Achei Sudoeste

07 Jun 2013 - 11:03h

Na Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), foi realizada na última quarta-feira (05) uma reunião que contou com a presença do prefeito de Caculé, Beto Maradona (DEM). Na ocasião, a CAR autorizou algumas solicitações pleiteadas pelo deputado estadual João Bonfim (PDT), entre as quais avaliações técnicas para a mecanização agrícola das Comunidades de Lagoa Seca, em Palmas de Monte Alto, e Formosa e Vereda, em Malhada de Pedras, a aprovação de avaliações para construção de cisternas na Lagoa do São João, em Brumado, e para implementação de sanitários residenciais na Comunidade de Laguna, em Riacho de Santana. Também foi autorizada a aquisição de dois tratores New Roland, que beneficiarão a comunidade brumadense de Baixa da Baraúna e Lagoa Azul, em Caetité. Os equipamentos devem ser entregues em breve. O prefeito de Caculé também aproveitou a oportunidade para verificar o andamento de alguns pleitos encaminhados ao órgão através do deputado, com quem participou de algumas audiências e encaminhou solicitações a secretarias de Estado, a exemplo da CERB, buscando a liberação de três mil metros de tubos para obras de melhoramento na adutora que atende a Comunidade de Truvisco. As obras, que beneficiarão mais de 500 famílias, serão realizadas em parceria com a prefeitura municipal.

07 Jun 2013 - 10:51h

O corpo de uma mulher, ainda não identificada, de idade entre 35 a 40 anos, foi encontrado em uma estrada vicinal, nas proximidades da fazenda Mucambo, que dá acesso à BA-148. Segundo informou os policiais ao site Brumado Notícias, o corpo apresenta quatro perfurações, feitos por projéteis de arma de fogo, sendo duas na região do crânio. A mulher também estava com marcas de algemas nos punhos. Peritos técnicos realizaram a perícia no local e o corpo já foi encaminhado para necropsia no Instituto Médico Legal (IML) de Brumado.

07 Jun 2013 - 09:36h

O Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos de Brumado (DTTU) está sinalizando todos os pontos de ônibus do município. Desta vez, os pontos contam com sinalização horizontal refletiva, identificação do Departamento e placas verticais. De acordo com o DTTU, embora haja grande solicitação das empresas de transporte, o Departamento só poderá sinalizar em conformidade com a real necessidade e geografia do município.

07 Jun 2013 - 08:54h

Não têm sido poucos os relatos de assaltos furtos e roubos no Centro comercial em Brumado. O mais recente ocorreu no final da tarde da última quinta-feira (06), quando dois homens entraram em uma loja de celulares, um deles com uma arma na cintura, e anunciaram o assalto. De imediato forçaram uma das vitrines, de onde retiraram dez aparelhos celulares. Não satisfeitos, roubaram também os celulares das atendentes. A Polícia Militar esteve no local e já está analisando as imagens do circuito de segurança para tentar identificar os assaltantes. Entretanto, as casas comerciais não estão sendo os únicos alvos dos criminosos. Tem sido frequente o furto a pessoas que andam pelas ruas do Centro brumadense. 

As principais vítimas são mulheres com bolsas e sacolas. Utilizando uma lâmina, os meliantes cortam as alças desses objetos, ou os puxam das vítimas com força para quebrar e conseguir levar. Já foram quatro, somente essa semana, os registros feitos na polícia sobre esse tipo de ação em Brumado. “Com a proximidade das festas na cidade os marginais atuam com mais veemência, pois eles transformam produtos roubados em drogas e armas”, comentou um investigador da polícia ao site Brumado Notícias. Ele alertou para que as mulheres, principalmente, tenham atenção redobrada ao andar pelo centro comercial.

07 Jun 2013 - 08:27h

No próximo dia 8 de junho, acontecerá na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Brumado, o II Forró das Letras. O evento é organizado pela comissão de formatura das turmas 2009.1 do curso de Letras. A festa será realizada com o intuito de arrecadar fundos para a festa de formatura das turmas do VII semestre. O Forró das Letras terá a participação da Banda Sela de Prata e do cantor Jonathas França. Além disso, haverá apresentações da quadrilha do grupo da Terceira Idade, Dance Fitness e barracas com comidas e bebidas típicas. A entrada é franca.

07 Jun 2013 - 07:23h

O deputado estadual Marquinho Viana (PV) visitou o município de Riacho Santana, no sudoeste baiano, para prestigiar a Cavalgada do Mourão. Durante uma das mais importantes festas da cidade, ocorrida no último fim de semana, Viana estava acompanhado do deputado João Bonfim (PDT). Marquinho foi recebido pelo prefeito da cidade, Tito Eugênio (PDT), e também se encontrou com o vereador Carlos Alberto Soares Pereira (PSD), mais conhecido como Kall. O sucesso do tradicional evento foi comemorado na residência do parlamentar.

