Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Ibipitanga: Cigano mata a companheira com três disparos de arma de fogo Judeilton Alves da Silva, mais conhecido como Renê Cigano, 34 anos, está sendo procurado pela polícia. (Foto: Divulgação).

Judeilton Alves da Silva, mais conhecido como Renê Cigano, 34 anos, matou a companheira Joelina Maria de Lima, 29 anos, com três disparos de arma de fogo. O crime ocorreu na última quarta-feira (05), por volta das 21h20, na residência do casal, em Ibipitanga, no sudoeste baiano. Segundo depoimento da irmã da vítima, Marli Maria de Lima, 33 anos, o homem voltou da rua transtornado e, sem motivo aparente, matou Joelina, que ainda teria tentado escapar. Os dois filhos do casal, uma garota de 11 e um menino de 9 anos, presenciaram o crime. O casal tinha se separado por causa de constantes brigas, mas haviam reatado recentemente. Depois da reconciliação, familiares afirmaram que eles pareciam conviver bem. Joelina chegou a ser atendida por uma equipe do Samu, mas morreu antes de ser removida do local. Policiais estão à procura do acusado. O caso está investigado pela Delegacia Territorial de Ibipitanga.

Conquista: Falta de vagas na UTI neonatal do Hospital Esaú Matos gera indignação em família Um bebê de oito dias de vida deu entrada na unidade médica em estado delicado de saúde. (Foto: Divulgação).

A falta de vagas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para recém-nascidos está sendo motivo de desespero para a família da pequena Emily dos Santos.  A criança está internada no Hospital Municipal Esaú Matos, em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, desde o dia 04 de fevereiro. O bebê de apenas oito dias de vida deu entrada na unidade médica em estado delicado de saúde.  Os médicos suspeitam que a criança esteja com sepse neonatal, uma doença grave conhecida popularmente como infecção generalizada. Para ser tratada dessa doença, a criança precisa estar internada em uma UTI. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, os pais da pequena Emily acionaram a Justiça para garantir essa vaga por meio de liminar, mas até agora não obtiveram resposta do judiciário. A coordenadora pediátrica do hospital, Aline Andrade, emitiu um relatório médico atestando a necessidade de uma UTI neonatal para esse tratamento. No documento, a médica afirma ainda que o quadro clínico da criança está se agravando e explica que o serviço de UTI neonatal do Esaú Matos está lotado.  Os pais da criança estão desesperados com essa situação. “Eu não quero perder a minha filha. Está sendo um transtorno muito grande ter que aguardar por essa vaga, pois até agora não temos nenhuma ideia de quando essa vaga vai surgir”, desabafou o pai da criança, Milton Cruz.

Bandidos explodem agência bancária em Mucugê A quantia levada não foi informada e até agora ninguém foi preso. (Foto: Chapada Notícias).

A polícia procura os assaltantes que explodiram e roubaram caixas eletrônicos na cidade de Mucugê, na Chapada Diamantina, na madrugada deste sábado (8). Eles chegaram a cidade e invadiram a agência do Banco do Brasil, para efetuar o assalto. A quantia levada não foi informada e até agora ninguém foi preso. De acordo com o site Chapada Notícias, essa não é a primeira vez que caixas eletrônicos de Mucugê são alvo de bandidos. Em novembro do ano passado, uma ação similar de criminoso acabou com a morte de um refém.

Brumado: Jovem foi baleado no Bairro Urbis II O rapaz foi atingido com dois disparos de arma de fogo no final da tarde de ontem (07). (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A polícia ainda tenta obter mais informações sobre a tentativa de homicídio registrada no Bairro Urbis II, no final da tarde da última sexta-feira (07), em Brumado. A própria vítima, que está internada no Hospital Professor Magalhães Neto (HPMN), preferiu omitir os dados aos policiais que a interrogaram na unidade de saúde. A polícia informou ao site Brumado Notícias que o jovem foi alvejado com dois disparos de arma de fogo. Ambos atingiram a perna do rapaz. 

