Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

APLB cobra reajuste salarial dos professores durante folia de carnaval em Jussiape Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A APLB realizou um protesto em meio às festas de carnaval na cidade de Jussiape, a 121 km de Brumado, na região da Chapada Diamantina, com a finalidade de cobrar da atual gestão o reajuste salarial dos professores. Ao site Achei Sudoeste, Dorival Caires, coordenador da APLB/Jussiape, informou que a categoria tem buscado construir um diálogo com a gestão com relação ao pagamento do piso salarial, porém o prefeito está em silêncio diante das cobranças. Segundo Caires, ainda existem pendências da administração com a categoria. “Não sei nem dizer qual a justificativa da gestão porque não temos obtido respostas. É lamentável”, avaliou. Para o sindicalista, a valorização começa pelo profissional que está na sala de aula e a administração precisa zelar e ter comprometimento com a educação no município. “Falta zelo com aquilo que é público”, apontou. Em breve, a APLB convocará uma assembleia para decidir sobre as próximas ações.

BA-148: Ônibus da Novo Horizonte perde freio e sai da pista na Serra das Almas em Rio de Contas Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um ônibus da empresa Novo Horizonte perdeu o freio, atingiu diversas árvores e parou fora da pista, na manhã desta sexta-feira (24), na BA-148, no trecho da Serra das Almas, na cidade de Rio de Contas, a 78 km de Brumado, na região da Chapada Diamantina. Segundo informou a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, a locomotiva realizava o itinerário entre Boninal x São Paulo e transportava 20 passageiros, no momento do acidente. Apesar do susto, ninguém se feriu. O motorista contou para a PM que conseguiu controlar o veículo evitando um acidente mais grave. A Polícia Militar controlou o trânsito na rodovia. Na última semana, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) suspendeu a autorização de funcionamento da Viação Novo Horizonte Ltda por 55 dias, nas linhas interestaduais (veja aqui).

Desunidos, mototaxistas não comparecem a manifestação na Câmara de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma manifestação convocada por mototaxistas seria realizada nesta quinta-feira (23), na frente da Câmara de Vereadores de Brumado, com o objetivo de cobrar mais transparência nos radares, porém a categoria não aderiu ao movimento. Líder da manifestação, Mecson Michel disse que não será possível chegar a lugar algum sem o apoio da categoria. Ao site Achei Sudoeste, ele falou que não adianta reclamar apenas nas redes sociais e não reivindicar seus direitos junto ao Legislativo. “No WhatsApp todo mundo falou que ia vim, mas ninguém apareceu. Estamos buscando melhorias para quem depende da profissão. Vamos trabalhar pra pagar multa? Assim fica difícil”, lamentou. Em um curto período de tempo, o mototaxista Robson Braga Sampaio foi multado 14 vezes após a instalação dos radares nas Avenidas Centenário e João Paulo. No total, as notificações somam mais de R$ 2 mil. Sampaio afirmou que não tem condições financeiras de arcar com o valor e ainda questionou a credibilidade dos radares, visto que assegurou trafegar abaixo do limite da velocidade permitida nas vias. “Por mês não tiro esse valor”, pontuou. Para a categoria, os radares estão prejudicando os condutores no município.

SMTT inicia fiscalização por monitoramento eletrônico em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A fiscalização através de monitoramento eletrônico teve início nesta semana na cidade de Brumado. Ao site Achei Sudoeste, o coordenador de educação da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Jansen Ricardo, informou que há muitas câmeras instaladas na sede do município para fiscalização do trânsito. Depois do trabalho de instalação dos equipamentos e treinamento dos agentes, agora, segundo afirmou, começa a fase de orientação da população por meio de campanhas educativas. Através do Centro de Monitoramento Urbano de Brumado, Ricardo explicou que os agentes poderão fiscalizar o trânsito com mais conforto e longe de eventuais conflitos. O centro foi totalmente equipado para possibilitar que os agentes façam a fiscalização de forma mais ágil e completa. “Com o monitoramento, somos deslocados pela equipe de base e levados a restabelecer a ordem viária na via”, salientou. As câmeras de monitoramento estão devidamente sinalizadas nas vias públicas. No total, 13 câmeras foram instaladas nas ruas e avenidas de maior fluxo de veículos.  O coordenador também fez questão de esclarecer a diferença entre radar e monitoramento eletrônico. Segundo ele, os radares funcionam 24 h com o objetivo de inibir o excesso de velocidade nas vias; já o sistema de monitoramento eletrônico abrange todas as infrações de trânsito.

