O assaltante identificado como Luís Henrique Morais de Lima, 25 anos, foi localizado na casa de parentes, no Parque Ribeirão, em São Paulo. Ele estava foragido depois de ter roubado e agredido um comerciante na cidade de Brumado, além de ter assaltado um ônibus em Vitória da Conquista. O criminoso havia fugido do Presídio Nilton Gonçalves antes de cometer os delitos. Segundo informações da polícia, o assaltante é conhecido por agir com violência e brutalidade durante os crimes. Ele responde por porte de arma de fogo, furto e roubo. O mandado de prisão foi cumprido pela Força Tática e o indivíduo está à disposição da justiça.
Dois homens armados assaltaram um posto de combustíveis localizado na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, na saída para Livramento de Nossa Senhora, em Brumado, na noite de ontem (11). Imagens do circuito interno de segurança do posto registraram o momento em que os criminosos renderam o frentista e o ameaçaram com uma arma de fogo. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, durante a ação, o criminoso chegou a escorregar com a arma em punho. A dupla fugiu em seguida levando uma quantia ainda não revelada. A polícia está analisando as imagens do circuito de segurança a fim de identificar e capturar os assaltantes.
O projeto de lei nº 028/2017, que cria a Zona Azul em Brumado, passou por primeira votação durante a sessão da câmara de vereadores, na noite desta segunda-feira (11). O que chamou a atenção foi a rapidez do líder do prefeito no Legislativo, Reinaldo Brito (PSB), o Rey de Domingão, que, antes mesmo de ser lido o material do expediente, já havia passado a ordem do chefe do executivo aos demais vereadores da base. “A emenda tem que ser reprovada”, esbravejou o parlamentar, fazenda referência à emenda 01/2017, de autoria dos vereadores Edmilson Aguiar (PV) e José Ribeiro Neves (PT), ambos oposição ao governo municipal. Tão logo a emenda foi para votação, os aliados do gestor rejeitaram a mesma. Em meio aos debates, houve muitas argumentações das partes, que discordaram em seus pontos de vista quanto à formulação do projeto. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, José Ribeiro defendeu que a emenda tinha o propósito de minimizar os efeitos do artigo 18, que isenta a prefeitura e a empresa contratada de responsabilidade sobre danos causados aos veículos enquanto utilizando os estacionamentos zoneados. O mesmo não exige que a concessionária ou permissionária mantenha um seguro contra possíveis danos.
“O prefeito está privatizando o espaço público para uma empresa particular e a isenta de responsabilidade sobre qualquer dano ao usuário que pagará para utilizar tal espaço. Isso é uma vergonha e uma irresponsabilidade por parte do município contra a população. É inaceitável”, ressaltou o petista. O vereador foi rechaçado pelo colega Wanderley Amorim (PDT), o Nem. “Alguém pode usar de má fé e estacionar um veículo já danificado e dizer que as avarias aconteceram enquanto esteve estacionado. Isso iria gerar uma grande polêmica, mas o assunto pode ser debatido com mais aprofundamento. Na nossa linha de pensamento, nem a empresa e nem a prefeitura devem ser responsabilizados caso haja algum dano ao veículo durante a ocupação do estacionamento na zona azul”, defendeu. Ele ainda diferenciou o estacionamento privado do privatizado em área pública. “Se fosse em uma área privada aí com certeza teria alguém para inspecionar o veículo antes de o mesmo ser estacionado. Mas na zona azul a empresa não vai tomar conta dos veículos, apenas estará no cumprimento da cobrança de tempo de uso do local”, pontuou o parlamentar. Com a ordem do prefeito, os vereadores da base devem manter seus posicionamentos e aprovar o projeto em segunda e última votação, na sessão da próxima semana. Após aprovado, o projeto será encaminhado de volta ao prefeito para ser sancionado e, em seguida, será aberta licitação para contratação da empresa que privatizará os estacionamentos do município pelos próximos dez anos.
