Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Brumado: Ressurgimento do algodão anima produtores da região de Ubiraçaba Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O algodão voltou a deixar branco os campos na região do Boi Morto, no Distrito de Ubiraçaba, em Brumado. Em uma parceira entre a Secretaria Municipal de Agricultura e a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (ABPA), vários produtores receberam kits de plantio contendo sementes e adubos, além de acompanhamento e suporte dos técnicos da ABPA. O site Brumado Notícias foi informado pela secretaria de agricultura local que este ano a produção deu um grande salto, com o incremento de equipamentos de irrigação que foram entregues a três produtores. O incentivo obteve uma resposta satisfatória com uma produção de cerca de 250 arrobas por hectare durante o primeiro semestre. Técnicos da secretaria de agricultura destacaram a nossa reportagem que com a irrigação correta a cultura do algodão ganha grande viabilidade para economia rural na região. Segundo a pasta, o objetivo agora é incentivar e apoiar outros produtores para a próxima safra e viabilizar a utilização da mini usina de beneficiamento do algodão do distrito.  

Fogo é ateado contra veículo de empreiteiro em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A polícia registrou um incêndio criminoso contra um carro de um empreiteiro da cidade de Brumado, na madrugada desta terça-feira (23). Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o carro estava estacionado em frente à residência da família no Bairro das Flores. Um motorista de um ônibus foi quem percebeu as chamas e começou a buzinar para chamar a atenção do proprietário, que estava dormindo. Com a ajuda de vizinhos e utilizando baldes com água e extintores, os filhos do empreiteiro conseguiram apagar o fogo, que já havia atingido parte da lataria do veículo. A polícia investiga o caso e tenta identificar o autor do crime.

Novos remédios para tratar hepatite C são autorizados pelo SUS

O Sistema Único de Saúde (SUS) terá três novos medicamentos para o tratamento da hepatite viral C crônica. O uso do sofosbuvir, daclatasvir e simeprevir na rede pública está previsto em portaria da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, do Ministério da Saúde, publicada na edição de hoje (23) do Diário Oficial da União.  Os três medicamentos aumentam as chances de cura e reduzem o tempo de tratamento. A adoção foi aprovada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS. Segundo o Ministério da Saúde, o novo tratamento tem taxa de cura de 90%, enquanto o usado, atualmente, tem eficácia de cura que varia entre 50% e 70%. Outra vantagem apontada é a diminuição do tempo da terapia, das atuais 48 semanas para de 12 semanas. Os medicamentos poderão ser usados por pacientes que acabaram de receber o diagnóstico de hepatite C e pelas pessoas que já completaram o tratamento atual, mas que não se curaram. Os medicamentos serão adquiridos de maneira centralizada pelo ministério para distribuição aos estados. A previsão é que no primeiro ano de uso será adquirido o suficiente para o atendimento de 15 mil pacientes. A estimativa é que o valor da compra seja de R$ 500 milhões.

Squaresom deseja feliz São João aos brumadenses Foto:Divulgação

Em Brumado, já em clima junino, a equipe da Squaresom deseja a todos os brumadenses um feliz São João. Acesse a página da loja no Facebook e fique por dentro de todas as promoções e novidades. A loja fica localizada na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, 151. O telefone é (77) 3441-3422.

Squaresom deseja feliz São João aos brumadenses Foto:Divulgação
Inadimplência com cheques em maio tem maior taxa para o mês em seis anos Foto: Reprodução

Segundo o Indicador Serasa Experian de Cheques sem Fundos, o percentual de devoluções de cheques pela segunda vez por insuficiência de fundos foi 2,29% no mês passado - em abril, o percentual havia sido de 2,26%. Em maio do ano passado, a inadimplência com cheques foi de 2,17%. De acordo com o levantamento, a devolução de cheques em maio foi a maior dos últimos seis anos para este mês, e a terceira maior de toda a série histórica, iniciada em 1991, perdendo apenas para maio de 2009 (2,52%) e maio de 2006 (2,37%). Segundo os economistas da Serasa Experian e de acordo com a Agência Brasil, a elevação da inadimplência com cheques em maio e ao longo de todo ano é reflexo da alta da inflação, das taxas de juros e do desemprego, que afetam a capacidade de pagamento dos consumidores em todas as formas de pagamento.

