Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Noite da Sofrência: Júlio Nascimento também se apresentará no evento Foto: Reprodução

No dia 12 de dezembro será realizada em Brumado a Noite da Sofrência. O evento de fim de ano já tem confirmada a presença do fenômeno do arrocha, o cantor Tayrone Cigano. Agora, já é certo: na festa também se apresentará o cantor Júlio Nascimento, que está em um momento muito positivo de sua carreira. Então, no dia 12 de dezembro, Brumado vai ser dominado pela paixão e o Parque de Exposições será pequeno para tantos apaixonados.

Brumado: Clínica Luiza Feres oferece método de emagrecimento 5S

O método de emagrecimento do 5S associa cinco técnicas que visam a reprogramação hipotalâmica, promovendo o emagrecimento rápido, saudável e sustentável. Alia a nutrição, acompanhamento profissional diário, tratamento do corpo e a mudança comportamental. Os resultados variam entre 10 e 15 kg no mês. O paciente perde massa gorda, preserva massa magra, diminui percentual de gordura visceral e resgata o peso ideal, consequentemente, a sua saúde, a autoestima e o bem estar. A fisioterapeuta Luiza Feres esta habilitada a realizar esse método em Brumado e região. Marque a sua avaliação gratuita e saiba mais sobre esse método e suas vantagens. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / 9962-3010/ 9997-3200.

Brumado: Modera e sociedade civil reivindicam plano de saneamento Foto: Divulgação

A sanção da Lei Federal 11.445 representou não só um marco regulatório nacional que trata dos serviços de saneamento, como um avanço para a política desses serviços ao adequá-los não só à saúde pública como também à proteção do meio ambiente. Em 2010, a Lei foi regulamentada pelo Decreto 7.217, estabelecendo que todos os entes da Federação deveriam elaborar os seus planos de saneamento até o ano de 2014, sob pena de não poder acessar os recursos federais para abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e drenagem de águas pluviais. O prazo expirou e como muitos entes da Federação, inclusive a cidade de Brumado, ainda não tinham elaborado os seus planos, o Decreto 8.211 estendeu o prazo para até 31 de dezembro de 2015. No município, o Modera iniciou uma mobilização junto às entidades sociais brumadenses, reivindicando ao prefeito Aguiberto Lima Dias (SD), por meio de um abaixo-assinado, a elaboração do plano. 

Brumado: Modera e sociedade civil reivindicam plano de saneamento Foto: Divulgação

O movimento encabeçou o abaixo-assinado, subscrito também pela Associação dos Aposentados, Divina Providência, CDL, Conseg, Alab, Sindmineradores, Abracadabra, 1º Clube da Terceira Idade, STR Brumado, Cremeb, Sindsemb, Levante Popular da Juventude, Associação Idelson Silva, Associação do Bairro Olhos D’água, Loja Maçônica Aliança Sertaneja, Paróquia Bom Jesus e pela 21ª Subseção da OAB. O documento foi protocolado no último dia 13 de agosto e as entidades aguardam o deferimento do prefeito. Caso o plano de saneamento não seja elaborado dentro do prazo, a liberação de recursos de um eventual edital do PAC Saneamento vencido pela Embasa para o projeto de esgotamento de Brumado pode ser bloqueada.

Músico brumadense é premiado em Festival de Música e Poesia em Ibotirama Foto: Divulgação

O músico brumadense Chiquinho Amorim foi premiado durante o XXXIX Festival de Música e Poesia, realizado no último sábado (15), em Ibotirama. Ao lado da cantora Jamile Matos, ele divulgou o nome da cidade de Brumado, mostrando a riqueza da nossa cultura musical. Grande incentivador de festivais, não só como participante, mas também como produtor do FEMP-B em nossa cidade, Chiquinho Amorim busca difundir a boa música, pois acredita no poder da cultura como um importante instrumento na transformação de um povo.