Homem é resgatado de dentro de bueiro após perseguir ex-mulher e acaba preso Foto: Reprodução/G1

Um homem de 29 anos foi preso por perseguição à ex-mulher em Caratinga, no interior de Mina Gerais, nesta quarta-feira (29). Horas antes da prisão, o suspeito havia sido resgatado de dentro de um bueiro após passar sete horas preso no esgoto. O homem foi resgatado por equipes do Corpo de Bombeiros por volta das 11h, imagens do resgate circularam nas redes sociais. Aos militares, ele contou que pulou em um córrego depois de uma briga familiar, em que, segundo ele, teria sido ameaçado com uma arma de fogo. Na tentativa de sair do córrego, ele acabou indo parar em uma galeria de águas pluviais, onde tentou sair pelo bueiro e ficou preso. As informações são do G1. A sua versão, no entanto, foi desmentida após a PM apurar que ele é suspeito de perseguir a ex-companheira. Na madrugada de quarta, os dois teriam se desentendido e fez com que pessoas que presenciaram a briga tentassem intervir, momento em que ele resolveu fugir. Ele foi preso pelo crime de perseguição, com base na lei Maria da Penha. A Polícia ainda declarou que não é possível confirmar se de fato alguém o ameaçava.

Motociclista fratura clavícula após buraco provocar queda de moto em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A caminho da casa de sua mãe, uma motociclista que preferiu não se identificar, sofreu um acidente de moto nas proximidades do posto de saúde do Bairro Santa Tereza, em Brumado. Ao site Achei Sudoeste, ela contou que desviou de um buraco, mas o pneu da moto acabou enganchando em um paralelepípedo que estava solto na via, o que provocou a sua queda. Com o impacto, Chaves fraturou a clavícula e precisou passar por uma cirurgia. “Tive uns arranhões e quebrei a clavícula. Levei mais de dez pontos. Fiz a cirurgia na terça-feira passada, no hospital”, afirmou. 

Motociclista fratura clavícula após buraco provocar queda de moto em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Mesmo indignada com a precariedade das ruas da cidade, ela não pensa em entrar com um pedido de indenização em face da prefeitura. “Acredito que não daria em nada. Não sou a primeira e nem a última. Sempre tem acidentes por causa dos buracos nas ruas. Fico sem saber o que fazer”, falou. Mãe solo, a motociclista está sem conseguir trabalhar porque está com o braço imobilizado.

Projeto na Câmara quer reduzir idade para tirar CNH Foto: Getty Images

Um Projeto de Lei apresentado neste mês de fevereiro na Câmara dos Deputados quer permitir que adolescentes maiores de 16 anos possam ser habilitados. Desta forma, o texto que altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) também pretende aumentar a validade da Permissão Para Dirigir, documento que antecede a CNH definitiva, de um para até dois anos. A proposta, de autoria do deputado federal Roberto Duarte (Republicanos/AC), visa reduzir de 18 anos para 16 anos a idade mínima para iniciar o processo da primeira habilitação e conseguir a Permissão para Dirigir. De acordo com o texto, a Permissão para Dirigir teria validade de dois anos para jovens maiores de 16 menores de 18 anos. Hoje o documento vale apenas um ano. Caso o motorista não tenha recebido multas gravíssimas (sete pontos) e graves (cinco pontos) ou ainda, ou receba mais de uma infração média (quatro pontos) dentro do período de validade da CNH provisória, ele receberá a CNH definitiva. Em relação aos possíveis crimes de trânsito cometidos por menores de idade, o projeto afirma que os jovens serão penalizados de acordo com o que o Estatuto da Criança e do Adolescente prevê. Como justificativa do Projeto de Lei, o deputado defende que os adolescentes brasileiros acima de 16 anos já podem votar e participar ativamente da vida política. Portanto, soa “incongruente que ainda perdure a proibição de que jovens de 16 anos venham a conduzir carros ou motocicletas”. O texto tramita em fase inicial e ainda está sendo avaliado pela Mesa Diretora na Câmara dos Deputados.

Brumado: SMTT e Semec realizam vistoria do transporte escolar no início do ano letivo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) já iniciou a vistoria do transporte escolar em Brumado. Ao site Achei Sudoeste, o superintendente Diego Evangelista informou que a inspeção começou pelas comunidades rurais. “Já fomos em todas as localidades: Cristalândia, Ubiraçaba, Tamboril, Arrecife... já realizamos todas as vistorias”, afirmou. Agora, o trabalho está em andamento na sede do município, onde, segundo Evangelista, além dos veículos da frota municipal, estão sendo vistoriados os veículos particulares. No total, mais de 60 carros já foram inspecionados. Segundo o superintendente, o índice de aprovação está dentro do esperado pelo órgão. “O índice de aprovação está ok. Todo mundo está se regularizando. Não reprovamos o veículo de cara, damos um tempo pra ele ser regularizado. Depois disso, ele é reapresentado. Quando é algo que compromete a segurança do transporte a gente suspende de imediato”, afirmou. A vistoria segue determinação do Código Brasileiro de Trânsito (CTB), que preconiza que a fiscalização seja feita duas vezes por ano. Neste ano, a SMTT e a Secretaria Municipal de Educação se alinharam e conseguiram dar início à vistoria ainda no primeiro semestre.