Multidão comparece ao São João de Tanhaçu Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Cerca de 10 mil pessoas compareceram ao Arraiá de Tanhaçu na noite da última segunda-feira (22). A Banda Mala 100 Alça e outras bandas animaram a multidão até o sol raiar. O prefeito João Francisco Santos (PT) e a primeira dama prestigiaram o arrasta-pé promovido pela prefeitura. Satisfeito com a festa, o gestor adiantou que hoje tem mais forró do bom na cidade. Para encerrar com chave de ouro, nesta terça-feira (23), os festejos juninos serão animados pelas bandas Bonde Sertanejo, Pé de Ouro, e Forró da Chica.

Brumado: Vereadores e líderes religiosos reprovam proposta da identidade de gênero Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A discussão sobre a proposta nacional de Identidade de Gênero (IG) chegou com força na manhã desta segunda-feira (22), na Câmara de Vereadores de Brumado, onde foi ventilado que o plano municipal de educação estaria incluindo a proposta, a qual seria apresentada e implantada nas escolas públicas do município. A proposta não apareceu no conteúdo do plano, mas gerou uma grande discussão, que contou com a reprovação da maioria dos parlamentares. O site Brumado Notícias ouviu as opiniões de dois vereadores e de dois representantes religiosos quanto ao tema.  “Se eu fosse ateu eu continuaria sendo contra essa proposta para não causar conflitos na cabeça de uma criança. Penso que, ao invés de tirar uma dúvida, vai acrescentar mais dúvidas na cabeça da criança ainda em formação. Nosso mundo já é bastante complicado e penso que não precisamos complicá-lo ainda mais. Temos que preservar o respeito e os sentimentos de cada família. Não sou contra quem faz suas opções e toma suas decisões depois de adulto, mas não aprovo querer empurrar isso a uma criança de cinco. Como chefe de família eu não concordo”, disse o vereador Márcio Moreira (PSB), que foi apoiado pelo colega de parlamento, José Santos (PTC), o Santinho. “Estão tentando jogar os princípios da Bíblia contra a opinião pública, até classificando-a como homofóbica. Se fosse assim, o primeiro homofóbico seria Deus, o autor da Bíblia. O governo e suas esferas estão tentando impor algo a nossas crianças para manipular suas mentes sem que as mesmas tenham seus próprios princípios de decisão. A escolha do que serão será feita na idade adulta”, completou Santinho. 

Brumado: Vereadores e líderes religiosos reprovam proposta da identidade de gênero Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os representantes religiosos concordaram com as alegações. “É uma tentativa de ideia que se tenta colocar de forma arbitrária, onde prega que o sexo biológico não teria influência, colocando que o próprio ser se faz homem ou mulher. Mas estão tentando imputar isso as crianças, apresentando o sexo neutro, onde a diferença biológica não é a única, mas não podemos brincar com a identidade do ser humano, é uma questão delicada”, destacou o Padre Eutrópio, alertando em seguida que o assunto deverá ser discutido em âmbito estadual. Já o Pastor Daniel Guerreiro, presidente da Ordem dos Ministros Evangélicos do Sudoeste Baiano, apontou a ideia como uma afronta movida por segmentos contrários à orientação bíblica. “Vai diretamente contra um princípio básico da Bíblia, da sociedade e da família. Nossa defesa visa manter o propósito de Deus pela família. É um segmento contrário às raízes da sociedade, onde uma conjunção das lideranças políticas, grupos homossexuais e outros tentam implantar essa ideologia nas escolas atingindo a inocência das nossas crianças. Nossa manifestação é em defesa das nossas famílias”, concluiu ele.

Pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira (22) pelo jornal "Folha de S.Paulo" mostra o apoio da população à reeleição e a rejeição à obrigatoriedade do voto. Na primeira pesquisa sobre o assunto, em 2005, 65% foram a favor do direito do presidente de disputar um novo mandato. Era véspera do ano eleitoral que teria o então presidente Lula concorrendo mais uma vez. Em 2007, com Lula reeleito, o apoio à reeleição diminuiu sete pontos, mas ainda era uma opinião da maioria. Agora, com a presidente Dilma Rousseff recém-eleita, só 30% é a favor da reeleição. Os que são contra passaram de 39% para 67% desde a última pesquisa. As opiniões sobre reeleição para governadores e prefeitos são quase idênticas. Na Câmara, a extinção da reeleição foi aprovada por 452 votos a favor e 19 contra. Para entrar em vigor, a regra precisa passar por nova votação na Casa e, depois, ser aprovada pelo Senado. A rejeição à obrigatoriedade do voto bateu o recorde da série de pesquisas sobre o tema, que passou de 54% para 66% desde outubro de 2014. A proposta do voto obrigatório foi derrotada na Câmara por 311 votos a 134. O Datafolha também quis saber se os eleitores votariam se não fosse obrigatório. De casa dez, seis responderam que não. Os mais pobres e os menos escolarizados são os que mais deixariam de votar. O Datafolha entrevistou 2.840 pessoas nos dias 17 e 18 de junho. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou para menos.

