Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Abastecimento de água está afetado em Brumado e Malhada de Pedras, diz Embasa Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Segundo a Embasa, devido a problemas eletromecânicos nos equipamentos de captação localizados na Barragem de Cristalândia, o Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Brumado, que também atende ao município de Malhada de Pedras, encontra-se momentaneamente afetado. Uma equipe de técnicos da empresa foi deslocada para corrigir o problema e restabelecer o funcionamento do sistema. O abastecimento deve ser retomado de forma gradativa ao longo da noite desta segunda-feira (19), logo após a conclusão do serviço, e a regularização completa do fornecimento de água deve acontecer em até 24 horas.

Unopar promove evento de saúde e bem estar com grande público em Brumado

Na última sexta-feira (16), a Unopar promoveu o evento Saúde e Bem Estar na Praça II em alusão à Semana da Responsabilidade Social. Os alunos do curso de Educação Física, do 1º ao 6º semestre, juntamente com parceiros das academias da cidade, realizaram oficinas de treinamento funcional, jogos sensoriais, brincadeiras e lutas - capoeira, karatê jiu-jitsu, boxe e muaythai. O evento, que aconteceu na Praça Coronel Zeca Leite, foi um sucesso e contou com a grande presença da sociedade brumadense.

Caetité: Justiça apreende caminhão com cimento que supostamente seria trocado por votos Foto: Jornal do Sudoeste

Em Caetité, o candidato a vereador pela coligação “Vamos Governar Juntos”, Antônio Carlos Silva, o Kakau, do PSB, foi flagrado escoltando um caminhão com oitenta sacos de cimento que supostamente seriam distribuídos a eleitores da comunidade de Santa Luzia em troca de apoio a sua candidatura e a do candidato a prefeito, Aldo Gondim (PSB). O flagrante aconteceu no último dia 14. Apesar do flagrante, o candidato não assumiu a prática ilícita. Ao oficial de justiça, Kakau disse que o cimento seria para uma obra da prefeitura municipal, que estava sendo executada na comunidade de Lagoa Grande, e que ele estava apenas indicando o caminho correto para o motorista. O caminhão e o material foram apreendidos, conforme decisão do juiz da 63ª Zona Eleitoral, após recebimento de uma denúncia. Ambos poderão servir de prova para um eventual processo eleitoral e criminal, que poderá ser instaurado contra o candidato. As informações são do Jornal do Sudoeste.

Conheça os tratamentos disponíveis na Clínica Luiza Feres em Brumado

A Clínica Luiza Feres oferece tratamentos de ponta com os melhores aparelhos do mercado. Os pacotes são montados individualmente, de acordo com o objetivo do paciente. Todos os tratamentos são acompanhados de fórmulas e produtos ortomoleculares que aceleram o resultado e desintoxicam o organismo. Agora você também associa os tratamentos aos kits hipocalóricos e detox disponíveis na Praticook. Você perde peso e medidas! A Praticook e a Clínica Luiza Feres te ajudam a recuperar o seu peso ideal. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / (77) 99962-3010 / (77) 99997-3200. Luiza Soares Feres é especialista em Método 5S de Emagrecimento, Terapia Ortomolecular, Dermato Funcional, Peelings e Criolipólise.

Videoconferência sobre Combate ao Trabalho Infantil será realizada em Brumado

Nesta segunda-feira (19), a 1ª Videoconferência/2016 – Briefing Estadual de Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador será realizada na cidade de Brumado, no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, de 14h às 17h. A transmissão acontece simultaneamente de Salvador. O evento tem o objetivo de salvaguardar os direitos da criança e do adolescente, contribuindo para a concretização do princípio constitucional da prioridade absoluta no estado da Bahia. Podem participar da videoconferência membros do Ministério Público, Defensores Públicos, Magistrados, Conselheiros Tutelares e de Direitos das Crianças e dos Adolescentes, Centros de Referência de Assistências Social - Cras, Centros de Referência Especializados de Assistência Social - Creas, Secretários de Assistência Social e de Saúde, Prefeitos, Dirigentes de Escolas, integrantes do Programa de Saúde da Família, delegados, dirigentes de instituições de acolhimento institucional, gestores dos fundos, entre outros órgãos de importância.

