Achei Sudoeste

29 Jul 2013 - 17:35h

A equipe do Posto Meira goleou a Urbis II por 3x0 no último jogo da primeira fase do Campeonato de Futebol de Várzea do Bairro São Félix, ocorrido no domingo, dia 28. O time vencedor da partida ficou em primeiro lugar na fase classificatória, com 14 pontos, seguido de perto pela equipe do São José, que somou 13 pontos. A equipe do Boleiros e o time de Umburanas terminou a fase com 12 pontos na classificação geral. Foram 28 rodadas para definir os quatro melhores colocados para a fase semifinal, que já se inicia no próximo final de semana com o jogo entre Posto Meira e Umburanas no domingo (04). Já no dia 11, jogam São José e Boleiros. Os vencedores desses dois jogos disputarão a grande final no dia 18 de agosto.

29 Jul 2013 - 17:28h

Com o crescimento do MMA e da participação da capoeira nesse estilo de luta, o Grupo Internacional de Capoeira Topázio em Brumado criou a equipe TFB - Topázio Fight Brumado em parceria com a Equipe Aranha Team Jiu-jitsu. E no próximo dia 07 de setembro os atletas brumadenses Hugo Topázio e Iris Dogão, integrantes da TFB, irão fazer sua estreia no MMA. Os atletas vão disputar na data, representando Brumado, o 2º Barra Fighting Championship, em Barra da Estiva. Dogão irá enfrentar o lutador Dilson Karate, de Vitória da Conquista. Já Hugo, que disse estar bastante preparado, irá lutar com Lauro Everton, de Itabuna. “Também estou confiante de que vou trazer essa vitória para Brumado, especialmente para todos capoeiristas brumadenses”, comentou, agradecendo às Topázio Fight e Aranha Team. “Infelizmente estou sem patrocinadores, espero que essa realidade mude até o dia da luta, que eu possa ser patrocinado, podendo assim melhorar minha preparação e trazer esse titulo para nossa terra”, finalizou Topázio.

29 Jul 2013 - 16:40h

Nesta segunda-feira (29), o Papa Francisco fez grandes afirmações ao conversar com jornalistas dentro do avião que o levou de volta para Roma. A primeira delas, que deve chocar muitos, é sobre os homossexuais. O pontífice declarou que, segundo o Catecismo da Igreja Católica, tal orientação não é pecado, mas os atos homossexuais sim. “Se uma pessoa é gay e procura Deus e a boa vontade divina, quem sou eu para julgá-la?”, falou. Para o papa, os homossexuais não devem ser marginalizados por causa disso, mas sim ser integrados à sociedade. “O problema não é ter essa orientação. Devemos ser irmãos. O problema é fazer lobby por essa orientação, ou lobbies de pessoas invejosas, lobbies políticos, tantos lobbies”, argumentou. Falando sobre o chamado 'lobby gay' do Vaticano, Francisco brincou dizendo que não viu ainda ninguém no Vaticano com um documento de identidade afirmando ser gay. Outro comentário do pontífice foi sobre as mulheres no exercício do sacerdócio, que é uma proibição definitiva da Igreja Católica. 

29 Jul 2013 - 16:30h

Na noite do último sábado (27), um adolescente atropelou um agricultor no povoado do Rosário em Dom Basílio, no sudoeste baiano. Segundo testemunhas, Valdivino Miguel Bonfim, 67 anos, havia acabado de sair de um bar com destino a sua residência quando foi atropelado. O menor estava pilotando uma motocicleta, de modo imprudente, e acertou o homem, fugindo sem prestar socorro à vítima. O choque foi tão violento que o agricultor não resistiu e faleceu no local do acidente. A morte de Valdivino deixou os moradores do povoado revoltados, pois eles já haviam alertado a polícia sobre ações do adolescente com a motocicleta. “Ele praticava diversas peripécias com a moto e acabou matando uma pessoa”, comentou um morador. Agricultor deixou esposa e quatro filhos.

