Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Brumado: Urbanização na Avenida Lindolfo Azevedo de Brito Ao longo da via estão sendo plantadas dezenas de palmeiras.(Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Uma empresa de limpeza terceirizada que presta serviços para a prefeitura de Brumado está realizando obras de urbanização na Avenida Lindolfo Azevedo de Brito, entrada da BA-148 no município. Ao longo da via estão sendo plantadas dezenas de palmeiras. Além da área verde, a rótula terá um calçadão com bancos. Em entrevista ao site Brumado Notícias, André Cardoso, secretário municipal de Infraestrutura, afirmou que esse é apenas o primeiro projeto de modificação da área. “Esse é o nosso primeiro projeto, mas também poderemos implantar aparelhos de ginástica na rótula, tendo em vista que o local é muito frequentado por ciclistas e populares que realizam caminhadas. Vamos estudar a possibilidade”, disse Cardoso.

Brumado: Urbanização na Avenida Lindolfo Azevedo de Brito Segundo o secretário André Cardoso, esse é apenas o primeiro projeto de modificação da área. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).
Manifestantes fazem protesto a favor do voto aberto em frente ao Congresso Nacional ovens protestam seminus no gramado em frente Congresso Nacional. (Foto: Luciana Amaral/G1).

Nesta quarta-feira (18), jovens protestam seminus em frente ao Congresso Nacional pela aprovação do projeto que pede o fim do voto secreto. Hoje, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado analisa o projeto que acaba com o voto secreto em todas as votações do Congresso. O documento já foi aprovado pela Câmara. Em sua maioria, os parlamentares se dizem favoráveis ao voto aberto em todas as votações, com exceção de certos temas, como vetos presidenciais. Para um dos organizadores do protesto, Michael Mohallem, a democracia não se faz com voto secreto. A manifestação ocorre no gramado do Congresso e os manifestantes não têm intenção de invadir o Senado. O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) se juntou aos jovens durante o protesto. “Acho que o povo tem o direito de saber como é que nós, senadores e representantes do povo, votamos, então minha posição é pelo voto aberto”, comentou Suplicy ao G1.

Manifestantes fazem protesto a favor do voto aberto em frente ao Congresso Nacional enador Suplicy participou do protesto ao lado dos manifestantes. (Foto: Luciana Amaral/G1).
Greve dos Correios: Agência em Brumado segue funcionando normalmente Por enquanto a grave não afeta o atendimento na capital do minério. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O Sindicato dos Correios anunciaram na noite da última terça-feira (17), em Salvador, o início da greve da categoria em todo o estado. A votação, que aconteceu na Praça da Inglaterra, reuniu vários funcionários que optaram pela deflagração do movimento grevista. Os servidores reivindicam aumento real de 15%, reposição da inflação de 7,13%; aumento linear de R$ 200; reposição de 20% das perdas salariais, redução da jornada dos atendentes para 6h e manutenção do plano de saúde. Mesmo com o anúncio de greve, a agência dos Correios em Brumado está funcionando normalmente nesta quarta-feira (18).

TJ-BA define lista tríplice para cargo de desembargador O advogado de Guanambi, Custódio Lacerda Brito, também está na lista. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) decidiu na manhã desta quarta-feira (18) a lista tríplice dos nomes que disputarão a vaga de desembargador. Anteriormente, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) enviou uma lista sêxtupla, de onde foram retirados os três que agora serão analisados pelo governador Jaques Wagner (PT). No final, caberá a ele escolher um. A lista tríplice é formada por Custódio Lacerda Brito, Roberto Frank e Pedro Barachisio.

Brumado: Seleção de Vôlei Feminino é vice-campeã de Campeonato Regional A competição foi realizada na cidade de Jequié.

No último fim de semana, as seleções de Brumado, Jequié, Ilhéus e Vitória da Conquista disputaram o II Campeonato Regional Feminino de Voleibol Master, que foi realizado na cidade de Jequié. Destaque pela qualidade e excelente nível técnico, a seleção brumadense finalizou o torneio como vice-campeã. Para os organizadores do evento, as meninas do vôlei de Brumado cativaram a torcida pela demonstração de força, empenho e pelo jeito alegre de competir. O município foi parabenizado pelos participantes do campeonato, que ficaram bem impressionados com a sua atuação.