Lula defende revolução no Partido dos Trabalhadores e diz que partido perdeu a utopia Foto: Reprodução

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o Partido dos Trabalhadores (PT) precisa de nova utopia. Ele lembrou que o partido foi criado com o sonho de dar voz aos trabalhadores, e questionou a situação atual. “Hoje, a gente só pensa em cargo, em emprego, a gente só pensa em ser eleito”, avaliou Lula, defendendo que o PT precisa urgentemente voltar a falar com a juventude para que os jovens coordenem o partido, já que muitos dos atuais membros estão “cansados”. O ex-presidente da República e um dos fundadores do PT disse ainda que muitas vezes os revolucionários se adequam à política, ao invés de mudá-la. “Você pode ter uma pessoa bem radical, mas a coloque no Congresso Nacional que daqui a pouco ela vai estar sentada ao lado de alguém de extrema direita”, argumentou. 

PSDB de Brumado realiza convenção municipal

No último dia 14 de junho, foi realizada em Salvador Convenção Estadual do PSDB-BA. Na oportunidade, o deputado federal João Gualberto foi eleito presidente estadual do partido. Ao lado de seu vice, o ex-governador Nilo Coelho, comandará a legenda até 2017. João Gualberto prometeu desenvolver um trabalho que refletirá no crescimento da Bahia. “O PSDB é um partido coerente, sério e que, com certeza, em 2018 voltará a governar o Brasil. Somos uma oposição séria e responsável que faz com que o país não esteja pior do que está hoje, são vários escândalos e a cada dia surge um novo. Meu trabalho, a partir de hoje, será trabalhar para que o partido cresça de fato em toda Bahia para melhorar a vida do povo baiano”, disse. No mesmo evento aconteceram as eleições para presidências do PSDB MULHER, TUCANAFRO e JUVENTUDE, que serão comandados por Geisy Fiedra, Luislinda Valois e Victor Quilici, respectivamente. O PSDB de Brumado também realizou no dia 10 de maio a Convenção Municipal. Na ocasião, foi eleito o novo diretório e a nova Comissão Executiva Municipal, com a seguinte formação: Sérgio Mauro de Oliveira (presidente); Isabel Cristina Santana Gondim (vice-presidente); Marcos de Aguiar Porto (secretário); Ronaldo Aires Maia (tesoureiro); Paulo Eduardo Marques da Silva (1ª vogal); e Marcelo Gomes Araújo (2ª vogal). 

Secretaria de Agricultura de Brumado participa de eventos agrícolas na região Foto: Divulgação

Na última semana, a secretaria de Agricultura de Brumado (Semar), representada pelo secretário Frederico Neves, além de técnicos do setor, esteve em eventos ligados à agricultura na região. Com uma comitiva de membros da Associação dos Pequenos Produtores de Leite e do presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Gilberto Lima Dias, a secretaria compareceu à 1ª Feira Agropecuária de Palmas de Monte Alto, onde também participaram de uma palestra de capacitação e manuseio de máquinas. 

Secretaria de Agricultura de Brumado participa de eventos agrícolas na região Foto: Divulgação

Os representantes da pasta ainda participaram de uma capacitação do Cadastro Estadual Florestal do Imóvel Rural (Cefir), promovido na cidade de Vitória da Conquista pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema). Todos os proprietários rurais terão que passar pela capacitação e cadastro, prorrogados até o mês de abril de 2016. O curso foi avaliado como de muita importância para o desenvolvimento da agricultura familiar.  

Brumado não atinge meta da campanha de vacinação contra a H1N1 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Ministério da Saúde encerrou o período da campanha de vacinação contra a H1N1 e a H2N3. Assim como o estado da Bahia, o município de Brumado não conseguiu atingir a meta de vacinação, que seria de 13.546 do público alvo, composto por idosos, crianças, gestantes, puérperas e profissionais da saúde. Segundo dados da coordenação de vacinação da Vigilância Epidemiológica (Vigep), foram vacinadas 10.345 pessoas, o equivalente a 76,36% da meta. Mesmo com o encerramento da campanha, as pessoas que fazem parte do público alvo podem comparecer às unidades básicas de saúde para serem vacinadas.

