Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Gasoduto que ligará Ipiaú a Brumado será construído, processo licitatório já foi aberto

A Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás) abriu processo licitatório para a realização do projeto executivo destinado ao estudo de viabilidade da construção do Gasoduto Sudoeste, que terá aproximadamente 300 quilômetros de extensão e 10 polegadas de diâmetro - considerado o maior gasoduto de distribuição do Nordeste e o segundo maior do Brasil. O estudo tem o valor estimado em cerca de R$ 7 milhões e a obra um total R$ 430 milhões. O gasoduto ligará os municípios de Ipiaú, no sul do estado, a Brumado, passando por Jequié e Maracás, no sudoeste baiano, entre outros. A construção irá contribuir para o desenvolvimento da região.

Polícia recupera três motos roubadas em menos de 24 horas em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Nos dois primeiros dias úteis dessa semana, as guarnições do pelotão especial da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Brumado recuperaram três motocicletas que haviam sido roubadas na cidade. Em todas as ocorrências, os bandidos agiram de maneira semelhante. Armados, eles intimidam a vítima e exigem o veículo. O último assalto aconteceu na terça-feira (07), quando duas atendentes de uma loja de calçados foram surpreendidas pelos marginais. No período da tarde, a polícia conseguiu recuperar a motocicleta roubada.

Squaresom e Polly Móveis se preparam para a chegada do Dia das Crianças Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Pensando na aproximação do Dia das Crianças, a Squaresom e a Polly Móveis prepararam ofertas especiais para você presentear toda a criançada. Passe nas lojas e confira a linha de brinquedos e bicicletas. Têm motos elétricas, velotrol, bicicletas e muito mais! Nos locais, também são vendidos celulares, câmeras digitais, tablets e notebooks. A criançada merece esse carinho! Squaresom, a loja numero 1 da cidade, e Polly Móveis facilitando a sua vida! A Squaresom fica localizada na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, 151. O telefone é (77) 3441-3422.

Squaresom e Polly Móveis se preparam para a chegada do Dia das Crianças Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias
Bahia: Celulares receberão nono dígito em 2015 Foto: Reprodução

Em 2015, os números dos telefones celulares do estado da Bahia ganharão o nono dígito, segundo decisão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A agência explica que a medida se deve ao aumento na demanda por novas linhas móveis. No país, já são 277 milhões de linhas. O estado de São Paulo adotou o nono dígito desde 2012. Além da Bahia, em 2015 receberão o nono dígito Minas Gerais, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí.

Colégio Estadual de Brumado realiza simulado para o ENEM Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Nesta quarta-feira (08), o Colégio Estadual de Brumado realiza o Simulado ENEM 2014. A avaliação é realizada há cinco anos com o intuito de avaliar o desempenho escolar e preparar o aluno para participação no ENEM. A participação voluntária é destinada aos estudantes do 1º ao 3° do Ensino Médio, dos turnos matutino, vespertino e noturno, matriculados no CEB e estudantes egressos. Os inscritos realizam quatro provas objetivas (linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza), além de uma redação. Este ano, preocupados com a garantia de participação de todos os estudantes, inclusive os portadores de necessidade especiais, a Comissão Organizadora providenciou a impressão de prova ampliada (papel tamanho A3, fonte 24 e imagens ampliadas).

Colégio Estadual de Brumado realiza simulado para o ENEM Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias
Horário de verão será iniciado no dia 19 de outubro

Às 0h do dia 19 de outubro de 2014, na madrugada de sábado para domingo, tem início o horário de verão. A partir desta data e até 22 de fevereiro de 2015, moradores de estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste têm que adiantar os seus relógios em uma hora. O horário de verão é adotado a fim de economizar energia. No Brasil, o primeiro horário de verão foi realizado entre 1931 e 1932, pelo presidente Getúlio Vargas, com duração de 5 meses. A prática vem sendo adotada sem interrupções desde 1985, com algumas diferenças nos estados que aderem e períodos de duração. Somente em 2008, o decreto 6.558, durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, definiu as datas para a mudança de horário e fixou a duração da medida em quatro meses.

