Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Brumado: Prestadores de serviço do Minha Casa, Minha Vida cobram salários atrasados Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Contratados pela empresa Verlimpo para realizaram os trabalhos de limpeza nas casas dos residenciais Brisas I e II, do programa Minha Casa, Minha Vida, em Brumado, fizeram um protesto na manhã desta terça-feira (15), no canteiro de obras do residencial. A Verlimpo é uma empresa terceirizada contratada para execução de serviços de limpeza nos residenciais. Em entrevista ao site Brumado Notícias, os servidores declararam que há dois meses não recebem salários e, por isso, as atividades foram paralisadas. A nossa reportagem procurou o setor administrativo da empresa para falar sobre o assunto, mas não obteve êxito. Já a coordenação da empresa E II Engenharia, que executa as obras do residencial, disse que já repassou o pagamento para a terceirizada e que também vem tentando manter contato com os responsáveis da empresa, mas sem sucesso. Os coordenadores afirmaram ainda que até a próxima sexta-feira (18) resolverá o problema com a efetuação dos pagamentos dos prestadores de serviço. Após isso, buscará meios de serem ressarcidos pela terceirizada. “O problema já não é conosco, pois fizemos a nossa parte, mas vamos interceder no intuito de não termos a obra maculada pelo ocorrido”, disse a coordenação.

Carro seminovo está sendo vendido em Brumado Foto: Divulgação

Uma Saveiro Trend 1.6 completa, com apenas 11 meses de uso, está sendo vendida em Brumado. O veículo, ano 2013/2014, é prata e possui ar-condicionado, direção, vidros, trava, som original com bluetooth e mp3, protetor de caçamba e capota marítima. O carro seminovo está sendo vendido por R$ 33.000,00. Os interessados podem entrar em contato com o proprietário através dos telefones (77) 9986-4224 ou (77) 3441-1962.

'Guarita da PM na Vila só se for para bonecos ou fantasmas tomarem conta', diz Castilho Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O vereador Édio Pereira (PCdoB) apresentou requerimento na Casa Legislativa brumadense na última segunda-feira (14) solicitando ao prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) que interceda junto ao comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) no sentido de implantar um posto policial na Vila Presidente Vargas. O requerimento foi aprovado e elogiado pelos demais parlamentares. Porém, os vereadores Alessandro Lôbo e Castilho Viana alegaram que o baixo efetivo da polícia local impossibilitaria a implantação do posto. “Estamos sendo assaltados nas portas de nossas casas, perdemos o direito de utilizar um telefone celular em via pública, pois logo aparece um bandido armado para levar o aparelho e ainda fazendo inúmeras ameaças”, descreveu Castilho. Para Viana, o quadro reduzido de soldados na companhia tem feito marginais atuarem com mais veemência na cidade. “Quando vemos uma guarnição passar pela rua observamos que dentro da viatura há apenas dois policiais. Eu bem que gostaria que na Vila Presidente Vargas e em cada comunidade tivesse um posto policial, mas do jeito como está só se for policial de boneco ou fantasma para tomar conta”, concluiu o parlamentar.

Uneb abre as inscrições para cursos de Especialização na UAB de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Até o dia 28 deste mês, estão abertas as inscrições para os cursos de pós-graduação na Uneb, no polo da UAB de Brumado. O edital nº 061/2014 visa ao preenchimento de vagas destinadas aos cursos de Especialização em Gestão Pública; Gestão Pública Municipal; Gestão em Saúde; Educação a Distância; e Especialização Interdisciplinar em Estudos Sociais e Humanidades. As inscrições para o Processo Seletivo serão realizadas, exclusivamente, via internet, por meio do site www.selecaoalunoead.uneb.br. Os cursos serão iniciados no próximo semestre. Para informações sobre quantidade de vagas e documentos necessários, acesse o edital. As inscrições para os demais cursos de pós-graduação serão abertas em breve. Já as inscrições para o vestibular EAD têm início no dia 04 de agosto. O prazo se encerra no dia 15 do mesmo mês.

