Foto: iStock/Getty Images Muitas pessoas acreditam que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Segundo novo estudo, essa afirmação pode de fato estar correta. Isso porque pesquisadores descobriram que indivíduos que não se alimentam pela manhã apresentam risco 87% maior de morte relacionada a doenças cardiovasculares, especialmente acidente vascular cerebral (AVC). A justificativa: pular o café da manhã está associado a mudanças no apetite, o que diminui a saciedade e desencadeia o hábito de comer em excesso que, por sua vez, leva ao ganho de peso. Além disso, a falta da refeição eleva o risco de síndrome metabólica (ligada a doenças cardiovasculares), obesidade, colesterol alto, diabetes tipo 2 e hipertensão. “O café da manhã é tradicionalmente considerado a refeição mais importante ou uma das mais relevantes do dia. Nossas descobertas mostraram consistentemente que pular esta refeição está relacionado a fortes fatores de risco para morte cardiovascular”, comentou Wei Bao, principal autor da pesquisa, à CNN. A pesquisa, publicada recentemente no periódico Journal of American College of Cardiology, ainda definiu que não fazer a primeira refeição do dia é um marcador comportamental que indica hábitos de vida pouco saudáveis. De acordo com a equipe, este é o primeiro estudo a avaliar o impacto do café da manhã no risco de morte por doenças cardiovasculares. Apesar disso, os cientistas esclareceram que os resultados representam apenas uma associação e não a causa dos riscos apresentados. Ou seja, mais pesquisas serão necessárias para determinar se a falta dessa refeição pode realmente reduzir a expectativa de vida e o motivo para que isso aconteça.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste A Dálmobile Brumado realizou o lançamento de sua nova mostra: a Casa Afeto, uma coleção cheia de design, mistura, aconchego e afeto para quem gosta de transformar o seu lar.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Durante o lançamento, uma palestra com a Designer de Interiores Holística, Manuela Embiruçu, concedeu dicas para trazer mais harmonia para sua casa. Venha conhecer o nosso showroom: a Dalmóbile fica localizada na Rua Barão de Vila Velha, 210, no Bairro das Flores. Para maiores informações, ligue: (77) 3453-1822.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste O Conselho Municipal de Segurança de Brumado (Conseg) esteve presente na cerimônia de homenagens às promoções dos novos Tenentes Coronéis que pertencem ao Comando Regional de Policiamento Sudoeste (CPRSO). O presidente do Conseg Brumado, Glauber Bacelar, aproveitou a oportunidade para unir forças com o Conseg de Vitória da Conquista buscando otimizar as ações no município. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele destacou que, desde a formalização do órgão em 2017, o Conselho vem atuando em prol de melhorias para a segurança pública, a exemplo do projeto de monitoramento da cidade. “Foi um projeto que conseguimos concretizar com chave de ouro. Hoje, as imagens estão beneficiando o trabalho do Centro Integrado de Comunicações”, disse. Em sua gestão, Bacelar afirmou que está focando no relacionamento a fim de tentar fazer o intermédio da segurança pública com a comunidade, que é o papel fundamental do Conseg. “O Conseg vem seguindo forte. A gente está crescendo muito bem"=”, avaliou.