Brumado: Buraco em avenida pode ter sido causa de acidente Comerciantes da localidade reclamam dos buracos na via e dizem que é comum os motociclistas tentarem desviar das crateras. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Uma motociclista foi atropelada na manhã desta quarta-feira (18), na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, em Brumado. Testemunhas relataram ao site Brumado Notícias que a condutora da moto tentou desviar de um buraco quando foi atropelada por um veículo que vinha logo atrás. Segundo os populares, o motorista fugiu do local e não prestou socorro à vítima. A mulher teve ferimentos no tornozelo, sendo atendida pelo Samu 192 e encaminhada ao Hospital Professor Magalhães Neto. Comerciantes da localidade reclamam dos buracos na via e dizem que é comum os motociclistas tentarem desviar das crateras e ficarem expostos ao risco de sofrerem graves acidentes. “São dois fatores de risco, pois, assim que saem do semáforo, as motos imprimem alta velocidade e quando chegam nesse trecho não dá tempo de parar. Eles acabam fazendo uma manobra perigosa para tentar desviar dos buracos. Nós já vimos muitas cenas de arrepiar em que muitos motociclistas não colidiram com ônibus e caminhões por um fio”, contou um comerciante a nossa reportagem.

“Diante do quadro atual, estamos com o governador Wagner”, diz Márcio Moreira O vereador e presidente do PSB local disse que ainda não recebeu nenhum orientação do Diretório Estadual do partido. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em contato telefônico com o site Brumado Notícias na manhã desta quarta-feira (18), o presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Brumado, o vereador Márcio Moreira disse que ainda não recebeu nenhuma orientação do diretório estadual da sigla no que se refere a um possível apoio ao ex-ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB). O peemedebista é pré-candidato ao governo baiano nas eleições de 2014. “Diante do quadro atual, o PSB de Brumado segue firme com o governador Jaques Wagner, do qual ajudamos a reeleger em 2010”, disse Moreira. Questionado sobre qual seria o segmento do diretório municipal da cidade caso a parceria com o PMDB baiano se confirme, Márcio foi enfático ao afirmar que “não podemos antecipar o pleito estadual que será em 2014”. O assunto veio à tona após a notícia do possível rompimento do Partido Socialista Brasileiro (PSB) com o governo da presidente Dilma Rousseff (PT). Com a quebra dos laços entre os partidos, cogitou-se a possibilidade de Geddel receber o apoio dos socialistas.

CONTINUE LENDO
Tanhaçu: Família é feita refém; caminhão foi roubado e abandonado na BR-030 Uma guarnição da polícia realizou buscas na região e encontrou o caminhão abandonado próximo a comunidade Jiboia, no município de Anagé. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Uma família regressava para o estado de Pernambuco de carona em um caminhão que transportava banana para Maceió/AL, quando na madrugada desta quarta-feira (18), acerca de 20 km do posto da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) no Distrito de Sussuarana, em Tanhaçu, no sudoeste baiano, o caminhão foi interceptado por um veículo. Armados, os ocupantes do carro renderam o caminhoneiro e a família. Adultos e crianças foram feitos reféns e ficaram na mira do revólver dos assaltantes por horas. Enquanto o caminhão era levado para outro trecho, a família e o caminhoneiro permaneceram na pista até que foram liberados por volta das 5h. Quando conseguiram sinal telefônico, as vítimas acionaram a polícia e foram socorridos pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE), que conduziu o grupo ao posto da 2ª CIPRV, na BA-262, em Brumado. Uma guarnição da polícia realizou buscas na região e encontrou o caminhão abandonado próximo a comunidade Jiboia, no município de Anagé. O veículo de carga foi escoltado pela polícia até o posto da BA-262, onde foi formalizada a ocorrência. Até o momento, os autores do crime não foram localizados