Universitários brumadenses conseguem na Câmara direito a transporte Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Universitários brumadenses que são obrigados a se deslocar para outros municípios da região em busca de qualificação superior compareceram à sessão legislativa na noite da última segunda-feira (14). No local, eles acompanharam de perto a votação da indicação de nº 0139/2014, de autoria do vereador Weliton Lopes (SDD), que propõe ao poder executivo municipal a participação no sentido de contribuir ou arcar integralmente com os custos do transporte desses estudantes para Vitória da Conquista. A contribuição ou custeio seria uma forma de garantir aos universitários e alunos de cursos técnicos, residentes no município de Brumado, acesso ao nível superior. A votação teve aprovação unânime dos parlamentares, que foram aplaudidos pelos estudantes. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o universitário João Caíque falou sobre a aprovação do projeto. “Lamentamos o fato de nossa cidade não nos oferecer esses cursos superiores, mas esperamos que esse cenário possa mudar e favorecer as gerações futuras. Considero que hoje conseguimos uma grande vitória junto ao parlamento local, que nos ajudará e muito em nossas despesas para adquirirmos a educação superior. Esperamos que nossos representantes possam unir forças em prol de melhores cursos na universidade que aqui se encontra, assim como que possam conseguir novas faculdades para a nossa cidade”, destacou o universitário.

Brumado: Câmara encerra primeiro semestre aprovando LDO Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Casa Legislativa brumadense encerrou o primeiro semestre de 2014 aprovando vários projetos e indicações, entre os quais o projeto de lei nº 010/2014, de autoria do poder executivo municipal, que dispõe sobre as diretrizes para elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO). Como eram necessárias primeira e segunda votação para aprovação do projeto, a sessão ordinária foi transformada em sessão extraordinária. O secretário de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo, Miguel Lima Dias, esteve no local representando o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD). Ele fez um resumo dos trabalhos do executivo nos primeiros meses do ano. Após segunda votação e aprovação da LDO, os parlamentares também relataram individualmente suas atividades no primeiro semestre. Ao final, o presidente anunciou um recesso de 15 dias, durante o qual não serão interrompidas as atividades parlamentares.

Rio do Antônio comemorará 52 anos de emancipação política com grande festa

Para comemorar o 52º aniversário da cidade de Rio do Antônio, uma grande festa está sendo preparada para os dias 24, 25 e 26 deste mês. No primeiro dia de evento, haverá uma gincana cultural; já no dia 25, acontecerá um Festival de Futebol de Campo, além de shows com Edu e Maraial, Coroa de Frade, e Danilo Fernandes. Já no dia 26, para encerrar a festa em grande estilo, o cantor Renan Moreira, e as bandas Lordão e Kiaudácia se apresentarão na cidade. Não fique de fora dessa comemoração. Visite o município de Rio do Antônio e participe você também dessa festa.

Datafolha: 83% dos turistas aprovam Copa do Mundo no Brasil Foto: Reprodução

De acordo com pesquisa Datafolha, 83% dos estrangeiros que visitaram o Brasil aprovaram a organização da Copa do Mundo de Futebol. Alguns pontos foram bastante elogiados pelos entrevistados, como o conforto nos estádios (92% acharam ótimo ou boa), segurança (92%), hospitalidade dos brasileiros (95%) e qualidade das atrações turísticas (84%). Já os aspectos que não agradaram muito foram o custo do setor hoteleiro (32% acharam ótimo ou bom, mas 27% acharam alto) e a comunicação nos estádios (22% acharam ruim). A pesquisa ouviu 2.209 estrangeiros de mais 60 países que estiveram em Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília entre 1º e 11 de julho.

Câmara aprova indicação de titulo de cidadã brumadense a Dete do Acarajé Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O vereador Édio Pereira (PCdoB), vice-presidente da mesa diretora da Câmara de Vereadores de Brumado, apresentou projeto de lei que concede a Maria Odete da Silva Amorim, a Dona Dete do Acarajé, o titulo de cidadã brumadense. O projeto não só foi aprovado por unanimidade como também recebeu elogios de todos os parlamentares, que fizeram questão de parabenizar a baiana pioneira na comercialização dos quitutes no município. Emocionada, a baiana agradeceu ao vereador Édio pela homenagem e aos demais parlamentares pela aprovação do projeto. “Eu já me sentia filha de Brumado e agora então nem se fala. Fico feliz de saber que o município também me adotou e me aceita como filha. Muito obrigada a todos por esse presente maravilhoso”, disse a baiana, que recentemente recebeu a premiação de destaque do ano promovida pela empresa Seven Publicidade. Dete do Acarajé iniciou seu ofício em Brumado no aniversário do centenário da cidade, no ano de 1977. Desde então, vem se destacando como a mais tradicional das baianas na cidade, promovendo a cultura e culinária afro no município.