Brumado: Apagão atinge município na noite de sexta (07) A Coelba ainda irá avaliar s causas do incidente, pois ainda não se sabe o que pode ter causado o apagão. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Por cerca de cinco minutos, a cidade de Brumado ficou às escuras na noite da última sexta-feira (07). A queda de energia ocorreu por volta das 21h30. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, outros municípios da região também foram afetados com o blecaute. A nossa reportagem entrou em contato com o escritório regional da Coelba no município e o mesmo disse que irá avaliar as causas do incidente, pois ainda não se sabe o que pode ter causado o apagão.

Brumado: Venha curtir o verão na Minas Calçados e Confecções A loja trabalha com as melhores marcas do mercado, tudo para oferecer aos clientes mais qualidade.

Nesse verão, roupas leves e confortáveis são sempre uma boa pedida. Na Minas Calçados e Confecções, você encontra blusas, vestidos, shorts, saias e uma variedade de cores, modelos e estampas para passar pela estação mais quente do ano sem perder o estilo. A loja trabalha com as melhores marcas do mercado, tudo para oferecer aos clientes mais qualidade. Passe na Minas e confira a nova coleção em vestuário e calçados. Venha curtir o verão na Minas Calçados e Confecções! A loja fica localizada na Rua Coronel Tibério Meira, 333-A, no Centro de Brumado. Para mais informações, ligue (77) 3441-3319.

Monte Santo: Homem invade palanque e faz severas críticas ao governador Wagner O morador Zé do Lício falou ao petista que a Bahia está acabada, as estradas estão esburacadas, falta saúde, segurança, educação. (Foto: Gabriel Araújo/Portal de Notícias).

Na última sexta-feira (07), o governador Jaques Wagner (PT) esteve no município de Monte Santo, no nordeste baiano, para entregar 200 unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida e anunciar a recuperação do trecho da BA-220, que liga a cidade a Euclides da Cunha. Segundo o Portal de Notícias, minutos antes do seu discurso, um morador conhecido como Zé do Lício invadiu o palanque oficial do governo e fez duras críticas à administração estadual na frente de todos os presentes. “Governador, eu sou filho de Monte Santo e tenho que lhe falar algumas verdades, a Bahia está acabada, as estradas estão esburacadas, falta saúde, segurança, educação”, disse Zé do Lício. Ao som de gritos e muitas vaias que partiram de correligionários do governo petista, o homem ainda fez outras reivindicações ao governador. Constrangido, Wagner respondeu apenas que todos têm o direito de se expressar.

Brumado: A cavalo, bandido rouba moto de servidor da Coelba O roubo aconteceu nesta sexta-feira (07) na Fazenda Laranjão, comunidade rural do município. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Um prestador de serviços da Coelba teve a motocicleta roubada nesta sexta-feira (07), na Fazenda Laranjão, comunidade rural do município de Brumado. O rapaz foi abordado por dois homens armados em uma motocicleta e um terceiro que estava montado em um cavalo. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, os marginais levaram a motocicleta, o celular e a carteira contendo documentos e dinheiro e ainda o aparelho utilizado para fazer a leitura dos relógios de energia das residências. A vítima avisou ao escritório da empresa sobre o ocorrido. Uma queixa também foi registrada na delegacia e a polícia deu início às investigações no intuito de localizar os assaltantes.