O público de Brumado e região irá prestigiar pela segunda vez um show do cantor Wesley Safadão. O evento será realizado no dia 27 de outubro, no Parque de Exposições Gilson Brito. O cantor trará para a capital do minério o seu projeto Arena Safadão. No evento, Wesley cantará os seus maiores sucessos, além de apresentar as suas novas músicas de trabalho, que foram gravadas no novo DVD em Miami. A festa será promovida pelo empresário brumadense Lázaro Brito, que firmou parceria com o conceituado Edmilson Alves de Matos da EdShow e o dinâmico Allan Kardec Bomfim Bacelar da AllanBick Produções.
Apenas 53% dos jovens brasileiros estavam matriculados no ensino médio em 2015. O índice é muito inferior ao observado nos países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), onde a média de matrícula dos estudantes de 15 e 16 anos é de 95%. Os dados, divulgados nesta terça-feira (12), são do levantamento “Education at Glance 2017”, da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que compara, no cenário internacional, dados do sistema educacional dos 34 países membros da OCDE. Assim como a Rússia, o Brasil não integra a OCDE, mas compõe o relatório. No Brasil, o índice de escolarização piora depois que o jovem completa 18 anos: nesta idade, menos da metade está na escola. As taxas estão abaixo da maioria dos países da OCDE, onde pelo menos 90% dos jovens de 15 a 17 anos estão no ensino médio, e, em média, 75% dos que têm 18 anos estão no ensino superior. Outro dado que reflete o problema do ensino brasileiro é o tempo de conclusão. Só metade dos alunos brasileiro completa esta modalidade de ensino dentro de período ideal, de três anos. O estudo aponta que em 68% dos países da OCDE este período de conclusão é mais rápido. De acordo com o G1, o estudo mostra, ainda, que aos 17 anos, 92% dos indivíduos estavam matriculados no ensino médio em toda a OCDE, atingindo 100% na Irlanda, na Eslovênia e no Reino Unido.
Duas mulheres, identificadas como Viviane Batista da Silva e Jaíne Domingues Silva, foram presas na noite do último sábado (9), em uma casa de prostituição localizada na Rua Tomaz Gonzaga, no centro da cidade de Guanambi. Elas são acusadas de traficarem drogas no local. Segundo informações obtidas pelo Achei Sudoeste, Viviane foi flagrada na porta do prostíbulo com 26 tabletes de uma substância semelhante à maconha, além de R$ 135 nos bolso. Jaíne também foi detida com 25 pedras de uma substância semelhante ao crack, as quais estavam escondidas em seu órgão genital. Ambas foram conduzidas à delegacia, onde foram autuadas em flagrante
O áudio das sessões da Câmara Municipal de Brumado está disponibilizado no site oficial www.cmbrumado.ba.gov.br. O objetivo é fazer com que a população tenha conhecimento das discussões que acontecem nas sessões. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações cuja finalidade é promover maior interação com as pessoas na busca do desenvolvimento da cidade. Clique aqui e ouça o áudio.
Na noite do último domingo (10), o idoso Cícero Veranes Soares, de 71 anos, foi assassinado pelo próprio filho no Horto Guarani, em Pradópolis, no interior de São Paulo. De acordo com a imprensa local, a vítima foi atingida na cabeça com um pedaço de madeira durante uma briga com o filho. Ele chegou a ser socorrido e conduzido a uma unidade de saúde, mas não resistiu ao ferimento. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Jaboticabal. Natural da cidade de Livramento de Nossa Senhora, Cícero residia com familiares em Guariba, no estado de São Paulo.