Amanhã (16), a prefeitura municipal de Brumado realizará um leilão destinado à Alienação de Bens Móveis Inservíveis. O evento acontece na Rua Francisco Gomes Xavier Pires, 193, no galpão da prefeitura, com início previsto para às 09h. Os interessados devem se informar sobre as regras do leilão junto à Comissão Permanente de Licitação, que atenderá diariamente nos dias úteis, das 08h às 12h, na sede da prefeitura, pelo telefone (77) 3441-8781, ou com o leiloeiro oficial, Rudival Almeida Gomes Júnior, cujo escritório está localizado na Avenida Tancredo Neves, 620, sala 812, Edifício Centro Empresarial Mundo Plaza, Caminho das Árvores, em Salvador. Serão oferecidos 38 lotes de bens móveis de propriedade do município, entre os quais veículos automotores, sucatas, máquinas e equipamentos.

Ibiassucê: Jovem de 18 anos sofre infarto e morre durante partida de futebol Foto: Reprodução/Facebook

Na última quinta-feira (11), o jovem Felipe Ferreira, de apenas 18 anos, morreu após passar mal durante uma partida de futebol. Segundo informações de familiares, Felipe faleceu vítima de um infarto fulminante. Ele chegou a ser levado para um hospital, mas morreu antes mesmo de ser atendido. O caso chocou os moradores do povoado de Brazilândia, em Ibiassucê, no sudoeste baiano, onde o jovem residia. Amigos de Felipe contam que ele desmaiou durante o jogo, caindo e machucando a cabeça. De acordo com o Informe Cidade, nas redes sociais foram registradas diversas mensagens e manifestações de carinho aos amigos e familiares do jovem.

Alessandro: 'Brumado só não virou faroeste porque faltam policiais para trocar tiro com bandidos' Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Debatendo a fragilidade na segurança pública em Brumado durante a sessão da Câmara de Vereadores na noite da última segunda-feira (14), o presidente da Casa Legislativa, Alessandro Lôbo (PSL), fez uma declaração polêmica. Segundo ele, a violência tem crescido tanto no município que os marginais estão atuando livremente, espalhando pânico e deixando as vítimas traumatizadas. O parlamentar declarou que o efetivo reduzido na companhia da polícia militar tem contribuído para que os bandidos se sintam soberanos. Lôbo apontou ainda que a cidade está desguarnecida por falta do braço do estado. “Brumado só não virou faroeste porque está faltando policiais para trocar tiro com os bandidos. Em contrapartida, os bandidos estão atirando na população”, reiterou o vereador.

Abastecimento de água afetado em Brumado e Malhada de Pedras, diz Embasa Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (15), o abastecimento de água será interrompido na cidade de Malhada de Pedras e em Brumado, no Bairro São Jorge e na Vila Presidente Vargas. Segundo a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), a interrupção no serviço visa à realização de manutenção emergencial na Adutora de Malhada de Pedras. Os trabalhos devem ser concluídos até o final do dia. A Embasa recomenda que a população ​economize água até o restabelecimento do fornecimento. Moradores de imóveis com reserva suficiente para suas necessidades de consumo diárias não sentirão os efeitos da interrupção temporária.

Torcedor brasileiro tatua 7 a 1 da Alemanha no Brasil Foto: Fernanda Zanetti/G1

De Piracicaba, em São Paulo, o torneiro mecânico Matheus Ribeiro Simões, de 31 anos, tatuou na coxa esquerda as bandeiras da Alemanha e do Brasil e o resultado da partida, a histórica goleada de 7 x 1. Ao G1, o torcedor disse que decidiu fazer a tatuagem após ver o sofrimento da filha de oito anos com a derrota. “Marcou muito vê-la chorar de soluçar, decepcionada com a derrota da seleção”, declarou. Simões ainda afirmou que brasileiro costuma ter memória curta e ele não quer esquecer esse momento marcante. “Eu não quero esquecer porque foi um momento que marcou a minha vida e a da minha filha. Sem contar que, sempre que ela ou eu olharmos a tatuagem, lembraremos da partida e daquele momento que vivemos”, reforçou o torcedor.

