Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Coronel Ivanildo da Silva apoia criação do Batalhão de Polícia Militar em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) e o Conselho Municipal de Segurança (Conseg) buscam a criação de um Batalhão de Polícia Militar em Brumado para aumentar a segurança na área de abrangência. As entidades defendem a transformação da companhia em batalhão a fim de que o efetivo possa ser ampliado e o poder de ação da PM seja maior. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Coronel Ivanildo da Silva, comandante do Comando Regional do Sudoeste (CPRS), apoia a implantação do batalhão na cidade, que é, segundo destacou, a mais próspera dentro da área de atuação do comando regional. “Temos envidado esforços no sentido de transformar a 34ª CIPM em batalhão”, garantiu. Para que a mudança se torne realidade, Ivanildo disse que lideranças políticas da cidade e região precisam se unir e pleitear a transformação junto ao Governo do Estado. “Brumado já merece um batalhão. Para que tenhamos condições de aumentar o efetivo e atender ao presídio, precisamos aumentar a efetividade de policiamento ostensivo. Mesmo com o projeto pronto, precisamos da força política”, declarou.

Previsão do tempo aponta muitas chuvas nos meses de março e abril em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A previsão do tempo aponta que os meses de março e abril devem ser de muitas chuvas na região de Brumado. O prognóstico climático sinaliza que as condições de precipitação pluvial serão acima da média. De acordo com as previsões meteorológicas, pode chover entre os dias 02 e 03 de março. Já para o mês de abril, haverá boas condições de chuva durante todo o período. O bimestre deve apresentar temperaturas com média entre mínima de 20°C e máxima de 33°C. Por sua vez, a umidade relativa do ar deve ficar abaixo dos 40%. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal, nesse caso, é que a umidade varie entre 50% e 80%.  

Comando Regional do Sudoeste exalta atuação da Polícia Militar no período do carnaval 2023 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Coronel Ivanildo da Silva, comandante do Comando Regional do Sudoeste (CPRS), falou sobre a atuação da Polícia Militar durante o carnaval 2023. Segundo o comandante, neste ano, os índices de violência foram bem baixos na capital do estado, onde circularam por volta de 2 milhões de pessoas. “Os índices são baixíssimos quando calculamos esses números, essa quantidade de pessoas no mesmo lugar”, afirmou. Para o Coronel, as câmeras de segurança no circuito da folia auxiliaram bastante o trabalho da polícia. Para se ter uma ideia da importância do sistema de monitoramento, 79 presos que estavam foragidos foram recapturados pela PM ao longo dos dias de carnaval. De acordo com levantamento do Comando Regional, foram notificados 59 casos de lesão corporal e 1089 crimes contra o patrimônio, incluindo furtos e roubos. Os números diminuíram consideravelmente com relação ao último carnaval, em 2020. No interior, na região sudoeste, onde 11 cidades realizaram festas de carnaval, os eventos também transcorreram tranquilamente, sem ocorrências de maior relevância. Silva credita à redução ao desempenho da polícia, que disponibilizou um efetivo reforçado para garantir a segurança dos foliões no período.

Professores de Livramento de Nossa Senhora cobram reajuste do piso nacional de 14,95% Foto: Divulgação/SPEL

O Sindicato dos Profissionais da Educação de Livramento de Nossa Senhora (SPEL), a 68 km de Brumado, reuniu-se em assembleia ordinária com seus filiados. De acordo com o sindicato, a pauta foi o reajuste de 14,95% anunciado pelo Governo Federal para o ano de 2023, desde mês de janeiro, previsto em lei federal, que até o momento não foi pago aos profissionais do magistério pelo poder público municipal. Com significativo número de professores, a assembleia foi coordenada por sua Diretoria e assessorada por seu procurado jurídico, o advogado Zeferino Ângelo, que após ampla discussão, de forma democrática e unânime foram encaminhadas e votadas propostas para mobilização permanente da categoria, com o   objetivo de forçar a administração municipal honrar o reajuste, vez que está atrelado à valorização da carreira do magistério e constitui uma das metas para melhoria da qualidade educação previstas no Plano Municipal de Educação, plano este instituído por lei municipal. Sendo assim, ficou estabelecido a construção de um calendário de mobilizações onde está previsto a realização de novas assembleias, panfletagem nas escolas e espaços públicos, notas nas redes sociais, reuniões com pais de alunos e entidades da sociedade civil, ajuizamento de ação na Justiça, bem como ação conjunta com outras entidades sindicais.