Brumado: Ação solidária é realizada no Bairro Dr. Juracy Uma parceria entre a empresa Vix Logística e a associação de moradores da localidade proporcionou mais alegria para as crianças. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em Brumado, centenas de crianças do Bairro Dr. Juracy ganharam brinquedos através de uma parceria solidária firmada entre a empresa Vix Logística e a associação de moradores do bairro. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Breno Rodrigues, supervisor da empresa, esclareceu que os brinquedos seriam entregues no período do Natal, mas, por conta das chuvas que na época inundaram a área, a entrega foi cancelada. Com o apoio da associação, a Vix Logística levou um pouco de alegria às crianças da localidade. Uma longa fila se formou na Praça João Romão, onde os presentes foram entregues pelos funcionários da empresa. Jobson Cruz, o Jobinho, presidente da associação local, disse a nossa reportagem que a Vix está lançando um modelo de intervenção social que deve ser copiado por outras empresas. Jobinho comemorou a parceria firmada com a empresa, que se comprometeu a promover outras ações no bairro. “Essa é a primeira de muitas ações que a Vix irá fazer conosco. Esperamos que as demais empresas também tomem essa iniciativa de ajudar as comunidades carentes de nossa cidade. Parabéns a Vix por essa bela iniciativa”, concluiu Jobson.

Prefeito de Lagoa Real trabalha pelo município através de parceria com Governo Federal Um caminhão caçamba já está a disposição do prefeito Zezinho para ajudar os moradores da cidade. (Foto: Divulgação).

O município de Lagoa Real, no sudoeste baiano, foi contemplado com um caminhão caçamba. O equipamento foi doado através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. O veículo irá auxiliar na construção e manutenção de estradas nas comunidades rurais e outros serviços na esfera municipal.

MP da Bahia investiga banda por clipe com suposta apologia a estupro A banda Abrakadabra é da cidade de Vitória da Conquista. (Foto: Divulgação).

A banda Abrakadabra, da cidade de Vitória da Conquista, será investigada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) sobre a suposta apologia a estupro contida no videoclipe da música “Tigrão Gostoso”. As cenas e a letra da música se desenrolam associando a figura do “Tigrão Gostoso” a de um estuprador. A deputada estadual Luiza Maia (PT), vice-presidente da Comissão de Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa da Bahia, protocolou no MP uma representação contra a banda. Autora da Lei Antibaixaria, a parlamentar destacou ao Uol Notícias que o conteúdo da música “traz indistinta discriminação contra mulheres, com violação à imagem e dignidade destas”. O vídeo repercutiu tão negativamente que movimentos sociais, entidades estudantis e outras entidades civis assinaram uma carta de repúdio ao videoclipe, obrigando o grupo a tirá-lo do Youtube.

Brumado: Participação de adolescentes no tráfico de drogas triplicou em 2013, diz Conselho Tutelar Um relatório das atividades do CTB em 2013 foi divulgado nesta sexta-feira (07). (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O Conselho Tutelar de Brumado (CTB) acaba de divulgar um relatório de suas atividades ao longo do ano de 2013. No total, segundo o relatório obtido pelo site Brumado Notícias, foram registradas 677 denúncias de violação de direitos da criança e do adolescente no município. Deste número, 208 foram consideradas improcedentes. 51% dos casos foram denunciados na própria sede do CTB. Entre as principais violações identificadas pelo órgão estão a negligência, violência física, má conduta, vulnerabilidade social, conflito familiar, violência psicológica, ato infracional, drogas e evasão escolar. Em 2013, Brumado também registrou 20 homicídios, sendo que três das vítimas eram assistidas pelo Conselho Tutelar. O levantamento do CTB ainda apurou que no ano passado aumentou significativamente a participação de menores em delitos contra o patrimônio - o Conselho participou de 38 oitivas na delegacia em função do envolvimento de adolescentes e até crianças em roubos e furtos. Já a participação de adolescentes no tráfico de drogas triplicou em 2013. Quanto ao índice de infrações por localidade, o relatório apontou que o Bairro Dr. Juracy é a localidade com maior índice de criminalidade, concentrando 40% dos casos de infrações previstos pelo CTB. Em seguida, estão o Loteamento Malhada Branca (14%), Malhada Branca (11%), Urbis II (10%) e São Félix (09%). Apesar de o Bairro Dr. Juracy concentrar os maiores índices, as outras quatro localidades estão localizadas em uma mesma área e concentram as violações de maior complexidade. A maior parte dos encaminhamentos do órgão foram feitos ao Creas (19%).

