Achei Sudoeste

14 Out 2013 - 10:30h

Na próxima terça-feira (15), a fim de possibilitar a realização de serviços elétricos na Estação de Tratamento (ETA II) de Brumado, o fornecimento de água será temporariamente suspenso nos bairros Dr.Juracy, São Jorge, Novo Brumado, Esconso, São Felix, Esmeralda, Malhada Branca, Jardim de Alá, Urbis II, Urbis III, Loteamento Malhada Branca e na cidade de Malhada de Pedras. A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) recomenda que a população economize água até que os trabalhos sejam concluídos no final do dia e o abastecimento seja completamente normalizado.

14 Out 2013 - 10:00h

Um vídeo que se tornou bastante acessado nas redes sociais mostra o momento em que um bandido é baleado por um policial militar ao tentar assaltar um motociclista. As imagens foram gravadas pela câmara acoplada ao capacete do motociclista. A vítima foi abordada por uma dupla de assaltantes na zona leste de São Paulo, na tarde do último sábado (12). Leonardo Escarante Santos, garupa da moto, apontou uma arma para o vigilante de 35 anos e pediu para que ele entregasse o veículo. A vítima obedece, o assaltante sobe na moto e guarda a arma na cintura. Neste momento, um policial militar fardado que voltava do trabalho desce armado do seu carro, que estava no sentido oposto da via, e dá voz de prisão a dupla de assaltantes. Leonardo então puxa o revólver calibre 38 da cintura e aponta na direção do PM, que atira duas vezes contra ele. Santos foi encaminhado ao pronto-socorro do Tatuapé com um tiro no abdômen e outro na perna. Ele passou por cirurgia, mas não há informações sobre o seu estado de saúde. O outro suspeito conseguiu fugir. Em nota, a polícia militar garantiu que pela análise das imagens a atuação do policial foi correta e em legítima defesa. As informações são do Jornal Folha de São Paulo.

14 Out 2013 - 09:20h

Focado em disputar uma vaga na Câmara dos Deputados em 2014, o ex-prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), tem aparecido mais em público e participado ativamente das solenidades de inauguração de obras do município; ocasiões em que está sempre ao lado do prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL). Em entrevista ao site Brumado Notícias, Vasconcelos comentou sobre o ingresso de Marina Silva no Partido Socialista Brasileiro (PSB). Para ele, a adesão fortalece a sigla. “Eduardo Campos foi muito feliz em garimpar para cá essa preciosidade chamada Marina Silva. Ela é um grande trunfo em qualquer palanque”, reforçou o ex-prefeito. Em seguida, Eduardo reafirmou seu interesse em disputar as próximas eleições como deputado federal.  “Eu me sinto cansado e até brinco com minha esposa que intelectualmente me sinto aos 30, mas aos 67 anos o corpo já está cansado. No entanto, construí uma história no município e não posso me furtar em buscar mais melhorias e alçar voos maiores. Não é um intuito pessoal de vaidade, pois a vida pública para quem é sério neste país só traz desvantagens”, garantiu Vasconcelos, que já tem o apoio do atual prefeito. 

Aguiberto enalteceu as qualidades de Eduardo e disse que, enquanto prefeito do município de Brumado, ele foi um desbravador. “Eduardo foi uma pessoa que transformou a nossa cidade, pois do jeito como ele pegou o nosso município e o modo com que o deixou dá a ele a posição de desbravador sem sombra de dúvidas. Não tenho dúvida que Eduardo será um grande deputado, o que será muito bom para Brumado, para a Bahia e para o Brasil. Ele é um amigo, um amigo nosso, um amigo do povo de Brumado e terá sim o nosso apoio para deputado federal se sair candidato”, concluiu Dias.

14 Out 2013 - 08:45h

O brumadense Chico Lessa foi assaltado na noite do último domingo (13), no bairro Bonocô, em Salvador. De acordo com relato do próprio Lessa publicado em seu perfil no Facebook, os bandidos estavam armados em uma motocicleta no momento da abordagem. “Pessoal, eu e Dani fomos vítimas de um assalto no trânsito por dois homens numa motocicleta e arma em punho, levaram os relógios e celular”, postou Chico em sua rede social. “Estamos bem e nada de grave aconteceu. Graças a Deus”, encerrou o brumadense.

