Achei Sudoeste

17 Mai 2013 - 19:19h

A Prefeitura Municipal e a Comissão Organizadora da Festa do Vaqueiro e Vaquejada de Lagoa Real estão fazendo os preparativos finais para realização do evento que é tão tradicional. A comissão garantiu que a festa é uma iniciativa de amor, fé e liberdade, que busca proporcionar ao visitante muita alegria. O prefeito fez questão de convidar a todos para prestigiar esse grande projeto. “Todos estão convidados a participar e a fazer esse movimento bonito nesse sertão baiano que é tão sofrido, mas que não perde a alegria de viver”, disse o prefeito Francisco José Cardoso de Freitas (PSD), o Zezinho em entrevista ao Brumado Notícias.

A Vaquejada terá início no dia 31 de maio. Na sexta-feira (31), tem Mazinho dos Teclados, Arreio de Ouro e Página Virada. Já no sábado (01), as atrações são Banda Massupylame, Milionário e José Rico e Cangaia de Jegue. Para fechar o evento com chave de ouro, no domingo (02), a Banda Forró do Brasil fará a alegria do público presente. A Vaquejada, que é já tradição no município e está em sua 23ª edição, atrai pessoas de toda a região. Você também está convidado a participar desta grande festa!

17 Mai 2013 - 17:45h

O serviço de internet Oi Velox encontra-se sem sinal em Brumado desde as 16h desta sexta-feira (17). Essa já é a segunda queda no sinal da operadora apenas neste mês de maio. O centro comercial da cidade foi o local mais afetado com a inoperância, que gerou muita reclamação dos clientes da operadora. Diversos serviços do comércio local foram afetados devido à necessidade do uso da internet para efetuar processamentos de dados. Segundo informações obtidas pelo Brumado Notícias, inúmeros usuários do serviço já acionaram a operadora Oi, mas até o momento não houve nenhuma previsão para a normalização do serviço.

17 Mai 2013 - 17:09h

A cidade de Brumado não é a única que sofre com a péssima qualidade dos serviços prestados pela operadora Vivo. Na tarde desta sexta-feira (17), o internauta do Brumado Notícias, Airan Rocha, da cidade de Barra da Estiva, no sudoeste baiano, também criticou a falta de compromisso da Vivo com seus clientes. De acordo com o usuário, Barra da Estiva está enfrentando diversos problemas de sinal, o qual tem estado muito instável, e com a conexão 3G da operadora, que está muito lenta. Ainda segundo o morador, as constantes quedas nas ligações e a rede da operadora sempre ocupada têm deixado a população bastante irritada. “Já ligamos para a central de atendimento da Vivo e até mesmo para a Anatel, mas até o momento nada foi resolvido”, disse o internauta, comunicando que a Vivo é a operadora mais usada na cidade.

 

O leitor Airan Rocha enviou informações ao Brumado Notícias. Participe você também do Internauta Repórter. Envie-nos fotos, fatos e vídeos para nossa redação. Nosso e-mail: [email protected].

17 Mai 2013 - 16:04h

Vem aí o 1º Forró da Cabritinha com Ed Rossi e Saliva Doce. Dia 18 de maio você tem um encontro marcado com a alegria no Haras Silveira, Campo Seco, às 16h. Com cerveja free e churrasco à vontade das 16h às 18h, você não pode perder esse forrozão. O primeiro lote de camisas já está sendo vendido e cada abadá custa R$ 35. Corre logo e garanta já a sua, porque esse primeiro lote, nesse valor, é limitado. Para mais informações, ligue (77) 9997-0764. Vem se esbaldar no Forró da Cabritinha!

17 Mai 2013 - 15:13h

O Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos de Brumado (DTTU) iniciou durante esta semana uma campanha de conscientização e educação para o trânsito. Através de vários banners espalhados pela cidade, condutores e pedestres são informados de algumas regras básicas que ajudam na segurança e no melhor fluxo do trânsito. A medida visa alertar a população no intuito de se diminuir o índice de ocorrências no município.

