Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias Em Brumado, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA) suspenderá temporariamente na próxima sexta-feira (15) a emissão de ARTs (Anotação de Responsabilidade Técnica), CAT (Certidão de Acervo Técnico) e Registro Profissional, em razão da transição do sistema informatizado do Siscrea para o Sitac - Sistema de Informações Técnicas e Administrativas. Segundo o órgão, a nova ferramenta visa facilitar a vida dos profissionais, empresas e órgãos de governo, disponibilizando online o acesso a serviços como a emissão de certidões de acervo, primeiro registro, registro de pessoas jurídicas, emissão de boletos, consulta de autenticidade de documentos e emissão de ART’s. Com a interrupção do atendimento não será possível a emissão dos documentos. Entre os objetivos do novo sistema, estão: aproximar o profissional do Conselho, ampliar o acesso e a celeridade no pré-atendimento e o redirecionamento dos colaboradores no processo de atendimento direto ao cliente.
Foto: Alberto Coutinho/GOVBA Durante audiência pública na Comissão Especial da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e Porto Sul, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), presidida pela deputada estadual Ivana Bastos (PSD), o secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, garantiu que as obras da Fiol serão concluídas em 2017, dois anos depois do que havia sido previsto inicialmente. “Temos certeza que as obras da Fiol serão concluídas em 2017”, disse o titular da Casa Civil. Na oportunidade, o chefe da Casa Civil foi questionado sobre a mudança de traçado da ferrovia, que passará a fazer a conexão final com a ferrovia Norte-Sul em Campinorte, em Goiás, em vez de Figueropólis, no Tocantins, e afirmou que a alteração se dá para aumentar a atração econômica e transformar a região Nordeste em um dos maiores pólos de exportação do país, o que aumentaria a viabilidade do Porto Sul.
Foto: Camila Queiroz Sobre os atrasos nos pagamentos dos funcionários da Valec, estatal que executa as obras, foi informado que a situação já foi regularizada até o mês de março, “faltando verificar os resultados das atividades do mês de abril para a realização dos pagamentos”. Ivana Bastos avaliou como positiva a audiência pública com o secretário. “Vimos aqui uma explanação clara e franca do secretário, com todos os detalhes necessários para que a comissão dê os próximos passos no plano de trabalho. Fiquei muito satisfeita ainda com as perguntas pertinentes dos membros do colegiado, visando apenas entender o estágio das obras e mostrando a importância dela para a Bahia”, considerou a parlamentar.
Quer ficar bem com o seu corpo? Agende uma consulta para conhecimento da criolipólise, tratamento que reduz até 25% da gordura localizada com apenas uma sessão. Você pode agendar uma avaliação gratuita para conhecer o tratamento e os benefícios que o mesmo pode proporcionar para o seu corpo e bem estar. A fisioterapeuta Luiza Feres é a responsável pelas sessões. Os resultados são percebidos a partir da terceira semana. Agende agora mesmo a sua avaliação gratuitamente. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / 9962-3010 / 9997-3200.
Foto: Reprodução/TV Bahia Duas crianças recém-nascidas, que são gêmeas, podem ter sido adotadas de forma ilegal na cidade de Itapetinga, no sudoeste baiano, e levada para a região sul. A denúncia chegou à Justiça pela Polícia Civil e os bebês já estão na Vara da Criança e Juventude desde a terça-feira (12). Os irmãos, uma menina e um menino, têm apenas dois meses. O G1 tentou contato com o delegado Roberto Júnior, que investiga o caso, mas ainda não obteve sucesso. A suspeita é que a avó materna tenha entregue as crianças ao casal suspeito no aeroporto da cidade. O casal, então, teria levado os bebês de avião para o sul do estado, o que teria acontecido no sábado (9). O nome da cidade e a identidade dos pais não foram revelados. Na segunda (11), a Polícia Civil entrou em contato com o advogado do casal, que entregou os bebês. Por determinação da Justiça, a criança foi levada à Vara da Criança e Juventude da cidade. Na ocasião, o casal mostrou autorização dos pais dos recém-nascidos para ficar com as crianças. Os pais, que não foram identificados, negaram. “No caso, a avó, se entregou para adoção, o procedimento não foi correto. Ela deveria ter procurado a Vara da Infância, onde seria ouvida a mãe, o pai e, se eles concordassem, essa criança seria destinada a um dos pretendentes cadastrados no Cadastro de Adoção do Conselho Nacional de Justiça”, afirma Mirna Fraga, juíza da Vara da Infância e Juventude. As crianças estão sob cuidados da Vara e passam bem. “Elas serão colocadas em uma família acolhedora, porque nós ainda não temos abrigo, já estamos próximos de inaugurar, mas ainda não temos abrigo, até que a gente conclua as investigações para saber o que realmente aconteceu”, afirma a juíza.