Guarda municipal é morto a tiros dentro de bar em Jacobina Foto: Reprodução/G1

Um guarda civil municipal foi morto a tiros na noite de sexta-feira (24), dentro de um bar no povoado de Pontilhão, em Jacobina, no norte da Bahia. Segundo informações da Polícia Civil, a vítima é Marbson Alan da Silva Torres, de 36 anos. Conforme informações iniciais obtidas pela polícia, dois homens, que estavam em uma motocicleta, entraram no bar onde a vítima estava e efetuaram os tiros. De acordo com o G1, foram expedidas guias de remoção e perícia de local de crime. A autoria e a motivação estão sendo apuradas pela equipe da delegacia de Jacobina.

Vitória da Conquista: Polícia Militar apreende 33 kg de drogas no bairro Boa Vista Foto: Divulgação/SSP-BA

Equipes da 77ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) apreenderam 33 kg de drogas na última sexta-feira (24), após denúncias anônimas no bairro de Boa Vista, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Segundo o Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) os entorpecentes foram encontrados em uma edificação, que era utilizada para o armazenamento de drogas. O subcomandante da unidade, o capitão Albérico André Dantas Arruda, explicou que uma denúncia anônima apontou o edifício como um local para armazenar os entorpecentes. Os militares chegaram até o local indicado e encontraram as drogas. “O imóvel era usado por um traficante preso ontem, por nossas equipes, no bairro de Candeias”, concluiu. Foram apreendidos nove tabletes e 33 porções de maconha, 45 comprimidos de ecstasy e uma balança. Segundo o oficial, todo o material foi apresentado no Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) da cidade.

Prefeitura deixa moradores há dois meses sem abastecimento de água em Caculé Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Diversas comunidades rurais estão sem abastecimento de água há dois meses devido a falta de ação da prefeitura de Caculé, a 100 km de Brumado. Devido a gravidade do desabastecimento, moradores realizaram um protesto na sede da prefeitura local na última sexta-feira (24). Dentre as comunidades afetadas estão: Tamburil, Saco Dantas, Baixa do Cedro e Bamburral. Durante o manifesto, os populares cobraram melhorias no sistema de abastecimento hídrico e medidas imediatas para suprir o desabastecimento nas localidades. “Estamos aqui para reivindicar, tem gente sem água, com pessoas doentes na cama”, disse Clarismundo Afonso, presidente da associação do Saco Dantas. A prefeitura de Caculé emitiu nota e disse que a empresa responsável pelo abastecimento depende da Coelba para terminar de resolver problemas técnicos em equipamentos, já que a rede está apresentando falhas. “A prefeitura tem enviado caminhões pipa, como medida paliativa, tentando diminuir os prejuízos causados pela interrupção do abastecimento enquanto o problema não é resolvido”.

Vitória da Conquista: Jovem denuncia transfobia durante atendimento em empresa de ônibus Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Uma mulher, de 27 anos, acusou ter sofrido transfobia pela organização que opera o serviço de transporte público de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Segundo o G1, a denúncia foi feita pela estudante Luna Glasklov. O caso teria ocorrido quando a usuária foi à sede da empresa [Atuv, que está sob intervenção da prefeitura] para atualizar o cartão de acesso ao transporte. Logo no início, Luna relatou que foi tratada no masculino pela recepcionista, fato que preferiu ignorar. Depois, acrescentou a jovem, ela continuou sendo tratada da mesma forma. Glasklov informou que chamou a gerência para tratar do caso, mas foi novamente desrespeitada com transfobia. O caso ocorreu no dia 17 de fevereiro e motivou um boletim de ocorrência registrado em uma delegacia da cidade. Desde 2019, a prática de transfobia é considerada como crime, conforme posição do Supremo Tribunal Federal (STF). Em Vitória da Conquista há mais de 33 mil pessoas na condição de LGBTQIA+ entre os moradores, de acordo com dados da Coordenação de Políticas LGBT da cidade.