Presidente da Câmara assume prefeitura de Tanhaçu Antônio Carlos Novais Brito (PV), o Tõe Brito, governa a cidade interinamente. (Foto: Divulgação).

O presidente da Câmara Municipal de Tanhaçu, Antônio Carlos Novais Brito (PV), o Tõe Brito, assumiu nesta sexta-feira (07) o comando do executivo. O prefeito interino tomou posse após João Francisco Santos (PT) e Valdívio Aguiar Filho (PT) serem cassados pelo juiz Rodrigo Souza Britto, da 196ª Zona Eleitoral, por captação ilícita de sufrágios durante as eleições de 2012. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, João e Valdívio já recorreram da decisão do juiz de primeiro grau no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) e aguardam a apreciação do pedido pela Corte para reassumirem ou não o comando da cidade. Uma nova eleição pode ser marcada no município. O processo contra os petistas foi ingressado na Justiça Eleitoral pelo candidato derrotado Jorge Teixeira da Rocha (PSD), da coligação "Tanhaçu Vai Voltar a Crescer".

João Paulo Cunha renuncia ao mandato de deputado O deputado encaminhou hoje (7) sua carta de renúncia ao secretário-geral da Câmara dos Deputados.

O deputado João Paulo Cunha (PT-SP) encaminhou hoje (7) sua carta de renúncia ao secretário-geral da Câmara dos Deputados, Mozart Paiva. O documento foi entregue pelo advogado de João Paulo, Luiz Eduardo Yukio Egami, às 20h21, na Secretaria-Geral da Casa. “É com a consciência do dever cumprido e baseado nos preceitos da Constituição Federal e no Regimento Interno da Câmara dos Deputados, que eu renuncio ao meu mandato de deputado federal”, diz o breve texto assinado por João Paulo. Além disso, o documento traz uma pequena citação do escritor e jornalista cubano Leonardo Padura, que diz: “... pois a dor e a miséria figuram entre aquelas poucas coisas que, quando repartidas, tornam-se sempre maiores”. João Paulo Cunha está preso no Complexo Penitenciária da Papuda, no Distrito Federal, cumprindo pena por ter sido condenado na Ação Penal 470, o processo do mensalão. Além de João Paulo, estão presos os ex-deputados José Genoíno, Pedro Henry e Valdemar Costa Neto. Todos eles, condenados no mesmo processo, renunciaram depois da prisão. As informações são da Agência Brasil.

Juiz relator de processo que absolveu prefeito de Brumado é eleito ouvidor geral do TRE-BA Mauricio Kertzman determinou seu voto inocentando Aguiberto Lima Dias de ter cometido qualquer crime eleitoral durante o pleito de 2012. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O juiz Mauricio Kertzman foi eleito pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) para o cargo de ouvidor geral. Diretor da Confederação Israelita do Brasil (CONIB) e ex-presidente da Sociedade Israelita da Bahia (SIB), onde ainda ocupa a vice-presidência institucional, o magistrado está em seu segundo biênio como juiz membro do Tribunal. Kertzman é formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia. Por duas vezes, ele foi o advogado mais votado da Bahia em lista sêxtupla para o cargo de Desembargador. O juiz também foi relator de um dos processos que absolveu o prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (SDD), da cassação por abuso de poder político e econômico durante as eleições 2012.