Campanha Outubro Rosa Novembro Azul é lançada em Caculé Foto: Divulgação

Por meio da Secretaria Municipal de Saúde e com o apoio de diversas empresas e instituições, o Governo de Caculé iniciou a Campanha Outubro Rosa Novembro Azul no município, que visa conscientizar e prevenir o câncer de mama e o câncer de próstata, o segundo mais comum em homens. O objetivo é chamar a atenção da população para a importância da realização de exames periódicos, como o autoexame e a mamografia para mulheres e o exame de toque e o PSA para os homens. Em sua segunda edição, a campanha foi lançada na tarde do dia 1º de outubro, na Praça Sagrado Coração de Jesus, e contou com vários serviços de saúde, além de palestras educativas. Durante o lançamento também teve apresentação teatral com o Grupo de Teatro A Fênix e voz e violão com Thiago Araújo e Rafael Brito. Ainda foram oferecidos serviços de massagem relaxante, maquiagem, manicure, designer de sobrancelha e corte de cabelo. O Secretário Municipal de Saúde, Roque Adenibal, expôs os dados das melhorias na saúde do município e destacou que durante os meses de outubro e novembro serão realizadas palestras com orientações, exposição de banners e entrega de informativos sobre as doenças, uma caminhada de mobilização e sensibilização e um passeio ciclístico no encerramento.

CONTINUE LENDO
Brumado: 'Projeto Paz no Trânsito' é apresentado pelo Ginásio Professor Clemente Gomes Foto: Divulgação

No Distrito de Itaquaraí, a Secretaria de Educação de Brumado e o Ginásio Municipal Professor Clemente Gomes promoveram o 'Projeto Paz no Trânsito', que visa conscientizar os alunos quanto às leis de trânsito, proporcionando maior segurança aos cidadãos. A primeira etapa ocorreu dentro da sala de aula com atividades educativas. Na segunda etapa, os participantes se deslocaram para a sede do município para participarem de eventos apoiados pela Secretária de Educação, Acácia Gondim, e com o Superintendente Municipal de Trânsito e Transportes, Clidemar Amorim, que expôs temas referentes à sinalização eletrônica e a segurança no trânsito. O projeto foi encerrado com uma apresentação dos alunos do 3º ano na faixa para pedestres em frente à prefeitura

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3311-6115 ou 9951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

Sergipe: Brumadense é eleito deputado estadual Foto: Divulgação

Candidato a deputado estadual no estado de Sergipe, o brumadense Luciano Pimentel (PSB) foi eleito com 26.158 votos. Filho de Adalberto Pimentel e Maria Azevedo Pimentel, o novo parlamentar tem 57 anos. Ele é bancário e já chegou a ser Superintendente da Caixa Econômica Federal (CEF).

Bancários de Brumado e região encerram a greve Foto: Divulgação

Na noite de ontem (07), os bancários do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e dos bancos privados de Brumado e região decidiram encerrar a greve após oito dias de paralisação. O presidente do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, Paulo Barrocas, disse que, apesar das reivindicações não terem sido totalmente atendidas, o movimento reivindicatório foi positivo. A deliberação dos bancários levou em consideração os resultados das assembleias que aconteceram em todo pais. A partir de hoje (08), somente os bancários do Banco do Nordeste permanecerão em greve por tempo indeterminado, até que seja apresentada uma nova proposta pelo banco. Com a aprovação das propostas, os bancários terão o aumento de 8,5% nos salários e 9% no piso, com pequenas diferenciações para a Caixa, além de reajustes nos outros benefícios.

Gari é encontrado morto em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na noite desta terça-feira (07), o gari Paulo Sérgio de Oliveira Gama, 34 anos, foi encontrado morto no Loteamento Malhada Branca, em Brumado. A polícia suspeita de que a morte tenha sido um acerto de contas do tráfico. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia no local e o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. Os moradores da localidade não souberam dizer como o homem foi morto. Com este, soma-se treze homicídios no ano em Brumado.

Castilho Viana parabeniza eleição de Nelson Leal e agradece votos de brumadenses Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O vereador Castilho Viana (PSB) usando das suas atribuições resolveu parabenizar o deputado estadual Nelson Leal (PSL) por ter conseguido sua reeleição à Casa Legislativa da Bahia. Viana apoiou o deputado em campanha no município de Brumado e aproveitou para agradecer a população local pelos votos confiados ao parlamentar de Livramento de Nossa Senhora. “Apoiei Nelson Leal, pois vi que as propostas do candidato vão surtir efeitos positivos para o progresso da nossa região. Parabenizo o deputado e agradeço a população pelo voto de confiança”, disse o vereador.

