A “Caminhada Passos que Salvam” é um evento inédito cujo objetivo é divulgar quais são os sinais e sintomas do Câncer Infantojuvenil e a importância do diagnóstico precoce, que eleva as chances em até 95%. Organizado em conjunto pelo Grupo Unidos por Edu e pela Casa de Apoio Amigos da Saúde (Caase), o evento acontecerá no dia 27 de novembro. Com a proximidade da data, a equipe organizadora se reuniu na última terça-feira (25) para começar a acertar os últimos detalhes. A parceria com o Hospital do Câncer de Barretos (HCB) foi intermediada pelo farmacêutico citologista Tadeu Silva, que trabalha há 15 anos na unidade de saúde e é fundador e presidente da Caase. Ele estará presente no evento. Toda a comunidade brumadense está convidada a participar e contribuir adquirindo um kit que é composto por boné, camiseta e uma garrafinha de água - kit custa R$ 30. Todo o valor arrecado será doado para o HCB. Para adquirir o kit, basta entrar em contato através dos números: (77) 99985-3708 (Patrícia), 99956-1487 (Iara), 99809-3392 (Patrícia Correia) ou 99825-1938 (Simone). Após a caminhada, serão realizados shows com Fann Estourado, Moni Viana, DJ Pantera, Rodolfo Souza e programação infantil musical a Casa do Mickey Mouse e Pinta Caras.
Diante dos inúmeros problemas enfrentados desde a sua criação em 2010, a Mini Fábrica de Doces e Derivados de Frutas, localizada na Comunidade do Campo Seco, em Brumado, realizou uma audiência pública na tentativa de impedir o encerramento de suas atividades a partir de 2017. A mini fábrica foi criada pela associação comunitária do Campo Seco com o objetivo de complementar a renda dos produtores da agricultura familiar do município, aproveitando a grande produção de frutas nativas. Na audiência, convidada pela Divina Providência, a União das Cooperativas e Associações da Agricultura Familiar (Unisol) elaborou Programa de Recuperação da entidade no intuito de tentar recursos para a alavancagem da empresa. Além de alguns equipamentos necessários ao aumento e facilitação da produção de doces, geleias e sucos, o programa relacionou a necessidade urgente da obtenção de capital de giro e de manutenção dos custos fixos. Participaram da audiência a Magnesita Refratários S. A., o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, o Centro de Economia Solidária, a Associação do Semiárido, a Associação Comunitária do Campo Seco e demais colaboradores da Mini Fábrica.
Segundo a Receita Federal, a arrecadação do governo federal teve queda real (descontada a inflação) de 8,27% em setembro na comparação com o mesmo mês de 2015, alcançando 94,77 bilhões de reais. O dado veio abaixo da expectativa de 96 bilhões de reais apontada por analistas em pesquisa da agência Reuters. Também representou o pior desempenho para setembro desde 2009 (83,99 bilhões de reais, em dado corrigido pelo IPCA). Nos nove meses de 2016, a arrecadação caiu 7,54% em relação ao mesmo período do ano passado, a 911,25 bilhões de reais. O resultado foi a performance mais modesta para o período desde 2010 (900,23 bilhões de reais). O recolhimento de tributos e contribuições vem sendo atingido com força pela fraqueza na atividade. Em setembro, o recuo foi mais forte sobre um ano antes na arrecadação de Cofins/Pis-Pasep (-10,47%, ou 2,50 bilhões de reais a menos) e com Imposto de Importação/IPI-Vinculado (-33,68%, recuo de 1,86 bilhão de reais). Em terceiro lugar aparece a receita previdenciária, com declínio real de 4,55%, ou 1,42 bilhão de reais a menos.
Em entrevista ao site Brumado Notícias, o secretário de saúde de Brumado, Cláudio Feres, lamentou a morte do pedreiro José Fernandes Moço, ocorrida dentro do Hospital Professor Magalhães Neto, na madrugada desta quinta-feira (27). Vítima de um acidente de moto, o pedreiro estava há cinco dias internado na unidade à espera de uma vaga em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ele não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. O secretário declarou que o hospital e a secretaria municipal de saúde fizeram tudo o que foi possível, mas não foi encontrada vaga em nenhuma das UTIs do estado. A morte do pedreiro acendeu ainda mais a discussão em torno da falta de uma UTI no município. O espaço físico já está concluído, restando apenas o emparelhamento e a realização dos trâmites burocráticos e acertos financeiros para a sua inauguração e manutenção, o que deve acontecer no próximo ano. Mesmo assim, o secretário reforçou o apelo popular para que as autoridades governamentais deem mais atenção a essa carência do município, que é o único polo de saúde da região sudoeste que não possui uma unidade de terapia intensiva. A falta de uma UTI na cidade deixa mais de 400 mil pessoas desassistidas na microrregião. “É uma urgência que já gritávamos há anos e agora reforçamos ainda mais esse grito, pois esse não é o primeiro relato de perdermos um conterrâneo pela mera falta de uma UTI. Apelamos mais uma vez aos nossos representantes políticos governamentais, em nome de todas as famílias que perderam entes queridos em situações similares, para que se mobilizem em agilizar a instalação da nossa unidade de terapia intensiva”, apelou o secretário.
