Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Brumado: Weliton Lopes pede apoio da população para ação contra empresa Vivo Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em razão da ausência de qualidade dos serviços oferecidos pela operadora Vivo no município e, em especial, pela suspensão do sinal em localidades rurais em virtude da mudança da tecnologia analógica (CDMA) para digital (GSM), o vereador Weliton Lopes (SDD) acionou o Ministério Público Federal. O órgão, então, solicitou do parlamentar informações para que uma ação ou TAC seja efetuada no sentido do retorno do sinal e/ou substituição do aparelho sem ônus para os clientes. A fim de atender a solicitação, Lopes elaborou um formulário para que informações consistentes sejam apresentadas contra a empresa. O documento deverá ser preenchido e entregue na secretaria da Casa ou no gabinete do vereador. “Precisamos destes dados (número do celular que perdeu o sinal, loja em que adquiriu o aparelho, data da ausência do sinal, nota fiscal, etc.) para provar ao Ministério Público os abusos da operadora com os usuários em Brumado e também garantir o direito do retorno do sinal e substituição dos aparelhos. Contamos com a colaboração dos usuários que foram prejudicados, principalmente das localidades rurais”, frisou ele.

Copa 2014: Rússia e Coreia do Sul ficam no empate Igor Akinfeev engole frango e Coreia do Sul abre o marcador na Arena Pantanal. (Foto: Getty Images).

Parecia que a emoção não passaria perto da Arena Pantanal. Foi um primeiro tempo morno, até com muitos passes, mas pouca precisão. Quando a torcida começava a silenciar, se deixando levar pela pouca emoção, dois personagens improváveis trataram de lembrar que aquela era sim uma estreia de Copa do Mundo. Com o maior frango do Mundial de 2014, até o momento, e a estrela de um reserva, Rússia e Coreia empataram por 1 a 1 pela primeira rodada do Grupo H, em Cuiabá. Os gols foram marcados por Lee Keun Ho e Aleksandr Kerzhakov.

Brasil empata com México e frustra torcida brumadense Foto: João Augusto/Brumado Notícias

O Brasil empatou em 0 a 0 com o México na tarde desta segunda-feira (17) e frustrou à torcida brumadense. A Seleção criou chances ao longo do duelo, mas não conseguiu concretizá-las em gols. O time comandado por Felipão volta a campo na próxima segunda-feira (23), contra Camarões, em Brasília, às 17h. Já o México, pega a Croácia no mesmo dia e horário, na Arena Pernambuco. (Veja Fotos).

Bélgica sai atrás, vira e vence a Argélia por 2 a 1 no Mineirão Foto: AFP Photo/Martin Burau

A Bélgica chegou ao Brasil como grande candidata a surpresa desta Copa do Mundo. Mas precisou suar muito para sair da estreia com uma vitória. A forte retranca da Argélia complicou muito a vida dos europeus, mas no fim prevaleceu o talento de sua 'geração de ouro' em uma vitória de virada por 2 a 1, nesta terça-feira, no Mineirão. O triunfo veio, mas a imagem que fica é de uma seleção que apresentou bem menos que prometia antes do Mundial – e diante de um adversário sem grande qualidade técnica. A chance de mudar esta primeira impressão será no próximo domingo, contra a Rússia, no Maracanã. A Argélia enfrenta a Coreia do Sul, em Porto Alegre, e mostra que deve incomodar os demais rivais na briga por uma vaga nas oitavas de final. As informações são do Uol Esporte.

Câmara de Brumado realizará sessão extraordinária para votação do projeto do CDP Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O projeto de lei de origem do executivo municipal que trata sobre doação de local para construção de um Centro de Detenção Provisória (CDP) em Brumado foi retirado de pauta na sessão de ontem (16). Uma sessão extraordinária será realizada na próxima quinta-feira (19) para votação. A escolha do local para construção da unidade tem sido um impasse, pois os moradores das localidades escolhidas - Lagoa Funda e Vila Presidente Vargas - se posicionaram contra. Preocupados com a necessidade da construção do CDP em razão do aumento do índice de criminalidade e da falta de estrutura da delegacia local, que comporta apenas dezesseis custodiados, os vereadores se reuniram com o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) para discutirem a possibilidade de escolha de um novo local. A solução seria construir a unidade prisional em um local mais distante das comunidades.  