29 Jul 2013 - 11:30h

Uma família, ao sair de uma igreja no Bairro Santa Tereza dentro de um veículo, viveu momentos de terror na noite do último domingo (28) quando passou pela Rua Teodoro Castro Leite. Segundo a queixa registrada na delegacia pelo condutor, um homem pulou na frente de seu carro e, já com uma arma de fogo em punho, atirou no pára-brisa. Logo apareceram mais três comparsas e anunciaram o assalto. O motorista afirmou que estavam voltando da igreja e ninguém tinha dinheiro. Então os assaltantes disseram que iam roubar o carro. Quando todos desceram do veículo, um dos criminosos notou que tinha crianças no local e que um dos membros da família estava sangrando devido ao tiro. Os bandidos começaram a discutir entre si e decidiram liberar a família e o carro para que pudessem socorrer o ferido. De acordo com informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o tiro acertou de raspão a esposa do motorista, a qual estava na poltrona frontal de passageiro. O condutor e sua filha de 13 anos também sofreram algumas escoriações por conta dos estilhaços do pára-brisa. Após a fuga dos assaltantes, a família foi para o Hospital Professor Magalhães Neto, onde receberam atendimento médico, indo na sequência prestar queixa na delegacia. Como o local da tentativa de assalto estava escuro, as vítimas não conseguiram fazer retrato falado dos criminosos.

29 Jul 2013 - 11:20h

Competindo pela primeira vez no mundial de jiu-jitsu, a atleta de Brumado, Alexandra Cardoso Leite conseguiu se destacar entre os mais de cinco mil atletas participantes. Alexandra participou de duas lutas, perdendo de uma carioca e ganhando de uma atleta paraibana, e ganhou a medalha de prata na sua categoria - master peso pena. A competição foi em São Paulo, entre os dias 18 a 21 de julho. “Fiquei muito emocionada em sair de Brumado para São Paulo pela primeira vez para competir no mundial. Tive poucos patrocínios, e fui também com a minha determinação e o amor que tenho pelo esporte”, disse a lutadora ao site Brumado Notícias, agradecendo a todos que a apoiaram. De volta à sua cidade, Alexandra foi graduada pelo seu professor no esporte, César Aranha, com a faixa roxa.

29 Jul 2013 - 11:09h

Após denúncias de que duas mulheres estavam sendo agredidas na noite de ontem, domingo (28), na Rua Antônio Álvaro Dantas, no Bairro Centenário em Brumado, uma guarnição da Polícia Militar se deslocou para o local. Lá chegando, a polícia encontrou um homem ameaçando mãe e filha, que tentavam chegar em casa, com um paralelepípedo. Um policial, ao tentar convencer o homem a parar com a ameaça, foi agredido por ele. Aparentando estar sob efeito de entorpecente, o agressor tentou tomar a arma do militar. Para que o homem não conseguisse pegar a arma e provocar um acidente grave, o policial atirou na perna do agressor. Mas mesmo machucado, o homem continuou agressivo. Depois de ser contido, o homem foi encaminhado para o Hospital Professor Magalhães Neto. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, quando for liberado pelos médicos, o agressor será levado para delegacia, podendo ser indiciado pela Lei Maria da Pena - uma das mulheres agredidas é sua ex-companheira, por resistência à prisão e por agressão ao policial militar.

29 Jul 2013 - 10:46h

A ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon, baiana, acusou o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) de estar cometendo diversas irregularidades e de desrespeitar orientações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Alegando ausência de transparência nas ações do TJ-BA, a ministra afirmou que existem funcionários fantasmas no órgão. “Há muitos cargos em comissão nos gabinetes dos desembargadores, enquanto as varas, onde o atendimento é feito, estão vazias”, denunciou. Ela comentou ainda que há um entendimento no TJ de não cumprir o que o CNJ determina. Calmon, em entrevista, assegurou que no Tribunal baiano há a política de domínio pessoal. “Na realidade é uma política para nada. O desembargador Dultra Cinta, que veio para substituir um grupo que era dominado pelo carlismo, terminou exercendo as mesmas práticas de domínio e deixou seguidores. Os desafetos não entram no tribunal. Isso é a prática diuturna de uma gestão viciada”, afirmou. Para ela, a política dentro da Justiça é para as pessoas se sentirem donas do tribunal. Nessa questão, a ministra relatou que existe sempre a ideia de que o tribunal deve estar bem com o governo. “Mas a Constituição de 88 acabou com isso. O Judiciário é fiscal das políticas públicas e pode se insurgir contra o governo quando as políticas não são adequadas. Existe na Bahia uma espécie de pacto onde o TJ está muito alinhado ao governador, o Ministério Público também está alinhado ao governador e todos os poderes vivem tranquilamente dentro deste pacto silencioso que existe entre os poderes”, garantiu. Ela completou dizendo que gostaria que a Justiça fosse independente e que em dois anos a reforma do Judiciário deve acontecer. “A sociedade toda está indignada com a aposentadoria compulsória com proventos integrais de alguém que foi execrado pela Justiça. O que está segurando o grito do povo contra o Judiciário é o julgamento do mensalão por Joaquim Barbosa, mas o povo não está satisfeito com os três poderes. Os magistrados querem reforma, mas sem perder benefícios, que eles chamam de prerrogativas”, declarou. As informações são do Correio.