Uma mãe está sendo investigada por acorrentar sua filha de oito anos em um poste de luz como punição por faltar na escola. O caso ocorreu em Kuala Lumpur, na Malásia, e vários motoristas, chocados com a situação, se reuniram ao redor da garota, que estava presa com uma corrente de ferro no tornozelo. A menina usava o uniforme da escola e no chão, ao seu lado, havia uma mochila e uma garrafa de água. Quando a mãe chegou, dez minutos depois de pessoas se agruparem perto da filha, ela admitiu ter acorrentado a garota como uma punição por ela se recusar a ir para a escola com frequência. De acordo com o jornal Star Newspaper, da Malásia, a polícia mandou a mãe soltar a menina e, depois, elas foram para uma delegacia para prestarem depoimentos. Mohammad Azlin Sadari, comissário chefe da polícia local, explica à publicação que eles concluíram que foi a primeira vez que a garota foi presa. “Foi decidido que a mãe fosse para casa com a filha e alertado para que ela não fizesse isso novamente”, explicou. No entanto, ela ainda está sendo investigada pelo órgão responsável por negligência e exposição de uma criança à injuria física.
Faleceu na madrugada desta quinta-feira (27), no Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, o pedreiro José Fernandes Moço, de 56 anos. O pedreiro estava há cinco dias internado na unidade após sofrer um acidente de motocicleta na região do distrito de Ubiraçaba, na tarde da última sexta-feira (21). O seu estado de saúde se agravou e ele faleceu aguardando uma vaga para ser transferido para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Consternada, a família declarou que dará início a uma campanha para que as autoridades governamentais implantem o mais rápido possível uma UTI em Brumado. Na ocasião do acidente, três adolescentes que haviam acabado de sair da escola a bordo de uma motocicleta perderam o controle da direção e colidiram de frente com a motocicleta do operário da construção civil. Um dos adolescentes e o pedreiro tiveram ferimentos graves, sendo socorridos às pressas para o hospital do município. Um menor de 16 anos, de prenome Willian, conseguiu ser transferido para uma unidade avançada em Vitória da Conquista, no entanto, segundo apurado pelo site Brumado Notícias, na última segunda-feira (24), o corpo clínico da unidade hospitalar constatou a sua morte cerebral e estaria tentando com a família a doação de alguns órgãos.
O ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki determinou nesta quinta-feira (27) a suspensão da investigação relacionadas à Operação Métis, deflagrada na última sexta-feira (20) pela Polícia Federal para apurar ações da Polícia Legislativa do Senado para atrapalhar a Lava Jato. A decisão é liminar. Segundo informações do portal G1, o magistrado determinou que o processo seja remetido na íntegra da Justiça Federal para o STF. De acordo com a Globo News, Zavascki aponta no despacho que houve usurpação de competência no caso: a ação foi baseada em ordem judicial do juiz federal Vallisney Oliveira, o que causou polêmica na Casa. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), reclamou da forma usada pela PF, classificada como "fascista" e chegou a chamar Vallisney de "juizeco". Quatro integrantes da Polícia do Senado foram presos temporariamente por suspeita de contraespionagem, inclusive o diretor do órgão, Pedro Araújo Carvalho. Todos já foram liberados.
O comerciante José Amaral, mais conhecido como Bigode, teve o seu estabelecimento assaltado pela 12ª vez na manhã desta quinta-feira (27), em Érico Cardoso, no sudoeste baiano. Segundo apurou o site Brumado Notícias, um meliante adentrou no “Bar do Bigode”, onde durante um assalto deferiu diversos golpes de faca, ceifando a vida do proprietário do estabelecimento. A intenção do bandido seria roubar a moto de Bigode.
Populares revoltados com o crescimento da violência na cidade de 13 mil habitantes, fecharam as três vias de acesso à cidade e realizam um protesto nesse momento. A nossa reportagem apurou que o município conta apenas com dois policiais militares, o que segundo os moradores, não é suficiente para combater a violência. “Queremos paz, queremos segurança”, disseram. O suspeito de ter assassinado José Bigode foi capturado, mas revoltada, a população quer linchar o homem que já é um velho conhecido da polícia.