Ifba: Prorrogado prazo para realização da pré-matrícula do curso técnico de Mineração Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O prazo para realização da pré-matrícula para os candidatos do Curso Técnico Subsequente em Mineração, do Ifba, foi prorrogado. A pré-matrícula deverá ser efetuada no período de 17 a 21 de agosto de 2015, das 08h30 às 11h30 e das 16h às 20h, na Coordenação de Registros Escolares do campus de Brumado, que fica localizado na Rua Antônio Carlos Magalhães, s/n, Prédio da UAB, 1º Andar, Bairro do Tanque.

Conheça as ofertas do mês de agosto da Madeireira Real em Brumado

Produtos de qualidade, com os menores e melhores preços, você encontra na Madeireira Real. Na loja, tem materiais de construção de fabricantes consagrados no mercado da construção civil e com preços que cabem no seu bolso. Não deixe de conferir as promoções válidas para o mês de agosto. Faça uma visita à loja hoje mesmo na Rua Coronel Tibério Meira, 307. Para mais ofertas ligue para 3441-3041

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou 9951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

Preso cria projeto para economizar água e conta reduz R$ 267 mil Foto: Divulgação/SAD-MS

Um preso de 47 anos criou uma forma para ajudar na economia de água em um presídio em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Segundo informações da Secretaria de Administração e Desburocratização do estado (SAD/MS), o projeto conseguiu diminuir R$ 267 mil das despesas do estado em três meses. Segundo informações do site G1, o equipamento é usado durante os banhos dos detentos. O sistema criado pelo detento funciona através de um tampão com um pequeno furo. Quando ajustado à instalação hidráulica, o objeto diminui a pressão e o fluxo da água. A adaptação foi instalada em 22 dos 44 chuveiros da unidade e também em torneiras. De acordo com a SAD/MS, a meta é implantar o equipamento em todos os chuveiros do no Complexo Penitenciário do Jardim Noroeste. O homem, que é eletricista de formação, foi preso por tráfico de drogas em setembro de 2013. O detento, que não teve o nome divulgado, explicou que a unidade precisava de um sistema que diminuísse a pressão da água, mas não tinha como comprar.  O detento resolveu estudar alternativas e criou o equipamento. O homem também trabalha na manutenção do presídio, desde junho de 2014. Nas cinco unidades envolvidas, a redução do consumo foi de 15,8% entre os meses de maio e julho. A economia aconteceu mesmo com o aumento do número de presos de 4.920 para 5.017. O presídio onde o detento está foi a unidade que teve maior economia em todo o estado.

BR-116: Ônibus da Novo Horizonte fica parado na BR-116 por falta de combustível Foto: WhatsApp

Um ônibus da empresa Novo Horizonte, que fazia a linha de Salvador a Guanambi, foi filmado parado na BR-116, no município de Milagres, devido à falta de combustível. As imagens, que estão circulando nas redes sociais, foram registradas por um passageiro, na madrugada da última quinta-feira (13). Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, a falta de combustível foi constatada por volta de 1h, mas o problema só foi resolvido às 6h. Embora houvesse um posto de combustível nas proximidades, o motorista alegou estar sem dinheiro para abastecer o veículo. O caso revoltou os passageiros.

Tortura em presídios brasileiros é endêmica, diz relator da ONU Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Resultados preliminares de uma inspeção feita pelo Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas (ONU) em presídios brasileiros, divulgados na sexta-feira (14), revelam que a prática de tortura nos estabelecimentos prisionais do país é algo “endêmico” e ocorre de forma frequente e constante, principalmente, nas primeiras horas após as detenções. Entre os dias 3 e 14 de agosto, ele visitou instituições carcerárias de São Paulo, Sergipe, Alagoas, do Maranhão e do Distrito Federal, a convite do governo brasileiro. Segundo Méndez, o relatório final da visita deverá ser apresentado pela ONU em três meses. “Não estou dizendo que todos os presos são submetidos [à tortura], mas o número de testemunhos e a contundência dos relatos que recebemos me levam a crer que não seja um fenômeno isolado. Não creio que qualquer pessoa no governo defenda esse método, mas, em termos estruturais, a tortura ocorre e o torturador fica impune”, afirmou Méndez, que não antecipou números do relatório. Segundo ele, é frequente nos presídios o uso de spray de pimenta, gás lacrimogêneo, bomba de ruído, bala de borracha, choques elétricos e sufocamentos. O especialista da ONU disse que, durante as visitas, constatou a superlotação dos estabelecimentos prisionais, apesar da adoção de medidas como as audiências de custódia, para evitar o crescimento da população carcerária. Segundo o Ministério da Justiça, o Levantamento de Informações Penitenciárias (Infopen) de junho 2014, último disponível, mostra que a população prisional brasileira é superior a 607 mil pessoas e o déficit de vagas passa de 231 mil. As informações são da Agência Brasil.

