Achei Sudoeste

28 Out 2013 - 17:30h

O Ministério da Fazenda recebeu na última sexta-feira (25) o pedido da Petrobras para uma nova política de preços dos combustíveis, a qual prevê reajustes automáticos e periódicos dos mesmos. A metodologia dessa nova política consiste em reajustar conforme a necessidade de alinhamento com os valores praticados no mercado internacional. A diretoria da Petrobras aprovou a política, mas o ministro da Fazenda, Guido Mantega, que é também presidente do Conselho da Petrobras, pediu mais estudos sobre a metodologia, preocupado com o impacto na inflação. A resposta sobre a aprovação ou rejeição da nova política deverá ser dada até dia 22 de novembro pelo Conselho. O foco dessa metodologia está nos valores praticados para a gasolina e óleo diesel, os quais geram mais receita da Petrobras e pesam mais na inflação. Ao anunciar a possibilidade da nova política nesta segunda-feira (28), o diretor financeiro da estatal, Almir Barbassa, evitou falar se terá um mecanismo para evitar que as eventuais altas dos combustíveis sejam repassadas ao consumidor. Informações do Reuters.

28 Out 2013 - 17:00h

Depois de ter sido criticada pelo presidente da Liga Brumadense de Futebol (LBF) Emanuel Araújo Lima por causa da eliminação da seleção de Brumado do Campeonato Intermunicipal de Futebol, a secretária municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer, Acácia Gondim decidiu responder às afirmações. Na manhã desta segunda-feira (28), Gondim concedeu entrevista ao site Brumado Notícias e declarou que o presidente da LBF deveria ter organizado e planejado melhor a participação brumadense na competição. “Ele precisa dialogar mais com a prefeitura, com mais antecedência. Eu acredito que ele como pessoa pública saiba como se trabalha com recursos públicos, é preciso planejamento, e ele entrou no campeonato sem planejar previamente. Se ele tivesse sentado comigo para elaborarmos um plano para o campeonato, nosso apoio teria sido bem maior”, garantiu Acácia. A secretária fez questão de dizer que Emanuel Lima se equivocou ao falar sobre o auxílio da prefeitura de Brumado no intermunicipal. 

“O que ele nos pediu foi cedido, que foi o transporte e os materiais esportivos. Ele solicitou também dinheiro para refeição e não tinha como dar, porque eu não tenho dinheiro na gaveta da secretaria. Para a prefeitura liberar verba é preciso fazer todo um processo, que passa pela aprovação da administração, e eu não posso corromper a prefeitura dando dinheiro para ser carregado no bolso”, argumentou Gondim, lembrando que tudo em órgão público necessita de licitação. De acordo com a responsável pela pasta do esporte no município, somente depois que as notas são recebidas pela prefeitura é que os gastos com alimentação e diárias de hotel poderiam ser pagos. “Há ainda uma nota de hospedagem pendente, que o setor jurídico está avaliando. Na nota diz que o jogo aconteceu em uma cidade e a hospedagem foi em outra. Então como vamos justificar ao Tribunal de Contas o pagamento de algo assim. Por isso encaminhamos para o setor jurídico”, esclareceu. Acácia deixou ainda um recado para o presidente da LBF: “Dinheiro público a gente não trabalha como acha melhor, mas utiliza de acordo com a lei”.

28 Out 2013 - 16:30h

Vai acontecer no próximo dia 30 de novembro 1ª Corrida Off Road de Brumado, com largada às 16h30, em frente à portaria da Magnesita. O evento é promovido pelos professores de educação física André Caires, André Luiz Azevedo e Cíntia Guimarães, que vão premiar o vencedor com R$ 1.000,00. Os três primeiros colocados receberão ainda troféus e todos os participantes que concluírem a prova – 7,5 km – ganharão medalhas. E a organização garante que a corrida terá pórtico de chegada, pódio, locução, DJ, stand, hidratação, alimentação e isolamento no percurso. Maiores informações através do e-mail [email protected] ou pelos telefones (77) 9974-2888/ 9977-8149/ 9947-7717.

28 Out 2013 - 16:00h

No último sábado, dia 26, foi realizado em Vitória da Conquista o 6º Freestyle Fight Muay Thai, o maior evento do esporte na cidade. Na disputa, o atleta brumadense Leandro Silva Queiroz, da Academia Team Ribeiro, sagrou-se como campeão na sua categoria ao vencer o lutador Cléberson Granja, de Vitória da Conquista. “Fé em Deus, dedicação, força de vontade, companheirismo, humildade e respeito são os segredos para o sucesso”, afirmou o professor da Academia Team Ribeiro, Fabiano Ribeiro ao comentar sobre o destaque que a sua equipe vem tendo nas competições de Muay Thai.