Caesg detém jovens portando arma de fogo em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Com apenas 15 minutos que havia chegado em Brumado no início da noite desta terça-feira (07), uma guarnição da CIPE/Sudoeste Caesg realizou uma ronda na Urbis II e se deparou com dois jovens em uma motocicleta preta. Ao avistar a viatura, eles tentaram fugir, mas foram alcançados pelos policiais. Segundo informou a polícia ao site Brumado Notícias, com os mesmos foi encontrado um revólver preto calibre 32 municiado. A polícia acredita que os jovens estavam se preparando para cometer algum assalto na cidade. Os jovens, a arma e a motocicleta foram apresentados na delegacia local.

Brumado: Homem é encontrado morto em casa abandonada no São Félix Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Moradores encontraram um homem morto dentro de uma casa abandonada na Rua Padre José Dias, no Bairro São Félix, em Brumado, no final da tarde desta terça-feira (07). Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o Samu 192 compareceu ao local, mas constatou a morte de Claudionor de Jesus Nascimento, 52 anos. Segundo vizinhos da vítima, ele fazia uso de remédio controlado e era alcoólatra. Não foi constatada nenhuma perfuração ou sinal de hematomas no corpo do homem. Diante disso, a polícia considera que a morte ocorreu de maneira natural. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado.

Passageiros se revoltam e protestam na garagem da Novo Horizonte em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A situação ficou ainda mais tensa ao entardecer na garagem da empresa Novo Horizonte, em Brumado, por conta da greve dos motoristas. Revoltados, os passageiros protestaram contra a empresa, que, segundo disseram, deixaram os clientes desassistidos. “A empresa sabia da paralisação e não nos informaram, ao contrário, continuou a vender as passagens. Foi uma tremenda falta de respeito conosco, pois há entre nós idosos, grávidas, bebês de colo e a maioria está dormindo dentro do ônibus porque a empresa não nos ofereceu acomodações até passar a crise”, denunciaram os passageiros ao site Brumado Notícias. 

Passageiros se revoltam e protestam na garagem da Novo Horizonte em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Irritado diante da situação, um homem tentou cortar um pneu de um dos ônibus, mas foi contido pela polícia militar. Segundo informações colhidas pela nossa reportagem, os passageiros trancaram os portões de entrada da garagem não permitindo a entrada de outros ônibus e, por isso, os veículos que chegavam ao município pela BA-262 ficaram parados às margens da rodovia na Avenida Coronel Santos. Uma fogueira foi acessa na entrada do ponto de apoio da empresa. Sindicalistas e motoristas aguardam um posicionamento da gerência da Novo Horizonte no que se refere ao atendimento das reivindicações da categoria para que a paralisação seja interrompida. Mais de 1200 pessoas encontram-se retidas no local sem poder seguir viagem.

Dia 12 de outubro haverá virada de preço no Brumado Indoor

O Brumado Indoor está se aproximando e, no dia 12 de outubro, haverá virada de preço. Por isso, garanta já o seu abadá pelo preço original. A camisa pode ser dividida em 3 vezes no cartão. O evento fechado, que conta com camarote open bar, acontece às 18h do dia 18 de outubro no Parque de Exposição Santa Inês. No local, a dupla sertaneja Henrique e Juliano promete arrastar multidões e fazer o público cantar e dançar de montão. Além dos cantores, são presenças confirmadas na festa Renan Moreira, Duas Medidas, Turma da Bregadeira, e Rafa Gouveia. Não fique de fora dessa!