Jacobina, Araci e Curaçá registram tremores de terra Foto: Reprodução/TV Bahia

Os municípios de Jacobina, no Piemonte da Diamantina; Araci, na região sisaleira; e Curaçá, no Sertão do São Francisco, registraram tremores de terra de baixa intensidade nesta sexta-feira (24). O abalo com maior força foi registrado em Jacobina, com 2.7 de magnitude, ocorrido por volta das 9h49. Os dados são do LabSis [Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte]. Mesmo com o tremor acima de 2 não há registro de danos causados tanto a moradores como a imóveis de Jacobina. Ainda nesta sexta houve um tremor de escala 1.7 em Araci, e outro de 1.6 em Curaçá. Em ambos os casos, também não há relatos de danos às populações. Ainda nesta semana, o LabSis identificou tremores em Maraú, no Baixo Sul do estado. Segundo o laboratório, na última terça-feira (21) ocorreram três tremores de terra, sendo o maior com em 2.0. Já na quarta-feira (20) houve um tremor de 1.4 em Jacobina. As informações são do Bahia Notícias, parceiro do Achei Sudoeste.

Chapada Diamantina é destaque em feira de turismo da Colômbia Foto: Léo Pereira/Achei Sudoeste

O destino Bahia foi promovido na 42ª Vitrina Turística (Anato), em Bogotá, capital da Colômbia, em uma realização das agências de viagens do país. As informações são do Bahia Notícias, parceiro do Achei Sudoeste. O evento, considerado um dos maiores de negócios do setor na América Latina, terminou, nesta sexta-feira (24), após três dias de atividades. A Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) participou da feira, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).  Na divulgação dos atrativos das 13 zonas turísticas baianas, a Chapada Diamantina despertou o maior interesse. “Os colombianos se interessam muito pelo ecoturismo. A Chapada Diamantina foi o grande destaque na feira, mas também passamos informações sobre as outras regiões da Bahia, que oferecem inúmeras experiências. Tivemos ainda reunião com a Avianca e Embratur, para tratar de voos diretos entre Bogotá e Salvador”, explicou o coordenador de eventos da Setur-BA, Pedro Gramacho, que participou da Anato. A feira reuniu quase 27 mil participantes, entre operadores do turismo, agentes de viagens e estudantes. Mais de mil expositores, de 20 países, estiveram envolvidos em rodadas de negócios.

Carinhanha: Justiça reintegra posse de fazenda invadida por suplente de vereador bolsonarista Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A justiça de Carinhanha, na região sudoeste da Bahia, reintegrou posse de uma fazenda que foi invadida pelo suplente de vereador, o bolsonarista, Marcelo de Castro Falcão (PP) e mais 225 assentados. De acordo com a decisão do juiz Arthur Antunes Amaro Neves, publicada na quinta-feira (23), o grupo invasor ocupou 6,8 mil hectares da Fazenda Lagoa dos Portácios, que pertence a empresa Calsete Industria Comércio e Serviços Ltda. Ainda de acordo com a decisão, o grupo invadiu a área no dia 25 de janeiro deste ano e alegava que era terra abandonada há mais de 20 anos. Os invasores disseram que estariam respaldados na Lei Federal nº 6.629 de 25/02/1993. “Ante o exposto, nos termos do art. 562 do CPC, defiro a liminar para manter Calsete Indústria Comércio e Serviços Ltda na posse da Fazenda Lagoa dos Portácios”, situada à beira da estrada que liga Carinhanha – Feira da Mata (BR-030), próximo à localidade conhecida por “Café sem Troco”, sob pena de multa diária no importe de R$ 500,00 (quinhentos reais) por pessoa, cumulável até o patamar máximo de R$ 100.000,00 (cem mil reais), no caso de descumprimento desta decisão”, sentenciou. Em caso de descumprimento, o juiz deferiu o auxílio da força policial se absolutamente necessárias para o efetivo cumprimento da decisão liminar.

