Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Brumado: Calor, céu nublado e garoa nesta quinta-feira (19) A temperatura mínima é de 15ºC e a máxima de 32ºC, com umidade relativa do ar em 59%. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O sol apareceu forte nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (19) em Brumado. No entanto, o tempo fechou por volta das 09h, chegando até a garoar no centro da cidade. Apesar de o tempo no município continuar parcialmente nublado, a sensação é de calor. Segundo dados da estação municipal do Instituto Nacional de Meteorologia, o dia continuará com céu nublado, podendo chover em áreas isoladas. A temperatura mínima é de 15ºC e a máxima de 32ºC, com umidade relativa do ar em 59%. Para o próximo final de semana, a previsão é de que o sol aparecerá entre nuvens e a cidade deve registrar de sexta-feira (20) até domingo (22) temperatura mínima de 18ºC e máxima de 32ºC.

Brumado: Bancários em greve por tempo indeterminado Além da paralisação, os clientes estão tendo dificuldades com os caixas eletrônicos, que não estão funcionando. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Os bancos de todo país entraram em greve por tempo indeterminado nesta quinta-feira (19). Em entrevista ao site Brumado Notícias, o diretor do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e região, Rui Coqueiro, falou sobre a paralisação. Segundo ele, os bancários optaram pela greve tendo em vista que, após quatro rodadas de negociações, os banqueiros foram intransigentes e não apresentaram uma nova proposta de reajuste à categoria. Para ele, os 6,1% de reajuste oferecido pelos banqueiros é uma afronta aos trabalhadores. “Infelizmente, muita gente é prejudicada pelo fechamento dos bancos, mas essa é uma luta justa. Os bancários estão pedindo 11,1% de reajuste. É uma reivindicação pequena, que os bancos podem cumprir, pois estão lucrando muito. Em seis meses, o Banco do Brasil e o Bradesco bateram recorde de lucro - 10 bilhões e 7,5 bilhões respectivamente”, informou o diretor. Além do aumento no reajuste, os bancários pedem a contratação de mais trabalhadores para melhor atendimento do cliente e diminuição da jornada de trabalho. Coqueiro explicou que a paralisação envolve bancos públicos e privados, uma vez que a reivindicação é unificada. Em Brumado, além da paralisação, os clientes estão tendo dificuldades com os caixas eletrônicos, que não estão funcionando.

Brumado: Semec leva projeto cinematográfico a comunidade rurais As escolas ofereceram aos estudantes e as suas respectivas comunidades a possibilidade de acesso à cinematografia nacional. (Foto: Divulgação).

Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semec) e associações comunitárias, o Centro Integrado de Educação Professora Maria Sônia e Professor Sá Teles desenvolveram o projeto CinemAndante. Através da iniciativa, as escolas oferecem aos estudantes e as suas respectivas comunidades a possibilidade de acesso à cinematografia nacional. Segundo a Semec, o CinemAndante é utilizado como recurso didático para ampliação do espaço de lazer, enriquecimento da cultura, incentivo à formação crítica, promovendo assim a integração cultural entre escola e comunidade. No total, 12 comunidades - Campo Seco I, Barrinha, Fundão, Arrecifinho, Lapinha, Lagoa da Tapagem, Tamboril, Junco I, Barreiro Branco, Lajedão, Formosa, Lagoa do Mato – já foram atendidas pelo projeto. Além destas, a Semec informou que o projeto será apresentado em mais 18 comunidades até o seu encerramento. Os filmes são exibidos durante os sábados à tarde.

TJ-BA: STJ investiga candidato a desembargador Roberto Frank é acusado pela American Airlines de apropriação indébita, em notícia-crime. (Foto: Reprodução/TRE-BA).