Eleições 2014: PSB deve apoiar Geddel na Bahia O ex-ministro já tem o aval do PMDB nacional para montar o seu palanque no estado. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O possível rompimento do Partido Socialista Brasileiro (PSB) com o governo da presidente Dilma Rousseff (PT) vai implicar diretamente na Bahia durante as eleições 2014. Com a quebra dos laços entre o PSB e o PT, o ex-ministro e atual presidente do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) baiano, Geddel Vieira Lima, deverá receber o apoio dos socialistas. Em troca, Geddel também não vai seguir o diretório nacional do PMDB, o qual continua apoiando Dilma na reeleição. O peemedebista vai apoiar um candidato de oposição à petista, pois está se articulando para chegar forte em 2014, quando deve disputar o governo baiano. Segundo revelou uma fonte na noite desta terça-feira (17) ao site Brumado Notícias, a senadora Lídice da Mata (PSB) estará no mesmo palanque de Geddel na Bahia. Caso se confirme o fechamento da aliança entre o PSB e PT, os vereadores socialistas de Brumado, e provavelmente o ex-prefeito Eduardo Vasconcelos, estarão fazendo pela primeira vez campanha para o ex-ministro. Geddel é um antigo desafeto político de Vasconcelos e sempre foi apoiado pelo ex-vice-governador Edmundo Pereira e a ex-deputada Marizete Pereira, ambos no Partido dos Trabalhadores (PT). Mas mesmo com a grande rivalidade, todos devem ‘arregaçar as mangas’ para que Geddel receba uma expressiva votação na capital do minério. Agora é só esperar para ver.

Lagoa Real busca recurso emergencial para restabelecer o abastecimento de água A ideia é que seja feita a recuperação e implantação de sistemas simplificados para abastecimento por meio de poços profundos. (Foto: Divulgação).

Na tarde desta terça-feira, 17, a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) participou de uma audiência na Coordenação Estadual de Defesa Civil (Cordec) para buscar melhorias para a cidade de Lagoa Real, no sudoeste baiano. A parlamentar foi acompanhada pelo prefeito do município, Francisco José Cardoso de Freitas (PSD), o Zezinho. Os dois solicitaram ao coordenador do órgão, Salvador Brito, recurso emergencial para que o abastecimento de água seja restabelecido. A ideia é que seja feita a recuperação e implantação de sistemas simplificados para abastecimento por meio de poços profundos. Brito garantiu que a demanda será analisada e em breve o município terá a resposta.

Candeias: TCM diz que prefeito contratou irregularmente 1,5 mil servidores Sargento Francisco (PSD) ainda foi multado em R$ 38.065,00, por desobediência à Lei de Responsabilidade Fiscal. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A denúncia contra o prefeito de Candeias, Francisco Silva Conceição (PSD), o Sargento Francisco, sobre as contratações irregulares de servidores em 2012 foi considerada procedente nesta terça-feira (17) pelos Conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios – TCM. Diante disso, o Tribunal fez uma representação contra o gestor aos Ministérios Públicos Estadual e Eleitoral e o multou em R$ 38.065,00, por desobediência à Lei de Responsabilidade Fiscal. Segundo o TCM, Francisco contratou 1.593 servidores de forma irregular durante o período de 03 de julho a 31 de outubro de 2012, ocasionando danos ao erário público. O prefeito tentou se defender, justificando que havia situação administrativa emergencial ou de calamidade quando assumiu o Poder Executivo, mas a Corte de Contas não acatou a explicação porque não havia situação de emergência e os contratos foram encerrados imediatamente após as eleições municipais. O TCM também relatou que não havia cópia da maioria dos contratos desses servidores e nem mesmo publicação das nomeações em diário oficial. A decisão ainda cabe recurso.