Redução da maioridade penal é aprovada por 87%, diz Datafolha Foto: Reprodução

De acordo com pesquisa Datafolha divulgada ontem (22), a redução da maioridade penal, de 18 para 16 anos, é apoiada por 87% dos entrevistados. Foram ouvidas 2.840 pessoas em 174 municípios do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O índice é o mesmo apontado em outra pesquisa, feita em abril, e é o maior percentual já registrado em consultas feitas pelo Datafolha sobre o tema. Entre os que defendem a redução, 73% acham que ela deveria ser aplicada para qualquer tipo de crime, e 27% para determinados crimes. 11% dos entrevistados se disseram contrários à mudança na legislação; 1% se declarou indiferente e 1% não soube responder. No entanto, se pudessem sugerir outra idade para uma pessoa ir para a cadeia por um crime que cometeu, 11% dos entrevistados disseram que a idade mínima deveria ser de 12 anos; 26% acham que deveria ser de 13 a 15 anos; 48%, de 16 a 17 anos; 12% de 18 a 21 anos e 4% não souberam responder.

Brumado: Atrações do São Pedro do Olhos D'água são anunciadas

Apesar do pouco tempo de existência, o São Pedro do Olhos D’água já faz parte do calendário festivo da cidade de Brumado. A festa é realizada pela prefeitura com o apoio da Associação dos Moradores do Bairro Olhos D’água. Neste ano, a programação inclui, além das apresentações culturais, diversos shows. Na sexta-feira (26), a partir das 22h, o palco será comandado por Ed Rossi, Lázaro Jacarine e Roberto Dantilly; no sábado (27), a alegria ficará por conta de Serginho Cardoso, Banda Tiranna e Tropa de Xote. Por fim, no domingo (28), para fechar a festa em grande estilo, se apresentarão Celino e Banda, Banda Açucena e Banda Magnatas. O evento acontece na Praça Donatila Meira Lôbo, onde é esperado um grande público. Os festejos deste ano terão uma mega estrutura, com som e iluminação de ponta. O secretário Miguel Lima Dias, que anunciou as atrações, fez questão de dizer que a prefeitura realizou todos os esforços para contemplar o anseio dos brumadenses em poder comemorar os festejos juninos em grande estilo.

Deputado Vitor Bonfim vistoria obras no SAC Fixo de Guanambi Foto: Divulgação

O deputado estadual Vitor Bonfim (PDT), o Assessor da Secretaria Estadual de Relações Institucionais, Dauro Nogueira, e o prefeito da cidade de Guanambi, Charles Fernandes (PP), visitaram na tarde de ontem (22) as obras do SAC Fixo. Durante a vistoria foi constatado que o cronograma dos serviços estão dentro da normalidade e o posto deve ser entregue no mês de setembro. O SAC irá contar com serviços de emissão de documentos, parceria com instituições bancárias, Ciretran e outras demandas do Serviço Cidadão.

Deputado Vitor Bonfim vistoria obras no SAC Fixo de Guanambi Foto: Divulgação
Caso suspeito de H1N1 mobiliza área da saúde em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Desde a última semana a equipe médica do Hospital Professor Magalhães Neto e profissionais da área de saúde de Brumado estão mobilizados diante de um quadro suspeito de H1N1. O paciente encontra-se internado na unidade. O site Brumado Notícias apurou que se trata de uma pessoa de uma comunidade rural. Diante das suspeitas, a equipe clínica do hospital tomou as providências cabíveis isolando o paciente das demais alas e adotou as medidas de segurança para médicos, enfermeiros e demais pacientes. A nossa reportagem foi informada através do setor de vigilância epidemiológica que o caso não é para causar pânico, tendo em vista que são apenas suspeitas e o hospital está seguindo todas as ações recomendadas. Amostras laboratoriais do paciente já foram encaminhadas para análise e a secretaria municipal de saúde aguarda os resultados para se pronunciar quanto ao caso.