Foto: Cristiano Mariz/Veja O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, disse a Veja que o governo estimulará empresas privadas a disputar com as ONGs os recursos do Fundo da Amazônia, que são destinados ao combate ao desmatamento e ao desenvolvimento econômico da região amazônica. A decisão é uma resposta a uma série de irregularidades detectadas em levantamento feito pela pasta, com acompanhamento da Controladoria-Geral da União (CGU). Foi analisado como as ONGs empregaram dinheiro oriundo do fundo, que recebe doações de Noruega e a Alemanha, e é gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Segundo Salles, foram detectados casos de organizações que gastaram até 70% dos recursos obtidos com o pagamento de salários para seus integrantes. Há contracheques de até 46 000 reais mensais. De acordo com o relato do ministro, diversas entidades apresentaram apenas um “relatoriozinho” de prestação de contas, no qual não fica claro se as despesas citadas foram de fato realizadas. A suspeita é de que tais ONGs embolsaram o dinheiro sem realizar qualquer tipo de serviço em contrapartida — suspeita reforçada por saques de 600 000 reais na boca do caixa. Em linha com o discurso do presidente Jair Bolsonaro, o ministro também insinuou que ONGs foram usadas para financiar campanhas políticas da esquerda. Salles apresentou como indício o fato de verba do Fundo da Amazônia ter sido desembolsada para órgãos dos estados da Bahia, em 2014, e do Ceará, em 2016. Os dois estados, que não fazem parte da região Amazônica, são governados por petistas. “Nos últimos dez anos, 60 ONGs receberam 800 milhões de reais do Fundo da Amazônia, que é destinado a atividades de preservação, fiscalização e fomento de cadeias produtivas na Amazônia. Só que sob essa rubrica se aprovou muita coisa que é fumaça. Gastaram-se milhões e milhões de reais, por exemplo, para fazer seminários, reuniões e palestras, se é que foram realmente feitos. Em muitos casos, não há comprovação de aplicação dos recursos”, declarou Salles. E acrescentou: “Há muitos serviços que podem ser contratados diretamente para pessoas jurídicas. Não tem essa necessidade de ser ONG ‘sem fins lucrativos´. Você contrata uma empresa, licita preço, prazo e condições e quem tiver a melhor dessas condições vai levar o contrato”.
Foto: Divulgação/PRF Um homem foi preso com cerca de meia tonelada de maconha no KM 798 da BR 116, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, na tarde desta quinta-feira (16). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), ele e a droga estavam em um caminhão com documentação irregular. A PRF informou que os 708 tabletes da droga, pesando 540 quilos, estavam escondidos na carroceria do caminhão, que tinha placa do Espírito Santo. Os policiais deram ordem de parada ao motorista e perceberam o nervosismo dele. Durante a checagem, a PRF constatou que os documentos tinham sinais de falsificação, e que um dos padrões de caracteres impressos era diferente do usado pelo órgão de trânsito. Além disso, os policiais observaram também indícios de adulteração nos elementos de identificação. Depois da vistoria nos documentos, os agentes perceberam a alteração na estrutura de carroceria do veículo, onde estavam guardados os tabletes da droga. Perguntado pelos policiais, o motorista disse que não sabia das irregularidades do caminhão, nem que o veículo estava carregado de maconha. Ele disse ter sido contratado para levar o caminhão da cidade de Salinas, em Minas Gerais, até o entroncamento de Serrinha. De acordo com o G1, o motorista e a droga foram levados para a Delegacia da Polícia Federal em Vitória da Conquista. Ele deve responder pelos crimes de tráfico de drogas, uso de documento falso e adulteração de sinal identificador de veículo automotor.
Vocês sabiam que toda mulher que apresentar queixas relativas às mamas, independentemente da idade, deve procurar o mastologista? Pois bem, a orientação é feita pelos especialistas da área, que destacam a importância e a necessidade das mulheres se consultarem regularmente com o mastologista, além do autoexame, que também deve ser feito uma vez por mês a partir dos vinte anos. Para as mulheres que não apresentam queixas a orientação é para que a partir dos 40 anos de idade realizem a consulta. A prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais no alcance da cura do câncer de mama e na manutenção da saúde da mulher. Desta forma para aquelas que têm história familiar de câncer de mama antes dos 50 anos de idade devem procurar o mastologista 10 anos antes da idade que o parente apresentou o câncer. O mastologista está apto a identificar doenças e demais manifestações anormais nas mamas, pois sua especialidade compreende os mais diferentes cuidados relativos às glândulas mamarias. A principal doença tratada por esse especialista é o câncer de mama, mas a identificação de caroços, avaliação para a realização de cirurgias relacionadas às mamas, realização de biópsias, também são de sua competência. Mulheres, não lembrem do mastologista somente por questões estéticas, ele é fundamental para que a sua saúde e bem-estar. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) disse que o Município de Brumado dispõe de 10 médicos do Programa Mais Médicos. Com a saída dos cubanos, os brasileiros preencheram essas vagas e, para o gestor, por uma questão cultural, estes buscam o que é mais conveniente. “Como em Brumado, o pagamento bruto não chega a R$ 12 mil - parte do governo e parte o município completa, nós cobramos que eles trabalhem 5 dias por semana; às vezes, a gente tolera 4 dias com mais 1 de plantão no hospital. Só que muitos municípios concordam de o mesmo trabalhar dois dias ao invés dos cinco dias. Aí o profissional prefere atuar nesses municípios onde a carga é menor, consequentemente desfalca municípios do porte de Brumado”, criticou. O gestor fez questão de frisar que a Administração procurar atuar com justiça, visto que o salário pago corresponde a 5 dias de trabalho, e isso afasta os profissionais. “Isso é compreensível, não estou jogando pedra em ninguém. Mas é um fato”, completou. De acordo com Vasconcelos, com a implantação da Faculdade de Medicina em Brumado, haverá mais mão de obra nesse sentido.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que devido a um problema operacional em um equipamento na barragem de Cristalândia, a oferta de água tratada distribuída no Sistema Integrado de Abastecimento de Brumado, que também atende a cidade de Malhada de Pedras, encontra-se momentaneamente reduzida nesta sexta-feira (17). A manutenção emergencial para correção do problema está em andamento com previsão de conclusão no final da tarde de hoje quando o abastecimento será retomado gradativamente. Os moradores que possuem reservatório com capacidade de armazenamento suficiente para o atendimento das necessidades diárias não sentirão os efeitos da interrupção, mas é recomendável que a população utilize criteriosamente a água armazenada.