Brumado: Moradores do São Jorge reclamam de taxa de esgoto De acordo com eles, a taxa aumenta em 45% o valor da conta de água por causa da manutenção da estação de tratamento que não funciona. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Nesta terça-feira (17) os moradores do Bairro São Jorge, em Brumado, voltaram a criticar a cobrança da taxa de esgoto cobrada pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento – Embasa. De acordo com eles, a taxa aumenta em 45% o valor da conta de água por causa da manutenção da estação de tratamento do bairro. Mas os moradores afirmam que estão pagando por algo que não funciona. “Pagamos a água mais cara de Brumado e com ela uma taxa absurda de 45% de esgoto por uma estação de tratamento que não funciona, pois do mesmo jeito que o esgoto das casas chega aos tanque da estação, ele desce para o rio”, denunciou Clélio Júnior ao site Brumado Notícias. As maiores reclamações ficam por cona dos moradores da Rua São Sebastião, vizinhos da estação de tratamento da Embasa e que convivem com o mau cheiro do esgoto despejado nos tanques da estação. “Você pode ver que muitos moradores colocaram a placa de venda nas casas, pois o mau cheiro, ratos, baratas e muriçocas têm perturbado a vida de todos nós aqui, e tudo por conta do mau funcionamento desta estação bem ao fundo das casas”, argumentou o denunciante, alegando ainda que, antes da chegada da nossa equipe de reportagem, um caminhão tanque da Embasa estava realizando a retirada dos dejetos dos tanques para despejá-los no rio. Clélio contou que os funcionários da empresa pararam as atividades quando os moradores ameaçaram denunciar o caso à imprensa. Mesmo assim, a nossa reportagem conseguiu flagrar um dos tanques da estação de tratamento aberto com sujeira do lado de fora e também uma caixa de distribuição aberta na rua.

PSB, de Eduardo Campos, deixará o governo Dilma Mas o gesto é a primeira etapa concreta de consolidação da candidatura do governador de Pernambuco. (Foto: Reprodução).

Numa decisão surpreendente, o PSB deve entregar nesta quarta-feira (18) os cargos que detém no governo Dilma Rousseff (PT), inclusive os dos ministros Fernando Bezerra Coelho (Integração Nacional) e Leônidas Cristino (Secretaria de Portos). A decisão deve ser anunciada em reunião na sede do partido na manhã desta quarta. Na tarde desta terça, o presidente do partido, governador Eduardo Campos (PE), fechou uma rodada de conversas, inclusive com os dois ministros do partido. “Não vamos ficar nesse balcão de cargos”, desabafou Campos, segundo relato de um parlamentar que presenciou uma das reuniões. Nessas conversas, Campos disse que, mesmo sem cargos, vai ajudar o governo no que for necessário. “Para fazer o que for importante para o país, não precisamos de cargos”, disse o governador, segundo o mesmo parlamentar. Nos últimos dias, integrantes do PT e do Palácio do Planalto pressionavam para que o PSB entregasse os cargos. A presidente Dilma Rousseff não escondeu sua irritação depois que Eduardo Campos reuniu-se recentemente com o senador Aécio Neves (PSDB-MG), em Recife, e fez críticas ao governo. Apesar de entregar os cargos, o PSB não anunciará Campos como candidato à Presidência da República em 2014. Mas o gesto é a primeira etapa concreta de consolidação da candidatura. As informações são do Blog do Camarotti.

Caculé: Marquinho Viana busca a implantação do Partido Verde O objetivo do grupo é ser oposição à atual gestão municipal. (Foto: Divulgação).

No último dia 14, o deputado estadual Marquinho Viana (PV) visitou o município de Caculé, no sudoeste baiano, para articular com lideranças locais a implantação do Diretório local do Partido Verde. Nessa empreitada, estiveram ao lado do deputado o presidente estadual do PV e prefeito de Licínio de Almeida, Alan Lacerda Leite; Dr. João, ex-prefeito de Caculé; o vereador Tubaína, de Caculé, entre outras lideranças políticas do município. O objetivo do grupo é ser oposição à atual gestão municipal de Caculé.

Brasília: Catadora de latinhas passou de R$ 50 para R$ 7 mil mensais Servidora do Tribunal de Justiça do Distrito Federal Marilene Lopes, que foi catadora de latinhas. (Foto: Arquivo pessoal).