Adolescente morre por tiro acidental de criança de 8 anos no sudoeste da Bahia Foto: Keile Araújo

Um adolescente de 12 anos morreu após ser baleado acidentalmente por uma criança de 8 anos, na noite da última sexta-feira (16), na cidade de Caatiba, sudoeste da Bahia. O caso ocorreu no distrito de São José do Colônia. De acordo com o G1, a criança e o irmão dela, de 17 anos, estavam brincando na rua e convidaram a vítima para brincar na casa deles. No imóvel, o menino de 8 anos pegou uma espingarda cartucheira, que pertence ao irmão, para mostrar à vítima. Ainda segundo a polícia, arma disparou enquanto era manuseada pela criança, acertando o adolescente. O adolescente ainda não foi encontrado para prestar esclarecimentos e deve responder por omissão de cautela e posse de arma de fogo. O corpo do adolescente foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Vitória da Conquista, onde será periciado.

Vendedor de cachorro quente realiza sonho de fazer curso superior em Vitória da Conquista Foto: Jornal do Sudoeste

Aos 33 anos, Libério Almeida Neto, conhecido como Netão do Cachorro Quente, está realizado o sonho de fazer um curso de ensino superior. Neto está cursando Engenharia Elétrica na Faculdade Maurício de Nassau, em Vitória da Conquista. De acordo com o Jornal do Sudoeste, há mais de dez anos, ele vende cachorro quente na porta da unidade de ensino. O autônomo conseguiu o financiamento do Fies, em 2015, para ajudar nos custos dos estudos. Segundo ele, por meio do financiamento, vai dar para conciliar trabalho e estudo. Neto estuda à noite e, durante o dia, auxilia a esposa em casa com a produção do cachorro quente.

Nilo Coelho aparece em vídeo prometendo material de construção em Guanambi Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O candidato à prefeitura de Guanambi, Nilo Coelho (PSDB), aparece em um vídeo editado prometendo “bloco e cimento” para a conclusão de muros em um bairro da cidade. Segundo a assessoria do tucano, ele faz referência a um projeto da prefeitura de Salvador, o “Morar Melhor”, que reforma casas na periferia. “No dia 1º de janeiro, podem me procurar na prefeitura, se lá eu estiver, e eu vou dar bloco, cimento para fazer todos os muros que estiverem faltando. Não é para ficar nenhum [sem fazer]. O Governo Federal deu a casa, porque a prefeitura não pode dar o muro para completar a casa?”, questionou. A assessoria do candidato afirmou ao Bocão News, em sua defesa, que, quando se trata de promessa de benefício a número indeterminado de eleitores, é programa de governo/plataforma política e não caracteriza captação ilícita de sufrágios. No sábado (17), Coelho venceu na justiça uma ação contra a chapa adversária. A Justiça Eleitoral concedeu direito de resposta ao candidato do PSDB no programa de rádio do candidato Jairo Magalhães (PSB). A sentença do juiz Roberto Paulo Wolff atende a uma representação da coligação Guanambi do Trabalho sobre o conteúdo veiculado no último dia 08 de setembro.

