Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Morte por enfarte é mais provável nas mulheres por erro de diagnóstico

Um estudo canadense mostra que as mulheres têm maior probabilidade de não resistir a um enfarte do miocárdio devido a erros de diagnóstico que atribuem os sintomas a crises de ansiedade. Foram ouvidos 1.123 pacientes com idade entre 18 e 55 anos, hospitalizados em 24 estabelecimentos de saúde do Canadá, mas também em um hospital americano e outro suíço. Os pacientes, todos diagnosticados com síndrome coronária aguda, responderam às perguntas dos investigadores nas 24 horas após a internação. De acordo com Agência Brasil, as mulheres apresentavam também maiores riscos de diabetes e de hipertensão arterial, tinham um histórico familiar de doenças cardíacas e estavam ainda mais sujeitas à depressão e ansiedade.

Brumado: Acusado de matar cunhado é condenado há oito anos e ao pagamento de 360 salários Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O júri popular realizado na última segunda-feira (17) terminou no início da noite com muita expectativa por parte das famílias envolvidas. Sebastião Gomes Pereira, acusado de ter matado o cunhado José Silva da Cruz, de 51 anos, em janeiro de 2009, foi condenado há oito anos, três meses e 29 dias de reclusão. Mesmo não tendo decretado a prisão do réu, o juiz Genivaldo Alves Guimarães aplicou medidas cautelares a serem cumpridas pelo condenado. São elas: manter distância da viúva e dos descendentes e com eles não ter contato por qualquer meio; não mudar da residência e nem dela se ausentar por mais de 10 dias; comparecer ao cartório criminal a cada três meses; e pagar a viúva e aos filhos da vítima a multa de 360 salários mínimos. O valor foi calculado baseado na estimativa de vida de 29 anos restantes à vítima. O acusado poderá recorrer da decisão.

Brumado: Agentes de saúde e endemias acompanham aprovação de projeto na Câmara Municipal Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os agentes comunitários de saúde e endemias do município de Brumado compareceram à Câmara de Vereadores na noite da última segunda-feira (17) e acompanharam a votação e aprovação do Projeto de Lei nº 006/2014, de autoria do vereador Alessandro Lôbo (PSL). O documento reformula a formatação da desprecarização dos Agentes Comunitários de Saúde e de Agentes de Combate a Endemias e o aproveitamento de pessoal. Em entrevista ao Brumado Notícias, a representante sindical Jiscélia Santos Ribeiro falou sobre as reivindicações dos agentes. Segundo Jiscélia, os agentes querem ter as garantias legais enquanto servidores públicos asseguradas e a reformulação de alguns pontos importantes do projeto, que devem estar de acordo com o que estabelece o Ministério da Saúde. Os agentes ainda reivindicam o pagamento do piso salarial, que, de acordo com a representante sindical, já está sendo pago à categoria em muitos municípios vizinhos. “Há oito anos estamos negociando e não chegamos a um denominador comum”, disse Jiscélia, que garantiu que até o momento a categoria não pensa em paralisação. 

Brumado: Formado o Conselho Municipal de Segurança Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Conselho Municipal de Segurança de Brumado foi formado no mês passado. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Manoel Messias, falou sobre as prerrogativas do órgão e a importância da criação do mesmo. Segundo Messias, após muitas reuniões, a diretoria executiva do Conselho foi montada no dia 24 de fevereiro e agora outras medidas estão sendo estruturadas, a fim de se criar um Conselho forte e atuante na cidade. O presidente da CDL foi eleito presidente do Conselho e a OAB ficou na vice-presidência. Além disso, entidades importantes da sociedade civil organizada, como o Rotary Clube e a Loja Maçônica, também compõem a diretoria. “O Conselho Municipal de Segurança é formado por cada cidadão brumadense. Todo mundo é conselheiro, ou seja, pode levar ao conhecimento da diretoria os problemas da cidade, e a mesma tentará solucioná-los”, afirmou Messias. O presidente da CDL fez questão de frisar que apesar de se tratar de um Conselho de Segurança, o órgão não visa apenas resguardar a integridade das pessoas, mas também estará atento a outros setores, como educação e prevenção. A primeira reunião do Conselho será realizada no próximo dia 24.