Para muitas pessoas seria um sonho difícil deixar de receber mensalmente R$ 50 e passar a receber R$ 7 mil. Mas isso foi realidade para a catadora de latinhas Marilene Lopes. Após estudar durante 25 dias apenas, a catadora, que mora em Brasília, conseguiu aprovação num concurso de nível médio do Tribunal de Justiça e mudou de vida. Em 2001, Marilene não tinha dinheiro para comprar gás, não havia nem frutas em casa e tinha somente uma calcinha para usar. Como forma de conseguir renda, ela teve a ideia de aproveitar o carrinho de mão usado para levar os filhos na creche – eles não podiam entrar de pés sujos – para catar latinhas de alumínio quando voltasse para casa. A ex-catadora tinha os cursos de técnico em enfermagem e em administração e já havia sido agente de saúde e doméstica, só que perdeu o emprego porque faltou muitas vezes para cuidar dos filhos. Nessa época ela ainda precisou fazer uma cirurgia de correção de lábio leporino. De acordo com o G1, Marilene aproveitou o momento de adversidade e decidiu aproveitar o tempo de repouso para estudar os assuntos do concurso do Tribunal de Justiça. “Minha mãe disse que, se eu fosse operar, ela cuidava dos meninos, então fui para a casa dela. Minha mãe comprou uma apostila para as minhas irmãs, aí dei a ideia de formarmos um grupo de estudo. Íamos de 8h às 12h, 14h às 18h e de 19h às 23h30. Depois eu seguia sozinha até as 2h”, contou. Marilene foi a única aprovada e passou a ser técnica judiciária. Doze anos depois da aprovação, ela se considera uma vencedora e não tem vergonha do passado. “Foi muito difícil. Hoje, contar parece que foi fácil, mas eu venci”, emocionou-se.

Brumado: Júri absolve réu de tentativa de homicídio O crime do qual o réu foi considerado inocente aconteceu em 28 de novembro de 2011. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Ubirajara de Jesus Damascena foi absolvido nesta terça-feira (17) pelo júri popular da acusação de tentativa de homicídio qualificado. O crime do qual o réu foi considerado inocente aconteceu em 28 de novembro de 2011 e a vítima Gervásio Narvaes Paixão Júnior. Mas mesmo com essa sentença, Ubirajara vai continuar cumprindo pena, só que por outro processo, no qual ele foi condenado a cinco anos e dois meses de reclusão em regime semiaberto por ter incendiado a residência da ex-companheira. No próximo dia 1º de outubro será a vez do júri julgar Fábio Moreira Alves pelo assassinato do próprio pai, Edvaldo Alves, com uma facada em março de 2013.

Brumado: Coelba avisa sobre desligamento programado de energia A interrupção será no próximo sábado (21).

A Coelba enviou uma nota ao site Brumado Notícias nesta terça-feira (17) informando sobre o desligamento programado de energia em algumas ruas da cidade no próximo dia 21. Irá faltar energia nessa data das 7 horas às 13 horas nos Bairros Nobre e Olhos d’Água. A ação da Coelba será necessária para que os técnicos da empresa realizem melhorias na rede elétrica de forma segura. Confira a lista dos pontos em que o fornecimento de energia será desligado: Bairro Nobre - Avenida João Paulo I, Rua Alvino Rocha, Rua Donizete A. Lima, Rua José Augusto dos Santos, Rua José Meira Leite, Rua José Pereira Castro, Rua José Rodrigues Santos, Rua José Soares de Souza, Rua Manoel Fernandes dos Santos, Rua Maria das Graças Abrantes, Rua Miguel Arcanjo da Silva, Rua Olavo Bilac, Rua Pedro Coqueiro Filho e Rua Rio de Contas; Bairro Olhos d’Água - Avenida Horácio José dos Santos, Rua Ana Angélica Costa, Rua Antônio Gonçalves de Aguiar, Rua Boa Vista, Rua Djalma S. Leite, Rua do Clube, Rua Edmundo Ferreira Brito, Rua Francisco A. de Oliveira, Rua Francisco Gomes, Rua Horácio José dos Santos, Rua José Bibiano dos Santos, Rua Marcionilio Rodrigues dos Santos, Rua Maria Caires de Lima, Rua Maria S. Leite e Rua São Jorge. Para evitar acidentes, a Coelba pede que reparos nas instalações dos equipamentos elétricos internos sejam feitos com chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o tempo que estiver sem energia.