Um dos nomes escolhidos pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e que compõe a lista tríplice para ocupar uma vaga de desembargador, o juiz Roberto Maynard Frank está sendo investigado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). De acordo com o site Política Livre, Roberto Frank é acusado pela American Airlines de apropriação indébita, em notícia-crime datada de 2006, e posteriormente encampada pelo Ministério Público da Bahia, sob a lavra do Procurador de Justiça Adjunto, Rômulo de Andrade Moreira. Além dele, são mencionados no mesmo inquérito as empresas Link Representações e Turismo Ltda., MSC Representações Ltda. e os advogados Manoel Cerqueira de Oliveira Netto e Maria Cristina Barbosa de Carvalho. O processo também cita os juízes Ary Nonato de Pinho e Cláudio Fernandes de Oliveira. O mesmo foi encaminhado para o STJ dada a condição privilegiada de Frank como juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A American Airlines se queixa de uma indenização paga, segundo a empresa, indevidamente, que ultrapassaria a casa dos R$ 20 milhões. Além de Roberto Frank, Custódio Lacerda Brito e Pedro Barachisio também estão buscando a vaga de desembargador no TJ-BA, a qual será decidida pelo governador da Bahia, Jaques Wagner (PT) e publicada no Diário Oficial do Estado.

Brumado: Menores são apreendidos com celulares roubados Dois menores foram localizados pela polícia que realizava ronda de rotina nas proximidades do local do roubo. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Na noite da última quarta-feira (18), três alunos retornavam da Escola Sheila Barreto Espínola, em Brumado, quando tiveram seus celulares roubados por dois menores. A ação ocorreu na Avenida Otávio Mangabeira, onde um menor de 11 anos e outro de 13 anos se aproximaram dos estudantes e com a mão por baixo das camisas simulando armas de fogo, exigiram que os celulares fossem entregues. Após o roubo, os alunos localizaram uma viatura da polícia circulando nas proximidades do local e avisaram os policiais sobre o ocorrido. Os menores foram localizados pela polícia na Rua Miguel Dias instantes depois do crime. Os aparelhos e os jovens foram apreendidos e conduzidos à delegacia da cidade, onde estão à disposição da justiça.

Brumado: Vereadores se envolvem em acidente na BR-030 Com o impacto, o para-choque do veículo acabou quebrando. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Os vereadores José Santos (PTC), o Santinho, e Romar Pereira (PSB) regressavam da cidade de Salvador na noite da última quarta-feira (18) quando sofreram um acidente de carro. O veículo com os parlamentares e um motorista da Câmara seguia outro automóvel em que estavam outros vereadores que participaram da audiência que debateu a segurança pública do município com o subsecretário Ari Pereira. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, a viagem transcorria tranquilamente até que, nas proximidades do Distrito de Sussuarana, em Tanhaçu, na BR-030, o carro que estava sendo dirigido pelo vereador Santinho colidiu com uma capa de pneu de caminhão que estava no meio da pista. Com o impacto, o para-choque do veículo acabou quebrando. Apesar do susto, o grupo seguiu viagem, só parando novamente na entrada da comunidade de Umburanas, já em Brumado, pois, além da avaria no para-choque, o radiador do carro foi perfurado e o mesmo teve de ser rebocado na manhã desta quinta-feira (19) para a cidade. Ninguém se feriu no acidente. O carro foi o mesmo que no dia 04 de junho deste ano atropelou um animal na BR-349, em Bom Jesus da Lapa. Na ocasião, estavam no veículo a vereadora Heliane Vasconcelos (PCdoB), o marido Leonardo Vasconcelos, e o assessor parlamentar Jobson Cruz.

Brumado: Vereadores se envolvem em acidente na BR-030 O carro que estava sendo dirigido por um parlamentar colidiu com uma capa de pneu de caminhão que estava no meio da pista. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).
Bahia vai ter curso de sexo oral igual ao da Rússia As aulas serão apenas para mulheres, que ficarão por um fim de semana assistindo aulas teóricas e práticas sobre o assunto. (Foto: Reprodução).