Brumado: Coveiro trabalha de graça há duas décadas e ainda paga para manter cemitério Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Há cerca de 20 anos, Dílson Fernandes Moço presta serviço gratuitamente como coveiro no cemitério da Vila Presidente Vargas, em Brumado. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o coveiro declarou que assumiu o posto devido à necessidade da comunidade, que não possui assistência do poder público para enterrar seus entes queridos. 

Brumado: Coveiro trabalha de graça há duas décadas e ainda paga para manter cemitério Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Dílson disse que chegou a receber salário durante um ano e seis meses na administração do ex-prefeito Edmundo Pereira Santos. Depois disso, ele assinou um contrato de trabalho no primeiro mandato do ex-prefeito Eduardo Vasconcelos, mas não foi remunerado pelos seus serviços. “Só ficou na assinatura, mas depois nunca mais vi aquele contrato e muito menos o salário descrito”, reiterou o coveiro. 

Brumado: Coveiro trabalha de graça há duas décadas e ainda paga para manter cemitério Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O trabalhador informou que, ao invés de ser assalariado, ele ajuda a manter o cemitério em funcionamento. “Cadeado quebra e sou eu quem compra outro; a bomba da caixa dá defeito e sou quem compro outra; e a prefeitura nunca me ressarciu um centavo. Já pensei diversas vezes em entregar essa chave, mas acabo ficando solidário as famílias que vem enterrar seus entes queridos”. Ele ainda denunciou que o cemitério está superlotado e que muitas vezes vários defuntos são enterrados em uma mesma cova.

Brumado: Rua é pavimentada após solicitação do vereador Alessandro Lôbo Foto: Divulgação
Em atendimento a uma solicitação do vereador Alessandro Lôbo (PSL), a Rua Elias Alves Ataíde, localizada no Bairro São José, foi pavimentada. A Secretaria Municipal de Infraestrutura concluiu a obra tendo em vista a necessidade da população. Lôbo disse que está muito satisfeito com a obra, a qual visa oferecer melhores condições de vida aos moradores. “A Rua Elias Alves Ataíde também dá acesso ao ginásio de esportes localizado neste bairro. Estamos sempre atentos às necessidades e buscando junto à administração, que tem sido sensível á nossas reivindicações, à realização de benfeitorias para os brumadenses”, resumiu o vereador.
Caetité: Polícia desarticula quadrilha de roubo de veículos Foto: Reprodução/Caetité Notícias

A polícia civil da cidade de Caetité, no sudoeste da Bahia, desarticulou um esquema de roubo, fraude, receptação e adulteração veicular através de uma operação batizada de Canarinho. Durante a ação, Reinan Gomes Rodrigues, vulgo Galego, e mais dois elementos foram presos acusados de receptação de veículo roubado. De acordo com o Caetité Notícias, os criminosos circulavam livremente pelo município sem levantar suspeitas. A polícia desarticulou o esquema porque um dos veículos estava sendo monitorado. Ao perceber que estava sendo seguido, o condutor fugiu, mas foi alcançado. A partir daí, foram encontrados mais dois carros em um local de difícil acesso que servia de esconderijo. No total, foram recuperados três veículos: dois Fiat Uno, um ano 2011 e outro 2013, e um Voyage 2014. Os carros eram roubados em outros estados e adulterados.

Brumado: Ótica do Futuro lança promoção de arrasar

Em Brumado, a Ótica do Futuro entrou em campo e está batendo um bolão. São óculos de todos os modelos e marcas com preços campeões. Passe na loja, que fica localizada na Rua Coronel Paulino Chaves, 180, e faça um orçamento. Você vai se surpreender com a qualidade, variedade e com as promoções. Faça sua seleção de óculos na Ótica do Futuro e sai por aí com estilo. Para informações sobre quantidade em estoque, ligue (77) 3441-6724.