Com volta de impostos federais, gasolina deve subir R$ 0,68 por litro Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Às vésperas do fim da desoneração tributária sobre a gasolina e o etanol, que se encerra em 1º de março, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, vai se encontrar no final da tarde desta quinta-feira, 23, com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Sem a prorrogação da isenção, a gasolina deverá aumentar em R$ 0,68 por litro nos postos de gasolina, calcula a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom). O aumento deve acontecer em um momento em que a Petrobras tem alguma gordura para queimar, por praticar preços mais altos do que o mercado internacional. Sua concorrente principal no Brasil, a Refinaria de Mataripe, na Bahia, reduziu na última quarta-feira o preço da gasolina em R$ 0,29 por litro. Nas contas da Abicom, sem a prorrogação da isenção, o impacto da volta dos impostos no preço da gasolina nas refinarias será de R$ 0,79 pelo PIS/Cofins e de R$ 0,10 pela Cide. Nos postos, após a mistura do etanol, o impacto total do retorno dos impostos na gasolina será de R$ 0,68 por litro. Já o etanol hidratado, com a mistura de 27% por litro de gasolina, deve subir R$ 0,24 por litro nos postos. Na comparação com os preços praticados no mercado internacional, a venda da gasolina nas refinarias da Petrobras está em média 8% mais cara, enquanto o diesel está com o preço 7% superior. Essa diferença corresponde a uma possível queda de R$ 0,23 por litro no caso da gasolina e de R$ 0,25 no diesel. Se levado em conta apenas o mercado da Bahia, onde opera da única refinaria relevante privada, a Refinaria de Mataripe, a alta em relação ao mercado externo chega a 10%, informa a Abicom, mesmo após a redução da semana passada.

Guanambi: Criminosos se passam pelo deputado Felipe Duarte e tentam aplicar golpe no WhatsApp Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Criminosos estão utilizando a foto do deputado estadual Felipe Gabriel Duarte (PP), com um número que não é do parlamentar, para tentar aplicar golpes através do aplicativo WhatsApp. Felipe denunciou o caso nesta quinta-feira (23) e registrou um boletim de ocorrência. Os bandidos solicitam que contatos do deputado adicionem o número (77) 99868-9425 na tentativa de aplicar golpes. 

Guanambi: Criminosos se passam pelo deputado Felipe Duarte e tentam aplicar golpe no WhatsApp Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O site Achei Sudoeste tentou contato com Duarte na manhã desta sexta-feira (24), mas a ligação não foi atendida. O pepista está em seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e tomou posse no dia 1º de fevereiro deste ano. Ele foi eleito nas eleições 2022 com 51.187 votos e tem a cidade de Guanambi como sua principal base eleitoral.

Feira de Santana: Hospital Clériston Andrade registra caso raro de doença Priônica Foto: Divulgação/Sesab

Um paciente internado no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, com diagnóstico de DCJ (Doença de Creutzfeldt-Jacob), mais conhecida como Doença Priônica, apresenta um quadro clínico grave e raro. A doença, que afeta uma em cada milhão de pessoas, é degenerativa e tem progressão rápida. O paciente, um homem de 59 anos sem comorbidades, foi admitido na unidade em 20 de janeiro com incoordenação para caminhar, alteração comportamental e de memória, alteração visual, movimentos anormais e crises convulsivas. Diante da suspeita clínica, foram realizados diversos exames complementares, como Ressonância Magnética de crânio, eletroencefalograma e estudo do líquor com a pesquisa da proteína 14.3.3, que recentemente confirmaram a doença. A DCJ é uma doença priônica, ou seja, causada pela alteração da proteína priônica, que leva à formação de agregados insolúveis que afetam o cérebro e levam à degeneração neuronal. De acordo com a médica Renata Nunes, coordenadora do serviço de neurologia do HGCA, a forma esporádica da doença é a mais comum e não tem relação com o consumo de carne bovina. “As outras formas incluem a hereditária, a iatrogênica (transmitida por alguns procedimentos neurocirúrgicos com material contaminado) e a variante bovina, que é a “Doença da Vaca Louca”. Independentemente da causa, a evolução clínica é muito semelhante, com rápida progressão da patologia e sem opções terapêuticas disponíveis”, explicou a médica. Ela ainda acrescentou que infelizmente, a DCJ é uma doença sem cura e o tratamento consiste principalmente em aliviar os sintomas. Ao contrário do que muitos pensam, a DCJ não é uma doença contagiosa que pode ser transmitida pelo contato com a pessoa acometida. “O eletroencefalograma do paciente já havia mostrado o padrão de alteração típico da doença, no entanto somente esta semana foi recebido o resultado do estudo do líquor, que confirmou o diagnóstico de DCJ. Infelizmente, como já mencionado, a doença não tem cura e a progressão é muito rápida”. “Embora a DCJ seja uma doença rara, é importante destacar que é uma condição muito grave e que infelizmente não há muito que possa ser feito para tratá-la. A conscientização sobre a doença é importante para que as pessoas possam entender melhor o seu quadro clínico e os sintomas associados”, informou a médica.

