Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

A pergunta mais ouvida: Lava Jato vai até quando? Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Desde o início da operação que desmontou o esquema de corrupção na Petrobras, uma pergunta tem perseguido o juiz federal Sérgio Moro em entrevistas e eventos: “até quando vai a Lava Jato?”. Em outubro de 2015, ele dizia em tom de brincadeira esperar que a operação estivesse próxima do fim. Na época, Moro alegou estar cansado com o trabalho decorrente da Lava Jato, que então tinha pouco mais de um ano e meio. Nesta sexta-feira (17), a operação completa três anos e, alguns prognósticos frustrados depois, Moro prefere não fazer mais previsões. Em uma entrevista ao jornal Valor Econômico, publicada no último dia 10, o magistrado foi perguntado novamente sobre se tinha perspectiva para concluir os trabalhos da operação em Curitiba. “Não, não tenho”, respondeu. Juiz de primeira instância, Moro tem nas mãos processos que envolvem empresários, ex-diretores da Petrobras e políticos que não têm foro especial. Desde o início da Lava Jato, já houve 38 fases da operação conduzidas pela força-tarefa do Paraná, e 89 pessoas foram condenadas por Moro até agora. Elas podem recorrer em instâncias superiores. De acordo com o G1, a Lava Jato extrapolou as fronteiras da Justiça Federal do Paraná e há desdobramentos no Rio de Janeiro e também no Supremo Tribunal Federal, para onde foram encaminhadas as suspeitas envolvendo políticos com foro privilegiado.

Análise de laboratório atesta que água de Brumado é boa para consumo Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O site Brumado Notícias teve acesso aos resultados das análises laboratoriais realizadas na água consumida em Brumado após passar pelo processo de filtragem da Embasa. A análise realizada no dia 3 de março, no laboratório da base de apoio do Núcleo de Saúde (antiga 19ª Dires), apontou que a água da Barragem de Cristalândia, do Rio das Contas, que é tratada pela Embasa, não apresenta nenhum tipo de contaminação e porcentagem zero de coliformes fecais. Apesar do resultado, a pesquisa do laboratório estadual não encontrou a presença de cloro na água tratada, o que pode explicar o odor sentido por alguns populares, que vem questionando a qualidade da água fornecida pela estatal baiana.

Em liberdade, dono volta a dirigir o 'posto da Lava Jato' Foto: Gustavo Aguiar/G1 DF

Primeiro preso da operação Lava Jato, que completa 3 anos nesta sexta-feira (16), o empresário Carlos Habib Chater voltou a Brasília para cuidar de perto do Posto da Torre, que deu origem e nome à investigação. Cumprindo pena em regime aberto, ele afirmou ao G1 que não teme novas prisões. O posto de gasolina está localizado no Setor Hoteleiro Sul, em uma das regiões mais nobres da capital federal. A movimentação intensa de carros prova que o estabelecimento funciona bem, sem o mesmo impacto destrutivo causado pela Lava Jato em outras empresas envolvidas no esquema de corrupção da Petrobras. De acordo com o G1, são 16 bombas de combustível, quatro lojas e dezenas de funcionários que se dividem para atender cerca de 3,5 mil clientes diários. Além de frentistas e seguranças, um grupo responsável é só por atrair novos clientes na rua. “O posto que mais vende no país”, diz um letreiro luminoso. Segundo o Ministério Público, era ali onde ocorriam boa parte das negociatas e dos acordos que deram origem à Lava Jato. Além de encher o tanque dos carros oficiais, os políticos do Congresso Nacional iam ali para abastecer os cofres com propina da Petrobras.

Brumado: APLB, professores e estudantes protestam contra a reforma da previdência Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Representantes da APLB/Sindicato, professores, estudantes e ativistas de movimentos sociais do município de Brumado ingressaram em uma greve geral em protesto contra a PEC 287, que trata da reforma da previdência social e propõe o aumento do tempo de serviço para aposentadoria. A concentração dos manifestantes ocorreu na Praça Coronel Zeca Leite, onde foram expostas faixas e cartazes com palavras de ordem em repúdio à proposta. Além de protestar contra o governo federal, os manifestantes também expuseram reclamações contra o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos e os vereadores da base aliada que aprovaram os projetos do executivo que tratam da extinção de cargos públicos administrativos, bem como da redução do tempo de licença maternidade. A APLB e a frente do movimento grevista programaram uma planilha de atividades durante os dias da paralisação nacional, que segue até 24 de março. Com a adesão à greve, o município está com o ano letivo interrompido.