17 Mai 2013 - 12:45h

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que é lembrado no dia 18 de maio, vários órgãos ligados à defesa da criança e do adolescente em Brumado promoveram na manhã desta sexta-feira (17) uma caminhada de conscientização. O ponto de encontro foi na Praça da Matriz e, em seguida, os manifestantes percorreram todo o corredor comercial, fazendo uma parada no Mercado Municipal. Representantes do CREAS, CRAS, Conselho Tutelar, COMDICA, DTTU, Secretaria de Desenvolvimento Social, Polícia Militar, estudantes, Projovem, Profamília, populares e representantes da Prefeitura marcaram presença no evento. Em entrevista ao Brumado Notícias, a coordenadora do CREAS Chico Xavier, Maria Niceia, declarou que a caminhada serve de alerta para a população, tendo em vista que a violência praticada contra crianças e adolescentes é crescente no município, com o agravante de que os próprios familiares são os que mais praticam abusos. “Os números são preocupantes sim, e das centenas de casos acompanhados pelo CREAS desde sua criação em 2009, 50% das ocorrências são contra crianças e adolescentes, com grande índice de casos de abuso sexual. Os dados apontam que a maioria dos abusos e violência praticados contra as crianças e adolescentes acontecem no âmbito familiar”, relatou Niceia. A coordenadora ainda apontou que o que mais preocupa é que os números só não são maiores porque muitos casos não são denunciados. Se você sabe de algum caso de abuso, ligue para o Disque Denúncia 100, da Central Nacional, que encaminha as denuncias aos órgãos de defesa.

17 Mai 2013 - 12:39h

Mais uma vez saindo na frente, a Ótica do Futuro traz para seus clientes produtos de qualidade, bom gosto apurado e preços atrativos. A coleção 2013 está recheada de modelos lindos e com uma marca diferenciada, que é a marca da qualidade. São óculos solares e de grau, na linha adulto e infantil. Os óculos solares são importantes, pois protegem os olhos dos raios solares nocivos, agindo como “filtro solar”. Na linha de receituário, óculos confortáveis, de beleza e qualidade superiores, além de lentes conceituadas que proporcionam conforto e excelente adaptação. Atendimento excelente, marcas conceituadas, bom gosto e crediário próprio; vem pra Ótica do Futuro que aqui tem o que você procura. A loja fica na Rua Coronel Paulino Chaves, 180. Para mais informações, ligue (77) 3441-6724. Visite seu oftalmologista periodicamente. Ótica do futuro: vem pra você ver!


Fotos: Divulgação

17 Mai 2013 - 11:02h

Está em andamento desde a última quinta-feira (15), no Campus XX da Uneb, em Brumado, o Programa Nacional de Incentivo a Leitura (Proler), que existe há 20 anos no Brasil e é coordenado pela Biblioteca Nacional. Este é o primeiro encontro do comitê do Proler de Brumado, que conta com várias atividades de incentivo a leitura, educadores, leitores e artistas. A coordenadora do comitê brumadense, Daniela Galdino, falou sobre as atividades do Programa ao Brumado Noticias. “A experiência está sendo muito proveitosa, pois o campus está bem movimentado. A nossa avaliação é bem positiva”, disse. Além do Proler, o projeto Tessitura, que está em sua primeira edição, oferece aos estudantes oficinas em parceria com o programa nacional. 

“O Tessitura é o projeto que promove o intercâmbio cultural. A integração é a palavra chave, pois nesse semestre estamos trabalhando a parceria do diálogo com a música e, no segundo semestre, já trabalharemos o diálogo com o cinema, a literatura e a fotografia”, explicou a coordenadora. Além do corpo do docente e alunos, populares e representantes culturais e demais órgãos também estão prestigiando o evento. O encerramento do encontro acontece nesta sexta-feira (17). No evento, haverá sarau de músicas e poesias atestando o resultado final das oficinas realizadas no campus, contando ainda com a participação dos artistas locais e do estado do Pernambuco. O sarau será aberto ao público. 