28 Out 2013 - 15:30h

Na próxima sexta-feira (01), algumas ruas do Bairro Santa Tereza, em Brumado, ficarão sem energia no período da manhã – das 06h às 11h. De acordo com a Coelba, o desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem os serviços de melhoramento na rede elétrica com segurança. Confira os locais onde o fornecimento de energia elétrica será interrompido: Avenida Lindolfo Azevedo Brito, Fazenda Santa Inês, Loteamento São João, Rua Alício José de Lima, Rua Antônio Tanajura, Rua Argemiro Rodrigues Miranda, Rua Corina da Silva Caires, Rua Jesuíno Francisco Lisboa, Rua Jonas da Silva Leite, Rua Jorgeane Silva Mendes, Rua José L. Oliveira, Rua Lupércio José de Oliveira, Rua Maria Carolina, Rua Teodora da Silva Leite, Rua Urbano Risério De Amorim, Rua Vírginia da Silva Leite Travessa Lindolfo Azevedo Brito.

28 Out 2013 - 14:00h

Segundo dados da coordenadoria do Enem em Brumado, mais de 3,7 mil pessoas se inscreveram para realização das provas aplicadas durante o último final de semana no município. Deste total, 28% não compareceram aos locais de prova, número considerado alto pela coordenação. Durante a aplicação das provas, que ocorreram em 11 escolas, a coordenação do Enem contou com o apoio de mais de 400 colaboradores. A polícia montou um esquema de segurança em todas as escolas garantindo assim um clima de tranquilidade para os participantes e envolvidos no Exame Nacional. Os gabaritos serão disponibilizados a partir desta terça-feira (29) no site do Inep.  

28 Out 2013 - 13:34h

O projeto Viveiro de Cantigas trouxe para Brumado na noite do último sábado (26) o violeiro Xangai. (Veja Fotos). O artista cantou versos e prosas e ainda arrancou gargalhadas dos presentes durante o show. Com músicas que fazem parte do cancioneiro nordestino e clássicos do bolero popular, Xangai fez a plateia acompanhar as canções e se emocionar. Entre um gole e outro de café, o artista conversou com velhos amigos de infância que estiveram no evento. O cantador também elogiou os artistas locais e disse que Brumado é um dos celeiros da arte no interior baiano. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Xangai falou sobre sua apresentação e aproveitou para cobrar das autoridades e das emissoras de rádio e TV mais atenção aos artistas e à cultura regional. “Eu cantei, estou feliz da vida e quero voltar novamente. É preciso que quem toma conta dos nossos municípios, estados e nação não deixem a arte verdadeira diante de um quadro de indecorosidade que é a programação das emissoras. Estas não dão atenção aos artista na sua plenitude”, criticou Xangai.  

28 Out 2013 - 12:02h

Por conta do feriado do Dia do Servidor Público, comemorado nesta segunda-feira (28), a sessão da Câmara Municipal de Vereadores, que normalmente acontece às segundas-feiras, foi adiada para a próxima quarta-feira (30), às 18h30. Além da Casa Legislativa, outros órgãos públicos não estão funcionando, a exemplo da prefeitura municipal, que decretou ponto facultativo, da Direc 19 e do Fórum Dr. Duarte Moniz, além de outros.  

28 Out 2013 - 11:30h

Em nota enviada ao site Brumado Notícias, a Assessoria de Comunicação (Ascom) afirma que o site oficial da prefeitura municipal de Brumado encontra-se fora do ar desde sábado (26) por questões técnicas. Segundo a Ascom, a empresa que oferece a hospedagem do site www.brumado.ba.gov.br já está providenciando a normalização e regularização da página. Em breve, o site deve voltar ao ar a fim de transmitir as informações de interesse da população brumadense.

