube Social de Brumado (CSB) vai anunciar nesta semana o cantor Tuca Fernandes, ex-Jamil, como atração principal para a festa do dia dos pais. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o evento será realizado no dia 10 de agosto. Além de Fernandes mais duas bandas serão contratadas para comemorar o dia dos pais. Intérprete, instrumentista e compositor de inúmeros sucessos que marcaram a história do carnaval baiano, Tuca irá se apresentar pela primeira vez no CSB.
Foto: Reprodução/G1 Desde que assumiu a Presidência, em 1º de janeiro deste ano, o novo governo editou uma média de 1,3 decreto por dia: foram 237 determinações em seis meses de gestão, contando atos assinados por Jair Bolsonaro (PSL) e pelo vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB), que assumiu a Presidência em diversos momentos em razão de viagens do presidente. Jair Bolsonaro é o segundo presidente que mais editou decretos desde a promulgação da Constituição, em 1988. Ele fica atrás apenas de Fernando Collor, que assinou 351 determinações em seis meses. Depois deles, Lula foi o terceiro que mais assinou atos: em seu primeiro mandato, em 2003, o petista editou 208 decretos. De acordo com o G1, os decretos presidenciais são atos administrativos do presidente da República que têm como função regulamentar leis que necessitam de regras mais claras e efetivas. Além disso, também podem ser editados para mexer em pontos da organização da administração pública, desde que não impliquem em aumento de despesa, nem na criação ou extinção de órgãos públicos. Apesar de entrarem em vigor no momento da publicação, os decretos se diferem das medidas provisórias, que precisam de aprovação do Congresso para se transformarem definitivamente em lei.
Foto: Divulgação/PRF Um caminhoneiro foi preso nesta sexta-feira (28) após ser flagrado transportando mais de três toneladas de maconha, em um trecho da BR-116, na cidade de Feira de Santana, no interior da Bahia. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o material estava escondido em sacas de farinha na carroceria do caminhão, e foi localizado com a ajuda de um cão farejador durante uma fiscalização da rodovia. Segundo a PRF, os responsáveis pela droga chegaram a usar naftalina para tentar disfarçar o cheiro da maconha, mas, mesmo assim, o cachorro conseguiu farejar o material. Conforme a PRF, o condutor do caminhão revelou que a maconha teria saído do Paraná e seguia para Sergipe. O caso está sob investigação. O condutor, o caminhão e a droga foram encaminhados para a Polícia Federal em Salvador.
Foto: iStockphoto/Getty Images Os brasileiros pagarão mais caro na conta de energia no mês de julho, conforme anunciado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta sexta-feira (28). A bandeira tarifária de julho será amarela, o que significa uma cobrança extra de R$ 1,50 a cada 100 quilowatts-hora consumidos. Ao longo do mês de junho, esteve em vigor a bandeira verde. Neste patamar, não há cobrança extra nas contas de luz. O sistema de bandeiras tarifárias varia de acordo com o custo de geração de energia. O objetivo é informar aos consumidores quando esse custo aumenta e permitir que eles reduzam o uso para evitar pagar uma conta de luz mais cara. Segundo informado pela Aneel, a mudança para a bandeira amarela se deu em virtude das previsões de chuvas abaixo da média na região onde estão as principais hidrelétricas do país durante mês de julho.
Foto: Fábio Silva O total de pessoas cadastradas para receber a prevenção por meio da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), medicamento que previne a infecção do vírus HIV, aumentou 38% em cinco meses. O tratamento está disponível desde janeiro de 2018 no Sistema Único de Saúde (SUS). Desde então, 11.034 pessoas foram cadastradas, sendo 4.152 apenas entre janeiro e maio deste ano, de acordo com o Ministério da Saúde. “pílula anti-HIV” é uma combinação de medicamentos: tenofovir (300mg) + truvada (200mg). Ao tomar a dose diária, a pessoa se previne contra o vírus. Os grupos com maior risco passaram a ter acesso à PrEP na rede pública de saúde no Brasil: gays, homens que fazem sexo com outros homens (HSH), profissionais do sexo, homens trans, mulheres trans e travestis. m 2017, o Ministério da Saúde liberou a pílula para 7 mil pessoas, inicialmente. Foram priorizadas 12 cidades: Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Manaus, Brasília, Florianópolis, Salvador e Ribeirão Preto. A escolha dos locais acompanhava a maior incidência da doença. Depois, a PrEP foi ampliada para outras partes do Brasil. De acordo com o G1, a Profilaxia Pré-Exposição já era utilizada em outros países, como os Estados Unidos. Desde 2014, a Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a recomendar a prevenção para esses mesmos grupos. Estudos apontam uma taxa de eficiência maior do que 90%. Mais de 100 mil pessoas já tinham usado a pílula até o final de 2016.