Sudoeste Baiano: Produtores vão receber capacitação em cotonicultura da Adab Uma das ações para atingir essa finalidade será a realização do Seminário da Cultura do Algodão do Vale do Iuiú, nos próximos dias 18 a 21 na microrregião de Guanambi.

Como a Bahia tem capacidade para ser o maior produtor nacional de algodão, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) tem buscado capacitar os produtores do sudoeste baiano para conseguir chegar a esse patamar. Uma das ações para atingir essa finalidade será a realização do Seminário da Cultura do Algodão do Vale do Iuiú, nos próximos dias 18 a 21 na microrregião de Guanambi. Durante esses dias cada município recebera o seminário em um dia, sendo na ordem Palmas de Monte Alto, Urandi, Distrito de Mutans e Malhada. Os participantes irão ter a oportunidade de debater temas como preparação e conservação do solo, legislação e defesa fitossanitária – proteção contra o Bicudo do Algodoeiro.

Guanambi: Prefeito diz que aeroporto poderá ser liberado em 60 dias Charles Fernandes (PP) ressaltou que a prefeitura está cumprindo as exigências da Anac e realizando melhorias no aeroporto. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

No início do ano, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) interditou vários aeroportos no interior da Bahia e entre eles estava o de Guanambi. Por causa disso, vários pousos e decolagens que eram feitos na cidade foram destinados para o aeroporto Sócrates Mariani Bittencourt, em Brumado – como aconteceu na última sexta-feira (13) com a banda Chiclete com Banana. Nesta terça-feira, 17, o aeroporto de Guanambi fez falta para o ex-prefeito Nilo Coelho, que por volta do meio dia embarcou em Brumado num avião particular para a capital baiana. O não funcionamento do aeroporto guanambiense foi o tema da entrevista feita pelo site Brumado Notícias com o prefeito municipal Charles Fernandes (PP). Por telefone, o gestor comentou sobre o andamento das obras no aeroporto da capital do algodão. “Estamos cumprindo as exigências da Anac, realizamos melhorias na pista de pouso, na biruta e também limpeza”, falou. Fernandes disse que no momento estão sendo realizadas melhorias na cerca de segurança do local e que espera ter o aeroporto liberado em breve. “Estamos trabalhando para desinterditar o aeroporto até o final de outubro, com tantos aeroportos interditados pela Anac na Bahia esperamos que nesse prazo possamos ter de volta o funcionamento do aeroporto aqui de Guanambi”, acrescentou Charles.

Guanambi: Prefeito diz que aeroporto poderá ser liberado em 60 dias Neste terça (17) o ex-governador Nilo Coelho embarcou por volta do meio no aeroporto de Brumado num avião particular para a capital baiana. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).
Polícia encontra drogas e celulares na cadeia de Brumado A polícia vai intensificar o combate a essa prática criminosa na cidade. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Uma sacola contendo drogas, celulares e carregadores de celulares foi apreendida na tarde da última segunda-feira (16) dentro da cadeia de Brumado. De acordo com a polícia, essa ação foi feita por comparsas de detentos presos na carceragem, que tem buscado diversas formas de entregar os itens. Por conta de situações assim, alguns indivíduos já foram presos em flagrante. “Estamos sempre atentos e não vamos permitir que eles tentem burlar a segurança pública”, disse um policial civil ao site Brumado Notícias, garantindo que a polícia vai intensificar o combate a essa prática criminosa na cidade.

Tabocas do Brejo Velho: MPF denuncia ex-prefeito de improbidade administrativa Gilmar Ribeiro da Silva (PR), o Mazim, atualmente é prefeito de Brejolândia.