06 Jun 2013 - 20:33h

O Brumado Notícias acompanhou na manhã desta quinta-feira (06) as obras de reforma na Praça Coronel Zeca Leite. A praça será reinaugurada na próxima segunda-feira (10), durante a festa de comemoração de aniversário da cidade. Embora falte apenas quatro dias para o evento de reinauguração, ainda há muito trabalho a ser feito. A principal mudança na praça ficará por conta da fonte luminosa, que ganhou um novo e moderno sistema de evolução da água. Com a mudança, a fonte jorrará água através de um sistema de cores. A promessa é de um espetáculo que encantará os munícipes e seus visitantes. Além da fonte luminosa, os banheiros estão recebendo novo mobiliário e os telhados dos quiosques foram trocados por telhas brancas. A praça está sendo toda pintada e o palco do anfiteatro já está sendo montado. Questionado sobre o andamento das obras, um dos operários disse que os trabalhos serão finalizados no tempo previsto. “Tem muito serviço, mas com o esforço da equipe a gente vai entregar a obra no tempo determinado. Está apertado, mas vai dar tempo”, garantiu o operário.

06 Jun 2013 - 17:01h

Neste mês de junho, o comércio de Brumado funcionará em horário especial de acordo com critérios facultativos estabelecidos pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). No próximo sábado, dia 8 de junho, o comércio abre às 08h e fecha às 14h; já nos dias 10 e 12 de junho, das 08h às 19h. Dos dias 17 a 21 de junho, os estabelecimentos comerciais irão funcionar durante todo dia, das 08h às 19h. Por fim, no sábado, dia 22 de junho, véspera dos festejos juninos, o comércio abrirá as portas às 08h e fechará às 15h. Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Brumado, o horário especial visa aquecer as vendas durante o período junino e proporcionar aos consumidores maior período de compra.

06 Jun 2013 - 16:36h

Preocupado com a regularização do serviço de mototáxi no município de Brumado, o vereador Alessandro Lôbo (PSL) tem realizado diversas ações que visam à efetivação da regulamentação da categoria. Nesse intuito, o parlamentar elaborou um projeto de lei sobre o tema que terá de ser modificado por conta do advento da lei 12.009/2009, que passou a vigorar a partir de 02 de fevereiro de 2013 e que exige, entre outras obrigatoriedades, que os mototaxistas tenham idade superior a 21 anos, tempo de habilitação em moto de no mínimo dois anos e curso de especialização. Após a adequação, o vereador irá solicitar do legislativo que seja realizada uma audiência pública a fim de discutir sobre todas as novas normas e a permanência destes profissionais na área. Para Lôbo, a padronização, qualificação e legalização da atividade trarão mais segurança para os passageiros.

06 Jun 2013 - 15:59h

O secretário de administração da Prefeitura de Barra da Estiva, Irineu Luz Freitas, enviou nota de repúdio ao site Brumado Notícias como forma de protesto pelos serviços prestados pela operadora Vivo na cidade. Segundo o secretário, a qualidade do sinal da operadora no município é péssima, principalmente, no que se refere ao uso do sinal 3G. Por conta disso, os usuários da região não conseguem acessar a internet e têm muitas dificuldades para fazer e receber chamadas. “Para quê ofertar um serviço se não tem capacidade para atender a todos os usuários decentemente?”, questionou Freitas. O secretário ressaltou que a cidade é conhecida como Portal da Chapada Diamantina e recebe uma quantidade enorme de visitantes todos os dias, em especial nos festejos juninos e em festas de final de ano. Por isso, precisa de um serviço de comunicação eficiente, que atenda as necessidades da população e do comércio local. Freitas afirmou que a Operadora Vivo está agindo com descaso com os moradores, vez que é a única operadora de telefonia que opera no município. “Acho que isso é falta de mais operadoras que venham realmente concorrer com a Vivo em nosso município, a exemplo da Tim e Oi. Vivo, cadê você?”, ironizou o secretário.