Polícia ouve testemunhas e inicia testes de balística a fim de elucidar homicídio em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Assim que foi registrado o homicídio que vitimou o representante comercial Neander Carlos Amaral, de 35 anos, ocorrido na madrugada desta sexta-feira (16), em um bar na Avenida Centenário, em Brumado, as polícias civil, militar e técnica iniciaram as investigações a fim de elucidar o crime que chocou a comunidade brumadense. Segundo apurou o site Brumado Notícias, delegado e investigadores da polícia civil passaram o dia ouvindo testemunhas. Informações preliminares apontam que o atirador estava acompanhado de duas mulheres e uma criança de colo. Peritos realizaram a necropsia e constataram duas perfurações no corpo da vítima. O Departamento de Polícia Técnica fez a retirada dos projéteis e os mesmos irão passar por teste de balística. As primeiras suspeitas são de que os disparos partiram de uma pistola Ponto 40. As investigações apontam ainda que a vítima tentou fechar a porta do estabelecimento para se defender de um dos disparos, mas o projétil perfurou a porta de ferro e o atingiu. As investigações seguem, mas a polícia declarou que só dará maiores detalhes quando houver uma apuração precisa do ocorrido, com o recolhimento final dos depoimentos das testemunhas.

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou (77) 99951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

Bahia vence Goiás na Fonte Nova e entra no G-4 na série B Foto: Felipe Oliveira

Com atuação convincente, o Bahia atropelou o Goiás e venceu com grande autoridade na noite deste sábado. O placar na Arena Fonte Nova foi 4 a 2, refletindo o duelo intenso e bastante movimentado que se viu em campo, quase sempre com domínio tricolor. Juninho (gol olímpico), Renato Cajá, Hernane e Edigar Junio marcaram para os donos da casa. O goleiro Márcio, de pênalti, e Léo Gamalho descontaram para os visitantes, mas não evitaram o revés contundente.

Barco com 6 pessoas afunda e três estão desaparecidas em Rio de Contas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Três casais passeavam de barco na Barragem Luís Vieira, em Rio do Contas, na Chapada Diamantina, no final da tarde do último sábado (17), quando a embarcação foi a pique. Segundo apurou o site Brumado Notícias, das seis pessoas que estavam no barco, três conseguiram se salvar, mas três continuam desaparecidas. Sendo elas: Robson Silva Nascimento; Claudio Marcio Silva Ramos; e Ana Lucia Ferreira Cruz, todos moradores da cidade. Populares ajudam nas buscas e aguardam a chegada da equipe do Corpo de Bombeiros de Vitória da Conquista. 

Presos usam passagem de ar para fugir de presídio em Conquista Foto: Divulgação

Três detentos escaparam do Presídio Nilton Gonçalves, no município de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, durante a madrugada do último sábado (17). A fuga só foi percebida pela manhã, quando foi realizada a contagem para a mudança de turno dos agentes penitenciários. Segundo informações do diretor interino da unidade, Joir Sala, os detentos serraram a grade da cela onde estavam e conseguiram acessar uma passagem de ar que os levou até o pátio externo da carceragem. Em seguida, os presos usaram cordas feitas com lençóis para pular o muro do presídio. Os fugitivos foram Vinícius Santos da Silva, de 24 anos, que cumpre pena por roubo; Daniel Medeiros da Silva, de 31 anos, preso por homicídio; e Raimundo Linhares Gomes, 35 anos, que responde por assalto a banco e estupros. Ainda de acordo com o o diretor interino do presídio, os três detentos estavam na mesma cela junto com outros dois presos, que não fugiram.

Mais de 80% dos auxílios-doença no INSS têm indícios de fraude Foto: Reprodução

Um levantamento aponta indícios de irregularidades em mais de 80% dos benefícios de auxílio-doença previdenciário e auxílio-doença acidentário concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em maio de 2015. As irregularidades ocorrem nas áreas rural e urbana do país. A pesquisa foi feita pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU). Conforme os dados, de 1,6 milhão de beneficiados, 721 mil tinham o benefício mantido por mais de dois anos; 2,6 mil foram diagnosticados com doenças que não geram incapacidade; e que a situação de 77 mil segurados, por lei, previa o retorno ao serviço em menos de 15 dias. De acordo com a Agência Brasil, além disso, cerca de 500 mil benefícios não passaram por revisão há mais de dois anos ou foram concedidos sem perícia. Os últimos casos, segundo a CGU, podem ser explicados pela demora no serviço de perícia. Em média, o segurado espera 24 dias para o atendimento médico pericial, enquanto o ideal seriam cinco dias. Ainda segundo o estudo, o valor total pago em auxílios-doença em maio de 2015 foi de R$ 1,8 bilhão. Segundo a CGU, se o cenário fosse mantido sem o diagnóstico e correção destas falhas, o prejuízo do INSS poderia chegar a R$ 6,9 bilhões em um ano.