Após três anos, Lava Jato soma 198 prisões, com 5 políticos réus

Exatos três anos após deflagrar a primeira fase, a Operação Lava Jato chega a um momento crucial com os 83 pedidos de inquérito apresentados pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao Supremo Tribunal Federal (STF), para investigar políticos supostamente envolvidos com crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Ao todo, já foram 38 fases da Lava Jato durante os três anos de investigação. Desde o início das investigações, houve 198 prisões, entre temporárias e preventivas, de acordo com números da Justiça Federal do Paraná e do Ministério Público Federal. Em alguns casos, uma pessoa foi presa e, depois de ter sido liberada, foi presa novamente em outra fase da Lava Jato. Atualmente, 23 pessoas permanecem detidas em presídios. De acordo com o G1, entre elas, estão o deputado cassado e ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (PT-SP), o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (PMDB-RJ) e o ex-ministro da Fazenda e da Casa Civil Antônio Palocci (PT-SP). Há, ainda, outras 24 pessoas que deixaram a cadeia, mas que continuam monitoradas por meio de tornozeleira eletrônica. Entre elas, há investigados mantidos em prisão domiciliar.

Malhada de Pedras: Feira da Agricultura Familiar supera expectativas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Associação Comunitária da Lagoa das Cacimbas, na zona rural do município de Malhada de Pedras, no sudoeste baiano, ainda está celebrando o sucesso da Primeira Feira da Agricultura Familiar da localidade. O evento foi o primeiro a ser promovido em uma comunidade rural em todo o território do estado, tendo como proposta descentralizar o evento das áreas urbanas e abrir as portas para que mais comunidades do sertão baiano promovam o evento e atraíam mais investimentos para as comunidades e os produtores rurais. Durante o evento, que aconteceu no último domingo (12), estiveram presentes representantes do governo estadual e demais autoridades regionais e instituições voltadas para o progresso da agricultura familiar. Com o tema “Estimulando a comercialização e fortalecendo o sertão”, a feira teve em sua programação, além da exposição dos produtos da roça, uma manhã cultural com apresentações musicais, leilões, praça de alimentação com comidas típicas e exposição agropecuária e de artesanato. A comissão organizadora considerou que o evento ultrapassou as expectativas de público e de negócios entre expositores e visitantes, que se programam para transformar a feira em um evento regional e cultural na comunidade.

PEC do deputado Luciano Ribeiro incomoda governador Rui Costa

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) de autoria do deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM), a qual permite a iniciativa de propor projetos de lei, tem causado polêmica diante da aceitação da maioria dos deputados, inclusive governistas. Até o momento, 51 parlamentares assinaram a proposta. Em reação, o governador Rui Costa entendeu que a PEC é inconstitucional. Ele ameaçou a base aliada para não votar a favor. Segundo o deputado Luciano Ribeiro, a PEC oferece simetria da constituição estadual com a Federal, como em outros Estados. “Nosso projeto traz a esperança da atuação positiva do parlamento baiano, que passará a poder contribuir na construção de uma Bahia melhor para os baianos. A PEC não é da oposição nem da situação, nunca a politizamos, tanto que temos o apoio da grande maioria dos deputados da situação. Muito me impressiona a atitude do governador com esta ordem que fere a independência do parlamento. Ele devia, ao menos, respeitar essa Casa, sem agir como se ela fosse o quintal da sua casa ou um anexo da governadoria. Isso que é ter bom senso”, argumentou Ribeiro.

Terceirizados de Brumado demitidos pelo Estado continuam sem receber os últimos salários Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Dezenas de servidores contratados para prestarem serviços terceirizados, principalmente de serviços gerais e limpeza nos colégios estaduais, através da Secretaria Estadual de Educação, continuam sem receber seus salários. Eles foram demitidos no final do primeiro semestre do ano passado. A maioria era funcionário da empresa Contrate, que teve o contrato rompido pelo estado após vários episódios grevistas dos servidores, que protestavam contra os atrasos nos vencimentos. Os terceirizados, agora desempregados, disseram ao site Brumado Notícias que já buscaram respostas por meio do Núcleo Regional de Educação em Caetité, onde um representante teria confirmado que os vencimentos seriam pagos pelo próprio governo. Nossa reportagem tentou contato com o órgão, mas não obteve êxito.