O Governo do Estado publicou, no Diário Oficial desta terça-feira (12), o edital de licitação para construção da Comunidade de Atendimento Socioeducativo (Case) de Vitória da Conquista. Com investimento de R$ 22,3 milhões, fruto de convênio com a União, a unidade contará com 90 vagas masculinas para aplicação de Medida Socioeducativa de Internação e Internação Provisória. Para Regina Affonso, diretora-geral da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), a Case atenderá a uma grande demanda do município e de todo o sistema socioeducativo da Bahia, assegurando a ampliação da regionalização do atendimento. A unidade atende às orientações do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), que organiza e executa as medidas socioeducativas aplicadas a menores infratores. A medida visa garantir a proximidade do adolescente infrator com suas famílias, favorecendo o processo de atendimento e sua reinserção social.
Na última segunda-feira (11), o idoso Januário Placídio da Silva, de 104 anos, faleceu no Hospital de Base de Vitória da Conquista. Ele estava internado na unidade há três dias por conta de um tiro que recebeu durante um assalto. Segundo a Web Rádio Jovem Garcia, os criminosos invadiram a residência da vítima na Lagoinha, próximo à Fazenda Jurema, zona rural de Condeúba, no sudoeste baiano, e, além de roubar, atiraram no idoso. Januário foi socorrido e levado ao hospital municipal, sendo, posteriormente, transferido para a cidade vizinha devido à gravidade do seu estado de saúde. O idoso deixa a viúva Ângela Maria de Jesus Silva.
Uma mulher de 52 anos que teve cerca de 30% do corpo queimado após se desequilibrar e cair em uma bacia com óleo quente, no município de Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia, está há cinco meses internada e aguarda por uma transferência para que possa continuar recebendo atendimento médico em uma unidade especializada. A paciente está internada no Hospital Geral de Vitória da Conquista desde abril, quando sofreu o acidente e teve queimaduras de segundo grau. A unidade explicou que não tem condições de atender às necessidades da paciente por causa da gravidade das queimaduras. A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que está em busca de um leito especializado para realizar a transferência da mulher. Os parentes dela dizem que a mulher contraiu uma infecção hospitalar e querem que ela seja levada para Salvador ou que o tratamento seja feito em Conquista mesmo, em uma unidade de saúde com equipamento adequado. De acordo com o G1, a família diz que pede a transferência há um mês, mas que ainda não conseguiram que ela fosse levada para outra unidade médica, apesar de relatórios médicos indicarem essa necessidade.
Indagado pelo site Achei Sudoeste acerca do corte de subvenção da Lira Ceciliana, um dos motivos que deixou a cinquentenária filarmônica de fora do desfile cívico militar de 07 de setembro, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) respondeu que foi obrigado a agir de tal forma para não ser punido pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). “Mandei recado ao pessoal da Lira. Existe uma lei municipal que autoriza o prefeito a dar subsídios a várias entidades e instituições, no entanto a prestação de contas por parte do beneficiário nunca se realiza a contento e o TCM sempre condena o prefeito e não o beneficiário. Isso é uma aberração da fiscalização”, explicou o prefeito. Segundo ele, a administração está corrigindo a distorção. “Estou oferecendo a Lira um contrato de trabalho. Dessa forma, a Lira deverá realizar apresentações mensais em praças públicas e nos eventos do município. Ela poderá se prover através do seu trabalho como todo brasileiro faz. Não faz sentido a doação gratuita ou tutelar. O município não pode ficar mandado dinheiro para entidade simplesmente por mandar. Estamos abertos a essa negociação”, reforçou o prefeito brumadense.