Brumado recebe a visita de casal de cobras pítons Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um casal de cobras pítons, uma de seis metros e outra de três metros de comprimento, visitou o município de Brumado durante o último final de semana. Os animais de cativeiro estavam a bordo do veículo do Segundo Sargento PM, Araújo, do estado de Minas Gerais, que realiza trabalhos de educação ambiental por todo o país com os animais. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, as cobras, de 75 e 50 quilos, foram bastante fotografadas pelos populares, que ficaram impressionados com a doçura dos bichos. Uma das cobras, albina, ganhou muitos abraços das crianças. Além delas, uma salamandra também fazia parte da tripulação.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

Mais um cachorro morre envenenado em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A morte de cachorros por envenenamento em Brumado está sendo investigada como um crime com requintes de crueldade. Nos últimos dias, sete animais foram mortos. O último deles, uma cadela, foi encontrado morto na noite da última segunda-feira (06), no Loteamento Maria de Lourdes, próximo ao Bairro Santa Tereza. Os moradores da localidade apelaram para que a polícia comece a investigar a matança, pois eles se preocupam com a vida de seus animais de estimação. Em entrevista ao site Brumado Notícias, a associação protetora dos animais informou que já iniciaram as investigações a fim de identificar o assassino dos cães na região.    

Coruja africana com asa machucada cai em casa de pedreiro em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma coruja africana, animal silvestre que não faz parte da fauna do sertão brumadense, foi parar na casa de um pedreiro, na Rua Princesa Isabel, no Bairro Malhada Branca, na noite do último domingo (05). Com cerca de um metro de envergadura, a ave caiu na casa do pedreiro popularmente conhecido como Remelecho. A princípio, ele ficou temeroso por ter encontrado o animal agonizando em seu quintal, mas, assim que percebeu que a coruja estava machucada, acolheu o bicho tentando cuidar do mesmo. No dia seguinte, o pedreiro tentou localizar o Ibama ou algum órgão de defesa animal, mas não obteve êxito. 

Coruja africana com asa machucada cai em casa de pedreiro em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Já nesta terça-feira (07), a associação protetora dos animais de Brumado tomou conhecimento do fato e conseguiu o apoio de um veterinário para examinar o ferimento e o estado de saúde do pássaro. Paulo Esdras, presidente da associação, disse ao site Brumado Notícias que também não conseguiu manter contato com a sede do Ibama em Vitória da Conquista. A associação cuidará do animal até o que o mesmo possa ser solto novamente na natureza.

Bahia: Abstenção no 1º turno cresce 7,5% em relação às eleições de 2010 Foto: Reprodução

O número de abstenções neste 1º turno na Bahia cresceu em relação às eleições de 2010. Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), ao todo, 23,19% do eleitorado baiano deixaram de votar - o equivalente a um aumento de 7,5% (ou 1,63 pontos percentuais) em relação às eleições de 2010, quando 21,56% do eleitorado deixaram de votar. Em números absolutos, 2.360.558 eleitores se abstiveram de votar. A Bahia possui um número total de 10.179.390 eleitores, 7.818.832 deles compareceram às urnas neste 1º turno. Esse número representa 76,81% do eleitorado. Quem deixou de comparecer às urnas pode justificar a ausência perante a Justiça Eleitoral. Para tanto, deverão entregar o Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) em qualquer seção eleitoral ou nas mesas receptoras de justificativa. Os eleitores ausentes têm o prazo de 60 dias, após cada turno de votação, para justificar perante a Justiça Eleitoral sua ausência.

Censura e bate boca entre vereador e ex-candidato a deputado marcam a sessão na Câmara de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um dia após as eleições, a sessão na Câmara de Vereadores de Brumado foi a mais quente do ano. Os trabalhos seguiam tranquilos até o momento em que o vereador Márcio Moreira (PSB) citou a matéria publicada pelo site Brumado Notícias em que o empresário e diretor de emissora de rádio, Emanoel Araújo Lima (PSB), o Manelão, candidato a deputado estadual nas últimas eleições, falou sobre a falta de apoio do partido a sua candidatura. Durante a fala do vereador, o sinal da rádio através do qual a sessão é transmitida foi cortado. Ao ser informado sobre o ocorrido, Márcio comunicou a presidência da câmara exigindo a reprodução de sua fala. Diante do impasse, ele recebeu mais cinco minutos para fazer suas considerações finais. O presidente Alessandro Lôbo (PSL) suspendeu a sessão por 10 minutos para que fosse feita a reprodução da fala do vereador e também para solucionar o problema na transmissão. Neste período, o diretor da emissora, Manelão, entrou na casa legislativa e se deslocou diretamente para a sala de transmissão, onde teria discutido com Márcio Moreira. O clima ficou tenso entre o parlamentar e o diretor da emissora. Com o sinal restabelecido, a fala do vereador foi reproduzida. Os parlamentares reprovaram a atitude do diretor da emissora. O vereador Castilho Viana (PSB) chegou a falar que o ocorrido representou uma intimidação aos parlamentares e pediu ao presidente para que solicitasse a presença de policiamento nas próximas sessões. “É inadmissível que esse tipo de coisa ocorra dentro da Câmara de Vereadores. A pessoa entrar para intimidar um parlamentar e nada ser feito? Desse jeito vamos perder o respeito e essa casa deixará de ser chamada de casa da cidadania para ser chamada de casa da baderna”, argumentou Viana. Outros parlamentares consideraram que a emissora estava tentando censurar Moreira. Com os ânimos controlados, os parlamentares concluíram suas falas e a sessão se encerrou mais cedo que o habitual.