14 Out 2013 - 08:12h

Embora o nome de ACM Neto venha sendo bastante cotado para disputar as eleições para governador na Bahia em 2014, o ex-prefeito de Caculé, Luciano Ribeiro (DEM), garantiu que em hipótese nenhuma ACM Neto sairá candidato pela oposição. “ACM Neto assumiu o compromisso de administrar e tentar minorar os problemas de Salvador e é isso que ele está fazendo. Essa é a tarefa que ele tem pelos próximos quatros anos”, assegurou o democrata em entrevista ao site Brumado Notícias. Quanto a outros nomes que estariam sendo cotados, Ribeiro citou Geddel Vieira Lima (PMDB), Paulo Souto (DEM), José Ronaldo (DEM), João Gualberto (PSDB), e José Carlos Aleluia (DEM). O candidato da oposição, segundo ele, deve ser um desses nomes. Para Ribeiro, por uma questão natural, ACM Neto tem assumido a liderança das oposições na Bahia e ele sem dúvidas conduzirá o processo como líder da oposição. “Mas ele não será o nome indicado para governador”, reforçou o democrata.

13 Out 2013 - 21:00h

Em Brumado, durante o governo do prefeito Juracy Pires Gomes, a primeira dama Maria Sônia Meira Gomes esteve à frente da Divisão do Bem Estar Social - atualmente Secretaria do Desenvolvimento Social. Na época, foi destaque na revista Panorama da Bahia as ações da secretaria em prol das crianças dos bairros carentes do município. Em 1983, a instalação da creche Jardim Encantado, no Bairro Juracy Pires Gomes, onde na época habitava uma população estimada em 10 mil pessoas, teve por objetivo ampliar o rendimento das famílias carentes, vez que as mães passaram a dispor de tempo para trabalhar fora. Enquanto isso, os filhos eram bem alimentados e assistidos, inclusive quanto à saúde, pois trimestralmente eram submetidas a exames médicos. 

Em 1985, instalou-se a creche Casulo Pequeno Popular, no Bairro São Félix, tendo em vista o êxito alcançado pelo primeiro projeto. No período, Maria Sônia destacou que, além do trabalho feito com as crianças, a socialização das mães também foi de fundamental importância para garantir a educação dos jovens no ambiente doméstico. Além das creches, durante o período também foi construído um centro comunitário no Bairro das Flores, que na verdade era um complexo de assistência social à população carente, com direito a posto de saúde, área para associação de moradores e creche.

13 Out 2013 - 19:00h

Durante o primeiro dia da V Conferência Estadual de Cultura da Bahia, realizada em Camaçari, o governador Jaques Wagner (PT) anunciou que R$ 41 milhões estão previstos para o Fundo Estadual de Cultura da Bahia em 2014. Wagner também garantiu que irá se reunir com representantes da classe artística para discutir o pagamento de projetos em aberto financiados pelo Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). A classe artística já havia se manifestado contra o governo, alegando que a verba destinada à cultura foi reduzida para R$ 32 milhões. “Concordo que cultura é alimento, é saúde, é identidade de um povo e, portanto, a gente tem que promover e patrocinar mais a cultura. E, por isso, estou assumindo o compromisso de honrar a previsão inicial dos recursos para o Fundo de Cultura”, disse.

13 Out 2013 - 18:00h

Três homens foram presos por volta das 11h40 do último sábado (12), no município de Riacho de Santana, no sudoeste baiano, por envolvimento em um assalto a um posto de combustíveis na cidade vizinha de Igaporã. O serviço de inteligência da Polícia Militar chegou aos autores do crime através das imagens do circuito de segurança do local. No momento da prisão, Nilton Fábio da Silva, 23 anos, e Janailson Santos Pereira, 28 anos, estavam em um bar comemorando os lucros do roubo. Segundo informou a polícia da cidade ao site Brumado Notícias, ambos são detentos da Penitenciária Lemos de Brito, em Salvador, onde cumprem pena por assalto, mas gozavam do indulto do Dia das Crianças quando cometeram o crime. Na operação ainda foi preso Jailso Nonato Pereira, 24 anos, primo de Nilton Fábio, que tentou esconder duas armas usadas no crime - revólveres calibre 38 e 32, além de outras provas.