Lagoa Real: Água de poço artesiano está contaminada com urânio Foto: Divulgação

Pela primeira vez, as Indústrias Nucleares do Brasil (INB) admitiu que um poço localizado na comunidade de Varginha, em Lagoa Real, município limítrofe com Maniaçu, distrito de Caetité, foi contaminado com urânio. Segundo o Movimento Articulação Antinuclear Brasileira, o local deveria ter sido lacrado há três meses, mas até agora nenhum órgão competente tomou as providências necessárias. O prefeito de Lagoa Real, Francisco José Cardoso de Freitas, já teria emitido nota informando que o poço seria fechado por ser considerado impróprio para o consumo humano. Além disso, a comunidade solicitou a análise independente de mais três poços onde a água também pode ter sido contaminada. A denúncia foi feita pelo representante da Comissão Paroquial de Meio Ambiente de Caetité, Gilmar Santos, durante o seminário que discutiu, no último dia 07, em Angra dos Reis (RJ), os impactos e prejuízos do Programa Nuclear Brasileiro. Em julho, a INB teria divulgado um boletim declarando que “as águas dos poços apresentam nível de radiação seguro para consumo”, sem mencionar  à contaminação do poço de Lagoa Real. O Movimento Articulação Antinuclear Brasileira a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA) caracterizam os relatórios de monitoração ambiental da INB de “incompletos, inconsistentes e inócuos”. Técnicos do Ibama também apontam falhas graves na base do Programa Nuclear Brasileiro, como a falta de manual para situações de emergências e procedimentos gerais de segurança, saúde e meio ambiente e a não correção de várias irregularidades determinadas em diversas ocasiões.

Soldados do Tiro de Guerra de Brumado participam de instrução com técnicas de luta israelense Foto: Divulgação/TG

Nesta sexta-feira (14), os integrantes do Tiro de Guerra de Brumado participaram de uma instrução teórica e prática sobre técnicas de luta. Na oportunidade, o professor de artes marciais, Flávio Henrique Ribeiro de Souza, ministrou defesa pessoal utilizando as técnicas israelenses de Krav Maga. O Subtenente Paulo Souza, Chefe de Instrução do TG, disse que em todos os quartéis do Exército os soldados aprendem técnicas de lutas, tanto para defesa pessoal, quanto para ataque. Segundo ele, o importante para os atiradores nessa instrução é o aprendizado da legítima defesa em situações de perigo real com respostas simples, rápidas e objetivas para situações de violência do dia a dia. A técnica mostra ao cidadão comum como se defender, independentemente de condicionamento físico, idade ou sexo. Com origem militar, sua aplicação nas forças de segurança já foi adotada por corporações do mundo inteiro por sua eficiência em combate. O Subtenente disse ainda que pretende desenvolver um projeto no TG, que engloba diversos tipos de artes marciais e que depende de parcerias com os setores público e privado, a fim de que estes proporcionem uma infraestrutura adequada. O projeto visa atingir crianças e jovens com pouco acesso para que todos tenham uma oportunidade de crescimento pessoal e social.

Prefeitura de Brumado convoca população para inauguração do Estádio Gilberto Cardoso Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em Brumado, o Estádio Gilberto Cardoso será inaugurado no próximo dia 22 de agosto, a partir de 15h e a prefeitura municipal convida toda a população para prestigiar o jogo de inauguração, entre a seleção de Brumado e o Sub 20 do Vitória Esporte Clube. Para assistir a partida, basta doar 1 kg de alimento não perecível, o qual poderá ser trocado nas dependências do próprio estádio, na sexta-feira (21).

