Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Eleições 2014: Marizete Pereira dispara críticas ao antigo governo de Paulo Souto Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

“Com Paulo Souto (DEM) no Governo, Brumado comia o pão que o demônio amassou. A cidade chegou a ficar sete meses à base de carro pipa quando enfrentamos uma forte seca. Não queremos mais esse retrocesso”, afirmou Marizete Pereira (PT), segunda suplente do candidato ao Senado, Otto Alencar (PSD) a coluna Raio Laser do jornal Tribuna da Bahia. Casada com Edmundo Pereira (PT), que foi três vezes prefeito da cidade e vice-governador no primeiro mandato de Jaques Wagner, Marizete acrescentou que verbas federais dificilmente chegavam a Brumado na época. “A situação só melhorou com a chegada de Lula à presidência, que aí os recursos passaram a ser carimbados para os municípios, e não tinham que passar pelo Governo do Estado”, disse.

Corrida Ecológica: Não deixe a sua inscrição para a última hora

A 16ª edição da Corrida Ecológica Brumado/Rio de Contas acontece em setembro e você já pode fazer a sua inscrição através do site www.corridaecologica.com.br. Até o dia 20 de agosto, o valor da inscrição é de apenas R$ 60, depois desse período, o valor será reajustado. Não deixe para a última hora e garanta já a sua participação nesse evento esportivo que promete movimentar o cenário na região. A corrida acontece no dia 14 de setembro.

Velório de Campos começou na madrugada em Recife Agência Reuters

O velório do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, começou por volta de 2h da manhã deste domingo (17), no Palácio do Campo das Princesas. No mesmo local também são velados os corpos de seu assessor de imprensa, Carlos Percol, e do fotógrafo da campanha, Alexandre Severo, ambos vítimas de um acidente aéreo em Santos (SP) que também matou o presidenciável do PSB, na última quarta-feira (13). A avião da FAB que trazia os restos mortais chegou a Recife por volta de 23h. Uma comitiva com família, políticos e amigos de Campos aguardou a chegada na base aérea. 

Velório de Campos começou na madrugada em Recife O ex-prefeito de Brumado e candidato a vice-governador da Bahia, Eduardo Vasconcelos, está acompanhado o velório em Recife. (Foto: Brumado Notícias).

Usando camisetas amarelas estampadas com a frase "Não vamos desistir do Brasil", os filhos de Eduardo Campos ajudaram a carregar o caixão com corpo do pai. Os caixões seguiram em viaturas do Corpo de Bombeiros, que foram acompanhados de centenas de carros e motociclistas. Os sepultamentos de Eduardo Campos e de Percol serão no cemitério de Santo Amaro, na área central do Recife. O enterro será logo após a missa campal, prevista para iniciar às 10h. Informações do G1.

Brumado: Gincana estudantil foi promovida no Centro Educacional Monteiro Lobato Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Encerrou na tarde do último sábado (16) a 16ª edição da gincana estudantil do Centro Educacional Monteiro Lobato, em Brumado. Este ano, as equipes trabalharam o tema “Luz, câmera... educação”, através do qual buscaram expor os elementos e a história da sétima arte voltados para a educação. A abertura da gincana aconteceu na noite da última sexta-feira (15). Corpo docente e alunos trabalharam bastante nas pesquisas e confecção de fantasias e cenários para as apresentações, que contaram pontos durante a gincana. Além da parte de integração, a gincana do CEML também está promovendo a solidariedade, pois quem compareceu para prestigiar as apresentações doou um quilo de alimento não perecível, que será destinado a algumas instituições do município. A equipe Intocáveis venceu a gincana estudantil.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

PSB escolhe Marina Silva como candidata a presidente Foto: Reprodução/TV Globo

Marina Silva foi escolhida como candidata à Presidência da República pelo PSB e deve ser anunciada oficialmente na próxima quarta-feira (20). Segundo o G1, líderes do partido se reuniram nesta sexta (15) em São Paulo para conversar sobre a substituição de Eduardo Campos, morto em um acidente aéreo nesta quarta (13). Entre eles, estavam o presidente do partido, Roberto Amaral, o governador de Pernambuco, João Lyra, e os deputados federais, Júlio Delgado (MG) e Márcio França (SP). Ao saírem da reunião, integrantes do PSB já davam como certo o anúncio de Marina como líder da chapa. Também estaria encaminhado que o vice será um integrante do partido e não de uma sigla aliada. Marina não tem falado publicamente sobre política e não fez nenhum comentário sobre o futuro da corrida presidencial desde a morte de Campos. Durante o voo que a levou para o Recife, para acompanhar o velório e sepultamento do ex-governador de Pernambuco, ela teria falado em "senso de responsabilidade e compromisso com o que a perda de Eduardo nos impõe", de acordo com reportagem de O Globo.