Divulgado resultado dos concursos para professores na Bahia Foto: Divulgação/SEC

O resultado final dos concursos públicos para professores da educação básica, profissional e indígena e a mediadores do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC) foi publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia (DOE) (veja aqui). Os nomes podem ser conferidos a partir da página 22, da edição desta sexta-feira (24). O anúncio foi feito pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT). Foram ofertadas 1.800 vagas para professores, sendo 1.119 para a educação básica, 626 para a educação profissional e 55 para a educação indígena. Para os mediadores do EMITEC foram ofertadas 315 vagas. De acordo com os editais das seleções, os contratos de trabalho serão sob o Regime Especial de Direito Administrativo (REDA), pelo prazo de 36 meses, que podem ser renovados por igual período, com carga horária de trabalho de 20 horas semanais.

Brumado: Barulho de liquidificador provoca briga entre vizinhas na zona rural e PM é acionada Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta quarta-feira (22), duas vizinhas brigaram por causa do barulho de um liquidificador na comunidade do Tamboril, zona rural de Brumado. A polícia militar foi acionada ao local. Segundo uma das envolvidas, a vizinha sempre incomoda com o barulho do eletrodoméstico, utilizado por ela para fazer bolos e doces para vender na comunidade. Aos policiais, a solicitante relatou que a vizinha usou um facão para fazer ameaças. A mesma negou as acusações e se defendeu dizendo que a vizinha é encrenqueira e implica com ela. Ambas foram encaminhadas à delegacia para prestar esclarecimentos.

Oito mil pés de maconha são encontrados pela Polícia Militar em Baixa Grande Foto: Divulgação/SSP-BA

Oito mil pés de maconha foram erradicados na quinta-feira (23), na cidade de Baixa Grande, no sertão baiano. Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), uma motocicleta foi apreendida no local. De acordo com o comandante da unidade, major Ronalde Fiuza de Santana, quando equipes da Rondesp Chapada chegaram até a localidade conhecida como “Italegre”, os donos da droga fugiram por uma área de mata. Os pés de maconha encontrados na zona rural foram incinerados, junto com uma estrutura de irrigação montada. Uma parte da droga foi apresentada na Delegacia Territorial (DT) da cidade.

Brumado: Tiro de Guerra 06/024 presta homenagem a Celijunior Gomes Sousa Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na última segunda-feira (20), o auxiliar de instrução do Tiro de Guerra de Brumado, Celijunior Gomes Sousa, 44 anos, faleceu após ser atingido acidentalmente por um disparo de uma espingarda de pressão (veja aqui). Chefe de instrução na entidade, Lexsandro Garcia, disse ao site Achei Sudoeste que todos estão muito consternados com a perda de Célio, que atuava há anos no TG. “Uma perda irreparável”, lamentou. Mesmo com pouco tempo à frente da instrução da entidade, Garcia criou uma relação muito próxima com Júnior, que conhecia muito de perto a instituição. “Tinha poucas semanas convivendo com ele, mas já tinha um apreço e realmente sentimos muito a perda”, destacou. Célio Júnior estava na instituição desde 1997, quando serviu no TG. De lá pra cá, foram 23 anos de serviços prestados à entidade. Segundo o chefe de instrução, será difícil substituir tamanha bagagem. “Vamos seguir em frente até mesmo em reconhecimento e homenagem ao trabalho que ele desenvolveu esses anos todos aqui”, finalizou. Diversos atiradores e ex-atiradores participaram do velório e do sepultamento do auxiliar de instrução na cidade de Aracatu.  