Brumado: Fotos sensuais de adolescente vazam na web e assunto vira caso de polícia Os pais da menina de 17 anos compareceram à delegacia na manhã desta sexta-feira (07) e a polícia já investiga o caso. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Fotos sensuais de uma adolescente de 17 anos, da cidade de Brumado, foram publicadas via whatsapp na última quinta-feira (06). As imagens foram compartilhadas por milhares de aparelhos celulares. O fato causou desconforto à família da menor. Os pais da adolescente compareceram à delegacia na manhã desta sexta-feira (07) para registrar queixa do ocorrido. Em depoimento, eles relataram que o cartão de memória do celular da filha havia sido roubado e o ladrão teria publicado as fotos na web. A polícia iniciou as investigações no intuito de descobrir de onde as imagens foram postadas, a fim de punir os responsáveis. O delegado Leonardo Rabelo orienta as pessoas a não tirarem esse tipo de foto. “Meu conselho é para que a pessoa nunca faça esse tipo de foto, pois, mesmo que não faça a publicação, essas imagens podem vazar. Já vimos muitos casos de aparelhos irem para manutenção e logo depois as fotos aparecerem na internet, ou então a pessoa pode perder o aparelho ou ser roubada e também sofrer esse tipo de situação indesejada. Em alguns casos, a vítima quer agradar ao namorado e faz a foto, mas depois, com o fim do relacionamento, o sujeito a expõe e daí por diante”, disse ele. Rabelo ainda fez outro alerta, desta vez aos pais. “Os pais têm de ter muito cuidado ao colocarem fotos de seus filhos com uniformes escolares, o que deixa os mesmos a mercê de sequestradores e outros elementos mal intencionados. Infelizmente, o ego do ser humano ultrapassa tudo e ele se esquece da própria segurança”, concluiu o delegado.

Guanambi: Menor é eletrocutado ao tentar recuperar pipa Elian Gomes dos Santos, 13 anos, está internado em estado grave na UTI do Hospital Regional da cidade. (Foto: Cláudio Cavalcante).

O jovem Elian Gomes dos Santos, 13 anos, está internado em estado grave na UTI do Hospital Regional de Guanambi, no sudoeste baiano. O adolescente foi eletrocutado enquanto empinava pipa. O brinquedo se enroscou na rede elétrica e o menino teria tentado recuperá-lo utilizando um pedaço de ferro. A descarga elétrica provocou queimaduras graves no jovem. Segundo familiares, no momento do choque, o corpo de Elian foi arremessado contra um muro. Ele foi socorrido e encaminhado para o centro cirúrgico da unidade de saúde. De acordo com o radialista Bonny Silva, o acidente aconteceu na tarde da última quinta-feira (06).

Brumado: Transportes escolares passam por inspeção na 18ª Ciretran Um equipe fiscalizadora iniciou os trabalhos neste sexta-feira (07). (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Vans e ônibus utilizados no transporte de alunos em Brumado estão sendo vistoriados por uma equipe fiscalizadora da 18ª Ciretran nesta sexta-feira (07). A vistoria faz parte da inspeção anual veicular de transportes escolares. Entre os itens mais avaliados estão os cintos de segurança. De acordo com as novas regras, o veículo que transportar estudantes em pé será retirado de circulação e a empresa responsável ou o proprietário particular poderão perder o direito da linha de transporte.

Volks lança o Up! com versão de duas portas por R$ 26,9 mil Em Brumado, a Brumauto já preparando o lançamento oficial do veículo. (Foto: Divulgação).

O carro diferencial da Volkswagen, o Up! foi lançado oficialmente ontem (4), em Gramado, no Rio Grande do Sul. A marca está apostando tudo neste novo modelo e investiu R$ 1,2 bilhão na sua fábrica de Taubaté para viabilizar a fabricação no Brasil deste veículo, que já existe na Europa.  “O Brasil é um dos principais mercados mundiais do Grupo Volkswagen, com potencial de crescimento para os próximos anos e, por isso, decidimos pela modernização tecnológica da fábrica de Taubaté para a produção do Up!, que já é um modelo de sucesso da Volkswagen na Europa e chega ao Brasil para marcar o início de uma nova era para a marca no País, conciliando desempenho, economia de combustível, segurança, conforto e recursos de entretenimento para os ocupantes”, informou o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall. De acordo com o Correio do Estado, todas as seis versões do veículo são equipadas com o motor 1.0 litro de três cilindros e câmbio manual. A potência é de 75 cv com gasolina e 82 cv com etanol. Os modelos quatro portas já estão sendo distribuídos às concessionárias, mas os modelos mais baratos de duas portas chegam somente em maio.