Um assunto bastante comentado nesses últimos dias em redes sociais é o curso de sexo oral feito na Rússia. E agora vai dar ainda mais o que falar na Bahia, pois em novembro acontecerá no estado o primeiro curso de sexo oral. De acordo com o Bahia Notícias, as aulas serão apenas para mulheres, que ficarão por um fim de semana assistindo aulas teóricas e práticas sobre o assunto. E a empresa Mundo da Intimidade, organizadora do curso, garante que o curso será ministrado por professoras especialistas em sexualidade. Médicas e sexólogas também irão supervisionar as atividades. As alunas vão poder utilizar próteses penianas e sêmen artificial durante as aulas, pois a organização garante que assim elas irão romper os limites morais e vão melhorar a prática do sexo oral.

Riacho de Santana: PM é baleado e tem motocicleta roubada em assalto Fábio Rocha de Oliveira, 28 anos, será operado nesta quinta-feira (19) em Vitória da Conquista. (Foto: Reprodução).

Pouco antes das 21 horas do último dia 17, o policial militar Fábio Rocha de Oliveira foi surpreendido por dois assaltantes quando chegava em sua casa, na Fazenda Barreiro Vermelho, zona rural de Riacho de Santana, no sudoeste baiano. Os criminosos estavam em uma motocicleta vermelha e anunciaram o assalto já atirando no braço do policial. Ferido, Fábio ficou sem defesa e os bandidos levaram sua motocicleta – placa DOW 3349, de Sertãozinho, São Paulo, fugindo rapidamente por uma estrada de terra que dá acesso ao município de Matina. Informados da situação, os policiais de Riacho de Santana contataram os de Matina e as duas guarnições montaram barreira na estrada. Quando os criminosos passaram pelos militares, foram ordenados a parar, mas eles desobedeceram e um deles caiu da motocicleta do policial. Logo o comparsa ajudou o ferido a se levantar e juntos fugiram. O policial Fábio Oliveira foi socorrido e encaminhado para o Hospital Samur, em Vitória da Conquista. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o militar, de 28 anos, está bem e deve ser operado nesta quinta-feira (19). A Polícia Militar acredita que os ladrões podem ser de Guanambi, Matina, Igaporã ou Riacho de Santana. Como um deles se machucou na fuga, é possível que procurem atendimento médico em algum hospital ou posto de saúde. Caso alguém tenha informações sobre a dupla, os policiais solicitam que ligue imediatamente para o 190, o sigilo é garantido.

Brumado: Deputados vão visitar o canteiro de obras da Fiol em outubro Parlamentares da Comissão Especial da AL-BA vão acompanhar o andamento das obras. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A Comissão da Especial da Ferrovia da Integração Oeste-Leste (Fiol) aprovou nesta quarta-feira (18) a proposta da presidente do colegiado, deputada estadual Ivana Bastos (PSD), de visitar o canteiro de obras da ferrovia em Brumado. A data está prevista para o próximo dia 18 de outubro. A parlamentar acredita que essa é uma visita é importante para que a Comissão veja de perto os avanços e problemas que o trecho brumadense da Fiol tem enfrentado. Ivana comentou durante a reunião com a Comissão que todos devem se comprometer para as obras da ferrovia avancem cada dia mais e possa dar resultados positivos em breve.

Câmara de Brumado aprova emenda que garante piso nacional a professores A emenda foi apresentada pelo vereador Weliton Lopes (PR). (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O resultado da sessão extraordinária da Câmara Municipal de Brumado ocorrida na última terça-feira (16) pode ser bastante comemorado pelos professores municipais. Os vereadores aprovaram por unanimidade a Emenda aditiva ao Projeto de Lei nº 19/2013, o qual trata da atualização das tabelas de vencimento dos profissionais do magistério no município. A emenda foi um acréscimo ao Artigo 1º do Projeto e diz que nenhum professor receberá como vencimento básico valor inferior ao piso nacional. Durante a mesma sessão o projeto com a emenda foi votado e aprovado. “A emenda aditiva demonstra que estamos empenhados em lutar pela maior valorização da classe, pois reconhecemos que os avanços na educação de nosso município passam pelas mãos destes profissionais, que se dedicam para que nossas crianças e adolescentes tenham um ensino de qualidade”, declarou o vereador Weliton Lopes (PR).