Achei Tour leva você ao Projeto Emoções 2018 com o Rei Roberto Carlos no Navio Costa Favolosa

O Projeto Emoções em Alto Mar com o cantor Roberto Carlos se tornou referência mundial para cruzeiros temáticos, recebendo mais de 44 mil passageiros de todo o país e exterior. Em 2018, uma nova edição do projeto será realizada entre os dias 31 de janeiro e 04 de fevereiro e a Achei Tour leva você para desfrutar dessa experiência única. São momentos exclusivos a bordo do Navio Costa Favolosa, com a presença de convidados ilustres e inúmeras surpresas. Além de uma programação especial, os passageiros poderão curtir um show com o Rei Roberto Carlos, o cassino, as obras de arte distribuídas em diversos espaços, o complexo esportivo, gastronomia em quatro restaurantes e muito mais. Os pacotes custam R$ 4726,00 por pessoa, com 5% de desconto à vista. O navio Favolosa, é como o castelo encantado dos contos de fadas, o Costa Favolosa está envolto pela magia, embelezado pelos materiais valiosos das mobílias e produção perfeita com as tecnologias mais avançadas. Espaços delicados em estilo gótico acolhem todos os hóspedes no Átrio enriquecido com losangos luminosos e atrações luxuosas para cada hora do dia e da noite.  Faça uma visita na Achei Tour e garanta já o seu pacote. A agência fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil, em Brumado. Os telefones são (77) 3441-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027.

Eleições 2018: Brumado não pode mais servir de “escada” para outros municípios

Pelo porte e potencial é legítimo que o município de Brumado tenha uma representação na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e quiçá na Câmara dos Deputados, em Brasília. Em sua história, exceto nas eleições de Edmundo Pereira, Marizete Pereira e João Bonfim, a capital do minério manteve representantes com identidade no parlamento baiano. A população e os políticos da terra precisam ficar atentos para que a cidade, mais uma vez, não sirva de “escada” para que outros municípios faturem com votos contabilizados aqui. Vejamos: nas Eleições 2014, vários nomes, filhos da terra, disputavam uma vaga na AL-BA. Não obtendo o êxito no pleito, tendo em vista que um candidato, para chegar ao cargo estadual, precisa ter no mínimo um projeto regional, os votos computados na cidade acabaram favorecendo políticos de outros municípios - por conta das legendas e coligações partidárias - que representam outras regiões bem distantes de Brumado, não tendo nenhum compromisso assumido com esta terra. Com isso, ficamos na ilusão de uma representação forte e combatível e, nesse critério, precisa o candidato ser eleito com uma votação expressiva. Conclamamos por representatividade em todas as esferas políticas, mas, acima de tudo, com uma responsabilidade que beneficie Brumado e seu pólo regional.

Após quase dois anos de queda, emprego formal cresce no país Foto: Reprodução

A economia brasileira voltou a gerar empregos com carteira assinada em fevereiro. No mês passado, as contratações superaram as demissões em 35.612 mil vagas. Foi a primeira vez em 22 meses que o país registrou abertura de postos de trabalho. O resultado foi comemorado pelo governo. O anúncio foi feito na quinta-feira (16) pelo presidente Michel Temer (PMDB) e pelo ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, no Palácio no Planalto - nos últimos meses, a divulgação vinha sendo feita pelo ministério apenas via nota em sua página na internet. Temer disse que os dados do emprego são “boas novas” e um sinal da retomada do crescimento da economia brasileira. Segundo o presidente, esses sinais são “a cada dia, mais claros”. De acordo com o G1, ele ressaltou que outras medidas, como a queda dos juros e a injeção na economia de bilhões de reais com a liberação de saque de contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), vão contribuir para a reativação da economia. Os números do emprego divulgado têm como base o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). A criação das 35.612 vagas de emprego é resultado de 1.250.831 admissões e de 1.215.219 demissões em fevereiro. No acumulado do primeiro bimestre de 2017, porém, o país registra fechamento de 5.475 postos de trabalho.

Brumado: Sindsemb pretende anular projetos do Executivo aprovados na Câmara de Vereadores Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O projeto de lei 005/2017, que visa à extinção de cargos administrativos do quadro efetivo, e o projeto de lei 006/2017, que reduz o tempo de licença maternidade de 06 para 04 meses, de autoria do Executivo Municipal, foram aprovados na Câmara de Vereadores. Apesar disso, a discussão parece não ter chegado ao fim, pois há uma mobilização dos sindicatos e entidades civis que estão articulando representações a serem encaminhadas à Justiça a fim de anular os projetos em questão. O site Brumado Notícias ouviu o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Brumado (Sindsemb), Edilson Costa, o Dinda, e o mesmo afirmou que o sindicato considera os projetos inconstitucionais, visto que os mesmos ferem o direito da promoção de concurso público para provimento de cargos. O sindicalista disse ainda que o argumento da administração de enxugar a folha com a proposta de redução de gastos não condiz, uma vez que a terceirização gera mais custos aos cofres públicos. 