Nova música de trabalho da banda Chiclete com Banana será lançada durante o carnaval O cantor Rafa Chaves vai assumir o comando da banda. (Foto: Divulgação).

Na voz de Rafa Chaves, novo cantor da Banda Chiclete com Banana, a música “Vida que Segue” será lançada durante o carnaval deste ano, em Salvador. O artista assume a banda após a saída de Bel Marques. Rafa Chaves junta-se aos músicos Wado Marques, Lelo Lobão, Deny e Walter Cruz e, logo depois do Carnaval, o grupo sairá em turnê. Os músicos reuniram imprensa e formadores de opinião, na noite da quinta-feira (06), para a apresentação oficial do seu novo vocalista. Confira abaixo o clipe da música que promete ser sucesso.

Brumado: Wagner parabeniza Aguiberto por absolvição em processo e agenda visita ao município O prefeito ainda reforçou algumas solicitações ao governador que estará na cidade inaugurando o IFBA. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Logo que pousou em solo guajeruense na última quarta-feira (05), o governador Jaques Wagner (PT) cumprimentou a comitiva de autoridades políticas que o recepcionou e chamou à parte o prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (SDD). Wagner abraçou o gestor e mencionou a absolvição de Aguiberto no processo de cassação. “Fiquei sabendo que deu tudo certo lá”, disse o governador. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o prefeito preferiu não comentar o assunto, dizendo apenas que foi uma conversa breve sobre política e que o governador garantiu que logo estará no município para inauguração do campus do IFBA. O gestor aproveitou a ocasião para reforçar algumas solicitações ao governador, como a ampliação da barragem de Cristalândia e o esgotamento sanitário municipal.

Eleições 2014: Vereadores do PCdoB de Brumado participam de ato em apoio a Rui Costa A bancada comunista prestigiou o evento na UPB em Salvador. (Foto: Brumado Notícias).

Os vereadores Édio Pereira, Agno Meira e Liu Vasconcelos, todos do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) de Brumado, participaram nesta quinta-feira (06), na União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador, do ato da sigla em apoio ao candidato petista Rui Costa a governador da Bahia e ao atual secretário de Infraestrutura do estado, Otto Alencar (PSD), a senador. Animada, a militância do PCdoB atendeu ao chamado e lotou o auditório da entidade. O deputado federal Daniel Almeida e presidente estadual do partido estava muito entusiasmado com o ato de apoio.  “O PCdoB está com Rui e Otto porque esse projeto, que ajudamos a construir lá em 2002, é o melhor para a Bahia. Vamos melhorar e aperfeiçoar a chapa para que ela inspire as pessoas, para que tenha adesão e que seja a expressão da luta que sempre nos identificou”, disse. Em telefonema ao site Brumado Notícias, os vereadores da capital do minério reafirmaram o apoio a Rui Costa e declararam que estão apenas aguardando o início do pleito para iniciar a campanha.

Brumado: Matagal toma conta do PSF do Bairro Olhos D'água A direção da unidade disse que já acionou a prefeitura para realizar a limpeza do local. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A Unidade de Saúde da Família Ivaneide das Neves Santos Teixeira, localizada no Bairro Olhos D’água, em Brumado, está sendo tomada pelo mato. Os populares reclamam da situação em que se encontra a unidade, pois, segundo eles, o matagal acaba atraindo insetos não só para o PSF, mas também para as residências da vizinhança. A direção da unidade informou ao site Brumado Notícias que já acionou a prefeitura e mesma respondeu que o quanto antes uma equipe de limpeza será deslocada para o local.

Obras para duplicação da BR-116 em Vitória da Conquista começam em abril A informação foi confirmada pelo governo da Bahia. (Foto: Reprodução).