Foto: Reprodução Quase 50 mil trabalhadores foram resgatados de situações análogas ao trabalho escravo nos últimos 20 anos, a maior parte em Minas Gerais, de acordo com balanço divulgado hoje (13) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o que foi possível, de acordo com o ministro Manoel Dias, porque o país tem “uma das melhores legislações do mundo” e pelas ações concretas em parceria com outros órgãos. O número exato é de 48.720 trabalhadores resgatados pelo Grupo Especial de Fiscalização (GEFM), em duas décadas de atuação. Nas 30 operações feitas em 2015, em 55 estabelecimentos, foram resgatadas 419 pessoas da situação de quase escravidão; Em 2014, foram resgatados 1.674 trabalhadores; e em 2013, outros 2.808. O ano em que o maior número de trabalhadores foi resgatado de situações análogas à escravidão foi 2007, com 5.999 resgates feitos em 116 operações. O balanço detalha as ações realizadas em 2014, ano em que foi possível incluir municípios e atividades econômicas que não foram abordados nas ações de em anos anteriores, como algumas atividades do setor de extração vegetal, do tipo exploração da piaçava e da carnaúba. As informações são da Agência Brasil.
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias Dois alunos da Uneb de Brumado foram detidos pela polícia militar e encaminhados à delegacia na última terça-feira (12), após terem subtraído um monitor de um computador do laboratório de informática do campus. O vigilante suspeitou da ação dos estudantes, pois, segundo ele, a estudante teria ficado do lado de fora do laboratório acobertando o jovem, que se apropriava indevidamente dos equipamentos. A dupla saiu da faculdade levando uma sacola vermelha. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, a polícia foi acionada e interceptou os estudantes na Avenida Áppio Cardoso da Paixão, no Bairro Santa Tereza. Com eles foi encontrado o equipamento. Embora tenham sido pegos em flagrante delito, os estudantes foram liberados depois de serem ouvidos e o equipamento devolvido ao campus.
Foto: Rogério Rocha/Brumado Notícias Resultado de emenda parlamentar, a comunidade Espírito Santo, em Lagoa Real, no suodeste baiano, recebeu uma quadra poliesportiva do prefeito Francisco José Cardoso de Freitas (PSD), o Zezinho. Além da obra, a atual gestão entregou à população uma praça e iluminação pública, duas passagens molhadas, um trator e implementos agrícolas. O evento de inauguração contou com a presença do prefeito e do vice-prefeito Santo Batista (PR), presidentes das associações comunitárias, vereadores e secretários, que assistiram um torneio de futsal antes do ato inaugural.
Foto: Rogério Rocha/Brumado Notícias Na oportunidade, o vereador Valdivino Aguiar (PSD) comemorou a inauguração. Ele disse que as obras vão beneficiar a todos da região do Riachão. Em seu pronunciamento, o gestor destacou que todas as obras são conquistas de todos os moradores de Espírito Santo e região.
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias A Juíza de Direito da Vara da Fazenda Pública da Comarca de Brumado, Leonor Abreu, publicou edital de citação em face do ex-prefeito da cidade de Malhada de Pedras, Ramon dos Santos (PP). O documento torna público que, nos termos da presente Ação de Execução Fiscal, requerida pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Ramon tem o prazo de cinco dias para pagar o valor de R$ 1.027.652,40, com os juros e multa de mora e encargos, nos termos da Certidão de Dívida Ativa. O gestor poderá oferecer embargos à execução no prazo de trinta dias. Caso descumpra a decisão, será expedido mandado de penhora e avaliação a recair sobre a quantidade de bens que irão garantir o ressarcimento integral da dívida.
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias Em Brumado, um comerciante foi alvo de um novo golpe na última terça-feira (12) e acabou perdendo 150 jogos de mesas com 600 cadeiras. Em queixa registrada na delegacia, o comerciante declarou que havia fechado um acordo com um homem que dizia ser pastor da Igreja Congregação de Deus. O mesmo alugou as mesas e cadeiras para supostamente realizar um grande culto religioso em uma casa de eventos localizada na comunidade Campo Seco, zona rural do município. O culto aconteceria à noite e, por volta das 18h, um caminhão baú de cor prata, com placa da cidade de Taiobeiras - Minas Gerais, chegou ao local. Segundo a vítima, um motorista e um ajudante disseram que o pastor de prenome Samuel teria mudado o encontro para outra casa de eventos na Avenida Centenário, na sede do município. Os vigilantes ainda ajudaram a carregar o caminhão. Como não houve a realização do encontro, o comerciante se deu conta de que havia caído em um golpe. A polícia investiga o caso e já apurou que não há filial da Igreja citada em atividade no município.