Mostbet review: como registrar uma conta e começar a apostar nos esportes de forma lucrativa

Apostar com a Mostbet é uma experiência fantástica, pois a empresa está sempre à frente na indústria de apostas, oferecendo aos seus clientes as melhores e mais recentes opções. Os entusiastas das apostas esportivas encontrarão uma grande seleção de eventos esportivos, assim como uma grande variedade de mercados de apostas para escolher e uma impressionante variedade de tipos de apostas. Quanto às apostas em cassinos no Mostbet web-site, elas serão entregues por mais de oito mil caça-níqueis, assim como uma generosa variedade de jogos de mesa, que estão disponíveis em diferentes versões e desenvolvidos pelos mais renomados fornecedores de software. A seguir, na Mostbet review, explicaremos em detalhes como se registrar no site e que bônus os jogadores podem esperar.

Processo de registro e verificação da conta Mostbet

Para se juntar à Mostbet Brazil, basta seguir os passos abaixo:

  1. Vá para Mostbet e clique no botão "Register" no lado direito da página inicial.

  2. Uma janela pop-up aparecerá oferecendo várias opções de registro: "Um clique", "Por telefone", "Por e-mail" ou "Em mídias sociais". Há também um ícone "Avançado" que mostra todos os termos e condições com os quais você concorda.

  3. Antes de completar o processo de registro você tem que escolher seu bônus de boas-vindas, que pode ser para cassino, esportes, ou você pode optar por não participar do bônus.

  4. Uma vez concluído o processo de registro, basta entrar em sua conta Mostbet e fazer um depósito para solicitar seu bônus de boas-vindas escolhido e começar a apostar.

Quanto à verificação de contas, a Mostbet Brasil facilita a tarefa. Se você se inscrever por e-mail, receberá automaticamente um e-mail com um código que poderá inserir em sua conta. Vá para o site Mostbet e clique no botão de seta no lado direito da página inicial. Você verá uma janela pop-up onde você precisa clicar em "Seu status". Encontre o ícone 'Preencher Perfil' e clique em 'Completar'. Isto o levará a uma nova página onde você poderá inserir o código de ativação que foi enviado ao seu e-mail. Uma vez que você tenha inserido o código, seu e-mail será verificado e sua conta será protegida.

Bônus de Boas Vindas Mostbet Brasil

O bônus de boas-vindas oferecido pela Mostbet Brasil é realmente incrível. É incrivelmente fácil de ativar, tudo o que você tem que fazer é registrar-se no Mostbet site, fazer um depósito e você está pronto. Para aproveitar o bônus, você deve fazer um depósito mínimo de R$7 dentro dos primeiros sete dias após a inscrição. Isto permitirá que você receba um bônus de 100% no esporte, dependendo do valor de seu depósito, e o bônus máximo será de R$1.700. Uma das melhores coisas sobre a Mostbet é que se você fizer um depósito dentro de 15 minutos após a inscrição, você receberá um bônus ainda maior de 125% do valor do seu depósito. Além do bônus escolhido, a Mostbet também oferece 250 rotações gratuitas. Para obter este bônus, você deve fazer um depósito mínimo de R$50. A casa deapostas creditará então sua conta com 250 giros grátis em quantidades iguais durante cinco dias. O bônus de boas-vindas do cassino oferece 100% do valor do seu depósito, assim como outras 250 rodadas grátis com um depósito mínimo de R$50. Mas também há bônus para o segundo, terceiro, quarto e subsequentes depósitos no cassino, portanto, não deixe de conferir.