Mais de 411 mil postos de trabalho e 80 mil empresas fechadas em quatro anos. Este é o saldo do comércio brasileiro em meio à retração econômica, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Pesquisa Anual do Comércio (PAC) trouxe os dados consolidados do comércio em 2017. Naquele ano, havia no país pouco mais de 1,5 milhão de empresas do ramo comerciário, que empregavam 10,2 milhões de trabalhadores. Em 2014, eram cerca de 1,6 milhão de empresas e mais de 10,6 milhões de ocupados no setor – uma queda, respectivamente, de 5% e 3,9% no período. Com o fechamento de empresas, também diminuiu o número de lojas, expresso na pesquisa como “unidades locais com receita de revenda”. Nos quatro anos de crise, 61,7 mil lojas fecharam as portas no país, o que corresponde a uma queda de 3,9% no período. De acordo com o G1, a receita operacional líquida do comércio também encolheu com a crise. Ela atingiu a cifra de R$ 3,4 trilhões em 2017, valor este, segundo o IBGE, 5,2% menor que o alcançado em 2014. De acordo com o técnico da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE, Jordano Rocha, somente o setor varejista registrou perda acumulada da receita no período, de 3%. O atacado, por sua vez, acumulou alta de 19,7%, e o de veículos, 8,9%.
Foto:Jorge Rosemberg/Veja O Brasil registrou a abertura de 32.140 novas vagas de trabalho com carteira assinada em maio, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta quinta-feira, 27, pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, em Brasília. É o menor desempenho para o mês desde 2016, quando houve fechamento de vagas. Em maio do ano passado, foram gerados 33.659 novos postos de trabalho formais. De acordo com a Veja, o saldo positivo de maio foi resultado de 1.347.304 admissões e 1.315.164 desligamentos. No ano, foram criados 351.063 novos empregos (+0,91%), elevando para 38,761 milhões o estoque de empregos formais no país – o maior estoque desde maio de 2016, quando o Caged registrou 38,783 milhões de empregados com carteira assinada. Já no acumulado de 12 meses, o saldo positivo chega a 474.299 novos postos de trabalho, equivalente a um crescimento de 1,24%. O crescimento do emprego em maio foi impulsionado pelo setor da agropecuária, que registrou a abertura de 37.373 novos postos, um crescimento de 2,39% sobre o mês anterior. O segundo maior saldo de maio foi do setor de construção civil, com abertura de 8.459 novos postos de trabalho. Em seguida, aparecem os setores de serviços, com saldo de 2.533 novas vagas, administração pública (+1.004 postos) e extrativa mineral (+627). Houve recuo no mês em três setores: comércio (-11.305 postos), indústria da transformação (-6.136) e serviços industriais de utilidade pública (-415).
Foto: Arquivo Familiar Morreu na noite desta quarta-feira (26) o garoto Joaquim Esperidião Almeida Rodrigues, de 11 anos, morador da comunidade de Barra, na zona rural de Érico Cardoso, a 144 km de Brumado. Ele lutava contra uma leucemia linfoide aguda desde os 3 anos de idade. Joaquim estava internado para tratamento no Hospital do Câncer de Barretos, no estado de São Paulo, onde faleceu. Em 2018, familiares e amigos realizaram uma grande mobilização para conseguir doadores de sangue para teste de compatibilidade de medula óssea, já que ele necessitava de um transplante. A morte precoce do garoto comoveu a toda cidade.
Foto: Divulgação/PC Um homem de 41 anos foi preso, na quarta-feira (26), suspeito de estuprar uma menina, na cidade de Teixeira de Freitas, na região sul da Bahia. Conforme a delegada Vivianne Scofield, a vítima foi estuprada quando tinha 12 anos. Para não atrapalhar as investigações, a polícia não informou detalhes sobre o crime, como por exemplo, o ano em que ocorreu o estupro, nem por quanto tempo a garota foi vítima do homem, ou a idade atual dela. De acordo com o G1, o suspeito foi preso no bairro Monte Castelo, durante rondas da polícia. Ele foi encaminhado para a Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas, onde permanece preso. O caso é investigado pela Polícia Civil da cidade.