Acusada de envolvimento no assassinato de um jornalista, a prefeita de Santa Luzia, em Minas Gerais, Roseli Ferreira Pimentel (PSB), de 44 anos, teria desviado R$ 20 mil dos cofres municipais para financiar o crime. O valor teria sido retirado da Secretaria da Saúde, mas com nota de compras de mamão da Secretaria da Educação. A manobra contábil foi revelada pela polícia civil. Presa na última quinta-feira (07), a prefeita foi indiciada por homicídio duplamente qualificado, peculato (uso de dinheiro público) e destruição de provas. O assassinato ocorreu em agosto de 2016 na cidade de 72 mil habitantes na região metropolitana de Belo Horizonte. Dono do jornal local “O Grito”, Maurício Campos Rosa, de 64 anos, foi morto com cinco tiros. De acordo como delegado César Matoso, responsável pelo inquérito, o crime foi encomendado após a prefeita ter sido chantageada pela vítima. Então aliado de Roseli, o jornalista teria ameaçado divulgar críticas à gestão da prefeita durante a campanha eleitoral, na qual ela disputava a reeleição. Além da prefeita, foram presos David Santos Lima, Alessandro de Oliveira Souza e Gustavo Sérgio Soares Silva. Um quarto envolvido no assassinato, Paulo César Florindo de Almeida, está foragido.
Na segunda-feira (11), foi iniciada a capacitação dos agentes comunitários de saúde do município de Brumado, que passarão a desempenhar suas atividades de campo com o preenchimento de prontuários eletrônicos nas visitas de casa em casa. Para tanto, a prefeitura adquiriu 105 tablets que irão substituirá o papel e a caneta durante as visitas dos agentes comunitários. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, descreveu a eficiência do projeto com o programa instalado no dispositivo eletrônico. “O que antes levava até 90 dias para ter o relatório completo de todos os dados no modelo de escrita, agora poderá ser acompanhado diariamente com informações sobre as famílias assistidas em cada comunidade, até em tempo real”, assegurou. O secretário destacou ainda que o agente poderá encaminhar as informações diretamente via internet. O projeto e os custos são do município, que manterá cada tablet por um custo de R$ 180 ao mês. A capacitação dos agentes começou na tarde de hoje e será concluída na próxima quarta-feira (13). O prefeito Eduardo Lima Vasconcelos e o secretário de saúde realizaram a entrega simbólica dos aparelhos aos agentes comunitários.
A atitude preventiva é uma das ações mais importantes para a mulher e também para o médico que realizará o atendimento, garantindo a saúde e o bem-estar com a detecção prematura de possíveis doenças. Para que isso aconteça é imprescindível que as consultas ao ginecologista sejam realizadas periodicamente, passando a ser uma rotina, desde a sua puberdade. O conhecimento de um profissional especializado é essencial para que se realize o tratamento nas mais diversas fases da vida, seja para cuidar de alterações hormonais, no planejamento da maternidade, anticoncepção, prevenção de doenças do sistema reprodutor, câncer ginecológico –colo de útero, mamas e ovário, endometriose, infecção urinária, incontinência urinária feminina, trombose venosa, entre outras. O médico Rafael Vilela, competente especialista do quadro da Clínica Mais Vida, atuando nas áreas da ginecologia e obstetrícia, destaca que a mulher deve cuidar e valorizar o corpo e a mente, buscando sempre o conhecimento do próprio corpo para que qualquer mudança possa ser logo detectada e a consulta médica realizada para não atrasar um diagnóstico. Na área de obstetrícia, Rafael frisa que a confiança e a comunicação entre médico e paciente são fundamentais para que as recomendações do obstetra possam ser devidamente seguidas evitando doenças que podem ocorrer na gravidez como eclampsia, parto prematuro e diabetes gestacional, garantindo uma gravidez tranquila. Mulher cuide-se, previna-se, sua saúde é primordial. Agende sua consulta com Rafael Vilela na Clínica Mais Vida. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496.
A quarta edição da Mini Maratoninha do Campo Seco I, comunidade rural do município de Brumado, que aconteceu na manhã deste domingo (10), atraiu mais de 140 crianças, com idades entre 02 e 12 anos, que participaram do evento em diversas categorias. A corrida, que objetiva a inclusão social através da prática esportiva, contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer, bem como da Guarda Civil Municipal (GCM), da Associação de Moradores, da Usina de Beneficiamento de Frutas do Campo Seco I, do Tiro de Guerra 06/024 e do empresariado local. O percurso de chão batido tem ajudado as crianças a cada ano a melhorarem a disciplina nas escolas e no convívio familiar social, uma das exigências do idealizador. “Mais do que inserir o esporte, nossa preocupação é com a formação do cidadão de bem e isso começa na base. Se não promovermos eventos sociais como esse para incentivar nossas crianças, sabemos que as ferramentas da desordem aparecem, roubam nossos jovens e os transformam em inimigos da convivência social”, disse Serginho Pinheiro ao site Achei Sudoeste. Ele agradeceu aos pais e aos patrocinadores pela confiança dispensada ao evento. Ao final, as crianças receberam prêmios de participação.