28 Out 2013 - 11:00h

O distrito de Suçuarana, em Tanhaçu, pode se transformar em município caso a presidente Dilma Rousseff (PT) sancione na íntegra a lei que devolve às assembleias legislativas a prerrogativa de criar cidades. De acordo com o Jornal A Tarde, atualmente, a Bahia possui mais de 100 distritos com potencial para serem emancipados, mas apenas 20 superam o primeiro obstáculo imposto pela lei: ter uma população superior à média das cidades de pequeno e médio portes da região. Além da população mínima, o distrito também terá de coletar assinaturas de pelo menos 20% do eleitorado local, provar que possui viabilidade econômica e ainda enfrentar um plebiscito que vai abranger toda a população. Presidente da Comissão de Assuntos Territoriais e Emancipação, o deputado estadual João Bonfim (PDT) disse que a regras impostas pela lei são rígidas, o que impedirá a criação aleatória de municípios. O distrito de Suçuarana tem chances razoáveis no quesito população, pois tem a quantidade de habitantes quase igual à sede. Além deste, os distritos de Sambaíba (Itapicuru), Posto da Mata (Nova Viçosa), Vila do Café (Encruzilhada), Taboquinhas (Itacaré), Bom Sossego e Itubaça (Oliveira dos Brejinhos), Itabatã (Mucuri) e Salobro (Canarana) também têm chances reais de tornarem-se municípios futuramente.

28 Out 2013 - 10:30h

Dois bandidos armados com um revólver calibre 38 assaltavam um casal de namorados nas proximidades de uma faculdade, na cidade de Guanambi, no sudoeste baiano, na última sexta-feira (25) quando foram surpreendidos por um policial à paisana. Segundo o radialista Radiola, o soldado reagiu à ação dos marginais e estes dispararam contra ele, que precisou revidar. O policial acertou um dos bandidos nas nádegas. Mesmo assim, a dupla conseguiu fugir e uma guarnição da polícia militar foi acionada, dando início a uma perseguição. Um dos bandidos, um menor de 17 anos, foi localizado e levado ao hospital por causa do tiro. Com ele foi encontrada a arma utilizada no assalto e a motocicleta usada pela dupla no assalto, que é produto de roubo. Na delegacia, o rapaz identificou seu comparsa como sendo Regiliano Lima Gomes, 23 anos, residente no Monte Pascoal. Ambos estão à disposição da justiça.

28 Out 2013 - 09:50h

O jovem Poliano Morais da Silva, 27 anos, morador do distrito de Itaquaraí, em Brumado, faleceu após o veículo que ocupava capotar na BA-148, no trecho próximo ao povoado de Patos, entre os municípios de Livramento de Nossa Senhora e Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o motorista do carro perdeu o controle da direção, capotou e caiu em uma ribanceira. Devido ao forte impacto, os dois jovens que ocupavam o veículo foram arremessados para fora. O Samu 192 foi acionado, mas Poliano Silva já estava sem vida quando os socorristas chegaram ao local. O motorista do carro fraturou a perna e foi hospitalizado no Hospital Municipal de Livramento de Nossa Senhora.

28 Out 2013 - 09:30h

Ao tentar desviar de um buraco na Avenida Centenário, em Brumado, um motorista acabou colidindo em uma mureta com uma placa de preços de um posto de combustíveis. O acidente ocorreu na noite do último sábado (26). O condutor chegou a ficar desacordado por alguns minutos após a colisão, mas assim que recebeu os primeiros socorros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) recuperou a consciência e foi encaminhado ao Hospital Professor Magalhães Neto com escoriações e suspeita de fraturas. O veículo ficou bastante danificado.

28 Out 2013 - 09:10h

O site oficial da Prefeitura de Brumado está fora do ar na manhã desta segunda-feira (28). Os motivos ainda não foram divulgados pela administração, pois hoje se comemora o Dia do Servidor Público e os serviços administrativos do paço municipal não estão funcionando. Links úteis como a emissão de Nota Fiscal Eletrônica, Prestação de Contas e o Portal da Transparência estão indisponíveis. “Esta página da web não está disponível”, informa quando um internauta tenta acessar a home page

28 Out 2013 - 09:05h

O fim de semana não foi dos melhores para a equipe de futsal do Feirense, considerada a favorita para vencer o Zonal Semifinal de Futsal do Campeonato Baiano disputado no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro, em Brumado. O time comandado pelo técnico Hozannar Risério foi surpreendido por seus adversários Tanhaçu e Barra da Estiva, que venceram os jogos contra a equipe brumadense no último sábado (26) por 5 x 3 e 5 x 4 respectivamente. Após empate de 6 x 6 na manhã deste domingo (27) não foi necessário que as equipes do Feirense e de Aracatu entrassem em quadra para realizarem a partida final, pois com os resultados negativos do sábado as duas equipes já estavam eliminadas da competição. O Feirense agora dará atenção às disputas do campeonato local com jogo decisivo na próxima sexta-feira (01) contra o Juventude pelas semifinais do brumadense de futsal.