O Ministério Público Federal (MPF) do Rio de Janeiro investiga um erro no sistema de informática da Caixa Econômica Federal (CEF) que pode ter levado o segundo maior banco público do país a ter um prejuízo de 1 bilhão de reais. De acordo com reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, a falha no sistema entre setembro de 2008 e agosto de 2009, permitiu que corretoras comercializassem títulos de difícil recebimento, chamados de “podres” no jargão econômico. A Caixa os assegurava por valores muito acima do mercado. Na época, o atual secretário executivo do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do governo Michel Temer (PMDB), Moreira Franco, era vice-presidente de Loterias e Fundos de Governo. Descoberto o erro, compradores entraram na Justiça contra o banco para cobrar o prejuízo.
Em Vitória da Conquista, a polícia está investigando o desaparecimento de duas crianças, de 9 e 10 anos. Elas foram vistas pela última vez na madrugada de quarta-feira (26), na rodoviária da cidade. No local, elas disseram a um policial que iriam viajar para São Paulo com uma tia. Gustavo Santos Pereira, de 9 anos, e o tio, Rafael Reis dos Santos, de 10, dormiam em casas diferentes. De acordo com o G1, o primeiro a ter o sumiço percebido foi Rafael. Quando a mãe de Gustavo foi perguntar se ele tinha alguma notícia do tio, percebeu que o filho também não estava no quarto. A família conta que não percebeu nada de diferente com as crianças. Não houve brigas ou qualquer sinal de que os meninos planejavam uma fuga. Gustavo levou apenas uma mochila com roupas e um celular, além da carteira de identidade. A família registrou o sumiço na delegacia e divulgou as fotos dos garotos em redes sociais.
O desemprego no trimestre encerrado em setembro ficou em 11,8%, de acordo com os dados da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (Pnad) Mensal, divulgada nesta quinta-feira (27) pelo IBGE. A taxa se manteve no maior nível da série histórica da pesquisa, iniciada em 2012, e que foi alcançada no trimestre encerrado em agosto passado. Há um ano, o índice estava em 8,9%. No segundo trimestre de 2016, período que serve como base de comparação, a taxa era de 11,3%. O total de pessoas sem emprego ficou em 12 milhões, também se mantendo no maior nível histórico, alcançado no trimestre no período de junho a agosto deste ano. De acordo com o jornal O Globo, a taxa de desocupação estimada em 11,8% representa um crescimento de 0,5 ponto percentual em relação ao período de abril a junho deste ano (11,3%), que é usado como base de comparação pelo IBGE. Frente ao mesmo trimestre de 2015, quando a taxa ficou em 8,9%, o quadro foi de elevação bem mais acentuada. A população desocupada, de 12 milhões, cresceu 3,8% (mais 437 mil pessoas) em relação ao trimestre de abril a junho, e subiu 33,9% (mais 3 milhões de pessoas) no confronto com igual trimestre de 2015. Já a população ocupada foi estimada em 89,8 milhões de pessoas — redução de 1,1%, quando comparada com o trimestre de abril a junho (menos 963 mil pessoas) e de 2,4% (menos 2,3 milhões de pessoas) em comparação a igual trimestre de 2015. É a primeira vez desde o segundo trimestre de 2013 que a população ocupada é inferior a 90 milhões de pessoas. Na época, o país vivia o pleno emprego.
Um jovem de 24 anos foi preso na BR-116, em Vitória da Conquista, ao levar uma arma de fogo dentro de um pacote de salgadinho. O flagrante foi feito na terça-feira (25) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Segundo a PRF, o homem estava em um ônibus interestadual, que saiu de São Paulo com destino a Guarabira, na Paraíba. Os policiais pararam o coletivo para abordagem de rotina na altura do Km-830. Durante a fiscalização, os agentes vistoriaram o compartimento dos passageiros e desconfiaram de uma sacola que estava abaixo de uma das poltronas. Dentro da sacola havia um pacote de salgadinho com um revólver calibre 38 dentro, além de 23 munições intactas, uma máscara e um par de luvas. O jovem foi encaminhado para a Delegacia de Vitória da Conquista, onde segue à disposição da Justiça.