Carnaval: PRE registra aumento de óbitos e acidentes nas rodovias no sudoeste baiano Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

De acordo com levantamento da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o período carnavalesco foi marcado por muitos acidentes nas rodovias do sudoeste baiano. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Capitão Marcos Farias, coordenador da assessoria de comunicação da PRE, informou que, no total, foram registrados três óbitos e quatro feridos. Em comparação com o mesmo período do ano passado, o número de acidentes praticamente dobrou - foram 10 ao todo. Neste ano, segundo Farias, em virtude da retomada das festas de carnaval na região, o fluxo de veículos aumentou bastante nas estradas. “Foram muitos acidentes e isso nos preocupou. Comparando com 2019, ainda assim, os números foram mais altos”, destacou. Em sua maior parte, os acidentes estão relacionados à imprudência e excesso de velocidade. Ainda segundo o levantamento, mais de 1.400 pessoas e mais de 1100 veículos foram abordados ao longo da ação, além de quase 250 motoristas terem sido notificados. “A ação da PRE foi efetiva na sua totalidade, não somente na questão de fiscalização veicular e documental, mas também no que se refere a drogas, armas e veículos com restrição”, completou.  

Cumprindo pena em liberdade, Elize Matsunaga vira motorista de app no interior de São Paulo Foto: Divulgação/Netflix

Presa há 10 anos pelo assassinato de seu ex-marido, o empresário Marcos Matsunaga, Elize Matsunaga atualmente está trabalhando como prestadora de serviços em três aplicativos de transporte de passageiros em França, no interior de São Paulo. Elize está cumprindo o restante da pena sob liberdade condicional desde maio do ano passado. De acordo com o Bahia Notícias, parceiro do Achei Sudoeste, Elize oferece os serviços em um Honda Fit prata para três plataformas diferentes e costuma usar óculos e máscara, o que dificulta ser identificada pelos passageiros. Além disso, aparentemente, ela está usando seu sobrenome de solteira: Araújo Giacomini. Para cumprir em liberdade os 16 anos restantes de pena, ela escolheu a quinta cidade mais segura do país, onde comprou um apartamento de dois quartos.

'SMTT desconhece exercício de atividade de mototaxista em Brumado', dispara coordenador Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após a manifestação dos mototaxistas cobrando mais transparência nos radares em Brumado (veja aqui), o coordenador de educação da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Jansen Ricardo, afirmou que a categoria ainda não é regulamentada na cidade. Ao site Achei Sudoeste, o coordenador disse que, enquanto o processo de regulamentação não é iniciado pelo Poder Legislativo, a SMTT desconhece a categoria e suas reivindicações. “Estamos tentando condicionar o Município para absorver essa categoria de transporte, porém só após a sua regulamentação pela Câmara de Vereadores. Enquanto isso, o órgão desconhece a categoria no exercício da atividade em Brumado. Isso deve ficar à disposição do comando da Polícia Militar, que é quem fiscaliza a execução da atividade ilegal”, afirmou.

Brumado: Rondesp e Cipe Sudoeste chegam para reforçar combate à guerra de facções Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após o aumento da criminalidade na cidade de Brumado, a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) recebeu reforços da Rondesp e da Cipe Sudoeste. Ao site Achei Sudoeste, a Major Leila Silva, comandante da 34ª CIPM, explicou que objetivo é fazer um enfrentamento mais efetivo à guerra entre facções do tráfico de drogas no município. No total, três guarnições das especializadas irão incrementar o policiamento em Brumado. “A Polícia Militar está acompanhando os desdobramentos do que está acontecendo e o enfrentamento se faz necessário. As especializadas têm um papel fundamental nessa prevenção a partir do momento que chegam com capital ofensivo”, declarou. Nas últimas 24h, apesar da onda de violência, não foram registradas ocorrências criminais.

Prouni 2023: UniFG oferece bolsas de até 100% através do programa Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Estudantes que almejam bolsas de estudo em uma instituição privada de ensino superior poderão, a partir do dia 28 de fevereiro, fazer inscrição no Programa Universidade para Todos (ProUni); é a chance de frequentar uma instituição de ensino superior particular de qualidade utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Centro Universitário UniFG está ofertando 44 vagas em diversos cursos de graduação, com bolsas integrais e parciais, no município de Guanambi, a 141 km de Brumado. Odontologia, Direito, Medicina Veterinária, Psicologia, Administração e Fisioterapia são alguns dos 17 cursos que estão com vagas para este primeiro semestre de 2023 na unidade de Guanambi. A base para a classificação nos processos seletivos é a nota obtida na edição do Enem 2022. Nesta edição, também serão válidas as notas obtidas no Enem de 2021. Para estudar com uma das bolsas do ProUni é preciso ter alcançado nota igual ou superior a 450 pontos na soma das provas objetivas das quatro áreas de conhecimento do Enem e não ter zerado a redação. A renda per capita familiar máxima deve ser de três salários-mínimos. As inscrições ocorrem exclusivamente via internet, pelo site oficial do ProUni, do dia 28 de fevereiro até o dia 3 de março. Ao se inscrever, o candidato deve escolher até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis, conforme seu perfil e em ordem de preferência. O resultado da primeira chamada está previsto para 7 de março; e a comprovação das informações de 7 a 14 de março.