Brumado: Projeto de doação de terreno para presídio é retirado de pauta da sessão da Câmara Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A sessão da Câmara de Vereadores da última segunda-feira (16) foi uma das mais curtas da história do legislativo brumadense. O único assunto debatido foi a votação referente à doação de um terreno do executivo municipal para a construção do presídio. O terreno fica localizado acerca de 1.800 m da Vila Presidente Vargas, à margem da BR-030. Apesar de fazer parte da sessão, o projeto não foi votado por decisão unânime dos parlamentares. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o presidente da Câmara, Alessandro Lôbo (PSL), explicou que, após avaliarem as cobranças e protestos dos moradores da localidade, que rejeitam a construção da unidade na vizinhança, o parlamento e o gestor municipal optaram por encontrar uma nova alternativa. Segundo Lôbo, um novo terreno em outra localidade foi encontrado e o mesmo poderá ser a solução para o impasse. Com isso, a mesa diretora convocou uma nova sessão para a próxima quinta-feira (19), às o9h, em caráter de urgência urgentíssima, já que o prazo para início das obras é até a próxima semana. “Não estamos dizendo que já está certa a saída do presídio da vizinhança da Vila, mas afirmo aos moradores daquela e das demais localidades vizinhas que estamos empenhados em apresentar uma nova proposta, longe de qualquer desconforto para as nossas comunidades”, garantiu o vereador.

Brumado: Projeto de doação de terreno para presídio é retirado de pauta da sessão da Câmara Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Acompanhando a sessão, Manoel Messias, presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública, declarou que teme que o município perca novamente essa oportunidade. “Já perdemos uma oportunidade de termos esse presídio e agora o prazo para esse está se esgotando e não há uma definição. Avaliamos que o presídio para o nosso município será muito importante, pois vem a somar e a facilitar alguns pleitos. É muito nobre os vereadores estarem buscando uma nova alternativa, e espero que o novo local não gere uma nova insatisfação, mas não podemos ficar sem esse presídio, pois seria uma perda enorme para Brumado”, afirmou Messias. Os moradores da Vila e demais localidades vizinhas compareceram à Câmara com uma faixa para protestar contra a construção do presídio no local. Em nome dos manifestantes, a presidente da associação de moradores da comunidade, Rosa Riqueza, declarou que foi um alívio a retirada do projeto de pauta. “Queremos que Brumado tenha o seu presídio, só não o queremos em nossa vizinhança e acreditamos que o poder público irá se sensibilizar com o nosso apelo”, opinou ela.

Brumado: Droga é encontrada em lixeira do hospital regional Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Policiais militares que acompanhavam um preso ao Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, no último domingo (15) encontraram no local uma pequena embalagem contendo drogas. O material estava escondido em uma lixeira de um dos banheiros da recepção da unidade. Não é a primeira vez que a polícia encontra entorpecente na lixeira do hospital durante encaminhamento de presos para atendimento médico. Em setembro de 2013, policiais civis encontraram maconha na lixeira de um dos banheiros da unidade hospitalar.

Confira a programação do São João de Tanhaçu

Os festejos do São João de Tanhaçu começam no dia 20 de junho. Neste ano, a prefeitura organizou uma vasta programação, que conta com shows, matinê, e diversas brincadeiras típicas dessa época do ano. As bandas Chica Baiana, Moleca 100 Vergonha, Forró Forrado, Marcas de Batom, Fator RG7, Filé D’Camarão, Calistones, além dos cantores Thiago Pires e Gustavo, Jailson Leão, Denis e Ruan, e Flávio Fernandes estão entre as atrações do evento, que se encerra no dia 23 de junho. O São Pedro de Suçuarana também faz parte das comemorações. A festa acontece nos dias 27 e 28 de junho. As bandas Marcas de Batom e Chica Baiana se apresentam no primeiro dia e, no segundo dia, marcam presença na festança Rodrigo e Forró Cangaço, D. Awillá da Bahia e Flávio Fernandes. Participe dessa grande festa, que é uma realização da prefeitura municipal de Tanhaçu.