Na sessão da última quarta-feira (26), o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) aprovou com ressalvas as contas da prefeitura da cidade de Malhada de Pedras, da responsabilidade de Valdecir Alves Bezerra (PT), o Ceará, relativas ao exercício de 2015. O relator do parecer, conselheiro Paolo Marconi, opinou pela rejeição das contas do prefeito, vez que os gastos com pessoal alcançaram o percentual de 59,01% da receita corrente líquida, descumprindo o limite previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal. Contudo, por três votos a dois, a maioria do pleno decidiu aprovar, embora com ressalvas, a prestação de contas do gestor. O prefeito foi punido com duas multas, sendo a primeira no valor de R$ 7 mil, por irregularidades remanescentes no parecer, e a segunda no montante de R$ 36 mil, equivalente a 30% dos subsídios anuais, pelo descumprimento de determinação para redução das despesas com pessoal.
A EPCL - Empreendimentos, Projetos e Construções Ltda está recebendo currículos de Pessoas Portadoras de Deficiências, conforme previsto na lei 8.213/1991. Os interessados deverão deixar currículo identificado com a sigla PCD na portaria da empresa ou através do site www.epcl.com.br, no campo Trabalhe Conosco. A EPCL fica localizada na Av. Centenário, 1420, no Bairro Novo Brumado.
Uma fuga de quatro detentos foi registrada na madrugada desta quinta-feira (27), na delegacia de Caculé, no sudoeste baiano. Segundo apurou o site Brumado Notícias, os custodiados serraram as grades da carceragem e imprimiram fuga. De acordo com a polícia, a delegacia tem capacidade para custodiar oito presos, mas no momento da fuga abrigava quinze. Agora, 11 presos seguem custodiados. A polícia de Caculé já montou uma operação na tentativa de recapturar os meliantes.
A prefeitura de Caculé está executando obras de recuperação da BA-617 e da BA-026, vias de acesso aos municípios de Ibiassucê e Licínio de Almeida. São mais de 40 km de estradas recuperadas com recursos municipais. As ações visam beneficiar a região e garantir mais segurança no tráfego de veículos. Segundo o prefeito da cidade, Beto Maradona, a obra é essencial para a conexão dos municípios e para motivar o desenvolvimento econômico de toda a região.
O prefeito eleito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), participou de um importante encontro com o governador Rui Costa (PT) na terça-feira (25). Segundo Vasconcelos, a reunião foi bastante produtiva e serviu para apresentar as principais demandas do município: a construção do Sistema de Esgotamento Sanitário, a ampliação da Barragem de Cristalândia, a instalação da UTI e a implantação da Escola em Tempo Integral para o Segundo Grau. “O primeiro assunto que tratamos com o governador foi a nossa preocupação com os convênios para a instalação da UTI em Brumado. Comunicamos que estamos nos empenhando ao máximo, por meio do governo de transição, para que a devida prestação de contas seja feita na sua integralidade. Ele reafirmou o seu compromisso e garantiu que o governo irá ceder os equipamentos para a unidade”, disse o prefeito eleito. Outra questão que foi vista de forma positiva pelo futuro gestor é a formação de um bloco de prefeitos peesebistas na região, pois o partido comandará, além de Brumado, as cidades de Guanambi, Caetité, Paramirim e Jequié. Vasconcelos ainda aproveitou para participar de audiências em outros órgãos do governo.
Agora você desintoxica seu organismo, emagrece de forma saudável e perde medida em menor tempo de tratamento. A alimentação balanceada da Praticook Brumado aliada aos tratamentos estéticos da Clínica Luiza Feres, você diminui a gordura localizada, celulite e a retenção de líquido. Ganhe mais qualidade de vida! Siga a Clínica Luiza Feres nas redes sociais e fique por dentro das promoções, serviços oferecidos e de todas as novidades. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / (77) 99962-3010 / (77) 99997-3200. Luiza Soares Feres é especialista em Método 5S de Emagrecimento, Terapia Ortomolecular, Dermato Funcional, Peelings e Criolipólise.
Seis presos foram transferidos da cadeia de Brumado para o Presídio Nilton Gonçalves, em Vitória da Conquista, na última terça-feira (25). Mesmo com a transferência, a cadeia brumadense continua superlotada. No último final de semana, a custódia abrigava 43 detentos, quase o triplo de sua capacidade, que é de apenas 16. Enquanto isso, o presídio, com capacidade para mais de 500 presos, está com as obras concluídas, mas o Estado continua protelando a abertura de licitação para empresas interessadas em manter a unidade prisional em funcionamento. A cadeia de Brumado é considerada uma bomba relógio prestes a explodir, ameaçando a segurança em uma área pública residencial, que agrega hospital, unidade de saúde, escola, fórum e outros órgãos públicos. Além disso, o próprio setor administrativo da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior sofre com a falta de segurança devido às constantes ameaças de fuga, motins e rebeliões promovidas pelos detentos.