06 Jun 2013 - 15:29h

Desde a última terça-feira (04), milhares de pessoas se inscreveram para o processo seletivo em Brumado. O prazo de inscrição se encerra na próxima sexta-feira (07), mas durante toda essa quinta-feira (06) as filas que se formaram nos bancos, na Biblioteca Jarbas Passarinho e na Prefeitura Municipal irritaram centenas de candidatos vindos de diversos municípios da região, que ainda tentam se inscrever no processo seletivo. “Isso é uma tremenda falta de organização. Eles colocaram apenas uma pessoa para atender aqui e nós somos obrigados a ficar com fome, sede e ainda aguentar esse sol abrasador o dia todo na fila”, reclamaram alguns candidatos ao site Brumado Notícias enquanto esperavam na fila de atendimento. Na entrada da prefeitura, outra multidão reclamava da demora no atendimento, vez que ainda iriam pagar os boletos. A conquistense Rosimeire Souza chegou de madrugada na fila e ainda não havia sido atendida. “Chegamos aqui desde as 4 horas da manhã e ainda não fomos atendidos. Na fila, tem gestantes, mães amamentando e ainda nem pagamos o boleto bancário. Vamos ter que dormir aqui”, disse a candidata, que ainda reclamou da burocracia para realização da inscrição. “Estamos peregrinando de uma fila para outra. A primeira fila é a da prefeitura para fazer a inscrição e pegar o boleto; depois a fila é no banco para pagar o boleto e, por último, na Biblioteca. Além disso, ainda tem pessoas com procuração fazendo inscrições para outras dez. Isso não é justo”, reforçou.

06 Jun 2013 - 15:04h

Um cavalo em estado de decomposição apareceu às margens da BA-262, próximo à rótula do anel viário em Brumado, há cerca de dois dias. Embora não tenham sido registrados nos últimos dias acidentes no trecho envolvendo animais, segundo testemunhas, o bicho foi atropelado na última semana, na BA-148, nas proximidades do Cemitério Jardim Santa Inês. O condutor do veículo envolvido no acidente teria acionado a polícia, que não compareceu ao local para fazer o levantamento do caso. Com a ajuda de amigos, o dono do cavalo teria retirado o animal da pista e escondido o mesmo para não ser identificado. Algumas testemunhas do acidente informaram ao site Brumado Notícias que viram uma carroça parar durante a madrugada da última terça-feira (04) no trecho onde o animal se encontra. O mesmo teria sido desovado na BA-262 para confundir as investigações acerca do acidente. A nossa reportagem não encontrou registro da ocorrência do suposto acidente na delegacia.

06 Jun 2013 - 12:02h

Após vistoria realizada na custódia de Brumado na última quarta-feira (05), policiais civis e militares encontraram uma grade de uma das celas serrada e a barra de ferro escondida dentro do local. Ao perceber a tentativa de fuga, a polícia transferiu os presos de cela e os 44 custodiados ficaram divididos em três celas. Por conta do ocorrido, as visitas foram canceladas durante a quarta-feira, mas os alimentos levados pelas famílias foram entregues aos presos. Na manhã desta quinta-feira (06), a cela foi soldada novamente. Somente durante o mês de maio e nesse início de junho, a polícia conseguiu frustrar 11 tentativas de fuga na cadeia local. Desta vez, a tentativa foi interrompida por conta de uma ligação anônima que relatou aos investigadores da polícia civil sobre a cela serrada. Não foram encontradas as ferramentas utilizadas para serrar as barras de ferro.

06 Jun 2013 - 11:08h

A Comissão da Ferrovia de Integração Oeste Leste se reuniu na última quarta-feira (05). Na ocasião, a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) parabenizou o jornal A Tarde pela produção de um caderno especial sobre a obra, veiculado e distribuído no dia 28 de maio. Bastos afirmou que, além de ser um trabalho primoroso, o material representa mais um impulso para a obra, que, segundo ela, é tão esperada pelo povo baiano. Durante a reunião da Comissão, também ficou agendada para o próximo dia 18 de julho, uma visita ao canteiro de obras de Brumado, no intuito de se acompanhar o avanço das obras no trecho. Entre as próximas atividades da Comissão, estão previstas a realização de uma audiência com a Valec Engenharia, empresa responsável pela obra, para tratar da proposta de mudança do traçado da Fiol para a cidade de Campinorte. A necessidade de retomada das obras nos lotes 5 (Guanambi) e lote 5A (Bom Jesus da Lapa) também foi debatida no encontro.

06 Jun 2013 - 10:48h

Morador da Fazenda Floresta, o brumadense, Dalji Ramos Machado, de 72 anos, há 22 anos faz parte da comitiva de tropeiros da Vaquejada de Lagoa Real. No último final de semana, o tropeiro apareceu no programa Globo Rural, da Rede Globo, como símbolo das comemorações no município. Em entrevista ao Brumado Notícias, o sertanejo declarou que para ele foi uma surpresa e ao mesmo tempo a realização de um sonho poder participar de uma matéria que ficará como recordação para os seus descendentes. “Fico feliz de ter sido escolhido pela equipe de reportagem para representar os demais tropeiros do nosso tão sofrido sertão. Me sinto realizado em poder deixar essa recordação para meus filhos e meus netos e espero que algum deles possa seguir essa tradição”, disse Dalji. Emocionado, o sertanejo agradeceu a Deus pela oportunidade recebida. “Obrigado, meu Deus! Mande chuva ao nosso sertão para abençoar a nossa terra e regar as nossas plantações, e que essas deem o fruto do nosso sustento. Amém!”, finalizou.