Brumauto tem as melhores condições de pagamento para você adquirir seu carro novo

Quer adquirir o seu Volkswagen 0 km? Então chegou a sua hora! Na Brumauto, em toda linha Gol, você pode comprar seu veículo dando 30% de entrada e dividir o restante em 48 vezes, com taxa de juros de 0,99%. Já em toda linha Fox 1.0, basta oferecer 60% de entrada e dividir o restante em 30 vezes, com taxa de 0%. Vá agora mesmo até a concessionária e converse com um vendedor ou ligue (77) 3441-5000/(77) 3441-5065.

Pai do deputado Marquinho Viana recebia R$ 2,5 mil da Assembleia Legislativa da Bahia Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Pai do deputado Marquinho Viana (PV), Ariovaldo Caires Viana recebia R$ 2,5 mil da Assembleia Legislativa da Bahia pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). O contrato de Ariovaldo é de 2012 – quando Marquinho ainda não era deputado, mas ocupava uma cadeira na Câmara Municipal de Barra da Estiva. Contatado pelo site Bahia Notícias, o parlamentar disse que iria provar – mas só na segunda-feira (17) – que seu pai não trabalhou na Casa enquanto ele era deputado. Marquinho negou ainda que seu pai tenha ocupado o cargo por sua influência. “Ele fez seleção pública. Pode perguntar ao presidente Marcelo Nilo (PDT)”, afirmou.

Brumado: Prefeito e assessor jurídico dizem que não reconhecem o Sindguardas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em seu segundo dia de greve, os guardas municipais de Brumado ficaram acampados na porta de entrada da prefeitura, fazendo protestos e exibindo faixas de insatisfação com o posicionamento prefeito Aguiberto Lima Dias (SD), que não tem recebido os representantes do Sindicado dos Guardas Civis Municipais do Estado da Bahia (Sindguardas). Os guardas cobram a inclusão de 30% de adicionais em seus vencimentos. Muito criticado pela categoria e pelos sindicalistas, o assessor jurídico do município, Acioli Viana, explicou em entrevista ao site Brumado Notícias que, sob o aspecto jurídico, a assessoria que deve se pronunciar acerca da representatividade do Sindguradas registrou que já existe um sindicato no município e não pode haver duas representatividades sindical na mesma base territorial. “Isso é principio constitucional, um princípio da unicidade sindical, um único sindicato representa. Mas veio um pessoal de fora que não faz parte dos servidores municipais e não reconhecemos essa representatividade. Não quer dizer que não sejam legítimas as reivindicações, mas aí cabe ao prefeito recebê-los ou não e até onde poderá atendê-los ou não”, disse o assessor jurídico. 

Brumado: Prefeito e assessor jurídico dizem que não reconhecem o Sindguardas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O prefeito Aguiberto Lima Dias reiterou as palavras do assessor e repetiu que não reconhece a representatividade do Sindguardas no município. O gestor afirmou ainda que o município já está negociando com o sindicato dos servidores municipais (Sindsemb) o aumento no salário dos servidores, inclusive dos guarda municipais. Ele justificou que o caixa do município encontra-se no vermelho por conta da sobrecarga na saúde e na educação e da falta dos repasses do estado e da União. “Reconhecemos como sindicato do município apenas o Sindsemb, então não negociaremos a não ser com o Sindsemb. Neste momento, estamos fechando as negociações dos aumentos dos funcionários do município e estão incluídos aí os guardas e os professores. Apresentamos o que a administração tem condições de pagar. Não adianta darmos aumento de salários sem podermos pagar. Os recursos da União e do estado estão caindo cada vez mais, por isso temos que administrar esses recursos com o pé no chão”, pontuou o prefeito.