Duas ações civis foram impetradas pelo Ministério Público Federal (MPF) contra o ex-prefeito de Tabocas do Brejo Velho, Gilmar Ribeiro da Silva (PR), o Mazim. Segundo o MPF, o ex-gestor aplicou de maneira irregular os recursos do Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar) em 2003 e do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) em 2007, constituindo atos de improbidade administrativa. No caso do Pnae, a investigação do MPF apontou que a merenda escolar do município foi comprada na época sem licitação e gerou danos ao erário. Na segunda ação, o Ministério Público se baseou em um inquérito instaurado em 2009, o qual tratava da aplicação dos recursos do Fundeb. Foi identificado que o ex-prefeito agiu irregularmente na tomada de preços para prestação do serviço de transporte escolar, para prestação de “serviços gerais” em escolas e convite para reforma de escolas, além de diversos erros na publicação de editais e julgamento das propostas recebidas. Por conta dessas ações, o MPF requereu que o Gilmar seja condenado ao pagamento de indenização por danos morais coletivos, no valor de 200 mil reais. Na ação do Fundeb, o órgão pediu a condenação também de José de Deus Reis, presidente da comissão municipal de licitação na época, que pode ter que pagar indenização de R$ 20 mil. Atualmente, Gilmar Ribeiro da Silva é prefeito de Brejolândia.

SSP-BA: Em protesto, vereador brumadense não participará de audiência com subsecretário Requerimento da vereadora Liu Vasconcelos visava uma audiência com o governador Jaques Wagner (PT). (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Uma comitiva formada por vereadores de Brumado participará na próxima quarta-feira (18) de uma audiência com o subsecretário de Segurança Pública do Estado da Bahia, Ari Pereira. O intuito da reunião é buscar melhorias no setor e reforço policial para a cidade. Autora do requerimento, a vereadora Liu Vasconcelos (PCdoB) disse estar decepcionada, pois sua solicitação era de uma audiência direta com o governador Jaques Wagner (PT). “Não está de bom tamanho, pois minha indicação solicitava a audiência com o governador e eu acreditava que ele poderia nos atender. Como eu solicitei essa audiência, não vou fazer essa desfeita, até porque a nossa cidade precisa de uma solução e é isso que iremos passar para o subsecretário”, afirmou a parlamentar em entrevista ao site Brumado Notícias. 

SSP-BA: Em protesto, vereador brumadense não participará de audiência com subsecretário Weliton Lopes (PR) não irá participar do encontro com o subsecretário Ari Pereira, por ele ter recebido um movimento com arma em punho. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em protesto por conta do ocorrido, o vereador Weliton Lopes (PR) não irá embarcar com a comitiva para a capital baiana. “Recusei ir a Salvador em protesto, mas espero que os colegas vereadores consigam êxito nessa audiência. O requerimento da vereadora Liu Vasconcelos dizia que a audiência teria de ser diretamente com o governador, tendo em vista os níveis alarmantes de violência apresentados no município. Mas o governador não recebeu a Câmara de Brumado e não passou nem para o secretário de Segurança, desceu para o subsecretário, aquele que recebeu um movimento social com arma em punho. Penso que, ao invés de o governador nos enviar para conversar com esse subsecretário, deveria tê-lo exonerado do cargo no outro dia após o incidente”, declarou Lopes, fazendo referência ao episódio em que o subsecretário teria apontado uma arma de fogo contra manifestantes. O vereador ainda foi além ao dizer que o governo do PT faz propaganda enganosa no estado e que Ari Pereira está desqualificado para a função. “O PT propaga na Bahia um governo social e não foi isso o que vimos na ação desse subsecretário. Um governo social de verdade não recebe um movimento social com arma em punho. Ele é muito despreparado para ser um subsecretário. Digo que o governador zombou com Brumado. O que mostra que a segurança do estado não é prioridade para ele”, concluiu o parlamentar.