13 Out 2013 - 15:17h

No último sábado (12), foi realizado no município de Livramento de Nossa Senhora o II Encontro Regional do Clube do Fusca. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o seu fundador, Danúbio Luan, falou sobre o crescimento do número de adeptos do Clube. Segundo ele, além do aumento do número de participantes em Brumado, o Clube do Fusca agora tem sede no município de Livramento de Nossa Senhora e ainda há a possibilidade de abrir novas filiais nas cidades de Paramirim e Caetité. Para ele, a paixão pelo fusca é o combustível para a realização desses eventos. “O que nos move é a paixão pelo fusca. É isso que faz a gente correr atrás formando associações, promovendo eventos, no intuito de chamar a atenção das pessoas para importância do fusca, não só nas nossas vidas, mas também para a história do país e do mundo”, destacou Luan. 

Sete fuscas do Conquista Fusca Clube também marcaram presença durante o evento incentivando a expansão do clube amigo. Ricardo Rebouças, presidente do Conquista Fusca Clube, falou com a nossa reportagem sobre o resgate na região da paixão pelo fusca. Segundo ele, em Conquista, o Clube começou com apenas 8 veículos e hoje possui 55 carros cadastrados. Para ele, a tendência é de crescimento. “Em cada novo encontro, novas pessoas aparecem para se associar ao Clube. Já fechamos diversas parcerias e as coisas têm tomado uma proporção grande”, disse, ressaltando que o fusca é o carro mais charmoso do mercado.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

13 Out 2013 - 14:31h

No último sábado (12), o grupo comunitário do Bairro Dr. Juracy, em Brumado, realizou em parceria com o legislativo e executivo um projeto em prol do dia das crianças na localidade. Além de brincadeiras, foram doados presentes durante a ação. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o vereador Castilho Viana (PSB), que esteve presente no evento, falou sobre a iniciativa. “Entendemos que a nossa parte é essa, sempre apoiar a população buscando meios para viabilizar esses projetos. A intenção desse grupo não é somente realizar festejos, mas realmente buscar outros meios para atender a população, como Feiras de Saúde e eventos esportivos. Tenho certeza que esse grupo comunitário irá perpetuar”, assegurou Viana.

A vice-prefeita Cristina Gondim (PSDB) também marcou presença no evento solidário. Gondim fez questão de parabenizar o vereador Castilho por apoiar a realização da iniciativa e disse que seria bom se todas as crianças de todos os bairros carentes da cidade pudessem participar da ação. “Queremos que Brumado se torne uma cidade cada vez melhor, principalmente com iniciativas como essa em prol do lazer das crianças”, ressaltou.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

13 Out 2013 - 12:30h

Em audiência realizada na última semana, o ministro dos Esportes Aldo Rebelo recebeu uma comitiva da cidade de Guanambi formada pela deputada estadual Ivana Bastos (PSD), pelo prefeito Charles Fernandes (PP), o vereador Hugo Costa (PCdoB) e pelo secretário Jairo Magalhães e Paulo Costa. A visita, intermediada pelo deputado federal Daniel Almeida (PCdoB), teve por finalidade pedir a implantação de um Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) no município. Os centros dessa natureza visam ampliar a oferta de infraestrutura de equipamento público esportivo qualificado, incentivando a iniciação esportiva em territórios de alta vulnerabilidade social das grandes cidades brasileiras. O projeto integra, em um só espaço físico, atividades e a prática de esportes voltados ao esporte de alto rendimento, estimulando a formação de atletas entre crianças e adolescentes. Em uma primeira etapa em todo país, está prevista a contratação de aproximadamente 250 CIEs, com um total de investimento de mais de R$ 800 milhões. A comitiva mostrou ao ministro a necessidade desses equipamentos em Guanambi, que é uma cidade polo que integra diariamente demandas regionais na área do esporte, com uma expressiva população jovem. Rebelo demonstrou interesse pelo projeto.