Pesquisa aponta recuo no crescimento da economia brasileira em 2014

Segundo pesquisa Focus, do Banco Central, a previsão de crescimento da economia brasileira neste ano recuou de 1,44% para 1,24%. Há um mês, a expectativa era de 1,62%. Para 2015, a estimativa de expansão também recuou, caindo de 1,80% para 1,73%. A projeção para o crescimento do setor industrial em 2014 também apresentou queda em relação à semana anterior, passou de 0,96% para 0,51%. Para 2015, segue em 2,25%. Quatro semanas antes, a Focus apontava estimativa de expansão de 1,40% para 2014 e de 2,37% em 2015 para o setor. Os analistas corrigiram de 34,85% para 34,70% a previsão para o indicador que mede a relação entre a dívida líquida do setor público e o PIB em 2014. Há quatro semanas estava em 34,80%. Para 2015, recuou de 35,05% para 35,00%. Um mês antes a previsão era de 34,80% e 35,05% respectivamente.

Enem bate recorde de 8,7 milhões de inscritos

Neste ano, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) bateu recorde de inscrições. De acordo com o ministro da Educação, Henrique Paim, 8.721.946 estudantes se inscreveram para a seleção. O número representa crescimento de 21,6% em comparação com 2013. Além disso, cerca de 57% comprovaram carência e não precisaram pagar o valor, e outros 16% são isentos por estudar em escola pública. Para o ministro, o aumento no número de inscritos se deve ao maior número de oportunidades. “Se nós considerarmos que nós triplicamos as vagas em universidades federais nos últimos 10 anos, a implantação da lei de cotas, a manutenção das bolsas do Prouni, o Fies e o Sisutec, cada vez há mais participantes do Enem a partir das oportunidades criadas”, afirmou. 85% dos inscritos têm entre 15 e 29 anos.

Seleção brasileira joga hoje contra o México Foto: Cristiano Andujar/Estadão

Nesta terça-feira (17), a seleção brasileira entra em campo na Arena Castelão, em Fortaleza, para o segundo jogo da Copa do Mundo de Futebol, que será disputado contra o México. A partida faz parte da segunda rodada do grupo A. O Brasil vai tentar ditar o ritmo e ganhar o jogo para avançar na competição, podendo se classificar em primeiro no grupo e seguir para as oitavas de final. A próxima partida, contra Camarões, será no dia 23, em Brasília, quando a primeira rodada será finalizada. Até o momento, os jogadores Neymar e David Luiz estão pendurados com cartões amarelo. Outra preocupação do técnico Luís Felipe diz respeito ao atacante Hulk, que deixou os treinamentos na antevéspera das partidas contra Croácia e México antes do final em razão de dores na coxa esquerda. Ele participou da abertura da Copa e viajou para Fortaleza no último domingo (15), mas sua participação na próxima partida está indefinida.

Caturama: Polícia prende autor de tentativa de latrocínio Foto: Divulgação/Polícia Civil

Cumprindo mandado de prisão preventiva, a polícia civil de Caturama, no sudoeste baiano, prendeu Leonardo Pereira de Souza após tentativa de latrocínio, roubo seguido de morte. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, Leonardo e um comparsa, Fabiano de Oliveira Almeida, que está foragido, tentaram roubar a residência de Edneusa Maria de Oliveira Neves, em novembro de 2012, na localidade do Barreiro da Pedra. Na época, a vítima foi alvejada com dois tiros na perna. Além disso, seu companheiro sofreu lesões graves.