17 Mai 2013 - 09:34h

Uma mercearia localizada na Avenida João Paulo I, no Bairro Parque Alvorada, em Brumado, foi assaltada na noite da última quinta-feira (16). Segundo a proprietária do estabelecimento, dois homens que chegaram em uma motocicleta anunciaram o assalto. “Nessa hora, eu ignorei e ainda disse para eles pararem de brincadeira. Foi aí que um deles se irritou, sacou a arma, apontou para a cabeça do meu neto de 4 anos, e ameaçou atirar. Aí me faltou o chão e as pernas sumiram”, contou a vítima ao Brumado Notícias. Após limparem o caixa e roubarem bebidas e cigarros, um dos assaltantes gritou várias vezes para que seu comparsa matasse a criança e atirasse na avó. “Atira na cabeça da criança e mata a velha! Atira neles”, teria gritado o bandido, que felizmente não foi atendido pelo parceiro.

17 Mai 2013 - 09:18h

Em homenagem a mais um ano de emancipação político-administrativa dos municípios de Santa Luzia e Mucugê, comemorado nos dias 9 e 17 de maio, respectivamente, o deputado estadual Marquinho Viana (PV) apresentou moção de congratulações na Assembleia Legislativa. Viana destacou trechos da história dos municípios e características políticas, econômicas e culturais de cada localidade. Emancipada em 9 de maio de 1985, Santa Luzia também participa da economia do cacau e, segundo Marquinho Viana, atualmente, tem sua economia baseada no seguinte tripé: serviços, agropecuária e indústria. Atrações ecológicas também são um destaque no município, onde os "13.344 habitantes desfrutam de sua bela paisagem marcada por rios, cachoeiras, poços, lagoas e sítios ecológicos que fez a Unesco considerá-la ‘Sítio Patrimônio Mundial Natural’". O deputado reconhece, no município de Mucugê, grandes influências da cultura portuguesa através da arquitetura de seus casarões e o estilo bizantino preservado pelo cemitério de Santa Isabel. Assim como o município de Santa Luzia, as riquezas naturais são destaque na região. Montanhas, cânions e cachoeiras fazem a diversão de moradores e turistas. Já Mucugê, diz o deputado, ainda conta com uma bacia hidrográfica formada com vários rios, incluindo o Paraguaçu, que abastece toda a cidade e sua economia está sedimentada na agricultura empresarial, altamente mecanizada, nos serviços e na indústria. "Diferentemente de outros municípios baianos, Mucugê tem uma população urbana (4.180) menor que a rural (6.365), contrariando a tese da migração campo cidade", observou o parlamentar, que felicita todos os munícipes dos locais.

17 Mai 2013 - 08:58h

Um homem foi baleado com dois tiros na noite da última quinta-feira (16), no Bairro Urbis II, em Brumado. Segundo informações da Polícia Militar, foram efetuados seis disparos contra a vítima, um jovem de 22 anos, mas apenas dois projéteis o atingiram. De acordo apurou o Brumado Notícias, as balas acertaram a perna e a mão do rapaz, que recentemente cumpriu pena na delegacia. Dois homens que estavam em uma motocicleta teriam sido os autores dos disparos de acordo com relato de testemunhas. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) foi acionado, mas os próprios populares conduziram a vítima ao Hospital Professor Magalhães Neto. Quando a equipe do Samu chegou ao local, foi vaiada por manifestantes, que alegaram demora no socorro. 

17 Mai 2013 - 08:05h

Pensando cada vez mais em seus clientes, a Loja Autorizada da Vivo, em Brumado, irá sortear outra linda Câmera Digital 12 mega pixels no Dia dos Namorados, em 12 de junho, para você presentear a pessoa que mais ama. Além do sorteio e de vários brindes em especial a data mais romântica do ano, algumas marcas e modelos de celulares estão em promoção na loja. Você pode dividir suas compras em até 10x no cartão, sem juros! Promoção assim é só na Loja Autorizada da Vivo, que fica situada na Praça Armindo Azevedo, 122. Confira os regulamentos da Loja e concorra. Não perca tempo!  Para maiores informações, ligue: (77) 3441-0993.