13 Out 2013 - 11:50h

Após o Ministério do Desenvolvimento Social constatar que 2.168 políticos em exercício de mandato recebiam o benefício do programa Bolsa Família de forma irregular, o pagamento foi cancelado pelo governo. A comprovação foi feita quando o Ministério cruzou as informações da lista de contemplados pelo programa e a base de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Há dez anos desde a criação do Bolsa Família, está é a primeira vez que o procedimento foi realizado. Na primeira fase do levantamento realizada no início do ano, 2.272 pessoas foram consideradas irregulares e, por isso, todas elas tiveram o benefício suspenso em fevereiro. Após aplicação de questionários, ficou constatado que 104 políticos não haviam tomado posse e tinham o direito de receber o benefício. Isso porque, de acordo com o decreto presidencial 5.209, de 2004, as famílias atendidas pelo programa perdem o direito ao benefício, que varia entre R$ 32 e R$ 306, em caso de “posse do beneficiário do Programa Bolsa Família em cargo eletivo remunerado, de qualquer das três esferas de Governo”. Além disso, uma lei do mesmo ano define que a pessoa que se beneficia irregularmente do programa e tem consciência da ilegalidade é obrigada a ressarcir os valores recebidos.

13 Out 2013 - 11:10h

De acordo com o Decreto n° 8.118, publicado na edição do Diário Oficial da União da última sexta-feira (11), uma das regras para concessão de seguro desemprego foi alterada pelo governo. Agora, o trabalhador que solicitar o benefício a partir da segunda vez, dentro de um período de dez anos, terá que fazer curso com o mínimo de 160 horas para receber o pagamento. O curso deve ser de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional; anteriormente, o Decreto n° 7.721, de 16 de abril, havia instituído a condicionalidade do curso, sendo que o mesmo só deveria ser feito a partir do terceiro pedido de seguro-desemprego no prazo de dez anos. 

13 Out 2013 - 10:40h

Em Brumado, centenas de fieis católicos celebraram o dia das crianças e de Nossa Senhora Aparecida com uma procissão e uma missa realizadas na tarde do último sábado (12). Seguindo a imagem da padroeira do Brasil com cânticos de louvor, os fieis partiram da Igreja Matriz, passaram pelo corredor do centro comercial e se concentraram na Igreja São Cristóvão, onde foi celebrada uma missa campal. Famílias inteiras participaram da comemoração em homenagem à padroeira e aplaudiram as bênçãos dos padres estendidas a todas as crianças da cidade.

13 Out 2013 - 10:10h

Lideranças do município de Tanhaçu estiveram com o deputado estadual Marquinho Viana (PV), em seu gabinete na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), para reforçar o andamento de obras já solicitadas, a exemplo da implantação dos sistemas de abastecimento de água de Várzea Dantas e Bandeiras, e do sistema de abastecimento de água da comunidade de Tambori, requerida pelo vereador Miguel de Deca. Viana afirmou que irá trabalhar para que as obras sejam implantadas o mais rapidamente possível. Juscemir Cota, liderança política e ex-secretário de obras do município de Caculé, além de amigo do deputado, também participou do encontro. De Botuporã, o deputado ainda recebeu em seu gabinete o vereador Glauber Magalhães (PR), filho do ex-prefeito da cidade. A visita também teve o objetivo de solicitar investimentos para as comunidades que o mesmo representa em Botuporã.

13 Out 2013 - 09:40h

A venda de milhares de medalhas confeccionadas para comemorar o primeiro ano do pontificado do Papa Francisco foi suspensa pelo Vaticano por conta de um erro de digitação. Ao invés do nome Jesus, foi gravado nas medalhas o nome “Lesus”. A coleção foi colocada à venda no dia 8 de outubro, mas apenas 4 unidades haviam sido compradas antes do recolhimento do material. As medalhas foram produzidas em ouro, prata e bronze pelo Instituto Poligráfico e Zecca da Itália. Porém, o Instituto afirma que não foi o responsável pelo erro, vez que o material original veio do próprio Vaticano.