Brumado: Sindsemb pretende anular projetos do Executivo aprovados na Câmara de Vereadores Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No que diz respeito à licença maternidade, o líder sindical aponta que o projeto tira não apenas da mãe o seu direito instituído por lei federal, mas do bebê o direito de ser assistido nos primeiros meses de vida. “Não apenas o ato de amamentar, é o de dar a atenção necessária ao bebê que acaba de chegar, é cuidar das reais necessidades do ser nos seus primeiros momentos de formação. Além de grosseiro, o projeto é insensível”, disse o sindicalista. Costa acrescentou que a suposta compensação de uma hora, repartida em dois tempos de trinta minutos, é uma fachada. “Tal compensação é apenas uma fachada. A servidora teria que decidir entre cumprir a carga horária de serviço ou atender ao chamado do filho”, avaliou o presidente do Sindsemb.

Brumado: Após denúncia de infestação do aedes-aegypti, fonte da Praça da Prefeitura é reparada Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

As denúncias apresentadas no site Brumado Notícias referente ao abandono da fonte luminosa da Praça Coronel Zeca Leite, a Praça da Prefeitura, em Brumado, surtiram efeito, pois na manhã de quinta-feira (16) uma equipe de manutenção do setor de obras foi designada para realizar os devidos reparos do equipamento. Embora seja considerada o principal atrativo da praça, a fonte está desligada desde o início da atual gestão. No local, foram encontrados larvas do mosquito aedes-aegypti. Tanto os servidores da manutenção, quanto da limpeza, apresentaram a queixa de que falta conscientização de parte da população, que, ao invés de utilizarem as lixeiras espalhadas pela praça, preferem descartar todo tipo de lixo nas piscinas onde se encontram as fontes. Segundo apuração realizada pelas equipes, nos tubos de água que estavam entupidos foram encontrados embalagens de picolé, copos descartáveis e até pedaços de alimentos. “A limpeza é realizada todos os dias, mas durante a noite os maus educados sujam tudo novamente”, disse um dos servidores da limpeza. Com o reparo realizado, a expectativa é de que a fonte volte a funcionar como principal cartão postal da praça.

Brumado: Limpeza da 20ª Coorpin continua sendo feita por delegado e investigadores Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A limpeza do prédio onde funciona a sede administrativa da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) e a delegacia de Brumado continua sendo realizada em sistema de rodízio entre delegados e investigadores. O site Brumado Notícias apurou que, desde o início do segundo semestre de 2016, quando o Estado rompeu o contrato com as empresas terceirizadas e os servidores foram demitidos, o prédio administrativo ficou desassistido. A administração da 20ª Coorpin já encaminhou ofício ao Estado solicitando uma solução para a questão, mas ainda não obteve resposta. Da mesma forma, ofícios foram encaminhados solicitando apoio da Câmara de Vereadores e da Prefeitura Municipal, mas não houve resposta diante do apelo. Nossa reportagem tentou contato com o delegado coordenador regional, Leonardo Rabelo, para tratar do assunto, mas não obteve êxito.

Joaquim Júnior permaneceu por apenas 75 dias como Secretário de Saúde de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Fontes do paço municipal ouvidas pelo site Brumado Notícias afirmaram que o agora ex-secretário de saúde, médico Joaquim Donato Júnior, teria sido exonerado do cargo pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB). Insatisfeito com o trabalho da pasta, Vasconcelos estaria sendo pressionado devido ao não avanço da saúde pública municipal. A carta com pedido de afastamento foi, supostamente, uma tentativa de minimizar a deficiência enfrentada nos setenta e cinco dias do médico no comando da pasta. Durante esse período, nenhuma nova ação foi desenvolvida pelo secretário. Para se ter uma ideia, a saúde está entre os setores mais criticados pela população brumadense. Informações apuradas pela nossa reportagem na manhã desta quinta-feira (16) mostraram que a queda do primeiro secretário do terceiro mandato de Eduardo já era dada como certa. O anúncio da saída de Donato estaria sendo comemorado, visto que ele não era quisto por diversos servidores do setor. O novo nome que ocupará a pasta será divulgado pela Prefeitura de Brumado até a próxima segunda-feira (20).