O presidente do diretório municipal do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), Emanoel Araújo Lima, o Manelão, garantiu em entrevista ao site Achei Sudoeste que está deixando a sigla em busca de outra que lhe dê um menor coeficiente de votos para se eleger a deputado estadual nas eleições de 2018. O empresário assegurou que sua saída do partido é fruto de uma estratégia para alcançar uma cadeira na Assembleia Legislativa a fim de cobrir uma a falta de representatividade do município no parlamento baiano. “Na última eleição para deputado, eu tinha de alcançar o coeficiente de mais de 40 mil votos com o PMDB, sendo que alguns deputados foram eleitos com pouco mais da metade desse total em outras siglas”, explicou o empresário. Araújo disse que está confiante em sua representatividade para dobrar os mais de 9 mil votos adquiridos somente em Brumado nas eleições de 2014. “O nome Manelão é forte hoje e agrega o apoio de muitas lideranças locais e da região. Então, vamos trabalhar em cima disso”, disse o político, que já recebeu o convite de várias siglas, dentre as quais o PV, PT e até do PCdoB, partido comandado pelo vice-prefeito Édio Continha. Um convite inusitado levando em consideração que nas últimas eleições municipais Pereira abandonou o chapão de oposição, que seria formado por ele, Manelão, Alessandro Lôbo e outras lideranças locais, e se alinhou com o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), principal rival político do empresário Emanoel Araújo Lima.
Manelão reiterou que sua saída da sigla não tem ligação com os escândalos de corrupção envolvendo o cacique do partido no estado, Geddel Vieira Lima, reforçando que se trata apenas de estratégia para menor captação de votos. “Dentre os deputados federais, Geddel foi o que mais se empenhou por Brumado. Não podemos renegar. Se agora ele está sendo levado a juízo por ter cometido tais erros vistos diariamente na mídia, então que ele assuma seus erros e pague pelos mesmos. Porém, esse não é o real motivo da minha saída do PMDB”, pontuou. O PMDB de Brumado ainda é o partido com maior número de associados: cerca de 1500. No entanto, nos últimos anos, não tem sido um partido de ponta nas eleições locais, tendo ressurgindo das cinzas exatamente com o empresário nas eleições de 2016.
A Achei Tour preparou um pacote especial para os interessados em visitar a Aparecida e Canção Nova entre os dias 3 e 6 de outubro deste ano. O pacote inclui transporte em ônibus leito com ar-condicionado, 03 (três) diárias com café da manhã, almoço e jantar; quartos com ventilador de teto ou ar-condicionado, telefone e wi-fi, 02 (dois) dias em Aparecida com direito a city tour, 01 (um) dia de Canção Nova em Cachoeira Paulista, assistência viagem e uma camisa padronizada. O pacote completo de viagem custa apenas R$ 880,00, sendo à vista, no boleto ou parcelado em 07x sem juros no cartão de crédito. Não perca a chance de conhecer um dos pontos de turismo religioso mais visitado do país pelo melhor preço. A Achei Tour pensou em todos os detalhes para que você tenha a experiência mais completa e marcante. A Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil, em Brumado. Em Vitória da Conquista, estamos no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e feche a sua viagem. Acesse o site www.acheitour.com.br e confira os nossos pacotes de viagens.