Brumado: Mineradores iniciam campanha salarial O presidente José Santana convoca os trabalhadores para unir em prol de novos benefícios para a categoria. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

No próximo dia 19, os mineradores da Magnesita Refratários, em Brumado, vão começar a mobilização para o início da campanha salarial de 2013. A pauta de reivindicações da classe foi entregue à empresa desde o começo deste mês de setembro e um dos destaques é o reajuste com aumento real nos salários. Representados pelo Sindmineradores, os trabalhadores pedem ainda correção do ticket alimentação, participação nos lucros e resultados e fim do banco de horas. A direção do sindicato espera que Magnesita esteja disposta a atender o pleito da classe trabalhista e vá para a mesa de negociações com espírito desarmado. Na busca por melhorias, o presidente do Sindmineradores, José Santana, pede que os mineradores participem de forma ativa da campanha. “A unidade da categoria é de fundamental importância para que nossas reivindicações sejam atendidas”, explicou o presidente.

Mensalão: Celso de Mello vota a favor de embargos infringentes e réus terão novo julgamento Doze dos 25 condenados pelo mensalão poderão ter suas penas revistas através de um novo julgamento do caso. (Foto: Reprodução/STF).

Doze dos 25 condenados pelo mensalão poderão ter suas penas revistas através de um novo julgamento do caso. Isso vai acontecer porque na tarde desta quarta-feira (18), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Celso de Mello votou favoravelmente aos embargos infringentes que os réus interpuseram. O magistrado justificou o seu voto: “Na linha do voto que proferi em 2 de agosto de 2012, ainda subexistem no âmbito do STF, nas ações penais originárias, os embargos infringentes. [O regimento interino] Não sofreu, no ponto, derrogação tácita e indireta da Lei 8.038”. Para o ministro, ninguém pode ser privado do direito de defesa, previsto na Constituição Federal, “ainda que [isso] se revele antagônico o sentimento da coletividade”. Mello pensa que nesse caso é preciso utilizar a compreensão racional e que o STF deve anular as paixões exacerbadas das multidões, “sem se contaminar pelo clamor popular”. Mas como era de se esperar, algumas pessoas já estavam se manifestando contra o voto do ministro e o novo julgamento do mensalão. “Pobre STF, quem te viu quem te vê”, era o que dizia uma faixa colocada no alambrado da Corte. Em outra frase constava que “votar a favor [dos embargos] é participar do complô”.

Em nota enviada a redação do site Brumado Notícias nesta quarta-feira (17), a secretaria municipal de Saúde de Brumado (Sesau) prestou esclarecimentos acerca do incidente envolvendo uma idosa de 90 anos no Hospital Professor Magalhães Neto (HPMN). A senhora foi flagrada deitada na calçada do hospital, e segundo testemunhas ela estava lá porque não havia funcionário para fazer a triagem do estado dela. Em uma parte da nota, a Sesau diz que a denúncia de falta de atendimento é infundada, pois a idosa não havia feito nem mesmo sua ficha de atendimento, procedimento anterior à triagem. “A senhora não tinha dado entrada no hospital e nem havia feito ficha, ela apenas deitou-se na calçada ao lado do muro de contenção do Lacen [Laboratório Central]. Quando o funcionário do HPMN viu a senhora deitada ao chão, ele foi lá e a buscou com uma cadeira de rodas. Se ela tivesse feito a ficha, teria que estar deitada na sala de recepção para aguardar a chamada e não do lado de fora, como foi denunciado”, explicou a nota. No texto ainda é ressaltado que “o Hospital preza pelo atendimento dos pacientes, mesmo que em alguns casos haja um certo período de espera por conta da avaliação de triagem”. Segundo a Sesau, no caso da idosa foi diferente, já que antes mesmo de fazer a ficha, “ela preferiu ir deitar-se na calçada, para a surpresa dos funcionários do Hospital e demais pacientes que se depararam com a cena”.