Copa: EUA marcam no fim e vencem Gana Foto: AFP Photo/Javier Soriano

Jürgen Klinsmann, técnico dos EUA, foi duramente criticado por cortar Landon Donovan, melhor jogador da história do país, da lista final para a Copa. Se alguém planejou esperar um erro de algum atacante americano para lembrá-lo disso, teve que largar a "corneta" com 29 segundos de Mundial para os americanos. Foi o tempo necessário para que Dempsey, experiente atacante, fizesse o primeiro gol da vitória sobre Gana, na estreia de ambas as equipes pelo Grupo G. Mesmo sofrendo o empate, os EUA conseguiram se salvar no finalzinho na base da bola aérea, para triunfar por 2 a 1 na Arena das Dunas, em Natal, nesta segunda-feira. A vitória dá aos EUA esperança de chegada às oitavas de final. Como Portugal foi goleado pela Alemanha por 4 a 0 também nesta segunda, e o próximo jogo dos americanos é contra os portugueses, a vaga pode surgir já na segunda rodada. Será que Klinsmann tem o segredo para segurar Cristiano Ronaldo? As informações são do Uol Esporte.

Copa do Mundo 2014: Tailandeses reforçam torcida brumadense pelo Brasil Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Quatro jovens tailandeses estão na região sudoeste participando de um programa de intercâmbio cultural. Elka Rocha e Rita de Cássia, mãe e filha, estão hospedando em suas casas na Rua Tenente Amarílio da Silva Leite, no Bairro das Flores, em Brumado, duas das jovens que participam do intercâmbio. Durante a última semana, elas receberam mais dois jovens da Tailândia que estão nas cidades de Vitória da Conquista e Poções e foram visitar as conterrâneas. Ainda com dificuldade com o português, os jovens disseram ao site Brumado Notícias que ficaram muito encantados com a receptividade e cordialidade dos brumadenses, assim como com as praças e a comida. “Gostamos muito de acarajé, pastel e coxinha, coisas que não encontramos em nosso país, mas o melhor daqui são as pessoas, são todos muito cativantes, alegres e amigos. Estamos apaixonados por esse lugar”, disseram os jovens, que fizeram questão de vestir a camisa canarinho e pintar os rostos com as cores da bandeira do Brasil para reforçar a torcida pela seleção. O craque Neymar serviu de inspiração para os jovens, que até pintaram os cabelos de loiro. “O Brasil merece ganhar a Copa não só pelo bom ou melhor futebol do mundo, mas principalmente por causa de sua gente que é muito feliz. Vamos torcer sim pelo Brasil que agora também é a nossa seleção”.

Brumado: Amendoim, milho verde, aipim e batata doce são as iguarias mais procuradas na feira livre Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os brumadenses estão consumindo mais amendoim neste mês de junho por conta dos jogos da Copa do mundo de futebol e dos festejos juninos. O grão é disparado o produto mais procurado na feira livre do município. Ele pode ser comprado a R$ 1,50 o litro com casca ou R$ 2,00 já descascado. Os feirantes informaram ao site Brumado Notícias que o consumo de amendoim neste período do ano aumentou em quase 40% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Além do amendoim, os consumidores também comparecem às quitandas para comprar milho verde, aipim e batata doce. “O mês já é de festa e com a Copa do mundo a festa ficou ainda maior. Estamos na torcida para o Brasil continuar ganhando, pois assim a torcida consome mais e a gente aumenta os lucros”, disseram os ambulantes.

Brumado: Amendoim, milho verde, aipim e batata doce são as iguarias mais procuradas na feira livre Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias
Brumado: Roubo de cruz é registrado no cemitério da Vila Presidente Vargas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O cemitério da Vila Presidente Vargas, localizado à margem da BR-030, em Brumado foi invadido por meliantes que roubaram cruzes de mármore em alguns túmulos. O coveiro Dilson Fernandes relatou ao site Brumado Notícias que os violadores de túmulos também roubaram um pequeno oratório de mármore que havia em uma sepultura. Eles ainda arrancaram várias cruzes de ferro de outros sepulcros espalhando as mesmas do lado de fora do cemitério. 