Inaugurada a Casa Bolsa Família em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Através da secretaria de desenvolvimento social e cidadania, a prefeitura municipal de Brumado inaugurou na manhã desta sexta-feira (14) a Casa Bolsa Família. O prédio alugado recebeu a contrapartida de logística da prefeitura, como mobílias, divisória e sistema de refrigeração. O local conta com pré-recepção, uma recepção com cinco guichês de atendimento, almoxarifado e cozinha. A solenidade de descerramento da placa inaugural contou com a presença da secretária de desenvolvimento social, Thames Narvais, do prefeito Aguiberto Lima Dias (SD), vereadores e demais secretários municipais, além dos funcionários do setor, representantes dos órgãos ligados à secretaria e convidados. 

Inaugurada a Casa Bolsa Família em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias, Thames Narvais destacou que uma das vantagens da casa é o atendimento mis humanizado aos usuários. “Os atendimentos são pré-agendados e por isso os usuários recebem uma atenção mais digna, sem ter que se preocupar com as extensas filas em busca do beneficio”, disse ela.  Já o prefeito Aguiberto Lima Dias apontou que o Bolsa Família tem sido de grande valia para as famílias de baixa renda do município. O gestor relatou que há cerca de 13.200 beneficiários inseridos no cadastro único para programas sociais (CadÚnico) e desse total 7.500 estão cadastrados no Bolsa Família. “Essa casa dará sim um grande diferencial aos beneficiados de nossa cidade”, garantiu o gestor. A Casa Bolsa Família fica localizada na Avenida Dr. Guilherme Dias, próximo ao escritório regional da Coelba.

Leilão de veículos apreendidos em Brumado é realizado com êxito Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Carros e motos que estavam apreendidos no pátio da sede da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior, em Brumado, foram a leilão na manhã desta sexta-feira (14). O leilão, realizado na sala do júri do Fórum Dr. Duarte Moniz, foi rápido e terminou em menos de uma hora com todos os lotes arrematados. O leiloeiro Rodrigo Brandel disse que o evento é considerado positivo, levando em consideração a disposição do estado e da justiça em destinar os veículos apreendidos e desafogar a área da Coorpin. O local, segundo ele, tinha bastante mato e havia a a suspeita de proliferação do mosquito da dengue. O juiz Genivaldo Alves Guimarães explicou aos interessados que as cartas de liberação ficarão prontas na próxima semana. Os arrematadores devem retirar o quanto antes os veículos.

Brumado: Secretaria de saúde está criando comitê preventivo em combate à tríplice epidemia Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

É grande o risco de o município de Brumado ser acometido por uma tríplice epidemia de dengue, chikungunya e zika vírus. O alerta é dado pelo secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, que em entrevista ao site Brumado Notícias voltou a frisar que o município reúne todas as condições para a proliferação do mosquito transmissor das doenças, o aedes aegypti. Segundo o secretário, há uma preocupação de maior com os próximos meses, principalmente outubro e novembro, quando os casos aparecem com mais frequência na cidade. Nesse aspecto, a secretaria de saúde e o setor de Vigilância Epidemiológica (Vigep) estão trabalhando juntas em campanhas preventivas de conscientização contra o mosquito vetor. Está sendo criado um comitê de ações preventivas em parceria com órgãos públicos e empresas privadas, além do Tiro de Guerra, no intuito de intensificar a campanha de orientação na sede do município e nas comunidades rurais. 

Brumado: Secretaria de saúde está criando comitê preventivo em combate à tríplice epidemia Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

De acordo com o relatório do segundo ciclo apresentado pela Vigep, até esta sexta-feira (14) foram registrados no município 07 notificações de chikungunya, sendo um descartado e 06 aguardando avaliação laboratorial. Já a dengue conta com 77 notificações, sendo 11 casos clássicos confirmados, um em alerta, 51 descartados e 14 em espera do resultado. O zika virús também apresenta números que preocupam: são 44 notificações aguardando análise. A Vigep já iniciou um ciclo de palestras nos bairros da cidade, mas o coordenador municipal de endemias, Fábio Azevedo, lamentou o pequeno público até então nos bairros São Félix e Baraúnas, que apresentam um índice elevado do mosquito vetor e de onde tem ocorrido maior número de notificações das doenças. “Nossos esforços serão em vão se a população como um todo não participar. O risco de termos a tríplice epidemia é grande e os efeitos podem ser devastadores para a nossa comunidade, por isso conclamamos a população a ser mais participativa nessa campanha para nos prevenir-nos ou então pagaremos um alto preço pela omissão”, alertou o coordenador. Na manhã de hoje, os agentes de endemias realizaram a borrifação em vários pontos do Bairro Baraúnas, onde foram apontadas esta semana mais seis confirmações de dengue e do zika vírus.