Brumado: Empresário Cleio Antônio Diniz morreu nesta segunda (17) Foto: Arquivo Familiar

Por volta das 22h30 da última segunda-feira (17), morreu o empresário Cleio Antônio Diniz, natural cidade de Pará de Minas, em Minas Gerais. Bastante conhecido em Brumado, onde residia desde 1969, Diniz era proprietário da empresa Transportes Cleza Ltda., empreendimento consolidado no município. O corpo será velado em sua residência na Fazenda Olhos D’água na manhã de hoje (18). Após o velório, o corpo será transportado para Belo Horizonte, onde será sepultado junto com a mãe. Diniz deixa esposa e cinco filhos.

Bom Jesus da Serra: Família Ramos procura por irmãos desconhecidos na cidade de Brumado Foto: Humberto Carneiro/Bom Jesus Eventos

Natural do município de Nova Souza, no Mato Grosso, as irmãs Luciene Ramos de Souza e Lucineide Ramos de Souza estão à procura de irmãos que estariam residindo em Brumado. Os procurados são filhos de Ana Celestrina Ramos, que saiu da região em 1971, deixando os filhos com a avó, Terezinha Celestrina Ramos, na época moradora da Rua Benjamim Constantino, no Bairro São Félix. De acordo com o Bom Jesus Eventos, além dos irmãos, Luciene e Lucineide também procuram por uma tia de nome Nice. Outros parentes foram localizados pelas irmãs em Bom Jesus da Serra, onde elas estão. Caso alguém possa informar o paradeiro da família Ramos em Brumado, pode entrar em contato através do telefone (77) 8836-7145.

Igaporã: 37 famílias de Salininha são beneficiadas com energia elétrica Foto: Divulgação

Na última semana, 37 famílias que residem na comunidade de Salininha, no município de Igaporã, no sudoeste baiano, foram beneficiadas com a chegada da energia elétrica. As obras foram realizadas pela Coelba através do Programa Luz Para Todos do Governo Federal. A inauguração dos postes de iluminação aconteceu com a presença de moradores da localidade, além de vereadores do município. Durante o evento, a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) destacou a importância do benefício para desenvolvimento social e econômico da comunidade. “Levar energia, água e melhorar a qualidade da prestação de serviços básicos para os moradores é o nosso objetivo. Essas benfeitorias, além de serem um direito de qualquer cidadão, contribuem de maneira significativa para aumentar a renda da população através da realização de atividades que dependam da energia”.

Câmara de Brumado aprova projeto do Programa de Recuperação Fiscal

O Projeto de Lei nº 1.710, de 17 de março de 2014, que versa sobre o Programa de Recuperação Fiscal - Refis Brumado foi encaminhado pelo prefeito à Câmara de Vereadores, a qual aprovou o documento. A proposta visa oferecer parcelamento para pagamento da Dívida Ativa Tributária Municipal, não só para pagamento à vista, como também de forma parcelada. Segundo o executivo municipal, o Refis proporcionará melhores condições de pagamento para o contribuinte que possui débitos inscritos na dívida ativa ajuizados ou não, por via de consequência, evitar a evasão de receita e diminuir da dívida ativada Fazenda Pública Municipal. Também visa facilitar a negociação de débitos tributários até 31/12/2014 e em débitos superiores a R$ 50 mil, podendo ser parcelados em número maior de parcelas.

Anagé: Operação Galo Gavião apreende veículos roubados Foto: Divulgação

Cinco veículos roubados, com chassis adulterados, placas clonadas e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) falsos foram apreendidos através de operação coordenada pela Delegacia Territorial (DT) de Anagé no último sábado (15). A operação Galo Gavião ocorreu com a participação de equipes da 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Vitória da Conquista), Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), Garcif, DT/Caraíbas e Detran. Durante a apreensão dos veículos foram conduzidos à delegacia Jardiel da Silva Pequeno, Israel Sousa Damasceno, José Pedro Damasceno Sousa, Edirene Damasceno Santos, e Breno Oliveira. Todos foram indiciados em inquérito policial por crime de receptação. A procedência dos veículos está sendo investigada.