Brumado: Roubo de cruz é registrado no cemitério da Vila Presidente Vargas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O coveiro disse ainda que os bandidos pularam o muro do fundo do local, por onde passaram com os objetos subtraídos. Os mesmos foram carregados em um carrinho de mão, também furtado do local. Seguindo as pistas deixadas, o coveiro encontrou uma cruz branca de mármore quebrada em uma das ruas de acesso ao cemitério. Como presta serviço voluntário, o coveiro declarou que não teve tempo para registrar uma queixa na delegacia, mas disse ter sido informado de que as peças estavam sendo vendidas em um bairro periférico da cidade. Os meliantes não foram encontrados.

Copa tem o primeiro 0-0 com Irã x Nigéria Foto: Ghoochannejhad

Depois de viradas espetaculares, goleadas, dramas, golaços e tensões, os jogadores de Nigéria e Irã provaram que uma Copa do Mundo também tem espaço para caneladas. Com muitos erros de passe, de posicionamento, escanteios mal batidos, tiros de meta chutados para lateral e 90 minutos que pareceram uma eternidade, o jogo mais fraco do Mundial terminou previsivelmente 0 a 0 em Curitiba. O primeiro da Copa. Os nigerianos até que tentaram tirar o branco do placar, mas esbarraram em um adversário com defesa bem montada e em suas próprias deficiências técnicas. Os iranianos, com muito medo de perder e pouca vontade de ganhar, ameaçaram pouco o gol adversário, mas saíram de campo com um empate que pode até ser considerado um bom resultado. Quem deve ter gostado do que viu foram os argentinos, os próximos adversários dos dois times no Mundial. As informações são do Uol Esporte.

Brumado: São João no Bairro Dr. Juracy nos dias 23 e 24

O São João do Bairro Dr. Juracy, em Brumado, está chegando. Dias 23 e 24 deste mês você tem um encontro marcado na Praça João Romão, palco da folia. No dia 23, Jéssica e Patrick, Paixão Sem Limite e Pressão da Bahia no Forró vão fazer a alegria do público presente. Já no dia 24, o Bonde Apaixonado e Lyryo Barbosa prometem embalar a multidão. Além dos shows, haverá uma quadrilha durante o evento. A Associação de Moradores do Bairro convida a toda a comunidade para prestigiar esse forró gostoso. 

Guanambi: Mortes no trânsito representam o triplo de assassinatos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O número de mortes no trânsito no município de Guanambi, no sudoeste baiano, tem crescido de maneira significativa. Para se ter uma ideia da situação, até 14 de junho foram registradas 12 mortes por acidente nas vias públicas da cidade - oito mortes envolvendo motocicleta (66,66%). A maioria das vítimas tem entre 17 e 30 anos. Os números não contabilizam os feridos. A população cobra maior fiscalização, principalmente no que se refere a motoristas não habilitados e veículos irregulares. Números dos órgãos oficiais de trânsito revelam ainda que em nove anos o número de motos na circunscrição da 16ª Ciretran aumentou 216% - em apenas um mês a frota na mesma área teve crescimento de 5%. Os dados foram apurados pelo radialista Bonny Silva.

Copa 2014: Alemanha supera Portugal com goleada Foto: AFP Photo/Patrik Stollarz

O melhor jogador do mundo estreou na Copa, mas quase nem deu para perceber. Cristiano Ronaldo só apareceu em cobrança de falta no fim. Pepe voltou a fazer das suas, expulso por agressão. E a Alemanha não perdoou. Goleou Portugal por 4 a 0, com três gols de Müller, e mostrou força em uma estreia promissora no Mundial. A vitória maiúscula veio mesmo com Schweinsteiger poupado e com o artilheiro Klose no banco de reservas. E o forte calor do Nordeste, tão temido pelos europeus, não se mostrou empecilho para uma seleção que passou por uma temporada de treinos no litoral baiano. Alemanha volta a jogar no sábado, contra Gana, em Fortaleza. Portugal tenta a reabilitação no domingo contra os Estados Unidos, em Manaus. As informações são do Uol Esporte.

Arquivo