Oportunidades de apostas na Mostbet

É muito importante que a casa de apostas ofereça uma ampla gama de esportes em sua plataforma, para que os apostadores não tenham que recorrer a outros lugares para apostar em seu esporte desejado. Para atender a essa necessidade, a Mostbet oferece uma ampla seleção de esportes em seu site, o que lhes permite atender às preferências individuais de cada cliente e oferecer-lhes a oportunidade de apostar em seu esporte preferido através das promoções da Mostbet. Os principais esportes disponíveis incluem futebol, MMA, artes marciais, tênis, vôlei, futsal, basquete, boxe, handebol, bilhar e muitos outros. O Mostbet site também oferece um número considerável de esportes menos comuns no Brasil, como corridas de cavalos, xadrez, críquete, rúgbi, hóquei, tênis de mesa e outros, para o desfrute de seu público diversificado. Na Mostbet você tem acesso a uma ampla gama de mercados de apostas, com cerca de 600 opções disponíveis, dependendo do evento. Você pode encontrar as opções de apostas mais populares, tais como resultado final, probabilidade dupla, handicap, Over/Under, ambas as equipes para marcar e muito mais. Com tal variedade de mercados, você tem uma grande chance de vencer, basta escolher aquele que você acha que lhe trará um resultado favorável e torcer por ele.

Aplicativo móvel Mostbet Brasil

A Mostbet Brasil tem um aplicativo que lhe permite apostar de qualquer lugar usando apenas seu dispositivo móvel. O Mostbet app oferece as mesmas características do site desktop, incluindo acesso a bônus, promoções, suporte, jogos esportivos, jogos de cassino, mercados de apostas e muito mais. Para fazer o Mostbet download, basta ir ao site em seu celular ou tablet e tocar no símbolo do Android ou iOS no lado esquerdo da tela inicial. Se você preferir não baixar o aplicativo, você pode usar a versão móvel do site, que funciona rapidamente e se adapta a qualquer tela de dispositivo móvel.

Mostbet Brazil Player Support

Na Mostbet você pode contar com um atendimento ao cliente de primeira classe, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, para ajudá-lo com quaisquer dúvidas ou problemas que você possa ter. Quer você prefira bate-papo ao vivo ou e-mail, uma equipe de representantes amigáveis e conhecedores está sempre à sua disposição para ajudá-lo. Se você está procurando respostas rápidas, você também pode conferir a seção FAQ do site. O pessoal da Mostbet Brazil está comprometido em fornecer um apoio rápido e respeitoso a todos os seus clientes.

CONTINUE LENDO
APLB cobra reajuste salarial dos professores durante folia de carnaval em Jussiape Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A APLB realizou um protesto em meio às festas de carnaval na cidade de Jussiape, a 121 km de Brumado, na região da Chapada Diamantina, com a finalidade de cobrar da atual gestão o reajuste salarial dos professores. Ao site Achei Sudoeste, Dorival Caires, coordenador da APLB/Jussiape, informou que a categoria tem buscado construir um diálogo com a gestão com relação ao pagamento do piso salarial, porém o prefeito está em silêncio diante das cobranças. Segundo Caires, ainda existem pendências da administração com a categoria. “Não sei nem dizer qual a justificativa da gestão porque não temos obtido respostas. É lamentável”, avaliou. Para o sindicalista, a valorização começa pelo profissional que está na sala de aula e a administração precisa zelar e ter comprometimento com a educação no município. “Falta zelo com aquilo que é público”, apontou. Em breve, a APLB convocará uma assembleia para decidir sobre as próximas ações.

BA-148: Ônibus da Novo Horizonte perde freio e sai da pista na Serra das Almas em Rio de Contas Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um ônibus da empresa Novo Horizonte perdeu o freio, atingiu diversas árvores e parou fora da pista, na manhã desta sexta-feira (24), na BA-148, no trecho da Serra das Almas, na cidade de Rio de Contas, a 78 km de Brumado, na região da Chapada Diamantina. Segundo informou a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, a locomotiva realizava o itinerário entre Boninal x São Paulo e transportava 20 passageiros, no momento do acidente. Apesar do susto, ninguém se feriu. O motorista contou para a PM que conseguiu controlar o veículo evitando um acidente mais grave. A Polícia Militar controlou o trânsito na rodovia. Na última semana, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) suspendeu a autorização de funcionamento da Viação Novo Horizonte Ltda por 55 dias, nas linhas interestaduais (veja aqui).