Brumado: Carro colide em fundo de carreta no Bairro Dr. Juracy Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um motorista de um veículo de passeio perdeu o controle da direção e colidiu no fundo do cavalinho de uma carreta na Praça João Romão, no Bairro Dr. Juracy, em Brumado, na tarde da última segunda-feira (17). O técnico de futebol Zezito Brito, o Zitinho do Bahia, informou ao site Brumado Notícias que estava sentado na calçada de casa no momento em que o veículo quase o atingiu. Segundo ele, logo que desceu da calçada, o carro colidiu com a carreta. O condutor e o passageiro que estavam no veículo tiveram graves ferimentos e perderam muito sangue. Eles foram socorridos pelo Samu 192 e encaminhados ao Hospital Professor Magalhães Neto. A polícia esteve no local apurando o que pode ter ocasionado o acidente.

Brumado: Carro colide em fundo de carreta no Bairro Dr. Juracy Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias
Brumado: Morreu o ex-vereador Catulino de Souza A família agradece por atos de solidariedade. (Foto: Arquivo Familiar).

Natural da cidade de Brumado, o ex-vereador Catulino de Souza faleceu no último dia 09 com 90 anos. O patriarca deixou esposa e oito filhos. Ainda menino, Catulino ajudava o pai nos serviços agrícolas. Na década de 60, ingressou na vida política. Ele foi empossado por duas vezes vereador entre os anos de 1962 e 1967. Durante a vida política, foi reconhecido por suas ações em prol da população. A família agradece a solidariedade dos parentes e amigos no momento da perda e reafirma o caráter ilibado do pai de família, esposo zeloso e político honesto. “A verdadeira riqueza, o patrimônio, o legado que nos deixou foi o respeito pelo próximo”, disse a família.

Brumado: Obras são retomadas na João Paulo I Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

As obras de recuperação e recapeamento na Avenida João Paulo I, em Brumado, haviam parado logo após o carnaval, mas foram retomadas na tarde desta segunda-feira (17). O encarregado da empresa terceirizada que presta o serviço de pavimentação asfáltica para a prefeitura esclareceu ao site Brumado Notícias que foi necessária a paralisação nas atividades por conta de um problema na máquina que produz o asfalto. A manutenção da mesma só pode ser realizada na capital do estado. Com o reinício das obras, a expectativa é de que a avenida fique pronta até o final da próxima semana.

Brumado: Está em andamento julgamento de homem acusado de matar cunhado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Está em andamento no Fórum Dr. Duarte Moniz, em Brumado, o julgamento de Sebastião Gomes Pereira, acusado de ter matado com um disparo de arma de fogo José Silva da Cruz, seu cunhado. O crime aconteceu no dia 18 de janeiro de 2009, em uma estrada vicinal próximo ao povoado do Campo Redondo, zona rural do município. Durante o período da manhã foram ouvidas as testemunhas e, já no início da tarde, os advogados de defesa e acusação começaram a apresentar as teses diante do júri popular presidido pelo juiz Genivaldo Alves Guimarães. A expectativa é de que no início da noite seja dado o veredicto.

Brumado pode perder a Inspetoria Estadual da Fazenda Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os 7.872 contribuintes brumadenses podem perder a sede da Inspetoria Estadual da Fazenda no município. O site Brumado Notícias apurou que há nos bastidores ações políticas no sentido de tentar fechar a repartição, o que forçaria os contribuintes e empresas a se reportarem aos municípios de Guanambi ou Vitória da Conquista, aumentando os custos e retardando o atendimento. Em Brumado, a Inspetoria agrega mais 15 municípios e, no exercício de 2013, arrecadou R$ 61.639.212,16. Só no município a repartição estadual arrecadou no ano passado quase R$ 38 milhões. Neste ano, a previsão é de que o número ultrapasse os R$ 45 milhões. A cidade tem arrecadado mais que os municípios de Itamaraju, Itapetinga e outras cidades do mesmo porte. A ameaça de perder a unidade da Inspetoria Estadual da Fazenda acendeu o sinal de alerta no meio político, comercial e empresarial, que lutam para receber de volta a unidade da Defensoria Pública Estadual, retirada da cidade no dia 26 de março de 2013. Recentemente, os poderes executivo e legislativo deixaram de prestar contas na Inspetoria do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) em Vitória da Conquista e as mesmas passaram a ser prestadas em Caetité.