Os entulhos despejados às margens do trecho de entrada da BA-262, no município de Brumado, para nivelamento de terreno para construção de faixa de servidão estão oferecendo risco para os condutores que utilizam o trecho. As sacolas carregadas pelo vento têm atrapalhado alguns condutores que trafegam diariamente pelo percurso. Em entrevista ao site Brumado Notícias, eles disseram que é comum ao passar pelo local as sacolas caírem nos pára-brisas dos automóveis. “Esse lixo voador à beira da pista oferece risco para graves acidentes, pois uma simples sacola pode obstruir a visão de um motorista ou de um motociclista e ocasionar uma tragédia. Temos duas empresas com caros contratos para efetuaram a limpeza no município e penso que essas empresas, juntamente com o setor de obras, deveriam dar mais atenção a limpeza nesse trecho. Isso refletiria também uma boa impressão para quem visita a nossa cidade, pois o nosso cartão de visitas está feio na foto”, declarou o motorista Osmar Santos.
Moradores da comunidade Caatinga Grande, na região do distrito de Cristalândia, em Brumado, protestaram na manhã desta quarta-feira (26) contra as empresas que estão coordenando as obras do Parque Eólico. Eles alegam que as empresas estão invadindo propriedades particulares para alargamento das estradas vicinais sem negociação e indenização às famílias. O presidente da Associação de Moradores da Comunidade da Caatinga Grande, Alex Meira Santos, confirmou ao site Brumado Notícias que as obras estão avançando sem o aval da comunidade. Segundo ele, as empresas teriam prometido indenizar as famílias, o que não foi feito até o momento. Cercas que demarcavam as propriedades particulares foram recuadas para alargar as vias de acesso. Nossa reportagem registrou vários piquetes de marcação das obras dentro das cercas.
Os moradores também reclamam de um aterro feito sobre um riacho para nivelar a estrada. Após reconhecerem a falha no aterro, as empresas resolveram canalizar a passagem do riacho no trecho. Para os moradores, a mudança deixará as comunidades sem acesso à sede do município, uma vez que a obra de canalização impedirá o fluxo da estrada. Tentando impedir a continuidade da obra até que haja um acerto entre as partes, o presidente a associação comunitária estacionou uma máquina agrícola no local. Os lugares supostamente invadidos pela empresa situam-se às margens da BR-030. Apesar do impasse, o alargamento é de suma importância para execução da obra visto que dão passagem para as torres geradoras que serão instaladas no Parque Eólico. As primeiras torres, inclusive, devem chegar na próxima semana.
Representantes das empresas Enel e Cortez Engenharia conversaram com os populares, mas não tiveram autorização para tratar do assunto com a imprensa. Na conversa com os representantes comunitários, porta-vozes das empresas disseram que as obras só avançaram em terras particulares porque tiveram o aval da prefeitura de Brumado, porém não apresentaram nenhuma documentação comprobatória. As máquinas que estavam prontas para executar as obras foram retiradas do trecho e os representantes das empresas declararam que irão acionar a justiça no intuito de ter a permissão para continuar com as atividades. Em contrapartida, os moradores foram até a sede do Ministério Público Estadual para apresentar as denúncias e mover uma ação contra as empresas.
O juiz Genivaldo Alves Guimarães, através de edital, notificou os eventuais interessados no procedimento que irá culminar com o leilão de veículos apreendidos. O Leilão Público ocorrerá no dia 4 de novembro, no Salão do Júri da Comarca de Brumado, que fica localizado na Rua Rio das Contas, s/n°, Bairro Nobre. Os veículos com status de sucata não poderão voltar a circular e os veículos com status recuperável poderão voltar ao uso após regularização, com ônus a ser suportado pelo arrematante, tendo em vista que estão com chassi adulterado. Os bens arrematados deverão ter os seus valores depositados em conta judicial perante a agência local do Banco do Brasil S/A, mediante guia própria, à disposição deste Juízo, e em moeda corrente nacional. A comissão de Leilão, cujo resultado for positivo, sempre será devida ao Leiloeiro Oficial, na proporção de 5% (cinco por cento) sobre o valor arrematado. Também são de responsabilidade dos arrematantes as despesas de custas de cartório que oneram o processo.
Em Brumado, os alunos da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) aderiram à paralisação nacional de 24 horas em protesto contra a Medida Provisória 746, que estabelece mudanças no ensino médio, e contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 241), do governo federal, que limita por vinte anos os gastos públicos, incluindo a área da educação. A paralisação na faculdade brumadense teve início na última terça-feira (25). Os estudantes abriram uma faixa no portão de entrada do campus anunciando o movimento, que faz parte de um pacote de manifestações que se estendeu por diversas cidades do país.