Secretário de Saúde de Brumado pede afastamento do cargo Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Segundo comunicado publicado no Portal da Prefeitura de Brumado, o secretário Joaquim de Castro Donato Júnior pediu afastamento do cargo à frente da Secretaria Municipal de Saúde. Em sua justificativa, ele explicou que o pedido se deve à impossibilidade de conciliar as atividades desempenhadas no comando da pasta com o trabalho em sua clínica particular, que tem requerido dedicação total. Quando aceitou o convite da prefeitura para atuar como secretário de saúde, Joaquim Donato esperava que os trabalhos na clínica pudessem ser dirigidos, indiretamente, por terceiros. Porém, diante do crescimento da clínica, a conciliação das atividades não foi possível. Apesar do afastamento, as relações com o Poder Público continuarão estreitas e colaborativas. Segundo apurou o site Brumado Notícias, a pasta deve ser ocupada pela ex-secretária de Desenvolvimento Social, Themis Carvalho de Santana Narvaes. 

Pela primeira vez neste ano, o governo federal liberou um lote de R$ 800 milhões para obras indicadas pelos congressistas. O montante é destinado a obras que já estão em fase de execução, apresentadas por deputados em anos anteriores. Apesar de estarem em andamento, elas ainda não tinham recebido recursos do governo para bancar as novas etapas em 2017, segundo informações da Folha de S. Paulo. Os mais de dois meses sem a liberação do governo levou prefeitos e deputados aos ministérios para questionar a pausa no recurso. Essa liberação, no entanto, ocorre justamente quando partidos da base aliada propõem mudanças aos principais pontos da Reforma da Previdência. Com a proximidade das eleições de 2018, os parlamentares estão atentos às reivindicações populares contra a reforma.

Após votar a favor do prefeito de Brumado, PSD analisa expulsão do vereador Palito Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Partido Social Democrático (PSD) em Brumado analisa internamente a situação do vereador Luiz Carlos Caíres da Silva, o Palito. Segundo apurou o site Brumado Notícias, após a aprovação na Câmara Municipal dos projetos de redução da licença maternidade de 180 para 120 dias e de extinção de cargos de provimento efetivo, de origem do Poder Executivo, a relação entre o partido e o vereador não está boa. Isso porque, para a aprovação, Palito apoiou as propostas encaminhadas pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB). A agremiação já havia declarado publicamente ser contrária aos projetos de lei. Historicamente, a militância do PSD, inclusive o parlamentar, sempre foi opositora ao atual gestor e tal atitude de apoio às propostas não agradou a cúpula do partido, que é ligada ao ex-vice-governador da Bahia, Edmundo Pereira Santos (PT) e a ex-deputada estadual Marizete Pereira (PT). Em entrevista a nossa reportagem, o presidente do PSD do município, advogado Tiago Amorim, ressaltou que não está descartada a possibilidade de expulsão do edil da sigla. “Já estamos analisando a questão do vereador internamente. Vamos ter uma reunião com os membros de nosso partido e não está descartada a possibilidade de expulsá-lo do PSD”, disse. Palito exerce o cargo de vereador pela primeira vez. 

Magnesita registra lucro de US$ 133,2 milhões em 2016 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Magnesita Refratários S.A registrou lucro de US$ 133,2 milhões no ano de 2016. O EBITDA da companhia foi de US$ 151,4 milhões no período, 4% acima do ano anterior. A margem EBITDA alcançou 15,5% - ante 14,3% no mesmo período de 2015. A receita líquida atingiu US$ 974,5 milhões no ano. A melhora na rentabilidade em 2016 é fruto de uma série de iniciativas implementadas ao longo dos últimos anos, como rígido controle de custos, otimização na área de suprimentos, além do foco maior em mercados com margens adequadas e sustentáveis. 

Incêndio quase consome prédio escolar na cidade de Caetité Foto: Caetité Notícias

Por volta de 14h30 da última terça-feira (14), um incidente provocou um incêndio no Colégio Seminário São José, em Caetité, no sudoeste da Bahia. Segundo o Caetité Notícias, funcionários da instituição colocavam fogo em papéis antigos quando o vento deslocou uma fagulha até um entulho de cadeiras quebradas que estavam nos fundo do colégio. O fogo se alastrou rapidamente e destruiu parte do reboco da parede do prédio e todas as carteiras que estavam no local. Três carros-pipa foram utilizados para apagar as chamas. Apesar do susto, ninguém se feriu.  