Padre Marcus Vinícius assume paróquia em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

No último dia 12, às 19h, na igreja matriz da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São Cristóvão, em Brumado, foi celebrada a missa de posse do novo administrador paroquial, padre Marcus Vinícius Silva Carvalho. O momento foi presidido pelo bispo da Diocese de Caetité, Dom José Roberto Silva Carvalho. Depois da saudação inicial, foi lido o histórico da caminhada pastoral da comunidade paroquial e, na sequência, o vigário geral da diocese, Monsenhor Alex Adriano Rocha Barbosa, fez a leitura do decreto de nomeação do padre Marcus Vinícius como administrador da paróquia. Por fim, o padre Marcus Vinícius fez a profissão pública de fé católica e o juramento de fidelidade diante de toda a assembleia reunida.   

Vitória da Conquista: PRF prende homem por recetação na BR-116 Foto: Divulgação/PRF

Um homem que estava em um carro furtado foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-116, em Vitória da Conquista, a 1’32 km de Brumado. O motorista disse ter adquirido o veículo dando como pagamento uma moto usada e mais R$ 20 mil em dinheiro. Os policiais realizavam fiscalização no KM 11 da rodovia quando abordaram um Chevrolet/Onix, com placas de Minas Gerais. Em verificação detalhada, a equipe encontrou sinais de adulteração no veículo e descobriu uma queixa de furto, registrada em fevereiro de 2021. O carro é de propriedade de uma empresa que trabalha com aluguel de automóveis em todo o país. O motorista foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Vitória da Conquista. Ele poderá responder por receptação de veículo roubado.

Rio de Contas: Carro do Conselho Tutelar flagrado descarregando materiais em festa particular Foto: Marlúccia Araújo/Programa Em Pauta

O carro do Conselho Tutelar de Rio de Contas, a 78 km de Brumado, foi flagrado em desvio de função na última semana. O veículo foi visto descarregando tintas e outros materiais na porta do Club Riocontense, onde ocorreria uma festa de carnaval particular. As informações são do Programa Em Pauta da Jornalista Marlúccia Araújo. A conselheira tutelar Simone Teixeira afirmou que não tinha conhecimento do uso indevido do automóvel e que a chave do veículo fica sob os cuidados da prefeitura. Segundo ela, o carro foi utilizado pelos conselheiros para afixar cartazes nos locais que vendem bebidas alcoólicas no circuito da festa. O coordenador do Conselho Tutelar no município, Gilson Nunes, garantiu que irá reunir o colegiado para averiguar a situação e aplicar as medidas pertinentes.

Macaúbas: Homem é detido durante festa de carnaval por ameaçar ex-companheira Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Durante a festa de carnaval da cidade de Macaúbas, a 199 km de Brumado, uma mulher foi até a sede da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) e informou para a patrulha que estava sendo ameaçada pelo ex-companheiro. A solicitante disse que tem medida protetiva em desfavor do homem, mas não estava com o documento no momento. Imediatamente, a patrulha foi em direção ao acusado, que se encontrava próximo e o mesmo jogou uma lata de cerveja em direção à viatura, fugindo em seguida. Ele foi alcançado e detido. Diante dos fatos, a solicitante e o suposto autor foram encaminhados para delegacia para adoção das medidas legais cabíveis.

Mototaxistas realizam protesto cobrando transparência dos radares em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta quinta-feira (23), os mototaxistas de Brumado irão realizar uma manifestação pacífica na frente da Câmara Municipal de Vereadores. A concentração acontecerá na Praça Coronel Zeca Leite, às 18h. Encabeçando o movimento, Mecson Michel explicou que o objetivo é cobrar mais transparência do Poder Público com relação aos radares. Ao site Achei Sudoeste, Michel disse que os condutores estão sendo multados, porém, na notificação, não consta detalhes, como, por exemplo, a quantos quilômetros o motorista trafegava no momento da autuação e a placa do veículo. “É incoerente. A gente fica sem saber se a gente tava errado ou não. Buscamos nossos direitos, mas eles só querem saber de autuar”, afirmou. O mototaxista questionou que muitas multas por excesso de velocidade não procedem, visto que, segundo ele, é impossível trafegar na Av. Centenário, em horário de pico, acima de 40 km/h. Os condutores suspeitam que os radares estejam descalibrados. “Tem mototaxista que recebeu dez multas em uma semana. Uma coisa que é pra dar benefício para a cidade está virando prejuízo. Vamos procurar uma posição dos vereadores sobre essa questão. Do jeito que tá não dá pra ficar. Vamos acabar ficando sem trabalhar”, salientou.