16 Mai 2013 - 21:17h

A ministra Laurita Vaz, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), acatou a ação cautelar com pedido de liminar que foi protocolada por Rosana Cotrim de Carvalho Melo (PR) e seu vice José Suly Fagundes Netto (PMDB). A liminar, que foi publicada nesta quinta-feira (16), suspendeu a cassação do seu registro de candidatura, que havia sido interposta pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Rosana Cotrim substituiu o ex-prefeito e ex-candidato Deusdete Fagundes (PSB) a menos de 24 horas das eleições municipais de outubro do ano passado. Na época, Deusdete teve o pedido de registro de candidatura indeferido e esperou até as vésperas das eleições para indicar a substituta. Para a ministra, “a concessão da liminar pretendida é medida que se impõe, a fim de evitar a perda, ainda que temporária, do exercício do mandato eletivo. Isso porque o exame perfunctório das razões do recurso especial endossa a afirmação da Autora quanto à existência de plausibilidade jurídica, mormente no que tange à observância das normas que autorizam a substituição da candidatura majoritária antes da realização do pleito”. Com a decisão, Laurita deferiu o pedido de liminar e Cotrim foi reconduzida ao cargo de prefeita de Igaporã. Segundo informações obtidas pelo Brumado Notícias, o clima na cidade é de muita euforia por parte dos correligionários políticos da republicana. O impasse jurídico parece que somente terá o seu fim após o julgamento do mérito pelo pleno do Tribunal Superior Eleitoral.

16 Mai 2013 - 21:15h

Em contato telefônico com o Brumado Notícias na noite desta quinta-feira (16), o deputado estadual João Bonfim (PDT) disse estar satisfeito com o resultado da audiência que teve com o governador Jaques Wagner (PT) e o prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL). De acordo com o deputado, o governador demonstrou mais uma vez o seu interesse em trabalhar em prol dos seus pleitos. “Reiteramos diversos pedidos que já tínhamos encaminhado ao governador e já tivemos respostas positivas de diversas obras que vão melhorar a qualidade de vida da população de Brumado”, declarou Bonfim assegurando que  Wagner garantiu a construção da segunda etapa da Barragem de Cristalândia e a luta pela aprovação do projeto do Esgotamento Sanitário local. O parlamentar ressaltou ainda que o governador garantiu total apoio a administração do prefeito brumadense. “Wagner nos garantiu apoio incondicional para desenvolvermos uma ampla parceria com a administração do prefeito Aguiberto, o que significa que novas obras e grandes projetos serão realizados para alavancar ainda mais o progresso de nossa cidade”, afirmou. Por fim, Bonfim ressaltou que outros prefeitos de municípios os quais representa também participaram da audiência com o governador baiano.

16 Mai 2013 - 18:40h

Em visita realizada na obra do Estádio dos Prazeres na tarde desta quinta-feira (16), o Brumado Notícias foi informado pelo encarregado da reforma, Jair Leite, que as obras podem parar caso o governo federal não efetue o repasse da verba. Segundo o empreiteiro, durante a última semana funcionários foram dispensados, e os que ainda estão em atividade só não foram demitidos porque a empresa está utilizando os próprios recursos para dar continuidade à reforma. “Ainda estamos trabalhando com recursos próprios, com o dinheiro que ainda temos em caixa, por isso que estamos tocando o serviço, mas assim que o nosso dinheiro acabar, se a verba não tiver chegado, a obra irá parar”, alertou o encarregado, que conta apenas com 50% do efetivo operacional. A obra é uma parceria do Ministério dos Esportes com a Prefeitura de Brumado, cujo orçamento está estimado em mais de um milhão e meio de reais. A reforma, que teve início no dia 28 de junho de 2012, tinha previsão de término para o dia 28 de dezembro de 2012, mas por conta de falta de repasse, a entrega da obra está atrasada.

