Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Brumado: “Só nós temos racionamento de água”, reclama moradores do Maria de Lourdes Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os moradores do Loteamento Maria de Lourdes, em Brumado, estão insatisfeitos com a Embasa por conta da recorrente falta de água na localidade. Segundo relataram ao site Brumado Notícias, muitas vezes, a água só cai na torneira de oito em oito dias e no período da madrugada. Para os moradores pode estar ocorrendo um erro na manobra de distribuição de água ou falta de atenção com a necessidade do bairro. “Recebemos e pagamos os nossos talões assim como em qualquer outro bairro da cidade, por isso não entendemos porque recebemos a água racionada”, alegaram os moradores, cobrando providências da Embasa.

Brumado: Pax Nacional adere à campanha Outubro Rosa Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A funerária Pax Nacional de Brumado abraçou a causa e aderiu à campanha Outubro Rosa, que visa conscientizar as mulheres acima de 40 nos de idade a fazerem o autoexame e os periódicos de prevenção ao câncer de mama. A empresa fixou um grande adesivo do laço símbolo da campanha na vitrine da funerária com o intuito de chamar a atenção não apenas das mulheres, mas também dos maridos, namorados, parentes e companheiros em geral para somarem forças na luta contra a doença, uma das principais causas de morte feminina na atualidade. Além disso, os funcionários da empresa também estão exibindo os laços nos uniformes de trabalho. Para a gerência, a ação já está gerando resultados, vez que os munícipes estão sendo informados da campanha.

No 1º encontro oficial, Aécio diz que acatará sugestões de Marina Foto: Marcos Fernandes

O candidato do PSDB à Presidência Aécio Neves e a postulante derrotada no primeiro turno Marina Silva (PSB) se encontraram pela primeira vez, na manhã desta sexta-feira (17), após o anúncio de aliança no segundo turno. Eles se reuniram para uma conversa em São Paulo. Em discurso dirigido aos jornalistas, o candidato do PSDB disse sua aliança com Marina é baseada em três aspectos centrais, que são “o respeito à democracia, consolidação e institucionalização das políticas sociais e desenvolvimento sustentável”. "Este é um momento histórico da vida nacional. Estamos construindo uma aliança em favor do Brasil, da transformação real da vida daqueles que menos têm. Todo esse esforço foi coroado pelo gesto de generosidade de uma mulher que o Brasil respeita e admira. Marina não apoia um candidato, ela apoia um projeto de Brasil, dela e de todos os brasileiros", declarou o presidenciável. Já Marina Silva afirmou ter repassado ao tucano seu lema durante o primeiro turno. "Não vale tudo para ganhar a eleição. Eu dizia que preferia perder ganhando do que ganhar perdendo. Neste momento eu reitero, você haverá de ganhar ganhando", disse. Marina também comentou que a mudança de penteado de coque para cabelo solto, no evento, foi causada para prevenir a piora na gripe. "Estive gripada esses dias e vocês sabem que uma pessoa gripada não pode prender o cabelo molhado, e por isso fiz assim", disse Marina. "Está muito bonita", sentenciou Aécio.

Parque de Exposição está ficando pronto para receber Henrique e Juliano em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

É grande a expectativa dos brumadenses para o show dos sertanejos Henrique e Juliano, que acontecerá neste sábado (18), no Parque de Exposições Santa Inês, durante a realização do Brumado Indoor 2014. O site Brumado Notícias acompanhou parte dos trabalhos de montagem da estrutura para a festa nesta sexta-feira (17), a qual contará com palco, camarote e área de alimentação. O evento promete bater recorde de público no município, pois é grande a procura por ingressos.

Cometa Siding Spring deve raspar em Marte neste domingo (19) Foto: Siding Spring/Nasa

Astrônomos de todo o mundo terão um dia agitado no próximo domingo (19). O cometa Siding Spring passará "raspando" a 140 mil quilômetros do planeta Marte. A distância é menos da metade daquela que existe entre a Terra e a Lua. Mesmo que o fenômeno aconteça bem longe daqui, satélites, telescópios, sondas e, principalmente, os robôs que andam sobre o planeta vermelho conseguirão captar detalhes dessa passagem e vão ajudar os astrônomos nas pesquisas espaciais. De acordo com a agência espacial norte-americana, a Nasa, a aproximação máxima do cometa deve ocorrer por volta das 15h27 no dia 19 de outubro. A Nasa teve uma preocupação especial com o acontecimento. Devido à proximidade do cometa, o mesmo pode levantar poeira e emitir gases capazes de danificar os robôs (Curiosity e Opportunity) que estão no solo de Marte. Por isso, a agência realocou os equipamentos para o outro lado do planeta. As informações são da Agência Brasil.

Eleições 2018: Wagner seria aposta do PT para a presidência Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Jaques Wagner (PT), que está concluindo seu mandato na Bahia. Wagner sempre teve bom relacionamento com Lula e é uma figura política forte. Além de Wagner, o candidato eleito governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, também seria uma opção para o partido. Seus principais trunfos são comandar um estado forte na economia e na política e ser ligado à presidente Dilma.

Brumado: Ordem DeMolay realiza no domingo Aulão Solidário

A partir das 14h do próximo domingo (19), será realizado um Aulão Solidário com o objetivo de revisar os principais assuntos abordados na prova do Enem. O evento acontece no CEEP (antigo Colégio Modelo) e contará com a participação de professores de várias matérias. O Aulão é uma iniciativa dos jovens da Ordem DeMolay, da Loja Maçônica Aliança Sertaneja. Além de ser uma oportunidade ímpar de reforçar os estudos para o exame, os participantes vão colaborar com a ação solidária através da doação de alimentos. Os mesmos serão encaminhados para instituições de caridade do município.

Barra da Estiva: Padrasto que engravidou enteada de 11 anos se entrega à polícia Foto: Divulgação/PC

Em Barra da Estiva, o homem acusado de abusar sexualmente e engravidar a enteada de 11 anos se entregou à polícia na tarde de ontem (16) acompanhado de um advogado. Luciano Moura Silva, de 34 anos, já possuía um mandato de prisão preventiva expedido pelo juiz da Vara Crime da cidade. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, a polícia já havia feito uma diligência pela manhã a fim de prender o acusado, que estaria escondido na Fazenda Capim de Cheiro. Porém, o mesmo conseguiu fugir do local. Luciano foi denunciado pela companheira, que só descobriu o crime quando a filha apareceu grávida. Hoje com 14 anos, a menina alega que não contava que era abusada porque o padrasto a ameaçava. Luciano está detido à disposição da justiça.

Brumado: Telefonia móvel terá maior alcance na comunidade da Lagoa Funda Foto: Divulgação

Através de estudos de viabilidade, a empresa Vivo vai instalar uma torre destinada à abrangência do sinal de telefonia móvel para toda a região da localidade Lagoa Funda. Para a população, a instalação representa a concretização de um sonho antigo. Com a torre, o sinal será ampliado para as localidades de Pedra Preta, Itaquaraí, André, Jacaré, Correias, Samambaia, Ubiraçaba e Cristalândia. Segundo a prefeitura municipal, na mesma região, o sinal da telefonia móvel GSM atenderá uma parcela empresarial importante. Empresas como Ibar Nordeste, Magnesita, Xilolite, Matadouro e Frigorífico de Brumado, Schincariol, Use Vidros e outras estão em fase de instalação. A prefeitura entende que, além de representar o progresso e interação da região com o mundo, a conquista oferece conforto e segurança para os moradores.

Brumado: Moradores cobram da Coelba conclusão de serviço na Travessa Princesa Isabel Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Moradores da Travessa Princesa Isabel, no Bairro Malhada Branca, em Brumado, relataram ao site Brumado Notícias o descaso da Coelba na localidade. Segundo os moradores, no dia 05 de junho de 2013, foi solicitada uma extensão de rede para o bairro. Na época, a Coelba informou que o prazo para a execução do serviço seria de 180 dias. Embora o prazo tenha sido determinado, até hoje o problema não teria sido solucionado. Os populares chegaram a procurar a companhia elétrica estadual, mas a mesma informou que o serviço seria de responsabilidade da prestadora de serviço EPC. De acordo com eles, no último dia 18 de setembro, a empresa instalou um poste na localidade e ficou de retornar para instalação do segundo. Porém, o serviço não foi concluído. 

Brumado: Moradores cobram da Coelba conclusão de serviço na Travessa Princesa Isabel Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

De acordo com a denúncia, a empresa alega que, ao abrir o buraco para instalação do segundo poste, os técnicos encontraram uma pedra, que só pode ser removida com um equipamento especial. “Os moradores não têm segurança dentro de casa e não podem sair à noite devido à falta de iluminação pública. Minha casa já foi roubada e meu esposo sofreu uma tentativa de assalto à mão armada quando voltava do trabalho. Temos crianças aqui na rua e esse buraco aberto pode causar algum acidente”, relatou uma moradora, que cobra da Coelba a conclusão do serviço.

Guanambi: Tio é acusado de estuprar sobrinha de 11 anos Foto: Divulgação/PC

Um homem de 31 anos foi preso em flagrante na Rua Bezerra de Menezes, no Bairro Beija Flor, em Guanambi, no sudoeste baiano, após ter estuprado a sobrinha de 11 anos. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, Cleriston Santana de Araújo se aproveitou do momento em que a menina ficou sozinha em casa para praticar o crime. A mãe da vítima e uma irmã de nove anos estavam na igreja quando tudo aconteceu. Ao chegarem em casa, elas encontraram a garota sangrando muito. Cleriston ainda estava próximo a ela, mas fugiu assustado. Três guarnições da polícia militar foram deslocadas para prender o homem, que fugiu, mas foi denunciado por vizinhos. Ele ainda teria tentado resistir à prisão. À polícia, ele confessou que “ficou” com a garota. A vítima foi levada ao Hospital Regional, onde teve de passar por procedimento cirúrgico para reconstituição do períneo. Cleriston é irmão adotivo do pai da vítima. Segundo a polícia, ele já tem histórico no mundo do crime.

Menino atacado por tigre ganha prótese com desenho personalizado Foto: Ana Carolina Levorato/G1

O menino Vrajamany Fernandes Rocha, de 11 anos, perdeu o braço direito depois de ter sido atacado por um tigre. O acidente aconteceu no final de julho, em um zoológico de Cascavel, no Paraná. Depois de quase três meses, ele ganhou uma prótese personalizada com o desenho de um tigre, conforme um pedido seu. A prótese foi doada por um empresário de Sorocaba, que se comprometeu a assistir o garoto. “Tinham me dito que ia cobrir o braço todo e eu estava muito ansioso para ver. Achei muito 'da hora', adorei mesmo”, disse Vrajamany ao G1. O garoto terá de voltar à clínica para fazer ajustes no ombro a cada seis meses.

Eleições 2014: “Governo de Dilma deve continuar”, diz prefeito de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) reafirmou o seu apoio à candidata à presidência Dilma Rousseff (PT), que disputa à reeleição com o candidato Aécio Neves (PSDB). As últimas pesquisas apontam um empate técnico entre os presidenciáveis. Aguiberto disse que já solicitou do comitê central da candidata, em Salvador, o material de campanha para ser divulgado no município. “Temos a certeza absoluta de que o melhor para o Brasil é a candidata Dilma. Na qualidade de gestor eu tenho conhecimentos e sei dos inúmeros programas que recebemos da área federal, quer seja do setor de saúde, da educação, do desenvolvimento e ação social. O país não pode correr o risco de fazer uma mudança tão radical como essa que estão querendo que aconteça”, destacou o gestor, reiterando que o melhor para o Nordeste e para o país é a candidata petista.

Dilma Rousseff prevê universalização da pré-escola em 2016 Foto: Reprodução

A presidenta da República e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), prevê que a pré-escola será universalizada em 2016 a todas as crianças na faixa etária de 4 a 5 anos. Segundo ela, hoje, 89% das crianças nessa faixa de idade já estão matriculadas. “O Plano Nacional de Educação que eu sancionei, sem nenhum veto, prevê que em 2016 nós tenhamos universalizado a pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos. Falta muito pouco para nós chegarmos a isso, em torno de 11%, que nós temos que levar para a sala de aula”, destacou. A presidente ainda ressaltou a importância de as famílias matricularem nas creches as crianças até 3 anos de idade. O desafio, na área de educação, para Rousseff, é o país conseguir implementar a educação em tempo integral para todas as crianças. “Nós temos um grande desafio do país, para o qual nós temos de usar os recursos do pré-sal, que é garantir a educação de tempo integral de qualidade. Com isso nós, de fato, teremos estruturado a base do ensino brasileiro”, afirmou.