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 serão encerradas nesta sexta-feira, às 23h59. O cadastro deve ser feito pelo site oficial da prova. Neste ano, a taxa de inscrição custa R$ 85 e tem de ser paga entre os dias 6 e 23 de maio, em agências bancárias, casas lotéricas e correios. Atenção: mesmo aqueles estudantes que obtiveram a isenção da taxa devem se inscrever no Enem. De acordo com o G1, é necessário entrar no site do exame e informar o número do CPF e do RG. Será criada uma senha de acesso que permitirá, mais adiante, verificar o cartão de confirmação e os resultados do candidato. Também é preciso ter um número de celular e um e-mail válidos para que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza a prova, envie comunicados. Segundo o órgão, até esta sexta será possível atualizar dados de contato, trocar o município de provas, mudar a opção de língua estrangeira e alterar atendimento especializado e/ou específico. Para os candidatos que precisam dessa atenção diferenciada, como pessoas com deficiência ou lactantes, a solicitação deve ser feita também até 17 de maio. Entre 20 e 24 de maio, será possível fazer a solicitação de atendimento pelo nome social - caso o participante transexual prefira não ser chamado pelo nome do registro civil.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste A noite da última quarta-feira (15) foi de festa no Rotary Club de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. O Conselho Municipal de Segurança se reuniu no local para homenagear as promoções dos novos Tenentes Coronéis que pertencem ao Comando Regional de Policiamento Sudoeste (CPRSO). São eles: Fernando Leite (Comandante da 77ª Companhia Independente), Silvio Berlink Santos (atuando dentro do CPRSO) e Selmo Luiz de Sales (Comandante 2ª Companhia Independente de Policiamento Rodoviário). Também foram homenageados o Comandante Geral da Polícia Militar na Bahia, Coronel Anselmo Brandão, que prestigiou o evento, além do Comandante do Comando Regional de Policiamento Sudoeste, Coronel Ivanildo Silva. O presidente do Conselho de Segurança de Brumado (Conseg), Glauber Barcelar, e o vice Alessandro Silva, participaram da solenidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Bacelar destacou que foi um momento de unir forças com o Conseg da cidade vizinha, que, segundo ele, é bastante atuante. “Pra gente foi um prazer estar presente nessa cerimônia. Brumado foi muito bem falado nessa ocasião”, disse.
Quer dar um toque de elegância e sofisticação ao seu ambiente? Conheça os vasos e pedras decorativas da Brumas, loja localizada na Avenida Centenário, 317, no Bairro Novo Brumado. Além dos vasos e pedras, a loja trabalha com revestimento de parede para áreas internas e externas, gesso 3D, PVC 3D e pedra natural. Para agendar um horário para conhecer as peças, basta ligar para o telefone (77) 99828-8085. Na Brumas, você vai encontrar a inspiração que faltava para decorar os mais diversos ambientes.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Os trabalhos de requalificação das estradas vicinais do município de Brumado continuam em ritmo acelerado. O secretário municipal de agricultura, recursos hídricos e meio ambiente, Danilo Viana, está acompanhando de perto todo o trabalho, cujo objetivo é melhorar a trafegabilidade das estradas, atendendo as reivindicações dos moradores do meio rural. Nesta semana, a requalificação está sendo feita nas estradas dos distritos de Arrecife e Ubiraçaba, dois dos maiores do município.