Brumado: Agentes comunitários de saúde e de endemias aderem a paralisação nacional O intuito, segundo a categoria, é pressionar o governo federal para aprovar um Projeto de Lei que reajusta o salário dos profissionais ao piso nacional. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Endemias de Brumado paralisaram as atividades na manhã desta terça-feira (17) aderindo ao movimento nacional. O intuito, segundo a categoria, é pressionar o governo federal para que este aprove o Projeto de Lei (PL) que reajusta o salário dos profissionais ao piso nacional. Os agentes se concentraram na Praça Coronel Zeca Leite com faixas e cartazes cobrando da presidente Dilma Rousseff (PT) a aprovação do PL. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Marieta Gomes, diretora do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde (SINDACS), falou um pouco mais sobre os objetivos do movimento e reivindicações da categoria. “Nossa paralisação é em prol da aprovação do piso nacional dos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias. Nossa dificuldade vem por parte da presidente Dilma Rousseff, que ainda não deu sua resposta quanto à aprovação da PL que reajusta o piso nacional”, explicou Marieta. A diretora do SINDACS criticou a forma como é utilizado o incentivo concedido pelo governo. “O incentivo dá ao município respaldo para usar como gasto com o agente; mas não está sendo repassado todo o valor do incentivo”, afirmou a sindicalista. Marieta finalizou declarando que o município paga apenas R$ 700 aos agentes; valor que, segundo ela, estaria bem abaixo do piso nacional reivindicado pela categoria. Na próxima quarta-feira (18), os agentes irão continuar a paralisação, que ocorrerá na Avenida Centenário.

Brumado: Por sete votos contra seis, Câmara aprova reajuste dos professores em 8,68% A bancada de oposição foi contra o aumento que contou com o voto de minerva do presidente da Casa para a sua aprovação. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em sessão extraordinária realizada na manhã desta terça-feira (17), a Câmara de Vereadores de Brumado aprovou a proposta do executivo municipal para reajustar o salário dos professores em 8,68%. Durante as discussões, os parlamentares da bancada de oposição defenderam a decisão da categoria, que em assembleia disse não aceitar a proposta. Por outro lado, os vereadores da bancada de situação afirmaram que um reajuste maior iria ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O vereador Weliton Lopes (PR) sugeriu a criação de um projeto que estabeleça que os professores não recebam abaixo do piso nacional. A proposta foi aprovada por unanimidade. Mesmo assim, os professores que acompanharam a sessão ficaram insatisfeitos e pediram o uso da palavra na tribuna livre. A solicitação gerou um pequeno conflito, tendo em vista que a bancada de situação liberaria a tribuna livre para Conceição Machado, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Brumado (Sindsemb). Diante do impasse, os professores se indignaram e abandonaram a plenária sem nem mesmo acompanhar a votação da proposta do executivo. A bancada de oposição rejeitou o projeto enquanto a bancada de situação, com o voto de minerva do presidente Alessandro Lôbo (PSL), aprovou a proposta enviada pelo prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL). Assim, o projeto de reajuste foi aprovado por sete votos contra seis. 

Brumado: Por sete votos contra seis, Câmara aprova reajuste dos professores em 8,68% Diante do impasse, os professores se indignaram e abandonaram a plenária sem nem mesmo acompanhar a votação da proposta do executivo. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em entrevista ao site Brumado Notícias, os vereadores falaram sobre os posicionamentos das bancadas. “Mantivemos a coerência e seguimos a orientação da assembleia que é fórum soberano de deliberação da categoria. A assembleia rejeitou por três vezes consecutivas a proposta do executivo e nós apenas seguimos essa orientação”, explicou o vereador Édio Pereira (PCdoB). Já o republicano Weliton Lopes falou um pouco mais sobre o projeto de emenda por ele apresentado. “O recurso é do FUNDEB e nós consideramos que a aprovação dessa emenda foi um grande avanço e uma conquista para os professores, tendo em vista que ele garantirá que nenhum professor receba abaixo do piso nacional. O município não pode atender as reivindicações da categoria que pediu um reajuste de 24%, o que feriria a Lei de Responsabilidade Fiscal. Os 8,68% oferecidos pelo administrativo municipal é até maior do que o que está sendo dado pelo governo estadual. A mesa de negociações continua permanente e se entendermos que há como melhorar esse reajuste e até chegar aos 24% iremos lutar por isso”, concluiu o parlamentar.

Arquivo