Foto: Reprodução De acordo com dados do Ministério da Educação (MEC), 178 mil estudantes iniciaram o cadastro de financiamento no sistema do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), mas não concluíram a inscrição até o prazo. Devido ao fato, por determinação da justiça, o programa não foi reaberto, já que os novos contratos custariam R$ 1,8 bilhão ao governo federal apenas em 2015. Segundo o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, o orçamento do Fies para 2015 era de R$ 2,5 bilhões, o que foi completamente gasto para atender 252.442 novos contratos fechados até 30 de abril. Isso afeta também a edição do segundo semestre do programa. As justificativas parecem ter convencido o desembargador Cândido Ribeiro, presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que derrubou a determinação da Justiça Federal do Mato Grosso da prorrogação das inscrições do fundo. De acordo com o G1, a ação de reabertura do prazo foi apresentada pela Defensoria Pública da União, que alegou que estudantes tiveram direitos violados ao não conseguirem se inscrever por problemas na ferramenta.
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias Em atendimento a solicitação do vereador Castilho Viana (PSB), a prefeitura municipal de Brumado realizou nesta semana o serviço de melhoramento da iluminação na Rua 2 de Julho. O serviço é fruto do compromisso do parlamentar com os moradores da rua. “Sabíamos que se fazia necessário diante da baixa luminosidade existente e que prejudicava toda a coletividade trazendo insegurança aos transeuntes no período noturno”, declarou Castilho.
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias Segundo o setor de vacinação da Vigilância Epidemiológica (VIGEP) de Brumado, o dia D de vacinação contra o H1N1 e o H3N2 não apresentou números satisfatórios. Desde que começou a campanha, na semana passada, foram vacinados apenas 22% do público alvo, ou seja, um total de 2.800 pessoas. Embora a somatória seja baixa, tendo em vista que a meta é vacinar pouco mais de 15 mil pessoas no município, a Vigep destaca que a procura nos postos de saúde durante a semana tem sido boa, principalmente por parte dos idosos (19%) e gestantes (28%), que fazem parte do grupo prioritário, que ainda conta com crianças (6,8%), puérperas e profissionais da saúde. A coordenação de vacinação destacou ainda que houve atraso na entrega do lote das vacinas no setor e, por isso, a campanha nas comunidades rurais só deve começar a partir do dia 22 deste mês. O alerta da Vigep é para que as pessoas não deixem para se vacinar na última hora, pois, segundo levantamento do Ministério da Saúde, o mês de junho é o período em que mais se registra casos das doenças que estão dentro da campanha de prevenção.
O Arraiá de Caculé 2015 acontece entre os dias 30 de maio e 27 de junho. Além das tradicionais quadrilhas juninas, que abrem os festejos com apresentações nos fins de semana anteriores ao São João, o evento também conta com atrações musicais de renome. Neste ano, o melhor São João da região tem como atração principal o cantor sertanejo Leonardo. Serão três dias de festa: no dia 19 de junho, o cantor Leonardo, Feras da Bahia e Bel Lima farão a alegria do público presente. Já no dia 20, é a vez de Lordão, Radiola de Cangaceiro, Dio do Acordeon e Thiago Araújo se apresentarem e animarem a galera. No último dia, 21 de junho, tem Cheiro de Milho, Ed Rossi, Lula Sabiá e Ricardinho. Nas tardes do São João o arrasta-pé acontece nas festas de camisa. Dia 20 acontece o Forró do Bacurau; dia 21, o Forró do Bode e a Choppada do Xamego; e dia 23, o Fole Furado. Para fechar as festividades do mês de junho tem o São Pedro da Várzea Grande com um arrasta-pé de primeira qualidade. As atrações serão confirmadas em breve.
Foto: Reprodução/Youtube Um comportamento inusitado de um homem que aparenta sofrer de transtornos mentais tem chamado à atenção de todos nas redes sociais. O vídeo publicado há quatro dias no canal do site “A Notícias Mais” do Youtube, tem quase 240 mil visualizações. O homem aparece mantendo relações sexuais com um carro em Jaru, Rondônia. De acordo com matéria publicada pelo blog Focoelho, populares informaram que não é a primeira vez que ele é visto fazendo sexo com o escapamento de um veículo. Dessa vez o homem foi flagrado em uma concessionária da cidade. A publicação ainda explica que ele já ficou conhecido no município como “Tarado do carro”, teria preferência por carros populares, principalmente: Celta e Uno. Ele também se importaria se o escapamento está quente ou frio, é só o motorista se afastar do veículo e ele já se abaixa atrás do carro e pratica o bizarro ato sexual. Não há informações sobre houve alguma assistência ao homem.