Justiça mantém suspensão de lei que obriga motorista a acender farol em rodovia Foto: Reprodução

A Justiça Federal em Brasília negou na sexta-feira (16) recurso da Advocacia-Geral da União (AGU) e decidiu manter a suspensão da Lei 13.290/2016, conhecida como “Lei do Farol Baixo”, que obrigava condutores de todo o país a acender o farol do veículo durante o dia em rodovias. No dia 2 de setembro, o juiz Renato Borelli, da 20ª Vara Federal em Brasília, aceitou pedido liminar da Associação Nacional de Proteção Mútua aos Proprietários de Veículos Automotores (ADPVA) e entendeu que os condutores não podem ser penalizados pela falta de sinalização sobre a localização exata das rodovias. Na ação, a associação citou o caso específico de Brasília, onde existem várias rodovias dentro do perímetro urbano. “Em cidades como Brasília, exemplificativamente, as ruas, avenidas, vias, estradas e rodovias penetram o perímetro urbano e se entrelaçam. Absolutamente impossível, mesmo para os que bem conhecem a capital da República, identificar quando começa uma via e termina uma rodovia estadual, de modo a se ter certeza quando exigível o farol acesso e quando dispensável”, disse a entidade. A lei foi sancionada pelo presidente interino Michel Temer no dia 24 de maio. 

Brasil perdeu 1,5 milhão de vagas com carteira assinada Foto: Drawlio Joca/Exame/Veja

O Brasil perdeu 1,51 milhão de vagas formais de emprego em 2015, segundo os dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) divulgados nesta sexta-feira (16) pelo Ministério do Trabalho. Esse é o pior resultado desde 1985, quando começou a série histórica do indicador. O recuo em relação a 2014 foi de 3,05%. Com isso, o número de trabalhadores com emprego com carteira assinada passou de 49,6 milhões para 48,1 milhões de um ano a outro. De acordo com a Veja, ao todo, 8,3 milhões de estabelecimentos declaram a Rais no país. Segundo o Ministério do Trabalho, esse universo de declarantes é mais abrangente que o do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), já que, além do contingente de empregos formais do setor privado, abrange o de estatutários do setor público. Os salários também caíram. Em dezembro do ano passado, o rendimento médio foi de 2.655,60 reais, montante 2,56% menor que os 2.725,28 reais do mesmo mês do ano anterior. 

Homem recompensa pedreiro que achou R$ 3 mil e devolveu em Luís Eduardo Magalhães Foto: Reprodução/TV Bahia

“Atitude nobre dele. Um exemplo para ser seguido”. Assim o gerente de uma indústria de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, que perdeu R$ 3 mil em dinheiro na rua classificou a atitude do pedreiro desempregado Nivaldo dos Anjos, que encontrou a quantia e procurou a polícia para que o dinheiro fosse devolvido ao dono. “Nos dias de hoje, isso é uma coisa que, infelizmente é raro”, completou o gerente José Vicente da Silva Neto, que, como recompensa, deu R$ 500 à família do pedreiro, que mora em uma casa simples que ele mesmo construiu em um bairro periférico da cidade. De acordo com o G1, no local, Nivaldo dos Anjos vive com a mulher, Regina dos Santos, e os três filhos. O dinheiro foi encontrado pelo pedreiro na calçada de uma agência bancária no dia 8 de setembro, no centro da cidade. José Vicente perdeu a quantia quando foi colocar o dinheiro na cintura para fazer um depósito no banco. A quantia, no entanto, caiu sem que ele percebesse. Como não sabia quem era o dono, o pedreiro foi até a delegacia da cidade para entregar o valor. Depois, descobriu que o dinheiro pertencia ao gerente, que, para sua surpresa, tem um projeto social na cidade de doação de sopas e a família dele é uma das beneficiadas.