16 Mai 2013 - 18:00h

O vereador Weliton Lopes (PR) solicitou uma Moção de Aplauso e Congratulações em homenagem ao Senhor Agnelo dos Santos Azevedo. Segundo Lopes, a solicitação se justifica pelo exemplo de figura humana que o homem de 105 anos representa para a cidade e, em especial, para a juventude brumadense. Nascido em 14 de maio de 1908, em Bom Jesus dos Meiras, Agnelo é o último da prole dos filhos do casal Casimiro Pinheiro de Azevedo e Filomena dos Santos Azevedo. Em 12 de abril de 1932, casou-se com Celcina Azevedo, e com ela teve 10 filhos. “Sr. Agnelo Azevedo, aos 105 anos, é um homem lúcido, consciente do dever cumprido, estribado no exercício pleno da cidadania, atento ao convívio social, civil e político, de invulgar qualidade moral e ilibada conduta. Orientou sua vida na direção dos bons exemplos de dignidade, fazendo prevalecer a justiça, o equilíbrio e a sensatez, sendo incapaz de ferir alguém. Preserva e honra a família a quem ama com a força que lhe brota do coração”, afirmou Lopes, que baseou-se na reputação exemplar do centenário para prestar a referida homenagem.

16 Mai 2013 - 16:57h

No último domingo (12), o Centro Educacional Monteiro Lobato comemorou o Dia das Mães com uma missa celebrada na Igreja Matriz. Pais, funcionários e alunos cantaram e louvaram em homenagem às mamães, em uma celebração marcada pela emoção e alegria. Durante a missa, os alunos também fizeram apresentações especialmente para todas as mães presentes. Clique aqui para visualizar as fotos da cerimônia.

16 Mai 2013 - 16:54h

Viver em uma cidade de ruas limpas e conservadas é desejo de todos os cidadãos. Neste dia 16 de maio, Dias dos Garis, a Comar aproveita a oportunidade para parabenizar todos os profissionais que trabalham na empresa e agradece a todos pelo empenho e dedicação com que realizam seu trabalho diário. A Comar parabeniza aos garis da cidade por levantarem cedo todos os dias e retirarem o lixo das ruas tornando-as mais belas e limpas. 

16 Mai 2013 - 13:53h

O poeta e músico Merion Alvares irá lançar na próxima sexta-feira (17) o livro Nostalgia, seu terceiro trabalho como escritor, que é uma homenagem a sua falecida mãe, Antônia Marcele. O lançamento acontecerá no Clube do Sindicado dos Mineradores de Brumado. Em entrevista ao Brumado Notícias, Merion disse que o livro é baseado em uma poesia de sua autoria, chamada Saudade Eterna, escrita após o falecimento de sua mãe. A publicação também fala sobre solidão, paixão e amor, com espaço para críticas à política moderna e a falta de incentivo à cultura. “Doei 31 anos da minha vida com trabalho voluntário com a fanfarra, tive muitas alegrias e também muitas decepções. Já fui campeão baiano no segmento em 2002. O que eu pude fazer eu fiz. Parei mais por uma decepção: a falta do apoio cultural”, completou. Alvares escreve poesias desde os 14 anos de idade e seu primeiro trabalho foi patrocinado por um amigo. Mesmo com o apoio de algumas empresas no custeio do lançamento do livro Nostalgia, Merion adiantou que a publicação terá uma tiragem reduzida. “Agradeço as empresas pelo apoio no lançamento desse exemplar, mas, se tivéssemos mais incentivo a nossa cultura, com certeza poderíamos nos desenvolver melhor nos diversos segmentos da nossa arte”, reafirmou. No lançamento, que acontecerá às 19h, 400 exemplares do livro de 52 poesias estarão à disposição do público. Futuramente, o escritor pretende lançar a publicação via internet.

16 Mai 2013 - 13:50h