Brumado: Preconceito vira caso de polícia Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um babalorixá da cidade de Brumado registrou uma queixa contra um jovem no final da manhã do último domingo (16) alegando que o mesmo o tratou de maneira preconceituosa. Segundo a denúncia, o jovem teria usado palavras ofensivas contra a opção sexual e crenças religiosas do babalorixá. O ofensor ainda teria dito que no candomblé só há homossexuais. O que chama a atenção na ocorrência é que o próprio acusado das ofensas também é adepto da crença. O rapaz foi ouvido pelo delegado e ficou detido sob acusação de injúria agravada pelo preconceito religioso. Uma fiança foi arbitrada para que o mesmo respondesse em liberdade.

Brumado: Semana Espírita acontece entre os dias 19 e 23 de março

Entre os dias 19 e 23 de março acontece a 2ª Semana Espírita de Brumado com o tema “Jesus e o evangelho na visão espírita”. O evento será marcado por palestras, que terão início às 20h, e apresentações musicais, que ocorrerão ao final de cada dia de programação. Irão palestrar durante a Semana Espírita Abigail Guimarães, Creuza Lage, Antônio Henrique, Simara Campos, e Josilene Domingues. O evento está sendo promovido pelo Centro Espírita Viveiro de Luz. Toda a comunidade está convidada a participar.

Prefeitura de Rio do Antônio fortalece a frota de veículos Foto: Divulgação

O prefeito do município de Rio do Antônio, Humberto Célio Guimarães (DEM), o Celinho, comemorou a chegada de mais quatro veículos adquiridos para fortalecer o atendimento público nas áreas de saúde e assistência social da municipalidade. Três dos veículos estão disponibilizados para atender a demandas dos programas CAPS e USF, vinculados à Secretaria Municipal de Saúde, enquanto outro atenderá à Secretaria de Assistência social. O prefeito salientou a importância das aquisições. “Estes veículos vão integrar o conjunto de ações de melhorias do SUS que a atual administração vem formatando e a eficiência no transporte de pacientes para outros centros urbanos da região, bem como, as ações sociais de atendimento as famílias mais vulneráveis da sociedade, trazendo mais amparo e benefícios para a população, que é um dos mais relevantes objetivos de nossa administração”, disse Celinho.

Prefeitura de Rio do Antônio fortalece a frota de veículos Foto: Divulgação
Brumado: Homem armado é preso pela Caesg Foto: Divulgação

Na madrugada do último sábado (15), policiais da Cipe/Sudoeste - Caesg apreenderam mais uma arma de fogo na cidade de Brumado. Na Rua P, Bairro Urbis II, durante abordagem de rotina, dois indivíduos fugiram ao avistarem a viatura. Estes foram seguidos e abordados pelos policiais. Com o maior, Charles Santos Carneiro foi apreendido 01 revólver calibre 38, contendo 04 munições intactas. Também foram apreendidas 12 porções de crack e dinheiro. Ambos foram conduzidos para a delegacia da cidade, a fim de serem adotadas as providências penais cabíveis.

Inscrições para o Sisutec começam hoje

A partir desta segunda-feira (117), as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) já podem ser feitas. O prazo se encerra no dia 21 de março. Os interessados devem acessar o site http://sisutec.mec.gov.br e se inscrever. O edital foi publicado no Diário Oficial da União na última quinta-feira (13). Podem se inscrever estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtiveram nota superior a zero na redação. É necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem de 2013. O Ministério da Educação lembra que o número de inscrição e a senha de outras edições do exame não serão aceitos.