29 Jul 2013 - 09:36h

Terminou no último sábado (27) o Encontro Sertanejo de Advogados de Rio de Contas que começou na quinta-feira (25). Promovido pela OAB da Bahia, em parceria com a CAAB e a subseção de Brumado, o evento teve como objetivo discutir temas importantes na advocacia baiana e reciclar os profissionais. Mais de 300 pessoas participaram do encontro durante os três dias, que contou com exposição de painéis no Clube Riocontense e oficinas no Teatro São Carlos. Um dos pontos altos do evento foi a conferência realizada pelo ministro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Jorge Hélio, sobre 'Caminhos para uma justiça eficiente'. “Temos que sair dos lugares comuns, das repetições que viram verdadeiras lendas urbanas. Não podemos achar que se um filho de político for a um hospital público, o hospital funcionará como deve”, comentou o ministro durante a conferência, parabenizando ao final o presidente da OAB da Bahia Luiz Viana Queiroz pela eficiência em sua gestão e pela organização do encontro. Luiz Viana agradeceu a presença de todos os presentes e disse que o evento foi um sucesso. “Fomos acolhidos pela cidade de Rio de Contas de forma extraordinária. Estamos muito felizes com o resultado. Precisamos voltar em breve para Rio de Contas e realizar mais uma edição desse encontro que, além de discutir e apresentar diversos temas da área jurídica, promoveu reencontros de amigos e colegas de trabalho”, destacou Viana.

29 Jul 2013 - 09:16h

Quer ir para o Festival de Inverno Bahia (FIB), em Vitória da Conquista? A Vivo te leva! Habilite um dos planos Vivo Pós na Loja Autorizada e ganhe o seu ingresso. Tenha o plano pós da Vivo que mais combina com você e curta os melhores shows da música brasileira de graça no FIB! Não perca tempo, a promoção já começou e vai até o dia 22 de agosto. A loja autorizada da Vivo em Brumado fica na Praça Armindo Azevedo, 122, Centro, telefone (77) 3441-0993. Estamos esperando por você!

29 Jul 2013 - 08:14h

O Viveiro das Cantigas vai realizar no próximo dia 09 de agosto o show da cantora Dani Lasalvia no Arapuca Etílico Musical Bar, em Brumado. Dani, paulistana, além de cantar, também compõe e é multi-instrumentista - piano, percussão, violão de seis e violas de dez e 12 cordas. Com estilo interiorano e rural, de música regional brasileira, lançou em 2007 o CD duplo 'Madregaia', com 26 músicas - criações próprias e de outros autores, como Jean Garfunkel, Nô Stopa e Amauri Falabella, além de obras compositores renomados. O show em Brumado começará a partir das 21 horas e a reserva de mesas deve ser feita pelo telefone (77) 3441-5546.