Desunidos, mototaxistas não comparecem a manifestação na Câmara de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma manifestação convocada por mototaxistas seria realizada nesta quinta-feira (23), na frente da Câmara de Vereadores de Brumado, com o objetivo de cobrar mais transparência nos radares, porém a categoria não aderiu ao movimento. Líder da manifestação, Mecson Michel disse que não será possível chegar a lugar algum sem o apoio da categoria. Ao site Achei Sudoeste, ele falou que não adianta reclamar apenas nas redes sociais e não reivindicar seus direitos junto ao Legislativo. “No WhatsApp todo mundo falou que ia vim, mas ninguém apareceu. Estamos buscando melhorias para quem depende da profissão. Vamos trabalhar pra pagar multa? Assim fica difícil”, lamentou. Em um curto período de tempo, o mototaxista Robson Braga Sampaio foi multado 14 vezes após a instalação dos radares nas Avenidas Centenário e João Paulo. No total, as notificações somam mais de R$ 2 mil. Sampaio afirmou que não tem condições financeiras de arcar com o valor e ainda questionou a credibilidade dos radares, visto que assegurou trafegar abaixo do limite da velocidade permitida nas vias. “Por mês não tiro esse valor”, pontuou. Para a categoria, os radares estão prejudicando os condutores no município.

SMTT inicia fiscalização por monitoramento eletrônico em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A fiscalização através de monitoramento eletrônico teve início nesta semana na cidade de Brumado. Ao site Achei Sudoeste, o coordenador de educação da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Jansen Ricardo, informou que há muitas câmeras instaladas na sede do município para fiscalização do trânsito. Depois do trabalho de instalação dos equipamentos e treinamento dos agentes, agora, segundo afirmou, começa a fase de orientação da população por meio de campanhas educativas. Através do Centro de Monitoramento Urbano de Brumado, Ricardo explicou que os agentes poderão fiscalizar o trânsito com mais conforto e longe de eventuais conflitos. O centro foi totalmente equipado para possibilitar que os agentes façam a fiscalização de forma mais ágil e completa. “Com o monitoramento, somos deslocados pela equipe de base e levados a restabelecer a ordem viária na via”, salientou. As câmeras de monitoramento estão devidamente sinalizadas nas vias públicas. No total, 13 câmeras foram instaladas nas ruas e avenidas de maior fluxo de veículos.  O coordenador também fez questão de esclarecer a diferença entre radar e monitoramento eletrônico. Segundo ele, os radares funcionam 24 h com o objetivo de inibir o excesso de velocidade nas vias; já o sistema de monitoramento eletrônico abrange todas as infrações de trânsito.

Homem é resgatado de dentro de bueiro após perseguir ex-mulher e acaba preso Foto: Reprodução/G1

Um homem de 29 anos foi preso por perseguição à ex-mulher em Caratinga, no interior de Mina Gerais, nesta quarta-feira (29). Horas antes da prisão, o suspeito havia sido resgatado de dentro de um bueiro após passar sete horas preso no esgoto. O homem foi resgatado por equipes do Corpo de Bombeiros por volta das 11h, imagens do resgate circularam nas redes sociais. Aos militares, ele contou que pulou em um córrego depois de uma briga familiar, em que, segundo ele, teria sido ameaçado com uma arma de fogo. Na tentativa de sair do córrego, ele acabou indo parar em uma galeria de águas pluviais, onde tentou sair pelo bueiro e ficou preso. As informações são do G1. A sua versão, no entanto, foi desmentida após a PM apurar que ele é suspeito de perseguir a ex-companheira. Na madrugada de quarta, os dois teriam se desentendido e fez com que pessoas que presenciaram a briga tentassem intervir, momento em que ele resolveu fugir. Ele foi preso pelo crime de perseguição, com base na lei Maria da Penha. A Polícia ainda declarou que não é possível confirmar se de fato alguém o ameaçava.