Tráfego intenso, muitos acidentes, trechos com pouca sinalização e falta de mobilidade nas pistas. Essas são as causas de muitas reivindicações por conta de usuários que utilizam constantemente a rodovia BR-116. Para atender a estas solicitações, a empresa ViaBahia deverá realizar a duplicação dos trechos que interligam os municípios de Jequié, Vitória da Conquista e Cândido Sales. As obras de duplicação devem começar no mês de abril. A informação foi confirmada pelo governo da Bahia. A obra contará com 38 km de duplicação no trecho que interliga Vitória da Conquista, indo sentido Cândido Sales. Já no segmento que compreende o município de Jequié, estima-se que seja duplicado um trecho de aproximadamente 90 km de extensão. Segundo a Via Bahia, o projeto de duplicação da BR-116 inclui a construção de uma nova pista, viadutos, pontes, passarelas, instalação de sinalização e elementos de proteção e segurança. A expectativa é que sejam instalados radares para controlar o volume de tráfego e a velocidade na rodovia, além da instalação de câmeras com o intuito de agilizar o socorro às vítimas de acidentes.

Brumado: Crianças do projeto Brumado Resgate são rejeitadas por escolas públicas Para Paulo Esdras, membro do projeto social, além do poder público, a própria sociedade estaria sendo omissa e rejeitando as ações. (Foto: Kauê Souza/Brumado Notícias).

Entre as principais causas do aumento da violência em Brumado está a falta de políticas públicas sociais, principalmente voltadas para atender crianças em estado de risco. O site Brumado Notícias apurou junto ao Conselho Tutelar e ao projeto social Brumado Resgate que o município está estagnado por uma “invisibilidade social”. A nossa reportagem conversou com Paulo Esdras, membro do projeto Brumado Resgate. Segundo ele, além do poder público, a própria sociedade estaria sendo omissa e rejeitando as ações do projeto. “As crianças não estão sendo bem aceitas por algumas pessoas, que reclamaram na empresa de ônibus que conduz os garotos e evitam pegar a condução no horário em que os meninos entram no transporte. Essas pessoas não aceitam participar desse modelo de educação. Até mesmo funcionários da Biblioteca Municipal estão criticando o projeto, que terá seu reflexo no futuro, pois a ideia é de que em um prazo de cinco anos essas crianças não estejam mais à margem da sociedade”, relatou Esdras.

Brumado: Crianças do projeto Brumado Resgate são rejeitadas por escolas públicas O caso foi encaminhado ao Ministério Público que já acionou a secretaria de Educação para inserir as crianças nas escolas durante este ano letivo. (Foto: Kauê Souza/Brumado Notícias).

O ativista ainda declarou que as crianças assistidas pela iniciativa estão sem estudar, vez que, segundo ele, foram rejeitadas pelas escolas públicas do município. “Pela lei é obrigatório que essas crianças estejam nas escolas, mas, por falta de um acompanhamento familiar e pelo fato de as escolas não estarem preparadas para atender essas crianças em situação de risco, as diretoras resolveram não aceitar as matrículas desses meninos”, denunciou Esdras. A nossa equipe também falou com o Conselho Tutelar e o órgão relatou que 30 crianças estão fora das escolas, algumas por indisciplina e outras por expulsão. Há também aquelas que pediram transferência para ficaram mais perto de casa, mas não foram aceitas pelas novas unidades. O Conselho levou o assunto ao conhecimento do Ministério Público, que de imediato acionou a Secretária de Educação. Após audiência já realizada com o promotor, a secretaria se comprometeu a inserir as crianças nas escolas durante este ano letivo. “Estamos plantando o projeto com visão de transformação dessas crianças, para colhermos futuros cidadãos de bem, mas, com a rejeição da sociedade e da educação pública, essas mesmas crianças poderão ser recrutadas pelo crime. O que vamos colher?”, argumentou Esdras.

Arquivo