Sexta-feira sua linda – a festa em Caculé A festa será realizada no dia 11 de outubro no Sítio Aconchego.

Todo mundo espera ansiosamente a semana passar para chegar logo o fim de semana, e a segunda sexta-feira de outubro tem mais um motivo para ser esperada pelo povo de Caculé e Região. Vai acontecer nesse dia, 11 de outubro (véspera de feriado), a ‘Sexta-feira Sua Linda – A festa”, com a sensacional banda Cangaia de Jegue. O grupo gravou recentemente seu primeiro DVD, pela Som Livre, e já tem reconhecimento nacional por suas canções que empolgam públicos de todas as idades. A festa vai ser no Sítio Aconchego, em Caculé, com início marcado para a partir das 23 horas. A Sexta-feira Sua Linda vai ter ainda o músico Kleytones, que tem se destacado bastante no sudoeste da Bahia e no norte de Minhas Gerais. A festa tem a organização da Trêis Pontim Produções, sinônimo de festa boa e animada.

Congresso Nacional mantém multa de 10% do FGTS Parlamentares durante a votação de vetos presidenciais. (Foto: Moreira Mariz/Agência Senado).

De acordo com a Secretaria Geral do Senado, o Congresso Nacional manteve todos os vetos presidenciais a itens de sete propostas aprovadas anteriormente pelos parlamentares. O Senado também manteve a cobrança de multa de 10% sobre o saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), paga pelos empregadores em demissões sem justa causa. Nesse quesito, através de voto secreto, 40 senadores votaram “não”; e 29, “sim”. Foram registrados 4 votos em branco. Em uma hora e meia de sessão, a votação conjunta entre deputados e senadores sustentou os 95 vetos apresentados pela presidente Dilma Rousseff (PT). Dos 81 senadores, 73 votaram; já quanto aos deputados, 455 de 513 exerceram o direito ao voto. Durante a votação, dezenas de manifestantes contrários à manutenção da multa do FGTS, vestidos com coletes amarelos, pressionavam os parlamentares. 

Luís Eduardo Magalhães: Alunos limpam salas de aula em função da paralisação dos terceirizados Os servidores reivindicam o pagamento dos salários que estariam atrasados há dois meses. (Foto: Reprodução/TV Bahia).

Alunos da Escola Constantino Catarino de Souza, da rede estadual de ensino público em Luís Eduardo Magalhães, na região oeste da Bahia, realizaram a limpeza das salas de aula por conta da paralisação dos funcionários da limpeza das unidades de ensino no estado. Os servidores reivindicam o pagamento dos salários que estariam atrasados há dois meses. A direção da escola disse que mobilizou os estudantes para realização da limpeza somente até que a situação seja regularizada. Apesar de terem feito o serviço, os alunos não concordam em ter de perder aula para limpar as salas. “Estamos em época de vestibular, a gente precisa do máximo de tempo para estudar para tentar amenizar isso aí, mas não tem como, porque a gente tem que manter nossa escola limpa”, afirmou o aluno Rodrigo dos Santos ao G1. De acordo com a Diretoria Regional de Educação (Direc), na região, apenas na Escola Constantino Catarino de Souza os funcionários terceirizados pararam as atividades.