Foto: Divulgação/PC O estudante de direito Jone Walquer Trindade Correia, 41 anos, natural da cidade de Aracatu, foi preso na última quinta-feira (16), pela polícia civil, em posse de objetos que havia acabado de furtar no interior de dois estabelecimentos comerciais situados no município de Brumado. Segundo informou a 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) ao site Achei Sudoeste, o estudante já estava sendo investigado há dias, uma vez que a prática dos delitos estava ocorrendo reiteradamente, conforme informado pelos representantes das empresas que foram vítimas.
Foto: Divulgação/PC Ainda de acordo com a polícia, Jone furtou um aparelho de chapinha e outros objetos de pequeno valor, sendo autuado em flagrante delito pelo delegado Cláudio Marques, o qual arbitrou fiança ao investigado no valor de R$ 1.000,00. Ele é aluno da Estudante da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), campus XX, em Brumado.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste De acordo com informações da polícia civil, uma quadrilha que aplica golpes em clientes em agências bancárias estaria atuando no município de Malhada de Pedras, a 40 km de Brumado. O grupo utiliza informações pessoais de agências bancárias da cidade e ligam para as vítimas. O delegado Samuel Bruno Paz, da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior, informou que, durante a ligação, os criminosos pedem para os clientes passarem informações confidenciais, como senhas e dados pessoais. Após isso, realizam compras no nome das vítimas. Ele alertou que a população não deve passar informações pessoais por telefone, inclusive de cartões. Outro golpe aplicado pelos meliantes é a quitação de dívidas rápidas e com um valor abaixo do que foi contratado. A polícia está investigando o caso na tentativa de capturar os criminosos.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste O prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) comemorou a decisão do TRF-2, que promoveu o retorno imediato do processo de implantação da Faculdade de Medicina em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o gestor disse que a expectativa era de que o lançamento da pedra fundamental acontecesse ainda no final do ano passado, porém os entraves burocráticos impediram que o planejamento fosse continuado conforme o cronograma. “A gente teve períodos de ficar desanimado, ir e vir, e quando foi, finalmente, anunciado de forma irreversível foi um momento de grande alegria. Aí tínhamos a expectativa de, há qualquer momento, lançarem a pedra fundamental, mas, inesperadamente, a segunda colocada entrou com um recurso querendo reverter a decisão. O tribunal acatou, deu a liminar a favor deles e a gente ficou naquele suspense”, disse. O gestor afirmou ainda que, independente de para a primeira ou segunda colocada, Brumado só não podia ser prejudicado sem a implantação do curso. “Agora, só falta o Ministério da Educação (MEC) publicar essa decisão da justiça e é só alegria”, completou. Vasconcelos informou que já entrou em contato com o Centro de Educação Superior de Guanambi - UniFG para o lançamento da pedra fundamental e retomadas das obras da unidade o mais breve possível.
Foto: Divulgação/PM Por volta de 20h da última quarta-feira (15), uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional, ao receber informação do Centro Integrado de Comunicações (Cicom), deslocou até a Rua Maria Gomes, no Bairro Esconso, em Brumado. No local, após averiguações, foi descoberta em uma casa a motocicleta Honda CG 150 Titan KS, placa BZZ 2747, com restrição de roubo/furto. A moto foi levada até a Delegacia Territorial para ser feito o registro da ocorrência.
Foto: Divulgação O município de Brumado foi selecionado pelo Ministério da Saúde (MS) para receber a ampliação do Programa de Triagem Auditiva Neonatal, que vem tendo uma resolutividade muito alta, evitando futuros casos de surdez. O projeto foi elaborado através de uma parceria entre o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, a fonoaudióloga do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, Nádia Ávila, e pelo engenheiro hospitalar Glauber Bacelar. A próxima etapa é o envio ao MS para que as verbas no valor de R$ 170 mil possam ser disponibilizadas para aquisição de novos equipamentos.