Brumado sedia mais uma etapa da corrida nacional de pombos-correios Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Desde o ano de 2008, a cidade de Brumado participa do circuito nacional da corrida de pombos-correios. Na manhã deste sábado (16), moradores do Bairro São José puderam acompanhar de perto o momento da soltura dos 2 mil pássaros, que aconteceu às 07h, no campo de várzea ao lado do Ginásio de Esportes Antônio Imbassahy. O evento é promovido pela Federação Nacional de Pombos-Correios e pela Columbofilia Nacional, um clube de criadores de pombos de todo o país. 

Brumado sedia mais uma etapa da corrida nacional de pombos-correios Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Brumado entrou no circuito por conta de sua posição geográfica que possibilita a realização da disputa em várias categorias. No município, há a mesma distância de percurso para destinos diferentes e condições favoráveis de vento. Responsável pela soltura dos pombos competidores, Gasparino Pinto explicou ao site Brumado Notícias que as aves chegam a percorrer mais de 1.400 metros por minuto. Os pombos são monitorados por GPS com chips presos as anilhas. Além de Brumado, Poções e Jequié também fazem parte do circuito regional. Os vencedores recebem equipamentos que ajudarão na prática do esporte.

Brumado: Coelba diz que conserto de poste danificado na Mourão Guimarães será realizado hoje (16) Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em reposta à matéria publicada no site Brumado Notícias na última quinta-feira (14), em que a reportagem fala sobre um poste danificado na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, em Brumado, a Coelba informa que a substituição do poste foi programada para hoje (16). Os comerciantes da região estão assustados, pois o poste possui um pesado transformador que sustenta a rede na região e o mesmo está apoiado apenas nas barras de ferro da base, podendo cair a qualquer momento.

Futsal: Juventude sai na frente nas disputas finais do brumadense Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Começaram na noite da última sexta-feira (15) as disputas da grande final do 31º Campeonato Brumadense de Futsal. As equipes do Juventude e da Ibar, que também fizeram a final de 2013, mostraram que são bons em promover jogos de disputa de título. Teve de tudo no jogo que foi disputado na quadra do Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro: catimba, belos lances e dribles, golaços, expulsões e muita discussão. Com os ânimos alterados entre os atletas e sem a presença da polícia, os árbitros encerraram a partida antes do final do tempo regulamentar. Ainda com a bola rolando, o time do Juventude, atual campeão da competição, envolveu a equipe da Ibar, que mesmo com dois reforços de peso esteve sempre atrás do marcador. A partida terminou com a vitória de 7x5 para o Juventude. Para garantir o título e conquistar o bicampeonato, o grupo terá de vencer a partida da próxima sexta-feira (22).

Um vídeo que seria utilizado por Eduardo Campos durante a propaganda eleitoral, que começa na próxima terça-feira (19), vazou nesta sexta (15). O candidato aparece em uma espécie de programa de auditório e fala sobre o governo de Dilma Rousseff e a criação de diversos ministérios, supostamente para agradar a base aliada formada pelos senadores Renan Calheiros, Fernando Collor e José Sarney. "Eu e a Marina somos os únicos candidatos que estamos dizendo, de agora, a gente está mandando avisar pela imprensa: 'Avisa aí ao Sarney, ao Renan, ao Collor, que nós vamos chegar e que eles vão para a oposição'. No nosso governo eles não vão trabalhar". Marina Silva também aparece no vídeo, sentada entre os espectadores.

Anatel aprova reajuste de 1,5% para ligações entre fixo e móvel

Na última quinta-feira (14), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou um reajuste de 1,5% nas tarifas de telefonia para ligações entre telefones fixos e móveis, tanto em chamadas locais como em longa distância. O reajuste vale para todo país, mas apenas para as concessionárias de telefonia fixa. Os novos valores irão entrar em vigor a partir da publicação da decisão no Diário Oficial da União, o que deve acontecer na próxima semana.