Torcedor brasileiro tatua 7 a 1 da Alemanha no Brasil Fernanda Zanetti/G1
Projeto Vidativa é realizado em Brumado

Direcionado para o público da terceira idade e para crianças, o evento Vidativa surgiu por meio do educador físico Pablo Soares com o objetivo de resgatar a saúde e bem estar dos seus participantes. O projeto comunitário visa a integração dos idosos por meio de atividades físicas, entretenimento e lazer. Segundo o co-fundador do evento, Fabiano Rocha, o evento inclui entretenimento e confraternização em  prol da comunidade que vive na melhor idade.

Paulo Souto e Geddel recebem apoio de lideranças de Brumado Foto: Divulgação

Os ex-vereadores Leonardo Vasconcelos (SDD), Osmar de Souza Moura (PMDB), Marcelo Viana (PMDB), o ex-vice-prefeito Marlúcio Abreu (PP), o presidente da Associação de Moradores do Bairro Dr. Juracy, Jobson Cruz, Dilmar Amorim e Edilson Souza (Samambaia) declararam na última segunda-feira (14) apoio aos candidatos Paulo Souto (DEM) e Geddel Vieira Lima (PMDB), governador e senador respectivamente, para as eleições 2014. Os brumadenses definiram com o candidato alguns pontos acerca das ações durante a campanha eleitoral na cidade. As lideranças estiveram com Souto em Salvador, na sede dos Democratas, em uma reunião que foi articulada pelo deputado federal Arthur Maia (SDD).

Tem início hoje (15) cadastramento de eleitores para votar em trânsito

A partir de hoje (15) até o dia 21 de agosto, o eleitor que pretende votar fora de sua cidade nos dias 5 e 26 de outubro, primeiro e segundo turno do pleito geral, poderá requerer o benefício nos cartórios eleitorais. O voto em trânsito é permitido apenas para escolha do presidente da república. O cidadão que estiver viajando poderá votar em municípios com mais de 200 mil eleitores. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 92 cidades terão voto em trânsito. A lista completa pode ser conferida no site do TSE. No cartório, o eleitor indicará onde estará no dia da votação. É preciso levar um documento oficial com foto no dia da solicitação do serviço à Justiça Eleitoral. Após o cadastramento, o cidadão fica impedido de votar na seção de origem, mas poderá pedir o cancelamento até o fim do prazo.

Riacho de Santana: Policiais recuperam moto roubada Foto: Divulgação/PM

No último domingo (13), policiais da cidade de Riacho de Santana, no sudoeste baiano, prenderam Ronaldo Brito Santos, de 18 anos, e recuperaram uma moto de placa CGD-0126, que havia sido roubada pelo mesmo. Segundo a polícia, o acusado teve a ajuda de um menor de 16 anos, que possui um grande histórico criminal e já cumpriu medidas socioeducativas na capital do estado. O veículo foi localizado com Antônio Pereira de Souza, acusado de receptação. O homem fugiu minutos antes de os policiais chegarem em sua residência, onde a moto roubada foi encontrada.

Brumado: Sem freio, carro desce ladeira, atropela motociclistas e colide em residência Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em Brumado, um carro desceu desgovernado pela Rua Albino Viana na noite da última segunda-feira (14) e atropelou pai e filha, que trafegavam em uma moto pela Avenida João Paulo I, no Bairro Olhos D’água. O veículo só parou após colidir com uma residência derrubando o portão de entrada e parte do muro. À polícia, o condutor declarou que perdeu o controle do veículo ao perceber que o mesmo estava sem freios. Com suspeita de fratura na perna, a jovem que estava na moto com o pai foi socorrida pelo Samu 192 e encaminhada ao Hospital Professor Magalhães Neto. 

Brumado: Sem freio, carro desce ladeira, atropela motociclistas e colide em residência Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Assustada, a idosa proprietária da casa disse ao site Brumado Notícias que escapou de ser esmagada pelo carro. “Pouco antes da batida eu estava escorada neste portão conversando com Deus. Aí eu entrei para preparar alguma coisa pra comer e assistir o jornal quando de repente escutei o grito da menina que foi atropelada e o barulho do portão caindo”, contou. O carro foi conduzido à delegacia para ser periciado.