Foto: IStock/Getty Images Nesta terça-feira, 14, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou novas diretrizes a respeito de como reduzir os riscos de desenvolver declínio cognitivo – condição que pode levar à demência. O relatório, baseado em décadas de pesquisas, revelou que sedentarismo, consumo excessivo de álcool, tabagismo e dieta desequilibrada estão entre os hábitos que aumentam significativamente os riscos de Alzheimer – doença neurodegenerativa que pertence ao espectro da demência. Condições médicas como diabetes, hipertensão, obesidade e colesterol alto também desempenham papel no desenvolvimento do declínio cognitivo na vida adulta. “Enquanto algumas pessoas são desafortunadas e herdam uma combinação de genes que torna altamente provável que desenvolvam demência, muitas pessoas têm a oportunidade de reduzir substancialmente seus riscos vivendo um estilo de vida saudável”, disse Tara Spiers-Jones, do Instituto de Pesquisas em Demência do Reino Unido, à CNN. A nova diretriz recomenda a prática de pelo menos 150 minutos de exercício moderado por semana, além de atividades de fortalecimento muscular. A entidade ainda incluiu nas orientações uma alimentação balanceada, com ingestão de 400 gramas de frutas e vegetais diariamente e redução do consumo de açúcar em 10% e o de gordura em 30%. Outra orientação é participar de atividades que estimulem o cérebro, como aprender um novo idioma, e evitar o isolamento social. O relatório ainda aconselha evitar suplementos alimentares, como vitaminas do complexo B, antioxidantes, ômega-3 e ginkgo biloba, já que não existem evidências suficientes de que elas trazem benefícios de longo prazo.
Foto: Camila Oliveira/TV Bahia Um homem de 42 anos foi baleado no saguão de um flat do bairro Caminho das Árvores, em Salvador, durante um assalto. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), o caso ocorreu na noite de quarta-feira (15). Segundo a polícia, a vítima é natural de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Conforme informou a SSP-BA, dois criminosos viram o momento em que a vítima chegava com a família - mulher e uma criança - no Iguatemi Business & Flat. Os criminosos então entraram no empreendimento antes das vítimas, se passaram por clientes, e quando a família chegou no saguão do flat, a dupla anunciou o assalto e atirou no homem. Ele foi socorrido para o Hospital Geral do Estado (HGE), onde segue internado nesta quinta-feira (16). Não há informações sobre o estado de saúde dele.
Foto: Camila Oliveira/TV Bahia O administrador do empreendimento informou que em 15 anos, este foi o primeiro assalto no local. Disse ainda que entregou as imagens das câmeras para a polícia e que está dando suporte à família da vítima. Ainda segundo a SSP-BA, o carro utilizado no crime, um táxi, foi encontrado e apreendido no bairro do Nordeste, onde o proprietário reside. Em depoimento, ele informou que o veículo estava alugado a outra pessoa, que está procurada. A polícia ainda informou que está analisando as imagens e que testemunhas já foram ouvidas. Equipes da Rondesp/Atlântico, da 40ª Companhia Independente da Polícia Militar, da 16ª Delegacia Territorial e do Departamento de Repressão a Crimes Contra o Patrimônio fazem buscas para localizar os criminosos.