28 Jul 2013 - 19:24h

O papa Francisco disse neste domingo (28), em seu último discurso no Brasil, já sentir saudades do “sorriso aberto e sincero” das pessoas que participaram da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro. Em seguida, ele embarcou na base aérea do Galeão, na zona norte do Rio, em direção a Roma. O pontífice fez questão de citar as visitas ao hospital da Ordem Terceira, na quarta-feira (24), e à favela de Varginha, na quinta (25), ambos na zona norte da capital fluminense. Ao fim do discurso, ele afirmou que “o papa vai embora e diz um 'até breve' com saudades”. Durante a passagem por Aparecida, na quarta, o chefe da Igreja Católica havia dito que retornaria ao Brasil em 2017, ano em que será comemorado os 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida. “Neste momento, já começo a sentir saudades. Saudades do Brasil, este povo tão grande e de grande coração; este povo tão amoroso. Saudades do sorriso aberto e sincero que vi em tantas pessoas, saudades do entusiasmo dos voluntários. Saudades da esperança no olhar dos jovens no Hospital São Francisco. Saudades da fé e da alegria em meio à adversidade dos moradores de Varginha”, afirmou. Por fim, assim como fez em praticamente todos os seus discursos, Francisco pediu que os católicos brasileiros rezem por ele: “Este papa precisa da oração de todos vocês. Um abraço para todos. Que Deus lhes abençoe!”. As informações são do Uol.

28 Jul 2013 - 18:29h

No próximo dia 01 de agosto, a secretaria municipal de Assistência Social de Lagoa Real vai realizar a 5ª Conferência Municipal de Assistência Social. Com tema 'A gestão e o Financiamento na Efetivação dos SUAS [Sistema Único de Assistência Social]', a conferência tem o objetivo de analisar, propor e deliberar as diretrizes para a gestão e financiamento do SUAS no município. A conferência visa ainda a eleição dos delegados para a IX Conferência Estadual de Assistência Social. O evento será no Centro de Treinamento para Professores, com abertura a partir das 8 horas e encerramento no final da tarde. No período matutino os participantes assistirão a palestras, cujos temas são: O cofinanciamento obrigatório da assistência social; Gestão do SUAS: vigilância socioassistencial, processos de planejamento, monitoramento e avaliação; Gestão do trabalho; Gestão dos serviços, programas e projetos; Gestão dos benefícios no SUAS; e Regionalização. Após o almoço serão criados grupos de trabalho para elaborar as propostas da conferência, as quais serão apresentadas à plenária para aprovação. O encerramento será feito após a escolha dos delegados.

28 Jul 2013 - 18:15h

Uma antiga reivindicação de toda a região sudoeste sobre as péssimas condições da BA-270 vai ser resolvida, pelo menos no trecho entre Potiraguá e Itarantim. A confirmação foi dada na última sexta-feira (26), quando o governador Jaques Wagner (PT) assinou uma ordem de serviço em Itarantim para a recuperação de 20 km da estrada. A via é importante, pois liga Brasília e o sudoeste baiano a Porto Seguro - ponto turístico. Na ocasião, o vice-governador e secretário da Infraestrutura, Otto Alencar, comentou ainda que outra estrada da região, entre Itororó e o Rio Palmeirinha, também está sendo recuperada. “Com as obras, as pessoas vão utilizar mais estas duas importantes estradas para o turismo e a produção, principalmente do polo calçadista, que está sendo renovado, com a vinda de novas empresas”, declarou Alencar. 

28 Jul 2013 - 18:05h

Uma comitiva formada pelos deputados baianos Marquinho Viana (PV), Carlos Geilson (PTN), José de Arimateia (PRB), Álvaro Gomes (PCdoB), Aderbal Caldas (PP), Coronel Gilberto Santana (PTN), visitou Cuba entre os dias 18 e 24 deste mês. Os deputados cumpriram extensa programação oficial, que incluiu encontros e reuniões com autoridades e com membros da presidência da Assembleia Provincial do Poder Popular de Havana, com diretores do ICAP, da Casa da Amizade, e do Projeto Sócio Cultural Comunitário Cintio Vitier. Além disso, a comitiva conheceu o Museu de Alfabetização, o Projeto Sim Eu Posso, entre outros que expressam a história, a política e a vida do cidadão cubano.

28 Jul 2013 - 13:30h

Um cão da raça Yorkshire sumiu de sua casa no final da tarde de ontem, sábado (27). Ele é macho e suas cores são preta e amarelo. Para quem encontrou ou encontrar os donos pedem que entre em contato pelos números 9975-6061 ou 8114-1041 (vivo). Eles oferecem ainda gratificação para quem achar o animal.