Especialistas em política falam sobre novos rumos da área após morte de Eduardo Campos Foto: Reprodução

De acordo com o especialista em política, economia e atualidades, o advogado Paulo Manso Cabral, após a morte do presidenciável Eduardo Campos haverá uma lacuna na política nos próximos anos, principalmente em termos de visão nova de gestão e governo. Para Cabral, a figura de um novo gestor, sem os vícios de corrupção e utilitarismo, poderia incentivar os jovens a se interessarem pelo assunto. “Hoje o jovem não confia na política, olha com ar de nojo, preferem ficar no seu mundo de redes sociais e não se interessam em se inserir na vida pública. O milagre seria um presidente inspirador”, ressaltou. O desinteresse da população por política também foi reforçado pelo especialista Jorge Almeida. O analista acredita que uma reforma eleitoral profunda poderá ajudar no nascimento de novas lideranças que ainda sofrem dificuldades de viabilização por conta do sistema já imposto. Para ele, Campos poderia representar novos ares e uma reforma eleitoral ajudaria no surgimento de mais lideranças.

Anvisa proíbe venda de lote de água mineral Foto: Reprodução

De acordo com resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a distribuição e a comercialização, em todo o território nacional, do Lote 32966047S1 (validade: 23/10/2014), do produto Água Mineral Natural da marca São Lourenço, produzido pela Empresa Nestlé Waters Brasil - Bebidas e Alimentos Ltda, estão proibidas. O texto diz que foi identificada no lote a presença da bactéria Pseudomonas aeruginosa acima do limite estabelecido na legislação sanitária. A resolução já entrou em vigor. Segundo o Departamento de Química da Universidade de São Paulo (USP), a bactéria atinge principalmente os pulmões de pessoas que apresentam imunidade baixa.

Brumauto lança promoção imperdível: Gol, Fox e Voyage com taxa 0%

A Brumauto, a sua concessionária Volkswagen em Brumado, acaba de lançar uma mega promoção. Só na Brumauto você encontra os veículos Gol, Fox e Voyage com taxa 0%. Além disso, a primeira parcela só será quitada em dezembro. Os veículos também possuem três anos de garantia. Vá pessoalmente até a Brumauto, que fica localizada na Avenida Centenário, 893, e confira todas essas ofertas de perto. Para mais informações, ligue (77) 3441-5000. Brumauto: 45 anos realizando sonhos!

Brumado: Cipe/Sudoeste detém homem com maconha e mais de R$ 2 mil no Dr. Juracy Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Ao perceber a aproximação de uma viatura da Cipe/Sudoeste que fazia ronda pelo Bairro Dr. Juracy na tarde desta sexta-feira (15), um homem começou a correr. Diante da atitude suspeita, a guarnição perseguiu o elemento, que acabou entrando em sua residência. O oficial que comandava a guarnição informou ao site Brumado Notícias que o rapaz retirou um pacote da cintura e tentou esconder dentro do forno do fogão. Familiares tentaram impedir os soldados de efetuarem a prisão do suspeito, porém o mesmo foi conduzido à delegacia. Com ele, a polícia localizou um pacote de dinheiro contendo R$ 2.185 em espécie, 41 trouxinhas de maconha e dois sacos de maconha para ser prensada e embalada. O acusado possuía uma tatuagem de palhaço na região do abdômen - o símbolo significa matador de policiais. Ele ficou detido à disposição da justiça.

Carlos Prates: A Pracinha do Jurema está na UTI Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No final de 1970 e até 1980 essa Praça foi um dos principais pontos de encontro dos brumadenses.  Os casais de namorados e os que desejavam paquerar transitavam pelos seus passeios, repousavam em seus bancos e ficavam a admirar a moderna iluminação. A mesma foi construída na gestão de Dr. Juracy Pires Gomes, utilizando o que havia de mais moderno. Ao seu entorno existiam os inesquecíveis Bar e Restaurante Jurema, Supermercado Peg & Pag Apolo e a Casa de Força, onde era gerada a energia que iluminava Brumado; próximo dali, o Cine Teatro Fátima. Há mais de 20 anos a Pracinha do Jurema está abandonada, vive parcialmente às escuras e com os bancos total ou parcialmente danificados, conforme fotos do Brumado Notícias. Apesar de inúmeros apelos aos prefeitos e vereadores de gestões anteriores, nada foi concretizado. Quem sabe agora, com a proximidade de mais uma eleição, os políticos locais e os que comparecem para pedir votos, envidem esforços para aprovar um projeto de reforma dessa praça, que tantos momentos de alegria proporcionou a todos nós. Hoje, decorridos mais de 20 anos de desprezo, ela está na UTI. Vamos salvar a Pracinha do Jurema?