06 Jun 2013 - 10:33h

O Procurador Regional Eleitoral Sidney Madruga encaminhou ofício à Procuradoria Geral da União (AGU) na Bahia na busca por garantir o ressarcimento dos prejuízos decorrentes da realização de eleições suplementares nos municípios de Camamu e Muquém de São Francisco. As eleições foram realizadas respectivamente em março e abril deste ano. Para obter o ressarcimento, o procurador se baseou no acordo de cooperação técnica nº 1/2012, celebrado entre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a AGU, o qual estabelece a atuação conjunta entre os dois órgãos a fim de possibilitar que os valores gastos com a realização de eleições suplementares sejam ressarcidos ao patrimônio da União. Em Muquém de São Francisco foram realizadas novas eleições no dia 7 de abril, tendo em vista que o candidato que havia vencido o pleito no ano passado teve o registro de candidatura indeferido por não apresentar a certidão de 2º grau da Justiça Eleitoral. Em Camamu, o candidato que venceu as eleições em 2012, também teve o registro de candidatura indeferido pelo TRE por ter as contas rejeitadas, o que configurou ato de improbidade administrativa. Novas eleições no município aconteceram em 3 de março.

06 Jun 2013 - 10:01h

O ex-prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido), os vereadores Márcio Moreira (PSB) e Castilho Viana (PSB), juntamente com o prefeito de Tanhaçu, João Francisco Santos (PT), se encontraram com o secretário da Casa Civil da Bahia, Rui Costa, na última quarta-feira (05) para buscar a elevação da segunda etapa da Barragem de Cristalândia. O grupo almeja a sustentabilidade da capital do minério. Além de beneficiar o município de Brumado, a elevação poderá ajudar no abastecimento de diversas cidades da região, a exemplo da cidade de Tanhaçu. O secretário afirmou que Brumado é prioridade, inclusive, no que se refere à implantação do sistema de esgotamento sanitário. Eduardo Vasconcelos disse que continuará empenhado para que o prefeito Aguiberto Lima Dais (PSL) tenha cada vez mais sucesso em sua administração.

06 Jun 2013 - 09:42h

Na última semana, o deputado estadual Marquinho Viana (PV) esteve na Chapada Diamantina para compromissos de seu mandato parlamentar. No município de Andaraí, Viana participou da solenidade de inauguração da praça principal da cidade. Além deste, estiveram presentes no ato de inauguração o prefeito Wilson Paes Cardoso (PSB) e a prefeita do município de Mucugê, Ana Medrado (PP). A convite do prefeito de Andaraí, o parlamentar também participou da inauguração do Centro de Profissionalização do município, importante obra que promoverá muitos benefícios para a população.

06 Jun 2013 - 08:54h

A polícia de Condeúba, no sudoeste baiano, acaba de prender dois suspeitos de terem participado do assalto às agências bancárias do Banco do Brasil e Bradesco na última segunda-feira (03). A informação foi confirmada pelo delegado Sérgio Fabiano, que está interrogando os suspeitos neste momento. “Eles serão interrogados nesse momento e as buscas na região estão mantidas”, declarou. A polícia ainda conta com o apoio de um helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (GRAER) na operação de captura dos assaltantes.

06 Jun 2013 - 08:44h

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Brumado (CMDRS) realizou assembleia na manhã da última quarta-feira (05), na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR). Na reunião, foi eleita a nova diretoria do órgão. Gilberto Lima Dias, presidente da Associação de Apicultores, foi eleito presidente do CMDRS, e Aroldo Meira, vice-presidente.  Como primeira e segunda secretárias foram eleitas Jucélia Leite e Euza dos Santos. Além da mesa diretora, também foram indicados novos membros do Conselho, sendo dois representantes de cada órgão, entre os quais da Prefeitura Municipal, da Câmara de Vereadores, do Banco do Nordeste, da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), STR, Cadeias Produtivas do Mel, Leite e Umbu e mais oito representantes de associações como suplentes. Durante o processo de eleição, o secretário municipal de Agricultura, Frederico Neves, e o ex-presidente do CMDRS Cláudio Ribas discordaram quanto à apresentação de propostas. O novo presidente precisou intervir na discussão, pedindo ao secretário para não tumultuar o processo. Gilberto Lima Dias declarou que irá seguir o modelo de direção do seu antecessor. “Darei continuidade ao trabalho de Cláudio Ribas, pois ele tem coragem, tempo, formação, disposição e conhecimento nos diversos órgãos estaduais. Hoje, tenho uma vantagem por conta do atual gestor que é sensível às questões do homem do campo, coisas que o Ribas não teve com a administração passada”, disse.