Faça uma visita a Taigun Auto e conheça os modelos de veículos vendidos na concessionária

Está pensando em comprar um carro novo? Na Taigun Auto, em Brumado, você encontra diversas opções de veículos e as melhores marcas do mercado. Faça uma visita a concessionária e confira de perto toda a variedade de modelos e opções de pagamento. A Taigun Auto fica localizada na Avenida Centenário, 853, Novo Brumado. O telefone é (77) 3441-5551.

Professora Diná Fernandes lança livro com o apoio da prefeitura de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No dia 24 de julho, a professora Diná Gomes Fernandes lançou o livro Brumado - Histórias e Reminiscências de uma Geração em cerimônia realizada no auditório da Escola Nice Públio da Silva Leite. A obra conta com grandes entrevistas e é um apanhado de histórias marcantes que aconteceram no município. Prestigiaram a noite de autógrafos os entrevistados que ajudaram a compor o livro, além de professores, alunos, autoridades e a família da autora. Segundo a professora, um de seus objetivos com o livro é preservar a cultura do povo brumadense e fazer com que o município não perca a sua identidade no futuro. O livro está disponível em todas as bibliotecas escolares, Biblioteca Municipal Jarbas Passarinho, Biblioteca da Universidade Aberta do Brasil, Biblioteca da UNEB e no Arquivo Histórico Municipal Memória de Brumado. O lançamento contou com o apoio da Secretaria de Cultura e da Secretaria Municipal de Educação de Brumado.  

Brumado: Vereador Castilho Viana diz que está satisfeito com início das obras da BR-030 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em contato com o site Brumado Notícias, o vereador Castilho Viana (PSB) disse estar satisfeito ao ver o início das obras na BR-030, no trecho que liga Brumado a Sussuarana. Em sua atuação na Câmara dos Vereadores, o parlamentar sempre cobrou em seus pronunciamentos a realização imediata da recuperação do trecho, que liga o município a Tanhaçu. “Hoje tenho a satisfação de ver o início desta obra que tanto cobrei. Estarei atento e acompanhando a realização por completo deste trecho de rodovia, bem como a qualidade do serviço que irão fazer por aqui”, garantiu ele. Viana ainda chamou a atenção para o fato de que todos têm de ficar atentos ao andamento da obra, haja vista que diversas obras semelhantes chegaram a ser iniciadas, mas não foram concluídas pelo atual governo.

Brumado: Vereador Castilho Viana diz que está satisfeito com início das obras da BR-030 Foto: Osmar Queiroz/Brumado Notícias
Pesquisa revela que estresse no trabalho pode causar problemas cardíacos Foto: Reprodução

De acordo com estudo feito em Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP) pelo International Stress Management Association, 89% das pessoas sofrem de estresse por não serem reconhecidas no ambiente de trabalho. Segundo o cirurgião cardiovascular do Hospital Beneficência Portuguesa, Marcelo Sobral, o estresse pode ser determinado como uma reação do organismo que ocorre quando é despertada a necessidade de uma adaptação grande a um evento ou situação de importância. Em situações com essas, o estresse crônico é o mais preocupante, segundo especialistas, já que pode gerar problemas a longo prazo para o coração, como o aumento frequente da pressão arterial, infarto, acidente vascular cerebral (AVC), levando até a morte. Nestes momentos, o mais importante é procurar o médico, que indicará o melhor tratamento para o problema.

Arquivo