Brumado: Diante de polêmica de identidade de gênero, vereadores aprovam plano municipal de educação Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Câmara de Vereadores de Brumado aprovou durante sessão realizada na manhã desta segunda-feira (22) o projeto de lei 1.523, de autoria do poder executivo, que institui o Plano Municipal de Educação. O projeto, que deve ser votado até o dia 24, chegou ao legislativo em caráter de urgência, urgentíssima, o que foi muito criticado pelos parlamentares, pois eles cobram mais agilidade da assessoria de comunicação da prefeitura, que só encaminhou a documentação de 82 páginas na tarde da última sexta-feira (19).

Brumado: Diante de polêmica de identidade de gênero, vereadores aprovam plano municipal de educação Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A demora impossibilitou os vereadores de estudarem mais profundamente o conteúdo do projeto. Apesar disso, o que causou mais alvoroço foi a possibilidade de o município estar aprovando, juntamente com o documento, uma proposta de inclusão de identidade de gênero. O assunto chamou a atenção dos líderes religiosos do município, principalmente dos evangélicos, que levaram até um banner à plenária, caso a proposta estivesse inclusa no projeto do plano municipal. 

Brumado: Diante de polêmica de identidade de gênero, vereadores aprovam plano municipal de educação Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

As discussões seriam encaminhadas a uma nova sessão, mas, por não haver tempo hábil para convocação, o presidente Alessandro Lôbo (PSL) convocou uma rápida reunião com a comissão de educação para ter os devidos esclarecimentos. O Padre Eutrópio, que defende o modelo tradicional da família, deixou claro aos vereadores e aos pastores presentes que a proposta de identidade de gênero não faz parte do pacote do plano municipal de educação e ainda fez uma breve explicação do documento, acalmando os ânimos. Com isso, os parlamentares aprovaram por unanimidade o plano local.

Servidora de Barra da Estiva colide moto contra caminhonete e morre Foto: Divulgação

Servidora do município de Barra da Estiva, Fábia Caires Reis, de 29 anos, moradora da Fazenda Placa, morreu em um acidente registrado no último sábado (20), em uma estrada vicinal que dá acesso à sede da cidade. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, ela dirigia uma motocicleta quando colidiu contra uma caminhonete, que trafegava no sentido contrário. Testemunhas disseram que o motorista da caminhonete teria invadido a contramão e causado o acidente. Fábia chegou a ser encaminhada em estado grave ao Hospital Susy Zanfretta, mas não resistiu e morreu na unidade. A filha de sete anos, que era transportada na moto, teve ferimentos leves e recebeu atendimento médico. O corpo de Fábia foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Brumado.

Brumado: Felicidades ao casal José Carlos e Olindina Reis Foto: Divulgação

O vereador José Carlos dos Reis (PDT) e a ex-vereadora Olindina Reis (PDT) estão celebrando 40 anos de união. No último sábado (20), o casal brindou a data na companhia dos filhos. “Sempre levamos a sério nosso relacionamento como sendo realmente juntos para sempre. Além de marido e esposa, somos cabeças de uma família, somos amigos, cúmplices, namorados e amantes. Somo humildes de reconhecer cada um as suas falhas e ainda pedir e ceder o perdão. Somos bons comunicadores, sabemos a hora certa de falar e ouvir. Não somos um casal perfeito, mas fazemos de tudo para defender a nossa comunhão. Diante dos altos e baixos colocamos Deus como coluna de amparo em nosso lar para nos sustentar. Somos uma família, somos felizes”, disse o casal ao receber os parabéns do site Brumado Notícias.

Duas crianças com quadro suspeito de Zika Vírus colocam Brumado em risco de tríplice epidemia Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Duas crianças derem entrada na última semana no Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, com quadro suspeito de Zika Vírus. A doença, que também é transmitida pelo aedes-aegypti, o mosquito transmissor da dengue, tem por sintomas febre, dor nas articulações e músculos, além de conjuntivite e manchas vermelhas na pele. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, as coletas de exames foram encaminhadas à capital do estado para que sejam realizados os testes de laboratório. A secretaria municipal de saúde (Sesau) e a vigilância epidemiológica (Vigep) alertam a população que o município está na zona de risco de uma tríplice epidemia, com casos de dengue, chikungunya e Zika Vírus, devido às condições climáticas favoráveis à proliferação do mosquito transmissor. Segundo dados da Vigep, o índice de proliferação predial constatado no final do primeiro ciclo de pesquisa chegou a mais de 2,6%, enquanto a margem tolerável apontada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 1,0%.  