28 Jul 2013 - 09:40h

Na manhã da última sexta-feira (26), uma caçamba carregada de entulho deixou cair parte da carga em várias ruas da cidade de Brumado. O veículo não estava com lona, tal como é exigido por lei. Na Rua Tenente Amarílio da Silva Leite, um comerciante disse que se assustou com o barulho das pedras caindo no chão. “Quando a caçamba passou, ouvi um barulho e pensei que fosse uma batida de carro, mas foram as pedras de entulho que caíram da carroceria. Elas quase atingiram um carro que estava estacionado no local”, contou. A reportagem do Brumado Notícias tentou flagrar a caçamba, mas só encontramos o rastro da mesma, pois, por onde o veículo passou, deixou para trás pedras da carga. Na Rua Manoel Fernandes, em frente ao Hospital Professor Magalhães Neto, um mototaxista quase se acidentou por causa da irregularidade. “Foi por uma questão de segundos. Assim que eu passei, as pedras caíram de cima da caçamba, e o caçambeiro nem parou para se certificar se estava tudo bem. Isso só vai parar na hora que matar um”, denunciou o motoboy. Esta não é a primeira vez que a nossa reportagem chama a atenção para o fato de veículos de carga estarem trafegando sem lona. No entanto, o Departamento de Trânsito não está se mobilizando diante do alerta.

28 Jul 2013 - 09:28h

A cidade de Candiba comemorou 51 anos de emancipação política no último sábado (27) e a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) parabenizou o município. “É com muito orgulho e satisfação que comemoramos essa data. Candiba é um município que tenho muito orgulho de representar na Assembleia Legislativa e nessa oportunidade reiteremos o compromisso do nosso mandato com o desenvolvimento dessa cidade e desse povo que sempre nos recebeu muito bem”, declarou a parlamentar. Candiba está localizada em terras onde, no início do século XIX, os escravos fugidos das fazendas Santa Rosa, Mulungu e Canabrava, do município de Palmas de Monte Alto, se assentaram e formaram ali um quilombo denominado Mocambo. Em 1834, o padre português Francisco Moreira dos Santos fixou-se no arraial do Mocambo, construindo uma casa e uma igreja. Em 1920, o distrito de Candiba foi criado. Somente em 1962, Candiba foi elevada a categoria de município como território desmembrado de Guanambi. Sua economia é composta pela produção agrícola, criação de animais e o comércio de bens e serviços.

27 Jul 2013 - 15:26h

Preocupado com a escassez de água, o grupo ambientalista Modera criou a Campanha Desperdício Zero, que é um projeto de educação ambiental que visa orientar as famílias por meio dos seus filhos a vivenciarem o uso racional de água e energia, premiando as que conseguirem maior redução de uso no período de três meses. As orientações são disseminadas em sala de aula através de palestras e folhetos educativos. Em seguida, é feito um monitoramento, registrando-se em uma planilha o uso mensal de água e energia por pessoa referente às famílias inscritas na Campanha, a partir dos valores de m3 e kwh que constam nas contas de água e energia. A 5ª edição da Campanha Desperdício Zero foi concluída no último dia 26 de julho, desta vez em parceria com o Centro Municipal de Educação Agamenon Santana (CMEAS). Em ato solene de encerramento do projeto, a aluna Sabrina Taynara Fernandes da Silva, 12 anos, foi premiada com um tablet na categoria “água”; já a aluna Cristielly Alves Figueredo, 13, venceu na categoria “energia”. Os coordenadores do Modera agradeceram o juiz Genivaldo Alves Guimarães pelas doações que possibilitaram o custeio das três edições da Campanha.

27 Jul 2013 - 15:00h

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SESOC) de Brumado realizaram na tarde desta sexta-feira (26) a VII Conferência Municipal de Assistência Social. O encontro aconteceu no salão de eventos do Clube Social. A abertura da conferência foi marcada pela apresentação do Hino Nacional, com alunos de escolas públicas caracterizados com vestimentas que representavam todas as regiões do país. Em seguida, a mesa do secretariado local, com a presença da vice-prefeita Cristina Gondim (PSDB), foi composta. A VII Conferência teve como objetivo avaliar e propor diretrizes para a implementação da política de Assistência Social no município. Durante o encontro, foram apresentados e debatidos painéis sobre cofinanciamento obrigatório da assistência social, gestão da vigilância socioassistencial, gestão do trabalho, gestão dos benefícios, além de outros. Após os debates, foram eleitos os delegados que irão participar da IX Conferência Estadual de Assistência Social.