Brumado: Urbanização na Avenida Lindolfo Azevedo de Brito Ao longo da via estão sendo plantadas dezenas de palmeiras.(Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Uma empresa de limpeza terceirizada que presta serviços para a prefeitura de Brumado está realizando obras de urbanização na Avenida Lindolfo Azevedo de Brito, entrada da BA-148 no município. Ao longo da via estão sendo plantadas dezenas de palmeiras. Além da área verde, a rótula terá um calçadão com bancos. Em entrevista ao site Brumado Notícias, André Cardoso, secretário municipal de Infraestrutura, afirmou que esse é apenas o primeiro projeto de modificação da área. “Esse é o nosso primeiro projeto, mas também poderemos implantar aparelhos de ginástica na rótula, tendo em vista que o local é muito frequentado por ciclistas e populares que realizam caminhadas. Vamos estudar a possibilidade”, disse Cardoso.

Brumado: Urbanização na Avenida Lindolfo Azevedo de Brito Segundo o secretário André Cardoso, esse é apenas o primeiro projeto de modificação da área. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).
Manifestantes fazem protesto a favor do voto aberto em frente ao Congresso Nacional ovens protestam seminus no gramado em frente Congresso Nacional. (Foto: Luciana Amaral/G1).

Nesta quarta-feira (18), jovens protestam seminus em frente ao Congresso Nacional pela aprovação do projeto que pede o fim do voto secreto. Hoje, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado analisa o projeto que acaba com o voto secreto em todas as votações do Congresso. O documento já foi aprovado pela Câmara. Em sua maioria, os parlamentares se dizem favoráveis ao voto aberto em todas as votações, com exceção de certos temas, como vetos presidenciais. Para um dos organizadores do protesto, Michael Mohallem, a democracia não se faz com voto secreto. A manifestação ocorre no gramado do Congresso e os manifestantes não têm intenção de invadir o Senado. O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) se juntou aos jovens durante o protesto. “Acho que o povo tem o direito de saber como é que nós, senadores e representantes do povo, votamos, então minha posição é pelo voto aberto”, comentou Suplicy ao G1.

Manifestantes fazem protesto a favor do voto aberto em frente ao Congresso Nacional enador Suplicy participou do protesto ao lado dos manifestantes. (Foto: Luciana Amaral/G1).
Greve dos Correios: Agência em Brumado segue funcionando normalmente Por enquanto a grave não afeta o atendimento na capital do minério. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O Sindicato dos Correios anunciaram na noite da última terça-feira (17), em Salvador, o início da greve da categoria em todo o estado. A votação, que aconteceu na Praça da Inglaterra, reuniu vários funcionários que optaram pela deflagração do movimento grevista. Os servidores reivindicam aumento real de 15%, reposição da inflação de 7,13%; aumento linear de R$ 200; reposição de 20% das perdas salariais, redução da jornada dos atendentes para 6h e manutenção do plano de saúde. Mesmo com o anúncio de greve, a agência dos Correios em Brumado está funcionando normalmente nesta quarta-feira (18).

TJ-BA define lista tríplice para cargo de desembargador O advogado de Guanambi, Custódio Lacerda Brito, também está na lista. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) decidiu na manhã desta quarta-feira (18) a lista tríplice dos nomes que disputarão a vaga de desembargador. Anteriormente, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) enviou uma lista sêxtupla, de onde foram retirados os três que agora serão analisados pelo governador Jaques Wagner (PT). No final, caberá a ele escolher um. A lista tríplice é formada por Custódio Lacerda Brito, Roberto Frank e Pedro Barachisio.

Brumado: Seleção de Vôlei Feminino é vice-campeã de Campeonato Regional A competição foi realizada na cidade de Jequié.

No último fim de semana, as seleções de Brumado, Jequié, Ilhéus e Vitória da Conquista disputaram o II Campeonato Regional Feminino de Voleibol Master, que foi realizado na cidade de Jequié. Destaque pela qualidade e excelente nível técnico, a seleção brumadense finalizou o torneio como vice-campeã. Para os organizadores do evento, as meninas do vôlei de Brumado cativaram a torcida pela demonstração de força, empenho e pelo jeito alegre de competir. O município foi parabenizado pelos participantes do campeonato, que ficaram bem impressionados com a sua atuação.