Foto: Gustavo Luizon/Veja O índice de desemprego subiu em 14 das 27 unidades da federação brasileiras no primeiro trimestre deste ano em relação ao 4º trimestre de 2018, informou nesta quinta-feira, 16, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Houve aumento do desemprego no Acre, Goiás, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Mato Grosso, Distrito Federal, Tocantins, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Ceará, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Nos outros 13 estados, o nível de desocupação permaneceu estável, não havendo retomada do emprego em nenhuma unidade do país, segundo dados da Pesquisa de Amostra de Domicílios Continua (Pnad Continua). No país, a taxa de desemprego no primeiro trimestre foi de 12,7%. com um total de 13,4 milhões de pessoas procurando emprego no período. De acordo com a Veja, o Amapá registrou a maior taxa, 20,2%, seguido pela Bahia, com 18,3%. O maior aumento na taxa de desemprego, entretanto, foi observado no Acre. O índice subiu de 13,1%, nos três últimos meses do ano passado, para 18%, variação de 4,9 ponto percentual. As outras duas maiores altas foram em Goiás (de 8,2% para 10,7%) e Mato Grosso do Sul (de 7% para 9,5%), ambos estados com crescimento de 2,5 ponto percentual no desemprego deste período. Na comparação do 1º trimestre de 2019 com o mesmo período de 2018, quatro estados tiveram aumento no número de desempregados: Roraima, Acre, Amazonas e Santa Catarina. Em outros três, Ceará, Minas Gerais e Pernambuco, o número de desempregados caiu. Nas outras 20 unidades da federação, o desemprego mostrou-se estável.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste De forma liminar, a justiça bloqueou os bens do ex-prefeito de Guanambi, Charles Fernandes (PSD), e de mais seis pessoas após pedido do Ministério Público Federal (MPF). Segundo o órgão, a empresa CFSC, cujos sócios são parentes do ex-prefeito, foi contratada irregularmente para realização de obras em oito escolas do município. Os valores foram pagos antes mesmo de os serviços serem concluídos - na época, a empresa recebeu o montante de R$ 229.184,22, mas de 57% do valor previsto no contrato. A CFSC foi constituída por meio de laranjas para prestar serviços à prefeitura e se beneficiar com contratações ilícitas. Ao longo dos anos, a empresa venceu todas as licitações as quais participou, recebendo cerca de R$ 2,5 milhões de Guanambi. Com o início das investigações, ela deixou de funcionar. A decisão determinou a indisponibilidade de bens dos réus até o valor máximo individual de R$ 16.370,30. Atualmente, Fernandes é deputado federal.
Foto: Reprodução/Globo News Em entrevista à Globo News concedida na madrugada de quarta para quinta-feira, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, afirmou que o fato de as estatísticas de homicídios terem caído no país nos primeiros meses deste ano pode estar associado a medidas tomadas pelo governo Jair Bolsonaro e pelas novas administrações estaduais, além do endurecimento do discurso na área de segurança. Embora reconheça a dificuldade de se identificar os motivos exatos por trás do comportamento desse tipo de índice, o ex-juiz da Lava Jato disse acreditar que a queda expressiva dos homicídios e as mudanças nos governos federal e estaduais neste ano não são “coincidência”. Para exemplificar sua opinião, Moro cita o “discurso diferenciado, tanto da segurança pública, quanto da Justiça”, sobre a importância de se “retirar o criminoso perigoso de circulação”. O ministro apontou ainda a valorização da classe policial pelo governo federal e o isolamento das principais lideranças do Primeiro Comando da Capital (PCC), em um esforço conjunto com o governo do Estado de São Paulo.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Na última terça-feira (14), o juiz eleitoral da Comarca de Caculé negou provimento a embargo proposto pelo prefeito da cidade de Guajeru, Gilmar Rocha Cangussu (PDT), o Gil Rocha. Na decisão, o magistrado considerou que os embargos propostos pelo prefeito têm caráter protelatório, ou seja, tinham o objetivo de retardar o andamento do processo. Além disso, o gestor foi multado em R$ 10 mil. A decisão se refere a uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) proposta pelo grupo de oposição ao prefeito. Em sentença proferida anteriormente, a Justiça Eleitoral decretou a inelegibilidade de Gil Rocha por oito anos, bem como a cassação de seu diploma por abuso de poder político. A decisão se embasou no fato de, na semana das eleições municipais de 2016, Rocha ter realizado obras na sede e na zona rural do município com fins eleitorais.
Foto: Divulgação/PM Em ronda ostensiva pelo Bairro da Barriguda, na cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) avistou uma briga envolvendo um casal. Ao perceber a aproximação da polícia, o suspeito fugiu do local invadindo uma residência. Após perseguição, o homem acabou se entregando. Durante a revista, a companheira do mesmo denunciou que ele tinha em sua posse uma arma de fogo e traficava drogas na residência do casal. Assim, foram localizados com o suspeito 07 papelotes de cocaína, 05 cheques no valor de R$ 7.900,00, 23 embalagens semelhantes as utilizadas para embalo de drogas, além de R$ 16,80 em espécie e 01 aparelho de celular. A mulher foi encaminhada à UPA/24 horas, onde foi realizado exame de corpo delito. Os envolvidos e todo o material localizado foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil.