Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Seguindo determinação da Polícia Militar da Bahia, a 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), com sede em Macaúbas, realiza nesta quinta-feira (29) a Operação Força Total na região da Bacia do Paramirim. Esta é a 53ª edição da Força Total na Bahia e a 1ª do ano de 2026.
Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o Major André Nobre destacou que as ações visam reforçar o policiamento ostensivo nas cidades da região. “São ações preventivas com emprego ordenado de viaturas e do efetivo policial militar da 4ª CIPM. Empregamos os recursos que temos de forma racional, sobretudo a nossa inteligência”, afirmou.
Segundo o comandante, embora alguns alvos tenham sido previamente identificados, a operação tem por finalidade atuar preventivamente. “Temos a visibilidade como marca forte da nossa instituição com o objetivo de combater e manter à distância o tráfico de drogas e desarticular eventuais meliantes que circulam com armas e drogas nas cidades”, completou.
Ao todo, 20 policiais e cerca de 6 viaturas estão sendo empregados nas ações da Força Total.
O foco são os municípios de Macaúbas e Boquira. Este último registrou na zona rural o primeiro homicídio do ano na região.
A 4ª CIPM conta com o apoio popular, através de denúncias anônimas, para o combate à criminalidade.