O Dia do Professor foi de festa em Caculé Foto: Divulgação

Uma festa organizada pela Secretaria Municipal de Educação marcou o Dia do Professor em Caculé, no sudoeste baiano. O evento aconteceu no Sítio Aconchego e contou com apresentações de dança, música e um animado show com Daniel e Beto. A secretária de Educação, Adailde Teles, parabenizou a categoria e destacou a importância do trabalho em equipe e comprometimento dos profissionais da área. Os professores também foram homenageados com uma apresentação de saxofone. Segundo a professora Mônica Dias, a festa superou as expectativas de todos. O evento ainda contou com serviços de beleza, como penteado, maquiagem e massagem relaxante. Ao final, foi servido um jantar aos presentes.

O Dia do Professor foi de festa em Caculé Foto: Divulgação
Aécio diz que vai oferecer bolsa para jovens concluírem ensino médio Foto: Reprodução

Aécio Neves (PSDB), candidato à presidência, disse que pretende criar um programa, chamado Poupança Jovem, para que os jovens possam concluir o ensino médio nas áreas de maior vulnerabilidade social. A ideia é oferecer uma bolsa de um salário mínimo para que os jovens possam concluir o ensino médio. Segundo ele, um dos objetivos do programa é contribuir para a diminuição do número de mortes de jovens no país, garantindo que eles estejam nas escolas. Na educação, sua principal proposta é criar o que ele chama de “nova escola brasileira”, com “professores qualificados e melhor remunerados” e oferecendo “um novo currículo, adaptado para as realidades de cada uma das regiões brasileiras”. Para reduzir as mortes de jovens, Aécio também propõe um programa, chamado de Fica Vivo, que já foi implementado por ele em Minas Gerais. O programa foi criado em 2003 e oferece oficinas nas áreas de esporte, arte e cultura para jovens entre 12 e 24 anos, em situação de risco social.

Dilma passa mal após debate com Aécio no SBT Foto: Ricardo Trida/Diário do Grande ABC/Estadão Conteúdo

Enquanto concedia entrevia ao vivo ao final do debate presidencial ocorrido no SBT, a presidente Dilma Rousseff (PT) passou mal. O episódio aconteceu na noite da última quinta-feira (16). Ela sentiu a pressão cair e precisou interromper a entrevista. A presidente não sabia que estava em um link ao vivo e chegou a errar algumas palavras, mas, mesmo assim, continuou a conversa. Segundo depois, admitiu que não se sentia bem. “Minha pressão está oscilando”, afirmou. A repórter a levou até uma cadeira e assessores deram água à presidente. A transmissão voltou aos estúdios do SBT e minutos depois ao cenário do debate. “Eu tive uma queda de pressão, debate exige muito da gente. Agora eu consigo concluir minha entrevista com você. Peço desculpas ao telespectador, mas é assim que nós somos”, disse. Ela tentou terminar a entrevista, mas a repórter afirmou que ela já tinha atingido o mesmo tempo que Aécio Neves.

Brumado: Prefeito diz que falta tempo e verba para pavimentação das vias de acesso ao IFBA Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Muito embora as indicações do vereador Weliton Lopes (SDD) para pavimentação e urbanização das vias de acesso ao campus do IFBA em Brumado tenham sido aprovadas pelo Legislativo, o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD), que também assinalou positivamente às indicações, declarou que por falta de tempo e verba a prefeitura não poderá atender ao apelo parlamentar. O gestor explicou em entrevista ao site Brumado Notícias que se trata de uma obra cara e demorada, que não se faz de repente. O administrador disse ainda que será necessária a construção de uma ponte no trecho, pois há um caminho de água na passagem das vias onde está sendo solicitada a pavimentação. Como o campus do IFBA está com data de inauguração marcada para o final do mês de novembro, o prefeito enfatizou que não há disponibilidade de verba e nem de tempo para execução da obra antes da solenidade. Aguiberto adiantou que se reunirá com o governador Jaques Wagner (PT) e que irá solicitar ao mesmo que o aditivo do asfalto das obras do Conder no município possa ser aplicado em algumas vias no entorno do campus.