PRF localiza duas motocicletas roubadas em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/PRF

Nesta quarta-feira (22), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) localizou no município de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, duas motocicletas roubadas. Uma equipe policial realizava ronda na BR-116 quando recebeu a informação de um homem de que teria visualizado sua motocicleta, roubada há poucos dias, estacionada na frente de uma oficina. Os policiais se dirigiram até o local e foram informados pelo dono do estabelecimento de que duas motocicletas teriam sido abandonadas na frente de sua oficina. Para os dois veículos foram identificados boletins de ocorrências registrados pelo crime de roubo. Diante do ocorrido, as motocicletas foram encaminhadas à Delegacia de Polícia Civil do município para a aplicação dos procedimentos cabíveis.

Coleta seletiva em Caetité produz mais de 2 toneladas de adubo natural Foto: Divulgação

Em Caetité, a 100 km de Brumado, cerca de 4 toneladas de materiais orgânicos são recolhidas todos os meses em estabelecimentos comerciais, instituições, hospitais e escolas públicas. O trabalho é resultado de uma prática sustentável capitaneada pelo projeto Circuito do Lixo. Todo o material recolhido pelos trabalhadores é transformado em cerca de 2,5 toneladas de composto orgânico mensalmente, evitando o desperdício e promovendo a reutilização com efeitos positivos para a natureza. O composto, ou adubo orgânico, é vendido na feira livre de Caetité às sextas e sábados e todo o valor arrecadado é revertido para os recursos da Cooperativa de Coleta Seletiva de Caetité (Coopercicli), que, atualmente, mantém 30 trabalhadores em atividade, com uma renda mensal de R$ 1.200 cada um. A coleta seletiva ocorre de porta em porta, por todos os bairros da sede do município e também no distrito de Brejinho das Ametistas. A cidade possui nove pontos de entrega voluntária, os ecopontos, onde os moradores podem depositar materiais como vidro, plástico, papel, papelão e metal em coletores sinalizados.

Brumado: Quase um ano com pátio e veículos continuam empilhados no entorno da delegacia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O atentado contra uma viatura da polícia civil e o incêndio a veículos apreendidos na porta da delegacia reacenderam as discussões quanto à morosidade para retirada dos carros das ruas de acesso ao complexo administrativo da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) e à Delegacia Territorial de Brumado (veja aqui e aqui). Desde o mês de abril de 2022, o Detran Bahia deu início às operações para recolhimento de veículos de toda a região, porém a burocracia torna o processo lento. Dessa forma, dezenas de veículos apreendidos continuam expostos nas vias públicas. Alguns dos quais foram saqueados, apedrejados e, agora, incendiados. Moradores do entorno cobram celeridade na operação de retirada dos veículos das ruas, visto que, em períodos chuvosos, eles acumulam água servindo de berçário para o aedes-aegypti. Há também o risco de acidentes com alguns veículos que foram empilhados uns sobre os outros, haja vista que se trata de uma área de grande movimentação. Na região encontra-se o hospital municipal, uma unidade básica de saúde, o Lacen, uma escola municipal e uma escola infantil. O trecho também dá acesso direto ao Fórum e à Defensoria Pública Estadual, bem como à sede da 21ª Subseção da OAB.

Avaliação sobre a Empresa de Apostas Sportingbet

A empresa de apostas foi estabelecida no Reino Unido em 1998. Ela cresceu ao longo de sua história para se tornar uma empresa conhecida que fornece serviços para a indústria de cassinos. Embora a empresa forneça seus serviços globalmente, ela é bastante conhecida no Brasil. O número de usuários diários está aumentando anualmente. Os usuários se inscrevem neste negócio, pois estão cientes de sua abertura e honestidade com os clientes. A empresa sempre pagou suas contas em dia e nunca enganou seus clientes ao longo de sua história. Você não precisa se preocupar com a legitimidade da empresa porque ela também possui licenças de Malta e do governo de Gibraltar. A empresa Sportingbet oferece uma escolha diversificada de disciplinas esportivas, com mais de 40 esportes disponíveis para apostas. A organização oferece aos seus clientes as melhores probabilidades e uma ampla gama de resultados de partidas fascinantes. Além das apostas esportivas, existem áreas de cassino e cassino online. A organização trabalha com um grande número de fornecedores conhecidos para garantir que todos os jogos sejam únicos e tenham designs deslumbrantes. A empresa tornou-se conhecida por oferecer uma ampla gama de bônus e promoções que permitem aos jogadores não apenas aumentar seu primeiro depósito, mas também receber rodadas de cassino grátis ou a capacidade de manter uma porcentagem de suas apostas perdidas. A organização oferece a seus clientes uma grande variedade de métodos de pagamento para escolher. No site, também há um serviço de suporte 24 horas, onde você pode tirar qualquer dúvida que tiver. A empresa está tentando melhorar as funções existentes para que todas as operações, como o registro, levem apenas alguns minutos, e também está tentando introduzir novos recursos para tornar ainda mais agradável e simples para as pessoas usarem os serviços da Sportingbet.