Aécio tem 35%, Lula, 25%, e Marina, 18%, diz pesquisa Datafolha Foto: Reprodução/Paraíba.com

Pesquisa Datafolha divulgada ontem (21) pelo jornal "Folha de S.Paulo" mostra os percentuais de intenção de voto em duas simulações da corrida presidencial. No cenário 1, o candidato Aécio Neves (PSDB) aparece com 35% das intenções de voto; seguido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 25%; Marina Silva (PSB), com 18%; Eduardo Paes (PMDB), Luciana Genro (PSOL) e Eduardo Jorge (PV), todos com 2%. Branco/nenhum somam 11% e não sabem, 5%.  Já no cenário 2, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a pesquisa com 26%; seguido de Marina Silva (PSB), com 25%; Geraldo Alckmin (PSDB), com 20%; Eduardo Paes (PMDB) e Luciana Genro (PSOL), com 3%; e Eduardo Jorge (PV), com 2%. Branco/nenhum somam 14% e não sabem, 7%. O Datafolha fez 2.840 entrevistas em 174 cidades. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. 

Jeep Renegade está disponível na Taigun Auto em Brumado

Na Taigun Auto você encontra o Jeep Renegade, um SUV compacto e perfeito para a cidade. Mesmo assim, os faróis redondos e a grade frontal com sete barras carregam o DNA aventureiro da marca. É um utilitário esportivo com um legado de 70 anos que não foi feito pra ficar parado. Por dentro, segue um design inovador, que combina espaço interno e refinamento com o melhor da tecnologia. O Renegade marca uma geração que une o DNA Jeep com muita versatilidade. Começando pelo volante multifuncional até o controle automático de velocidade de cruzeiro, ar-condicionado digital de duas zonas, central multimídia com tela touch screen de 5 ou 6,5 polegadas e sistema de som premium com oito alto-falantes, subwoofer e amplificador Beats. Passe na concessionária Taigun e faça um test drive para comprovar tamanha eficiência e qualidade. A Taigun Auto fica localizada na Avenida Centenário, 853. Para mais informações, ligue (77) 3441-5551.

Entidades da região discutem convivência com o semiárido em encontro de formação em Caetité Foto: Divulgação

Entre os dias 15 a 17 de junho aconteceu em Caetité o Encontro de Formação em Convivência com o Semiárido, envolvendo equipes técnicas, pedreiros, monitores, agricultores e dirigentes das entidades: ASAMIL e ADIPS de Livramento, Associação Divina Providência de Brumado, Centro de Agroecologia no Semiárido (CASA) de Guanambi, Caritas NE 3 de Caetité, Centro Comunitário da Paróquia São Pedro de Aracatu (CCPSP) e Associação de Agricultores Familiares Camponeses da Bahia (ASFAB) de Malhadas de Pedras. 

Entidades da região discutem convivência com o semiárido em encontro de formação em Caetité Foto: Divulgação

O encontro visa ouvir os agricultores e agricultoras, a partir das práticas de convivência com o semiárido, refletir práticas em comum com os agricultores, internalizar reflexões e conhecimentos sobre o semiárido, além de construir parâmetros aproximadamente comuns sobre convivência com o semiárido. No dia seguinte, os participantes visitaram experiências nos municípios de Caetité, Riacho de Santana e Iuiu. No terceiro dia, foram socializadas as experiências vivenciadas em cada grupo, destacando elementos importantes no processo de construção de uma nova realidade para os agricultores e agricultaras de nossa região. 

Brumado: Faça sua sobrancelha no SPA Glamour da Sobrancelha

Pensando na importância da sobrancelha para valorizar o rosto feminino, ressaltando o olhar e a expressão facial, o SPA Glamour da Sobrancelha foi criado. O local é um centro especializado para promover um serviço de alta qualidade, perfeição e segurança no que tange a harmonia facial feminina através do embelezamento do olhar. Entre os serviços do SPA estão a dermopigmentação, procedimento que pigmenta a derme, segunda camada da pele, definindo e melhorando o visual das sobrancelhas. Além deste, também é oferecido no local design de sobrancelha, permanente e alongamento de cílios, coloração com henna, contorno de lábio e olho, depilação egípcia do buço, e estética facial da noiva. Não perca tempo e faça já a sua avaliação. O SPA Glamour da Sobrancelha fica na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 554-A. O telefone é (77) 3441- 5713.

Arquivo