Eleições 2014: Eduardo faz campanha apontando Aécio como salvador do Brasil Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O ex-prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos (PSB), ex-candidato a vice-governador na chapa encabeçada pela senadora Lídice da Mata (PSB), foi o único representante político do município até então a se manifestar durante este segundo turno das eleições. Na contramão do partido no estado, Eduardo tem se posicionado contrariamente ao PT, pois, segundo ele, criou aversão ao grupo petista no município, no estado e na federação. Em gravação transmitida em um carro de som, Vasconcelos aponta o candidato à presidência, Aécio Neves (PSDB), como o “salvador do país, que irá pôr fim à corrupção”. “Vamos votar em Aécio para que o Brasil volte a crescer e a progredir. O brumadense honesto quer o melhor para Brumado, para a Bahia e para o Brasil. No próximo dia 26, vamos salvar o país da corrupção votando para salvar o Brasil, para o Brasil voltar a crescer”, diz a mensagem gravada pelo ex-prefeito.

Brumado: Pedreiro chora na delegacia ao prestar queixa de maus tratos contra gato de estimação Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Chorando muito, o pedreiro João Dias da Silva compareceu à delegacia de Brumado na manhã desta quinta-feira (16) para prestar queixa de maus tratos contra seu gato de estimação. Um vizinho teria sido o autor dos maus tratos. O pedreiro mora na Rua Porto Velho, no Bairro Baraúnas. Ele relatou ao site Brumado Notícias que o gato já havia sido atacado pelo vizinho em outra ocasião. Preocupado com a segurança do animal, o proprietário comprou uma caixa de viagem para mantê-lo, mas o gato de estimação conseguiu escapar e foi brutalmente agredido. Por conta do machucado na boca, o felino não está conseguindo se alimentar. O dono do animal teme que ele morra de desnutrição. 

Brumado: Pedreiro chora na delegacia ao prestar queixa de maus tratos contra gato de estimação Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O pedreiro ficou ainda mais emocionado quando contou a nossa reportagem que o gato é o único consolo para ele e a esposa, que perderam a única filha com apenas três anos de vida por conta de uma pneumonia.  “Peço ao meu vizinho pelo amor de Deus, se quiser judiar, judia da minha pessoa, mas não judia do meu animal não, pois eu amo tanto o meu animal. Minha filhinha morreu e esse gato é a única coisa que nos consola. Se você não ama os animais, deixa em paz quem quer amar”, apelou o pedreiro. A história do homem causou comoção na recepção da delegacia. O pedreiro aproveitou para pedir o auxílio da Associação Protetora dos Animais. 

Brumado: Alunos do projeto Adulto na Escola visitam a Magnesita Foto: Divulgação

No último mês, participantes do projeto Adulto na Escola visitaram a planta da Magnesita Refratários S.A., em Brumado. Vinte e dois alunos e três professores da turma da Vila Presidente Vargas viram de perto as minas M10, M30 e de talco, além de passarem pelos fornos de Pedra Preta. A excursão também incluiu palestra sobre a política de meio ambiente da companhia e apresentação de vídeo institucional da empresa. O Projeto Adulto na Escola é uma parceria entre a Magnesita e o Sesi, que, desde 2011, dá a oportunidade para que adultos concluam os ensinos primário, fundamental e médio. 121 participantes já frequentaram o programa, sendo 42 deles colaboradores e prestadores de serviço da própria Magnesita. O programa também fortalece as competências individuais dos alunos, promovendo o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes ao estimular a criatividade, a capacidade de inovação, o empreendedorismo e a responsabilidade social e ambiental.

Erivelton Santana agradece ao prefeito pelos votos recebidos em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Embora ainda desconhecido pela maioria da população brumadense, Erivelton Santana (PSC) foi o candidato a deputado federal mais bem votado no município no primeiro turno das eleições. O parlamentar já mostrou serviço por conseguir emendas em benefício da cidade, dentre as quais os recursos para a construção da via marginal à linha férrea, que interligará o centro ao Bairro Esconso. O parlamentar contou com o apoio de importantes cabos eleitorais em sua campanha, como o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD, da vice-prefeita Cristina Gondim (PSC) e os vereadores Márcio Moreira (PSB) e José Santos (PTC), o Santinho. Representante do segmento evangélico, Santana compareceu ao gabinete do gestor brumadense, onde fez questão de prestar seus agradecimentos e se colocar à disposição da administração local. 