Tite convoca Seleção Brasileira para jogos das Eliminatórias Foto: CBF

O técnico Tite anunciou sua segunda convocação para a Seleção Brasileira nesta sexta-feira (17). Os nomes foram chamados para os dois próximos compromissos, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Na Arena das Dunas, ás 21h45 do dia 6 de outubro, o adversário será o time boliviano. No dia 11, o time canarinho visita a Venezuela, às 21h30. As novidades ficaram por conta dos retornos do zagueiro Thiago Silva, do meia Oscar e do acatante Roberto Firmino. No gol, uma estreia. O goleiro Alex Muralha, do Flamengo, entrou no lugar de Marcelo Grohe, que estava na última convocação. Confira os convocados: Goleiros: Alisson, Muralha e Weverton; Zagueiros: Marquinhos, Miranda, Thiago Silva e Gil; Laterais: Dani Alves, Fagner, Marcelo e Filipe Luis; Meias: Casemiro, Fernandinho, Paulinho, Renato Augusto, Giuliano, Philippe Coutinho, Willian, Lucas Lima e Oscar; Atacantes: Neymar, Douglas Costa, Firmino e Gabriel Jesus.

VLI realiza grande campanha de segurança em linhas férreas em Brumado

Entre os dias 17 e 25 deste mês, a VLI, empresa que controla as ferrovias Centro-Atlântica (FCA) e Norte Sul (FNS), participa de mais uma edição da Semana Nacional do Trânsito. O objetivo é orientar a população sobre a importância da adoção de um comportamento seguro perante à linha férrea. Em Brumado, durante os dias de evento, serão realizadas blitz educativa, palestras e distribuição de material que abordam dicas de segurança.  A campanha deste ano é centrada nos personagens Prudêncio e Precavida, uma dupla de cantores, que dá as dicas de segurança e informações importantes como a de que um trem carregado pode levar até um quilômetro para parar completamente após o acionamento dos freios de emergência. Para ampliar o alcance da campanha, as redes sociais da VLI também serão uma grande ferramenta de mobilização com a divulgação de vídeo com jingle educativo do casal musical. A campanha ainda chama a atenção para outras dicas que ajudam a manter uma convivência harmônica entre comunidades e ferrovia.

Eleições 2016: Candidatos poderão ser detidos apenas em flagrante delito em Brumado

De acordo com a programação do Calendário Eleitoral deste ano, a partir de sábado (17), “nenhum candidato poderá ser preso ou detido, salvo no caso de flagrante delito”. A norma estabelecida no Código Eleitoral impede a prisão nos 15 dias que antecedem o primeiro turno das eleições. É determinado ainda que, cinco dias antes da eleição (27 de setembro) até 48 horas após o término do pleito, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito, em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável ou por desrespeito a salvo-conduto. A lei estabelece que, em caso de prisão do candidato ou eleitor, o mesmo deverá ser conduzido até um juiz para verificar se houve alguma ilegalidade. Se a ação for considerada irregular, a prisão poderá ser negligenciada e o autor da reclusão poderá ser responsabilizado. Nos municípios em que houver segundo turno, a determinação será válida, da mesma maneira, quinze dias antes do dia da eleição, ou seja, 15 de outubro. A programação da Eleição Municipal 2016, com prazos e restrições, pode ser consultada no Calendário Eleitoral.