Site Oficial da Empresa Sportingbet

O site oficial da empresa Sportingbet é o primeiro recurso que os clientes em potencial aprenderão. Hoje, o site de uma empresa serve como sua face pública, e como ele é executado pode revelar muito sobre a filosofia amigável da empresa. O site da Sportingbet é altamente atraente, fácil de usar e não possui muitas informações estranhas, tornando-o simples de compreender. Azul e branco são usados no design do site, o que é legal. Você não vai se distrair com essa combinação de cores porque ela não é excessivamente vibrante ou exige sua atenção. Você pode explorar facilmente o site da empresa porque tudo está em seu devido lugar. Três botões – um para se cadastrar, outro para acessar sua conta e um terceiro que, ao ser clicado, abrirá uma página com as perguntas mais frequentes dos usuários – podem ser encontrados na parte superior do site, no canto direito. O logo da empresa encontra-se no canto oposto; clicar nele o levará à página inicial do site. Ao lado do logotipo da empresa estão as seguintes abas, que podem ser utilizadas para alternar rapidamente entre as páginas do site:

  • Ao vivo;

  • Apostas esportivas;

  • Cassino;

  • Gota da Sorte;

  • Cassino ao vivo;

  • eSports virtuais;

  • Promoção.

Cada uma dessas partes abrirá a página associada quando você clicar nela. Abaixo de cada área há botões que permitem uma navegação rápida dentro dessa seção. Você pode localizar todos os esportes populares e acessíveis para apostar no lado esquerdo da página principal. Existem tabelas com partidas disponíveis e filtros para localizar rapidamente a partida ou esporte adequado no centro. Há informações sobre suas apostas no lado direito, como informações sobre apostas que estão ativas no momento ou que ocorrerão em breve. Você também descobrirá uma função realmente intrigante lá, que permite localizar apostas nas quais você pode apostar selecionando as probabilidades apropriadas. Além disso, há um campo de mini-jogos e uma caixa de pesquisa onde você pode digitar o nome do jogo que está procurando. Você pode descobrir muitas informações sobre o site, ofertas especiais, negócios, opções de pagamento, licenciamento e muito mais na parte inferior da página inicial.

Processo de registro

Você deve primeiro se registrar na Sportingbet entar e ter sua conta verificada antes de poder utilizar o serviço como um usuário de pleno direito. Cada usuário é obrigado a passar pelo processo de registro. O processo de registro foi simplificado muito pela empresa, permitindo que você o faça rapidamente e sem problemas. O principal requisito para as empresas que fornecem seus serviços na indústria de jogos é que você deve ser maior de idade para se registrar. Siga as diretrizes abrangentes fornecidas abaixo para se registrar sem problemas:

  1. Acesse o site oficial da empresa Sportingbet;

  2. No canto superior direito, clique no botão "Cadastre-se";

  3. Depois disso, você terá um formulário de registro que precisará preencher com informações (indique informações reais, pois são necessárias para verificar sua conta). Você precisa fornecer as seguintes informações:

    1. Endereço de e-mail (necessário para verificar sua conta);

    2. Senha (deve ser suficientemente complexa, mas memorável para que você não a esqueça);

    3. Nome e Sobrenome;

    4. número do CPF;

    5. Sua data de nascimento;

    6. Número da casa e rua;

    7. Seu número de celular.

  4. Verifique os dados especificados e confirme que você é um adulto, que leu os termos e condições de uso da empresa Sportingbet e que permite o envio de informações sobre bônus e promoções para o seu e-mail;

  5. Depois disso, clique no botão "Criar minha conta";

  6. Sua conta foi criada e você será automaticamente conectado a ela.


Você será solicitado a recarregar sua conta imediatamente após o registro; você pode fazer isso agora ou mais tarde.

Apostas esportivas

Você pode fazer apostas em todos os esportes conhecidos usando os serviços da empresa de apostas Sportingbet. A empresa oferece a opção de apostar em torneios televisionados internacionalmente e em competições locais. Com as maiores probabilidades, você pode apostar em mais de 40 esportes diferentes e mais de 2.000 resultados potenciais todos os dias. Você pode apostar nos seguintes esportes no site da empresa e no aplicativo móvel:

  • Grilo;

  • Futebol;

  • Tênis;

  • Tênis de mesa;

  • Voleibol;

  • Basquetebol;

  • Badminton;

  • Hóquei;

  • Golfe;

  • Corrida de cavalo;

  • Handebol;

  • E muito mais.