13 Out 2013 - 08:45h

As crianças que estão internadas no Hospital Professor Magalhães Neto (HPMN), em Brumado, também comemoraram o dia das crianças. Isso porque o grupo teatral Alegria 1, 2, 3 passou pelo local e alegrou a criançada com muitas atividades. Formado por membros da Igreja Missões do Evangelho Pleno, o grupo visitou a ala de pediatria do hospital na tarde do último sábado (12). Vestidos de palhaço, os membros do grupo cantaram, contaram piadas e divertiram todas as crianças internas. Além disso, levaram palavras de consolo para os pais e acompanhantes das crianças.

13 Out 2013 - 06:50h

Um incêndio foi registrado no início da tarde do último sábado (12), em um terreno baldio próximo à sede da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), na Avenida Centenário, em Brumado. Por conta do mato seco e do vento, o fogo se alastrou atingindo madeiras que eram guardadas no local. Um caminhão estacionado nas proximidades do terreno quase foi atingido pelas labaredas. A brigada de incêndio da Magnesita foi acionada por uma guarnição da Polícia Militar, mas como a equipe demorou a chegar os próprios moradores vizinhos utilizaram baldes com água para tentar controlar o fogo, com medo de que o mesmo atingisse as residências. Mesmo com a gravidade da situação, ninguém se feriu. 

A polícia acredita que o incêndio possa ter sido provocado por uma bucha de fogos de artifício utilizada durante a tradicional queima de fogos em homenagem a Nossa Senhora Aparecida e ao dia das crianças. A cidade não conta com uma Unidade do Corpo de Bombeiros.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

12 Out 2013 - 20:50h

Um tubo de metal para estrutura de torre eólica caiu de uma carreta na manhã deste sábado (12) quando passava pela Serra dos Pombos, na BA-262, em Anagé, cidade do sudoeste baiano. A estrutura estava sendo transportada de Salvador para Caetité. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, durante uma curva na serra, o tubo teria puxado a carreta, que caiu logo em seguida. Apesar gravidade do acidente, ninguém ficou ferido. 

O trânsito ficou lento na rodovia e a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) esteve no local para fazer a ocorrência e controlar o tráfego de veículos. Por causa das obras de empresas eólicas em Caetité é corriqueira a passagem desses veículos pelas estradas da região, sobretudo na BA-262 e BR-030.

12 Out 2013 - 16:10h

Pipoca, algodão doce e muita diversão para a criançada, assim foi a festa de inauguração da segunda etapa da reforma da Praça Coronel Zeca Leite, batizada de Pracinha das Crianças, em Brumado. A solenidade de inauguração aconteceu na noite da última sexta-feira (11) e o evento contou com a presença do secretariado municipal e convidados, além de famílias inteiras que levaram os pequenos para brincar nos novos brinquedos da praça. Durante o evento, o site Brumado Notícias entrevistou o ex-prefeito Eduardo Lima Vasconcelos, que elogiou o prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) pelas obras de revitalização e a valorização do paço municipal. “É muito bom que aconteça o que está acontecendo aqui em Brumado, uma sequência administrativa dentro do mesmo grupo, com mesma visão de interesse público. Esta obra não é uma sequência da minha administração, mas é uma melhoria de uma obra que valoriza o paço municipal”, disse o ex-prefeito. 

Já Aguiberto ressaltou que a inauguração da praça faz parte do seu compromisso com o município e que a data de inauguração foi em comemoração ao Dia das Crianças. “Com essas inaugurações estamos resgatando nossos compromissos de campanha eleitoral. Até o final do ano, vamos deixar toda a Praça Coronel Zeca Leite reformada. Essa inauguração de hoje é também o nosso presente para as nossas crianças já que estamos na véspera do dia das crianças e da padroeira do nosso Brasil. Ainda vamos fazer alguns ajustes nos brinquedos e instalar piso emborrachado para amortecer o impacto, mas entregamos a praça para a população brumadense desejando aos nossos pequeninos um feliz dia das crianças”, concluiu o prefeito.