PSB da Bahia refaz peças para horário gratuito para homenagear Eduardo Campos Foto: Fernando Amorim | Ag. A Tarde

O horário eleitoral gratuito terá início na próxima terça-feira (19) e o PSB da Bahia está refazendo o material de televisão em função da morte do presidenciável Eduardo Campos. O partido pretende fazer homenagens a Campos utilizando as imagens da campanha de rua do socialista na Bahia com a candidata ao governo, Lídice da Mata, e ao Senado, Eliana Calmon. Antônio Carlos Tramm, um dos coordenadores da campanha estadual do PSB, disse que a tragédia ainda é muito recente e que as decisões sobre os rumos da campanha ainda serão tomadas. Ele garantiu que a linha programática da candidatura de Eduardo Campos será mantida.

Agricultores que aderiram ao plano de incentivo a safra recebem pagamento Foto: Reprodução

O pagamento de benefícios relativos aos anos de 2012/2013 e 2013/2014 aos agricultores que aderiram ao plano de incentivo à safra foi autorizado pelo governo federal. Os agricultores poderão receber os benefícios na Caixa Econômica Federal em datas programadas. A garantia de safra é concedida a agricultores familiares com renda familiar mensal igual ou inferior a 1,5 (um e meio) salário mínimo e provê uma renda mínima às famílias que tiveram sua safra prejudicada por eventos climáticos e que vivem na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Os gestores têm até o dia 3 de setembro para comunicar as perdas dos participantes do programa para 2013/2014. Segundo o senador Walter Pinheiro (PT-BA), a medida alcança quase 153 mil aderidos em 123 cidades baianas.

Vitória da Conquista: Obras do Mercado Popular está com obras em fase de acabamento Foto: Amanda Oliveira/GOVBA

O Mercado Popular de Vitória da Conquista está quase pronto. Para a obra ser finalizada resta apenas parte dos serviços de urbanização da área externa do espaço comercial, no centro da cidade, que vai ser usado por vendedores de artigos populares. Ontem (14), o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Ubiratan Cardoso, e o diretor de Equipamentos e Qualificação Urbanística, Airton Maia, vistoriaram a obra, orçada em R$ 5,5 milhões. Segundo Cardoso, a obra deve ser entregue à população até a segunda quinzena de setembro. O mercado, que ocupa área de 2.031 metros quadrados, tem 302 boxes comerciais, além de áreas de circulação e serviço, sanitários, escadas e rampas de acesso. O projeto inclui ainda urbanização da área externa e pavimentação das ruas localizadas no entorno. O novo espaço representa uma antiga reivindicação de comerciantes populares da cidade, que há aproximadamente 25 anos ocupavam a área.

Marina Silva quer mulher de Eduardo Campos como vice-presidente Foto: Roberto Pereira

Após a morte do candidato à presidência da república, Eduardo Campos, o PSB já pode ter escolhido o sucessor dele na corrida eleitoral. O partido ainda não assumiu a candidatura de Marina, mas ela é dada como praticamente certa. A legenda só deve anunciar a decisão após o enterro de Campos. Em 2010, concorrendo pelo PV, Marina teve quase 20 milhões de votos e ficou em terceiro lugar. Embora a ex-ministra - vice na chapa de Campos - tenha proibido qualquer especulação sobre seu nome em respeito ao ex-governador, o próprio irmão de Eduardo, o advogado Antonio Campos, também filiado ao PSB, divulgou uma carta ao partido defendendo a candidatura de Marina. Segundo a Revista Piauí, a candidata Marina Silva quer Renata Campos, a viúva do ex-governador de Pernambuco, como candidata a vice-presidente.

Brumado apresenta defasagem policial e segurança pública é deficiente Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Nos últimos dois anos, a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Brumado perdeu cerca de 60 policiais militares, que foram deslocados para companhias de outros municípios. Como não houve reposição, a companhia brumadense ficou defasada e com um pequeno contingente responsável por cobrir doze municípios da região. A situação é semelhante na 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin). Na polícia civil, a substituição de investigadores afeta o trabalho de elucidação de crimes. Essa semana ocorreu mais uma baixa, pois a Secretaria de Segurança Pública do Estado publicou no Diário Oficial a exoneração do chefe de investigadores da delegacia local. O setor já é carente, vez que os investigadores do município são desviados de suas funções para vigiar os presos da custódia e o pouco trabalho de rua que ainda era feito ficará mais escasso com a perda do chefe de investigação. Para muitos, o que falta ao município é uma forte representatividade política, pois, enquanto municípios de porte menor estão recebendo reforço policial, a cidade possui uma segurança pública deficiente.