Governo avalia aumentar impostos sobre combustíveis Foto: Ricardo Matsukawa

A elevação de PIS e Cofins sobre a gasolina e diesel é a alternativa de alta de tributo considerada mais viável pela área técnica do governo para ajudar no cumprimento da meta fiscal deste ano. A medida pode garantir uma arrecadação extra de 3 bilhões de reais  em 2017. Apesar da promessa do presidente Michel Temer (PMDB) de não aumentar a carga tributária no seu governo, a alta de tributos está na mesa de discussão da equipe econômica como uma das opções para ajudar a tapar o buraco de 40 bilhões de reais nas contas do governo. De acordo com a Veja, é o que falta de receita para fechar o Orçamento dentro da meta fiscal, que prevê déficit de 139 bilhões de reais nas contas.

BA-142: Caminhão carregado com tomate tomba entre Tanhaçu e Ituaçu Foto: Informe Barra

Na tarde de quarta-feira (15), um acidente foi registrado na BA-142, entre as cidades de Tanhaçu e Ituaçu, no sudoeste baiano. No local, um caminhoneiro perdeu o controle da direção e tombou o veículo. De acordo com o Informe Barra, as condições precárias da pista, que não possui acostamento e está cheia de buracos, teriam provocado o acidente. A carga ficou espalhada na via e o veículo totalmente danificado. A recuperação da rodovia é de responsabilidade do Estado e diversas cobranças já foram feitas no intuito de que o problema seja solucionado.

Hospital da Unicamp bate recorde de transplantes em 2016 Foto: Reprodução/EPTV

O Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) atingiu 351 transplantes em 2016 e bateu o recorde da unidade médica desde 1984, quando o procedimento começou a ser feito. Segundo o HC, a unidade está entre os dez hospitais que mais realizam transplantes no Brasil e é o que mais executa procedimentos deste tipo no estado de São Paulo. De acordo com a instituição, com o número de cirurgias do ano passado, o hospital chegou a um total de 6,2 mil processos de transplantação de órgãos e tecidos realizados na unidade médica. Ainda segundo o hospital, o tipo de transplante mais comum em 2016 foi o renal (136 processos), seguido de córnea (123) e cardíaco (8). Dos dez tipos de órgãos e tecidos que podem ser transplantados, o HC da Unicamp não realiza os de intestino, valva cardíaca, além de ossos e pulmões. Segundo o G1, entre os órgãos que podem ser doados, o coração e o pulmão são os que têm menos de preservação (de 4 a 6 horas). Já fígado e pâncreas tem tempo máximo de 12 a 24 horas, enquanto os rins podem levar até 48 horas para serem transplantados. Por fim, as córneas e os ossos permanecem em boas condições por até sete e cinco dias, respectivamente.

SMTT adquire novos capacetes para instrumentação dos agentes em Brumado Foto: Divulgação/SMTT

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) adquiriu 19 novos capacetes para disponibilização aos agentes de trânsito que trabalham na Coordenação de Fiscalização e Controle Viário de Brumado. Segundo o Superintendente Municipal de Trânsito e Transportes, André Cardoso, os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adquiridos servem para proteger o agente contra eventuais riscos a sua segurança e integridade física, além de permitir maior mobilidade ao agente durante o desempenho de duas atividades. A aquisição dos equipamentos faz parte do processo de qualificação e instrumentação das equipes técnicas da pasta e do melhor atendimento ao usuário.

Governo arrecada R$ 3,72 bilhões com leilão de quatro aeroportos Foto: Luisa Melo/G1

O leilão dos aeroportos de Fortaleza (CE), Salvador (BA), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS) garantiu ao governo uma arrecadação de R$ 3,72 bilhões em todo o período da concessão, cerca de 23% acima do valor esperado pelo governo de R$ 3,014 bilhões. O ágio está bem abaixo dos valores praticados nas primeiras rodadas de concessão de aeroportos. Os lances mínimos foram fixados com base em 25% do valor da outorga e esses valores terão que ser pagos no momento da assinatura do contrato. O governo garantiu uma arrecadação para esta etapa no valor de R$ 1,46 bilhão, o que representa um ágio de quase 100% sobre o mínimo estabelecido pelo edital (R$ 753 milhões). De acordo com o G1, três grupos estrangeiros - a francesa Vinci, a alemã Fraport e a suíça Zurich - levaram as concessões dos quatro aeroportos. Ao contrário dos leilões anteriores, eles entraram na disputa sem sócios no Brasil. Nenhum grupo brasileiro apresentou proposta pelos quatro aeroportos.

Arquivo