28 Out 2013 - 08:47h

Após um carro capotar e pegar fogo na noite da última quinta-feira (24), na rótula do anel viário da BR-030, o local voltou a ser palco de outro acidente na noite de sábado (26). Por pouco não aconteceu uma tragédia, pois o veículo acabou invadindo o canteiro central da rótula e colidiu com um carro incendiado que ainda estava no local. O condutor foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e conduzido ao Hospital Professor Magalhães Neto. Em depoimento, o homem declarou que foi obrigado a invadir o canteiro para não bater de frente com outro veículo, já que ele estava na contramão devido à falha de sinalização da rótula. Mesmo com a placa de sinalização localizada acerca de 200 metros do local, os condutores reclamam que a mesma está muito próxima da curva e que ela é a única placa no trecho indicando o trevo. Além disso, os motoristas também reclamam da falta de iluminação no trecho. “A gente vem em alta velocidade e encontra apenas uma placa já em cima da curva. Não dá nem tempo de perceber do que se trata e quando menos se espera já estamos dentro da rótula, na contramão da direção”, reclamou o motorista ao site Brumado Notícias.

28 Out 2013 - 06:49h

Três pessoas morreram após dois carros baterem na Avenida Vereador Va do Nato, na cidade de Guanambi, no sudoeste baiano. De acordo com informações do delegado Joseberto Riberio Cruz, titular da unidade, o acidente aconteceu na noite do domingo (27) na saída para o município de Matina. De acordo com o G1, entre as vítimas estão dois homens (condutores do veículo) e uma mulher. Segundo informações da polícia, o acidente aconteceu nas proximidades da BA-573, após os dois veículos, conduzidos pelos dois homens, se chocarem. Os corpos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). Não há informações sobre a data e o local dos enterros.

28 Out 2013 - 05:40h

Menos de 10% dos candidatos foram aprovados na primeira fase do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras (Revalida). O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta segunda-feira (28) o resultado da etapa na internet. Segundo o órgão, 155 dos 1.595 médicos com diploma estrangeiro foram aprovados, 9,7% do total. De acordo com a Agência Brasil, os candidatos ainda terão que ser aprovados na segunda etapa para ganhar o direito de atuar livremente no país. Eles devem pagar, até 4 de novembro, uma taxa de R$ 300. O Revalida é aplicado anualmente desde 2011 e tem a participação 37 instituições de educação superior públicas. Este ano, o exame ganhou destaque com o Programa Mais Médicos do governo federal. Até então, todo profissional estrangeiro deveria ter o diploma revalidado. Pelo programa, no entanto, eles podem atuar apenas na atenção básica com registro provisório emitido pelo Ministério da Saúde.

27 Out 2013 - 21:15h

Após o jogo que desclassificou a seleção de Brumado do Intermunicipal 2013, o presidente da Liga Brumadense de Futebol (LBF), Emanuel Araújo Lima, o Manelão, desabafou cobrando da secretária de Educação Acácia Gondim respeito ao esporte local. Ele também cobrou do prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) a criação da Secretaria de Esporte. “Se a seleção de Brumado tivesse a estrutura que a seleção de Itamaraju tem teríamos outra realidade dentro dessa competição. Está faltando seriedade! Acácia pode continuar como Secretária de Educação, mas no esporte ela está deixando a desejar. Secretária, a senhora tem que ter respeito com o esporte de Brumado. Quem faz o esporte no município é Zitinho, Zuite e os meninos do São Félix, que tiram da boca para sustentar seus times. O esporte em Brumado acabou. O prefeito tem que cumprir logo sua promessa de campanha e desvincular a Secretaria de Esporte da pasta da Educação”, disparou Manelão.

27 Out 2013 - 20:30h

Mesmo com a vitória pelo placar de 2 x 0 sobre a seleção de Itamaraju na tarde do último domingo (27) em partida válida pelo Campeonato Intermunicipal de Futebol, a seleção de Brumado deu adeus a competição. Na partida de ida realizada no dia 20 deste mês, o Itamaraju venceu de goleada por 4 x 0. Já na partida do último domingo (27), Brumado precisava ao menos repetir o placar para levar a decisão para os pênaltis, mas, mesmo pressionando, a seleção brumadense ficou presa na retranca do Itamaraju, que jogou com o regulamento debaixo do braço.