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias Em Brumado, o dia das mães foi lembrado com muita descontração e atividades promovidas pelo corpo docente do Centro Educacional Monteiro Lobato (CEML), que convocou as mães dos alunos para uma caminhada Fitness durante a alvorada do último domingo (10). Mostrando disposição, as mamães homenageadas aprovaram a iniciativa, que proporcionou integração, confraternização e uma boa dose de animação com foco na saúde mental e física dos participantes. A caminhada teve direito a exercícios de alongamento realizados no anfiteatro da Praça Coronel Zeca Leite. A beleza das mães em caminhada por diversos bairros da cidade chamou a atenção de quem estava fora e muita gente até resolveu acompanhar o pelotão feminino, que ditou o ritmo pelas ruas do município. O CEML mais uma vez deseja muita saúde, paz e prosperidades a todas as mamães de Brumado e região. (Veja Fotos).
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias A partir desta quarta-feira (13), os professores da Uneb vão paralisar as atividades nos 24 campi da instituição no Estado em conformidade com decisão tomada em assembleia geral realizada no dia 07 de maio. Em Salvador, no campus I da Uneb, professores e estudantes já fecharam os portões para marcar o início do movimento grevista. A greve também afeta mais três universidades estaduais da Bahia: Uefs, Uesb e Uesc. Em todos os campi os portões ficarão fechados até sexta-feira (15). A greve é por tempo indeterminado e o objetivo é reforçar a denúncia sobre a crise orçamentária das Ueba (Universidades Estaduais da Bahia). Segundo o a Associação dos Docentes da Uneb, a radicalização foi necessária diante do descaso do governo do estado com a crise orçamentária das Ueba e a contraproposta rebaixada à pauta de reivindicações 2015, que não contempla as demandas da comunidade acadêmica. Os trabalhadores denunciam a falta de recursos, déficit no quadro de vagas, insuficiência de materiais didáticos e equipamentos nos laboratórios, falta política eficaz de permanência estudantil, atrasos em bolsas de auxílio à pesquisa, entre outros problemas. Os docentes reivindicam 7% da Receita Líquida de Impostos e denunciam o corte de R$ 19 milhões, nos últimos dois anos, nos setores de custeio e investimento.
Foto: Reprodução O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, alertou que o lixo eletrônico descartado pela indústria do setor ameaça a saúde humana e a natureza devido aos elementos tóxicos contidos nos materiais. Segundo um novo relatório do Pnuma sobre o assunto, a indústria do setor gera, por ano, 41 milhões de toneladas de lixo eletrônico de produtos como computadores e telefones celulares. Até 2017, a quantidade de lixo eletrônico deve chegar a 50 milhões de toneladas. Aproximadamente 90% desse material, avaliado em US$ 19 bilhões, o equivalente a R$ 56 bilhões, é ilegalmente vendido ou descartado anualmente. Para ajudar a reduzir o lixo produzido estão sendo retirados metais e outros materiais de dentro dos produtos eletrônicos.
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias Na última terça-feira (12), uma aeronave da empresa Passaredo, que seguia do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com destino ao aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo, em Vitória da Conquista, apresentou uma falha técnica e precisou retornar à pista de partida. Depois de dez minutos no ar, o avião modelo ATR 72 teve um problema em um dos motores do tipo turboélice. O equipamento teria parado de funcionar em pleno voo. A companhia aérea afirmou que o avião apresentou um “problema técnico” logo após a decolagem, ocorrida às 12h30. A Passaredo informou ainda que os procedimentos requeridos foram realizados e os 61 passageiros e quatro tripulantes desembarcaram às 12h40 no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Em nota enviada à imprensa, a companhia disse ainda que os passageiros estavam sendo reacomodados em outros voos. Um brumadense, que estava no voo, relatou em sua página pessoal no Facebook que nasceu de novo. “Hoje foi o dia que nasci novamente. Quando estávamos vindo de São Paulo para Vitória da Conquista, uma das turbinas do avião parou e, com a experiência do piloto guiado pelo Senhor Jesus, conseguimos retornar ao aeroporto de Guarulhos fazendo um pouso de emergência, causando um grande desespero entre nós tripulantes, alguns desmaiaram e outros passaram mal”, escreveu ele.
O presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, desembargador Cândido Ribeiro, suspendeu hoje (12) a decisão da Justiça Federal de Mato Grosso que determinou a prorrogação do prazo de inscrição para novos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O desembargador disse que a decisão de prorrogar as inscrições invadiu competência do Poder Executivo, por entender que cabe ao MEC definir as regras de financiamento. “Compete ao FNDE [Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação] definir as regras para sistematização das operações do Fundo e estabelecer limites de crédito para fins de concessão de financiamentos com recursos do Fies”, disse. De acordo com a Agência Brasil, Cândido Ribeiro explicou que cabe às instituições de ensino superior e aos estudantes “respeitar os regramentos estabelecidos pelo MEC, quanto aos requisitos para concessão do benefício, porquanto, frente à limitação orçamentária, os recursos disponíveis devem ser racionalmente distribuídos”.
Foto: Divulgação No último dia 01 de Maio, a Associação de Agricultores Familiares Camponeses da Bahia (ASFAB) marchou com os trabalhadores em Brumado, marcando firme posição contra o PL 4.330 e as Medidas Provisórias 664 e 665, que visam regulamentar a terceirização, acarretando em precarização do trabalho, redução de salários, garantias e benefícios da classe trabalhadora. Para Evânio Oliveira, Coordenador da ASFAB, o PL 4.330 representa um ataque aos direitos trabalhistas assegurados em 1943, com a instituição da CLT, fruto de uma luta histórica da classe trabalhadora brasileira. “Estamos fazendo um 1º de Maio que homenageia a luta dos movimentos populares do campo e da cidade e vamos atuar em todas as frentes possíveis para impedir que esse projeto nefasto seja aprovado”, assegurou Evânio. Já o Coordenador de Projetos da ASFAB, Márcio Aguiar, considera que esse 1º de Maio acontece “num contexto histórico em que a direita procura avançar numa visão conservadora de sociedade, preconceituosa, machista e que não admite os avanços dos direitos trabalhistas, por isso entendemos que o PL 4330 rasga a CLT, descarta a Carteira de Trabalho e transforma o trabalhador em alguém precarizado, que ganha menos e trabalha mais”, destacou Márcio. A ASFAB, juntamente com o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) de Malhada de Pedras, se somaram no 1º de Maio às entidades que organizaram a Marcha do Dia do Trabalhador em Brumado, e também se posicionaram contra as Medidas Provisórias 664 e 665, por entender que as mesmas retiram direitos de pensionistas e de trabalhadores que precisam do seguro-desemprego.
Foto: Camila Queiroz Acompanhado por uma comitiva de Ibitira, distrito de Rio do Antônio, a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) esteve com o senador Otto Alencar (PSD) para solicitar benfeitorias para o município. Na reunião, a parlamentar e a comitiva, composta pelos líderes políticos José Alves (Deca), Nelsão, Silvado Gonçalves, Zelito, José Nelson e Quinquinho, solicitaram a complementação da pavimentação asfáltica no trecho da estrada que liga Rio do Antônio, na BA-026, via Umbaúba, até o entrocamento de Ibiassucê e Caculé, na BA 417; a construção de um colégio estadual no município, assim como obras para aumento da capacidade da barragem que abastece os municípios de Rio do Antônio, Malhada, Umbaúba e Ibitira. Em contrapartida, o senador encaminhou os pedidos e destacou que está à disposição dos líderes, bem como afirmou total apoio aos presentes na luta em prol da região. Para a deputada, o apoio do senador demonstra uma preocupação do governo com a população local.
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias Em entrevista ao site Brumado Notícias, o vereador José Carlos dos Reis (PDT) denunciou que os agentes da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transporte e Comunicação da Bahia (Agerba) estão aplicando multas indevidas aos condutores de vans das comunidades rurais do município. Segundo o vereador, “como o órgão não tem autonomia para multar o transporte de passageiro dentro da esfera municipal, os agentes estão inventando itinerários para validar suas ações, aplicando multas ilegais, sendo que as vans abordadas estavam transportando passageiros das comunidades e distritos para a sede do município”. O parlamentar garantiu que buscará junto à prefeitura e aos órgãos de trânsito do município a liberação de alvará aos condutores para que os mesmos não passem mais pelos constrangimentos causados pela Agerba.
Na madrugada do último domingo (10), uma propriedade particular localizada na Fazenda União, comunidade rural de Brumado, foi invadida e teve várias aves furtadas. Os proprietários registraram queixa na delegacia local e contabilizaram a falta de 20 galinhas d’angola, 20 galinhas, 03 perus e 03 frangos. “A bandidagem não perde viagem, se não tem dinheiro rouba-se o que pode produzir o dinheiro”, comentou uma mulher no momento em que registrava o roubo do seu celular.