Erivelton Santana agradece ao prefeito pelos votos recebidos em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

“Vim trazer a nossa gratidão pelo apoio do povo de Brumado, do prefeito Aguiberto e de todo o grupo político, bem como do segmento evangélico, os pastores e as igrejas que nos apoiaram nos dando votação privilegiada, o primeiro lugar nas votações para deputado federal aqui em Brumado. Isso me honra muito, sela um compromisso que já vem sendo costurado ao longo de alguns meses e também para reafirmar o nosso compromisso com a cidade. Coloco meu mandato à disposição do município, do povo de Brumado e do prefeito Aguiberto”, disse Erivelton ao site Brumado Notícias. O prefeito destacou que o parlamentar surgiu em um momento oportuno em que o município e a administração haviam perdido seu representante direto na câmara federal. “O povo de Brumado soube reconhecer seus esforços em prol da nossa cidade e por isso apoiou a sua candidatura dando-lhe esse voto de confiança”, pontuou o gestor. Quem também compareceu para parabenizar e agradecer ao deputado foi a vice-prefeita Cristina Gondim, que aposta em uma boa parceria entre a atual gestão e o parlamentar.  

Erivelton Santana agradece ao prefeito pelos votos recebidos em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias
Ivana Bastos é a mulher mais votada para Assembleia Legislativa da Bahia Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Nas eleições do último dia 05, Ivana Bastos (PSD) foi a mulher mais votada para a próxima legislatura da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). A parlamentar obteve 60.899 votos, ocupando a 24º posição no universo de 63 vagas a serem ocupadas no legislativo. Para Bastos, o resultado prova a força da mulher nos espaços de poder. Apesar do aumento do número de candidatas e do eleitorado feminino, a parlamentar lamentou que apenas sete mulheres conseguiram ser eleitas. Ela acredita que o trabalho em conjunto com os governos federal e estadual fortaleceu o seu mandato e proporcionou melhorias nas condições de vida das comunidades interioranas da Bahia. Além disso, Ivana Bastos destacou a importância da representação feminina na política para pautar temas voltados à mulher. Sobre a nova fase na Assembleia Legislativa, Bastos ressaltou a necessidade de continuar na luta pela concretização da Ferrovia Oeste-Leste e do Porto Sul, bem como trabalhar em causas voltadas para os jovens, principalmente dos pequenos centros.

Saiba como evitar complicações respiratórias na infância Foto: Reprodução

O otorrino Lucas Lemes explica que as doenças respiratórias em crianças geralmente começam por infecções virais e podem se tornar doenças graves, como pneumonia e sinusite. Para o especialista, cuidar do resfriado ou da gripe logo no início dos sintomas pode evitar infecções mais graves causadas por bactérias oportunistas. Lemes alerta que as doenças respiratórias são transmitidas facilmente e que a hidratação é de extrema importância para evitar complicações, as quais podem deixar sequelas na primeira infância. O especialista recomenda para evitar infecções respiratórias, além de tomar bastante líquido, lavar sempre as mãos e evitar lugares fechados e aglomerados. Em caso de aparecimento dos primeiros sintomas, não é recomendado medicar a criança por conta própria, mas sim levá-la a uma unidade de saúde para o diagnóstico e tratamento corretos.

Aécio diz que quer ser lembrado como presidente que revolucionou a educação Foto: Reprodução

Na última quarta-feira (15), durante ato político com prefeitos de partidos aliados, o candidato do à Presidência, Aécio Neves (PSDB), disse que, se for eleito, quer ser lembrado como o “presidente que revolucionou a educação” no país. “Se vencer as eleições, e puder escolher uma marca para ser lembrado no futuro, quero ser lembrado como o presidente que revolucionou a educação no Brasil". Para ele, esse processo começa pela valorização dos professores. No encontro, o candidato reiterou o compromisso de fazer com que a União apoie os estados e municípios para que eles possam garantir o pagamento do piso salarial para os professores, a partir de janeiro. Aécio lembrou que é da categoria a responsabilidade de mudar a realidade do Brasil, mais que de quaisquer outros profissionais. O candidato garantiu que o pagamento do piso aos professores de todo o país será o principal ponto de seu programa para a educação. Aécio informou que pretende investir também na capacitação dos professores e garantir acesso universal à escola. Ele renovou a promessa de valorizar a educação brasileira, desde a pré-escola, garantindo, até 2016, acesso universalizado a todas as crianças.

Arquivo