Motociclista fratura clavícula após buraco provocar queda de moto em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A caminho da casa de sua mãe, uma motociclista que preferiu não se identificar, sofreu um acidente de moto nas proximidades do posto de saúde do Bairro Santa Tereza, em Brumado. Ao site Achei Sudoeste, ela contou que desviou de um buraco, mas o pneu da moto acabou enganchando em um paralelepípedo que estava solto na via, o que provocou a sua queda. Com o impacto, Chaves fraturou a clavícula e precisou passar por uma cirurgia. “Tive uns arranhões e quebrei a clavícula. Levei mais de dez pontos. Fiz a cirurgia na terça-feira passada, no hospital”, afirmou. 

Motociclista fratura clavícula após buraco provocar queda de moto em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Mesmo indignada com a precariedade das ruas da cidade, ela não pensa em entrar com um pedido de indenização em face da prefeitura. “Acredito que não daria em nada. Não sou a primeira e nem a última. Sempre tem acidentes por causa dos buracos nas ruas. Fico sem saber o que fazer”, falou. Mãe solo, a motociclista está sem conseguir trabalhar porque está com o braço imobilizado.

Projeto na Câmara quer reduzir idade para tirar CNH Foto: Getty Images

Um Projeto de Lei apresentado neste mês de fevereiro na Câmara dos Deputados quer permitir que adolescentes maiores de 16 anos possam ser habilitados. Desta forma, o texto que altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) também pretende aumentar a validade da Permissão Para Dirigir, documento que antecede a CNH definitiva, de um para até dois anos. A proposta, de autoria do deputado federal Roberto Duarte (Republicanos/AC), visa reduzir de 18 anos para 16 anos a idade mínima para iniciar o processo da primeira habilitação e conseguir a Permissão para Dirigir. De acordo com o texto, a Permissão para Dirigir teria validade de dois anos para jovens maiores de 16 menores de 18 anos. Hoje o documento vale apenas um ano. Caso o motorista não tenha recebido multas gravíssimas (sete pontos) e graves (cinco pontos) ou ainda, ou receba mais de uma infração média (quatro pontos) dentro do período de validade da CNH provisória, ele receberá a CNH definitiva. Em relação aos possíveis crimes de trânsito cometidos por menores de idade, o projeto afirma que os jovens serão penalizados de acordo com o que o Estatuto da Criança e do Adolescente prevê. Como justificativa do Projeto de Lei, o deputado defende que os adolescentes brasileiros acima de 16 anos já podem votar e participar ativamente da vida política. Portanto, soa “incongruente que ainda perdure a proibição de que jovens de 16 anos venham a conduzir carros ou motocicletas”. O texto tramita em fase inicial e ainda está sendo avaliado pela Mesa Diretora na Câmara dos Deputados.

Brumado: SMTT e Semec realizam vistoria do transporte escolar no início do ano letivo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) já iniciou a vistoria do transporte escolar em Brumado. Ao site Achei Sudoeste, o superintendente Diego Evangelista informou que a inspeção começou pelas comunidades rurais. “Já fomos em todas as localidades: Cristalândia, Ubiraçaba, Tamboril, Arrecife... já realizamos todas as vistorias”, afirmou. Agora, o trabalho está em andamento na sede do município, onde, segundo Evangelista, além dos veículos da frota municipal, estão sendo vistoriados os veículos particulares. No total, mais de 60 carros já foram inspecionados. Segundo o superintendente, o índice de aprovação está dentro do esperado pelo órgão. “O índice de aprovação está ok. Todo mundo está se regularizando. Não reprovamos o veículo de cara, damos um tempo pra ele ser regularizado. Depois disso, ele é reapresentado. Quando é algo que compromete a segurança do transporte a gente suspende de imediato”, afirmou. A vistoria segue determinação do Código Brasileiro de Trânsito (CTB), que preconiza que a fiscalização seja feita duas vezes por ano. Neste ano, a SMTT e a Secretaria Municipal de Educação se alinharam e conseguiram dar início à vistoria ainda no primeiro semestre.

Arquivo