Brumado: CEEP divulga informações sobre vagas para 1º semestre letivo de 2015 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em Brumado, o CEEP em Gestão e Meio Ambiente ofertará para o 1º semestre letivo de 2015, na modalidade Subsequente (PROSUB), os cursos técnicos em Contabilidade (35 vagas) e Comércio (35 vagas). Os cursos têm duração de dois anos (4 módulos) e as aulas serão ministradas no turno noturno. O acesso às vagas será mediante Sorteio Eletrônico Único, com inscrição no site www.educacao.ba.gov.br para candidatos que já tenham concluído ou estão concluindo o Ensino Médio no ano letivo de 2014. O período de inscrição acontece entre os dias 04 e 18 de novembro.

Paralisação da Novo Horizonte deixa 1200 passageiros retidos em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Por volta do meio dia desta terça-feira (07), os motoristas da empresa Novo Horizonte voltaram a cruzar os braços em toda a Bahia protestando contra a empresa. Álvaro Souza, presidente do Sindicato dos Rodoviários de Vitória da Conquista (SINTR-VC), explicou ao site Brumado Notícias que os motoristas aceitaram a proposta da gerência para continuar a fazer a linha até o estado de São Paulo, mas eles querem 48 horas de folga. 

Paralisação da Novo Horizonte deixa 1200 passageiros retidos em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Segundo o sindicalista, a reivindicação havia sido acordada entre as partes, mas a empresa até então não honrou o que foi firmado. Diante do impasse, a nova paralisação foi deflagrada por tempo indeterminado. O assunto mais uma vez virou caso de polícia, pois duas guarnições da 34ª CIPM se deslocaram para a garagem da empresa, onde os cerca de 1200 passageiros que ficaram retidos chegaram a ameaçar atear fogo nos ônibus. No meio da confusão, grávidas, crianças e idosos tiveram que descer dos veículos e ficaram debaixo de sol quente aguardando o desenrolar das negociações. 

Paralisação da Novo Horizonte deixa 1200 passageiros retidos em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Cansados de esperar, cerca de 40 passageiros de comunidades rurais da cidade de Tanhaçu fretaram um ônibus escolar para prosseguir a viagem. Enquanto isso, outros passageiros tiveram o dinheiro das passagens devolvido no guichê de embarque. O sindicato informou que a empresa ainda não se pronunciou para uma nova mesa de negociações.

Brumado: Zé Ribeiro Neves agradece votos recebidos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Candidato a deputado estadual, Zé Ribeiro Neves (PT) não conseguiu se eleger. No geral, ele obteve 5606 votos (0.08%). Em Brumado, foram registrados 4.931 votos. Em nota enviada ao site Brumado Notícias, Ribeiro agradeceu a todos que acreditaram em seu trabalho e que votaram em Rui Costa, eleito governador da Bahia, Otto Alencar, eleito senador, e Waldenor Pereira (PT), eleito deputado federal. “Podem ter certeza de que a nossa conquista foi vitoriosa e ainda será maior com a vitória de Dilma Rousseff no segundo turno. Saímos fortalecidos e unidos em nosso ideal de fazer a Bahia avançar cada vez mais. Temos a certeza de que os brumadenses e os baianos souberam reconhecer quem verdadeiramente são seus representantes. Obrigado mais uma vez pela confiança e pelo carinho recebido durante nessa caminhada”, destacou ele.

Arquivo