Brumado: Placas de propaganda política viram obstáculos nas calçadas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em Brumado, os pedestres estão com dificuldades de transitar pelas calçadas nas principais avenidas e praças da cidade. Os locais foram tomados por grandes placas de propaganda política. Na manhã desta sexta-feira (15), a reportagem do site Brumado Notícias contou mais de quinze placas em um trecho de menos de 200 metros na calçada central da Avenida Centenário. A quantidade de placas obriga em muitos casos os transeuntes a descerem da calçada e disputar a pista de rolamento com carros e motos. Diferentemente das eleições municipais de 2012, quando a justiça eleitoral fez uma rigorosa fiscalização na cidade, este ano os candidatos não tem sentido a presença do poder judiciário.

Apresentador Jô Soares pode estar com câncer no pulmão Foto: Reprodução

Segundo o colunista Leo Dias, do Jornal O Dia, o apresentador Jô Soares, de 76 anos, pode estar com câncer no pulmão. Jô está internado desde o dia 25 de julho, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ele teria tido uma parada cardíaca na noite da última quarta-feira (13) e o seu estado de saúde é grave, de acordo com Dias. O oncologista Dráuzio Varella estaria acompanhando o caso. A assessoria de imprensa do hospital informa apenas que não há previsão de alta para o artista, que continua sendo tratado de uma pneumonia. O programa do apresentador está sendo reprisado pela Globo.

Palmas de Monte Alto: Polícia prende estelionatário Foto: Divulgação/Polícia Civil

Acusado de aplicar inúmeros golpes na região nos últimos dias, João Paulo Neres da Silva foi preso pela polícia militar do município de Palmas de Monte Alto, no sudoeste baiano, ontem (14). O homem responde a procedimentos policiais em Brasília, Santa Maria da Vitória, Iuiu e Guanambi. Segundo informações da polícia, ele atuava como representante de uma empresa de granito ou dono de uma firma com prestação de serviço na região. Uma das vítimas, o lavrador João Batista Rocha, residente no Distrito de Morrinhos, recebeu a visita de João Paulo no dia 06 de agosto. Na ocasião, o acusado se apresentou como representante de uma empresa denominada Cajugram Granito. Segundo a vítima, ele alegou que seu terreno produzia granito e cobrou R$ 5 mil para registrar a propriedade. João Paulo foi preso no Povoado de Altamira, zona rural de Palmas de Monte Alto, onde se passava por representante de uma pedreira. Com ele, a polícia encontrou vários documentos que serão periciados, um veículo, além de recibos de depósitos.

Campanha de Loja Maçônica sobre importância do voto ganha ruas de Brumado Foto: Alessandro Silva/Brumado Notícias

Com a aproximação das eleições, a Loja Maçônica Manoel Joaquim dos Santos Carvalho intensificou a campanha “Não venda, Não troque, Não negocie. Voto não tem preço, tem consciência”, cujo objetivo é conscientizar a população sobre a importância do voto. A campanha começa a ganhar as ruas da cidade em razão da aproximação do pleito, que acontece no dia 5 de outubro. No próximo dia 20 de agosto, uma palestra sobre a importância do voto será realizada na Câmara de Vereadores, às 20h. A Loja Maçônica Manoel Joaquim dos Santos Carvalho convidou Maurício Vasconcelos Coqueiro e Paulo César Martins para falar sobre o tema. Toda a comunidade está convidada a participar do debate.

Aulas são retomadas na Ayrton Viana após ataques em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

As aulas na Escola Ayrton Viana, no Bairro Baraúnas, foram retomadas na última quarta-feira (14). Na unidade de ensino, os 278 alunos matriculados estavam sem aulas devido ao clima de insegurança no município após a morte de quatro bandidos em confronto policial e o incêndio a um ônibus escolar que estava estacionado nas proximidades. O efetivo policial foi reforçado na cidade e os serviços de rondas ostensivas deixaram a população um pouco mais tranquila.

Arquivo