Vitória da Conquista: Adab apreende 6 mil aves de descarte Foto: Divulgação

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) apreendeu mais de 6 mil aves transportadas sem a documentação sanitária, na noite de terça-feira (13), próximo ao município de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. As aves foram encaminhadas ao abate inspecionado e o valor arrecadado com a comercialização da carne de frango será repassado ao Fundo de Amparo do Desenvolvimento e Defesa Sanitária Avícola do Estado da Bahia (FAEBA), revertido em prol da defesa agropecuária baiana. As aves estavam sendo transportadas em dois caminhões, sem documentação sanitária pertinente e sem a Guia de Trânsito Animal (GTA). A suposta origem da carga é Minas Gerais, tendo como provável destino a região de Vitória da Conquista. Após a apreensão e o auto de infração, o caminhão seguiu escoltado pelos fiscais da coordenadoria regional da ADAB de Vitória da Conquista até o frigorífico Chico do Galeto, em Valença, onde será realizado o abate inspecionado das aves. A abordagem foi realizada por fiscais da ADAB, durante uma fiscalização móvel, e contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Negociações não avançam e bancos continuam em greve em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em duas rodadas de negociações, a Fenaban e os bancários não chegaram a um acordo. Na última quinta-feira (15), os bancos mantiveram a proposta apresentada no último dia 9 de setembro, a qual representa uma perda salarial de 2,57% para categoria. Segundo o sindicato que representa os bancos, a Fenaban se recusou a discutir demandas de saúde, condições de trabalho, segurança, igualdade de oportunidades e garantia de emprego. Neste 11º dia de greve, 80% das agências da base do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região estão sem funcionamento. “Diante das atuais posturas o movimento grevista continua. É necessário que a gente fortaleça o movimento para que os bancos sintam o impacto. A perspectiva não é das melhores, uma vez que nessas três últimas rodadas não tivemos avanço nenhum. Minha avaliação é que os bancários precisam se unir para conseguir arrancar melhorias para a categoria e usuários do serviço bancário”, ressaltou Arnaldo Prates, diretor Regional do Sindicato dos Bancários.

Universitária diz que sofreu tentava de estupro ao sair do campus da Uneb em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma universitária do curso de Letras, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), no município de Brumado, declarou ter sido vítima de uma tentativa de estupro na noite da última quinta-feira (15). Segundo apurou o site Brumado Notícias, a estudante disse que foi abordada por um indivíduo em uma ponte que liga o Bairro São Félix ao centro da cidade, a poucos metros do campus universitário. Segundo ela, primeiro, o elemento lhe dirigiu palavras de baixo calão, mas, como ela não deu atenção, o marginal a puxou pelo cabelo e agarrou a força, tentando beijá-la. A vítima reagiu e o bandido fugiu em uma motocicleta levando o aparelho celular da universitária. Outras pessoas também estavam no local no momento do ocorrido. Em pânico, a estudante pensa em desistir do curso. A polícia ainda aguarda o comparecimento da vítima à delegacia para prestar depoimento. O local onde a jovem teria sofrido a suposta tentativa de estupro é bastante visado pelos marginais, que se aproveitam da pouca movimentação e iluminação para praticar assaltos.

2016 pode se transformar no ano mais quente da história Foto: Reuters/Charles Platiau

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) advertiu nesta sexta-feira (16) que 2016 está no caminho de se transformar no ano mais quente já registrado na história, com temperaturas extremamente altas. O secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, apontou que foram observados níveis excepcionalmente altos de concentração de dióxido de carbono e que recordes de temperatura foram quebrados. De acordo com o G1, a superfície de gelo no Ártico, no verão do hemisfério norte deste ano, foi a segunda mais reduzida dos últimos 37 anos, quando começaram os registros por satélite. A extensão de gelo no Ártico no verão deste ano foi de 4,14 milhões de quilômetros quadrados e acredita-se que a principal razão para que a situação não tenha sido mais dramática tenha a ver com o fato de que o verão nessa parte do mundo foi fresco, nublado e com tempestades regulares. A menor superfície de gelo ártico é de 17 de setembro de 2012, quando diminuiu até chegar a 3,39 milhões de quilômetros quadrados.

Arquivo