Além disso, a Sportingbet permite que os clientes apostem no modo ao vivo. As apostas ao vivo são apostas feitas após o início de um evento esportivo. Como as probabilidades mudam continuamente e dependem do estado atual do jogo, essas apostas proporcionam aos jogadores muita emoção e diversão. Os usuários que estão familiarizados com um determinado esporte vão gostar muito dessa opção. Assistir a um jogo com apostas ao vivo torna-o mais fascinante, e a organização também possibilita a visualização de transmissões ao vivo direto no site. Como resultado, todos os clientes da Sportingbet podem utilizar um laptop ou dispositivo móvel para assistir a uma transmissão ao vivo.


Como fazer uma aposta

Para fazer uma aposta, você deve primeiro reabastecer seu saldo. Se você já fez isso, pode começar a apostar para isso que você precisa:

  1. Faça login no seu perfil no aplicativo móvel Sportingbet;

  2. Selecione o esporte desejado;

  3. Na lista proposta, encontre a correspondência que você precisa;

  4. Estude todos os resultados disponíveis e probabilidades para eles;

  5. Selecione o resultado desejado e especifique o valor da aposta;

  6. Confirme sua aposta e espere a partida terminar. Se você indicou o resultado correto, o dinheiro será creditado em seu saldo.

Visão geral da empresa de aplicativos móveis Sportingbet

Nem todo mundo tem o tempo que antes tinha para fazer apostas online ou jogar em um cassino. A Sportingbet criou seu aplicativo móvel de apostas esportivas distinto e fácil de usar em resposta a essa necessidade. Este aplicativo é idêntico ao site principal da empresa. Você também pode criar uma conta lá. Você pode escolher entre uma ampla variedade de bônus e incentivos no aplicativo móvel da Sportingbet para ajudá-lo a ter a melhor experiência possível ao apostar ou jogar no cassino. Além disso, a empresa oferece uma variedade de opções de pagamento, das quais você pode selecionar aquela que funciona melhor para você. A empresa possibilita reabastecer o saldo em qualquer moeda conveniente para você. Um serviço de suporte 24 horas está disponível para o aplicativo e está preparado para responder à sua consulta o mais rápido possível. O português é um dos cinco idiomas suportados pelo aplicativo móvel. O programa agora suporta os dois sistemas operacionais Android e iOS. Esses dois programas compartilham um layout e uma interface semelhantes. Nada impede que você instale o programa, pois ele é totalmente gratuito. Você não precisa se preocupar com a legalidade do negócio ou de seu aplicativo móvel porque o governo de Gibraltar o regulamenta e a empresa utiliza licenças. Como o software não contém nenhum anúncio, você pode se concentrar apenas em fazer apostas sem ser incomodado.

Baixe o aplicativo no Android

Você pode começar a baixar o aplicativo móvel Sportingbet para o seu telefone agora que sabe mais sobre ele e suas vantagens. Você não vai precisar de muito tempo para fazer isso. A instalação é um pouco mais desafiadora no Android do que no iOS. Isso ocorre porque o Google Play não permite a colocação de aplicativos onde você pode jogar com dinheiro real, portanto, você não poderá baixá-lo de lá. Mas não entre em pânico; você pode obter o arquivo apk no site oficial da empresa e instalá-lo. No entanto, você deve primeiro habilitar a instalação de arquivos de fontes não confiáveis. Em todos os smartphones que usam o sistema operacional Android, esse recurso está desabilitado por padrão. Isso é feito para impedir que os usuários instalem programas não autorizados. Você deve executar algumas ações diretas listadas abaixo para permitir a instalação de arquivos:

  1. Acesse as configurações do seu smartphone;

  2. Em seguida, vá para a seção "Segurança";

  3. Abra as configurações avançadas;

  4. Encontre e habilite a opção de instalar aplicativos de fontes desconhecidas.

O aplicativo Sportingbet deve ser fácil de instalar no seu telefone depois disso. Siga os procedimentos precisos abaixo para instalar o programa e o arquivo apk:

  1. Vá para o site da empresa Sportingbet usando seu telefone;

  2. Abra a seção "Aplicativos";

  3. Selecione o item para instalar o arquivo apk para o telefone;

  4. Aguarde a conclusão do download do arquivo apk e abra-o nas notificações do seu celular ou na pasta de downloads;

  5. Confirme a instalação do aplicativo e aguarde a conclusão;

  6. Depois disso, o aplicativo aparecerá na página principal do seu telefone.

     

Baixe o aplicativo no iOS

Você gastará muito menos tempo instalando o sistema operacional iOS em seu telefone do que o Android. Certifique-se de que seu telefone tenha espaço livre adequado antes de instalar o aplicativo. Se você seguir as instruções abaixo, não deverá ter problemas para instalar o programa diretamente da App Store:

  1. Vá para a App Store no seu telefone;

  2. Na caixa de pesquisa, escreva o nome da casa de apostas;

  3. Na lista de aplicativos sugeridos, selecione o que você precisa e abra-o;

  4. Clique no aplicativo de instalação e aguarde a conclusão.

Agora você tem o aplicativo móvel de apostas esportivas Sportingbet em seu telefone. Agora você pode acessá-lo e começar a fazer apostas.

CONTINUE LENDO
Arquivo