Antigo desafeto de Geddel Vieira Lima (PMDB), o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), não se mostrou surpreso com os escândalos de corrupção que culminaram na prisão do político. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o gestor preferiu não entrar no mérito da questão do título de cidadão brumadense concedido pela Câmara Municipal de Vereadores para Geddel. “É da competência do legislativo, não vou comentar nada sobre isso”, disse. O prefeito relembrou, em seguida, dos embates que teve e de como era tratado pelo ex-ministro quando discursava nos palanques de campanha no município. “Ele me tratava como aquele engenheirozinho”, afirmou. Vasconcelos ainda disse de suas denúncias contra Geddel quanto às obras de construção do Anel Rodoviário da BR-030. “Eu já falava dos desvios na obra do anel rodoviário de Brumado. Ele dizia que ia me processar, pois estou aguardando esse processo até hoje e aí estão os fatos. Nada como a história para fazer justiça. Como dizia Galileu, ‘o tempo é o senhor da verdade’, e o tempo se incumbiu de mostrar quem é quem”, completou. O gestor disse que espera um aprendizado de arrependimento por parte do homem e do político Geddel Vieira Lima. “Eu até lamento e desejo que o aprendizado que ele passou até agora não se reverta em vingança, muito pelo contrário, espero que ele tenha aprendido, pois, do jeito dele, ele já serviu ao Brasil. Espero que ele volte a ser útil novamente”, pontuou.
Na sessão legislativa desta segunda-feira (11), será apresentado em primeira discussão e votação o Projeto de Lei 028/2017, de autoria do Executivo, que institui o sistema de estacionamento rotativo pago para veículos em vias e logradouros públicos, bem como o Projeto de Lei 029/2017, também do Executivo, que institui o Plano Plurianual da Administração Pública Municipal de Brumado para o período de 2018/2021. Em segunda discussão e votação, foi apresentado o Projeto de Lei 027/2017, do Executivo, que institui o Programa de Acesso Estudantil ao Ensino Superior (PAEES). Na sessão, também foram apresentadas para única discussão e votação três Moções de Pesar em razão do falecimento de: Francisco Pina Lessa, Normando Antunes Pereira e Rosivaldo José Ferreira. Além disso, diversas indicações com solicitações para melhorias na infraestrutura urbana e rural foram apresentadas pelos parlamentares durante a sessão.
A Seleção Brumadense de Futebol encerrou a primeira fase do Campeonato Intermunicipal de Futebol sofrendo a goleada de 4x1 contra a Seleção de Vitória da Conquista, em partida disputada na tarde de domingo (10), no Estádio Edvaldo Flores. A campanha do selecionado da terra do minério foi muito irregular no grupo 14. Estreou com derrota em casa por 3x0 para o mesmo time contra o qual encerrou a fase. No andamento do grupo, empatou em 0x0 e depois perdeu para Guanambi de goleada dentro de casa por 4x0. Só teve êxito contra Palmas de Monte Alto, pior time do grupo, que não conseguiu pontuar. O primeiro jogo foi 0x1 e, no jogo de volta, 2x0. No balanço geral do grupo 14, Brumado encerrou a fase em terceiro lugar, com 07 pontos ganhos: sofreu 11 gols e marcou apenas 04, ficando com o saldo negativo de 07 gols. O time de Vitória da Conquista fechou o grupo em primeiro lugar, com 14 pontos conquistados, enquanto o selecionado de Guanambi encerrou a fase com 12 pontos e a maior goleada do grupo: 11x0 sobre Palmas de Monte Alto, jogando no Estádio 02 de Julho. Na próxima fase, os times da região sudoeste terão os seguintes confrontos: Brumado x Paratinga, Barreiras x Vitória da Conquista e São Desidério x Guanambi. As partidas de ida acontecem no próximo domingo (17).