Brumado: Waldenor diz que Wagner prioriza esgotamento para o município Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o deputado federal Waldenor Pereira (PT) declarou que o governador Jaques Wagner (PT) tem dado atenção ao município de Brumado e tem priorizado três demandas importantes para a cidade: o esgotamento sanitário, a ampliação do polo universitário e a ampliação da barragem de Cristalândia. Segundo o parlamentar, “o governo Wagner está colocando o esgotamento sanitário como prioridade nas suas negociações com o governo federal, e o projeto encontra-se na pasta do Ministério das Cidades na expectativa de uma aprovação não imediata, mas prioritário por parte do governo da Bahia”. O deputado apontou que a obra para implantação do esgotamento sanitário no município está orçada em R$ 67 milhões. “Wagner assumiu o compromisso de não sair do governo sem garantir o recurso desse esgotamento para Brumado”, afirmou Pereira.

Comércio mundial de armas aumenta cerca de 14% entre 2009 e 2013 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Entre os anos de 2009 e 2013, o comércio mundial de armas convencionais aumentou cerca de 14% em relação aos quatro anos anteriores. A informação foi divulgada pelo Instituto Internacional de Estudos para a Paz, de Estocolmo, na Suécia. Líder das exportações mundiais de arma, os Estados Unidos vendem para 90 países. Em seguida, os principais países exportadores do produto são: Rússia, Alemanha, China e França. A Índia é o país que mais importa, tendo duplicado as suas compras. No Brasil, o Distrito Federal é a unidade da Federação que possui a maior quantidade de arma de fogo registrada no país. Dados da Polícia Federal apontam que entre 2012 e 2013 foram liberadas 880 autorizações de arma no DF - 74% das licenças foram destinadas à segurança privada e à caça, podendo ser suspensa em caso de uso irregular; e 8% para defesa pessoal. As apreensões de armas também aumentaram. Para alguns especialistas, o principal motivo para o aumento no número de armas é a prevenção. As informações são da Agência Brasil.

Zé Raimundo admite que sucessor terá que trabalhar em algumas falhas do governo Wagner Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Embora o deputado petista José Raimundo Fontes tentasse driblar a indagação, acabou admitindo em entrevista ao site Brumado Notícias que o governo de Jaques Wagner (PT) cometeu algumas falhas que precisam ser corrigidas. Indagado sobre um possível desgaste político do governo do PT na Bahia, o parlamentar desconversou e falou que o eleitor é soberano e é ele quem decide, a partir de várias motivações, os seus candidatos. Em seguida, Zé Raimundo destacou que acredita que o eleitor irá avaliar toda a trajetória do governo Wagner e as mudanças realizadas pelo partido no estado, mesmo, segundo ele, com algumas dificuldades. “Da mesma forma, o eleitor irá perceber que esse projeto não é só da Bahia”, disse o petista, citando o ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff.  Nesse contexto, Zé Raimundo também comentou sobre o candidato à sucessão do governo estadual, Rui Costa. Para o parlamentar, Costa é um conhecedor do governo e tem muito a agregar aos estado. “Ele foi secretário de Relações Política no primeiro governo Wagner e agora é secretário da Casa Civil. O nome de Rui Costa tem encontrado muito impulso no meio do povo”, concluiu o deputado.

Fotos: Encontro de Paredões e Carros Rebaixados em Brumado Foto: João Augusto/Brumado Notícias

Foi realizado no último domingo (16), em Brumado, o 2º Encontro de Paredões e Carros Rebaixados. (Veja Fotos).

Nova Viçosa: PRF apreende mais de R$ 1 milhão em cigarros contrabandeados Foto: Divulgação/PRF

Em operação iniciada por volta das 19h do último sábado (15), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na cidade de Nova Viçosa, no sul baiano, no KM 109 da BR-418, a maior carga de cigarros contrabandeados de todos os tempos. Com valor estimado em R$ 1.375.000,00, a carga foi descoberta quando agentes da Secretaria da Fazenda suspeitaram de uma carreta que, segundo o condutor, estaria carregada com milho. Durante a abordagem, os policiais descobriram que o veículo estava carregado com 1.100 caixas, que totalizaram 11.000.000 de cigarros da marca Bill Light, contrabandeados do Paraguai, sem qualquer documentação alfandegária. Os policiais também identificaram que o conjunto veicular (cavalo trator e semi-reboque) apresentava indícios de adulteração de chassi e possuía Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo adulterado. A carga apreendida e o veículo com placa de Goiás foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil local. Já o condutor conseguiu fugir antes da chegada das equipes de polícia.

Arquivo