Brumado: Buraco em avenida pode ter sido causa de acidente Comerciantes da localidade reclamam dos buracos na via e dizem que é comum os motociclistas tentarem desviar das crateras. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Uma motociclista foi atropelada na manhã desta quarta-feira (18), na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, em Brumado. Testemunhas relataram ao site Brumado Notícias que a condutora da moto tentou desviar de um buraco quando foi atropelada por um veículo que vinha logo atrás. Segundo os populares, o motorista fugiu do local e não prestou socorro à vítima. A mulher teve ferimentos no tornozelo, sendo atendida pelo Samu 192 e encaminhada ao Hospital Professor Magalhães Neto. Comerciantes da localidade reclamam dos buracos na via e dizem que é comum os motociclistas tentarem desviar das crateras e ficarem expostos ao risco de sofrerem graves acidentes. “São dois fatores de risco, pois, assim que saem do semáforo, as motos imprimem alta velocidade e quando chegam nesse trecho não dá tempo de parar. Eles acabam fazendo uma manobra perigosa para tentar desviar dos buracos. Nós já vimos muitas cenas de arrepiar em que muitos motociclistas não colidiram com ônibus e caminhões por um fio”, contou um comerciante a nossa reportagem.

“Diante do quadro atual, estamos com o governador Wagner”, diz Márcio Moreira O vereador e presidente do PSB local disse que ainda não recebeu nenhum orientação do Diretório Estadual do partido. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em contato telefônico com o site Brumado Notícias na manhã desta quarta-feira (18), o presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Brumado, o vereador Márcio Moreira disse que ainda não recebeu nenhuma orientação do diretório estadual da sigla no que se refere a um possível apoio ao ex-ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB). O peemedebista é pré-candidato ao governo baiano nas eleições de 2014. “Diante do quadro atual, o PSB de Brumado segue firme com o governador Jaques Wagner, do qual ajudamos a reeleger em 2010”, disse Moreira. Questionado sobre qual seria o segmento do diretório municipal da cidade caso a parceria com o PMDB baiano se confirme, Márcio foi enfático ao afirmar que “não podemos antecipar o pleito estadual que será em 2014”. O assunto veio à tona após a notícia do possível rompimento do Partido Socialista Brasileiro (PSB) com o governo da presidente Dilma Rousseff (PT). Com a quebra dos laços entre os partidos, cogitou-se a possibilidade de Geddel receber o apoio dos socialistas.

CONTINUE LENDO
Tanhaçu: Família é feita refém; caminhão foi roubado e abandonado na BR-030 Uma guarnição da polícia realizou buscas na região e encontrou o caminhão abandonado próximo a comunidade Jiboia, no município de Anagé. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Uma família regressava para o estado de Pernambuco de carona em um caminhão que transportava banana para Maceió/AL, quando na madrugada desta quarta-feira (18), acerca de 20 km do posto da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) no Distrito de Sussuarana, em Tanhaçu, no sudoeste baiano, o caminhão foi interceptado por um veículo. Armados, os ocupantes do carro renderam o caminhoneiro e a família. Adultos e crianças foram feitos reféns e ficaram na mira do revólver dos assaltantes por horas. Enquanto o caminhão era levado para outro trecho, a família e o caminhoneiro permaneceram na pista até que foram liberados por volta das 5h. Quando conseguiram sinal telefônico, as vítimas acionaram a polícia e foram socorridos pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE), que conduziu o grupo ao posto da 2ª CIPRV, na BA-262, em Brumado. Uma guarnição da polícia realizou buscas na região e encontrou o caminhão abandonado próximo a comunidade Jiboia, no município de Anagé. O veículo de carga foi escoltado pela polícia até o posto da BA-262, onde foi formalizada a ocorrência. Até o momento, os autores do crime não foram localizados

Arquivo