A Operação Conexão Venezuela foi deflagrada nesta segunda-feira (11) em cidades do Rio Grande do Sul e de São Paulo. Ela tem o objetivo de apurar a prática dos crimes de lavagem de dinheiro e organização criminosa. “Conforme as investigações, empresas sediadas na Venezuela (dentre elas, uma estatal) remeteram vultosos valores ao Brasil, a pretexto de aquisição desses equipamentos”. De acordo com a Agência Brasil, no período de 2010 a 2014, o dinheiro movimentado pela organização teria ultrapassado R$ 200 milhões, diz a Polícia Federal (PF). De acordo com a investigação, parte considerável desses recursos não foi destinada aos fabricantes e fornecedores, tendo circulado em contas bancárias diversas e enviada para fora do país. Segundo a PF, as investigações tiveram início com base em procedimento fiscal da Receita Federal, que identificou pessoas jurídicas fazendo operações financeiras atípicas, supostamente no exercício de atividade de intermediação de exportação de máquinas e implementos agrícolas do Brasil para a Venezuela. Policiais federais estão cumprindo mandados de busca e apreensão em Porto Alegre, Canoas, Passo Fundo e Erechim. No estado de São Paulo, as ações ocorrem em Americana e na capital paulista. Seis pessoas são alvos de condução coercitiva.
No último sábado (9), um homem foi agredido por populares após ameaçar as pessoas com uma faca nas imediações da Praça do Mercado, em Caetité, no sudoeste da Bahia. De acordo com o Caetité Notícias, seis populares detiveram o homem e o agrediram violentamente. Bastante ferido, ele desmaiou em via pública. O Samu 192 foi acionado e o homem levado para UPA 24 horas.
A Receita Federal realizou nesta segunda-feira (11), na região central de São Paulo, a primeira etapa da Operação Setembro, que visa a combater o comércio irregular na cidade. A ação deve durar até o fim do mês e conta com a participação do Ministério Público Federal, da prefeitura de São Paulo e da Guarda Civil Metropolitana. De acordo com a Agência Brasil, a operação cumpre mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça Federal, a pedido da Receita Federal e da Procuradoria da República em São Paulo. A estimativa é de que sejam vistoriadas cerca de 900 lojas e apreendidas mais de 800 toneladas de mercadorias avaliadas em R$ 300 milhões, resultado de contrabando, descaminho e falsificação. A região central da capital paulista tem vários polos de comércio de mercadorias irregulares que se misturam a estabelecimentos que atuam legalmente, como as ruas 25 de Março e Santa Ifigênia. Esses locais recebem compradores e fornecem a lojas de todo o país. Segundo a Receita, além da questão fiscal e da concorrência desleal, o comércio irregular alimenta esquemas de lavagem de dinheiro, corrupção e escravidão. Atuam na Operação Setembro 25 auditores fiscais, 80 analistas tributários da Receita Federal e 100 guardas civis metropolitanos. Durante a ação, a prefeitura também vai avaliar as condições de funcionamento dos estabelecimentos quanto à documentação e segurança.
Na última quinta-feira (7), a prefeitura de Ituaçu fechou as duas entradas que dão acesso ao povoado da Gruta da Mangabeira para cobrança de taxas aos frequentadores. A decisão causou indignação entre moradores e turistas. A medida foi realizada sem o conhecimento da população e sem publicidade do órgão público. Por conta da cobrança, a gruta ficou vazia e os ambulantes que vendem artesanato no entorno tiveram prejuízos. De acordo com o Informe Ituaçu, o presidente da Associação da Gruta da Mangabeira, Elenilto Silva Meira, disse que a cobrança afastou as pessoas e prejudicou os comerciantes. “Estou revoltado com essa decisão do prefeito. Ele colocou uma corda na entrada do povoado. Tem uma placa de estacionamento, mas não tem estacionamento algum, pois é lá dentro do povoado. Moradores fizeram vídeos e denunciaram o caso. Estou no balneário agora, era para ter muita gente aqui e não tem ninguém. Queríamos que alguém fizesse algo pela gruta e não a destruísse”, disparou.