Mês de julho é mês de promoção na Madeireira Real

Mês de julho é mês de ofertas de enlouquecer na Madeireira Real! O gerente da loja mandou os preços lá para baixo e chegou a oportunidade única para adquirir os materiais de construção que você precisa. Confira: porcelanato polido, tipo A, 60 x 60 cm Tecnogrés por apenas R$ 45,90 por metro quadrado, e vaso com descarga acoplada Celite por somente R$ 189,90. Faça uma visita à loja, que fica localizada na Rua Coronel Tibério Meira, 307, Centro, e faça já suas compras. Para informações sobre produtos e quantidade em estoque, ligue (77) 3441-3041. Você também pode acessar www.madeireirareal.com.

Brumado: Testemunhas de Jeová convidam comunidade para congresso Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Todo ano, as Testemunhas de Jeová realizam congressos com duração de três dias em Brumado. Neste ano, o tema é Continue a Buscar Primeiro o Reino. O evento explicará o que é o reino e como ele pode ser uma influência positiva. O congresso acontece nos dias 25, 26 e 27 deste mês, no Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro. A programação será iniciada todos os dias às 09h20. Um dos destaques do programa será um discurso na sexta-feira (25), que mostrará como o reino tem beneficiado as pessoas hoje. No domingo (27), uma palestra intitulada “Quem será o novo Governante da Terra?” será realizada. Duas produções teatrais encenarão um relato dos tempos bíblicos e uma história dos dias atuais. As Testemunhas de Jeová no Brasil planejam realizar 497 congressos em 170 cidades. No mundo todo, há quase 8 milhões de Testemunhas de Jeová em mais de 113 mil congregações. A entrada é gratuita.

Brumado: Obra de construção das vias marginais recebe investimento de R$ 2 milhões Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em ritmo acelerado de crescimento, a cidade de Brumado vem buscando avanços estruturais. Orçada em R$ 6 milhões, a obra de construção das vias marginais vai trazer uma nova dinâmica urbana para o município. Com 12 km de extensão, as novas vias marginais se estendem da Ponte do Padre até o Bairro Esconso. A obra contará com 2 pistas que irão margear a atual linha férrea da FCA, dando lugar a um plano urbanístico moderno e arrojado. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, já foram liberados R$ 2 milhões, que serão utilizados para a primeira etapa que deve ser iniciada em breve. A notícia foi comemorada pelo prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD). “A nossa gestão tem dado uma atenção muito grande à área de planejamento e desenvolvimento urbano e essa obra vem representar uma vitória muito grande, pois dará um aspecto de modernidade a nossa cidade”, disse ele.

Brumado: Obras federais são desaceleradas no período da Copa Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Obras federais que deveriam ter sido inauguradas no mês de março em Brumado continuam a passos lentos por conta do veto no repasse das verbas. O site Brumado Notícias apurou que as obras dos residenciais Brisas I e II e do Campus do IFBA sofreram corte das verbas em razão dos jogos da Copa do Mundo de Futebol. Mas não foi apenas em Brumado que as obras federais foram desaceleradas, pois em outras cidades da região o efeito Copa também fez o governo federal conter os gastos com as obras, que já deveriam ter sido concluídas. Cogita-se que se trata de uma estratégia de marketing para que as inaugurações aconteçam às vésperas das eleições de outubro.

Weliton Lopes quer conceder título de cidadão brumadense a Anselmo Soares Foto: Divulgação

Na sessão de hoje (14), o vereador Weliton Lopes (SDD) apresentará duas importantes proposições. A primeira solicita ao executivo municipal que arque integralmente ou parcialmente com o transporte dos alunos que estudam na cidade de Vitória da Conquista. Além desta, o parlamentar também solicita ao legislativo a concessão do título de cidadão brumadense ao radialista Anselmo Soares. Sobre esta proposição, Lopes destacou que é uma forma de demonstrar o reconhecimento ao trabalho realizado pelo radialista durante sua trajetória nas rádios locais. “Anselmo Soares vive há quarenta anos em Brumado e sua história de vida mostra toda sua dedicação a cidade. Hoje não pode mais usar os microfones para exercer a sua profissão em virtude das seqüelas de um AVC e nada mais justo que concedermos esse título a ele em demonstração de nosso reconhecimento e gratidão”, salientou. Quanto à primeira solicitação, o vereador justifica que, além da dificuldade diária no deslocamento, mensalidades, material didático, e alimentação, os estudantes também estão encontrando grandes problemas para arcar com o custo do transporte, que é bastante elevado.

Arquivo